Sie sind auf Seite 1von 18

SDEC-porto

Dinmica da Quaresma/Tempo Pascal 2012

Famlia/Grupo de Catequese/Comunidade

A caminho centrados nos passos a-paixonados e ressuscitantes de Cristo


O cristo define-se pela capacidade de constantemente se centrar naquele momento fundante em que Cristo, a Imagem prottipo, re-cria o Homem, redimindo-o: o mistrio da Sua morte e ressurreio. Consequentemente, e em prol de uma maior consciencializao e vivncia desta verdade fundamental, reclamada pelo prprio evento, o ano litrgico prope-nos um longo tempo (de Quarta-feira de Cinzas at o Pentecostes) centrado nos passos a-paixonados e ressuscitantes de Cristo. So estes Seus passos salvficos que, enquanto cristos, estamos chamados a calcorrear com Ele, vivendo-os como passagem para a Vida, uma Vida que entendida como ddiva de um Deus que se d e que configurada como participao nEle. Todavia, necessrio termos presente que a vitalidade/fecundidade desta nossa Pscoa, na Pscoa do Senhor, exige uma converso profunda da nossa vida. neste contexto que somos convidados a viver a Quaresma: um tempo de converso que nos prepara para a Pscoa. Assim sendo, natural que, durante o tempo quaresmal, ecoem, nos nossos ouvidos, os diversos desafios orao, reconciliao, verdade, libertao dos egosmos e orgulhos que nos isolam e quebram a nossa essncia relacional... Tratam-se de desafios que, brotando da exigncia a uma preparao ativaconvertiva da nossa existncia para correspondermos gratuidade do dom de Deus, nos implicam a nvel pessoal, familiar e comunitrio. Neste sentido, e atendendo ao facto que o programa pastoral da nossa Igreja diocesana sob o lema Viver em comunho, formar para a comunho incide sobre a famlia e a juventude, apresentamos uma proposta de dinmica quaresmal alicerada na famlia. Reconhecendo que cada famlia crist est chamada a ser sinal da famlia intra-divina, ou seja, a ser sinal do Amor do Pai, do Filho e do Esprito Santo, e assumindo que este Amor expande-se ao Homem e tem no evento pascal de Cristo a sua maior expresso, no podemos descurar a importncia que a converso quaresmal deve ocupar no seio familiar. Faamos, portanto, desta Quaresma um tempo de (re) descoberta do significado da famlia para que a Pscoa seja, efetivamente, a sua Pscoa.

Incentivar participao na eucaristia dominical e orao em famlia; Tomar conscincia profunda da famlia e da nossa misso no seio familiar; Provocar a alegria da ressurreio de Jesus Cristo; Aprofundar e vivenciar o sacramento da reconciliao. Responsabilizar os catequistas a assumirem o testemunho das vivncias que propem ao grupo de catequese.

Objetivos

Grelha da dinmica quaresmal


Dinmica para viver em famlia Quares ma 1 semana Leitura Cumpriu-se o tempo e est prximo o reino de Deus. Arrependeivos e acreditai no evangelho. (Mc 1,15) Smbolo/mater ial Cruz em cartolina resistente ou em madeira (neste caso, no esquecer as dobradias) Dinmica Desafio: Escreve numa das faces da cruz - que vir a ser um cubo: Eu quero acreditar Dinmica para viver em catequese Partilha/Prepara o Dinmica para viver na comunidade

Criar a cruz/cubo

- Partilha de experincias vividas durante a semana; - Preparao da tarefa familiar; -Aprofundamento do texto bblico;

Colocar a Frase na cruz/ cubo correspondente a cada semana -------------------Ns queremos acreditar Uma famlia oferecer uma cruz/cubo comunidade (1/2 ano de catequese)

2 semana

Este o meu filho muito amado: EscutaiO. (Mc 9, 7)

Uma venda para os olhos

Dinmica dos olhos vendados

Eu quero confiar

Ns queremos confiar Oferecer as nossas vendas o que nos cega (3/4 ano de catequese) Ns queremos transformar Oferecer pedras com aquela que faz caminho e que transforma o caminho (5/6 ano de catequese) Ns queremos descobrir Oferecer citaes bblicas comunidade durante a Ao de Graas (7 e 8 ano de catequese)

3 semana

Destru este templo e em trs dias o levantarei. (Jo 2, 19) Quem pratica a verdade aproxima-se da luz para que as suas obras sejam manifestadas. (Jo 3, 21)

Escrever os dez mandamentos Bblia; Tiras de papel com citaes bblicas

Os dez mandamen -tos Descobrir a Bblia

Eu quero transforma r Eu quero descobrir

4 semana

5 semana

O gro de trigo lanado terra, dar fruto. (Jo 12,24)

- Trs copos com gua; - Trs comprimidos efervescentes (ainda embalados). Os ramos

Experinci a qumica

Eu quero testemunhar

Ns queremos testemunhar Testemunho real de um catequizando (9 e 10ano) e de um familiar Ns queremos anunciar Levar a Palavra comunidade o anncio Jesus ressuscitou atravs de mensagens

Domingo de Ramos

Todas as manhs Ele desperta os meus ouvidos, para eu escutar, como escutam os discpulos. O Senhor Deus abriu-me os ouvidos, e eu no resisti nem recuei um passo. (Is 50, 4-5)

Viver a Semana Santa, partilhar a experinci a

Eu quero anunciar

Dinmica quaresmal catequese/famlia/comunidade

-No grupo de catequese

1- Preparao do tempo quaresmal: Criar uma cruz, que ser completada, semelhana da tarefa familiar, cada semana. No final da quaresma, a cruz transformar-se- em cubo. Este permitir a orao semanal na catequese. 2- Dinmica para o grupo de catequese: Em cada encontro, ao longo do tempo quaresmal, prope-se que o catequista, nos ltimos 15 minutos de catequese realizar as seguintes tarefas:
(o material encontra-se na dinmica familiar)

1 - Partilhar o momento realizado em famlia na semana anterior; 2 - Ler e meditar a passagem bblica da semana; 3 - Apresentar e colocar a palavra e o smbolo/imagem nas diferentes faces do cubo; 4 - Apresentar o desafio para realizar em famlia e incentivar sua realizao. 5 Entregar a cada catequizando a folha com a proposta familiar a realizar durante essa semana. (Anexo 1 e 2)

-Na comunidade /celebrao dominical


a. Preparao da dinmica da comunidade. Sugere-se que: - a parquia oferea no ltimo domingo antes da quaresma uma cruz de cartolina (que vir a ser um cubo) a todas as famlias; -ou que na famlia ou na catequese, cada um elabore o seu cubo. b. Dinmica do cubo Cada semana um grupo de catequese responsabilizar-se- por escrever a frase que ser colocada no cubo da comunidade. A mesma ser colada no inicio da eucaristia por uma famlia do grupo que a preparou. c. Proposta de gestos significativos a realizar pelas famlias na Eucaristia dominical:
Ns queremos acreditar Oferecer comunidade a mensagem introdutria dinmica (1/2 ano de catequese) Ns queremos confiar Oferecer as nossas vendas o que nos cega
(3/4 ano de catequese)

Os pais do 1 e 2 ano distribuiro as mensagens comunidade.

Ns queremos transformar Oferecer pedras aquela que faz e que transforma o caminho (5/6 ano de catequese)

Ns queremos descobrir Oferecer citaes bblicas comunidade durante a Ao de Graas (8 e 9 ano de


catequese)

Os pais do 3 e 4 ano sero convidados a entregarem no momento da aco de graas as vendas que utilizaram na dinmica em famlia. Em conjunto ser escrito um pequeno texto que ser lido por um dos casais. As pedras simbolizam a firmeza daquele que faz caminho, e a f daquele que deixa que o caminho o faa/transforme. Poder-se- convidar pessoas de diferentes idades/geraes para que, simbolicamente, entreguem uma pedra junto do altar, relembrando a histria de um povo que olhando para trs (e durante todas a fases da nossa vida) v no caminho a certeza de que Deus est sempre connosco... a fazer caminho. Acompanhados pelos catequistas, os catequizandos oferecem, durante a ao de graas, citaes bblicas assembleia. Um catequizando e um pai ou me sero convidados a partilhar, testemunhando, o seu processo de converso e de transformao

Ns queremos testemunhar Testemunho real de um catequizando

(10ano) e de um familiar Ns queremos anunciar Levar a Palavra comunidade o anncio Jesus ressuscitou atravs de mensagens

nesta caminhada quaresmal. Toda a comunidade dever espalhar a notcia Jesus Ressuscitou, atravs de mensagens que podero ser espalhadas pelas caixas de correio, oferecidas s sadas dos locais de trabalho, escolas, espaos de lazer...

-Em famlia:
Anexo 1 introduo dinmica para os catequizandos
Carssimo catequizando, A Quaresma o caminho que nos leva Pscoa. Vamos, por isso, em Igreja, caminhar durante quarenta dias de modo a preparar, em famlia e na catequese, momentos de reflexo e de converso interior. Propomos-te alguns desafios concretos para realizares... Porm, devers, viver este tempo no s com gestos exteriores mas com um testemunho e um compromisso srio deste tempo propcio converso. Para realizares as atividades que te propomos, pedimos-te que desenhes uma cruz, que, no final se transformar num cubo, tal como podes ver em anexo. Ao longo do tempo quaresmal, vais colocando o lema da semana e/ou imagens (durante o tempo pascal) que te vo sendo fornecidas nos encontros de catequese. Mais tarde, durante o tempo pascal, depois do cubo fechado, poders lan-lo e continuar a trabalhar o teu desenvolvimento pessoal de reflexo e de efetiva passagem.

Cada catequizando leva para casa uma folha com a proposta a realizar durante essa semana, por isso deve:

Anexo 2 Material para a dinmica familiar


Cada catequizando deve levar para casa uma folha com a proposta a realizar durante essa semana.

a- Esquema geral do percurso semanal das famlias:


1- Preparar os elementos necessrios para a realizao da Cruz/Cubo (tesoura; papel ou cartolina (aconselhvel um papel resistente), ou se for mais ousado, em madeira (no esquecer as dobradias); cola...); 2 - Ler, meditar e partilhar o texto recebido na catequese; 3 - Escrever o lema da semana; 4 Realizar e viver o desafio durante a semana.

b- Material para cada semana

1 semana eu quero acreditar


Cumpriu-se o tempo e est prximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no evangelho. (Mc 1,15) Estamos a comear a Quaresma: ao longo de seis semanas vamo-nos preparar para a grande festa da Pscoa! Juntamente com a tua famlia reza, louva, agradece, pede... Cada um dos elementos da famlia dever preparar uma cruz em cartolina resistente onde colocar, nas diferentes faces, ao longo das semanas, uma palavra inscrita. No final, far um cubo. Ao longo do tempo pascal, o cubo ser revestido de frases bblicas e de imagens.
(desenho do cubo no final da dinmica anexo)

Proposta da 1 Semana da Quaresma

Material necessrio: - 16 palitos de churrasco; Estando o material preparado e a famlia reunida, faz o sinal da cruz e comea este momento de partilha. Dinmica: Primeiramente deves pedir a um participante que pegue num palito e o parta. De seguida, pede a outro familiar que parta um conjunto de cinco palitos em simultneo; Posteriormente, pedes que parta os restantes palitos que restam. Se no conseguir, pode pedir ajuda. Partilha: Solicita aos teus familiares que conversem sobre o que observaram, ou seja, da importncia de estarem unidos e acreditarem que a f, como fora, pode unir, agregar e dar resistncia s pessoas. Orao: Durante a Eucaristia ouvimos: Deus disse a No e a seus filhos: Estabelecerei a minha aliana convosco, com a vossa descendncia e com todos os seres vivos que vos acompanham. (Gen 9,8-10) (Depois de meditarem a Palavra rezam juntos a orao que se segue) Senhor,

Que a nossa famlia consiga ser exemplo da tua aliana E estreite laos cada vez mais fortes Sobre a alada da tua vontade. Desafio: Escreve numa das faces: Eu quero acreditar.

2 semana eu quero confiar


Este o meu filho muito amado: Escutai-O. (Mc 9, 7)

Proposta da 2 Semana da Quaresma Material necessrio: Uma venda para os olhos; Estando o material preparado e a famlia reunida, faz o sinal da cruz e comea este momento de partilha. Dinmica: Se possvel, formar duplas. Em cada dupla, uma pessoa vendada e dever ser conduzida em situaes diversas: escadas, por meio de cadeiras, etc. Depois trocam os papis. Partilha: No final da atividade, conversem sobre o que se passou. O que sentiram, como foi conduzir o outro, ser conduzido, etc. Orao: O anjo do Senhor chamou Abrao do Cu pela segunda vez e disse-lhe: Por Mim prprio te juro orculo do Senhor j que assim procedeste e no Me recusaste o teu filho, o teu filho nico, abenoar-te-ei e multiplicarei a tua descendncia como as estrelas do cu e como a areia das praias do mar, e a tua descendncia conquistar as portas das cidades inimigas. Porque obedeceste minha voz, na tua descendncia sero abenoadas todas as naes da terra. (Gen 22 , 15-18) (Depois de meditarem a Palavra rezem juntos a orao que se segue) Senhor, Como Abrao, queremos confiar em Ti. Ajuda-nos, com o Teu amor, a nos despojarmos

E a sabermos transpor as barreiras, obstculos e provaes com a certeza e confiana de que Tu ests connosco. Que o nosso corao e as nossas atitudes sejam coerentes com a Tua vontade e, sem duvidar, nos deixemos conduzir por Ti. Desafio: Numa das faces escreve: Eu quero confiar.

3 semana eu quero transformar


Destru este templo e em trs dias o levantarei. (Jo 2, 19) Proposta da 3 Semana da Quaresma Material necessrio: - Lpis e papel. Prepara o material e chama a tua famlia. Quando estiverem com o corao disponvel, faam o sinal da cruz e comecem a orao. Dinmica: Para esta semana, propomos que cada um dos elementos da tua famlia escreva no papel fornecido por ti, os dez mandamentos da lei de Deus. Certamente esquecerse-o de um ou outro, mas se estiveram atentos liturgia desta semana ser mais fcil... Partilha: Confrontar os resultados e refletir sobre a atualidade da Lei de Moiss. Que transformaes podero trazer minha vida o cumprimento destes mandamentos? Orao: Escutar e meditar a Palavra: Deus pronunciou todas estas palavras: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, dessa casa de escravido. No ters outros deuses perante Mim. No invocars em vo o nome do Senhor, teu Deus, porque o Senhor no deixa sem castigo aquele que invoca o seu nome em vo. Lembrar-te-s do dia de sbado, para o santificares. Honra pai e me, a fim de prolongares os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te vai dar. No matars. No cometers adultrio.

No furtars. No levantars falso testemunho contra o teu prximo. No cobiars a casa do teu prximo. No desejars a mulher do teu prximo, nem o seu servo nem a sua serva, o seu boi ou o seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertena. (Dt 5, 15-21) Desafio: Numa das faces escreve: Eu quero transformar. Deixamos-te os mandamentos como esto descritos nos dias de hoje. 1 Amar a Deus sobre todas as coisas. 2 No invocar o Santo Nome de Deus em vo. 3 Guardar domingos e festas de guarda. 4 Honrar pai e me. 5 No matar. 6 Guardar castidade nas palavras e nas obras. 7 No roubar. 8 No levantar falsos testemunhos. 9 Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos. 10 No cobiar as coisas alheias.

4 semana eu quero descobrir


Quem pratica a verdade aproxima-se da luz para que as suas obras sejam manifestadas. (Jo 3, 21) Proposta da 4 Semana da Quaresma Material necessrio: - Bblia; - Tiras de papel com citaes bblicas relacionadas com a quaresma, com a indicao do livro, captulos e versculos. Quando estiver tudo preparado, chama a tua Famlia, faz o sinal da cruz e comea o momento de orao. Dinmica: importante sabermos, para melhor vivermos, o contedo da Sagrada Escritura. Por isso, esta semana, propomos-te que, em conjunto com a tua famlia, te aproximes e descubras um pouco mais da palavra de Deus. Assim, cada membro da famlia deve receber uma tira de papel com uma passagem bblica e procurar compreend-la. Depois dever consultar a passagem completa na Bblia.

Partilha: Cada elemento dever ler o seu versculo e coment-lo para o grupo. No final, abre-se o debate para que todos possam dar a sua opinio e transmitir a descoberta que fizeram. Orao: Cada elemento da famlia far e uma orao inspirada na leitura bblica que reflectiu anteriormente. Desafio: Escrever numa das faces do cubo: Eu quero descobrir.

5 semana eu quero testemunhar


O gro de trigo lanado terra, dar fruto. (Jo 12,24) Proposta da 5 Semana da Quaresma Material necessrio: (Para organizar este desafio necessitas da colaborao de um adulto.) - Trs copos com gua; - Trs comprimidos efervescentes (ainda embalados). Estando o material preparado e a famlia reunida, faz o sinal da cruz e d incio orao. Dinmica: (Pede-se que estejam atentos ao procedimento que dever ser feito com calma.) Em cima da mesa esto trs copos com gua. Coloca um comprimido, ainda fechado, ao lado do primeiro copo com gua. De seguida, coloca outro comprimido ainda com a embalagem, dentro do segundo copo. Por fim, retira a embalagem do ltimo comprimido e coloca-o dentro do terceiro copo de gua. Solicita aos participantes que partilhem o que observaram. (tpicos de ajuda abaixo) Orao: Durante a celebrao deste domingo o Salmista cantou: Dai-me de novo a alegria da vossa salvao e sustentai-me com esprito generoso. Ensinarei aos pecadores os vossos caminhos, e os transviados ho-de voltar para Vs.(Sl 50, 14-15)

Partilha/Reflexo: De que modo posso testemunhar a ao de Deus em mim? - se tiver uma atitude passiva como aquele que no quer ser perturbado por medo de ao ou de julgamento? (1 comprimido) - se me fechar dentro de uma casca, do meu tempo sem tempo e de um jeito camuflado, como poderei revelar a imagem de Cristo? (2 comprimido) - e, se me deixar viver, relacionar e entrar na experincia pascal/de ressurreio de modo fervoroso e apaixonadamente ativo? Esta semana, proponho-me a ser testemunha efervescente de Deus e da nova aliana que foi/est gravada no meu corao? Desafio: Escrever numa das faces do cubo: Eu quero testemunhar. No esquecer: Devers preparar o material necessrio para fazeres os ramos que, se possvel, usars na celebrao dos Ramos, na igreja.

Domingo de Ramos eu quero anunciar


Todas as manhs Ele desperta os meus ouvidos, para eu escutar, como escutam os discpulos. O Senhor Deus abriu-me os ouvidos, e eu no resisti nem recuei um passo. (Is 50, 4-5) Proposta da 6 Semana da Quaresma: Domingo de Ramos Material necessrio: - Os ramos que usaram na celebrao dos Ramos, na igreja. Orao: No ltimo Domingo da Quaresma, o Evangelho conta a entrada de Jesus em Jerusalm, e como as pessoas colocaram ramos para receber Jesus em festa. Depois, o Evangelho conta como Jesus foi condenado e morreu na cruz: Ento Jesus, soltando um grande brado, expirou. O vu do templo rasgou-se em duas partes de alto a baixo. O centurio que estava em frente de Jesus, ao v-lO expirar daquela maneira, exclamou: Na verdade, este homem era Filho de Deus.(Mc 15, 37-39), 1 Dinmica: Na Semana Santa, semana entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Pscoa, recordamos e celebramos os momentos centrais da vida de Jesus. Nos Seus gestos vemos o Amor de Deus.

Esta semana o desafio , sempre em famlia, participar nas celebraes da Semana Santa e no fim de cada uma comentar e partilhar os sentimentos/emoes e transformaes que tiveram. Preenche o carto: Sentimentos/emoes e transformaes que tive Domingo de Ramos Quinta-feira Santa Sexta-feira Santa Sbado Santo Domingo de Pscoa

Desafio: Escrever na ltima face do cubo: Eu quero anunciar. J percebeste que, agora, o podes fechar. Dever ser lanado todas as vezes que quiseres, para que, desta forma, possas acreditar, confiar, transformar, descobrir, testemunhar, anunciar Jesus todos os dias da tua vida... No domingo de Pscoa a famlia dever estar mais unida, renovada, para que se faa, realmente, PSCOA. Este o desafio que te propomos durante a prxima semana.

Dinmica pascal catequese/famlia/comunidade TEMPO PASCAL


In resurrectione tua, Christe, coeli et terra laetentur Na vossa Ressurreio, Cristo, alegrem-se os cus e a terra
(Liturgia das Horas)

Entramos no Tempo Pascal: Jesus Ressuscitou. Ao longo de sete semanas retomamos o caminho do evangelho, passamos por um tempo de renovao e de converso. Agora, tempo de alegria e os domingos que se seguem devem ser celebrados do mesmo modo: como um dia alegre e de festa!!!

Grelha da dinmica pascal


Para viver em famlia Para viver em catequese Para viver na comunidad e

Pascal II Domingo de Pscoa

Leitura Act 4,3235 1Jo 5,1-6 Jo20,1931 Act 3,1315.17-19 1Jo 2,1-5 Lc 24,3548

Mensagem Um s corao e uma s alma. Todo aquele que nasceu de Deus vence o mundo. Oito dias depois, veio Jesus.

Dinmica

ao Eu quero continuar a crer

Partilha/Prepara o

Viver: Mataste o autor da vida, as Deus ressuscitou-o dos mortos. Ele a vtima de propiciao pelos nossos pecados e tambm pelos do mundo inteiro. Assim est escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia. Em nenhum outro h salvao. Veremos a Deus tal como Ele . O Bom pastor d a vida pelas suas ovelhas. Contou-lhes como, no caminho, tinha visto o Senhor. este o seu mandamento: acreditar e amar. Quem permanece em Mim e Eu nele d muito fruto. O Esprito Santo difundia-se sobre os pagos. Deus amor. - tempo de orao - gestos concretos Eu quero continuar a reconhecer Todas as semanas um grupo de catequizandos, preparar uma dinmica, de acordo com as leituras de cada domingo, e apresentar sob a forma de desafio aos restantes catequizantes da sala que devero concretiz-la durante a semana Elaborao de mensagens para serem entregues comunidade sob a forma de carta, de folheto, de carto, de postal...

III Domingo de Pscoa

IV Domingo da Pscoa

Act 4,8-12 1Jo 3,1-2 Jo 10,1118 Act 9,2631 1Jo 3,1824 Jo 15,1-8 Act 10,2526.3435.44-48 1Jo 4,7-10

colar no cubo: -a ao -a imagem. Eu quero continuar a seguir

V Domingo da Pscoa

Eu quero continuar a amar

VI Domingo da Pscoa

Eu quero continuar a vivenciar

Ascens o do Senhor

Jo 15,9-17 Act 1,1-11 Ef 1,17-23 Mc 16,1520

Ningum tem maior amor do que aquele que d a vida pelos amigos.

Elevar-se vista deles. Colocou-O Sua direita nos cus. Foi elevado ao Cu e sentou-se direita da Deus. Eu quero continuar a viver

-No grupo de catequese


Todas as semanas, em cada grupo de catequese, cerca de trs ou quatro catequizandos, escolhidos pelo catequista, devero preparar uma dinmica/proposta (a partir dos textos bblicos do domingo ver grelha do tempo pascal) e desafiar o restante grupo que a cumpra fielmente. O sucesso desta atividade prende-se com a dedicao e empenho dos diferentes grupos. Cabe ao catequista preparar e cativar o seu grupo para que responda de uma forma mais positiva e original possvel.

-Na comunidade /celebrao dominical


Durante o tempo pascal a comunidade convidada a reunirse (organizar, por exemplo, por grupos de catequese, leitores, coro, caridade...) para elaborar, a cada domingo, uma mensagem a partir dos textos bblicos e entreg-la sob a forma de

postal, folheto, carta, etc.

-Na famlia
Porque a quaresma tempo de converso, o tempo pascal deve ser vivido como tempo de efetiva mudana. s famlias prope-se que dediquem tempo famlia, para que seja saboreada na integralidade do seu conceito! Desta forma, sugerimos que, semanalmente: -dediquem um tempo orao; -realizem gestos que testemunhando a presena de Cristo em casa, criando laos e intimidade como s o seio familiar e a presena de Jesus Cristo proporcionam; -colem nas faces do cubo a ao da semana indicadas no quadro abaixo descritas e as imagens correspondentes.
- ASSIM...

Como j referido, no final da quaresma fechaste o cubo que construste. Cubo que serviu para partilhares, em famlia, vrios momentos de orao e de meditao. Esse mesmo cubo ser agora completo com algumas imagens que poders adquirir no site do SDEC-Porto www.catequesedoporto.com e colar nas diferentes faces do cubo afim de puderes, sempre que o lanares, relembrar as diferentes atitudes/aes e lanares-te noutras: Quaresma Tempo pascal Eu quero acreditar Eu quero continuar a crer Eu quero confiar Eu quero continuar a reconhecer Eu quero transformar Eu quero continuar a seguir Eu quero descobrir Eu quero continuar a amar Eu quero testemunhar Eu quero continuar a experienciar Eu quero anunciar Eu quero continuar a viver Eu quero (continuar a) lanar-me na experincia de DEUS

1 Semana 2 Semana 3 Semana 4 Semana 5 Semana 6 Semana 7 Semana

Como vimos e vivemos, o tempo quaresmal de reflexo, de introspeco, mas simultaneamente de mudana, de ao, de converso. este a atitude que agora temos de colocar em prtica. Continuar e confirmar aquilo que nos transformou... Deixamos-te, tambm, as referncias bblicas e as aes para que continues a acreditar com uma fora despojada e gratuita, com uma f inabalvel, sorridente e feliz! Como irs perceber, o tempo pascal marcado pela espiritualidade joanina, por ser, precisamente, considerado de Evangelho Pascal. exceo do domingo da ascenso em que o evangelho de S. Marcos, os evangelhos so todos de S. Joo. As primeiras leituras so sempre dos Atos do Apstolos. Nestas leituras, somos impelidos a ouvir a nossa histria. A histria de um povo nos seus primrdios; que servir, certamente como um elemento edificante para a prpria edificao da Igreja que constitumos. A Segunda leitura, no ano B, predomina, 1 Joo.

Domingo II de Pscoa Leituras Act 4,32-35 Mensagem Um s corao e uma s alma. Todo aquele que nasceu de Deus vence o mundo. Oito dias depois, veio Jesus. Domingo III de Pscoa Leituras Act 3,1315.17-19 1Jo 2,1-5a Mensagem Mataste o autor da vida, as Deus ressuscitou-o dos mortos. Ele a vtima de propiciao pelos nossos pecados e tambm pelos do mundo inteiro. Assim est escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia. Ao Imagem a colocar no cubo Ao Imagem a colocar no cubo

1Jo 5,1-6

Eu quero continuar a crer

Jo20,19-31

Eu quero continuar a reconhecer

Lc 24,3548

Domingo IV da Pscoa Leituras Act 4,8-12 Mensagem Em nenhum outro h salvao. Veremos a Deus tal como Ele . O Bom pastor d a vida pelas suas ovelhas. Ao Imagem a colocar no cubo

1Jo 3,1-2 Jo 10,1118

Eu quero continuar a seguir

Domingo V da Pscoa Leituras Mensagem Ao Imagem a colocar no cubo

Act 9,2631 1Jo 3,1824 Jo 15,1-8

Contou-lhes como, no caminho, tinha visto o Senhor. este o seu mandamento: acreditar e amar. Quem permanece em Mim e Eu nele d muito fruto.

Eu quero continuar a amar

Domingo VI da Pscoa Leituras Act 10,2526.3435.44-48 1Jo 4,7-10 Jo 15,9-17 Mensagem O Esprito Santo difundia-se sobre os pagos. Deus amor. Ningum tem maior amor do que aquele que d a vida pelos amigos. Ao Imagem a colocar no cubo

Eu quero continuar a vivenciar

Ascenso do Senhor Leituras Act 1,1-11 Mensagem Elevar-se vista deles. Ao Imagem a colocar no cubo

Ef 1,17-23 Mc 16,1520

Colocou-O Sua direita nos cus. Foi elevado ao Cu e sentou-se direita da Deus.

Eu quero continuar a viver

A partir de agora, tens nas mos a tarefa de continuar a misso que te confiada. Tens um papel a cumprir na tua famlia, assim como cada elemento que a constitui.

Continua a pedir, a louvar, a agradecer... a viver o dia-a-dia com muita ateno para descobrires os teus prprios segredos; faz silncio para pensares, dentro de ti, o que realmente importante, experimenta a esperana e a certeza que Deus est contigo. Lana-te com firmeza, coragem e abnegao... Domingo VII de Pscoa Leituras Act 1,1517.2020c26 1Jo 4,1116 Jo 17,11b19 Mensagem Ao necessrio que um destes se torne connosco testemunha da sua Eu quero ressurreio. continuar a Lanar-me Quem permanece no na amor permanece em Deus e Deus permanece nele. experincia de Deus Que sejam um como ns.

Domingo de Pentecostes Leituras Mensagem Act 2,1-11 Todos ficaram cheios do Esprito e comearam a falar. 1Cor 12,3b7.12-13 Jo 20,19-23 Todos ns ficamos batizados num s Esprito, para formarmos um s corpo. Assim como o Pai Me enviou, tambm Eu vos envio a vs: Recebei o Esprito Santo. Ao

Eu quero continuar a afirmar a f

Senhor, ensina-nos a viver e a celebrar dignamente o Mistrio Pascal, Domingo aps Domingo, Pscoa aps Pscoa. Ensina-nos sobretudo a ter tempo para Te dar e para dar aos outros, Te dizer e para Tu nos dizeres, e juntos, nos dizermos uns aos outros. Passa outra vez, Senhor. D-nos a mo. Levanta-nos. No nos deixes ociosos nas praas. Sentados beira do caminho. Sonolentos. Desavindos. A remendar bolsas e redes. Sacia-nos. Envia-nos, Senhor. E partiremos o Po, o Perdo At que cada um de ns nasa irmo. Somos ns, somos ns, Senhor, a prova de que Tu ressuscitaste.
D. Antnio Couto

Isolina Daniela Rodrigues

Anexo:

Das könnte Ihnen auch gefallen