Sie sind auf Seite 1von 2

Romper o silncio e falar sobre a

Rompendo o silncio

locais em que a mulher pode denunciar seus agressores, infelizmente, ainda so poucas as mulheres que procuram instituies que possam lhe oferecer apoio legal e/ou psicolgico ou que recorrem polcia. Muitas vezes, tambm, a mulher faz uma

violncia que sofrem, ou que sofreram, no tarefa simples para muitas mulheres. Muitas vezes elas no falam sobre isso com ningum ou s tratam do assunto com sua famlia e com as amigas mais chegadas. Os motivos para este silncio so muitos: - porque casada e acredita que o casamento para sempre; - tem medo de apanhar ainda mais; - teme perder a guarda dos/as filhos/as; - depende financeiramente do companheiro e no tem a quem recorrer; - acredita ser a responsvel pela agresso que sofreu; - no quer prejudicar o parceiro; - no quer que o pai de seus filhos v para a cadeia. Apesar de existirem no Brasil leis e

nov./dez. - 2010

Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da Violncia Contra a Mulher

denncia formal contra seu companheiro em uma delegacia especializada para, logo depois, retirar a queixa. Outras vezes, ela encaminhada para uma casa abrigo, mas foge de l e volta para o lar. As escolas, os servios de sade e os outros equipamentos sociais existentes na Zona Leste do Municpio de So Paulo so lugares estratgicos para se trabalhar a igualdade e a equidade de gnero, bem como na divulgao de leis que penalizam queles de praticam qualquer tipo de violncia contra a mulher.

Comeo de conversa
O Projeto Segurana Humana - SH tem como uma de suas misses apoiar propostas direcionadas para a igualdade e equidade racial e de gnero. Assim, neste ano, o projeto se alia s pessoas e organizaes que defendem o fim de todo e qualquer tipo de preconceito e discriminao contra a populao afrobrasileira e as mulheres. Desde 2008, a comunidade de Itaquera organizada por meio de um grupo de representantes de organizaes governamentais e no-governamentais, associaes e pessoas da comunidade, chamado Grupo Nuclear, tem se reunido sob a coordenao da ECOS, recebendo formaes, trocando saberes, e preparando-se para promover aes que atendam s demandas da comunidade. O Grupo Nuclear do Projeto Segurana Humana vem exercendo o importante papel de protagonizar, debater e realizar eventos e oficinas com uma nfase especial no enfrentamento de situaes de desigualdade de gnero, raa/etnia, geracional e orientao sexual. Neste ano e neste momento, uma de suas propostas participar e divulgar amplamente a Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violncia contra a Mulher. A meta divulgar a Lei Maria da Penha com vistas a encorajar as mulheres a romperem o silncio e o ciclo de violncia em que vivem, bem como orient-las na busca por seus direitos. Para tanto, um dos instrumentos para a Campanha este boletim, que traz alguns textos e informaes importantes sobre a Lei Maria da Penha e locais em que possvel buscar por ajuda. Boa leitura!
Projeto Segurana Humana.

Projeto Segurana Humana Eixo Comunidade


O Projeto Segurana Humana uma iniciativa conjunta de quatro agncias ONU: a Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura - UNESCO, o Fundo das Naes Unidas para a Infncia - UNICEF, o Fundo de Populao das Naes Unidas - UNFPA, e Organizao Pan-Americana de Sade - OPAS -, em parceria com trs secretarias municipais de So Paulo - Educao, Sade, Assistncia e Desenvolvimento Social, com objetivo de reduzir a violncia e promover a cultura de paz no distrito de Itaquera, sub-distritos de Jos Bonifcio, Cidade Lder, Parque do Carmo e Itaquera. Atuando no eixo comunidade, o Fundo de Populao das Naes Unidas UNFPA desenvolve aes de fortalecimento comunitrio, na busca de relaes igualitrias na sociedade e garantia dos direitos humanos. A ECOS responsvel pela execuo desta proposta.

Grupo Nuclear
Associao de Moradores do Conjunto Habitacional Casa Branca; Associao Rede Corrente Viva; Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera; Conselho de Segurana Comunitrio Conjunto Jos Bonifcio; EE Prof. Ruth Cabral Troncarelli; Fala Nego/Fala Mulher; Ncleo de Defesa e Convivncia da Mulher Viviane dos Santos AVIB; Obras Conveniadas Dom Bosco; Portal Dom Bosco; Rede de Preveno e Enfrentamento da Violncia contra a Mulher da Zona Leste; Unio Brasileira de Guardas Mirins e Conselho de Segurana Comunitrio.

Dia Internacional da No-Violncia contra as Mulheres


O dia 25 de novembro considerado o Dia Internacional da No-Violncia contra as Mulheres. Busca-se com esta data, estabelecer um marco para o fortalecimento das mulheres para que elas possam quebrar o ciclo da violncia que vivenciam tanto na vida privada quanto na vida pblica. Neste dia, tambm, se inicia a Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violncia contra a mulher.

Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violncia contra a mulher


O perodo de 25 de novembro a 10 de dezembro foi escolhido, internacionalmente, como foco da Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violncia contra as Mulheres. No Brasil, entretanto, a Campanha comea no dia 20 de novembro Dia da Conscincia Negra -, para destacar a dupla discriminao sofrida pelas mulheres negras.

Lei n 11.340 de 7 de agosto de 2006

Mais conhecida como Lei Maria da Penha, esta lei mais um mecanismo de proteo s mulheres que sofrem de violncia domstica, um reconhecimento pelo governo brasileiro das lutas dos movimentos de mulheres. Em seu artigo 5, conceitua violncia domstica e familiar contra a mulher qualquer ao ou omisso baseada no gnero que lhe cause morte, leso, sofrimento fsico, sexual ou psicolgico e dano moral ou patrimonial. No quadro a seguir, voc encontra a descrio de cada um dos tipos de violncia, bem como das consequncias que trazem para a vida da mulher:
Tipo de Vilolncia segundo a Lei Maria da Penha
Fsica

Por um mundo sem violncia e com direito autodeterminao das mulheres


Solange Norberto da Silva

CalendRiO da CaMpanha
20 de novembro Dia Nacional da Conscincia Negra 25 de novembro Dia Internacional da No-Violncia contra as Mulheres 01 de dezembro Dia Mundial de Luta contra a Aids 6 de dezembro Dia Nacional de Mobilizao dos Homens pelo Fim da Violncia contra as Mulheres 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos
tambm so formas de violncia sexista, perpetrada, ainda que de maneira indireta, tambm pelos meios de comunicao. Por esta razo, importante que todos/ as ns participemos das aes da Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da Violncia contra a Mulher e na construo de mecanismos de controle social das concesses pblicas de rdio e de televiso, combatendo contedos preconceituosos, nos quais a mulher retratada como mercadoria.

O que ?
qualquer conduta que ofenda sua integridade ou sade corporal.

Consequncias
Dores crnicas, perda de sangue, hematomas, abortamentos, cicatrizes, limitao de movimentos, problemas em algum membro ou rgo e at mesmo a morte. Dores agudas e crnicas; perda de sangue; doenas sexualmente transmissveis; aids, gravidez; abortamentos de risco; distrbios sexuais; depresso . Destri pouco a pouco as defesas da pessoa agredida, que se v envolvida numa teia difcil de desmanchar. Reduz a autoestima, fragiliza e expe a pessoa a situaes de risco. tambm causa de insegurana, ansiedade e depresso.

Sexual

Queremos dar um basta violncia que faz parte do cotidiano da maioria das mulheres em todos os pases. A raiz das inmeras agresses est no machismo que perpassa toda a nossa sociedade. preciso dar visibilidade s lutas das mulheres contra a violncia sexista e racista, a partir da sensibilizao da sociedade e da elaborao de demandas aos Estados, alm da realizao de campanhas de educao popular que apontem para a conscientizao desta ao. A violncia deve ter tratamento integral, vinculando o seu combate s mudanas estruturais na vida das mulheres e nas relaes sociais. Os agressores no podem permanecer impunes. O trfico de mulheres, o turismo sexual e a prostituio, que atingem principalmente s mulheres negras,

toda ao na qual uma pessoa por meio da fora, ameaas, intimidao e mesmo seduo, obriga outra a presenciar, a manter ou a participar de relao sexual no desejada. qualquer conduta que cause dano emocional e diminuio da autoestima ou que vise degradar ou controlar suas aes, comportamentos, crenas e decises mediante ameaa, constrangimento, humilhao, perseguio, insulto, chantagem, explorao e limitao do direito de ir e vir. qualquer conduta que configure reteno, subtrao, destruio parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econmicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades. toda e qualquer conduta que configure calnia, difamao ou injria.

Psicolgica

Patrimonial

Prejuzos financeiros; impedimento de usar bens que a pessoa tem direito como: casa, carro, jias, mveis e objetos domsticos herdados de familiares ou adquiridos com o seu dinheiro.

Moral

Pode trazer dificuldades no ambiente de trabalho ou na comunidade em que vive. Pode, resultar em danos sade fsica, sexual, reprodutiva e psicolgica.

Onde buscar por ajuda


Central de Atendimento Mulher por meio do telefone 180 (ligao gratuita). Delegacias de Defesa da Mulher emitem um Boletim de Ocorrncia (BO), investigam e encaminham o inqurito policial para o Ministrio Pblico denunciar ao juiz. Centros de Atendimento s Mulheres em Situao de Violncia ou Centros de Referncia da Mulher oferecem atendimentos psicolgico, social e orientao jurdica. Casas Abrigo - acolhem mulheres em situao de violncia domstica e em iminente risco de morte, bem como seus filhos menores. O endereo mantido em sigilo e o encaminhamento feito pelos Centros de Referncia da Mulher. Na Zona Leste: Casa Viviane dos Santos - tel: 2553 2424; Casa Cidinha Kopcak - tel: 2015 4195; Casa Ser Dorinha - tel: 2555 7090 / 2555 0638 - CCM Itaquera - tel: 2073 5706 / 2073 4863.

Das könnte Ihnen auch gefallen