Sie sind auf Seite 1von 13

REVISTA ESPAO DA SOPHIA - N 08 NOVEMBRO/2007 MENSAL ANO I

Impactos ambientais causados por minerao


Joo Paulo Souza Silva*

RESUMO A minerao um dos setores bsicos da economia do pas, contribuindo de forma decisiva para o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras geraes, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade equnime, desde que seja operada com responsabilidade social, estando sempre presentes os preceitos do desenvolvimento sustentvel. importante reconhecer e manter sob controle os impactos que esta atividade provoca no meio ambiente, assim proporcionando um meio ambiente adequado para as futuras geraes que esto por vir. Palavras-chave: meio ambiente, impacto, sustentabilidade.

ABSTRACT The mining is one of the basic sectors of the economy of the country, contributing of decisive form for the well-being and the improvement of life quality of the current and future generations, being fundamental for the development of an even society, since are operated with social responsibility, always being present the precepts of the sustainable development. It is important to recognize and to keep under control the impacts that this activity provokes in the middle ambient, thus providing an adequate environmental way for the future generations that are to for come Key-words: environment, impact, maintenable.

1. INTRODUO As alteraes do equilbrio ecolgico e o impacto da atividade humana sobre a ecosfera terrestre, comearam a se transformar em assunto de preocupao de alguns
Tecnlogo em Infra-estrutura de Vias CEFET/GO, Mestrando em Geotecnia pelo Departamento de Engenharia Civil, Universidade de Braslia UnB, onde desenvolve pesquisa sobre Avaliao Funcional e Estrutural de Pavimentos Aeroporturios. jpss@unb.br
*

cientistas e pesquisadores durante a dcada de 60, ganharam dimenso poltica a partir da dcada de 70, e so hoje um dos assuntos mais polmicos do mundo. No mais possvel implantar qualquer projeto ou discutir qualquer planejamento sem considerar o impacto sobre o meio ambiente. As atividades humanas, as chamadas econmicas, alteram o meio ambiente, sendo a minerao e a agricultura as duas atividades econmicas bsicas da economia mundial. Atravs destas, o homem extrai recursos naturais que alimentam toda a economia. Sem elas, nenhuma das atividades subseqentes pode existir. A minerao e a agricultura, junto com a explorao florestal, a produo de energia, os transportes, as construes civis (urbanizao, estradas, etc.) e as indstrias bsicas (qumicas e metalrgicas) so os causadores de quase todo o impacto ambiental existente na terra. O impacto das demais atividades econmicas torna-se pouco significativo quando comparado s citadas anteriormente. A minerao, evidentemente, causa um impacto ambiental considervel. Ela altera intensamente a rea minerada e as reas vizinhas, onde so feitos os depsitos de estril e de rejeito. Alm do mais, quando temos a presena de substncias qumicas nocivas na fase de beneficiamento do minrio, isto pode significar um problema srio do ponto de vista ambiental.

2. CONCEITOS BSICOS Os recursos minerais so bens esgotveis, no renovveis. Por esse fato, tendem a escassez medida que se desenvolve a sua explorao. A seguir, so dadas definies tcnicas para alguns termos utilizados na rea de minerao. Beneficiamento ou tratamento: processamento da substncia mineral extrada, preparando-a com vistas sua utilizao industrial posterior. Bota-fora: local para deposio do estril da mina e, s vezes, para o rejeito da usina de beneficiamento. Capeamento: Camada estril que recobre a jazida mineral e que deve ser retirada para efeito de extrao do minrio na lavra a cu aberto. Estril: termo usado em geologia econmica para as substncias minerais que no tm aproveitamento econmico.

Jazidas minerais: Massa individualizada de substncia mineral ou fssil, aflorando superfcie ou existente no interior da terra, em quantidades e teores que possibilitem seu aproveitamento em condies econmicas favorveis. Mina: a jazida mineral em fase da lavra, abrangendo a prpria jazida e as instalaes de extrao, beneficiamento e apoio. Mineral: toda substncia natural formada por processos inorgnicos e que possui composio qumica definida. Minrio: mineral ou associao de minerais que pode, sob condies econmicas favorveis ser utilizado como matria prima para a extrao de um ou mais metais. Rejeito: rochas ou minerais inaproveitveis presentes no minrio e que so separadas deste, total ou parcialmente, durante o beneficiamento.

3. IMPACTOS AMBIENTAIS DA ATIVIDADE DE MINERAO Assim como toda explorao de recurso natural, a atividade de minerao provoca impactos no meio ambiente seja no que diz respeito explorao de reas naturais ou mesmo na gerao de resduos. Segundo CPRM (2002), os principais problemas oriundos da minerao podem ser englobados em cinco categorias: poluio da gua, poluio do ar, poluio sonora, subsidncia do terreno, incndios causados pelo carvo e rejeitos radioativos. A seguir, sero relatadas algumas atividades de explorao mineral onde so abordados os impactos ambientais gerados durante o processo de explorao e disposio de seus resduos.

3.1. Tipos de extrao mineral A figura a seguir demonstra as principais provncias mineiras do Brasil.

Figura 1 Principais provncias minerais do Brasil. 3.1.1. Extrao de Carvo No caso da minerao de carvo, a cu aberto, que geralmente abrange grandes reas, pode ocorrer a poluio nas guas e no ar e por isso, requer um sistema rgido de recuperao da rea aps minerada. Na regio carbonfera de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul (Figura 1 reas 1, 4 e 5), a poluio hdrica causada pela drenagem cida provavelmente o impacto mais significativo das operaes de minerao e beneficiamento do carvo mineral. Essa poluio decorre da infiltrao da gua de chuva sobre dos rejeitos gerados nas atividades de lavra e beneficiamento, que alcanam os corpos hdricos superficiais e/ou subterrneos. Essas guas adquirem baixos valores de pH (< 3), altos valores de ferro total, sulfato total e vrios outros elementos txicos que impedem a sua utilizao para qualquer uso e destroem a flora e a fauna aqutica (IBAMA, 2006)

3.1.2. Minerao de Ouro Na provncia aurfera do Quadriltero Ferrfero em Minas Gerais, (Figura 1 Principais provncias minerais do Brasil., rea 40), a presena do elemento txico arsnio merece destaque no que se refere aos efeitos da minerao no meio ambiente. Em Nova Lima e Passagem de Mariana, funcionaram, por vrias dcadas, fbricas de xido de arsnio, aproveitado como subproduto do minrio.

Os rejeitos de minrio ricos em arsnio foram estocados s margens de riachos ou lanados diretamente nas drenagens, provocando grande comprometimento ambiental do solo e gua.

3.1.3. Chumbo, Zinco e Prata As minas de chumbo, zinco e prata do Vale da Ribeira (Figura 1 - rea 42) estiveram ativas durante longo perodo do sculo XX, especialmente nas dcadas de 70 e 80. Os materiais resultantes dos processos de metalurgia e refino do minrio de chumbo foram estocados nas margens do rio Ribeira. As ltimas minas e a refinaria encerraram suas atividades em novembro de 1995. Segundo CPRM (2002, apud Cunha et al. 2000) foram realizados estudos na populao infantil, nos municpios de Adrianpolis e Cerro Azul no Paran e, Ribeira e Iporanga em So Paulo, envolvendo anlises de chumbo total em sangue e arsnio em urina. As concentraes de chumbo no sangue foram superiores aos limites aceitos pelo Centers for Disease Control - CDC (1991).

3.1.4. Agregados para Construo Civil Os bens minerais (areia, argila e brita) de emprego direto na construo civil, por sua importncia para os setores de habitao, saneamento e transportes, so considerados como bens minerais de uso social. A produo desses minerais, por fatores mercadolgicos, impe sua atuao prximo dos centros consumidores, caracterizando-se como uma atividade tpica das regies metropolitanas e urbanas. O ndice de clandestinidade dessa atividade significativo e preocupante. Os impactos ambientais provocados so grandes e descontrolados, degradando ambientes de delicado equilbrio ecolgico (dunas e manguezais), alterando canais naturais de rios e os aspectos paisagsticos. No geral as cavas so utilizadas como bota-fora da construo civil e at mesmo como lixes.

3.1.5. Garimpos A garimpagem provoca impactos ambientais comuns a todas as reas submetidas a esse tipo de extrao rudimentar e predatria, principalmente a contaminao dos recursos hdricos.

No Brasil existem diversas reas, localizadas nos estados de Minas Gerais e Bahia, que historicamente possuem atividades garimpeira (Figura 1). Os principais impactos ambientais decorrentes dessa atividade esto relacionados a seguir: a) desmatamentos e queimadas; b) alterao nos aspectos qualitativos e no regime hidrolgico dos cursos de gua; c) queima de mercrio metlico ao ar livre; d) desencadeamento dos processos erosivos; e) turbidez das guas; f) mortalidade da ictiofauna; g) fuga de animais silvestres; h) poluio qumica provocada pelo mercrio metlico na biosfera e na atmosfera (IPT, 1992).

3.2. Conseqncias da Minerao no Meio Ambiente 3.2.1. Degradao da Paisagem O principal e mais caracterstico impacto causado pela atividade minerria o que se refere degradao visual da paisagem. No se pode, porm, aceitar que tais mudanas e prejuzos sejam impostos sociedade, da mesma forma que no se pode impedir a atuao da minerao, uma vez que ela exigida por essa mesma sociedade. A seguir, as Figura 2 e Figura 3 revelam situaes de impactos ambientais causados pela

atividade de minerao.

Figura 2 Impactos sobre a fauna e a flora 3.2.2. Rudos e Vibrao

Figura 3 Impactos sobre o solo.

O desmonte de material consolidado (macios rochosos e terrosos muito compactados) feito atravs de explosivos, resultando, em conseqncia, rudos quase

sempre prejudiciais tranqilidade pblica. Para minimizar estes impactos podem ser adotadas certas medidas: - orientao da frente de lavra; - controle da detonao. A onda de choque gerada por explosivos apresenta comportamentos distintos, de acordo com a distncia e o tipo de material. Um mtodo para suavizar os impactos causados pela detonao consiste em provocar uma descontinuidade fsica no macio rochoso. Para evitar rudos decorrentes dos equipamentos de beneficiamento, deve-se aproveitar ao mximo os obstculos naturais ou ento criar barreiras artificiais, colocando o estoque de material beneficiado ou a ser tratado entre as instalaes e as zonas a proteger.

3.2.3. Trfego de Veculos O trfego intenso de veculos pesados, carregados de minrio, causa uma srie de transtornos comunidade, especialmente naquela situao mais prxima s reas de minerao, como: poeira, emisso de rudos, freqente deteriorao do sistema virio da regio.

3.2.4. Poeira e Gases Um dos maiores transtornos sofridos pelos habitantes prximos e/ou os que trabalham diretamente em minerao, relaciona-se com a poeira. Esta pode ter origem tanto nos trabalhos de perfurao da rocha como nas etapas de beneficiamento e de transporte da produo. Estes resduos podem ser solveis, ou particulares que ficam em suspenso como lama e poeira. A contribuio da minerao para a poluio do ar principalmente uma poluio por poeira. A poluio por gases a partir da minerao pouco significativa, e em geral de restringe emisso dos motores das mquinas e veculos usados na lavra e beneficiamento do minrio.

3.2.5. Contaminao das guas

Quanto poluio das guas provocada pela minerao, a maior parte das mineraes no Brasil provoca poluio por lama. A poluio por compostos qumicos solveis, tambm existe e pode ser localmente grave, mas mais restrita. O controle no caso de lama termicamente simples, mas pode requerer investimentos considerveis. As mineraes de ferro, de calcrio, de granito de areia e argila, da bauxita, de mangans, de cassiterita, de diamante e vrias outras, provocam em geral poluio das guas apenas por lama.

Figura 4 Efeitos da minerao nos recursos hdricos O controle tem que ser feito atravs de barragens para conteno e sedimentao destas lamas. As barragens so muitas vezes os investimentos mais pesados em controle ambiental realizado pelas empresas de minerao. Por outro lado, estas barragens servem tambm para recirculao de gua e podem no ser consideradas investimentos exclusivos de controle ambiental. A Figura 5 mostra um exemplo de barragem de rejeitos.

Figura 5 Vista de uma barragem de rejeito Alm da poluio por lama, muitas mineraes provocam poluio de natureza qumica, por efluentes que se dissolvem na gua usada no tratamento do minrio ou na gua que passa pela rea de minerao. As mineraes de ouro podem apresentar problemas mais complexos de contaminao das guas, por usarem cianetos altamente txicos no tratamento do minrio.

Alm disso, muitos minrios de ouro so ricos em arsenopirita e provocam contaminao por arsnico. Pode-se dizer com segurana que o problema ambiental mais srio provocado pela minerao no Brasil, a contaminao por lama e por mercrio de rios da Amaznia, causada pelos garimpos de ouro. Como os "garimpeiros" usam uma tecnologia rudimentar, o controle ambiental difcil e a contaminao s no muito mais grave porque os rios da Amaznia so muito volumosos e a rea ainda pouco povoada.

3.2.6. Rejeito e Estril A disposio final de rejeitos no constitui problema mais srio, quando destinados aos trabalhos de recuperao das reas. Entretanto, durante a fase da lavra devem ser observados cuidados especiais para que estes no sejam lanados no sistema de drenagem. A Figura 6 Rejeito de minerao. mostra uma pilha de rejeitos em uma minerao.

Figura 6 Rejeito de minerao.

Figura 7 Estril de minerao.

Quando esses depsitos ficam muito volumosos, tornam-se, por si mesmos, instveis e sujeitos a escorregamentos localizados. No perodo de chuvas, devem ser removidos e transportados continuamente at as regies mais baixas e, em muitos casos, para cursos de gua. A repetio contnua do processo provoca o transporte considervel desse material, ocasionando gradativamente o assoreamento dos cursos de gua. Alm do volume provindo do material estril, devem ser consideradas as quantidades advindas da rea das prprias jazidas e o material produzido pela decomposio das rochas e eroso do solo. O problema pode ser minimizado atravs do adequado armazenamento do material estril e sua posterior utilizao para reaterro de reas j mineradas e de tanques de decantao que retenham os sedimentos finos na prpria rea, preservando a hidrografia.

3.3. Impactos em reas urbanas Segundo IBAMA (2006), a minerao em reas urbanas e periurbanas um dos fatores responsveis pela degradao do subsolo. Atualmente, junto s grandes metrpoles brasileiras, comum a existncia de enormes reas degradadas, resultante das atividades de extrao de argila, areia, saibro e brita. A proximidade de pedreiras de centros habitados uma decorrncia natural da forte influncia do custo dos transportes no preo final do produto. Isso ocorre, principalmente, com os agregados, devido ao seu baixo valor unitrio. Segundo BACCI (2006), os efeitos ambientais esto associados, de modo geral, s diversas fases de explorao dos bens minerais, como abertura da cava, (retirada da vegetao, escavaes, movimentao de terra e modificao da paisagem local), ao uso de explosivos no desmonte de rocha (sobrepresso atmosfrica, vibrao do terreno, ultralanamento de fragmentos, fumos, gases, poeira, rudo), ao transporte e beneficiamento do minrio (gerao de poeira e rudo), afetando os meios como gua, solo e ar, alm da populao local.

4. FATORES QUE INFLUENCIAM A NATUREZA E A EXTENSO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS Ao extrarem-se os bens minerais da crosta terrestre, automaticamente, gera-se uma alterao bastante profunda que modifica a estrutura fsica de seu jazimento - localizao. Essas alteraes, advindas da atividade mineral, podem provocar maior ou menor impacto, conforme os fatores geogrficos, o mtodo de lavra utilizado e o tipo de minrio extrado.

4.1. Fatores Geogrficos Os depsitos minerais encontram-se onde as condies geolgicas so favorveis sua formao. A este condicionante d-se o nome de "rigidez locacional da jazida". Alguns fatores geogrficos esto relacionados posio do jazimento, tais como: densidade da populao, topografia, clima e aspectos scio-econmicos, dentre outros, que podero influir de forma positiva ou negativa na extrao econmica destas riquezas.

Normalmente a oposio minerao mais intensa em regies de alto valor cnico ou locais de condies favorveis a raras espcies de flora e fauna. Quanto ao clima, o mecanismo de transporte da poluio originria da mina ao meio ambiente est diretamente relacionado ao regime pluviomtrico, temperatura, umidade, direo dos ventos, dentre outros. Sua principal influncia , portanto, sobre a intensidade da poluio, considerando a distncia sobre a qual o impacto da minerao perceptvel. No que diz respeito aos aspectos scio-econmicos, tais como: a criao de empregos, circulao de riquezas, incremento do comrcio e servios, fortalecimento do setor pblico atravs da arrecadao de impostos, dentre outros fatores, pode-se constatar que, sem dvida alguma, a atitude do pblico, em geral, condicionada, em parte, pela condio econmica da regio e a natureza desta comunidade.

4.2. Tipo de Lavra O mtodo de lavra utilizado na explorao das substncias minerais um dos principais fatores determinantes do nvel de impacto ao ambiente, tendo grande influncia na natureza e na extenso do impacto ambiental. A escolha do mtodo mais adequado depende de certas caractersticas das jazidas e s vezes, de fatores externos no controlveis. A grande maioria dos bens minerais lavrada por mtodos tradicionais a cu aberto (em superfcie) ou subterrneo (em subsuperfcie). Os maiores riscos de

comprometimento ambiental ocorrem na lavra a cu aberto, onde se tem um maior aproveitamento do corpo mineral, gerando maior quantidade de estril, poeira em suspenso, vibraes e riscos de poluio das guas, caso no sejam adotadas tcnicas de controle da poluio. A lavra de minerais industriais, freqentemente, apresenta um alto potencial impactante. Em contrapartida, poucos minerais, desta classe, so txicos e o uso de reagentes qumicos no tratamento destes limitado. Por isto, os principais problemas ambientais deste tipo de minerais so o impacto visual, o abandono das lavras, a poeira, o rudo e a vibrao.

5. CONCLUSES A poluio visual o primeiro efeito visvel da minerao ao meio ambiente. Grandes crateras e lagos, paredes e reas devastadas so produtos da minerao em numerosos casos, impedindo a posterior utilizao. Em alguns casos (grandes jazidas), a reconstituio da paisagem tal qual era antes da extrao difcil. Porm, atravs de conduo adequada das operaes de lavra e de um projeto de recuperao, que leve em conta o destino a ser dada rea futuramente, a degradao ambiental pode ser reduzida e at eliminada. Sendo assim, Os cuidados para a recuperao das reas mineradas vo desde a concepo do plano de lavra at a implantao do projeto de revegetao, realizada concomitantemente explorao da mina. Por outro lado, com o conceito cada vez mais forte de desenvolvimento sustentvel, faz-se necessrio um programa eficiente de disposio de resduos gerados por parte da minerao, pois de uma forma geral, precisa-se fazer uso dos bens minerais no momento, porm, precisamos proporcionar um meio ambiente adequado para as futuras geraes que esto por vir, afinal de contas, a vida tem que continuar.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BACCI, Denise de La Corte; LANDIM, Paulo Milton Barbosa; ESTON, Srgio Mdici de. Aspectos e impactos ambientais de pedreira em rea urbana. Rem: Rev. Esc. Minas., Ouro Preto, v. 59, n. 1, 2006. Disponvel em: http://www.scielo.br . Acesso em: 29 Nov 2006. GOULART, Michael D. C. Licenciamento Ambiental e Impactos Ambientais de Atividades de Minerao. FEAM Fundao Estadual do Meio Ambiente. Manaus, AM. CRPM. Perspectivas do Meio Ambiente do Brasil Uso do Subsolo. MME - Ministrio de Minas e Energia, 2002. Disponvel em www.cprm.gov.br. Acesso em 30 Nov 2006. IPT.Curso de Geologia de Engenharia aplicada a problemas ambientais. So Paulo. 1992V 3. 291p. BARRETO, Maria Laura (2001). Minerao e Desenvolvimento Sustentvel: Desafios para o Brasil. CETEM/MCT, Rio de Janeiro, RJ. MMA Ministrio do Meio Ambiente (1997). Diretrizes Ambientais para o Setor Mineral. Braslia, DF.

IBAMA. O estado dos subsolos. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis, 2006. Disponvel em:

http://www2.ibama.gov.br/~geobr/Livro/cap2/subsolos.pdf. Acesso em: 30 Nov 2006.

Das könnte Ihnen auch gefallen