Sie sind auf Seite 1von 15

Cpia no autorizada

AGO 1989

NBR 10720

Preveno e proteo contra incndio em instalaes aeroporturias


ABNT-Associao Brasileira de Normas Tcnicas
Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 - 28 andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (021) 210 -3122 Fax: (021) 240-8249/532-2143 Endereo Telegrfico: NORMATCNICA

Procedimento Origem: Projeto 00:001.03-038/1988 (NB-1182) CB-24- Comit Brasileiro de Segurana contra Incndio GT-26 - Grupo de Trabalho de Proteo contra Incndio em Aeroportos NBR 10720 - Fire protection - Fire prevention and protection on airport installations - Procedure Esta Norma foi baseada em um documento preparado pela INFRAERO Palavras-chave: Proteo contra incndio. Instalao aeroporturia 15 pginas

Copyright 1989, ABNTAssociao Brasileira de Normas Tcnicas Printed in Brazil/ Impresso no Brasil Todos os direitos reservados

SUMRIO
1 Objetivo 2 Documentos complementares 3 Definies 4 Condies gerais 5 Condies especficas ANEXO A - Ficha de controle de extintor ANEXO B - Figuras

NBR 8601 - Equipamentos eltricos imersos em leo para atmosferas explosivas - Especificao NBR 9077 - Sadas de emergncia em edifcios Procedimento NBR 9719 - Depsito de combustveis em aeroportos - Especificao NR 23 - Norma regulamentadora do Ministrio do Trabalho - Portaria n 3214 de 8/6/78 do MTb

1 Objetivo
Esta Norma fixa as condies, requisitos gerais e elenco de medidas de preveno e proteo contra incndio em instalaes aeroporturias.

3 Definies
Para os efeitos desta Norma so adotadas as definies de 3.1 a 3.5. 3.1 Instalaes aeroporturias Referem-se a terminal de passageiros, terminal de carga area, hangares, depsitos, comissarias, edificaes em geral, casa de fora, sistemas e equipamentos de proteo ao vo, almoxarifados, depsitos de combustveis de aviao, sistema virio, reas verdes e demais instalaes aeroporturias em geral, relacionadas com a infra-estrutura aeronutica, que devem ser protegidas por facilidades e instalaes de proteo contra incndio apropriadas. 3.2 Terminal de passageiros Parte do aeroporto dotada de instalaes especficas, onde o passageiro se habilita a proceder transferncia de meio de transporte.

2 Documentos complementares
Na aplicao desta Norma necessrio consultar: NBR 5410 - Instalaes eltricas de baixa tenso Procedimento NBR 5414 - Execuo de instalaes eltricas de alta tenso de 0,6 kV a 15 kV - Procedimento NBR 5418 - Instalaes eltricas em ambientes com lquidos, gases ou vapores inflamveis - Procedimento NBR 5419 - Proteo de edificaes contra descargas eltricas atmosfricas - Procedimento NBR 6244 - Ensaio de resistncia chama para fios e cabos eltricos - Mtodo de ensaio

Cpia no autorizada

NBR 10720/1989

3.3 Terminal de carga area Conjunto de reas cobertas ou descobertas no aeroporto, especificamente delimitadas para o recebimento, guarda, armazenagem, controle, movimentao e entrega da carga transportada ou a transportar por via area. 3.4 Depsitos de combustveis de aviao em aeroportos Conjunto de instalaes fixas, compreendendo tanques, equipamentos e edifcios de administrao e manuteno, com a finalidade de receber, armazenar e distribuir combustveis de aviao e dotados com instalaes de proteo contra incndio. 3.5 Seo contra incndio Edificao convenientemente projetada e localizada em relao rea de movimento de aeronaves, dotada de instalaes especficas (sistema de comunicaes, reserva de gua para fins de preveno contra incndio, etc.) e que abriga os C.C.I (Carros de Combate a Incndio) e o pessoal que os opera.

4.2 Proteo contra incndio As instalaes aeroporturias devem ser projetadas e construdas, observando-se inclusive os importantes aspectos relacionados com preveno e proteo contra incndio previstos nas normas brasileiras e, na sua ausncia, as internacionais aplicveis.
4.2.1 Finalidade da proteo contra incndio

As instalaes aeroporturias devem ser protegidas, objetivando a preservao de vidas e do patrimnio atravs de deteco, alarme e combate a incndio.
4.2.2 Seleo de sistema e equipamentos de proteo contra incndio

4 Condies gerais
4.1 Preveno de incndio Compreende uma srie de medidas construtivas, operacionais-administrativas, uma determinada distribuio de equipamentos de proteo contra incndio (de deteco, alarme e combate a incndio) e de salvamento, um planejamento prvio de prontas respostas a essas situaes de emergncias, a organizao e o treinamento do corpo de voluntrios especiais - CVE, a vigilncia contnua, adequada ocupao das edificaes, a distribuio adequada de produtos perigosos, segundo suas classes e suas respectivas periculosidades e compatibilidades arrumao e limpeza geral, visando: a) elaborar e executar programas de preveno de acidentes de incndio; b) estabelecer mecanismos para a preparao da comunidade aeroporturia e local para as prontas respostas; c) detectar o incndio, acionar os alarmes e providenciar as prontas respostas para essas situaes de emergncia; d) impedir o surgimento de um princpio de incndio; e) dificultar a propagao do incndio; f) facilitar o combate do incndio, ainda na fase inicial; g) facilitar uma pronta e ordeira evacuao do pessoal.

Compreende desde os simples extintores de incndio e sistema de proteo por hidrantes de incndio, e meios de alarme sob comando at os sistemas de chuveiros automticos, de proteo por espuma mecnica, por CO2 e de deteco de alarmes automticos, evitando, sempre que possvel, os estragos que possam ocorrer pelo emprego destes, principalmente nos terminais de carga area. A seleo, o dimensionamento e a distribuio dos sistemas, equipamentos e outros meios de proteo, dependem dos fatores relacionados a seguir: a) porte e complexidade dos investimentos aeroporturios e do seu trfego de aeronaves, passageiros e carga area; b) perigo de incndio oferecido pelo risco a proteger das diversas e diferentes reas do aeroporto; c) extenso e localizao do risco; d) possibilidade de receber socorro da SCI do aeroporto; e) possibilidade de receber socorro externo do Corpo de Bombeiros local.

5 Condies especficas
5.1 Planejamento do uso do solo e ocupao em geral Assegurar na face inicial do planejamento do uso do solo do aeroporto, com um adequado zoneamento e com a adoo de parmetros de afastamentos de segurana mnimos para todas as atividades aeroporturias, harmonizando-os inclusive com os regulamentos vigentes do IRB(1) (isolamento de risco e outros critrios de localizao, classes de ocupao e de construo).
5.1.1 Depsitos de combustveis de aviao

A implantao de depsitos de combustveis de aviao deve observar as prescries da NBR 9719.


5.1.2 Depsito de armazenamento de GLP

Sempre que possvel, devem ser localizados afastados da edificao principal que atendem. As instalaes de GLP devem observar as normas e legislao pertinentes.

(1)

IRB - Instituto de Resseguros do Brasil - Rio de Janeiro.

Cpia no autorizada

NBR 10720/1989

5.1.3 Localizao de instalaes, mquinas e materiais perigosos em geral

5.2.3 Instalaes eltricas

Devem ficar em compartimentos separados e com paredes de proteo, longe das atividades com chamas abertas, de centelhas e fontes de calor, quando forem possveis de serem colocadas em reas prprias, resguardadas com os necessrios afastamentos mnimos de segurana e com proteo contra incndio especiais.
5.1.4 Ventilao

Devem ser realizadas em estrita observncia s NBR 5410, NBR 5414 e NBR 6244 e, quando em ambientes lquidos, gases ou vapores inflamveis, em conformidade com as NBR 5418 e NBR 8601. Os materiais e equipamentos eltricos a serem utilizados nesses ambientes adversos e perigosos, inclusive os motores eltricos, devem ser blindados e do tipo prova de exploso. Todos os materiais e equipamentos eltricos, sempre que possvel, devem ser selecionados entre aqueles detentores de Marca de Conformidade.
5.2.4 Proteo contra descargas atmosfricas e aterramentos

Nas instalaes aeroporturias, em que existem tubulaes ou motores a combusto interna, ou em que sejam usados, guardados ou manipulados lquidos, gases ou vapores infamveis, deve existir uma adequada ventilao natural ou forada que impea a concentrao de gases de vapores infamveis perigosos, bem como o uso obrigatrio de dispositivo corta-chama nos escapamentos dos motores a exploso, operando nesses ambientes perigosos, conforme 5.2.8.
Nota: A no observncia desses requisitos acarreta a fixao de tarifas de seguro mais elevadas.

As instalaes aeroporturias devem ser devidamente protegidas contra as descargas atmosfricas, com sistemas de pra-raios, em conformidade com as NBR 5410 e NBR 5419.
5.2.5 Drenagem pluvial e caixas sifonadas com selos dgua

5.2 Caractersticas do projeto, construo e instalaes


5.2.1 Projeto dos sistemas e equipamentos de proteo contra incndio

Os projetos e especificaes dos sistemas, equipamentos e materiais utilizados nas instalaes aeroporturias devem estar em conformidade com as normas brasileiras e, na sua ausncia, com as internacionais aplicveis. Os equipamentos e materiais a serem utilizados, sempre que possvel, devem ser aqueles detentores de Marca de Conformidade.
5.2.2 Caractersticas de construo

Nas instalaes referidas em 5.1 e semelhantes, bem como no ptio de manobras de aeronaves (sujeito a derramento de combustveis de aviao), cujos sistemas de drenagem se interligam com o sistema geral de drenagem pluvial do aeroporto, devem ser protegidos com a construo de caixas sifonadas com selo dgua, para interromper eventuais propagaes de chamas desse sistema para os depsitos de combustveis de aviao e/ou para outras edificaes, como terminal de passageiros, terminal de carga, etc.
5.2.6 Sistema de evacuao de emergncia de pessoal

Devem ser consideradas no projeto, sempre que possvel e compatvel com as suas funcionalidades, especificaes de materiais e adotados processos que retardem a propagao da combusto e venham a prevenir acidentes e incndios, tais como: a) adoo de materiais incombustveis e, quando for absolutamente necessrio, o uso de materiais combustveis, os mesmos devem receber pintura com massas e tintas retardantes de combusto, conforme prescrevem as normas brasileiras para o assunto; b) paredes, portas corta-fogo para sada de emergncia e platibandas; c) pisos, tetos, paredes incombustveis ou resistentes combusto; d) vidros entelados em portas e janelas.

As instalaes aeroporturias devem ser projetadas e ou adaptadas s existentes, estabelecendo-se um eficiente sistema de proteo e de evacuao de emergncia de pessoal, com a utilizao dos recursos disponveis, por menores que sejam. Devem ser considerados os seguintes tipos que permitem prontas, seguras e ordeiras evacuao de pessoal: a) porta corta-fogo para sadas de emergncia; b) sadas de emergncia em edifcios altos; c) escadas de emergncia; d) iluminao de emergncia do sistema de evacuao; e) sinalizao do sentido de fuga; f) sinalizao das sadas de emergncia; g) plano de evacuao de pessoal; h) exerccios simulados de incndio;

Cpia no autorizada

NBR 10720/1989

5.2.6.1 Porta corta-fogo para sadas de emergncia

5.2.7.2 Portas de abrir ou de girar

Devem existir aberturas nas paredes de proteo contra incndio, dispostas para facilitar a circulao entre os diversos compartimentos. Essas aberturas devem ser protegidas por portas com fechamento automtico, podendo ser facilmente abertas pelos dois lados, construdas, em conformidade com as normas pertinentes. Inspees regulares das portas corta-fogo devem ser procedidas com freqncia, para garantia do funcionamento das portas, com verificaes nas ferragens, cabos, polias e ligaes fusveis.
5.2.6.2 Sadas de emergncia em edifcios altos

As portas envolvidas no sistema de sadas de emergncia para a evacuao de pessoal (fluxo bsico), do tipo de abrir, tanto as sadas de emergncia como as de comunicaes internas do fluxo, devem: a) abrir no sentido de sada; b) situar-se de tal modo que, ao abrirem, no impeam as vias de passagem.
5.2.7.3 Portas verticais, de enrolar e giratrias

Os edifcios com altura superior a 20 m devem ser providos desse tipo de proteo, constando de acesso, escada enclausurada prova de fumaa e descarga e observando-se as condies mnimas a que devem obedecer os edifcios altos, conforme a NBR 9077.
5.2.6.3 Sinalizao do sentido de fuga

No so permitidas em comunicaes internas, como integrantes do sistema de sadas de emergncia.


5.2.7.4 Portas que conduzem s escadas

Deve ser provida uma sinalizao com indicao clara do sentido de sada. Preferencialmente deve ser do tipo luminosa e alimentada por acumuladores que devem funcionar automaticamente quando faltar energia da rede pblica. Deve ser em conformidade com os padres de simbologia das normas brasileiras que prevem essa sinalizao, contendo a palavra sada e o smbolo internacional padronizado pela OACI(2).
5.2.6.4 Sinalizao de sadas de emergncia

Devem ser dispostas de maneira a no diminuirem a largura efetiva dessas escadas.


5.2.7.5 Condies de permanente acessibilidade atravs de portas

Nenhuma porta de sistema de sada de emergncia deve, durante o perodo de operaes e trabalho normal permanecer fechada chave, aferrolhada ou presa.
5.2.7.6 Dimensionamento de nmero de sadas

Deve ser provida uma sinalizao com indicao clara da localizao da sada de emergncia. Preferencialmente deve ser do tipo luminosa e alimentada por acumuladores que devem funcionar automaticamente quando faltar energia da rede pblica, contendo a palavra sadae o smbolo internacional pela OACI(2).
5.2.6.5 Iluminao de sadas de emergncia

Os locais de trabalho e operao devem dispor de sadas em nmero suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrarem nesses locais possam abandonlos com rapidez e segurana, em caso de emergncia.
5.2.7.7 Largura mnima das sadas e corredores

Esse tipo de iluminao deve ser provida nas caixas da escada enclausurada prova de fumaa e atravs do sistema de evacuao de emergncia de pessoal. Preferencialmente, deve ser do tipo luminosa e alimentada por acumuladores que devem funcionar automaticamente quando faltar energia da rede pblica.
5.2.7 Critrios para planejamento de sadas de emergncia para a evacuao de pessoal

Deve ser de 1,20 m.


5.2.7.8 Distncias mximas de percurso para integrao ao sistema de sadas de emergncia

Como no mnimo, o planejamento do sistema de sadas de emergncia para a evacuao de pessoal, deve considerar o prescrito em 5.2.7.1 a 5.2.7.14.
5.2.7.1 Dois caminhos para a sada

As sadas devem ser dispostas de tal forma que entre elas e qualquer local de operao e/ou trabalho no se tenha de percorrer distncia maior do que 15 m nos de risco grande e 30 m de risco mdio ou pequeno. Essas distncias podem ser acrescidas de 50%, se houver instalaes de chuveiros automticos, e segundo a natureza do risco.
5.2.7.9 Circulao desimpedida

O requisito bsico a existncia de pelo menos dois caminhos para a sada de um edifcio ou de uma rea de incndio.
Nota: Existem algumas excees, tais como quartos individuais em hotis e escritrios, mas, como regra geral, a existncia de dois caminhos para a sada deve ser um requisito mnimo a ser observado.

Sempre que possvel deveriam nos casos de nveis diferentes, adotar-se rampas que concordem suavemente e, neste caso, deve ser colocado um aviso no incio da rampa, no sentido da descida, a exemplo do que se deveria fazer tambm quando estiver envolvido no sistema de sadas de emergncia escadas que devem ser bem iluminadas.

(2)

Organizao de Aviao Civil Internacional.

Cpia no autorizada

NBR 10720/1989

5.2.7.10 Escadas em espiral, de mos ou externas de madeira

f) sistema fixo de gs carbnico (CO2); g) sistema de chuveiros automticos e/ou sob comando; h) sistema de deteco e alarme; i) sistema de hidrocarbonetos halogenados; j) sinalizao e indicaes especficas que facilitem as operaes de combate a incndios e salvamento; l) sistema de comunicaes de emergncia (telefone, Bip, radiocomunicaes); m) seo contra icndio (SCI) do aeroporto quando justificvel em funo do trfego areo e, sempre que possvel, tambm equipada com CCI e bombeiros tambm voltados para a proteo das instalaes aeroporturias. 5.3 Exerccios simulados de incndio - Alerta Devem ser realizados exerccios simulados de incndio, com freqncia como parte dos programas e preveno de acidentes e de incndios, objetivando no s um adestramento do pessoal-chave responsvel por uma pronta, segura e ordeira evacuao do pblico como dos demais empregados atuando nas instalaes aeroporturias e reduzir o pnico por ocasio das situaes de emergncia e providenciando-se inclusive o isolamento da rea atingida.
5.3.1 Objetivos dos exerccios simulados

No devem ser consideradas como parte integrante de um sistema de sadas de emergncia. As escadas devem ser de material incombustvel e resistente ao fogo.
5.2.7.11 Degraus em corredores de circulao

No devem existir em um sistema de sadas de emergncia.


5.2.7.12 Material auxiliar de arrombamento

Devem ser previstos nas instalaes aeroporturias ferramenta e equipamento de arrombamento, para apoio s situaes de emergncia.
5.2.7.13 Velocidade de locomoo

A velocidade mdia segura de locomoo por fila e por minuto de 60 passos atravs de portas e corredores planos e 45 passos atravs de escadas.
5.2.7.14 Simulados para evacuao em edificaes

Treinamentos adequados asseguram sada ordeira sob controle e impedem o pnico. Devem ser realizados regularmente ensaios para a evacuao de pessoal. A ordem e o controle so os objetivos precpuos de ensaio. A velocidade de evacuao secundria. Durante os treinamentos devem ser enfatizadas as recomendaes gerais de como agir em caso de incndio.
5.2.8 Corta-chamas

Os exerccios simulados devem ser feitos periodicamente, objetivando: a) detectar imediatamente o incndio e acionamento dos alarmes; b) que o pessoal grave o significado do alarme; c) que a evacuao do local se faa em boa ordem; d) que seja evitado qualquer pnico; e) que sejam atribudas tarefas e responsabilidades especficas aos empregados (acionamento de alarmes, evacuao de pessoal, primeiros combates de incndio e isolamento da rea atingida); f) que seja verificado se a sirene de alarme foi ouvida em todas as reas.
5.3.2 Direo e coordenao dos exerccios

Os veculos e equipamentos com motores exploso, operando em ambientes com lquidos, gases ou vapores inflamveis, como por exemplo apoiando aeronaves, sempre sujeitos a operaes de abastecimentos de combustveis nos ptios de manobras, devem ser equipados com dispositivos corta-chamas nos respectivos escapamentos.
5.2.9 Tipos de meios de combate a incndio

Devem ser considerados nos projetos construtivos de novas instalaes aeroporturias e adaptaes nas existentes, os seguintes sistemas e equipamentos de combate a incndio, conforme venham a ser requeridos, em funo dos fatores referidos em 4.2.2: a) extintores portteis (manuais); b) extintores no portteis (sobre rodas e carretas); c) meios de alarme contra incndio sob comando; d) sistema de proteo por hidrantes de incndio; e) sistema de proteo por espuma;

Os exerccios devem ser realizados sob a direo de um grupo de pessoas capazes de prepar-los e dirigi-los, comportando um chefe e ajudantes em nmero necessrio, segundo as caractersticas do aeroporto.
Nota: O planejamento de um exerccio simulado deve ser como se fosse para um caso real de incndio.

Cpia no autorizada

NBR 10720/1989

5.3.3 Acionamento dos exerccios simulados

b) possibilidade dos aparelhos serem acionados inadvertidamente ou mesmo propositalmente; c) possibilidade dos aparelhos sofrerem danos ou ficarem obstrudos; d) exposio a temperaturas anormais, meio ambiente agressivo ou expostos ao tempo.
5.6.2.2 Em grande parte dos sistemas e equipamentos de proteo contra incndio, os servios de inspeo podem ser realizados inclusive pelo pessoal integrante do corpo de voluntrios especiais - CVE, previamente submetidos a um treinamento de orientao bsica; entretanto, os sistemas mais complexos requerem tcnicos especializados e treinados para essas tarefas. 5.6.3 Registro de irregularidades

Nas instalaes aeroporturias que mantenham equipes organizadas de bombeiros e/ou brigadas de combate a incndio e salvamento, os exerccios devem ser realizados periodicamente, de preferncia sem aviso, e aproximando-se o mais possvel das condies reais de luta contra o incndio.
5.3.4 Participaes nos exerccios simulados

Nas instalaes aeroporturias, mesmo que dotadas de SCI e brigadas de combate a incndio e salvamento, deve, sempre que possvel, ter grupos de empregados do corpo de voluntrios especiais - CVEs, notadamente guardas e vigilantes previamente treinados em combates iniciais de incndios, participando tambm nos exerccios simulados, para exercit-los no correto manejo do equipamento de proteo contra incndio e no seu emprego eficiente. 5.4 Organizao do corpo de voluntrios especiais CVE Objetiva a integrao dos meios de salvamento, de combate a incndio e de primeiros-socorros da comunidade aeroporturia e constante do plano de emergncia do aeroporto, atravs de aes previamente atribudas aos diversos grupos integrantes do corpo de voluntrios especiais - CVE - do aeroporto. 5.5 Programas de treinamento de combate inicial a incndio Esses treinamentos devem envolver, no mnimo uma vez ao ano, todos os empregados do aeroporto e, com maior freqncia, os guardas e vigilantes, e os integrantes das brigadas de combate a incndio e salvamento, e bombeiros da SCI. Sempre que possvel, deve ser utilizado equipamento de proteo contra incndio padronizado, usado nas instalaes aeroporturias e observando-se os procedimentos de tcnicas de combate a incndio. 5.6 Inspees dos sistemas e equipamentos de proteo contra incndio
5.6.1 Geral

Todas as vezes que forem observadas irregularidades, os extintores e equipamentos de proteo contra incndio devem ser recolhidos para manuteno e, obrigatoriamente, deve-se deixar outro aparelho do mesmo tipo e capacidade no local. Um relatrio de irregularidades deve ser imediatamente encaminhado para o servio de manuteno da organizao para tomar as providncias de reparos. 5.7 Manuteno Os sistemas de proteo contra incndio e respectivos equipamentos devem ser submetidos regularmente a programa de manuteno preventiva e, quando constatadas irregularidades, providncias de reparos devem imediatamente ser tomadas e, obriagatoriamente, deve-se deixar outro aparelho do mesmo tipo e capacidade no local. 5.8 Controle dos sistemas e equipamentos de proteo Deve ser estabelecido um controle dinmico dos sistemas e equipamentos de proteo contra incndio existentes em cada instalao aeroporturia. 5.9 Extintores de incndio Em todas as instalaes aeroporturias devem ser instalados extintores de incndio que obedeam s normas brasileiras, garantida essa exigncia pela aplicao nos aparelhos dos correspondentes selos de conformidade e ou Marca de Conformidade. Essa instalao de extintores de incndio necessria mesmo onde possam existir outros sistemas fixos mais complexos.
5.9.1 Instalao de extintores de incndio

A inspeo deve ser entendida inicialmente como verificao sumria dos extintores, sistemas e equipamentos de proteo contra incndios, nos prprios locais de sua permanncia. A inspeo deve ser feita pelo prprio pessoal do aeroporto com o objetivo de verificar se os aparelhos esto em perfeitas condies para o risco a proteger, se esto carregados, sinalizados, desobstrudos e livres de problemas que impeam o seu funcionamento normal.
5.6.2 Freqncias e pessoal de inspeo 5.6.2.1 A freqncia pode variar de acordo com as neces-

Constitui-se em uma distribuio planejada e devidamente sinalizada desses aparelhos nas instalaes aeroporturias a serem protegidas, obedecendo-se indicao do tipo de extintor, tipo de agente extintor e demais caractersticas, em relao aos seguintes princpios bsicos: a) classificao dos riscos a proteger; b) unidades extintoras; c) rea de proteo/distncia a percorrer;

sidades de cada instalao, riscos existentes, condies de trabalho. As condies a seguir podem recomendar inspees mais freqentes: a) risco elevado de incndio;

Cpia no autorizada

NBR 10720/1989

d) exigncias particulares; e) seleo segundo a classe de incndio; f) padronizao de extintores para uso nas instalaes aeroporturias.
5.9.2 Controle dos extintores de incndio

h) se os extintores esto apropriados em funo da classe de incndio, risco a proteger, rea de cobertura, distncia a percorrer e altura mxima de instalao; i) se os ensaios hidrostticos esto atualizados.
Nota: Anualmente ou por ocasio do carregamento, o extintor deve ser inspecionado interna e externamente e, em caso de avaria ou corroso constatada, proceder a uma vistoria no mesmo. 5.9.4 Manuteno e recarga de extintores

Os extintores de incndio devem ser rigorosamente controlados em ficha de controle de extintor, prpria, conforme determina a norma regulamentadora NR-23, conforme os modelos apresentados no Anexo A.
Nota: Este controle no exime o requisito obrigatrio de utilizao da etiqueta de servio afixada no extintor de incndio e dos lacres de recarga e de selos de conformidade com as normas brasileiras ou com marcas de conformidade. 5.9.3 Inspeo dos extintores

Nos extintores mantidos e recarregados conforme prescrevem as Normas e legislao vigentes para o assunto, devem ser apostos os lacres de regarga, por empresas ou organizaes concessionrias de Marca de Conformidade e colocadas as etiquetas de servio.
5.9.5 Periodicidade das manutenes e recargas

Cada extintor deve ser inspecionado visualmente a cada ms, examinando-se o seu aspecto externo, os lacres e manmetros, quando o extintor for do tipo pressurizado, verificando se o bico e vlvulas de alvio no esto entupidos. Essas inspees devem ficar registradas tambm na etiqueta de servio, pelo responsvel por sua execuo.
5.9.3.1 Os cilindros para gases expelentes dos extintores

Os extintores de incndio devem ser mantidos e/ou recarregados, obedecendo periodicidade para cada tipo de extintor e local de instalao e imediatamente quando constatada uma ou mais condies previstas nas normas e legislao vigentes ou um inadequado estado de conservao. Como uma norma geral, a cada perodo de um ano, o extintor de incndio deve ser submetido a um servio de manuteno e recarga.
5.9.6 Extintores de incndio instalados em equipamentos mveis de apoio s aeronaves em ptios de estacionamento

de presso injetada, bem como os extintores de CO2, devem ser pesados semestralmente e, se a perda de massa for superior a 10% de sua capacidade, deve ser providenciada a recarga.
5.9.3.2 As inspees dos extintores de incndio devem

ser a intervalos menores, se as circunstncias de trabalho exigirem. Nas inspees deve ser observado: a) se os extintores esto em seus devidos lugares; b) se o acesso e a visibilidade dos extintores no esto obstrudos; c) se o quadro de instrues est legvel e voltado para a frente; d) se a sinalizao e a identificao esto conforme Anexo B; e) se os lacres de recarga foram violados;

Devem sofrer manuteno a cada perodo de trs meses. Essa manuteno no caso dos extintores de p qumico, deve compreender tambm o peneiramento do agente extintor p qumico, a pesagem do gs expelente, inspeo do corpo, cilindro e das demais peas que compem o aparelho, conforme prescrevem as normas brasileiras e, para um melhor funcionamento destes extintores de p qumico, estes, mensalmente, devem ser retirados dos seus pontos de instalao e virados de cabea para baixo, pelo menos duas vezes. Esta prtica proporciona a descompactao do agente extintor existente no seu interior.
5.9.7 Extintores de incndio instalados em depsitos de

combustveis, terminais de carga, hangares, oficinas e reas de maior risco. Devem sofrer manuteno a cada perodo de seis meses, executada conforme especificado em 5.9.1 a 5.9.6.
5.9.8 Reviso peridica de extintores de incndio

f) se o nvel dos extintores com carga de gua e com cilindro de gs expelente esto em ordem, avaliando se esto mais abaixo ou acima que o normal; e o peso do cilindro de gs; g) se os extintores apresentam qualquer dano fsico, corroso, vazamento ou entupimento de bico, anotando a irregularidade e solicitando providncias manuteno;

Os extintores de incndio dos tipos portteis e no portteis devem ser revisados e submetidos a ensaios hidrostticos a cada perodo de cinco anos, realizados com Marca de Conformidade e com selos de conformidade e de vistoriados, apostos nos mesmos, inclusive com etiqueta de servio, realizados em organizaes credenciadas e controladas pelo rgo emissor da Marca de Conformidade.

Cpia no autorizada

NBR 10720/1989

5.9.9 Inspees, manutenes e vistorias orgnicas

5.10 Sistema de proteo por hidrantes de incndio Deve ser includo no projeto de construo das instalaes aeroporturias esse sistema e/ou adaptao do mesmo naquelas onde inexistem. Devem ser observados os requisitos gerais constantes nas normas e legislao vigentes sobre hidrantes e mangotinhos e especficos relacionados com instalaes com riscos especiais, como nos depsitos de combustveis de aviao. 5.11 Demais sistemas fixos de proteo contra incndio Devem ser instalados, conforme necessidades especficas das diversas instalaes aeroporturias envolvidas (por exemplo: casa de fora, depsitos de combustveis de aviao, terminais de carga area, hangares), observando-se as normas brasileiras existentes e, em sua ausncia, as normas internacionais aplicveis.

Os referidos servios podem ser realizados pelas oficinas de manuteno da organizao, por pessoal tcnico especialmente treinado pelo aeroporto. Esses servios devem observar os mnimos requisitos das normas brasileiras aplicveis.
5.9.9.1 Elementos bsicos dos servios de manuteno

Os trabalhos de manuteno devem compreender um complexo exame nos trs elementos bsicos dos extintores: a) nas portas mecnicas; b) nos agentes extintores; c) nos sistemas expelentes.

/ANEXO A

Cpia no autorizada

NBR 10720/1989

ANEXO A - Ficha de controle de extintor


A) FRENTE: FICHA DE CONTROLE DE EXTINTOR 1 RGO

2
MARCA NMERO

DADOS GERAIS
AGENTE TIPO FABRICANTE

N DOC. FISCAL

DATA

VALOR R$

LOCALIZAO

3
DATA

MANUTENO / UTILIZAO
REC. INSP. REP. EXECUTANTE N DOC. FISCAL VALOR R$ TREIN. INCEN.

CDIGOS DE (*) REPAROS

1- PISTOLA DIFUSOR 3- VLVULA DE SEGURANA 2 - MANGOTE 4 - VLVULA COMPLETA

5 - CILINDRO ADICIONAL 6 - PINTURA 7 - DIVERSOS

B) VERSO: 3
DATA REC. INSP. REP.

MANUTENO / UTILIZAO
EXECUTANTE N DOC. FISCAL VALOR R$ TREIN. I NCEN.

OBSERVAES

Cpia no autorizada

10

NBR 10720/1989

MARCA: ATIVO FIXO:

TIPO: LOCAL: H ISTRICO

EXTINTOR N ABNT N CDIGO E REPAROS INSTRUO INCNDIO 1- SUBSTITUIO DE GATILHO

DATA

RECIBO

INSPECIONADO

REPARADO

2 -SUBSTITUIO DE DIFUSOR

3 - MANGOTE

4 - VLVULA DE SEGURANA

5 - VLVULA COMPLETA

6 - VLVULA CILINDRO ADICIONAL

7 - PINTURA

8 - MANMETRO

9 -ENSAIO HIDROSTTICO

10 -RECARREGADO

11- USADO EM INCNDIO

12 - USADO EM INSTRUO

13 - DIVERSOS

CONTROLE DE EXTINTORES /ANEXO B

Cpia no autorizada

NBR 10720/1989

11

ANEXO B - FIGURAS

Figura 1

Cpia no autorizada

12

NBR 10720/1989

Figura 2

Cpia no autorizada

NBR 10720/1989

13

Figura 3

Cpia no autorizada

14

NBR 10720/1989

Figura 4

Cpia no autorizada

NBR 10720/1989

15

Figura 5

Das könnte Ihnen auch gefallen