Sie sind auf Seite 1von 11

MODA ESTATSTICA: RELAES CONCEITUAIS

Ancilla DallOnder Zat1

Resumo

Este trabalho visa uma reflexo sobre a base conceitual da moda estatstica, suas origens, processos de determinao, suas aplicaes e processo de aprendizagem. A moda uma estatstica descritiva que indica o valor que mais se repete num conjunto de valores. Karl Pearson utilizou esse termo pela primeira vez em 1895 influenciado pela expresso "estar na moda" quando alguma coisa era freqente. Pode ser obtida pela simples observao dos dados de um conjunto, pelo ponto mdio da classe modal de uma distribuio, ou por processos mais elaborados - grfico e frmula - de Czuber e de King e, ainda, pela relao emprica de Pearson. Esta faz uso das medidas de tendncia central: mdia, mediana e moda, aplicadas no clculo da assimetria e da curtose. Cada uma das medidas de tendncia central fornece uma viso parcial dos dados, por isso o pesquisador precisa verificar se o parmetro moda adequado ao objetivo de seu estudo investigativo. A moda caracteriza-se por sua aplicabilidade a todos os nveis de medida, especialmente aos dados categricos. um processo de aprendizagem muito rico ao envolver conceitos prvios e habilidades que se harmonizam num conjunto de relaes constitutivas da moda estatstica. Palavras-chave: Moda Estatstica. Tendncia Central. Aprendizagem.

Introduo Em estatstica denominam-se medidas de tendncia central: a mdia, a mediana e a moda. Essas medidas dependem da definio de centro de um conjunto de valores ou de uma distribuio que pode ser interpretada de vrias maneiras (BERQU et al, 1981). Podem indicar o salrio esperado que um trabalhador declara ao ser entrevistado, o salrio mais freqente na empresa ou, ainda, o valor salarial central abaixo do qual/acima do qual est situada a metade de todos os salrios pagos pela empresa. A moda, objeto deste artigo, " o valor que ocorre com maior freqncia num conjunto de dados, isto , o valor mais comum" (SPIEGEL, 1976, p. 74). A palavra "moda significa, no cotidiano, ser "muito usado" e segundo Clegg (1995) expressa com propriedade o significado da moda estatstica. Esta o valor que se repete o maior nmero de vezes, num conjunto de valores, isto , o mais freqente.
1

Doutoranda do Programa de Ps-Graduao em Educao da UNISINOS - ancila@italnet.com.br


529

So muito comuns expresses que mencionam a preferncia por determinado produto, maior audincia entre emissoras, obras mais vendidas, candidato mais votado, numerao de calados de maior procura e outras que passam a ideia de um valor mais freqente, estatisticamente denominado moda. Convm assinalar que a expresso a maioria num conjunto de dados, nem sempre representa a moda estatstica (HUOT, 2009). As obras de Estatstica so unnimes em referenciar o parmetro moda no clculo das medidas de assimetria e curtose, mas poucas oferecem seu tratamento estatstico. A referncia mais remota que se tem do uso da moda, citada por Wallis e Robert em sua obra Curso de Estatstica, o que se refere ao cerco dos plateus pelos peloponsios em 428 a.C. No inverno desse ano os plateus, juntamente com os atenienses, estavam sitiados pelos peloponsios e pelos becios. Armaram um plano para escaparem forando a passagem pelas muralhas inimigas. Para construir escadas que alcanassem a altura da muralha inimiga muitas pessoas contaram e recontaram, ao mesmo tempo, as camadas de tijolos. Ainda que algum errasse a contagem, a maioria haveria de ter acertado. Foi dessa forma que obtiveram o comprimento necessrio para as escadas alcanarem o objetivo. O termo moda foi utilizado pela primeira vez por Karl Pearson, em 1895, influenciado pela maneira de falar das pessoas ao afirmarem que tal objeto est na moda, com o significado de coisa mais freqente (GONALVES, 1978). Essa definio permite observar que um conjunto de valores pode possuir mais de uma moda. Diz-se que um conjunto unimodal, bimodal, trimodal ou plurimodal, de acordo com o nmero de modas que apresenta. A ausncia de uma moda caracteriza o conjunto como amodal. Encontra-se na estrutura das palavras, o conhecimento prvio para a construo conceitual da classificao dos conjuntos de valores em funo da presena ou ausncia da moda.

Desvendando os processos de determinao da moda Sendo a moda de um conjunto de dados o valor que mais se repete (BISQUERA et al., 2004) parece simples a sua identificao. Segundo Stevenson (1982, p. 23): "A moda funciona como medida descritiva quando se trata de contar dados". No caso de uma distribuio de freqncia a classe modal ser a que apresenta maior freqncia (20 25), no exemplo citado, pois contm o valor da moda na distribuio. O ponto mdio representativo da classe modal denominado moda bruta que no exemplo dado 22,5 peas dirias. Numa

530

distribuio de freqncia a classe modal nem sempre corresponde classe que contm a mediana. Karl Pearson observou a existncia de uma relao emprica que permite calcular a moda quando so conhecidas a mdia () e a mediana (Me) de uma distribuio moderadamente assimtrica. Essas condies satisfazem a relao emprica Mo = 3 Me - 2 que, no exemplo apresentado, corresponde a Mo = 3(23,08) - 2(23), ento Mo = 23,24 peas. Esse processo supe o domnio conceitual simetria/assimetria, emprica, o clculo da mdia aritmtica e da mediana. Em uma distribuio simtrica as trs medidas - , Me, Mo - so exatamente iguais. Convm lembrar que a frmula de Pearson pode ser empregada com bons resultados quando os valores da mdia e da mediana forem conhecidos e a distribuio no for muito simtrica. Considere-se a distribuio das vendas dirias do setor de peas de uma determinada loja para explicitar os processos de clculo da moda indicados.

Tabela 1: Distribuio de vendas dirias

Moda bruta = 22,5 peas

X=

Xifi fi

X=

1840 80

X = 23 peas

Mdia =
Xifi = somatrio dos produtos freqncia por ponto mdio classe a classe fi = somatrio da fi. (total)

531

fi = + Me Po = li 2 Po = 40 onde
= + Me 20 Me = 20 + 3,076Me 23,08

Para a mediana: Me = mediana li = limite inferior da classe de localizao da Me Po = localizao da classe da Me fai = freqncia acumulada classe inferior da Me fi= freqncia simples da classe da Me h = intervalo de classe

Moda = 3(Me) 2() Moda = 3(23,08) 2(23) Moda 23,24 peas

Desejando-se obter a moda com mais exatido, empregam-se os processos de Czuber e King, os quais apresentam possibilidade de determinao grfica e um raciocnio matemtico em suas formulaes. Czuber desenvolve uma forma mais aproximada para o clculo da moda partindo de um processo grfico. Para determinar graficamente a moda Czuber parte do histograma (Figura 1), utilizando os trs retngulos correspondentes classe modal e s classes adjacentes. A moda ser o valor do limite inferior da classe modal acrescida de um valor "X" determinado pela interseco dos segmentos (que une o limite superior da classe que antecede a classe modal ao limite superior da classe modal) e (que une o limite inferior da classe modal ao inferior da classe posterior modal). Portanto: Mo = li + X.

532

Figura 1: Processo grfico de Czuber para determinao da moda.

A observao da figura do histograma mostra o uso dos conceitos prvios de semelhana entre os tringulos, de proporcionalidade e a hiptese de Czuber: ''A moda divide o intervalo da classe modal em distncias proporcionais s diferenas entre a freqncia da classe modal com a freqncia das classes adjacentes".

X = 1 h - X 2
ento: 2.X = 1(h - X) 2.X = 1h - 1X 1X + 2X = 1h X(1 + 2) = 1h

Fazendo-se: fmo = freqncia modal fan = freqncia anterior modal fp = freqncia posterior modal h -= intervalo de classe li = limite inferior da classe modal Mo = moda

X=

1h 1 + 2

ou

X=

1 .h 1 + 2

e sabendo que:

1 = fmo fan 2 = fmo fp substitui-se pelas equivalncias

533

ento
fmo = X 2fmo -

fmo = X fan fmo -

e como Mo = li + x, substituindo-se X pelo seu valor, tem-se a frmula de Czuber: Mo = li + fmo - fan .h 2fmo - (fan + fp)

O processo grfico de Czuber embasa o processo matemtico, e sua construo formal requer o conhecimento de conceitos prvios de geometria, proporcionalidade e fatorao. No exemplo da distribuio da freqncia das peas vendidas, a moda de Czuber indica:
Mo = + 20 52
= + Mo 20 = Mo 20

Mo = 20 + 2,8

Mo = 22,8 peas

O estudante familiarizado com o clculo pode encontrar a frmula de Czuber atravs da parbola construda de modo a passar pelos pontos mdios da classe modal e das classes adjacentes a ela. O processo de W. I. King apresenta sua forma geomtrica de determinao atravs do histograma conforme a Figura 2. Percebe-se que a Mo = li + X. Traando, na figura, em continuidade ao segmento do limite superior da classe modal, a projeo do limite inferior da classe modal, tem-se que faz interseco com o eixo da abscissa escala numerada - onde se l a moda das peas vendidas.

534

Figura 2. Processo grfico de King para determinao da moda.

A proposta de King pouco difere da de Czuber baseada nos conceitos de semelhana entre os tringulos e proporcionalidade. Retoma-se a ideia de a moda ser equivalente ao valor do limite inferior da classe modal acrescido de um valor "X" correspondente ao segmento entre o limite inferior da classe modal e o ponto de interseco com o eixo da abscissa. O processo de clculo baseia-sena proporcionalidade pela semelhana dos tringulos de acordo com a figura acima e na hiptese de King: ''A moda divide o intervalo da classe modal em distncias inversamente proporcionais s freqncias das classes adjacentes".

X = 1 h - X 2

sendo que:

1 = fp 2 = fan

fp = freqncia da classe posterior modal fan = freqncia da classe anterior modal

535

X. 2 = 1(h - X) X2 = 1h - 1X 1X + 2X = 1h X(1 + 2) = 1h
= X 2

= X + ento: fp

e substituindo-se X na relao inicial Mo = li + X, temos que:


= + Mo li

Para a deduo desta frmula para dados agrupados em classes de freqncia o autor utilizou os mesmos conceitos prvios do processo de Czuber. A moda de King para o exemplo das peas vendidas indica:

= + Mo 20 = Mo 20

Mo 20 + 2,77 Mo 22,77 peas

As propostas de Czuber e King para a moda elaborada apresentam certa similaridade em seu raciocnio e diferem no que se refere s freqncias. King baseia-se na influncia das freqncias adjacentes sobre a classe modal, e Czuber leva em considerao no apenas as freqncias das classes adjacentes, mas tambm da freqncia da classe modal, segundo Madsen Barbosa (p.99). Observa-se que os valores extremos no afetam o clculo da mesma. Foi possvel verificar nos exemplos dados que o clculo da moda no apresentou os mesmos resultados, o que geralmente ocorre em virtude do processo adotado.

536

A moda estatstica: relaes conceituais Os processos elaborados para determinao da moda estatstica incluem as respectivas frmulas, comumente decoradas para efeito de aplicao. A compreenso do processo do qual se origina a frmula em sua culminncia um conceito que pode ser aprendido melhor e significado pelo aprendente. Evitar-se-ia, o fenmeno escolar to comum da cristalizao do saber na memria, do saber decorado, ... superado interdisciplinares (ETGES, 1995, p. 79). Esta viso remete ao conceito de moda, onde, a presena de conceitos de reas especficas se harmonizam de forma coerente e singular para a compreenso adequada do parmetro estatstico que o termo denomina. Um episdio interessante da Histria revela suas origens numa aplicao inusitada. As reas da confeco e de calados usam o termo moda associado s tendncias sazonais. Outro conceito, o de centro pode ser inferido de vrias formas, inclusive na idia geomtrica de centro, que pode ou no ter presena una ou mltipla. A Lngua Portuguesa contribui para decodificar a classificao modal de um conjunto de valores ou de uma distribuio de freqncia: da presena de uma nica moda unimodal, duas modas bimodal, trimodal trs modas, multimodal ou plurimodal muitas modas, at a ausncia de uma moda quando se atribui a designao amodal. A idia de moda se faz presente no cotidiano, sendo estudada no Ensino Mdio e em cursos cuja disciplina consta do currculo em consonncia com suas finalidades. Geralmente, proposto o estudo da moda pelo processo emprico de Pearson, usando a mdia matemtica e a mediana para a determinao da moda. Esto presentes no processo conceitos oriundos da Matemtica a mdia da Estatstica a mediana e de emprico por derivar da experincia. Ao estudar os processos de Czuber e King para determinar a moda grfico e frmula contempla-se a construo grfica e sua interpretao. Na demonstrao dos processos buscase na matemtica a ferramenta e o raciocnio argumentativo atravs da proporcionalidade, da semelhana de tringulos, com aplicaes algbricas e a definio das frmulas dos respectivos autores. As relaes descritas evidenciam a importncia do docente formar-se na estrutura epistemolgica de sua(s) disciplina(s) bem como na histria e filosofia da cincia... para que seja capaz de ensinar as disciplinas de modo que provoquem a compreenso conceitual das mesmas (GIMENO E PREZ GMEZ, 1998, p.355). pelos processos propriamente

537

10 Consideraes finais A moda faz parte das medidas de tendncia central-mdia, mediana e moda - utilizadas na anlise da assimetria/simetria e curtose. um parmetro fcil de calcular e no afetada pelos valores extremos, mas seu valor fortemente afetado pela maneira como as classes so constitudas. Segundo Bunchaft e Kellner (1997, p.119): "A moda tem como caracterstica importante a sua aplicabilidade a todos os nveis de medida - nominal, ordinal e intervalar sendo seu emprego desejvel em se tratando de dados em categorias, ou seja, distribuies de variveis qualitativas". A utilizao da moda estatstica no ramo de confeces e caladista indica os tamanhos mais usuais e na empresa o salrio predominante, entre outras aplicaes. Na escola, pode assinalar a predominncia da evaso escolar ou outros fenmenos que meream ser pesquisados. Ao pesquisador cabe a tarefa de identificar em que situao deve usar a moda como medida descritiva ou na pesquisa de natureza qualitativa. Sugere-se ao professor no ensino explorar as ricas possibilidades conceituais prvias e em construo na aprendizagem da moda, em suas relaes constitutivas.

538

Referncias

BERQU, Elza Salvarori et al. Bioestadstica. So Paulo: EPU, 1981. BISQUERA, Rafael et al. Introduo estatstica: enfoque informtico com o pacote estatstico SPSS. Porto Alegre: Artmed, 2004. BUNCHAFT, Guenia; KELLNER, Sheilah R. Oliveira. Estatstica sem mistrios. V. I. 2.ed. Petrpolis: Vozes, 1997. CLEGG, Frances. Estatstica para todos. Lisboa: Gradiva, 1995. ETGES, Norberto J. Cincia, interdisciplinaridade e educao. In: Jantsch, Ari P.; Bianchetti, Lucdio (orgs). Interdisciplinaridade: para alm da filosofia do sujeito. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. GIMENO, Sacristn J.; PREZ GMEZ, A.I. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. GONALVES, Fernando A. Estatstica descritiva. 2.ed. So Paulo: Atlas, 1978. HUOT, Rjean. Mtodos quantitativos para as cincias humanas. Lisboa: Piaget, 1999. MADSEN BARBOSA, Ruy. Estatstica elementar. V. 1. So Paulo: Benetti, s.d. SPIEGEL, Murray R. Estatstica. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1976. STEVENSON, William. Estatstica aplicada administrao. So Paulo: Harper & Row do Brasil, 1981. WALLIS, W Allen; ROBERT, Hary V. Curso de estatstica. V. 1. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, s.d.

539

Das könnte Ihnen auch gefallen