Sie sind auf Seite 1von 19

Sala: Ord. Sala: Ord.

Geral:

Inscrio: Nome: CPF: Identidade: Data de Nascimento: Regio:

PROVA TIPO: A

CONCURSO PBLICO DESTINADO AO PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAO DE CADASTRO DE RESERVA PARA O CARGO DE AGENTE DE SEGURANA PRISIONAL DA SECRETARIA DA SEGURANA PBLICA DO ESTADO DE GOIS
EDITAL N 003/2009, DE 10 DE SETEMBRO DE 2009

PROVA DE CONHECIMENTOS

AGENTE DE SEGURANA PRISIONAL

INSTRUES Verifique se este caderno contm 60 questes de mltipla escolha, sendo 20 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Especficos. Verifique, na Folha de Respostas das questes objetivas, se o seu nome e nmero do documento de identificao esto corretos. Em cada questo, voc deve assinalar somente uma das alternativas. Ser anulada a questo que contiver emenda, rasura ou, ainda, a que apresentar mais de uma alternativa assinalada na Folha de Respostas. Ao marcar a alternativa correta na Folha de Respostas, use caneta esferogrfica de tinta preta, ponta grossa. A durao total da prova de 4 horas e 30 minutos. Este tempo inclui a elaborao da dissertao e a marcao da Folha de Respostas das questes objetivas. Ao terminar a prova, entregue, obrigatoriamente, ao Fiscal de Sala a sua Folha de Respostas das questes objetivas e a Folha da Dissertao. Neste momento, obrigao do candidato destacar a identificao da Folha de Respostas e a da Folha da Dissertao. Leia, na pgina 16, as instrues para a Prova Discursiva (Dissertao). Voc s poder levar o Caderno de Prova aps transcorridas 3 horas e 30 minutos do incio da prova. Os 3 (trs) ltimos candidatos de cada sala s podero ser liberados juntos.

Execuo:

Data:

Horrio:

_________________________________________ Assinatura do Candidato

Concurso Pblico para Secretaria de Segurana Pblica do Estado de Gois

Agente de Segurana Prisional Prova A

Conhecimentos Gerais
01
Identifique a alternativa que apresenta caractersticas da linguagem coloquial oral. a) A roupa que ela comprou j est fora de moda. b) Fao questo de t-los l em casa no domingo. c) Vou praia neste fim de semana. d) Espero que expectativas. tenha me aproximado de suas

03
TEXTO Todo santo dia, Miguel me pede um irmo. Estou enrolando tanto que outro dia ele disse que agora serve uma irm. Agora nem pensar... Nvea Stelmann, atriz (Quem acontece, 18 set. 2009) Com base na noo de pressuposio, assinale a alternativa cujo contedo NO pressupe a informao do texto acima. a) Miguel prefere um irmo a uma irm. b) Miguel quer um irmo. c) Miguel quer uma irm. d) A me de Miguel prefere um filho a uma filha. e) A me de Miguel no quer ter filhos agora.

e) Tem um psicanalista que eu gosto muito.

02
Leia atentamente os enunciados abaixo. I. O aprendizado nosso de cada dia. (Nova Escola, ago. 2009). II. Tem um monstro no meio da histria. (Nova Escola, ago. 2009). III. Cozinho, logo penso. (Veja, 30 set. 2009). IV. O que os olhos veem o corao sente. (Veja, Suplemento publicitrio). Com relao aos enunciados apresentados acima, CORRETO afirmar que a) em todos eles h uma meno explcita a suas fontes, constituindo-se, pois, em exemplos de citaes. b) em todos eles h presena de um texto que faz parte da memria social ou da memria discursiva do leitor. c) todos eles apresentam marcas lingusticas de uma enunciao proverbial. d) todos eles foram submetidos a uma operao de natureza lingustica alterao da ordem dos elementos. e) todos eles se caracterizam por supresso de elemento contido no texto-fonte.

04
TEXTO

(Fonte: http://blog.pandora.art.br/2009/04/03/charge-sobre-a-prisaoda-dona-da-daslu/)

Assinale a alternativa em que o conjunto das afirmaes sobre a charge est CORRETO. I. O texto aceita duas possibilidades de leitura. II. O texto faz uma crtica polcia. III. O texto apresenta um item lexical que funciona como fonte geradora de ambiguidade. IV. No texto, as reticncias assinalam uma ideia implcita que cabe ao leitor completar. V. No texto, o elemento s funciona como uma palavra denotativa de incluso.

a) I III IV b) I II V c) II III IV d) II IV V e) I III V 1

Concurso Pblico para Secretaria de Segurana Pblica do Estado de Gois

Agente de Segurana Prisional Prova A

05
TEXTO

06
As palavras se definem umas em relao s outras. Razo por que estabelecem diversos tipos de relao entre si. Considerando esta realidade da lngua, assinale a alternativa que expressa CORRETAMENTE a relao existente entre os trs pares abaixo (observada a direo da seta). liquidificador mesa violino eletrodomstico moblia instrumento

a) antonmia b) paronomsia c) hiperonmia d) hiponmia e) homonmia

Leia o texto abaixo e responda as questes 7, 8 e 9. TEXTO OS OLHOS BRASILEIROS DE DARWIN Quando o alemo Fritz Mller chegou ao interior de Santa Catarina, em 1852, era como se pousasse em outro planeta. Um planeta onde ele realizou estudos minuciosos, que lhe renderam fama internacional e o apelido de prncipe dos exploradores- cortesia de seu dolo e f, Charles Darwin. O fascnio pela fauna e flora abaixo do Equador foi o que atraiu o mdico e filsofo de 31 anos ao vale do Itaja. [...] Tudo lhe interessava: dissecou plantas para entender a composio de seus rgos, descreveu a organizao social das formigas, analisou os hbitos de guas-vivas e pssaros [...]. Entre crustceos, insetos, aves e plantas, o alemo identificou 248 novas espcies. Boa parte dessas descobertas foi divida com um correspondente muito especial: entre 1865 e 1882, Mller e Charles Darwin trocaram 70 cartas. No se sabe quem escreveu primeiro, mas o bromance comeou em 1864, quando Mller publicou na Alemanha Fr Darwin (Para Darwin), conjunto de suas observaes cientficas defendendo a Teoria da Evoluo. O ingls encomendava vrias pesquisas a Mller e maravilhava-se ao ver a preciso com que o alemo desenhava plantas e dissecava animais. Em 1881, lhe escreveu: No acredito que haja algum no mundo que admire seu zelo pela cincia e seu grande poder de observao mais do que eu. Alm de ser uma honra ajudar o autor de A Origem das Espcies (1859), bombava o currculo: Darwin remetia os estudos de Mller a outros cientistas e promovia sua publicao na Europa. Apesar de distante, Fritz Mller estava includo na comunidade cientfica.
(Texto adaptado) (Fonte: Superinteressante, jun. 2009)

(Fonte: Veja, 23 set. 2009).

Nas acepes 1, 2 e 3 do verbete CASA, predomina a funo da linguagem: a) referencial b) ftica c) potica d) metalingustica e) conativa

Concurso Pblico para Secretaria de Segurana Pblica do Estado de Gois

Agente de Segurana Prisional Prova A

07
Assinale a alternativa em que todos os elementos retomam, no texto, Fritz Mller. a) ele, prncipe dos exploradores, mdico, alemo, seu, suas. b) ele, lhe, mdico, filsofo, ingls, seu, sua. c) ele, lhe, f, mdico, filsofo, ingls, seu. d) ele, mdico, filsofo, alemo, seu, suas, um correspondente. e) ele, lhe, prncipe dos exploradores, alemo, se, eu.

TEXTO

08
No texto, o vocbulo bombava (5 pargrafo) representa uma marca de oralidade. De uso corrente entre os jovens, o verbo bombar vem sendo registrado na escrita, principalmente em sites da Internet e em textos jornalsticos, com vrios sentidos. Considerando esta realidade, identifique a alternativa em que o verbo bombar aparece com o mesmo sentido do texto. a) Ae torcida vamos bombar issu aqui! ja vou chamar a galera no twitter!
(http://flamengo.futebol-clube.com/node/6)

b) Latino ataca de forr para bombar no Vero 2010


(www.ego.globo.com)

(Fonte: Nova Escola, maio/ 2009).

c) O ki devo fazer para no bombar na prova escrita e de volante carro e moto???


(http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080821043340AAtdZDu)

d) O uso de anabolizantes para bombar o corpo pode ser uma viagem sem volta.
(http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=340917).

10
A argumentao um jogo lingustico que objetiva convencer o interlocutor a aceitar uma ideia ou atitude, a fazer o que lhe proposto. Para tanto se utiliza de estratgias persuasivas que visam promover a veracidade textual. Considerando estas ideias, assinale a alternativa CORRETA quanto construo da argumentao do texto acima. a) A estratgia persuasiva utilizada no texto centra-se no receptor, j que cria uma imagem favorvel deste. b) A estratgia persuasiva utilizada no texto baseada no canal, tendo em vista que valoriza o veculo transmissor da mensagem e permite assegurar a veracidade do discurso. c) A estratgia persuasiva utilizada no texto baseada no referente, aponta dados e provas que corroboram a tese desenvolvida. d) A estratgia persuasiva utilizada no texto centra-se no emissor, uma vez que cria uma imagem favorvel deste. e) A estratgia persuasiva utilizada no texto baseada na mensagem, pois procura convencer seu interlocutor por meio de uma articulao textual bem elaborada.

e) Por acaso sabem dizer a que horas comea a bombar esse reggae?!?!?
(http://www.festivaisverao.com/Festivais/sumol-summer-fest.html?cpage=10)

09
O elemento coesivo que estabelece a conexo entre os pargrafos 4 e 5 do texto introduz a) uma retificao. b) uma explicao ou justificativa. c) um argumento decisivo apresentado como um acrscimo. d) argumentos que levam a concluses opostas. e) uma generalizao do que foi dito anteriormente.

Concurso Pblico para Secretaria de Segurana Pblica do Estado de Gois

Agente de Segurana Prisional Prova A

11
Definir uma regio significa, sobretudo, ordenar, classificar, hierarquizar. A explorao do ouro alargou o territrio colonial. Gois, como regio, fruto desse processo, pois a (as) a) explorao do ouro exigia um investimento de vulto em homens e maquinrios destinados a retirar o metal das profundezas da terra. A posse de escravos definia o sucesso da empresa mineradora. b) descobertas seguiam o impulso incontrolvel da cobia. A criao das vilas reafirmou o livre domnio dos mineiros em confronto direto com as autoridades metropolitanas. c) riqueza do ouro propiciou o entrelaamento de interesses econmicos entre mineiros e roceiros, valorizando assim as atividades agrcolas e pastoris que assumiram importncia vital para a economia goiana nos sculos XVIII e XIX. d) riqueza do ouro era apropriada por aqueles que se aventurassem pelo serto goiano. Escravos fugidos se transformaram em ricos proprietrios de datas de terra, demarcando um tempo de mobilidade social. e) descobertas de ouro anunciavam novos territrios a explorar, anunciavam tambm desordens e disputas. Vila Boa de Gois foi criada para assegurar o domnio das autoridades portuguesas sobre a regio.

13
Com a revoluo de 1930 redefine-se a estrutura poltica republicana por meio do fortalecimento do papel do Estado. Em 1937, o presidente Vargas lana como projeto a conquista do interior do Brasil, a Marcha para o Oeste. Nesse contexto, em Gois se destaca a) o conflito pela posse da terra em Trombas e Formoso. b) o projeto de mudana da capital para Goinia, projeto idealizado e financiado pela ditadura estadonovista. c) o projeto da Colnia Agrcola Nacional de Gois (CANG) que deu origem ao municpio de Ceres, em 1942. d) a valorizao das terras de cerrado para o plantio de soja. e) a invaso de terras destinadas colonizao pelos movimentos sociais no campo.

14
No centro de Goinia, no cruzamento das duas principais avenidas, percebe-se o monumento do bandeirante Anhanguera, uma doao dos estudantes de direito de So Paulo para a nova capital, expressando: I. O culto ao passado de homens e expedies que percorreram o serto goiano. II. O desejo dos paulistas de reverenciar sua presena na construo da memria histrica de Gois. III. A identidade da cultura goiana com a paulista. IV. O esquecimento da ao bandeirante contra os ndios que habitavam a regio. Analise se as assertivas acima esto certas (C) ou erradas (E) e, em seguida, indique a sequncia CORRETA. a) C, E, E, E b) C, E, C, E c) E, C, C, C d) C, C, E, C e) C, C, C, C

12
A formao da estrutura poltica no estado de Gois se definiu a partir da relao entre os setores dominantes e a ordem poltica nacional. Analise as afirmaes a seguir: Com o fim do sistema colonial, Gois se fez Provncia. Nos primeiros anos do imprio temia-se, sobretudo, que tropas portuguesas aquarteladas no Par chegassem a Gois. Temia-se tambm a fragilidade das fronteiras na regio de Mato Grosso. II. A proclamao da Repblica em Gois redefiniu a ordem oligrquica. O domnio familiar cedeu terreno aos anseios das camadas mdias e dos pequenos proprietrios. III. O pacto federalista republicano ampliou o poder das oligarquias. A exploso de sangrentos conflitos se fez notar em So Jos do Duro, caso transposto para fico por Bernardo lis, em O Tronco. IV. A mudana da capital de Gois para Goinia, proposta por Pedro Ludovico Teixeira, foi uma decorrncia da limitao do meio geogrfico: o clima e a topografia da cidade de Gois eram impeditivos ao desenvolvimento do estado. Esto CORRETAS a) b) c) d) e) II e III. I e III. III e IV. II e IV. I e IV. 4 I.

Concurso Pblico para Secretaria de Segurana Pblica do Estado de Gois

Agente de Segurana Prisional Prova A

15
Os historiadores e intelectuais ao investigarem a histria de Gois, no s explicam, mas criam modos de ver e de pensar o passado. Esses modos, por sua vez, organizam modos de ver e interpretar o presente, ponto de partida de toda investigao histrica. Analise se as alternativas abaixo esto certas (C) ou erradas (E). I. A interpretao da longa crise do ouro em Gois, cuja durao alcana mais de um sculo, representou uma estratgia para chamar a ateno das autoridades para a necessidade de investimentos na regio. II. A rpida reconverso da economia mineira em uma economia agropastoril um indicador da fragilidade das interpretaes decadentistas. III. Ao investigar o lento processo de crise da minerao, a historiografia valorizava as conquistas do presente e reafirmava a presena de um tempo que resistia modernizao. IV. O investimento da historiografia em ressaltar os elementos modernos no passado goiano indicava o desejo de romper com a identidade rural do Estado. V. A forte presena da msica sertaneja um indicador do domnio das atividades rurais sobre as urbanas em Gois. Est CORRETO o que se afirma em a) I, III e IV. b) II, III e V. c) I, IV e V. d) I, II e III. e) II, IV e V.

17
Identifique as habilidades que, segundo Costa (2007), so importantes para que o facilitador assuma o papel de lder. Em seguida, marque a alternativa CORRETA. I. Ouvir e comunicar-se com os outros. II. Trabalhar com os outros, diagnosticar situaes diferentes e colocar-se no lugar dos outros. III. Manter a flexibilidade na ao, intervindo segundo as necessidades. IV. Contribuir nas mudanas sociais, respeitando a liberdade individual dos membros do grupo. V. Observar atentamente as foras sociais e psicolgicas que atuam no grupo. a) Somente II e V esto corretos. b) Somente I, III e IV esto corretos. c) Somente III, IV e V esto corretos. d) Somente I, II e III esto corretos. e) I, II, III, IV e V esto corretos.

18
A Empatia uma das habilidades necessrias no processo comunicacional como um todo. Em casos especficos, como atendimento ao pblico/clientes, atendimento telefnico e outros, ela se torna indispensvel, podendo-se assim, entend-la como a) conjunto de fatores dinmicos que determinam a conduta de um indivduo. b) transmisso intelectual ou no, de informaes destinadas a informar ou influenciar um indivduo ou grupo de receptores. c) aptido do indivduo para compreender as relaes existentes entre os elementos de uma situao, adaptando-se a ela, a fim de realizar seus prprios fins. d) compreenso intelectual de uma pessoa por outra pessoa, associada capacidade de sentir como o outro se sente. e) conduta psicolgica complexa pela qual um indivduo organiza suas sensaes e toma conhecimento do real.

16
Em um processo comunicativo ocorre a transmisso de informaes, em que a linguagem intervm em dois polos, de modo que as produes verbais e noverbais do emissor e do receptor influem no comportamento geral de um e de outro. Neste particular, para que se efetive a troca de informao, indispensvel que a) o uso de sinais lingusticos possa, no mnimo, fazer parte do sistema de produo verbal do receptor. b) o emissor e o receptor possuam o mesmo nvel interacional e instrucional. c) os interlocutores atribuam sentidos semelhantes aos sinais lingusticos empregados. d) a transmisso de mensagens seja baseada somente num sistema de produo no-verbal. e) as mensagens no-verbais enviadas sejam inicialmente apresentadas atravs de um sistema de produo verbal.

Concurso Pblico para Secretaria de Segurana Pblica do Estado de Gois

Agente de Segurana Prisional Prova A

19
A expresso Dinmica de Grupo surgiu pela primeira vez num artigo publicado por Kurt Lewin, em 1944, no qual tratava da relao entre teoria e prtica na Psicologia Social. Nesse artigo, Lewin afirmava que, para se trabalhar com grupo, preciso a) aplicar dinmicas de grupo como forma de conhecer a natureza e funcionamento do indivduo e sua relao consigo mesmo, durante a formao e o tempo de durao do grupo. b) conhecer a natureza e funcionamento dos grupos, bem como a relao do indivduo com o grupo e do grupo com a sociedade. c) estabelecer vnculos com os membros do grupo, independentemente da atuao e da interveno do facilitador. d) propiciar um clima organizacional no qual os membros que pertencem ao grupo possam entender e compreender os vnculos estabelecidos durante a aplicao da dinmica. e) atuar inicialmente sobre o indivduo, para que somente algum tempo depois o mesmo se permita estabelecer novos vnculos, ou seja, novas relaes sociais.

Conhecimentos Especficos
21
Apesar dos entes federativos serem autnomos em face do que dispe a Constituio Federal, ainda assim existe possibilidade de interveno de um ente em outro. A ttulo de exemplo, a Unio intervir nos Estados visando a) reorganizar as finanas da unidade da Federao que deixar de entregar aos Municpios receitas tributrias fixadas nesta Constituio, por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de fora maior. b) defender a paz. c) aprovar o estado de defesa e a interveno federal, autorizar o estado de stio, ou suspender qualquer uma dessas medidas. d) prover a execuo de lei, ordem ou deciso judicial. e) assegurar a observncia do princpio constitucional do direito da pessoa humana.

22
So inelegveis: a) Os condenados por improbidade administrativa. b) Os maiores de setenta anos. c) Os condenados criminalmente. d) Os analfabetos. e) No territrio de jurisdio do titular, parentes consanguneos ou afins, at o terceiro grau, do prefeito municipal.

20
Dentre os objetivos e caractersticas abaixo, identifique o que no pode ser considerado como fundamental para uma boa atuao de um facilitador de grupo. a) Levantar dados sobre os membros dos grupos e promover o crescimento dos mesmos, tendo o cuidado de se proteger das relaes que ali podem se estabelecer. b) Estar atento ao sistema grupal, observando, colhendo dados e agindo ou interferindo nesse sistema para uma maior clareza do grupo. c) Promover o crescimento do grupo, medida que ele est disponvel para crescer com o grupo. d) Levantar os objetivos dos componentes do grupo e facilitar o atendimento das necessidades detectadas. e) Ter conhecimento terico e prtico das relaes interpessoais e grupais, mas no usar tais conhecimentos como escudo para se proteger das relaes com o grupo.

23
De acordo com os Direitos e Garantias fundamentais previstos no art. 5 da Constituio Federal, CORRETO afirmar que: a) Os tratados e convenes internacionais que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. b) As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata, desde que estejam devidamente regulamentadas. c) Segundo o STF, o limite de idade para inscrio em concurso pblico somente comporta legitimidade quando justificado pela natureza do cargo a ser preenchido. d) A violao do domiclio legal, sem o consentimento do morador, poder ser realizada durante a noite, desde que precedida de deciso judicial, somente nos casos de desastre, ou para prestar socorro. e) A violao das comunicaes telefnicas pode ser realizada em processo administrativo, desde que precedida de deciso judicial. 6

Concurso Pblico para Secretaria de Segurana Pblica do Estado de Gois

Agente de Segurana Prisional Prova A

24
Preza o art. 24 da Constituio Federal, que compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar CONCORRENTEMENTE sobre a) direito penitencirio, e procedimentos em matria processual, sendo que no mbito da legislao concorrente, a competncia da Unio limitar-se- a estabelecer normas gerais. penal, processual, penitencirio, e b) direito procedimentos em matria processual, sendo que no mbito da legislao concorrente, a competncia da Unio limitar-se- a estabelecer normas gerais. c) direito penal e processual, sendo que no mbito da legislao concorrente, a competncia da Unio limitar-se- a estabelecer normas gerais. d) direito penal e penitencirio, sendo que no mbito da legislao concorrente, a competncia da Unio limitar-se- a estabelecer normas gerais. e) direito processual e penitencirio.

26
De acordo com a Constituio Estadual do Estado de Gois, a Poltica Penitenciria, que objetiva a humanizao do sentenciado, a) somente tem interesse na segurana e integridade fsica do preso. b) no pode assegurar ao condenado o pleno exerccio dos direitos no atingidos pela condenao. c) pelo princpio de que todos so iguais, veda que a pena seja cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito. d) deve garantir a prestao de assistncia jurdica aos condenados. e) no pode garantir aos sentenciados, como etapa conclusiva do processo de reintegrao social, oportunidades de trabalho produtivo condignamente remunerado.

25
No que tange acumulao de cargos pblicos, CORRETO afirmar que: a) O cargo de agente de segurana prisional do Estado de Gois-GO poder ser exercido cumulativamente com outro cargo pblico de professor, desde que tenha compatibilidade de horrio. b) Mdicos e tambm outros profissionais da rea da sade podem acumular, considerando-se a regra da compatibilidade de horrios e o limite de acumulao que de dois cargos, desde que o cargo ou emprego seja privativo e com profisso regulamentada. c) Em regra, a acumulao remunerada ou no, mesmo que transitria, proibida. d) A proibio estende-se a empregos e funes pblicas de autarquias e fundaes, mas no abrange sociedades de economia mista, uma vez que estas so regidas, em regra, por normas de direito privado. e) A regra de observncia facultativa pelos EstadosMembros e Municpios.

27
Nos exatos termos da lei, CORRETO afirmar que a execuo penal a) tem por objetivo manter o sentenciado nos estritos limites da unidade prisional. b) tem por objetivo efetivar as disposies de sentena ou deciso criminal e proporcionar condies para a harmnica integrao social do condenado e do internado. c) tem a funo de impor uma pena razovel ao criminoso para que, pelo arrependimento, ele no retorne ao convvio social ainda propenso ao cometimento de crime. d) cumpre essencialmente o papel de afastar do convvio social o cidado que agiu em desacordo com a legislao penal brasileira. e) tem por objetivo a imposio de uma pena proporcional ao crime cometido.

Concurso Pblico para Secretaria de Segurana Pblica do Estado de Gois

Agente de Segurana Prisional Prova A

28
Nos termos da Lei de Execuo Penal, CORRETO afirmar que: a) O Estado dever recorrer apenas cooperao de associaes de parentes de presos ou de parentes de vtimas nas atividades de execuo da pena e da medida de segurana. b) O Poder Executivo, representado pelo diretor do estabelecimento prisional, deve fazer cumprir as disposies contidas na sentena imposta pelo Poder Judicirio, sem qualquer participao da comunidade, para assim evitar aes polticas. c) O Estado poder recorrer cooperao da comunidade nas atividades de execuo da pena e da medida de segurana. d) O Estado dever recorrer cooperao da comunidade nas atividades de execuo da pena e da medida de segurana. e) O Estado poder recorrer cooperao da comunidade nas atividades de execuo da pena e da medida de segurana, somente nos casos expressamente previstos na sentena condenatria.

30
A assistncia sade do preso e do internado, de carter preventivo e curativo, compreender atendimento mdico, farmacutico e odontolgico. Para dar efetividade a esta imposio legal nos estabelecimentos prisionais e de internao, o Estado prover de condies materiais unidades prisionais e de internao. Por outro lado, quando o estabelecimento prisional ou de internao no estiver aparelhado para garantir a assistncia mdica necessria, como devem se comportar os agentes de segurana prisional que estejam de planto ao detectar uma situao concreta em que o preso precise de atendimento mdico de urgncia? a) Os agentes de segurana prisional devem informar ao Ministrio Pblico, ao Juiz e ao diretor da unidade prisional, por escrito, a falta de condies materiais para a promoo de atendimento mdico nas dependncias da Unidade, para que nunca seja necessria uma remoo de preso para atendimento externo. b) Os agentes de segurana prisional devem promover a remoo do preso para outro local em que a assistncia possa ser prestada, somente mediante autorizao do Juiz titular da Vara de Execuo Penal. c) Os agentes de segurana prisional devem promover a remoo do preso para outro local em que a assistncia possa ser prestada, somente nos casos em que o preso esteja em situao de risco para sua vida. d) Os agentes de segurana prisional devem promover a remoo do preso para outro local em que a assistncia possa ser prestada, somente nos casos em que laudo mdico recomende a transferncia. e) Os agentes de segurana prisional devem promover a remoo do preso para outro local em que a assistncia possa ser prestada, mediante autorizao da direo do estabelecimento.

29
Os condenados sero classificados, segundo os seus antecedentes e personalidade, para orientar a individualizao da execuo penal. Essa classificao ser feita por Comisso Tcnica de Classificao que elaborar o programa individualizador da pena privativa de liberdade adequada ao condenado ou preso provisrio. Sobre a composio da referida comisso, CORRETO afirmar que: a) Ser presidida por um Juiz Criminal e composta, no mnimo, pelo diretor da unidade prisional, por 2 (dois) agentes de segurana prisional, 1 (um) psiquiatra, 1 (um) psiclogo e 1 (um) assistente social. b) Ser presidida pelo juiz titular da vara de execuo penal e composta, no mnimo, por 2 (dois) chefes de servio, 1 (um) psiquiatra, 1 (um) psiclogo e 1 (um) assistente social. c) Ser presidida pelo diretor da unidade prisional e composta, no mnimo, por 2 (dois) chefes de servio, 1 (um) psiquiatra, 1 (um) psiclogo e 1 (um) assistente social. d) Ser presidida pelo agente de segurana prisional que esteja no exerccio da chefia do planto e composta pelos demais agentes, visto que so os que melhor conhecem a realidade prisional. e) Ser presidida pelo diretor da unidade prisional e composta, no mnimo, pelo agente que esteja no exerccio da chefia do planto, por 1 (um) psiquiatra, 1 (um) psiclogo, 1 (um) assistente social e dois agentes que tenham relao de confiana com o diretor da unidade prisional.

31
Considera-se egresso para os efeitos da Lei de Execuo Penal a) o liberado definitivo, pelo prazo de 5 (cinco) anos a contar da sada do estabelecimento e o liberado condicional, durante o perodo de prova. b) o liberado definitivo, pelo prazo de 2 (dois) anos a contar da sada do estabelecimento e o liberado condicional, durante o perodo de prova. c) o liberado definitivo, pelo prazo de 1 (um) ano a contar da sada do estabelecimento e o liberado condicional, durante o perodo de prova. d) O sentenciado que cumpriu integralmente a sua pena, desde que no seja reincidente. e) O liberado definitivo, pelo prazo de 1 (um) ano a contar da sada do estabelecimento e o liberado condicional, desde que tenha expirado o perodo de prova. 8

Concurso Pblico para Secretaria de Segurana Pblica do Estado de Gois

Agente de Segurana Prisional Prova A

32
Quanto ao trabalho do preso, INCORRETO afirmar que a) o trabalho do preso ser remunerado, mediante prvia tabela, no podendo ser inferior a 3/4 (trs quartos) do salrio mnimo. b) o trabalho do condenado, como dever social e condio de dignidade humana, ter finalidade educativa e produtiva. c) aplicam-se organizao e aos mtodos de trabalho do preso as precaues relativas segurana e higiene. d) a remunerao do preso dever ser repassada integralmente para sua famlia e assim evitar transaes comerciais no interior das unidades prisionais. e) o produto da remunerao pelo trabalho do preso dever atender indenizao dos danos causados pelo crime, desde que determinados judicialmente e no reparados por outros meios, assistncia famlia e a pequenas despesas pessoais.

35
O regime disciplinar diferenciado (RDD) est restrito aos casos de prtica de fato previsto como crime doloso, e quando ocasione subverso da ordem ou disciplina internas ou quando sob o preso recaiam fundadas suspeitas de envolvimento ou participao, a qualquer ttulo, em organizaes criminosas, quadrilha ou bando. O preso submetido a tal regime tem seus direitos restritos, sendo INCORRETO afirmar que preso tem direito de entrevistar-se a) o reservadamente com o seu advogado. b) seu direito de visita fica restrito a duas pessoas por semana, sem contar as crianas, com durao de duas horas. c) o preso ter direito sada da cela por 2 horas dirias para banho de sol. d) a durao mxima do RDD de trezentos e sessenta dias, sem prejuzo de repetio da sano por nova falta grave de mesma espcie, at o limite de um sexto da pena aplicada. e) seu recolhimento em cela individual e escura permitido, desde que lhe seja garantido o direito ao banho de sol durante duas horas por dia.

33
Quanto s obrigaes do preso, INCORRETO afirmar que a) a higiene pessoal est na esfera da liberdade individual e, portanto, no caracteriza infrao disciplinar o comportamento em desacordo com os padres de higiene da sociedade. b) pode-se exigir que sua conduta seja oposta aos movimentos individuais ou coletivos de fuga ou de subverso ordem ou disciplina. c) pode-se exigir seu comportamento disciplinado e cumprimento fiel da sentena. d) o seu comportamento seja sempre pautado na urbanidade e respeito no trato com os demais condenados. e) cumpre ao condenado, alm das obrigaes legais inerentes ao seu estado, submeter-se s normas de execuo da pena.

36
So rgos da execuo penal: a) O Juzo da Execuo, o Ministrio Pblico, o Patronato e o Conselho da Comunidade. b) O Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria, o Juzo da Execuo, a direo da unidade prisional e o Conselho Penitencirio. c) O Juzo da Execuo, a Secretaria de Segurana Pblica, o Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria e o Conselho da Comunidade. d) O Juzo da Execuo, o Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria, o Conselho Penitencirio e o Conselho Superior da Escola de Agentes de Segurana Prisional. e) O Juzo da Execuo, o Juzo Criminal, o Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria e o Conselho da Comunidade.

34
O preso est obrigado a cumprir as regras de disciplina que consistem na colaborao com a ordem, na obedincia s determinaes das autoridades e seus agentes e no desempenho do trabalho. No constitui falta grave a) incitar ou participar de movimento para subverter a ordem ou a disciplina. b) provocar perturbaes com rudos e vozeiros ou vaias. c) possuir, indevidamente, instrumento capaz de ofender a integridade fsica de outrem. d) fugir, mesmo que a cela esteja aberta. e) ter em sua posse, utilizar ou fornecer aparelho telefnico, de rdio ou similar, que permita a comunicao com outros presos ou com o ambiente externo. 9

Concurso Pblico para Secretaria de Segurana Pblica do Estado de Gois

Agente de Segurana Prisional Prova A

37
No que tange aos princpios da administrao pblica, CORRETO afirmar que a) segundo o princpio da legalidade, a administrao pblica poder fazer o que a lei no vede. b) o princpio da tutela concebido pela administrao pblica para possibilitar o controle dos prprios atos, dando a esta a possibilidade de revogar os atos quando eivados de ilegalidade e anular os inconvenientes ou inoportunos, respeitado no ltimo caso os direitos adquiridos. c) no h necessidade de motivao quando os atos decorram de exame de ofcio. d) o princpio da segurana jurdica guarda idia de respeito boa-f. e) o ato imoral deve ser revogado pela administrao, e o ilegal, anulado.

40
De acordo com a lei 10.460/88 (Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de Gois e de suas Autarquias), na aplicao das penas disciplinares, so circunstncias que agravam a pena: a) a prtica de transgresso disciplinar com o concurso de duas ou mais pessoas, a prtica reiterada ou continuada da mesma transgresso e a promoo, direo ou organizao de atividades voltadas para a prtica de transgresso disciplinar. b) o agente ser maior de 21 anos, a prtica de transgresso disciplinar com o concurso de duas ou mais pessoas e a prtica reiterada ou continuada da mesma transgresso. c) os danos dela decorrentes para o servio pblico, a repercusso do fato e o abuso de autoridade ou de poder. d) os danos dela decorrentes para o servio pblico, a repercusso do fato e a prtica de transgresso disciplinar com o concurso de duas ou mais pessoas. e) a repercusso do fato, os antecedentes do servidor e a prtica do ato infracional em cumprimento de ordem de autoridade superior.

38
Em se tratando de atos administrativos, CORRETO afirmar que a) os atos simples so os que decorrem da declarao de vontade de um nico rgo, no podendo este ser colegiado. b) nos atos discricionrios no poder ser utilizado o mrito administrativo. c) os atos compostos so os que resultam da manifestao de dois ou mais rgos, em que a vontade de um instrumental em relao a de outro, que edita o ato principal. Neste caso, h a prtica de dois atos, um principal e outro acessrio. d) os atos complexos so os que resultam da manifestao de dois ou mais rgos, em que a vontade de um instrumental em relao a de outro, que edita o ato principal. Neste caso, h a prtica de dois atos, um principal e outro acessrio. e) ato pendente aquele que ainda no completou o seu ciclo de formao.

41
Em relao improbidade administrativa, CORRETO afirmar que a) na fixao das penas previstas nesta lei, o juiz poder levar em conta a extenso do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente. b) a Fazenda Pblica, quando for o caso, promover as aes necessrias complementao do ressarcimento do patrimnio pblico. c) a perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos se efetivam logo aps a sentena condenatria. d) as aes destinadas a levar a efeito as sanes previstas nesta lei podem ser propostas dentro do prazo prescricional previsto em lei especfica para faltas disciplinares punveis com demisso a bem do servio pblico, nos casos de cargo em comisso ou de funo de confiana. e) ser punido com a pena de multa, sem prejuzo de outras sanes cabveis, o agente pblico que se recusar a prestar declarao dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa.

39
Provimento o ato pelo qual o servidor pblico investido no exerccio do cargo, emprego ou funo, e pode se dar de modo originrio ou derivado. Em face de tais consideraes, pode-se afirmar que a) o provimento por concurso pblico e a permanncia no servio pblico aps trs anos de efetivo exerccio, tornam o servidor estvel e insuscetvel de perda do cargo. b) reverso forma de provimento originrio e ocorre com o retorno do servidor afastado por deciso considerada ilegal. c) reverso o direito do servidor estvel de retorno ao seu cargo de origem, por ter sido reprovado em estgio probatrio de outro cargo para o qual pedira vacncia. d) a reverso somente considerada para aqueles que j possuem estabilidade no servio pblico. e) a promoo ao mesmo tempo, ato de provimento no cargo superior e vacncia no cargo inferior. 10

Concurso Pblico para Secretaria de Segurana Pblica do Estado de Gois

Agente de Segurana Prisional Prova A

42
De acordo com a Lei N 10.460, de 22 de fevereiro de 1988, a) a nomeao para os cargos efetivos recair, preferencialmente, em funcionrio pblico. b) os cargos pblicos s podero ser providos por: nomeao, reconduo, promoo, acesso, readmisso e aproveitamento. c) independem de posse os casos de promoo, acesso, reintegrao e readaptao. d) o exerccio do cargo ter incio dentro do prazo de 30 (trinta) dias, contados da data da nomeao. e) as disposies desta lei se aplicam aos integrantes da carreira do Ministrio Pblico, bem como aos servidores da Assemblia Legislativa do Estado de Gois.

44
H cerca de 03 (trs) anos, um agente de segurana prisional do Estado de Gois foi demitido a bem do servio pblico, em virtude de ser acusado de submeter tortura preso sob a sua guarda. Em razo desse fato, a) a responsabilidade do agente s seria afastada na esfera administrativa, se ele fosse absolvido criminalmente em virtude do mesmo fato. b) foi indevida a aplicao da penalidade de demisso do agente, uma vez que a ao disciplinar s iniciou 04 (quatro) anos aps o fato. c) foi indevida a aplicao da penalidade de demisso do agente, uma vez que a sua infrao foi de natureza leve. d) o agente no poder sofrer sanes criminais, em virtude de j ter sido condenado em instncia administrativa. Caso isso ocorra, ele sofrer dupla punio, fato que vedado diante de novos e reiterados entendimentos jurisprudenciais sobre o assunto. e) a qualquer tempo poder ser requerida a reviso do processo disciplinar de que resultou aplicao da demisso do agente, desde que se aduzam fatos ou circunstncias suscetveis de justificar a sua inocncia.

43
No regramento de concesso das licenas, de que trata a Lei N 10.460/88, CORRETO afirmar que a) sempre se considera como de efetivo exerccio, o afastamento decorrente de licena por motivo de doena em pessoa da famlia. b) o funcionrio ter direito a licena sem vencimento, quando o seu cnjuge for mandado servir em outro ponto do territrio estadual ou mesmo fora dele. c) funcionria gestante ser concedida, mediante inspeo mdica, licena de 06 (seis) meses, com o vencimento e vantagens do cargo. d) funcionria gestante ser concedida, mediante inspeo mdica, licena de 120 (cento e vinte) dias, com o vencimento e vantagens do cargo. e) ao funcionrio dever ser concedida licena sem remunerao durante o perodo que mediar entre a sua escolha, em conveno partidria, como candidato a cargo eletivo, e a vspera do registro de sua candidatura perante a Justia Eleitoral.

45
Segundo o processo disciplinar, regulado pela Lei N 10.460/88, no considerado suspeito ou impedido para atuar como sindicante ou processante, o funcionrio a) reabilitado em processo criminal. b) parente, at o 3 grau, do indiciado ou acusado ou seu defensor. c) parente, at o 4 grau, do indiciado ou acusado ou seu defensor. d) que esteja litigando judicialmente com o acusado ou respectivo cnjuge ou companheiro. e) amigo ntimo do indiciado ou acusado.

46
Um agente de segurana prisional tem acesso aos alimentos pertencentes a uma empresa privada que mantm contrato com a Secretaria de Segurana Pblica para fornecimento de caf da manh, almoo e jantar para os presos e agentes. No horrio noturno, o agente utiliza tais alimentos para um lanche, mesmo no existindo programao para tal refeio naquele horrio. Tendo em vista esta assertiva, CORRETO afirmar que a situao descrita a) configura o crime de furto qualificado. b) configura o crime de furto simples. c) configura o crime de peculato. d) no constitui crime. e) configura o crime de peculato culposo. 11

Concurso Pblico para Secretaria de Segurana Pblica do Estado de Gois

Agente de Segurana Prisional Prova A

47
O sindicato dos agentes de segurana prisional deflagra movimento paredista para reposio de perdas salariais. Apesar das reivindicaes serem legtimas, o governo no repe todas as perdas. Assim, os agentes, de comum acordo com a direo prisional, decidem exigir dos parentes de preso uma contribuio financeira. O fato do conhecimento do juiz da execuo penal. Sobre a situao narrada, CORRETO afirmar que a) no constitui crime porque o fato do conhecimento do juiz responsvel pela execuo penal no presdio. b) caracteriza o crime de concusso. c) caracteriza o crime de corrupo passiva. d) caracteriza o crime de corrupo ativa. e) embora constitua crime, o fato no punvel por ser praticado com o consentimento de todos os interessados.

49
O diretor da unidade prisional recebe preso para cumprimento de priso temporria de 5 (cinco) dias. No decorrer do prazo, o delegado de polcia informa ao diretor que formulou representao para decretao da priso preventiva do mesmo recluso. Findo o prazo da medida cautelar, no sbado, o delegado determina que o diretor aguarde at segunda-feira pelo mandado de priso, visto que o Juiz garantiu que decretaria a priso preventiva do indiciado. O crime atribudo ao preso muito grave e por esse motivo o diretor decidiu aguardar o novo mandado de priso. Na segunda-feira, no fim da tarde, o diretor, diante da demora na apresentao do decreto de priso pelo delegado, conforme combinado, no sbado, mandou liberar o preso. Depois de trinta dias, o Juiz decretou a priso daquela mesma pessoa nos autos do mesmo processo, atendendo a requerimento do Ministrio Pblico, mas no foi possvel prender o acusado que j estava em local incerto e no sabido. Sobre esse fato, CORRETO afirmar que a) o diretor da unidade prisional cometeu infrao apenas administrativa. b) o Juiz Criminal foi omisso por deixar que um suspeito de um crime to grave fosse posto em liberdade e sua priso ficasse inviabilizada, depois de sua soltura. c) o Juiz Criminal prevaricou por deixar de decretar a priso no perodo em que ainda estava em vigor o decreto de priso temporria. d) o diretor da unidade prisional cometeu o crime de abuso de autoridade por deixar o preso dois dias a mais que o previsto no decreto de priso temporria. e) o Juiz Criminal cometeu infrao administrativa. falsos em sistema de

48
O diretor da unidade prisional delegou a um agente de segurana prisional, ocupante de funo comissionada, a tarefa de prestar informaes ao Sistema de Informaes Penitencirias InfoPen. O servidor encarregado de tal tarefa insere no sistema um nmero de presos superior ao real, fazendo com que a empresa fornecedora de alimentao receba do Estado um pagamento maior. A conduta do agente se enquadra no tipo penal a) corrupo ativa. b) corrupo passiva. c) insero de informaes. d) prevaricao. e) condescendncia criminosa. dados

50
O agente de segurana prisional recebeu suspeito de crime de estupro. Acreditando que provavelmente teria sido mesmo ele o autor do crime e atendendo pedido do delegado de polcia, ameaou colocar o suspeito na cela de detentos que odiavam estupradores, caso ele no confessasse o crime. sabido que, nestes casos, os suspeitos de estupro sofrem sevcias ou so mortos. O agente no pretendia cumprir a promessa, mesmo que o preso no confessasse o crime. O preso admitiu a prtica do crime e foi posto em cela isolada e protegida, para no sofrer qualquer violncia. Sobre a situao narrada, pode-se afirmar que a) a conduta das autoridades constitui crime, mas no punvel porque foi feita justia por via transversa. b) somente o agente cometeu o crime por ser ele o encarregado pela guarda do preso. c) somente o delegado de polcia cometeu o crime de abuso de autoridade, visto que o agente alm de no pretender cumprir a promessa de colocar o preso em cela perigosa, ainda o protegeu depois da confisso. d) nenhuma das autoridades cometeu qualquer crime. e) o agente e o delegado de polcia cometeram o crime de abuso de autoridade. 12

Concurso Pblico para Secretaria de Segurana Pblica do Estado de Gois

Agente de Segurana Prisional Prova A

51
A conveno Americana sobre Direitos Humanos Pacto de So Jos da Costa Rica impe em seu artigo 7 , 7 que: Ningum deve ser detido por dvida. Este princpio no limita os mandados de autoridade judiciria competente expedidos em virtude de inadimplemento de obrigao alimentar. Sobre tal norma, CORRETO afirmar que a) a priso civil do depositrio infiel ilegal, no caso de alienao fiduciria, em garantia, por violao deste dispositivo. b) a priso civil do depositrio infiel tem permisso constitucional e, portanto, no poder ser excluda por Conveno, mesmo que o Governo brasileiro tenha depositado a carta de adeso a essa conveno, em 25 de setembro de 1992. c) a priso civil do depositrio infiel no passou por qualquer modificao com a entrada em vigor desta Conveno. d) toda e qualquer inconstitucional. forma de priso civil

53
Sobre o instituto da priso temporria, INCORRETO afirmar que: a) Poder ser decretada quando o indiciado no tiver residncia fixa ou no fornecer elementos necessrios ao esclarecimento de sua identidade. b) Poder ser decretada quando imprescindvel para as investigaes do inqurito policial. c) Os presos temporrios devero permanecer, obrigatoriamente, separados somente dos presos que j tenham sido condenados. d) Somente poder ser decretada quando houver fundadas razes, de acordo com qualquer prova admitida na legislao penal, de autoria ou participao do indiciado nos seguintes crimes: a) homicdio doloso (art. 121, caput, e seu 2); b) sequestro ou crcere privado (art. 148, caput, e seus 1 e 2); c) roubo (art. 157, caput, e seus 1, 2 e 3); d) extorso (art. 158, caput, e seus 1 e 2); e) extorso mediante sequestro (art. 159, caput, e seus 1, 2 e 3); f) estupro (art. 213, caput, e sua combinao com o art. 223, caput, e pargrafo nico); g) atentado violento ao pudor (art. 214, caput, e sua combinao com o art. 223, caput, e pargrafo nico); h) rapto violento (art. 219, e sua combinao com o art. 223, caput, e pargrafo nico); i) epidemia com resultado de morte (art. 267, 1); j) envenenamento de gua potvel ou substncia alimentcia ou medicinal qualificado pela morte (art. 270, caput, combinado com art. 285); l) quadrilha ou bando (art. 288), todos do Cdigo Penal; m) genocdio (arts. 1, 2 e 3 da Lei n 2.889, de 1 de outubro de 1956), em qualquer de suas formas tpicas; n) trfico de drogas (art. 12 da Lei n 6.368, de 21 de outubro de 1976); o) crimes contra o sistema financeiro (Lei n 7.492, de 16 de junho de 1986). e) Em todas as comarcas e sees judicirias haver um planto permanente de vinte e quatro horas do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico para apreciao dos pedidos de priso temporria.

e) a conveno Americana sobre Direitos Humanos Pacto de So Jos da Costa Rica carece de tramitao no Congresso Nacional para ser inserida no direito brasileiro.

52
A Lei N 8.653, de 10 de maio de 1993, dispe sobre o transporte de presos e estabelece regras para esse transporte. Sobre ela, CORRETO afirmar que a) probe o transporte de presos em compartimento de propores reduzidas, com ventilao deficiente ou ausncia de luminosidade, quando no autorizado expressamente pelo juzo da execuo penal. b) permite o transporte de presos em compartimento de propores reduzidas, com ventilao deficiente ou ausncia de luminosidade, em situaes excepcionais, em que a distncia a ser percorrida no ultrapasse a 100 km. c) permite o transporte de presos em compartimento de propores reduzidas, com ventilao deficiente ou ausncia de luminosidade, desde que o transporte no ultrapasse os limites da cidade em que se localize o presdio. d) permite o transporte de presos em compartimento de propores reduzidas, com ventilao deficiente ou ausncia de luminosidade, em situaes excepcionais, em que a distncia a ser percorrida no seja superior a 100 km, desde que no exista veculo disponvel com luminosidade e ventilao e seja na mesma cidade em que est localizado o presdio. e) probe o transporte de presos em compartimento de propores reduzidas, com ventilao deficiente ou ausncia de luminosidade.

13

Concurso Pblico para Secretaria de Segurana Pblica do Estado de Gois

Agente de Segurana Prisional Prova A

54
Sobre o controle externo da atividade policial pelo Ministrio Pblico, INCORRETO afirmar que a) no exerccio de Controle Externo da Atividade Policial pelo Ministrio Pblico, facultado ao Promotor de Justia vistoriar delegacias e autos de inquritos policiais. b) o controle externo da atividade policial tem o objetivo de garantir fiscalizao sobre as atividades da polcia em sua misso de apurar as infraes penais. c) o controle externo da atividade policial pelo Ministrio Pblico tem o escopo de controlar a legalidade na apurao das infraes penais pela polcia judiciria, sem qualquer relao de hierarquia entre delegado de Polcia e Promotor de Justia. d) o controle externo da atividade policial no abrange a esfera interna dos organismos policiais, ou seja, administrativas e hierrquicas. e) o controle externo da atividade policial pelo Ministrio Pblico deixa a polcia judiciria em situao de subordinao em relao ao MP.

56
Petrolino de Almeida est sendo processado criminalmente porque praticou crime de dano contra a viatura da polcia civil do Estado de Gois. Sabe-se que a pena de deteno para o crime em apreo varia de seis meses a trs anos. Diante dessa situao, e considerando que o Juizado Especial Criminal, regulamentado pela Lei 9.099/95, tem competncia para a conciliao, o julgamento e a execuo das infraes penais de menor potencial ofensivo, consideradas estas as contravenes penais e os crimes a que a lei comine pena mxima no superior a 2 (dois) anos, cumulada ou no com multa, o Ministrio Pblico, ao propor a denncia, a) poder propor a suspenso do processo, por dois a quatro anos, da forma estatuda no art. 89 da Lei 9.099/95, desde que o acusado no esteja sendo processado ou no tenha sido condenado por outro crime, presentes os demais requisitos que autorizariam a suspenso condicional da pena. b) no poder se valer da Lei 9.099/95, uma vez que a pena mxima, em abstrato, do crime, supera 02 (dois) anos. c) poder propor a aplicao imediata de pena restritiva de direitos ou multa, a ser especificada na proposta. d) poder propor a composio dos danos civis, que ser reduzida a escrito e, homologada pelo juiz mediante sentena irrecorrvel, ter eficcia de ttulo a ser executado no juzo civil competente. e) requerer, de logo, que o acusado Petrolino de Almeida, em caso de condenao, cumpra a pena em regime aberto, uma vez que j se sabe que a pena mxima a ser aplicada inferior a quatro anos.

55
Farnsia Assuno, agente de segurana prisional do Estado de Gois-GO, ao constatar a ocorrncia de priso ilegal cometida por Delegado de Polcia Civil da Regio em que exerce suas funes, a) no poder intervir em prol da liberdade do preso, pois, sendo ela servidora pblica lotada no estabelecimento prisional, no poder exercer advocacia administrativa, sob pena de transgresso disciplinar, conforme aponta o Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de Gois e de suas Autarquias. b) poder, de prprio punho, impetrar Habeas Corpus em favor do preso, mesmo estando este ergastulado no Centro de Deteno onde a agente exerce suas funes. c) no poder impetrar Habeas Corpus em favor do preso, visto que o exerccio desta funo conferido a advogados regularmente inscritos nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil. d) poder, no mximo, levar ao conhecimento de seu chefe imediato a irregularidade da priso, para que este tome medidas cabveis em busca da punio do delegado de polcia e da liberdade do preso. e) no poder impetrar Habeas Corpus em favor do preso, para no transgredir norma prevista no Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado de Gois, j que estaria pleiteando, como procuradora ou intermediria, junto s reparties pblicas.

57
O inqurito policial poder ser iniciado a) a qualquer momento, nos crimes de ao pblica, independentemente de representao. b) por requerimento do pai do ofendido, mesmo sendo este maior de idade, salvo nos casos de ao penal pblica. c) porm jamais poder se dar de ofcio. d) mediante requisio da autoridade judiciria, nos crimes de ao pblica. e) por informao de qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existncia de infrao penal em que caiba ao pblica, desde que repassada de forma escrita.

14

Concurso Pblico para Secretaria de Segurana Pblica do Estado de Gois

Agente de Segurana Prisional Prova A

58
De acordo com o princpio bsico de vigilncia, quantos tipos de postos de vigilncia interna existem nos presdios? a) 5 (cinco) b) 1 (um) c) 3 (trs) d) 4 (quatro) e) 2 (dois)

59
Para realizar escolta de presos, segundo o princpio bsico de segurana, so necessrios a) 3 (trs) Agentes Prisionais, para 3 (trs) presos. b) 3 (trs) Agentes Prisionais, para 2 (dois) presos. c) 3 (trs) Agentes Prisionais, para 1 (um) preso. d) 2 (dois) Agentes Prisionais, para 1 (um) preso. e) 2 (dois) Agentes Prisionais, para 2 (dois) presos.

60
No que diz respeito s regras mnimas de tratamento ao preso, assinale a opo CORRETA. a) Esto sujeitos disciplina no interior do Estabelecimento Prisional os condenados pena privativa de liberdade ou restritivas de direito e no os presos provisrios. b) Se todos os presos de um determinado pavilho cometerem em conjunto falta grave, lcita a aplicao de sano coletiva. c) As sanes disciplinares podem ser aplicadas de forma cumulativa. d) As algemas podero ser utilizadas como medida de precauo contra fugas e durante o deslocamento do preso, devendo ser retiradas na presena das autoridades judicirias e administrativas. e) O exame criminolgico obrigatrio aos presos condenados que iniciarem o cumprimento de sua pena em regime semiaberto.

15

Concurso Pblico para Secretaria de Segurana Pblica do Estado de Gois

Agente de Segurana Prisional Prova A

ORIENTAES PARA ELABORAO DA DISSERTAO Redija um texto dissertativo sobre o Tema:


A CRISE DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO E A VIOLAO DOS DIREITOS HUMANOS

ORIENTAES DECORRENTES DO EDITAL (Item 6.15.7)


1. A Prova Discursiva (Dissertao) dever ser manuscrita na Folha de Resposta (Folha para Dissertao), em letra legvel, em folha numerada e codificada, que o nico documento vlido para correo, fornecida pela Coordenao do Concurso Pblico e ter, no mximo, 02 (duas) laudas. 2. O candidato dever, obrigatoriamente, elaborar a Dissertao com caneta esferogrfica de tinta preta e corpo transparente, no espao indicado, sendo vedado o uso de caneta com tinta de cor diversa ou de instrumento de escrita com grafite (lpis, lapiseira etc.). 3. As anotaes feitas a lpis ou com caneta, fora das especificaes indicadas no Item 2, no sero consideradas pela Banca Examinadora, para efeito de correo da Prova Discursiva. 4. Na correo da Prova Discursiva ser considerado o contedo, a capacidade de estruturao lgica, a tcnica, a coerncia, a fundamentao e a gramtica padro, de acordo com os critrios definidos pelas bancas elaboradoras e corretoras. 5. A Folha de Resposta da Prova Discursiva no dever ser assinada, rubricada ou conter qualquer palavra ou marca que possa identificar o candidato, sob pena de anulao da prova, atribuindo-se nota 0 (zero). 6. Qualquer desenho, recado, oraes ou mensagens, nomes ou suas abreviaes, apelido, pseudnimo ou rubrica, colocados na Folha de Resposta da Prova Discursiva ser considerado elemento de identificao do candidato. 7. de responsabilidade do candidato destacar a sua identificao da Folha de Resposta da Prova Discursiva, no ato da devoluo desta ao Fiscal de Sala, sob pena de anulao da respectiva prova, atribuindo-se nota 0 (zero). 8. Sero corrigidas somente as dissertaes dos candidatos no eliminados nos termos dos subitens 6.15.6.9 e 6.15.6.10, do Edital do concurso.

16

Concurso Pblico para Secretaria de Segurana Pblica do Estado de Gois

Agente de Segurana Prisional Prova A

RASCUNHO _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________
17

Concurso Pblico para Secretaria de Segurana Pblica do Estado de Gois

Agente de Segurana Prisional Prova A

RASCUNHO _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________
18

Das könnte Ihnen auch gefallen