Sie sind auf Seite 1von 4

A CARTA DE BELGRADO

A CARTA DE BELGRADO UMA ESTRUTURA GLOBAL PARA A EDUCAO AMBIENTAL 13 A 22 DE OUTUBRO DE 1975 Documento extrado de Educao ambiental e desenvolvimento: documentos oficiais, Secretaria do Meio Ambiente, Coordenadoria de Educao Ambiental, So Paulo, 1994, Srie Documentos, ISSN 0103-264X.

SITUAO AMBIENTAL Nossa gerao tem assistido a um crescimento e progresso tecnolgico jamais observados, que trazem benefcios a muitas pessoas e ao mesmo tempo vm causando graves conseqncias sociais e ambientais. A desigualdade entre ricos e pobres, entre as naes e dentro delas, vem crescendo; e existem evidncias de uma crescente deteriorao do ambiente fsico, sob diferentes formas, em escala mundial. Embora causada principalmente por um nmero relativamente pequeno de naes, essa condio afeta toda a humanidade. A recente Declarao das Naes Unidas para uma Nova Ordem Econmica Internacional (Resoluo da 6a Sesso Especial da Assemblia Geral da ONU, adotada em 10 de maio de 1974, Nova Iorque) pede um novo conceito de desenvolvimento, que leve em conta a satisfao das necessidades e desejos de todos os habitantes da Terra, o pluralismo das sociedades e o equilbrio e harmonia entre a humanidade e o meio ambiente. O que se busca a erradicao das causas bsicas da pobreza, da fome, do analfabetismo, da poluio, da explorao e da dominao. A forma anterior de tratar esses problemas cruciais de maneira fragmentria tornou-se invivel. absolutamente vital que os cidados do mundo insistam em medidas que apoiem um tipo de crescimento econmico que no tenha repercusses prejudiciais para as pessoas, para o seu ambiente e suas condies de vida. necessrio encontrar maneiras de assegurar que nenhuma nao cresa ou se desenvolva s custas de outra e que o consumo feito por um indivduo no ocorra em detrimento dos demais. Os recursos do mundo devem ser desenvolvidos de modo a beneficiar toda a humanidade e proporcionar melhoria da qualidade de vida de todos. Nada mais necessitamos do que uma nova tica global. Uma tica que defenda atitudes e comportamentos de indivduos e sociedades consoantes com o espao da humanidade na biosfera; que reconhea e responda com sensibilidade aos relacionamentos complexos e sempre mutantes entre a humanidade e a natureza, e entre as pessoas. Devem ocorrer mudanas significativas entre as naes do mundo para assegurar o tipo de desenvolvimento racional, dirigido por esse novo ideal global. Mudanas que sero direcionadas para uma distribuio eqitativa dos recursos do mundo e para satisfazer, de modo mais justo, as necessidades de todos os povos. Esse novo tipo de desenvolvimento tambm exigir a reduo mxima dos efeitos nocivos sobre o ambiente, a utilizao de rejeitos para fins produtivos e o projeto de tecnologias que permitiro que esses objetivos sejam atingidos. Acima de tudo, o mesmo ser exigido para que asseguremos a paz duradoura, atravs da coexistncia e da cooperao entre as naes com sistemas sociais diferentes.

Recursos substanciais visando a satisfao das necessidades humanas podero ser obtidos restringindo-se os oramentos militares e reduzindo-se a concorrncia na fabricao de armas. A meta final deve ser o desarmamento. Essas novas abordagens para o desenvolvimento e para a melhoria do meio ambiente exigem uma reclassificao das prioridades nacionais e regionais. Devem ser questionadas as polticas que buscam maximizar a produo econmica sem considerar suas conseqncias para a sociedade e para os recursos dos quais depende a melhoria da qualidade de vida. Para que se possa atingir essa mudana de prioridades, milhes de pessoas tero que adequar as suas prprias e assumir uma tica global individualizada e pessoal - e manifestar uma postura de compromisso com a melhoria da qualidade do meio ambiente e de vida para os povos do mundo. A reforma dos processos e sistemas educacionais decisiva para a elaborao desta nova tica de desenvolvimento e de ordem econmica mundial. Governos e formuladores de polticas podem ordenar mudanas e novas abordagens para o desenvolvimento, podem comear a melhorar as condies de convvio do mundo, mas tudo isso no passa de solues de curto prazo, a menos que a juventude mundial receba um novo tipo de educao. Esta implicar um novo e produtivo relacionamento entre estudantes e professores, entre escolas e comunidades, e entre o sistema educacional e a sociedade em geral. A Recomendao 96 da Conferncia sobre o Meio Ambiente Humano de Estocolmo pediu o desenvolvimento da Educao Ambiental como um dos elementos fundamentais para a investida geral contra a crise ambiental do mundo. Essa nova Educao Ambiental deve ser ampla, apoiada e vinculada aos princpios bsicos includos na Declarao das Naes Unidas sobre a Nova Ordem Econmica Internacional. nesse contexto que devem ser colocados os fundamentos para um programa mundial de Educao Ambiental que possibilitar o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades, de valores e atitudes, enfim, um esforo visando a melhor qualidade do ambiente e, sem dvida, uma qualidade de vida digna para as geraes presentes e futuras.

Metas Ambientais A meta da ao ambiental : Melhorar todas as relaes ecolgicas, incluindo a relao da humanidade com a natureza e das pessoas entre si. Assim, existem dois objetivos preliminares: 1.Para cada nao, de acordo com sua cultura, esclarecer para si mesma o significado de conceitos bsicos, tais como qualidade de vida e felicidade humana, no contexto do ambiente como um todo, estendendo-os ao esclarecimento e considerao para com outras culturas, alm das prprias fronteiras nacionais. 2.Identificar que aes asseguram a preservao e melhoria das potencialidades humanas e desenvolvimento do bem-estar social e individual, em harmonia com o ambiente, tanto biofsico, quanto o criado pelo homem.

Meta da Educao Ambiental Desenvolver uma populao mundial que esteja consciente e preocupada com o meio ambiente e com os problemas que lhe so associados, e que tenha conhecimento, habilidade, atitude, motivao e compromisso para trabalhar individual e coletivamente na busca de solues para os problemas existentes e para a preveno de novos.

Objetivos da Educao Ambiental 1.Conscientizao: contribuir para que os indivduos e grupos sociais adquiram conscincia e sensibilidade em relao ao ambiente como um todo e a problemas a ele relacionados. 2.Conhecimento: propiciar aos indivduos e grupos sociais uma compreenso bsica sobre o ambiente como um todo, os problemas a ele relacionados, e sobre a presena e o papel de uma humanidade criticamente responsvel em relao a esse ambiente. 3.Atitudes: possibilitar aos indivduos e grupos sociais a aquisio de valores sociais, fortes vnculos afetivos com o ambiente e motivao para participar ativamente na sua proteo e melhoria. 4.Habilidades: propiciar aos indivduos e aos grupos sociais condies para adquirirem as habilidades necessrias soluo dos problemas ambientais. 5.Capacidade de avaliao: estimular os indivduos e os grupos sociais a avaliarem as providncias relativas ao ambiente e aos programas educativos, quanto aos fatores ecolgicos, polticos, econmicos, estticos e educacionais. 6.Participao: contribuir com os indivduos e grupos sociais no sentido de desenvolverem senso de responsabilidade e de urgncia com relao aos problemas ambientais para assegurar a ao apropriada para solucion-los.

Pblico-alvo O principal pblico-alvo da Educao Ambiental o pblico em geral. Neste contexto global, as principais categorias so as seguintes: 1.o setor de educao formal: alunos de pr-escola, primeiro e segundo graus, e universitrios, bem como professores e profissionais de treinamento em meio ambiente; 2.o setor de educao no formal: jovens e adultos, individual e coletivamente, de todos os segmentos da populao, tais como famlias, trabalhadores, administradores e todos aqueles que dispem de poder nas ;reas ambientais ou no.

Diretrizes bsicas dos programas de Educao Ambiental 1.A Educao Ambiental deve considerar o ambiente em sua totalidade - natural e construdo pelo homem, ecolgico, poltico, econmico, tecnolgico, social, legislativo, cultural e esttico. 2.A Educao Ambiental deve ser um processo contnuo, permanente, tanto dentro quanto fora da escola. 3.A Educao Ambiental deve conter uma abordagem interdisciplinar. 4.A Educao Ambiental deve enfatizar a participao ativa na preveno e soluo dos problemas ambientais. 5.A Educao Ambiental deve examinar as principais questes ambientais do ponto de vista mundial, considerando, ao mesmo tempo, as diferenas regionais. 6.A Educao Ambiental deve focalizar condies ambientais atuais e futuras.

7.A Educao Ambiental deve examinar todo o desenvolvimento e crescimento do ponto de vista ambiental. 8.A Educao Ambiental deve promover o valor e a necessidade da cooperao em nvel local, nacional e internacional, na soluo dos problemas ambientais.

Das könnte Ihnen auch gefallen