Sie sind auf Seite 1von 2

19/04/12

Scrum: metodologia gil para gesto e planejamento de projetos - Improve It

Siga-nos no Twitter!

SCRUM
Scrum uma metodologia gil para gesto e planejamento de projetos de software. Se voc chegou at aqui interessado em fazer uma das certificaes disponveis para Scrum, veja por que dizemos no certificao? No Scrum, os projetos so dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. Metodologias geis de desenvolvimento de software so iterativas, ou seja, o trabalho dividido em iteraes, que so chamadas de Sprints no caso do Scrum. As funcionalidades a serem implementadas em um projeto so mantidas em uma lista que conhecida como Product Backlog. No incio de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, ou seja, uma reunio de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela ser capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. As tarefas alocadas em um Sprint so transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog. A cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunio (normalmente de manh), chamada Daily Scrum. O objetivo disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia. Ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting. Finalmente, faz-se uma Sprint Retrospective e a equipe parte para o planejamento do prximo Sprint. Assim reinicia-se o ciclo. Veja a ilustrao abaixo:

improveit.com.br/scrum

1/5

19/04/12

Scrum: metodologia gil para gesto e planejamento de projetos - Improve It

Comentrios (20 at o momento)


Ton 27/02/2009 14:27

Muito bom o site. Contedo objetiv o. Ajudou-me bastante na compreenso ;-)

Doubleday 10/02/2009 10:15

Caros amigos, Estou dev endo o artigo sobre testes com scrum. Eu acabei de mudar de empresa e por isso, tiv e que focar meus esforos para os nov os processos da empresa. Estou realiz ando um estudo sobre os processos ISO 9001 e TL 9000. Creio que isso dev e gerar mais uns artigos com relao ao uso do framew ork Scrum. Email para contato: doubleday .francotti@gmail.com

Patrick Nascimento 08/02/2009 02:27

Achei excelente o material, bem organiz ado, objetiv o e esteticamente agradv el. S senti falta de uma explanao. Em outras referncias percebi que h um estgio intermedirio entre o Product Backlog e os Sprint Backlogs. Seria um Release Backlog que composto por funcionalidades coletadas no backlog do produto, entretanto j prioriz adas. partir desde backlog da entrega sim possv el div idir o trabalho a ser feito em sprints. Alm do que em que momento feita a estimativ a do tempo a ser tomado para se implementar uma ou outra tarefa? Percebe que falta uma etapa no meio disso?

Rojas 27/01/2009 16:20

Apenas uma observ ao: "os projetos so div idos em ciclos (tipicamente mensais)" eu creio que seja
improveit.com.br/scrum 2/5

Das könnte Ihnen auch gefallen