Sie sind auf Seite 1von 13

NCLEO DE PROVAS TELECURSO 2000

MANUAL DE PRODUO DE TEXTO

Maro / 2012

Ncleo de Provas - Telecurso 2000

Aa Prezado leitor,

Este manual ir auxili-lo na produo textual, oferecendo recursos para aprimorar a escrita, pois importante que o texto tenha coerncia, coeso e seja integrado a um contexto de comunicao, que s possvel quando h interao do leitor com o texto.

DICAS PARA PRODUZIR UM TEXTO


Em uma produo de texto, necessrio que haja um conjunto de ideias que possam transmitir uma mensagem de forma clara, precisa e objetiva.

Veja:

A apresentao um aspecto muito importante no trabalho escrito. A primeira impresso est na esttica, na clareza e na limpeza do texto apresentado. Observe as margens, evite rasuras, use letra legvel e no esprema as palavras no final da linha. Organize as ideias, desenvolvendo o seu texto dentro dos limites solicitados e evite exageros. Evite usar letra de forma. Faa uma pequena lista do que voc deseja realmente comunicar e ordene as ideias. Organize o texto em pargrafos. Releia o texto produzido por voc e faa a correo observando: a grafia das palavras, a pontuao, a concordncia... Faa um rascunho, atente-se para o tempo que tem disponvel. Lembre-se de que voc est escrevendo a fim de que outras pessoas compreendam seu texto. Esteja bastante atento ao tema proposto, pois esse o item fundamental para que sua redao seja valorizada. Reflita bastante sobre ele antes de comear a redigir e identifique a ideia central. Exponha seus comentrios de maneira respeitosa. No deixe o texto fragmentado. Leia vrios tipos de textos em jornais, revistas, livros etc.

Equipe de Portugus

Ncleo de Provas - Telecurso 2000

Treine, escreva vrios tipos de textos. Assim voc ficar mais vontade ao usar a linguagem escrita. A lgica de estruturao de um texto vai determinando, simultaneamente, a distribuio das partes, que deve conter: comeo, meio e fim.

Observao: Pargrafo: o recuo da margem esquerda que se inicia um texto. Mudana de pargrafo: muda-se o pargrafo, quando se quer mudar a informao, no o assunto. A cada nova informao usa-se um pargrafo novo.

NO SE DEVE USAR EM UMA PRODUO DE TEXTO


Abreviatura de palavras. Siglas desconhecidas. Palavras em sentido figurado: podem trazer dvidas ao leitor. Vocabulrio rebuscado: palavras difceis e s vezes desconhecidas pelo usurio. Grias: domnio restrito a um grupo popular. Linguagem coloquial / popular. Detalhes suprfluos. Palavras imprecisas, com sentido vago. Ex.: coisa, algo, algum... Estrangeirismo. Ex.: Melhore o seu look!. Verbos no gerndio em incio de perodos. Ex.: Falando nisso,.... Chaves (frases feitas). Ex.: Para quem sabe ler, um pingo letra. Escrevo-lhe estas mal traadas linhas. Ambiguidades (duplo sentido) e ideias confusas. Ex.: A menina foi ao cinema com a sua me. Ela ficou alegre. (Ela quem?) Manifestantes agridem deputados. Eles estavam enfurecidos. (Eles quem?) Redundncia: no repita vrias vezes as mesmas palavras. Ex.: Ao elogiar uma amiga sobre um doce que ela mesma havia feito, ela me disse que estava ruim. De duas, uma: ou ela no tem paladar, ou ela no tem capacidade de receber elogios. Gerundismo: uma locuo verbal, formada por verbo auxiliar + verbo estar no infinitivo + verbo no gerndio).

Equipe de Portugus

Ncleo de Provas - Telecurso 2000

Ex.:Vou estar mandando o seu recado. O gerundismo d ideia de futuro em andamento; essa uma forma equivocada de se usar esse tempo verbal, pois a lngua portuguesa possui apenas duas formas de futuro: o simples (mandarei) e o composto (vou mandar).

ALGUNS ELEMENTOS IMPORTANTES DEVEM SER OBSERVADOS EM UMA PRODUO


Coerncia: articulao de ideias e sequncia lgica de um texto (responsvel pelo sentido do texto). Coeso: elementos articuladores que associam as ideias do texto. Responsvel pela unidade formal do texto. Constri-se por meio de mecanismos gramaticais e lexicais. No contradio: as ideias devem se associar harmonicamente, no se contradizendo. Progresso: acrscimo de novas informaes durante o desenvolvimento do texto. Articulao: ligao entre as ideias e palavras do texto. Clareza: usar vocabulrio simples, adequado e que o escritor domine.

TIPOLOGIA TEXTUAL Dissertao


a elaborao de um texto argumentativo, em que necessrio expor e explicar um assunto determinado. As ideias so organizadas a partir de conhecimento prvio a respeito de um assunto, com a inteno de transmitir informaes de forma clara e objetiva ao leitor. Quanto melhor os argumentos, mais consistente ser o texto. Antes de comear a elaborar uma dissertao, a primeira coisa reconhecer a diferena entre o tema e o ttulo.

Ttulo uma vaga referncia do assunto a ser abordado que colocado no incio da produo de texto.
Equipe de Portugus

Ncleo de Provas - Telecurso 2000

Tema a ideia central do texto que ser defendida no decorrer da redao. Ex.: O poder da imprensa. (Ttulo) A imprensa exerce uma grande influncia no comportamento das pessoas. (Tema)

O texto dissertativo apresenta, portanto, a defesa de uma ideia ou de um ponto de vista. Ao elabor-lo, fique atento para o seguinte:

A) Introduo: deve-se apresentar o assunto a ser tratado de maneira clara e objetiva, e tambm delimitar as questes referentes a esse assunto.

B) Desenvolvimento: o ponto de vista sobre o assunto abordado e os exemplos concretos so expostos, alm dos argumentos claros e coerentes. Argumentao: defender um ponto de vista, convencer ou tentar persuadir algum por meio de argumentos (razes).

C) Concluso:

Resumo de tudo que j foi dito. Avaliao clara do assunto que foi discutido. Soluo para os argumentos apresentados.

Veja o quadro a seguir:

PARGRAFOS

TEMA

1 Introduo 2 Desenvolvimento 3 Concluso

Apresentao do assunto a ser abordado. Argumento: 1 ou 2 pargrafos. Retomada do assunto exposto no 1. pargrafo, para a afirmao ou contradio do tema.

Evite concluir um texto dissertativo com ponto de interrogao.

Equipe de Portugus

Ncleo de Provas - Telecurso 2000

Em um texto dissertativo

preciso dominar o assunto. No escreva perodos muito longos, seja objetivo. Construa frases na 3 (terceira) pessoa - mesmo que voc esteja expondo o seu ponto de vista, defendendo suas ideias.

Ex.: Penso que ns O Brasil precisa

precisamos de segurana. (1 pessoa) de segurana. (3 pessoa)

Eu acho que tudo isso corrupo... (1 pessoa) perceptvel a corrupo em vrios setores... (3 pessoa)

Ao elaborar uma introduo, seja criativo. Inicie uma redao por meio de: dados retrospectivos, uma pergunta sugestiva, uma citao, um fato histrico, uma definio, uma cena descritiva, etc. Desenvolva seu ponto de vista, sua argumentao, cite exemplos, analise, critique, defenda, fornea dados... No generalize as informaes. Fique atento ao elaborar a transio do desenvolvimento para a concluso. Selecione as palavras-chave que estabelecero uma ligao entre as partes. O pargrafo de concluso poder ser feito por meio de: - sntese das ideias apresentadas; - posicionamento ou questionamento coerente com o desenvolvimento; - deduo ou demonstrao de consequncia dos argumentos apresentados; - levantamento de hipteses. Expresses ou palavras que podem ser utilizadas na concluso de um texto:

assim - ento - em virtude disso - diante disso - portanto - por isso. Obs.: necessrio que em uma dissertao haja fatos apresentados e discutidos, informaes/ dados a respeito do tema proposto.

Equipe de Portugus

Ncleo de Provas - Telecurso 2000

Exemplo de texto dissertativo


A Bomba na Meia Idade

1 Pargrafo (Introduo): Em julho, a bomba atmica fez cinquenta anos. A primeira arma nuclear da histria foi testada no dia 16 de julho de 1945, em Lamogordo, Novo Mxico, Estados Unidos. 2 Pargrafo (Desenvolvimento): Libertou energia equivalente a 18 toneladas de TNT e encheu de alegria cientistas e engenheiros que haviam trabalhado duro durante trs anos para construir a bomba. 3 Pargrafo (Concluso): Menos de um ms depois, quando uma exploso semelhante dizimou as cidades de Hiroshima e Nagasaki no Japo, a alegria deu lugar vergonha.
SARMENTO, Leila Lauar. Oficina de Redao: Editora Moderna, So Paulo, 1997.

Narrao
Narrar contar uma histria, reproduzir uma sequncia de fatos reais ou imaginrios (com detalhes). Na escolha do assunto da narrao, preciso dar-lhe uma disposio coerente (lgica) e interessante para que o leitor fique ligado ao enredo at chegar ao desfecho esperado ou surpreendente. Em um texto narrativo, h: narrador, personagem, tempo, lugar, enredo e fatos.

A) Narrador: quem conta a histria.

Tipo de Narrador (foco narrativo): h dois tipos de narradores que merecem destaque:

De 3 pessoa: ele est fora da histria, mas sabe de tudo que se passa com as personagens e conhecido como narrador-observador.

Equipe de Portugus

Ncleo de Provas - Telecurso 2000

Ex.: Ela estava com soluo. E como se no bastasse a claridade das duas horas, ela era ruiva.
(Clarice Lispector Felicidade Clandestina)

De 1 pessoa: conhecido como narrador-personagem, pois alm de participar da histria, ele a relata. Ex.: Acordei por volta de duas horas, e fui escrever. Depois da noite que passara talvez suponha que fiz versos. Pois engana-se: fiz contas. (Jos de Alencar- Lucola).

B) Personagem: quem participa da histria.

Podem ser: protagonistas (principais) e os coadjuvantes (secundrios). Deve ser descrita fsica e psicologicamente a caracterizao fundamental. No se deve esquecer de detalhar os tipos humanos presentes na histria.

C) Tempo (Quando?): ele determina o momento da ocorrncia dos fatos. Existem dois tempos, o cronolgico (data, horas, ano...) e o psicolgico (tempo mental). Ex.: Tambm comeou a sair de noite para voltar de madrugada.

D) Lugar (Onde?): o ambiente, o cenrio, o local onde ocorrem os fatos.

E) Enredo: a histria em si com aes e fatos entrelaados, com suas modificaes e o assunto da narrativa. Obs.: No enredo, h sempre um clmax que prende o leitor leitura do texto.

F) Desfecho: o final de um texto narrativo pode ser emocionante, lgico ou imprevisvel.

Em um texto narrativo pode haver:

1) Discurso Direto:

As falas das personagens so reproduzidas textualmente. A fala aparece na 1. pessoa do singular (eu) ou do plural (ns). Uso de dois-pontos e do travesso.
Equipe de Portugus

Ncleo de Provas - Telecurso 2000

Ex.: Todos se entreolharam, exceto Quaresma que logo disse com toda fora dalma: _ Senhor doutor, o Brasil o pas mais frtil do mundo (...). Fique certo! _ H mais frteis, major avanou o doutor. _ Onde?
(Lima Barreto. Triste fim de Policarpo Quaresma)

2) Discurso Indireto:

O narrador transcreve as falas das personagens (ele/eles). A fala da personagem aparece na 3. pessoa do singular ou do plural. Ausncia da pontuao: dois-pontos e travesso. Ex.: O Dr. Camargo disse que o caso era grave, e deu princpio a rigoroso tratamento.
(Machado de Assis Helena)

3) Discurso Indireto Livre:

O texto escrito em 3 pessoa. O narrador conta a histria, mas as personagens tm voz prpria. Ex.: Retirou as asas e estraalhou-as. S tinham beleza. Entretanto, qualquer urubu... que raiva.... (Ana Maria Machado)

Exemplo de texto narrativo


O Incndio

Ocorreu um pequeno incndio na noite de ontem, em um apartamento de propriedade do Sr. Marcos da Fonseca. No local habitavam o proprietrio, sua esposa e seus dois filhos. Todos eles, na hora em que o fogo comeou, tinham sado de casa e estavam jantando em um restaurante situado em frente ao edifcio. A causa do incndio foi um curto-circuito ocorrido no precrio sistema eltrico do velho apartamento.

Equipe de Portugus

Ncleo de Provas - Telecurso 2000

O fogo despontou em um dos quartos que, por sorte, ficava na frente do prdio. O porteiro do restaurante, conhecido da famlia, avistou-o e imediatamente foi chamar o Sr. Marcos. Ele, mais que depressa, ligou para o Corpo de Bombeiros. Embora no tivesse demorado a chegar, os bombeiros no conseguiram impedir que o quarto e a sala ao lado fossem inteiramente destrudos pelas chamas. No obstante o prejuzo, a famlia consolou-se com o fato de aquele incidente no ter tomado maiores propores, atingindo os apartamentos vizinhos. (Telecurso 2000: Portugus)

Comentrio

Esse texto uma narrativa escrita em 3 pessoa em que o narrador observador, ou seja, ele sabe tudo o que se passa com as personagens, porm no participa da histria. Apresenta o discurso indireto, pois os verbos e os pronomes se encontram na terceira pessoa. Em uma narrao, podem-se encontrar descries e opinies e o que vai permitir determin-la como um texto narrativo a predominncia do modo de organizao sobre os demais.

Descrio
Caracteriza-se por ser o retrato verbal de pessoas, cenas, ambientes, objetos, etc. Na descrio, so trabalhadas as imagens, o que permite uma visualizao do que est sendo descrito.

Em um texto descritivo

a descrio de pessoas deve, alm dos traos fsicos, ressaltar os traos psicolgicos para que se tenha em retrato, uma forma mais completa da pessoa descrita. observa-se uma grande riqueza de detalhes e informaes que particularizam o objeto ou o ser descrito. no tem um narrador, como no texto narrativo, mas um observador.
Equipe de Portugus

10

Ncleo de Provas - Telecurso 2000

Ex.: O santeiro, velho magro de carapinha branca, estendia-se em detalhes: uma negra, vendedora de mingau, acaraj, abar e outras comilanas, tinha um importante assunto a tratar com Quincas naquela manh.
AMADO, Jorge. A morte e a morte de Quincas Berro Dgua.

Trechos descritivos, por exemplo, podem aparecer em textos predominantemente narrativos ou em textos predominantemente dissertativos. Em um texto narrativo, muito comum encontrar diversos trechos descritivos por meio dos quais os personagens, ambientes e objetos so delineados.

Exemplo de texto descritivo


O menino pai do homem

Cresci; e nisso que a famlia no interveio; cresci naturalmente, como crescem as magnlias e os gatos. Talvez os gatos so menos matreiros, e, com certeza, as magnlias so menos inquietas do que eu era na minha infncia. Um poeta dizia que o menino pai do homem. Se isto verdade, vejamos alguns lineamentos do menino. Desde os cinco anos, merecera eu a alcunha de menino-diabo; e verdadeiramente no era outra coisa; fui dos mais malignos do meu tempo, arguto, indiscreto...
ASSIS, Machado de. Memrias pstumas de Brs Cubas. So Paulo: Moderna, 1994. (Fragmento)

Injuno/Instrucional
Os textos injuntivos/instrucionais fornecem instrues, regras ou indicaes para a utilizao correta de instrumentos. Tm a finalidade de instruir ou convencer o leitor sobre algo. Caracterizam-se pelo uso de verbos no imperativo, ordenando, sugerindo ou aconselhando algo.

Exs.: Manual de instrues, receita de bolo, propaganda, etc.

Equipe de Portugus

11

Ncleo de Provas - Telecurso 2000

ESQUEMA COMPARATIVO

DESCRIO

NARRAO

DISSERTAO

INJUNO/INSTRUCIONAL - Persuaso ordens,

Retrato imagem aspectos

verbal, Fatos pessoas Ideias - e aes

que exposio, debate, sugestes, conselhos, com objetivo de convencer ou - instruir o interlocutor. discutir,

que geram o fato e as interpretao, circunstncias em avaliao o que ele ocorre: explicar,

caracterizam, singularizam ser ou

objeto tempo, causa,

lugar, interpretar, avaliar ideias.

descrito.

consequncia, etc.

CRITRIOS DE AUTOAVALIAO DA PRODUO TEXTUAL Para revisar seu texto, siga os itens a seguir. Use letra legvel. Use adequadamente a letra maiscula. Separe corretamente as slabas. Verifique a pontuao e a ortografia. Avalie se o assunto do texto foi o mesmo durante toda a produo. Verifique se a sequncia lgica foi seguida corretamente e se as ideias esto claras. Observe se o ttulo est de acordo com o assunto do texto. Verifique se o texto tem comeo, meio e fim. Use corretamente o singular e o plural das palavras. Faa margens regulares. No rasure seu texto.

Equipe de Portugus

12

Ncleo de Provas - Telecurso 2000

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CEREJA, William Roberto e MAGALHES, Thereza Cochar Magalhes. Portugus: linguagens. So Paulo: Atual, 2003.

TERRA, Ernani e NICOLA, Jos de. Portugus para o ensino mdio: lngua, literatura e produo de textos. So Paulo: Scipione, 2002. Srie Parmetros.

Apostila da Educao de Jovens e Adultos: portugus. Ensino fundamental. Belo Horizonte. SESI/MG, 2003.

SARMENTO, Leila Lanar. Oficina de redao. So Paulo: Moderna, 1997.

LARA, Anlpia Siqueira. Coleo soma redao. v. 1. 3 srie, ensino mdio, 2001.

SERAFINI, Maria Teresa. Como escrever texto. Traduo: Maria Augusta Basto Mattos. Rio de Janeiro: Globo, 1989.

TELECURSO 2000: Lngua Portuguesa: v. 1 e 2, ensinos fundamental e mdio. Rio de Janeiro: Fundao Roberto Marinho.

TUFANO, Douglas e SARMENTO, Leila Lauar. Portugus: Literatura, Gramtica, Produo de texto. v. nico. So Paulo: Atual, 2005.

Equipe de Portugus

13

Das könnte Ihnen auch gefallen