Sie sind auf Seite 1von 22

COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO

As cargas de uma determinada estrutura so transmitidas ao solo gerando uma redistribuio dos estados de tenso em cada ponto do macio (acrscimos de tenso), a qual ir provocar deformaes em maior ou menor intensidade, em toda rea nas proximidades do carregamento, que por sua vez, resultaro em recalques superficiais.

Compressibilidade: o resultado da compresso de um material devido ao de carregamentos externos impostos. A compresso de uma massa de solo resulta na diminuio do seu volume, que se traduz no recalque sofrido pela estrutura.

Adensamento: o resultado da compresso de um material devido ao de carregamentos externos impostos, porm com a sada lenta da gua dos vazios do solo. A compresso, neste caso, depende fundamentalmente da velocidade com que a gua expulsa dos vazios. O fenmeno acontece ao longo do tempo e os recalques podem atingir valores expressivos.

J sabemos que: Acrscimo de tenso = gera deformao = recalque

A compressibilidade depende do tipo de solo, por exemplo: a compressibilidade em areias (solos no-coesivos) devido a sua alta permeabilidade ocorrer rapidamente, pois a gua poder drenar facilmente. Em contrapartida, nas argilas (solos coesivos) a sada de gua lenta devido baixa permeabilidade, portanto, as variaes volumtricas (deformaes/recalques) dependem do tempo, at que se conduza o solo a um novo estado de equilbrio, sob as cargas aplicadas. Essas variaes volumtricas que ocorrem em solos finos saturados, ao longo do tempo, constituem o processo de adensamento.

A variao de volume dos solos por efeito de compresso influenciada pelos seguintes fatores: granulometria, densidade, grau de saturao, permeabilidade e tempo de ao da carga de compresso.

Uma das principais causas de recalques a compressibilidade do solo.

A influncia de cada um destes fatores e do seu conjunto sobre a compressibilidade pode ser simulada de forma didtica pelo Modelo Analgico de Terzaghi.

Analogia:
- As molas representam a estrutura do solo. Molas resistentes e/ou previamente comprimidas representariam um solo mais compacto ou mais rijo e vice-versa. - Os furos no mbolo representam os vazios do solo. Furos de pequeno dimetro so anlogos a uma estrutura de vazios muito pequenos como os de argila (solo com baixa permeabilidade), furos grandes se aproximam de areias ou pedregulhos (solo com alta permeabilidade). - A gua representa a gua nos vazios do solo. O recipiente totalmente cheio representa um solo saturado.

A diferena fundamental de comportamento que os solos continuam apresentando alguma variao de volume, mesmo aps o final do que se denomina adensamento primrio (e que corresponde analogia de Terzaghi). H sada de gua mesmo com poro-presso praticamente nula (compresso secundria, item 8.16) Algumas observaes, obtidas a partir do modelo, que so importantes:

a) a diferena de altura entre o inicio e o final do fenmeno (h0 - hf) depende da rigidez da mola e seu comprimento e do incremento de tenso vertical (P); b) o tempo para atingir-se a condio final, isto , de (u = 0), varia com a abertura da vlvula de sada de gua.

Descreve-se a seguir algumas experincias a partir da compresso do mbolo.

1 experincia:
- Furos fechados e o recipiente cheio (S = 1); - Aplicada uma carga P de compresso e sendo a gua incompressvel, toda a carga ser absorvida pela gua.

Assim: = = P ; '

2 experincia:
- Furos abertos e o recipiente cheio (S = 1); - Aplicada a carga P, esta de imediato (t = 0) se transmite gua. Como a gua pode escapar pelos furos ocorre um processo de deformao por compresso, as molas vo se comprimindo e, conseqentemente, absorvendo a deformao. - O processo finaliza, a gua deixa de sair e as molas no se deformam mais, quando toda a carga P tiver sido transferida da gua para as molas.

Concluses: No solo real, medida que o processo de compresso ocorre, h uma transferncia de presso da
gua para a estrutura slida dos solos e a tenso total vai se transformando em tenso efetiva, do que decorre a deformao do solo. E quanto menos permevel for o solo mais demorado ser o processo de compresso e viceversa.

3 experincia:
- Furos abertos e o recipiente parcialmente cheio (S 1);

- Aplicada a carga P, esta ser transmitida s molas de imediato. A deformao ser rpida porque se trata da expulso de ar dos vazios. - Expulso o ar e tendo encostado o mbolo na gua, o processo passar a ter as caractersticas da 2 experincia Nos solos, o fenmeno comporta-se de modo similar: a) o recalque total depende da rigidez da estrutura do solo, da espessura da camada e do incremento de carga vertical; b) o tempo de dissipao da presso neutra depende da permeabilidade do solo e das condies de drenagem que h nos contornos da camada

a interveno do homem nestes fatores, com seu conhecimento prvio, que conduz s diversas solues construtivas. A Figura abaixo representa, qualitativamente, as variaes de tenses e de volume que se processam ao longo do fenmeno de adensamento. Portanto, o processo de adensamento corresponde a uma transferncia gradual do acrscimo de presso neutra (provocado por um carregamento efetivo) para tenso efetiva. Tal transferncia se d ao longo do tempo, e envolve um fluxo de gua com correspondente reduo de volume do solo.

Fig 1 - Variaes de tenses e de volume durante o adensamento

Teoria de adensamento de Terzaghi


O estudo terico do adensamento permite obter uma avaliao da dissipao das sobrepresses hidrostticas (excesso de presso neutra gerada pelo carregamento) e, consequentemente, da variao de volume ao longo do tempo, a que um elemento, de solo estar sujeito, dentro de uma camada compressvel. Tal estudo foi 4

inicialmente realizado por Terzaghi, para o caso de compresso unidirecional, e constitui a base pioneira, para afirmao da Mecnica dos Solos como cincia. A partir dos princpios da Hidrulica, Terzaghi elaborou a sua teoria, tendo, entretanto, que fazer algumas simplificaes, para o modelo de solo utilizado. As hipteses bsicas de Terzaghi so: a) solo homogneo e saturado; b) partculas slidas e a gua contida nos vazios do solo so incompressveis; c) compresso (deformao) e drenagem unidimensionais (vertical); d) propriedades do solo permanecem constante ( k, mv, Cv); e) validade da lei de Darcy ( v = k . i ); f) h linearidade entre a variao do ndice de vazios e as tenses aplicadas. Ao admitir escoamento unidirecional de gua, algumas imprecises aparecem, quando se tem o caso real de compresso tridimensional, entretanto, a hiptese condicionante de toda a teoria a que prescreve a relao linear entre o ndice de vazios e a variao de presses. Admitir tal hiptese significa admitir que toda variao volumtrica se deva, expulso de gua dos vazios, e que se afasta em muitos casos da realidade, pois ocorrem juntamente com o adensamento, deformaes elsticas e outras, sob tenses constantes, porm crescentes com o tempo (Creep). As demais hipteses podem facilmente ser reproduzidas em laboratrio ou se aproximam da realidade. A Figura abaixo a seguir mostra um perfil de solo muito comum: uma camada de solo saturado compressvel intercalada entre outras camadas pouco compressveis. O carregamento que foi imposto do tipo unidimensional, isto , no h distoro lateral do solo. Esta forma de solicitao ocorre quando a largura do carregamento muito maior do que a espessura da camada, por exemplo, em aterros de aeroportos, alguns aterros rodovirios, tanques de combustvel, aterros industriais, etc. Na mesma figura (item b) mostra um elemento de solo da camada na qual o incremento de carga aplicada foi P. Analisando a presso neutra (u) dentro da camada, observa-se que ela ser zero (ou igual a um valor hidrosttico inicial constante, dependente do lenol fretico na areia) no contato superior. A areia possui uma permeabilidade muito alta em relao argila e fornece uma condio de drenagem livre, portanto.

(a)

(b)

Fig 2 - (a) Camada de solo compressvel submetida a um incremento de tenso; (b) elemento de solo da camada. 5

A gua expulsa dos vazios do solo com uma velocidade:

onde o gradiente hidrulico expresso por:

Para o caso em estudo, o gradiente varivel em funo da profundidade (z) e do tempo (t), portanto temos:

Como a carga hidrulica pode ser substituda pela poro-presso dividida pelo peso especfico da gua (h = u/ w), temos:

A velocidade tambm varia com a profundidade (z), portanto, temos:

(1)

Por outro lado, a variao de velocidade ao longo de (z) depende da variao de volume que ocorre nos elementos de solo. Portanto, a variao de volume depende do tempo, dado pela expresso:

uma vez que a variao de volume unitria (V/V) funo da variao da tenso efetiva, e a variao da tenso efetiva proporcional dissipao da poro-presso, temos:

O coeficiente (mv) definido nas expresses anteriores determinado experimentalmente e denomina-se coeficiente de variao volumtrica (ou deformao volumtrica). Quanto maior esse coeficiente, maior ser a 6

variao de volume unitrio do solo para certo incremento de tenso efetiva. O coeficiente de variao volumtrica o inverso do mdulo de elasticidade (mv = 1/E).

Como o fluxo no elemento de solo unidimensional (por definio do carregamento), toda a variao de volume se dar na dimenso de z. Haver uma variao da velocidade originada pelo aumento de vazo, isto , h uma diferena entre o volume que sai e o que entra no elemento de solo, devido prpria variao de volume do elemento (solo saturado). Com isso poderemos escrever:

(2)

Igualando-se as expresses (1) e (2), obtemos:

Esta ltima expresso conhecida como equao diferencial do adensamento. Sendo esta uma equao diferencial de derivadas parciais de 2 ordem que rege o fenmeno do adensamento unidimensional. Desta equao define-se o coeficiente de consolidao (ou de adensamento), pela seguinte expresso:

Quanto maior o valor do Cv, tanto mais rpido se processa o adensamento do solo. Assim como mv e k, o Cv uma propriedade dos solos.

Pode ser conveniente ao iniciante raciocinar sobre o processo de adensamento dos solos pela analogia com o processo de dissipao de calor, conhecido na Fsica, j que ambos obedecem mesma equao diferencial. Isto significa que a forma de variao da poro-presso ou presso neutra com o tempo, em uma camada argilosa saturada, semelhante variao da temperatura com o tempo num corpo aquecido que tenha condies de contorno anlogas.

Soluo da equao diferencial do adensamento

a) a compresso do solo pequena comparada com a espessura da camada (no se altera a altura de drenagem); b) considera-se que o coeficiente de consolidao (Cv) constante para o acrscimo de carga e que no afetado pela compresso; c) considera-se o carregamento (P) aplicado instantaneamente. Baseando-se na situao da Figura 8.5, as condies de contorno podem ser escritas como:

Na Figura abaixo, para melhor interpretao esta representado o acrscimo da poro-presso.

(a)

(b)

Fig 3 - Adensamento de uma camada compressvel submetida a um incremento de carga uniforme instantneo (a) perfil geotcnico do sub-solo; (b) grfico da variao da presso neutra. Observe-se que a camada de solo tem a espessura real H. Para facilitar os clculos, como se ver a seguir utilizamos a altura de drenagem (veja seguinte item) definida, neste caso, como Hd = H/2. As demais condies contorno:

Com base nestas condies, pode-se resolver a equao diferencial por meio de sries de Fourier. A resoluo completa pode ser encontrada em Taylor (1948) e fornece:

Onde:

chamado fator tempo (T) e representa uma varivel independente, sendo um nmero adimensional. Este parmetro exclui da soluo todas as caractersticas do solo que interferem no processo de adensamento.

O progresso do processo de adensamento em um ponto pode ser expresso pela porcentagem de adensamento definida como

Nesta expresso, Vt representa a variao de volume aps um tempo t; Vt = representa a variao de volume, aps completado o adensamento e Uz a porcentagem de adensamento ou grau de adensamento de um elemento de solo, situado a uma profundidade z, num tempo t. Em termos de presses neutras, temos: ut e ut = , so as presses neutras, aps um tempo te aps um t = ; eu a sobrepresso hidrosttica, logo aps a aplicao da carga ; e u a sobrepresso num tempo t e u0 presso neutra existente na gua. Portanto, quando Uz = 0%, a presso neutra no ponto igual ao excesso inicial e quando Uz = 100% toda a presso neutra ter se dissipado e o adensamento est completo. A definio das grandezas adimensionais, T e Uz, simplifica a construo de grficos para uso prtico. Transformase a equao da soluo exata da equao diferencial de adensamento (u = x e yT ) em uma do tipo:

A soluo pode ento ser apresentada sob a forma grfica. Utilizando-se coeficientes adimensionais, tais grficos podem ser utilizados na soluo de uma ampla gama de problemas. 9

Altura de drenagem (Hd)


Na Figura 4 esto representados dois perfis geotcnicos semelhantes, os quais possuem caractersticas de fornecer condies de drenagem diferentes. No item (a) a camada compressvel est entre duas camadas de elevada permeabilidade, isto , ela ser drenada por ambas as faces. Definindo-se a altura de drenagem (ou distncia) - Hd, como a mxima distncia que uma partcula de gua ter que percorrer, at sair da camada compressvel, teramos neste caso, Hd = H/2. No caso da Figura 4(b), a Hd = H, pois uma partcula de gua situada imediatamente sobre a camada impermevel teria que percorrer toda a espessura da camada compressvel at atingir uma face drenante.

(a)

(b)

Figura 4 - Altura ou distncia de drenagem. (a) duas faces drenante; (b) uma face drenante.

Soluo grfica da equao de adensamento - Grau de adensamento localizado

A Figura 5 representa a soluo da equao:

Utiliza-se parmetros adimensionais como antes definidos (z/Hd e T). A figura apresenta o caso de camada com dupla drenagem (H = 2Hd). Se for necessrio utilizarmos o grfico para drenagem simples (H = Hd) devemos utilizar a metade correspondente.

10

Figura 5 Grau de adensamento de camada de solo saturado incremento de presso neutra uniforme em funo da profundidade e do fator tempo.

As curvas de igual fator tempo (T), denominadas iscranas, representam o quanto o solo j adensou efetivamente. Assim, para um mesmo tempo (ou adimesional T), o grau de adensamento maior prximo s camadas drenantes do que no meio da camada compressvel. Por exemplo, para T = 0,20, no meio da camada, ter ocorrido 23 % do recalque, enquanto que em da espessura total ter ocorrido 44%. O conhecimento da distribuio de Uz tem interesse no projeto de aterros sobre solos moles.

Soluo grfica da equao de adensamento - Grau de adensamento mdio


Em muitos casos h maior interesse prtico em saber o grau de adensamento mdio da camada inteira. Este valor, simbolizado por U, mede quanto houve de dissipao em toda a camada e, ento, pode ser relacionado ao recalque total. Graficamente, podemos pensar como um clculo de reas. Observe na Figura 5 as iscronas de T = 0 e T = 1,0. A primeira marca um total preenchimento da rea e a ltima zero. As iscronas marcam o crescimento da tenso efetiva com a diminuio da poro-presso. A Figura 6(a) representa a forma grfica do clculo de U:

11

Fig 6 - Grau de adensamento mdio de uma camada de solo saturado: (a) incremento de presso neutra inicial uniforme

Solues Aproximadas da Equao de Adensamento


A equao terica U = f (T) expressa com bastante aproximao, pelas seguintes relaes empricas:

Estas relaes nos fornecem valores para o fator tempo (T), em funo da porcentagem de recalque para adensamento pela Teoria de Terzaghi, conforme pode ser visto na Tabela 1 e no grfico da Figura 7.

Tab. 1 Fator tempo em funo da % de recalque para adensamento pela Teoria de Terzaghi 12

Figura 7 - Grau de adensamento mdio de uma camada de solo saturado: U versus T

Ensaio de adensamento ou compresso confinada

O ensaio de adensamento unidimensional (ABNT-NBR 12007/90) prescreve o mtodo de determinao das propriedades de adensamento do solo, caracterizadas pela velocidade e magnitude das deformaes, quando o mesmo lateralmente confinado e axialmente carregado e drenado. O mtodo requer que um elemento de solo, mantido lateralmente confinado, seja axialmente carregado em incrementos, com presso mantida constante em cada incremento, at que todo o excesso de presso na gua dos poros tenha sido dissipado. Durante o processo de compresso, medidas de variao da altura da amostra so feitas e estes dados so usados no clculo dos parmetros que descrevem a relao entre a presso efetiva e o ndice de vazios, e a evoluo das deformaes em funo do tempo. Os dados do ensaio de adensamento podem ser utilizados na estimativa tanto da magnitude dos recalques totais e diferenciais de uma estrutura ou de um aterro, com da velocidade desses recalques. A aparelhagem constituda de um sistema de aplicao de carga (prensa de adensamento ou oedmetro) e da clula de adensamento. A prensa permite a aplicao e manuteno das cargas verticais especificadas, ao longo do perodo necessrio de tempo. A clula de adensamento um dispositivo apropriado para conter o corpo de prova que deve proporcionar meio para aplicao de cargas verticais, medida da variao da altura do corpo de prova e sua eventual submerso. Consiste de uma base rgida, um anel para conter o corpo de prova (anel fixo ou flutuante), pedras porosas e um cabeote rgido de carregamento. A Figura 8.9 apresenta de forma esquemtica a prensa de adensamento e a clula de adensamento. O procedimento para execuo do ensaio iniciado com a colocao da clula de adensamento no sistema de carga. Transmite-se cargas a clula de adensamento, em estgios, para obter presses totais sobre o solo de 13

aproximadamente 10, 20, 40, 80, 160, ... Kpa, mantendo-se cada presso pelo perodo de tempo de 24 horas (dependendo do solo). Para cada um dos estgios de presso, faz-se leituras no extensmetro da altura ou variao de altura do corpo de prova, imediatamente antes do carregamento (tempo zero) e, a seguir, nos intervalos de tempo 1/8, 1/4, 1/2, 1, 2, 4, 8, 15, 30 min; 1, 2, 4, 8, e 24h. Completadas as leituras correspondentes ao mximo carregamento empregado, efetua-se o descarregamento do corpo de prova em estgio, fazendo leituras no extensmetro.

Figura 8 Oedmetro utilizado nos ensaios de compresso confinada

Apresentao dos resultados do ensaio de adensamento


Os resultados do ensaio, normalmente, so apresentados num grfico semi-logartmico (Figura 9) em que nas ordenadas se tm as variaes de volume (representados pelos ndices de vazios finais em cada estgio de carregamento) e nas abscissas, em escala logartmica, as tenses aplicadas.

Figura 9 - Curva ndice de vazios por logaritmo da tenso efetiva. 14

Podem-se se distinguir nesse grfico, trs partes distintas: a primeira, quase horizontal; a segunda, reta e inclinada e a terceira parte ligeiramente curva. O primeiro trecho representa uma recompresso do solo, at um valor caracterstico de tenso, correspondente mxima tenso que o solo j sofreu na natureza; de fato, ao retirar a amostra indeformada do solo, para ensaiar em laboratrio, esto sendo eliminadas as tenses graas ao solo sobrejacente, o que permite amostra um alvio de tenses e, conseqentemente, uma ligeira expanso. Tal reta apresenta um coeficiente angular denominado ndice de recompresso (Cr). Ultrapassando o valor caracterstico de tenso, o corpo de prova principia a comprimir-se, sob tenses superiores s tenses mximas por ele j suportadas na natureza. Assim, as deformaes so bem pronunciadas e o trecho reto do grfico que as representa chamado de reta virgem de adensamento. Tal reta apresenta um coeficiente angular denominado ndice de compresso (Cc).

O ndice de compresso ou compressibilidade utilizado para o clculo de recalque, em solos que se estejam comprimindo, ao longo da reta virgem de adensamento. Por ltimo, o terceiro trecho corresponde parte final do ensaio, quando o corpo de prova descarregado gradativamente, e pode experimentar ligeiras expanses. Podem-se se distinguir nesse grfico, trs partes distintas: a primeira, quase horizontal; a segunda, reta e inclinada e a terceira parte ligeiramente curva. O primeiro trecho representa uma recompresso do solo, at um valor caracterstico de tenso, correspondente mxima tenso que o solo j sofreu na natureza; de fato, ao retirar a amostra indeformada do solo, para ensaiar em laboratrio, esto sendo eliminadas as tenses graas ao solo sobrejacente, o que permite amostra um alvio de tenses e, conseqentemente, uma ligeira expanso. Tal reta apresenta um coeficiente angular denominado ndice de recompresso (Cr). Ultrapassando o valor caracterstico de tenso, o corpo de prova principia a comprimir-se, sob tenses superiores s tenses mximas por ele j suportadas na natureza. Assim, as deformaes so bem pronunciadas e o trecho reto do grfico que as representa chamado de reta virgem de adensamento. Tal reta apresenta um coeficiente angular denominado ndice de compresso (Cc)

O ndice de compresso ou compressibilidade utilizado para o clculo de recalque, em solos que se estejam comprimindo, ao longo da reta virgem de adensamento. Por ltimo, o terceiro trecho corresponde parte final do ensaio, quando o corpo de prova descarregado gradativamente, e pode experimentar ligeiras expanses.

Tenso de Pr-Adensamento

Como os solos possuem um comportamento no-elstico, eles apresentam uma espcie de memria de carga. Quando um solo sofre um processo de carga-descarga, seu comportamento posterior fica marcado at este nvel. A utilizao da escala logartmica para a tenso vertical efetiva prende-se ao fato de que, desta forma, a curva tenso x ndice de vazios tpica dos solos apresenta dois trechos os aproximadamente retos e uma curva suave que os une. A tenso na qual se d a mudana de comportamento uma indicao da mxima tenso vertical efetiva que aquela amostra j sofreu no passado. Esta tenso tem um papel muito importante em Mecnica dos Solos, pois divide dois comportamentos tenso-deformao bem distintos, sendo denominada de tenso ou 15

presso de pradensamento do solo (vm = a). Sua determinao muito importante para o clculo de recalques. O recalque de uma estrutura geralmente tolervel, se o acrscimo de tenso devido estrutura, mais a tenso efetiva inicial, no a ultrapassar. A determinao da tenso de pr-adensamento pode ser feita por um dos processos a seguir descritos: Processo de Casagrande e Processo de Pacheco Silva.

Processo de Casagrande (Figura 10)


Para a determinao de vm, segue-se os seguintes passos: a) Obter na curva ndice de vazios x logaritmo da tenso efetiva o ponto de maior curvatura ou menor raio (R); b) Traar uma tangente (t) e uma horizontal (h) por R; c) Determine e trace a bissetriz do ngulo formado entre (h) e (t); d) A abscissa do ponto de interseco, da bissetriz com o prolongamento da reta virgem corresponde presso de pr-adensamento.

Figura 10 - Determinao da presso de pr-adensamento pelo processo de Casagrande.

Processo de Pacheco Silva (Figura 11)


Para a determinao de vm, segue-se os seguintes passos: a) Traar uma horizontal passando pela ordenada correspondente ao ndice de vazios inicial; b) Prolongar a reta virgem e determinar seu ponto de interseco (p) com a reta definida no item anterior; c) Traar uma reta vertical por (P) at interceptar a curva ndice de vazios x logaritmo da tenso efetiva (ponto Q); d) Traar uma horizontal por (Q) at interceptar o prolongamento da reta virgem (R). A abscissa correspondente ao ponto (R) define a presso de pr-adensamento.

16

Figura 11 - Determinao da presso de pr-adensamento pelo processo de Pacheco Silva.

Uma vez estabelecida a presso de pr-adensamento possvel definir o ndice de pradensamento ou over consolidation ratio (OCR):

onde v0 a tenso efetiva que age na atualidade sobre o ponto do qual foi retirada a amostra, podem-se ter trs situaes distintas (Figura 12)

Solos Normalmente Adensados


A primeira das situaes ocorre, quando a tenso ocasionada pelo solo sobrejacente (v0) ao local onde foi retirada a amostra igual tenso de pr-adensamento (vm). Neste caso, diz-se que o solo normalmente adensado (NA), isto , a mxima tenso que o solo j suportou no passado corresponde ao peso atual do solo sobrejacente (Figura 12 (a)). Portanto o valor do ndice de pradensamento (OCR) aproximadamente igual a 1,0.

Solos Pr-Adensados
A segunda situao corresponde ao caso em que a tenso efetiva atual menor que a tenso de pradensamento, isto , o peso atual de solo sobrejacente menor que o mximo j suportado (Figura 12 (b)). Neste caso, diz-se que a argila pr-adensada (PA) e o OCR > 1,0. Qualquer acrscimo de carga, sobre este solo, de modo que v0 + v < vm implica recalques insignificantes, pois estamos no trecho quase horizontal da curva ndice de vazios x logaritmo da tenso efetiva.

17

Muitos fatores podem tornar um solo pr-adensado, destacando-se a eroso, que com a retirada de solo, diminui a tenso que age atualmente, bem como escavaes artificiais ou o degelo. A variao do nvel dgua uma das causas freqentes do pr-adensamento, pois, se o nvel dgua sofrer uma elevao no interior do terreno, as tenses efetivas sero aliviadas, ocasionando o pradensamento. Outra causa importante o ressecamento devido a variaes de nvel dgua prximo a superfcie de um depsito de argila normalmente adensada, que provoca o aparecimento de uma crosta pr-adensada. A lixiviao que o fenmeno de precipitao de elementos qumicos solveis, como compostos de slica, alumina e carbonatos pode ocorrer nos solos, nas camadas superiores devido a chuva. Tais elementos, se precipitados nas camadas inferiores, podem provocar a cimentao entre os gros, fenmeno este utilizado por Vargas (1977) para interpretar a formao e as tenses de pr-adensamento em argilas porosas de So Paulo e da regio centro-sul do Brasil. Segundo o mesmo autor, o fenmeno do pr-adensamento no se restringe aos solos sedimentares. Os solos residuais tambm podem apresentar um pr-adensamento virtual, relacionado com ligaes intergranulares provenientes do intemperismo da rocha.

Solos em Adensamento
Por ltimo, temos o caso em que v0 > vm, isto , a argila ainda no terminou de adensar, sob efeito de seu prprio peso (Figura 12 (c)).

Figura 12 - Condies de adensamento das argilas.

Determinao do Coeficiente de Consolidao ou Adensamento


O valor do coeficiente de adensamento est relacionado permeabilidade do solo e, portanto, ao tempo de recalque. Quando, em cada estgio de carregamento, registram-se as deformaes do corpo de prova, ao longo do tempo, busca-se determinar, por meio de analogia com as curvas tericas U = f (T), apresentadas na Figura 8.8, o coeficiente de adensamento. H dois processos de determinao de Cv atravs do ensaio de adensamento: o processo da raiz quadrada dos tempos (Taylor) e o que utiliza o logaritmo dos tempos (Casagrande).

Processo de Casagrande (Figura 13)


a) Para cada incremento de carga escolhido, desenhar a curva de adensamento, marcando-se no eixo das ordenadas a altura do corpo de prova e no eixo das abscissas o logaritmo do tempo; b) Determinar o ponto correspondente a 100% do adensamento primrio pela interseco das retas tangentes aos ramos da curva que definem as compresses primria e secundria. Transportar o ponto encontrado para o eixo das abscissas, obtendo-se a altura H100; 18

c) Para determinar o ponto correspondente a 0% do adensamento primrio, selecionar duas alturas do corpo de prova (H1 e H2) correspondentes respectivamente aos tempos (t1 e t2), cuja relao t2 /t1 seja igual a 4. A altura do corpo de prova correspondente a 0% de adensamento primrio, calculada por: H0 = H1 + (H1 - H2); d) A altura do corpo de prova, correspondente a 50% do adensamento primrio, obtida pela expresso: H50 = (H0 - H100)/2; e) Calcular o coeficiente de adensamento pela expresso:

Figura 13 - Curva de altura do corpo de prova, em funo do logaritmo do tempo, para clculo do coeficiente de adensamento pelo processo de Casagrande.

Processo de Taylor (Figura 14)


a) Para cada incremento de carga escolhido, desenhar a curva de adensamento, marcando-se no eixo das ordenadas a altura do corpo de prova e no eixo das abscissas a raiz quadrada do tempo; b) Determinar o ponto correspondente a 0% do adensamento primrio, prolongando-se a reta definida pelos pontos iniciais da curva de adensamento at o eixo das ordenadas; c) Traar por esse ponto uma linha reta com coeficiente angular igual a 1,15 vezes o coeficiente angular da reta obtida no item anterior. A interseco desta reta com a curva de adensamento primrio, cujas coordenadas so respectivamente t90 e H90; d) A altura do corpo de prova, correspondente a 50% do adensamento primrio, obtida pela expresso: H50 = H0 - 5/9 (H0 - H90); e) Calcular o coeficiente de adensamento pela expresso: 19

Os valores obtidos para o coeficiente de consolidao (Cv) por mtodos correntes de ensaios de laboratrio, muitas vezes, so imprecisos e ocorre uma grande disperso. Devido a isto, os engenheiros geotcnicos tm procurado solues mais confiveis, como os ensaios in situ, que evitam a perturbao da amostragem, do transporte e da preparao do corpo de prova, o que impossvel no caso de amostras destinadas a ensaios de laboratrio. Entretanto, perde-se o controle das condies de tenso, deformao e drenagem, bem conhecida nos ensaios de laboratrio mas impossveis de serem controladas integralmente no campo. Entre os mtodos in situ, podem ser citados o do piezocne, o de Asaoka e o mtodo combinado atravs de permeabilidade in situ e compressibilidade de laboratrio.

Figura 14 - Curva altura do corpo de prova, em funo da raiz quadrada do tempo, para o clculo do coeficiente de adensamento pelo processo de Taylor.

Recalques por Adensamento


O clculo de recalques de muita importncia em obras como aterros rodovirios, fundaes diretas, pistas de aeroportos, barragens, etc. Embora o problema maior esteja nos recalques diferenciais, pois so estes que provocam o aparecimento de fissuras e falhas, no h meios de avali-los previamente. Entretanto, a experincia geotcnica tem demonstrado que os danos s estruturas, devido a tais recalques, esto associados magnitude do recalque total. Na realidade, o recalque final que uma estrutura sofrer ser composto de outras parcelas, como, por exemplo, o recalque imediato ou elstico, estudado na Teoria da Elasticidade. Como no existe uma relao tenso-deformao capaz de englobar todas as particularidades e complexidades do comportamento 20

real do solo, as parcelas de recalque de um solo so estudadas separadamente. Nesta seo, se estudar o clculo do recalque total que um solo sofrer no campo, que se processam no decorrer do tempo, e que se deve a uma expulso de gua dos vazios do solo a partir de dados obtidos do ensaio de adensamento. Para o clculo do recalque total (H) que uma camada de solo compressvel de espessura H passou por uma variao do ndice de vazios (e) considerando o esquema da figura 15.

Figura 15 - Elemento de solo submetido adensamento

Admitindo que a compresso seja unidirecional e que os slidos sejam incompressveis, tem-se:

como a compresso s se d na direo vertical, a rea (A) da amostra de solo permanece constante:

Assim:

Utilizando os dados obtidos no ensaio de adensamento (Figura 9), o recalque total devido a uma variao do ndice de vazios, numa camada compressvel dado por: 21

Solos Normalmente Adensados (NA): vm = v0

Onde:

Solos Pr-Adensados (PA): vo + v > vm Para argilas PA o clculo do e do ndice de vazios depende da magnitude do incremento de tenso. Se o acrscimo de tenso efetiva gerado por um carregamento externo mais a tenso efetiva atual for superior tenso de pr-adensamento o solo sofrer recompresso e compresso virgem, ento teremos:

O recalque total ser:

Onde: Cr = ndice de recompresso Para argilas Pr-adensadas quando o acrscimo de carga somado com a tenso efetiva atual no ultrapassar a tenso de pr-adensamento

o solo somente sofrer recompresso, portanto teremos:

22

Das könnte Ihnen auch gefallen