Sie sind auf Seite 1von 12

Geologia 10 Ano Unidade1

1. A Geologia, os gelogos e os seus mtodos


1.1. A Terra e os seus subsistemas em interaco A Terra , pois, uma poro limitada do Universo onde se verifica a interaco de vrios componentes de um modo organizado, ou seja, um sistema, de que fazem parte, como em qualquer sistema natural, reservatrios de matria e de energia. Entre os diferentes reservatrios ocorre continuamente circulao de materiais e fluxos de energia.

As inter-relaes dos sistemas com o meio circundante so diversas, o que permite considerar diferentes tipos:

Sistema isolado no h possibilidade de troca de matria nem de

energia atravs das suas fronteiras. Na Natureza no existem sistemas completamente isolados.

Sistema fechado ocorre intercmbio energtico atravs dos seus

limites, mas no h permuta de matria.

Geologia 10 Ano Unidade1

O globo terrestre considerado um sistema fechado, embora, na realidade, no o seja verdadeiramente.

A terra estabelece trocas energticas com o Universo. Recebe energia emanada do Sol, que utilizada em vrios processos biolgicos e geolgicos, e perde energia para o espao sob a forma de calor. Na terra existem duas fontes principais de energia: uma fonte de energia externa e uma fonte de energia interna. A energia externa que mais directamente influencia a Terra a energia que irradia do Sol. A energia solar activa o movimento atmosfrico, impulsiona o ciclo da gua, proporciona o calor necessrio s reaces qumicas que afectam as rochas superficiais, mantm uma temperatura consentnea com a manuteno da ida e utilizada pelos seres vivos fotossintticos. Em antagonismo com a energia vindo do exterior, a Terra possui energia trmica de origem interna, nomeadamente resultante da desintegrao de elementos radioactivos que fazem parte da sua constituio ou do calor remanescente da prpria origem da Terra. Esse calor vai se libertando continuamente atravs da superfcie terrestre. Sistema aberto ocorre intercmbio de energia e de matria atravs das respectivas fronteiras. Subsistemas terrestres Os gelogos estudam a Terra como um conjunto integrado de diferentes partes ou subsistemas que interagem. Consideram-se quatro subsistemas principais na Terra: hidrosfera, atmosfera, geosfera e biosfera.

Geologia 10 Ano Unidade1

Hidrosfera constituda pelos reservatrios de gua que existem na Terra. Os oceanos, os rios, os lagos, os glaciares e as guas subterrneas fazem parte da hidrosfera. A gua movimenta-se na Natureza passando sucessivamente de um reservatrio a outro, constituindo esse movimento o ciclo hidrolgico. Os grandes motores do ciclo hidrolgico so a energia solar e a fora gravtica. Biosfera dela faz parte o conjunto dos seres vivos que povoam a Terra. Os seres vivos interagem continuamente com os diferentes subsistemas onde esto integrados, influenciando-se mutuamente. Existem seres vivos na geosfera, na hidrosfera e na atmosfera.

Geosfera - representada pela parte slida, quer superficial quer profunda da Terra. As rochas e os solos fazem parte desse subsistema. A geosfera serve de suporte a grande parte da vida terrestre, fornecendo muitos dos materiais necessrios manuteno dessa vida. As plantas terrestres, por exemplo, captam do solo grande parte dos seus nutrientes. Muitos dos produtos resultantes da decomposio dos cadveres e restos de seres vivos ficam integradas na geosfera. Atmosfera formada pela camada gasosa que envolve a hidrosfera, a geosfera e a biosfera, podendo tambm penetrar nos referidos subsistemas. A composio da atmosfera actual, em termos globais, est expressa no quadro seguinte:

A atmosfera estabelece intercmbio de matria e energia com os restantes subsistemas. Quando ocorre na geosfera uma erupo vulcnica, por exemplo, uma grande quantidade de calor, de gases, de vapor de gua e de poeiras, lanada na atmosfera, alterando localmente, regionalmente ou mesmo globalmente a sua composio.

Geologia 10 Ano Unidade1

O facto de a Terra ser um sistema fechado tem algumas implicaes. Os recursos da Terra so finitos, o que significa que necessrio tratar dos recursos naturais com respeito e us-los cautelosamente e com prudncia. Outra consequncia de viver num sistema fechado que os materiais residuais permanecem dentro das fronteiras do sistema, nomeadamente materiais poluentes, podendo afectar o seu equilbrio. Foi nesta Terra complexa e dinmica que viveram os dinossauros sujeitos a movimentos crustais, a erupes vulcnicas, s consequncias de impactos meteorticos e a mudanas climticas que poderiam afectar as suas condies de sobrevivncia.

1.2.

As rochas, arquivos que relatam a histria da Terra Mltiplos fenmenos afectaram a Terra, modificando as suas paisagens. Houve

alteraes climticas, oceanos e continentes mudaram-se de posio, houve erupes vulcnicas e sismos, levantaram-se montanhas e outras foram arrastadas, houve perodos de vida pujante e diversificada e perodos de hecatombes, com extino de muitas espcies vivas. As modificaes geolgicas, geogrficas e biolgicas esto registadas e armazenadas nas rochas. Atendendo s caractersticas e s condies em que foram geradas, consideram-se trs grandes categorias de rocas. Rochas sedimentares formadas pela deposio de materiais provenientes de outras rochas preexistentes ou de materiais originados pela actividade de seres vivos. Os materiais, depois de depositados so geralmente compactados e ligados. Rochas magmticas resultam da consolidao de magmas, em

profundidade ou superfcie. Rochas metamrficas originam-se a partir de rochas preexistentes (sedimentares ou magmticas), quando experimentam transformaes mineralgicas e estruturais, devido, principalmente, a condies de presso e temperatura elevadas, mantendo-se, no entanto, no estado slido.

Geologia 10 Ano Unidade1

Rochas sedimentares Na gnese das rochas sedimentares ocorrem, fundamentalmente, duas fases: sedimentognese e diagnese. Sedimentognese desses materiais. As rochas que afloram no globo terrestre, principalmente as rochas magmticas e metamrficas, ficam expostas a condicionalismos muito diferentes daqueles em que foram geradas. Consequentemente, essas rochas alteram-se quimicamente e fisicamente. Os materiais resultantes dessa alterao so removidos por aco da gravidade, pela gua no estado lquido ou slido e pelo vento designando-se este processo por eroso. Os seres vivos podem tambm contribuir com diferentes materiais, nomeadamente conchas e outras peas esquelticas, fragmentos de plantas, plen, etc., para a formao de rochas sedimentares. Em condies propcias os materiais transportados depositam-se constituindo sedimentos. O processo de deposio designa-se por sedimentao e determinado pela fora gravtica sobre os detritos quando a velocidade do agente transportador o permite. A ordem de sedimentao dos detritos condicionada pelas dimenses e densidade desses materiais. Se no houver nenhuma perturbao, a sedimentao realiza-se regularmente, formando-se camadas geralmente paralelas e horizontais que se distinguem pela diferente espessura, pelas dimenses e pela colorao dos materiais. Cada uma dessas camadas, individualmente, delimitada por duas superfcies e designa-se por estrato. Steno compreendeu que numa sequncia de estratos na sua posio original, um dado estrato mais recente do que aqueles que esto por debaixo e mais antigo do que aqueles que esto por cima. Nos relatos de Steno est tambm implcito o princpio da horizontalidade inicial dos estratos, ou seja, originalmente os detritos compreende os processos que intervm desde a

elaborao dos materiais que vo constituir as rochas sedimentares at deposio

Geologia 10 Ano Unidade1

depositam-se segundo camadas horizontais que posteriormente podem ser desviadas da posio inicial. Diagnse um sedimento no ainda uma rocha sedimentar. Aps a deposio os sedimentos experimentam uma evoluo mais ou menos complexa, em que intervm processos fsico-qumicos diversos que se transformam em rochas sedimentares. O conjunto desses processos constitui a diagnese. No decurso da diagnese os sedimentos perdem gua (desidratao), so compactados e cimentados, isto , ficam ligados entre si, formando uma rocha coerente.

Rochas magmticas e rochas metamrficas Rochas magmticas afloram frequentemente em vrias regies de Portugal, sendo os granitos, no continente, um bom exemplo disso. As rochas magmticas resultam do arrefecimento e da consolidao de magmas. Os magmas formam-se no interior da Terra e so misturas complexas de minerais fundidos a elevadssimas temperaturas, onde podem existir em suspenso cristais que se formam devido ao arrefecimento durante a movimentao. Fazem ainda parte dos magmas diversos gases dissolvidos na mistura fundida. O magma menos denso do que as rochas envolventes e, por isso, sujeito a presses, pode movimentar-se na crosta, aproximando-se da superfcie. Ao faz-lo arrefece e entra em consolidao, formando rochas magmticas. Se o magma consolida no interior da crosta, origina rochas magmticas intrusivas ou plutonitos, como por exemplo o granito. Se os magmas consolidam superfcie ou prximo dela, originam rochas magmticas ou vulcanitos, como o basalto. Plutonitos e vulcanitos apresentam aspectos texturais diferentes que fornecem informaes sobre as condies da gnese. Os plutonitos apresentam geralmente minerais desenvolvidos identificveis vista desarmada. Um arrefecimento lento em profundidade propcio ao crescimento dos cristais. Nos vulcanitos os minerais so geralmente de pequenas dimenses, podendo, em alguns casos, existir mesmo uma pequena quantidade de matria sem cristalizar. Esta textura indica um arrefecimento rpido do magma.

Geologia 10 Ano Unidade1

1.3.

A medida do tempo geolgico e a idade da Terra Processos de datao das rochas: Datao relativa apoia-se essencialmente na posio relativa das diversas

formaes rochosas e tambm na presena de determinados fsseis que eventualmente possam conter. No so quaisquer fsseis que servem para datar terrenos. S fsseis que correspondem a formas que sobreviveram durante intervalos de tempo curtos e ocuparam reas dispersas por muitas zonas da Terra que permitem essa datao. A esses fsseis d-se o nome de fsseis de idade. Os fsseis de idade fornecem um grande nmero de informaes relativamente idade das rochas em que surgem, permitindo datar os terrenos onde so encontrados. Se so encontrados em rochas separadas geograficamente, pode dizerse que essas rochas foram formadas na mesma altura, devendo ter a mesma idade. Na determinao da cronologia relativa aplicam-se os seguintes princpios fundamentais:

Princpio da horizontalidade inicial enunciado por Nicolau

Steno, afirma que os materiais que formam os estratos se depositam inicialmente segundo planos horizontais;

Princpio da sobreposio dos estratos numa srie de rochas

sedimentares no deformadas, um estrato mais velho que aqueles que o recobrem e mais novo que os que lhe esto subjacentes. Princpio tambm conhecido por lei de Steno (Nicolau Steno, 1669). Datao absoluta a idade das formaes geolgicas ou de certos acontecimentos referida em valores numricos, geralmente milhes de anos (M.a.). a tcnica mais rigorosa para determinar a idade absoluta baseia-se na desintegrao regular de istopos radioactivos naturais. Os istopos radioactivos desintegram-se espontaneamente e a uma taxa regular atravs do tempo, isto , a velocidade a que decorre a desintegrao constante para cada elemento e no afectada por condies ambientais (como a temperatura e a presso). Os tomos iniciais de um istopo radioactivo so incorporados na estrutura dos cristais no momento da gnese dos mesmos. Cada um desses radioistopos designase por istopo-pai (P). os tomos resultantes da desintegrao do istopo-pai

Geologia 10 Ano Unidade1

denominam-se istopos-filhos (F). a desintegrao ocorre sempre no sentido de obteno de tomos-filhos mais estveis, verificando-se a libertao de partculas nucleares. Este fenmeno designa-se por radioactividade. O tempo necessrio para que se d a desintegrao de metade do nmero de tomos iniciais de uma amostra designa-se por perodo de semitransformao, semivida ou meia vida do elemento (T1/2). Alguns elementos radioactivos tm perodos de semitransformao muito longos e outros tm perodos muito curtos, sendo esses valores utilizados na determinao da idade das rochas.

Memria dos tempos geolgicos Os tempos geolgicos podem ser divididos em Eras e estas em Perodos. O conjunto constitui uma escala de tempo geolgico baseada numa escala estratigrfica, isto , no conjunto das formaes geolgicas geradas durante um certo perodo de tempo. Essas divises do tempo geolgico so marcadas por grandes mudanas no mundo vegetal e animal, com repentinas extines em massa ou evolues explosivas, quando grande nmero de novas formas surgem num curto perodo de tempo. Na histria geolgica da vida podem referir-se alguns acontecimentos mais marcantes: A vida deve ter aparecido na Terra h cerca de 3800 M.a.; Os tempos precmbricos conheceram uma diversificao importante

das formas de vivas. O aparecimento de indivduos com concha ou carapaa serve de marcao ao incio da Era Paleozica, h 570 M.a.; Durante o Paleozico foram surgindo formas cada vez mais complexas, existindo j representantes de todos os grandes grupos de organismos actuais; O limite entre a Era Paleozica e a Era Mesozica corresponde ao A separao entre a Era Mesozica e a Cenozica corresponde desaparecimento massivo de espcies marinhas; crise biolgica que foi marcada de uma forma mais notvel pelo

Geologia 10 Ano Unidade1

desaparecimento dos dinossauros, acompanhado da extino de muitas outras formas de vida.

Ideias-chave:

Geologia 10 Ano Unidade1

A histria da vida marcada pelo aparecimento, o desenvolvimento, o


declnio e o desaparecimento de numerosos grupos de plantas e de animais; H uma sucesso de acontecimentos, na maior parte dos casos de expresso planetria: grandes perodos de extino, seguidos de renovao considervel da flora e da fauna. Esta sucesso de povoamentos permite datar a formaes umas relativamente s outras e estabelecer uma escala de tempo geolgico.

1.4.

A Terra, um planeta em mudana Princpios bsicos do raciocnio geolgico Catastrofismo foi o princpio mais aceite at meados do sc. XVIII e o seu

principal defensor foi Cuvier. Segundo a teoria do catastrofismo, as grandes alteraes ocorridas superfcie da Terra foram provocadas por catstrofes, como, por exemplo, grandes inundaes. Uniformitarismo no sc. XVIII, James Hutton, afirmou que os aspectos geolgicos podem ser explicados luz de processos ocorrentes na actualidade. O uniformitarismo, embora no seja uma oposio total ao catastrofismo, pressupe trs princpios orientadores originais: As leis naturais so constantes no espao e no tempo; Deve explicar-se o passado a partir do que se observa hoje, isto ,

as causas que provocaram determinados fenmenos no passado so idnticas s que provocam o mesmo tipo de fenmenos no presente princpio do actualismo ou princpio das causas actuais, que podem resumir-se na seguinte frase: o presente a chave do passado; A maior parte das mudanas geolgicas so lentas e graduais.

Neocatastrofismo esta nova teoria reconhece o uniformotarismo como o guia principal que permite entender os processos gerais terrestres, mas no exclui que fenmenos catastrficos ocasionais tenham contribudo para eventuais alteraes da superfcie terrestre.

10

Geologia 10 Ano Unidade1

Mobilismo geolgico Alguns cientistas admitiram a hiptese de que os continentes estiveram unidos num supercontinente, a Pangeia, rodeado por um s continente, chamado Pantalassa. Esse supercontinente ter-se-ia fragmentado em dois continentes: um a norte, A Laursia, e outro a sul, a Gonduana. O estudo das rochas e dos fsseis contidos nas vrias pangeias que se formaram ao longo do tempo, bem como o estudo das deformaes que experimentaram, permite aos gelogos reconstruir a posio geogrfica de vrias zonas no passado do nosso planeta. No decurso dos tempos, a posio dos continentes e dos oceanos tem vindo a alterar-se, e certamente continuar a modificar-se, em consequncia do movimento das placas tectnicas. As placas tectnicas e os seus movimentos A Terra constituda por ncleo, manto e crosta. A crosta terrestre pode ser continental ou ocenica, com espessuras e composies muito diferentes.

No manto existe, a partir da profundidade mdia de 100 km, uma camada slida, mas plstica, chamada astenosfera. A zona slida e rgida, externa relativamente astenosfera, designa-se por litosfera. A litosfera constituda por crosta ocenica, por crosta continental e pela parte mais externa do manto. Com base na localizao de vulces e sismos, foi possvel considerar a litosfera dividida em pores chamadas placas litosfricas, cuja espessura cerca de 100 km. Com base em informaes fornecidas por satlite, obtm-se a confirmao do movimento relativo dos continentes.

11

Geologia 10 Ano Unidade1

Os limites das placas litosfricas podem ser de diversos tipos:

Limites divergentes situam-se nas dorsais ocenicas e so

zonas onde gerada crosta ocenica. As dorsais ocenicas so extensas cadeias de montanhas geralmente com um vale central rifte. Nas dorsais ocenicas de alastramento rpido, como no Pacfico, no existe o vale central.

Limites convergentes localizam-se, geralmente, em zonas de

fossas onde se verifica a destruio da placa litosfrica, que mergulha. Por esta razo, esta zona tambm chamada zona de subduco. As fossas esto localizadas nas zonas de transio da crosta continental para a crosta ocenica ou ento em zonas de crosta ocenica. Pode ainda verificar-se a convergncia de reas continentais de placas.

Limites conservativos situam-se em determinadas falhas,

chamadas falhas transformantes. Estas falhas cortam transversalmente as dorsais ocenicas e ao longo delas no se verifica destruio nem alastramento, mas apenas deslizamento de uma placa em relao outra. A mobilidade das placas litosfricas tem como consequncia a mudana da configurao e da localizao dos continentes e dos oceanos ao longo dos tempos. Os fundos ocenicos so gerados ao longo dos riftes, alastram e so destrudos ao longo das zonas de subduo. Nesse movimento os continentes mudam as suas posies relativas. tambm possvel luz da teoria da tectnica de placas compreender muitas das alteraes climticas ocorrentes na superfcie da Terra e, consequentemente, as modificaes na flora e na fauna dessas regies.

12

Das könnte Ihnen auch gefallen