Sie sind auf Seite 1von 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB DEPARTAMENTO DE QUMICA E EXATAS DQE CURSO: FARMCIA DISCIPLINA: QUMICA GERAL DOSCENTE:

: ALCIONE TORRES BRITO

CIDOS E BASES

Rafaella Valete Nunes Paiva

JEQUI-BA OUTUBRO/2010

INTRODUO
At os fins do sculo XIX, a conceituao de cidos e bases era muito vaga e baseava-se exclusivamente em algumas de suas propriedades macroscpica. O advento da teoria de Arrhenius, ensejou o aparecimento das definies inicas dessas substancias, fundamentadas no seu comportamento quando em soluo aquosa; essas definies, bastantes restritas por pressuporem que o solvente seja sempre gua, foram posteriormente pelos trabalhos de Brnsted, Lowry e outros. Escritos que datam mais de mil anos registram o conhecimento pelas antigas civilizaes de certas substncias, algumas volteis, como o esprito de vinagre e outras fixas como o azeite de vitrolo, as quais alem de apresentarem sabor azedo ou acido de quando dissolvidas em guas, j eram conhecidos como capazes de provocar alteraes de cor em certos corantes, mais recentemente conhecidos como indicadores. Substncias que tornavam vermelha a tintura de tornassol, incolor a fenolftalena, amarelo o azul brotimol, e alm disso, tinham o poder de atuar sobre os metais, produzindo efervescncia, chamava-se cidos. Ao lado dos cidos conheciam-se tambm as bases ou lcalis, substancias untuosas ao tato e de gosto de sabo, capazes de provocar, nos indicadores, alteraes de cor de sentido oposto queles produzidos pelos cidos. Aos cidos aos cidos e bases atribua-se a propriedades de, reagindo entre si, originarem sais, substancias que, pelo aspecto e pelo sabor, lembravam o sal comum. Em fins do sculo XVII, Robert Boyle caracterizava um cido como substancias capaz de dissolver metais, de alterar a cor do tornassol de azul para vermelho, de precipitar o enxofre das solues alcalinas de polisulfetos metlicos e de perder, quando adicionado a quantidades adequadas de bases, todas essas propriedades, em virtude de uma neutralizao. Com o advento da teoria da dissociao inica, houve uma reviso nos conceitos cidos e bases. Arrhenius, Ostwald e outros passaram a definir cada uma dessas classes de eletrlitos segundo a natureza dos ons por eles eram originados em soluo.

OBJETIVOS

Determinar a acidez ou basicidade de solues atravs de indicadores cido base e medidor de pH (ph metro).

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
A) MATERIAIS E REAGENTES Tubos de ensaio pH metro Bqueres Basto de vidro Almofariz e pistilo Alaranjado de metila Amarelo de alizarina Azul de bromo fenol Azul de bromo timol Azul de timol Fenolftalena Verde de bromocresol Vermelho de metila Extrato de repolho roxo Soluo de cido clordrico 0,1 mol/L Soluo de CH3COOH 0,1 mol/L Soluo de CH3COONa 0,1 mol/L Soluo de hidrxido de sdio 0,1 mol/L Soluo de cloreto de amnio 0,1 mol/L Soluo de hidrxido de amnio 0,1 mol/L Soluo de bicarbonato de sdio 0,1 mol/L Produtos comerciais diversos (gua mineral com gs, vinagre, refrigerante de limo, sabo, gua sanitria, etc).

B) MTODO 1 Parte - O pH das diferentes solues. Primeiramente separou-se o material a se utilizado. Preparou-se as solues discriminadas. Colocou-se certa quantidade da soluo no bquer. Transferiu-se a soluo para o tubo de ensaio. Pipetou-se uma gota do indicador adequado para a soluo. Usando os indicadores convenientes, estimou-se com a maior preciso possvel, os pH das diferentes solues Utilizou-se uma tabela para as faixas de viragem (faixa de pH onde ocorrem mudanas de cor) e anotou-se os resultados obtidos.

2 Parte - Preparao do extrato de repolho roxo. Macerou-se as folhas de repolho roxo com gua na almofariz e pistilo. Em seguida filtrou-se para obter um extrato homogneo.

Usou-se algumas das solues preparadas para determinar a faixa de viragem do extrato de repolho roxo. Em um frasco de Erlenmeyer, colocou-se 20,00 mL de soluo diluda de hidrxido de sdio e algumas gotas de extrato de repolho roxo; Deixou-se passar lentamente, uma corrente de gs carbnico. E observou-se.

3 Parte - Determinao dos pH. Colocou-se uma certa quantidade das solues no bquer.

Determinou-se os pH das solues preparadas usando um pH metro, e anotou-se os resultados obtidos.

RESULTADOS E DISCUSSO
1 Parte- O pH das diferentes solues.

Indicador: Obs.: pH aproximado:

Soluo: Hidrxido de sdio 0,1 mol/L Fenolftalena Vermelho de metila Amarelo de alizarina Rsea 9 Amarelo 6,2 roxo <10

Indicador: Obs.: pH aproximado:

Soluo: Bicarbonato de sdio 0,1 mol/L Metilarange Fenolftalena Azul de bromofenol Amarelo 3,8 Rsea 9 violeta 4,6

Indicador: Obs.: pH aproximado:

Soluo: Hidrxido de Amnio Azul de brotimol Azul de timol Azul 7,6 Azul 9,6

Indicador: Obs.: pH aproximado:

Soluo: NH4Cl Vermelho de metila Verde de bromocresol Vermelho 4,4 Soluo: gua Sanitria Vermelho de metila Azul de brotimol Amarelo claro 6,2 Azul 7,6 Verde 4,4

Indicador: Obs.: pH aproximado:

Azul de timol Rosa quase incolor 1

Indicador: Obs.: pH aproximado:

Soluo: HCl Azul de timol Vermelho 1,2

Indicador: Obs.: pH aproximado:

Soluo: C3COOH Verde de bromocresol Azul 5,6

Metilarange Alaranjado 4,4

Indicador: Obs.: pH aproximado:

Soluo: Refrigerante de limo Fenolftalena Vermelho de metila Incolor 8,0 Rosa 10

Azul de bromofenol Amarelo claro 3,0

Indicador: Obs.: pH aproximado:

Soluo: Vinagre Metilarange Vermelho 3,1 Soluo: Limo Azul de timol Laranja 2,0 Soluo: Sabo Fenolftalena Rosa 10 Soluo: gua com gs Fenolftalena Incolor 8

Azul de timol Laranja 2,0

Indicador: Obs.: pH aproximado:

Verde de bromocresol Laranja 4,0

Indicador: Obs.: pH aproximado:

Amarelo de alizarina Rosa 10,1

Indicador: Obs.: pH aproximado:

2 Parte Preparao do extrato de repolho roxo. Indicador: Obs.: Soluo: Hidrxido de sdio Extrato de repolho roxo + corrente de gs carbnico No aconteceu nada.

3 Parte - Valores de pH obtidos usando pH metro. Soluo Sabo Vinagre Refrigerante Limo gua com gs pH 10 4,2 4,0 3,5 4,5

Como pode ser observados nas tabelas acima foram utilizadas diferentes solues e ento foram feitos testes com indicadores, para determinar o valor aproximado do pH, mas para isso foi necessrio uma tabela com os valores do ponto de viragem. Na parte 1, em cada soluo foram utilizadas de um trs indicadores e ao fazer isso ocorriam mudana na colorao, a partir da ento foram estipulados os valores de pH, de acordo com as faixas as de viragem, para isso foi observado se os valores estavam abaixo da faixa de viragem ou acima da faixa de viragem. Na parte 2, foi utilizado hidrxido de sdio com o extrato de repolho roxo mais uma corrente de gs carbnico passado atravs da respirao. E notou-se que nada ocorreu, pois era alta a concentrao do hidrxido de sdio, assim demoraria muito tempo para que neutraliza se esta soluo. Na parte 3, foi utilizado o pH metro nas solues para determinar os valores exatos destas solues. Enfim, a acidez ou basicidade das solues determinada com base na escala de pH. A escala de pH est relacionada com a concentrao de ons hidrognio presentes na soluo, ou seja um cido uma substncia que torna a concentrao do H+ maior que a concentrao do OH-, reciprocamente, uma base torna a concentrao do OH maior que a concentrao do H+. E essa escala de pH varia de 0 a 14, embora algumas solues possam apresentar valores fora dela.

CONCLUSO

Nesta prtica o objetivo foi alcanado com grande xito, pois foi possvel determinar a acidez e a basicidade de solues atravs de indicadores cido base e do medidor de pH (pH metro). E trouxe tambm cincia de vrios indicadores que antes no eram conhecidos ainda. Alm do que foi uma prtica muito produtiva que alm de solues que so manuseadas no laboratrio, utilizamos ainda produtos comerciais que esto presente em nosso cotidiano.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Miniaurlio sculo XIX: o minidicionrio de lngua portuguesa. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 2001. FONSECA, Maria Gardnnia. Caracterizao de substncia em cido e base em meio aquosa por indicadores. Disponvel em: <http://www.ebah.com.br/relatorio-acidos-bases>. Acesso em: 04 set. 2010. ROZENBERG, Israel Mordka. Qumica geral. Blucher, So Paulo,2002.

ANEXOS

1. Quais dos materiais testados so cidos? Entre esses, quais so os mais cidos? So cidos: Soluo de limo, vinagre, C3COOH, refrigerante de limo com azul de bromofenol, HCl, gua sanitria, NH4Cl, Bicarbonato de sdio com metilaranja e bromofenol. Os mais cidos so: vinagre, limo, HCl, gua sanitria com azul de timol.

2. Quais so bsicos? Quais so mais bsicos? Os bsicos so: NaOH, bicarbonato de sdio com fenolftalena, hidrxido de amnio, gua sanitria com azul de brotimol, refrigerante de limo com verde de bromocresol e vermelho de metila e sabo. Os mais bsicos so: NaOH com amarelo de alizarina e sabo.

3. Defina cido e base segundo as definies de Arrhenius, Brnsted-Lowry e Lewis. Segundo Arrhenius, cidos so substncias em soluo aquosa originam, como ons positivos apenas os ctions H+. E as bases so eletrlitos que em soluo aquosa fornecem exclusivamente os nions oxidrila OH-. Segundo Brnsted-Lowry, cida toda substncia que pode doar prtons, isto protogentica. E base toda substncia que pode capturar prtons isto protoflica, ou abreviadamente, cido e base so, respectivamente doador e receptor de prtons. Segundo Lewis, cida uma substncia que contm um on ou molcula capaz de receber um dos pares de eltrons solitrios de uma base para originar uma ligao covalente. E base uma substncia que contem um on ou molcula com um ou mais pares de eltrons solitrios, capazes de originar uma ligao com outro on ou molcula. 4. Defina: hidrlise, produto inico da gua e indicador. Hidrlise, a reao da gua com outro composto em que a gua se separa em ons hidrognio (H+) e hidroxila (OH-), os quais se combinam com as partes que se separam da molcula com outro composto, formando assim novas substncias. Composto inico da gua, quando sofrer auto-dissociao a gua se torna em + H e OH-. Indicador, substncia que tem uma cor em meio bsico e outra em meio cido.

Das könnte Ihnen auch gefallen