Sie sind auf Seite 1von 10

V e g e ta ria n is m o e S o c ia liza o

A s D e z P rin c ip a is C rtic a s a o s V e g a n o s

A I m p o r t n c ia d o I o d o Favas A lc a c h o fra

C A N TIN H O DA S DA
- O a tle ta ve g e ta ria n o -

E N T R E V I S TA
S a i S a m a ra , a d o le s c e n te ve g e ta ria n o

D IC A S
B a tid o s d e s in tox ic a n te s

ndice
02 NOTCIAS DESTAQUE 03 Vegetarianismo e socializao 04 As Dez Principais Crticas aos Veganos 06 CANTINHO da SDA
Atleta vegetariano

Editorial
Dedicada a todos aqueles que acreditam no vegetarianismo como caminho para um mundo melhor, o Centro Vegetariano apresenta a 8 edio da Revista Vegetariana. Nesta edio o tema de capa o Vegetarianismo e socializao, pois geralmente as pessoas quando decidem tornar-se vegetarianas ou veganas, deparam-se com resistncias por parte do quem as rodeia. Por isso deixamos algumas dicas de como agir, interagir ou responder nestas situaes. Falamos-lhe das vantagens de alguns alimentos ideais para poca primaveril: das favas, da alcachofra e dos batidos desintoxicantes. E convidamo-lo tambm a experimentar as deliciosas receitas propostas nestas pginas. Nesta edio destacamos ainda a importncia do iodo na alimentao, num artigo preparado pela dietista Cludia Maranhoto. Temos tambm agora na nossa Revista um cantinho dedicado Seco de Desporto e Aventura do Centro Vegetariano, onde poder saber mais sobre a alimentao do atleta vegetariano. De resto, ficamos espera das suas sugestes e comentrios, bem como dos seus contributos para o nosso trabalho. Visite a nossa pgina na Internet, fale connosco, divulgue e ajude-nos a construir um mundo melhor - contamos consigo em: www.centrovegetariano.org. Pela educao, pelo conhecimento, por um mundo melhor!

07 ENTREVISTA
Sai Samara, adolescente vegetariano

08 A Importncia do Iodo 11 Favas 12 Alcachofra 13 RECEITAS 15 LITERATURA PR-VEGETARIANISMO


Citaes

16 DICAS
Batidos desintoxicantes

Ficha Tcnica
Direco: Cristina Rodrigues. Textos: Ana Soares, Andrey Rodrigues, Cludia Maranhoto, Cludia S, Cristina Rodrigues, Pamela Sousa, Paula Soveral e Vera Martins. Design: Isabel Carlos e Joana Soares ISSBN 16876415

Donativos, publicidade ou outros apoios:


apoios@centrovegetariano.org

Envie o seu contributo ou sugestes para:


revista@centrovegetariano.org

Visite-nos e faa-se scio em:


http://www.centrovegetariano.org

N o tc ia s
P ro g ra m a de Wo rk s ho ps de C o zinha V e g eta ria na
Nos ltimos meses foram vrios os workshops promovidos pelo Centro Vegetariano. Dezenas de pessoas interessadas na alimentao vegetariana tiveram assim oportunidade de saber um pouco mais sobre o vegetarianismo e de aprender algumas deliciosas receitas.
Mais informaes s obre os Workshops do C entro Vegetariano:
http:/ www.centrovegetariano.org/ age-25.html / P

C o nc urs o M rito A c a dm ic o pa ra pro m over o V e g eta ria nis m o


O Centro Vegetariano est a promover a 3 edio do Concurso de Mrito Acadmico. Para concorrer, todos os temas so vlidos, desde que de alguma forma relacionados com o vegetarianismo, nas suas mais diversas vertentes. Os estudantes ou investigadores que realizem trabalhos ou pesquisas na rea, podem simplesmente adaptar os seus trabalhos s regras do concurso e submet-los. O melhor trabalho recebe um prmio de 500.
O pra zo pa ra s ubm is s o de tra ba lho s te rm ina a 30 de junho de 2012. R egulamento do concurso e informaes detalhadas :
http:/ www.centrovegetariano.org/ / academia

S ec o de D es po rto e A ve ntura c o ntinua a c res c er


A equipa do Seco de Desporto e Aventura (SDA) do Centro Vegetariano em 2011 aventurou-se em vrias provas desportivas, nomeadamente de atletismo As mais recentes participaes foram na Corridas de S. Silvestre em Lisboa. A SDA terminou o ano de 2011 com jovens e adultos correndo, sem qualquer medo do frio, e mostrando que o vegetarianismo pode, e deve, estar associado s atividades fsicas e ao desporto, e que possvel de forma tica e saudvel. Os objectivos da SDA so promover a actividade fsica, o contacto com a natureza e o convvio entre adeptos do vegetarianismo. Vem tambm vestir a camisola do Centro Vegetariano!
Mais informaes s obre a S D A: http:/ www.centrovegetariano.org/ da / s

............................................................................................................................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................................

02 Revista Vegetariana

Vegetarianismo e Socializao
No raramente, quem decide tornar-se vegetariano ou vegano, depara-se com resistncias ou objees por parte de amigos, familiares, colegas e mesmo desconhecidos. Repentinamente, a maioria das pessoas que rodeiam o novo vegetariano, tornam-se pretensamente numa espcie de sbios acerca de nutrio humana, zoologia, antropologia e biologia em geral com tendncia a bombardearem-no com dogmas, ideias feitas, tradies e supostos factos mdicos como se ele fosse um perfeito ingnuo, um tonto desinformado que tomasse uma deciso mentalmente pouco s de nimo leve e por razes desprezveis e at ridculas como o bem estar de animais no-humanos ou preveno de doenas cancergenas, por exemplo. Porqu? Quais sero as razes pelas quais quem consome produtos de origem animal se acha no direito (e dever) de interferir, criticar, proibir (no caso de menores de idade e, recentemente, mesmo em parte do sistema escolar francs, por exemplo) quem deseja deixar de o fazer? O que motiva atitudes to agressivas que muitas vezes abalam profundamente a paz familiar, as relaes de amizade, a harmonia laboral? Porqu, se, at a, provavelmente pouco ou nada se importaram com a alimentao que essa pessoa fazia; porqu se a grande maioria das doenas das sociedades ocidentais advm de hbitos alimentares precisamente novegetarianos/veganos? Podemos inferir que a cultura do consumo de carne, peixe, lacticnios e todos os restantes derivados de animais est tremendamente enraizada na mentalidade e hbitos da populao que muitos no conseguem sequer conceber uma refeio inteiramente vegetal, muito menos aceit-la como saudvel e nutricionalmente bem superior s convencionais. A crena da necessidade fsica de ingerir carne, leite animal, etc. aliada ao quase total desconhecimento e desinformao sobre o que realmente o vegetarianismo uma alimentao saudvel, tica, ecologicamente responsvel baseada no consumo de gros, frutas, cereais, sementes e legumes d origem a desconfiana, estranheza, indica at implicitamente que a pessoa sofrer de algum problema psicolgico, que foi submetida a uma espcie de lavagem cerebral, que algo fora da normalidade e que se presta a diversas crticas destrutivas. Devido intensa pesquisa acadmica que a maioria dos vegetarianos faz antes e durante a transio para esta alimentao e estilo de vida e mesmo depois, adquire-se uma viso do mundo diferente da convencional, por exemplo, com informaes sobre as condies e manuseio de animais e derivados destinados a consumo humano, doenas associadas ao consumo de produtos animais, as vantagens de uma

AUTOR: Ana Soares

alimentao vegetal para o ambiente e preveno de doenas que no so comummente veiculadas pela comunicao social convencional, uma vez que grande parte da economia mundial no momento atual assenta na explorao dos animais e no h interesse em denunci-la, nem sequer em nome de valores ticos e morais. Portanto, a veiculao desse tipo de informao real, mas frequentemente macabra e chocante, causa repelncia por parte de quem a est a saber pela primeira vez, que, geralmente prefere ignorar e continuar a colocar o capricho do paladar frente do sofrimento de seres sencientes ou ento atacar de forma agressiva ou trocista quem a d a conhecer. Felizmente tambm h quem se aperceba e aceite que urgente atuar e tornar-se vegetariano, bem como continuar a divulgar todas as vantagens inerentes. Por vezes, estas atitudes levam a que o novo vegetariano desista da sua opo, se torne incansvel na necessidade de se justificar ou mesmo que deixe de se relacionar com quem come animais e derivados. Outras vezes, simplesmente prefere ser discreto em relao alimentao que faz, no a anunciando quando no tem de o fazer nem a escondendo deliberadamente pois no se trata de uma atividade ilegal! Raras vezes completamente aceite sem confrontaes, perguntas agressivas e provocadoras cujo intuito no de todo ser esclarecido, mas, precisamente, criar conflitos. Como agir, reagir, interagir com os demais nestas situaes, quando se pretende manter a paz, no perder amizades, participar em eventos e festas familiares tradicionais, enfim, socializar como a maioria? Como responder a quem tem genuinamente curiosidade e deseja partilha de informao, debate educado e esclarecedor e a quem, pretensamente, sabe tudo sobre nutrio, exceto a vegetal? O bom-senso, o positivismo, o humor so boas atitudes acerca da forma de encarar o assunto. Consoante a situao, desejvel que quem deseja ser realmente informado, o seja por meios disponveis: se mostrar imagens chocantes pode muitas vezes despertar conscincias e acordar alguns para a realidade, elas tambm funcionam inversamente, causando repugnncia, incredulidade e agressividade para outros. Pode-se, em vez disso, pesquisar documentos mdicos acerca das vantagens do vegetarianismo para a sade, por exemplo. No valer perder muito tempo com quem apenas pergunta os porqus do vegetarianismo como forma de provocao ou com atitudes conflituosas. No entanto, o vegetarianismo um estilo de vida de paz, sem uso da violncia, pela integrao, pelo esclarecimento e no pela excluso, pelo que, na medida do exequvel, positivo divulgar informao, promover o debate informado e educado, fomentar a pesquisa, a informao e tentar agir pelos animais, pela ecologia, pela sade.

.............................................................................................................................................................................................................................................................. ...........................................................................................................................................................................

03 Revista Vegetariana

As dez Principais

crticas

aos

Veganos
As minhas intenes so cndidas e as minhas aes so guiadas pela tica bsica, valores, princpios e pela boa e velha mxima difcil de refutar: no faas aos outros o que no gostarias que te fizessem. Porm, pela forma como algumas pessoas falam acerca dos veganos e do veganismo, pensar-se-ia que somos a escumalha da espcie humana. Estas crticas variam entre avisos alarmistas contra o consumo de feijes de soja (quem diria que os feijes provocariam tanta ira!) e fantasias tais como matar com bondade. Tenho quase a certeza de que, das duas uma: ou estas pessoas antiveganas no acreditam a srio no que dizem (embora (embora gostem de referir fontes falaciosas para apoiar as

TRADUO: Ana Soares

(ou Como So Absurdas As Acusaes Anti-Veganas Quando o Raciocnio Seguido At Ao Fim)


Sou vegana por uma razo muito simples: no quero contribuir para a violncia e maldade sempre que tenho oportunidade.
suas afirmaes), ou, o que mais provvel, nunca levaram o raciocnio at ao fim. Se levassem, penso que veriam como so absurdas as suas acusaes. Por isso, pensei em ajudar um pouco essas pessoas e mostrar-lhes o que esto de facto a dizer, clarificando um pouco o absurdo. Ao ver o mundo atravs de olhos antiveganos, identifiquei dez crticas comuns contra os veganos, embora existam mais. Nenhuma destas afirmaes (em negrito) so inventadas. So exatamente o tipo de coisas que os antiveganos dizem acerca de ns de uma forma ou de outra. (Estou a excluir a tentativa de associar os veganos a nazis pois simplesmente no merece resposta).

E assim temos: As 10 principais crticas aos Veganos (Ou Como So Absurdas As Acusaes Anti-Veganas Quando O Raciocnio Seguido At Ao Fim) - Resumo
1. Os veganos odeiam pessoas. Fingem importar-se, mas todos sabemos que impossvel sentir compaixo simultaneamente por pessoas e pelos animais. 2. Os veganos detestam comida a srio. Comem cachorros-quentes processados, salsichas e bifes derivados de plantas em vez de cachorros-quentes processados, salsichas e bifes derivados de animais. 3. Os veganos odeias plantas. Matam-nas sempre que podem. 4. Os veganos preocupam-se mais consigo prprios do que com os animais. Fazendo tudo o que podem para evitar prejudicar conscientemente os animais, matam insetos e rastejantes inadvertidamente pelo simples facto de estarem vivos. Se realmente se preocupassem, desapareceriam. 5. Os veganos so elitistas. Desencorajam o consumo de animais e derivados, impedindo as pessoas (incluindo aquelas que vivem em zonas desfavorecidas ou pobres) de passarem pelas doenas da civilizao ocidental. 6. Os veganos so ingnuos. Acreditam mesmo que as pessoas tm o poder de mudar os seus hbitos. 04 Revista Vegetariana

............................................................................................................................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................................

7. Os veganos no respeitam a tradio, a cultura nem a religio. Esqueceram-se de que as convenes tm sempre prioridade sobre o progresso e que enquanto os nossos comportamentos se inserirem nelas (independentemente de quem magoado ou ofendido), tudo o que fizermos justificvel. 8. Os veganos esto enganados. Pensam que as pessoas podem viver de acordo com a sua tica, princpios e valores, motivados pela preocupao altrusta com os outros. 9. Os veganos no sabem nada acerca de animais. Se soubessem, teriam conhecimento de que os animais fizeram um pacto com os humanos quando estes os domesticaram, no qual eles aceitam ser criados, usados, explorados, mutilados, presos e mortos para o prazer humano em troca do privilgio de estarem vivos. 10. Os veganos rejeitam o passado. Como so visionrios, os veganos no querem saber o que os humanos comiam h milhares de anos atrs, voltando costas aos hbitos dos nossos antepassados Paleolticos.

Em 1944, Donald Watson cunhou o termo vegan; fundou a primeira organizao vegana e dedicou a sua vida a inspirar um mundo de compaixo. Antes de morrer em 2005 com 95 anos, perguntaram-lhe se tinha alguma mensagem para os milhes de pessoas que so agora veganas. Respondeu: Estejam cientes de que fazem parte de algo gigantesco... algo que vai superar qualquer crtica racional que possa ser feita vossa causa. Por muito que os antiveganos queiram desacreditar, troar e banalizar o veganismo, as suas crticas mantm-se irrazoveis e no conseguem sequer alcanar a verdade deste estilo de vida: a compaixo. Mas continuaro a tentar e, ao faz-lo, a revelar os prprios medos e exageros em vez de alguma falha intrnseca que esperam descobrir numa filosofia que, no seu mago procura no a perfeio, mas inteno. De facto, os veganos (e todos os seus simpatizantes) sentem no seu ntimo que estamos no caminho certo. Aqueles que falam contra o veganismo esto a fazer exatamente o que se espera deles, especialmente quando levamos em conta o que certa pessoa sensata uma vez disse acerca da reao de alguns justia e ao progresso: Primeiro ignoram-nos, depois, riem-se de ns, a seguir, combatem-nos e, por fim, ganhamos. Pararam de se rir, esto a combater agressivamente e acredito que terei a oportunidade de ver o prximo inevitvel passo antes de morrer. Pelos animais,

Colleen Patrick-Goudreau
http://www.compassionatecook.com/writings/10-anti-vegan-criticisms#.Tv31kFbFltQ

.............................................................................................................................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................................

05 Revista Vegetariana

o Cantinho da SDA
Seco de Desporto e Aventura
AUTOR: Andrey Rodrigues

o Atleta Vegetariano
Dave Scott

O tempo em que o vegetarianismo era associado a uma pessoa fraca e cheia de carncias nutricionais j passou. Os mitos ficaram para trs e hoje o vegetarianismo costuma estar associado a um estilo de vida saudvel. E um estilo de vida saudvel costuma estar associado a exerccios fsicos e prtica desportiva. Mas ser possvel tornar-se num bom atleta apenas com uma dieta vegetariana? A Histria, e alguns campees mundiais, dizem que sim!
Triatleta americano reconhecido em todo o mundo. Entre 1980 e 1987 ganhou 6 vezes a medalha de ouro no lendrio Iron Man (Prova realizada no Havai, com aproximadamente 3,8km de natao; 180km de ciclismo e 42km de corrida). Scott em 1994, aos 40 anos, saiu da reforma e voltou a correr o Iron Man, quase vencendo e ficando com o 2 lugar. Em 1996, aos 42 anos, voltou novamente para ficar com o 5 lugar, completando a maratona com o tempo de 2h45. Durante o tempo em que ganhou os seus 6 ttulos, Dave Scott seguiu uma dieta vegetariana estrita, e considerado por muitos o homem com a melhor preparao fsica de todos os tempos.

Carl Lewis
Velocista americano que ganhou 10 medalhas olmpicas (9 de ouro) e 10 medalhas em campeonatos do mundo (8 de ouro). Comeou a sua carreira em 1979 e ganhou pela ltima vez um ttulo olmpico em 1996, altura em que se reformou. Foi eleito o velocista do sculo pelo Comit Olmpico Internacional. Carl Lewis acredita que a sua excelente performance em 1991 foi em parte consequncia da dieta vegana, que ele adotou em 1990. Ele acredita que uma dieta vegana pode levar a uma melhor performance atltica.

Scott Jurek
Ultramaratonista americano. Campeo de muitas ultramaratonas conhecidas, como por exemplo a Spartathlon (ultramaratona grega de 266km), onde foi campeo por 3 vezes. Em Maio de 2010, em Brive La Gaillarde, Frana, ficou em 2 lugar na prova 24 Hour Run World Championships, onde correu 265km e se tornou o americano com melhor resultado em corridas de 24 horas. Desistiu da carne em 1997 e tornou-se vegano em 1999, motivado pela crena de que a m nutrio foi a responsvel pelas doenas crnicas que viu na sua famlia e nos seus pacientes de fisioterapia. Ele cita a sua dieta como a chave para o seu desempenho atltico superior e tima recuperao fsica.

De um modo geral, a dieta vegetariana pode proporcionar um timo desempenho desportivo. E o que os estudos tm demonstrado que uma dieta vegetariana bem escolhida e equilibrada fornece energia e protenas adequadas, rica em hidratos de carbono e pobre em gorduras. Fornece todos os nutrientes essenciais para apoiar o treino dirio intenso e de competio. Leguminosas, cereais integrais e gros, soja, e muitos outros legumes e frutas so alimentos ricos em fibras e com baixo teor de gordura. Portanto, devemos incorporar na dieta, de acordo com a necessidade e intensidade dos treinos, alimentos altamente energticos como nozes e frutos secos, tofu, tempeh, protena vegetal texturizada, mantendo a necessidade energtica adequada. Em 2009 o Centro Vegetariano criou a SDA (Seco de Desporto e Aventura), onde um grupo de amadores tem-se organizado e incentivado a combinao da prtica desportiva com uma alimentao tica e saudvel. Desde ento a SDA divulga o vegetarianismo de norte a sul do pas, e j participou em mais de uma dezena de provas oficiais, incluindo 5 meias maratonas.
http://www.centrovegetariano.org/sda

.............................................................................................................................................................................................................................................................. ...........................................................................................................................................................................

06 Revista Vegetariana

Entrevita

a adolecente vegtarano
(http://www.youtube.com/watch?v=IKthtA4T12w)

O vegetarianismo muito popular entre os adolescentes , diz Sai Samara, vencedor do concurso da Semana Vegetariana Internacional 2011
AUTOR: Cludia S (Ilanta)

Sou estagirio em Herpetologia e Ecologia. Os meus


passatempos so Design Grfico, cozinhar, criao de repteis e bushcraft*. Tenho duas osgas gigantes de Madagscar e dois lagartos de cauda encaracolada no meu quarto. As minhas comidas preferidas so laranjas, azeitonas, alho (cozido e com manteiga por cima) e pizza. Senti-me inspirado para embarcar neste estilo de vida pelos Crocodile Hunter, Ray Mears e Survivorman. Sigo tambm as antigas tradies e cultura da Grcia. Tenho 14 anos e neste momento vivo na Alemanha. Para mais informaes, este o meu website www.saisamara.com
Porque escolheste ser vegetariano? Eu sou vegetariano porque no consigo perceber como que as pessoas podem pensar em magoar os animais para obterem comida; os animais vivem as vidas deles s para serem mortos, cortados aos bocados e postos dentro de um pacote. Se as pessoas vissem como as galinhas so realmente tratadas nos avirios comerciais, desde que nascem at serem mortas, com certeza ficariam to horrorizadas que nunca mais iriam querer comer galinhas ou ovos. Nas exploraes agrcolas mais pequenas, a histria diferente, mas pelo menos 90% das carnes compradas nas lojas so provenientes de negcios de agricultura comercial. s vegetariano desde que nasceste? Sim. Quem te influenciou? Eu toda a minha vida fui vegetariano (bem, com exceo de quando tinha 1 ano, quando aparentemente eu comi algumas aranhas). Fui educado numa famlia que j era vegetariana, portanto eu cresci sendo vegetariano. Para ti, qual a importncia em ser vegetariano? Para mim ser vegetariano para que no se apoie o desenvolvimento das industrias comerciais agrcolas e em vez disso salvar as vidas dos animais que esto a ser mortos. E no teu entender, quais os benefcios para o planeta? Se mais pessoas fossem vegetarianos, as pessoas no teriam de criar gado e porcos que produzem mais resduos como o dixido de carbono e gs metano.

E no teu entender, quais os benefcios para o planeta? Se mais pessoas fossem vegetarianos, as pessoas no teriam de criar gado e porcos que produzem mais resduos como o dixido de carbono e gs metano. Como achas que podemos ajudar outros adolescentes a mudarem para uma dieta vegetariana? O vegetarianismo muito popular entre os adolescentes. Eles geralmente tomam esta deciso porque se interessam e preocupam com os animais e sentem que descabido com-los. Qual achas que o maior obstculo para uma pessoa se tornar vegetariano/a? Eu acho que a maior parte das pessoas, quando esto a experimentar uma dieta vegetariana, sabem muito poucas receitas vegetarianas e no conhecem muitos alimentos vegetarianos que poderiam usar. Tens alguma receita simples que queiras partilhar? Uma receita simples que eu gosto muito esta: 120 g de farinha 225 ml de gua 2 colheres de sopa de mel** leo de fritar 1 colher de sopa (15 g) sementes de ssamo tostadas
Mtodo: Misturar a farinha, a gua e 1 colher de mel para fazer a massa. Aquecer 2 colheres de leo numa frigideira e deitar 1/4 da mistura. Quando engrossar, virar ao contrrio 2-3 vezes para fritar bem dos dois lados. Preparar mais 3 destas panquecas, seguindo as instrues. Servir quente e colocar o resto do mel e sementes de ssamo no topo.

Descobri esta receita aqui: www.greek-recipes.com. E existem muitas mais receitas que podem ser encontradas no website, que eu acho muito teis para ter uma ideia do que posso preparar. Obrigada Sai!
* O bushcraft uma actividade cuja traduo mais livre para o portugus seria "artes do mato". Engloba todo um conjunto de tcnicas e capacidades de sobrevivncia, adaptao e ao sobre o meio natural que j fizeram parte do passado e tradio humana em vrias culturas. ** O Centro Vegetariano sugere o uso de geleia de arroz ou milho, em vez do mel.

............................................................................................................................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................................

07 Revista Vegetariana

a Importncia do Iodo
AUTOR: Cludia Maranhoto (dietista)

O odo um mineral essencial para o homem e outros animais. Ele imprescindvel para o correto

Ingesto deficiente A deficiente ingesto de iodo, manifesta-se atravs de uma alterao da hormona tiroideia, muito conhecida, o bcio. O bcio o aumento visvel do tamanho da glndula, que o reflexo da sua tentativa de captar uma maior quantidade de iodo para a produo de T3 e T4. Mas no esta a nica manifestao clnica da deficincia. A carncia pode tornarse muito grave. O hipotiroidismo, deficiente funcionamento da glndula tiride, pode tambm manifestar-se por falta de energia, pele seca, descamativa, ou amarelada, queda de cabelo, dormncia e formigueiro nas extremidades, aumento de peso, perda de memria, depresso, anemia, alteraes da personalidade, aumento dos nveis de colesterol e de homocistena, tambm pode causar o sndrome do tnel crpico. Durante a gravidez e infncia pode resultar nas crianas em cretinismo ou atraso mental grave irreversvel e limitaes motoras graves, surdo-mudez, anomalias congnitas, tambm aumenta o risco de nados-mortos, abortos, mortalidade materna e nascimento de crianas com baixo peso.

funcionamento da glndula tiride, que por sua vez sintetiza as hormonas tiroideias tirosina (T3) e triiodotironina (T4). Estas hormonas tm diversas funes no nosso organismo e determinam variados mecanismos metablicos. Elas atuam no crescimento fsico e neurolgico, no metabolismo basal e assim na manuteno da temperatura corporal, controlam todos os passos metablicos da oxidao celular, interferindo no metabolismo dos lpidos, dos hidratos de carbono, das protenas, da gua e de alguns minerais, com reflexos na reprodutividade. So em suma muito importantes para o funcionamento de diversos rgos como o corao, o fgado, rins, ovrios. Embora seja a sua nica funo conhecida, a sua importncia enorme. O organismo contm cerca de 20 a 30 mg de iodo, dos quais 75% se encontram na tiride e o restante distribudo pelo organismo, particularmente na glndula mamria em lactao, mucosa gstrica e sangue.

Assustado o suficiente? Ainda bem. Pois que este mineral no recebe a ateno devida por parte da populao mundial e em especial pelo veganos e vegetarianos. Se bem que os resultados na populao no vegetariana no sejam um sucesso. Um estudo portugus muito recente (2009), concluiu que cerca de 46% das crianas portuguesas revelam carncia de iodo e que 11% apresenta valores muito baixos. Este estudo envolveu tambm mulheres grvidas e os resultados so assustadores, uma vez que 80% das grvidas apresentaram valores abaixo de desejvel e 20% valores muito baixos. Estes valores podem condicionar alteraes no desenvolvimento intelectual das crianas no futuro, problemas de aprendizagem, dfice de ateno e e quocientes de inteligncia baixos. Alarmada com o resultado, a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia apelou Direo Geral da Sade no sentido de sensibilizar os obstetras para esta questo, estimulando a suplementao de iodo na gravidez. A deficincia de iodo uma questo para a qual os veganos devem estar atentos. Os estudos tm mostrado que os veganos europeus tm sintomas de disfuno da tiride, principalmente nas regies onde o sal no iodado ou no iodado em quantidades suficientes ou que no tomem suplementos. Mas neste ponto, tambm os que tomam suplementos em excesso esto a prejudicar-se, uma vez que existem limites mximos de consumo para este mineral e o seu excesso tambm provoca alteraes da tiride. importante que as grvidas veganas tenham particular ateno a este mineral e garantam o seu consumo. Se houver um esforo neste sentido, veganos e vegetarianos, estaro a salvo das consequncias da deficiente ingesto deste nutriente . 08 Revista Vegetariana

Cristal de iodo

............................................................................................................................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................................

Das könnte Ihnen auch gefallen