Sie sind auf Seite 1von 30

1 FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA CURSO LICENCIATURA EM BIOLOGIA CSAR AUGUSTO VENANCIO DA SILVA Unidade II - Tema 5 - cidos Nuclicos

1. Cite os tipos de base que formam o DNA e as que formam o RNA. DNA: Adenina.. ++.... Guanina (<--- bases pricas) Timina ..... ++... Citosina (<--- pirimidinas)

RNA: Adenina.. ++.... Guanina

URACILA..... ++... Citosina cido Nucleico um tipo de composto qumico, de elevada massa molecular, que possui cido fosfrico, acares e bases purnicas e pirimidnicas. So portanto macromolculas formadas por nucleotdeos. Ocorrem em todas as clulas vivas e so responsveis pelo armazenamento e transmisso da informao gentica e por sua traduo que expressa pela sntese precisa das protenas. Os cidos nucleicos so as biomolculas mais importantes do controle celular, pois contm a informao gentica. Existem dois tipos de cidos nucleicos: cido desoxirribonucleico - DNA e cido ribonucleico - RNA. Utilizando tcnicas apropriadas, foi possvel isolar os cidos nucleicos e identificar os seus constituintes. Nos cidos nucleicos podem identificar-se trs constituintes fundamentais: cido fosfrico - confere aos cidos nucleicos as suas caractersticas cidas. Faz as ligaes entre nucleotdeos de uma mesma cadeia. Est presente no DNA e no RNA. Pentoses - como o prprio nome descreve, um acar formado por cinco carbonos. Ocorrem dois tipos: a desoxirribose e a ribose. Base nitrogenada - h cinco bases azotadas diferentes, divididas em dois grupos: Bases de anel duplo (puricas)- adenina (A) e guanina (G); Bases de anel simples (pirimidicas)- timina (T), citosina (C) e uracila (U).

2 Os cidos nuclicos so os compostos responsveis pela transmisso dos caracteres hereditrios, sendo sintetizados por grupos, complexos denominados Nucleotdeos. Existem dois tipos de cidos nuclicos: DNA e RNA, cada um com suas caractersticas e funes especificas no organismo.

Diagrama muito simplificado de um cido nucleico duplamente tranado. Os crculos amarelos representam fosfatos, os verdes pentoses e os vermelhos bases nitrogenadas. As linhas slidas representam ligaes covalentes e as pontilhadas ligaes de hidrognio.

Em 1869, Friedrich Miescher, trabalhando em Tbingen, sul da Alemanha, iniciou experincias que, aparentemente, eram de pouca importncia. Seu trabalho consistia no exame de clulas do pus humano. O pesquisador retirava o material para estudo a partir de curativos utilizados em secrees purulentas. Durante suas observaes, verificou que todas as clulas vivas, inclusive as de pus, continham um glbulo central mais escuro que o restante, denominado ncleo celular. J se sabia que nas clulas do pus o ncleo representava uma grande parte do organismo celular. Miescher acabou por concluir que daquele material poderia obter, quase que na sua totalidade um grande nmero de ncleos celulares isolados. O processo utilizado pelo pesquisador era fazer o produto retirado das clulas ser assimilado por uma enzima digestiva chamada de pepsina. Em seguida, atravs de centrifugaes e outros processos de separao e filtragem observou o aparecimento de uma substncia qumica at ento desconhecida e rica em fsforo. Inicialmente esta substncia foi chamada de nuclena. Ao submet-la verificao do PH, descobriu que esta substncia era bastante cida. Em funo desta descoberta, Miescher mudou o nome do produto para cido Nuclico. A informao gentica contida no DNA especifica os tipos de protenas que so feitas pelas clulas. Entretanto o DNA no o molde direto da sntese de protenas. Uma molcula intermediria faz a ligao entre o cdigo gentico e o produto do gene. A transcrio o processo em que ocorre a sntese de RNA a partir de um molde de DNA. O RNA sintetizado apenas de um filamento de um DNA de duplahlice. Estrutura do ADN(ou DNA).

3 A estrutura do ADN mais fcil de se compreender comeando pelos componentes menores. Um nico bloco de bases de ADN um nucleotdeo (ou nucleotdeo).. Este consiste de um acar de desoxirribose, um grupo fosfato (que um tomo de fsforo ligado a quatro de oxignio), e uma base de nitrognio. Existem quatro tipos de bases: adenina (A) e guanina (G), que so purinas e tm uma estrutura de dois anis; citosina (C) e tiamina (T), que so pirimidinas e tm uma estrutura de um anel.

Os nucleotdeos juntam-se em cadeias longas quando se formam ligaes qumicas entre os acares desoxirribose e os fosfatos, que criam um esqueleto acar-fosfato. Duas cadeias de nucleotdeos deste tipo alinham-se topo-a-topo. Um gene uma longa seco de uma molcula de ADN cuja seqncia de blocos bases contm o cdigo que permite definir a seqncia de aminocidos numa protena particular. A atividade da protena responsvel pelo fentipo associado com o gene. O fato de diferentes blocos bases se combinarem para formar cidos nuclicos habilita a transportar informao, tal como as letras de um alfabeto se combinam para formar palavras. A orientao oposta dos dois nucletidos do ADN uma propriedade do chamada O

antiparalelismo. Deriva da estrutura esqueleto acar-fosfato. torna-se antiparalelismo evidente

quando aos carbonos dos acares so atribudos nmeros para indicar as suas posies na molcula.

4 Os carbonos so numerados de 1 a 5, comeando pelo primeiro carbono (no sentido dos ponteiros do relgio) depois do oxignio em cada acar. Uma cadeia vai do carbono 5 para o carbono 3, mas a cadeia alinhada com ela vai do carbono 3 para o carbono 5. Estas extremidades so chamadas de 5 prime e prime 3 abreviado de 5 e 3. A dupla hlice simtrica do ADN forma-se quando nucleotdeos contendo A emparelham com os que contm T, e nucletidos (ou nucleotdeos) contendo G emparelham com os que contm C. Porque as purinas tm dois anis e as pirimidinas um, o emparelhamento de uma purina com uma pirimidina assegura que a dupla hlice tem a mesma largura em todo o seu comprimento. Estes casais especficos purina-pirimidina so chamados de pares de bases complementares. Atraes qumicas chamadas pontes de hidrognio mantm os pares de bases juntos. Duas pontes de hidrognio juntam A e T, e trs pontes de hidrognio juntam G e C.

As molculas de ADN so incrivelmente longas. Uma nica molcula com vrias polegadas de comprimento tem que dobrar-se para caber dentro da clula. Vrios tipos de protenas ajudam na compactao de ADN sem o danificar ou emaranhar. Protenas scaffold (forcadas) formam frameworks (armaes) que guiam os cordes de ADN. Ento, o ADN enrola-se volta de protenas chamadas histonas, formando uma estrutura tipo contas num rosrio. A parte da conta o nucleossoma. O ADN enrola-se vrias vezes at estar compactado num cromossoma. Ele empacota-se tanto durante a mitose que os cromossomas ficam suficientemente condensados para serem visveis quando corados especificamente. O ADN consegue-se desenrolar localmente quando se replica ou quando est a ser copiado para ARN, que o passo intermedirio na sntese protica. Um cromossoma consiste em cerca de um tero de ADN, em um tero de histonas, e um tero de outros tipos de protenas de ligao de ADN. Uma quantidade pequena de ARN pode tambm estar associada com um cromossoma. No conjunto, o material cromossmico chama-se cromatina. SNTESE. DNA: Adenina.

Nome IUPAC - 9H-purin-6-amine Outros nomes 6-aminopurine

A adenina uma purina que possui uma grande variedade de papeis em bioqumica participando da respirao celular, na forma de adenosina trifosfato (ATP), dinucleotdeo nicotinamida-adenina (NAD) e dinucleotdeo flavina-adenina (FAD). Na sntese de protenas participa como um componente qumico do DNA e RNA (Definition of Adenine
from the Genetics Home Reference - National Institutes of Health)

A adenina forma muitos

tautmeros, compostos que podem ser rapidamente interconvertidos e so freqentemente considerados equivalentes. Tautomeria o caso particular de isomeria funcional em que os dois ismeros ficam em equilbrio qumico dinmico. Os casos mais comuns ocorrem entre: aldedo e enol; cetona e enol( FELTRE, Ricardo - Fundamentos da Qumica. 4 edio, So Paulo - 2005 - Ed. Moderna)

O metabolismo das purinas envolve a formao da Adenina e Guanina. Tanto a Adenina como a Guanina so derivados do nucleotdeo inosina monofosfato (IMP) o qual sintetizado em uma ribose preexistente por uma complexa via usando tomos provenientes de aminocidos como a glicina, glutamina e aspartato, bem como o folato e bicarbonato. Em livros antigos, observa-se que a adenina algumas vezes chamada de Vitamina B4. No entanto, ela no mais considerada uma vitamina verdadeira(O complexo
B um conjunto de oito vitaminas hidrossolveis com importante ao no metabolismo celular. Antigamente, pensava-se que as vitaminas do complexo B, como so conhecidas, eram uma s vitamina, chamada de vitamina B. Depois, pesquisas mostraram que elas eram vitaminas quimicamente distintas que coexistem em alguns alimentos).

Porm, duas vitaminas B, niacina e riboflavina, liga-se com a

adenina para formar os co-fatores essenciais dinucleotideo nicotinamida-adenia (NAD) e

6 o dinucleotideo flavina-adenina (FAD) respectivamente. Alguns cientistas acreditam que, na origem da vida na terra, a primeira adenina foi formada pela polimerizao de cinco molculas de cianeto de hidrognio (HCN). Porm, h quem questione tal acontecimento. CIANETO DE HIDROGNIO Cianeto de hidrognio (ou cianureto de hidrognio) (HCN) um composto extremamente voltil. Puro pode ser encontrado tanto na forma lquida quanto gasosa, devido ao seu baixo ponto de ebulio (25,7 C) e grande volatilidade. Borbulhado-o em gua, produzse uma soluo chamada de cido ciandrico ou cido prssico, um composto qumico que contm o anon cianeto (CN1). Tem um forte cheiro de amndoas amargas, e encontra-se em certas plantas, como a mandioca (Manihot esculenta), e no caroo de certas frutas (mas, pssegos e cerejas). Os sais do cido ciandrico so chamados cianetos, sendo os mais comuns o cianeto de potssio (KCN) e o cianeto de sdio (NaCN). Os cianetos inicos so extremamente venenosos a vrios seres vivos, em especial, aos humanos, neste caso, devido habilidade do on em se combinar com o ferro da hemoglobina, bloqueando a recepo do oxignio pelo sangue, matando a pessoa exposta por sufocamento. Nome IUPAC - Cianeto de hidrognio - Outros nomes: cido prssico.
Formonitrilo. cido ciandrico ou e/ Gs ciandrico.

DNA: Guanina (bases pricas) Para fixar em processo de cognio: As bases nitrogenadas so: Adenina (A), Citosina (C), Guanina (G), Timina (T). Bases pricas so duas cadeias nitro-carbnico (compostas principalmente por nitrognio e carbono) e podem tambm ser nomeadas de purinas = Adenina (A) e Guanina (G) Bases Pirimdicas so compostas por apenas uma cadeia nitro-carbnico e podem tambm ser nomeadas de pirimidinas = Timina (T) e Citosina (C). Guanina uma base nitrogenada, orgnica, assim como a adenina, a citosina e a timina,

7 que se une com uma molcula de desoxirribose (pentose, monossacardeo) e com um cido fosfrico, geralmente o fosfato, para formar um nucleotdeo, principal base para formar cadeias polinucleotdeas que, por sua vez, formam o ADN (cido desoxirribonuclico). Guanina. Nome IUPAC - 2-amino-1H-purin-6(9H)-one - Outros nomes 2amino-6-hydroxypurine, 2-aminohypoxanthine, Guanine

Blocos.

DNA: Timina.
Nome IUPAC - 5-Methylpyrimidine-2,4(1H,3H)-dione. Outros nomes 5-Metil-uracil

A timina uma base nitrogenada que compe o nucleotdeo, a principal estrutura que forma o cido desoxirribonucleico, mais conhecida como ADN ou DNA. A estrutura da

8 timina formada por substncias qumicas que formam uma molcula num nico anel. Este tipo de composio chamada pirimidina. A timina a nica molcula que existe apenas no ADN. As outras molculas (guanina, citosina e adenina) tambm fazem parte do cido ribonuclico (ARN ou RNA). Nela, a timina substituda pela uracila. Por que a timina s existe no ADN/DNA, e no RNA/ARN substituda pela uracila ? No esqueamos que o DNA um livro de receitas que no pode sofrer nenhuma alterao, caso isso ocorra existem mecanismos que podem corrigir esse erro. No caso do DNA a timina uma base que d certa segurana a uma provvel mutao que ocorra na citosina. Como isso pode ocorrer? O tipo de leso mais comum e importante a leso hidroltica, que uma desaminao da base citosina (lembra que citosina pareia com guanina). A citosina sofre essa desaminao espontnea, originando a base que no natural (no DNA), a URACILA. A uracila realiza pareamento preferencialmente com adenina, introduzindo a base A na fita oposta, ao invs do G, que deveria ter sido pareada com C (essa sofreu desaminao e originou a base U). Caso o DNA possusse naturalmente a uracila ao invs da timina, a desaminao da citosina produziria uma base natural dificilmente reconhecida pelos sistemas de reparo do DNA. Quando essa desaminao da citosina ocorre e gera uma uracila, sendo uma base que no comum do DNA o sistema de reparo conserta esse erro por um mecanismo chamado exciso de

bases. por isso que o DNA possui timina e no uracila... Reparao de ADN um
processo em constante funcionamento nas clulas; sendo essencial para a sobrevivncia das mesmas. A reparao protege o genoma de danos que podem levar a mutaes nocivas. A reparao ocorre em todas as clulas e em todos os organismos. Em clulas humanas, tanto atividades metablicas normais quanto fatores ambientais (como raios UV) podem causar danos no ADN, resultando em cerca de 500 000 leses moleculares individuais por dia. Essas leses causam danos estruturais molcula de ADN, e podem dramaticamente alterar o resultado da transcrio gnica. Conseqentemente, o processo de reparo de ADN precisa estar operando constantemente, para corrigir rapidamente qualquer dano a estrutura do ADN.

Leses no ADN resultando de mltiplas fraturas nos cromossomos .

DNA: Citosina (pirimidinas)


Nome IUPAC - 4-aminopyrimidin-2(1H)-one - Outros nomes: 4-amino-1H-pyrimidine-2-one.

As quatro bases nitrogenadas emparelhadas, pondo em evidncia que as purinas fazem par com as pirimidinas e que o nmero de ligaes de hidrognio nos dois pares diferente.

Citosina uma substncia cristalina, uma base nitrogenada, derivada do aminado da

10 pirimidina cuja frmula a seguinte: C4H5N3O. uma das bases que compem o cdigo gentico. correto afirmar que uma das trs bases pirimdicas que se encontram nos cidos nuclicos e que universalmente se representa pela letra C, no estado livre, encontra-se em duas formas tautmeras em equilbrio entre si. O mecanismo da sua biossntese est praticamente esclarecido a partir do cido asprtico e do carbonil-fosfato. Contextualizao. Tautomeria. uma isomeria funcional onde dois ou at mais ismeros ficam simultaneamente em equilbrio dinmico na soluo, transformando-se um no outro, atravs da mudana da posio do H na molcula. A tautomeria ou isomeria dinmica pode ser chamada tambm de cetoenlica ou aldoenlica, pois ela acontece nas cetonas e enis ou aldedos e enis. O enol um composto que possui hidroxila (OH) ligada a um carbono com uma dupla ligao. I) C2H4O.

II) C3H6O

11

Estrutura de um ADN. ANEXO.

12 Estrutura do RNA (ou ARN). Na biologia, o ARN a sigla que designa o cido ribonuclico (ou, em ingls, RNA, ribonucleic acid). A composio do RNA muito semelhante ao do DNA, contudo apresenta algumas diferenas. O RNA um polmero de nucletidos, geralmente em cadeia simples, formado por molculas de dimenses muito inferiores s do DNA. O RNA constitudo por uma pentose (Ribose), por um grupo fosfato e uma base

azotada( uma base orgnica que contm o elemento azoto com propriedades bsicas (tendncia para
captar um io H+). As bases azotadas podem ser purinas e pirimidinas e so constituintes dos cidos nucleicos. As purinas adenina e guanina so molculas maiores e possuem uma dupla estrutura circular; as pirimidinas timina, citosina e uracilo so molculas mais pequenas e s apresentam uma estrutura circular.)

que pode ser adenina (A), guanina (G), citosina (C) e Uracila (U). O RNA

forma-se no ncleo e migra para o citoplasma. O RNA apresenta um tipo de cadeia diferente da do DNA; tem geralmente numa s cadeia simples que pode, por vezes, ser dobrada. A quantidade de RNA varivel de clula para clula e com a atividade celular. Transcrio do RNA. A transcrio consiste na sntese de RNA. Na sntese de RNA, a molcula de DNA abrese em um determinado ponto. Nucleotdios livres na clula vo se pareando a esse segmento aberto. Completado o pareamento a esse segmento aberto, est pronta a molcula do RNA, o DNA que serviu de molde reconstitui a molcula original. Tipos de RNA. O DNA transcreve trs tipos de RNA, que se diferenciam entre si, na estrutura e na funo. So eles: RNA Mensageiro (RNAm): Transporta as informaes do cdigo gentico do DNA para o citoplasma, ou seja, determina as sequncias dos aminocidos na construo das protenas. RNA transportador (RNAt): Encaminha os aminocidos dispersos no citoplasma ao local onde ocorrer a sntese das protenas. RNA ribossmico (RNAr): Faz parte da estrutura dos ribossomos (organelas citoplasmticas) onde a sntese de protenas ocorre.

13 RNA polimerase: Enzima que catalisa a sntese de seqncias genticas a partir de moldes.

Estrutura da taq polimerase.

Uracila (U). Uracilo ou uracila uma base nitrogenada. Representada pela letra U no cdigo gentico, uma base de anel simples, pirimdica, capaz de realizar duas ligaes de hidrognio assim como a timina. Substitui a timina na transcrio do DNA para RNA e , portanto, complementar adenina. uma base exclusiva do RNA, no ocorrendo no DNA (Richard
L. Myers, Rusty L. Myers: The 100 most important chemical compounds, 92-93 link).

. Nome IUPAC - Pirimidino-2,4(1H,3H)-diona - Outros nomes

Uracil,

2-oxi-4-oxi

pirimidina,

2,4(1H,3H)-pirimidinodiona, 2,4-diidroxipirimidina, 2,4-pirimidinodiol

Base nitrogenada ou base azotada / base nitrogenada, como j foi aqui citado, um composto cclico contendo nitrognio.So cinco as bases desse tipo, divididas em dois grupos: Purinas(Adenina e Guanina), possuem duplo anel de tomos de carbono e derivam da purina;

14 Pirimidinas(Citosina, Timina e Uracilo), possuem anel simples. As bases nitrogenadas se ligam com uma pentose (um acar) e com um grupo fosfato. Essas estruturas se organizam em pares, formando assim o DNA, caso a pentose seja a desoxirribose. As bases organizam-se aos pares (sempre Adenina-Timina, CitosinaGuanina). No caso do RNA, o acar com que as bases se ligaro ser a ribose e no lugar da Timina entrar o Uracilo (A-U e C-G). Encontrando-se o ADN em dupla hlice, as bases, se estveis, emparelham-se com as respectivas bases complementares: Adenina (A) com Timina (T), Citosina (C) com Guanina (G). No ADN s aparecem as bases ATCG, onde (A) pareia com (T) atravs de duas ligaes de hidrognio (A=T) e (G) pareia com (C) atravs de trs ligaes hidrognio (CG): regra de Chargaff. A base Uracila (U) s aparece no ARN, substituindo a Timina e ligando-se com a Adenina.

15

2. Como se chama o acar (pentose), que forma o DNA e a que forma o RNA. Pentose so monossacardeos de 5 carbonos. Para os seres vivos, as pentoses mais importantes so a ribose e a desoxirribose, que so as componentes estruturais dos cidos nuclicos, os quais comandam as funes celulares. A desoxirribose a pentose que entra na composio qumica do cido desoxirribonuclico (DNA), enquanto a ribose entra na constituio do cido ribonuclico (RNA). A nomenclatura de trioses, tetroses, pentoses e hexoses foi desenvolvida por Emil Fischer, a partir dos seus estudos de carboidratos iniciados em 1880. Fischer tambm endossou os termos aldose e cetose, propostos por Amstrong(Nomenclature of Carbohydrates, site da IUPAC *). A ribose, tambm denominada D-Ribose, um carboidrato da famlia das aldopentoses (funo aldedo: CHO), constituda por cinco tomos de carbono, dez de hidrognio e cinco de oxignio (C5H10O5). Foi descoberta em 1905 por Phoebus Levene. Faz parte da estrutura do RNA e de diversos nucleosdeos relacionados com o metabolismo: ATP (adenosina trifosfato), GTP (guanosina trifosfato), NADH (nicotinamida adenina dinucleotdeo), entre outros.
D-Ribose possui a mesma configurao qumica que a molcula de D-gliceraldedo. Nome IUPAC (3R,4S,5R)-5-(Hydroxymethyl)tetrahydrofuran-2,3,4-triol

Ribosena forma acclica.

Em soluo aquosa, a forma isomrica predominante a beta-D-Ribopiranose (58,5%).

Ismeros da D-Ribose Forma linear Projeo de Haworth

16

-D-Ribofuranose -D-Ribofuranose 6,5% 13,5%

<1% -D-Ribopiranose -D-Ribopiranose 21,5% 58,5%


A ribose comumente utilizada durante a atividade fsica como complemento para estimular a imediata produo de ATP pelas clulas musculares, permitindo aos msculos continuarem a trabalhar de forma otimizada. Estudos mostram que as reservas de ATP podem decrescer de 60% a 70% durante exerccios exaustivos e podem levar mais de 72 horas para serem adequadamente repostas. A ribose consegue aumentar os estoques intramusculares de ATP porm, no consegue melhorar a performance Atltica, segundo Dhanoa e Housner (2007). * A Unio Internacional de Qumica Pura e Aplicada (International Union of Pure and Applied Chemistry, IUPAC) uma organizao no governamental (ONG) internacional dedicada ao avano da Qumica. Foi criada em 1919,[1] em Genebra. Tem como membros as sociedades nacionais de qumica. a autoridade reconhecida no desenvolvimento de padres para a denominao dos compostos qumicos, mediante o seu Comit Interdivisional de Nomenclatura e Smbolos (Interdivisional Committee on Nomenclature and Symbols). um membro do Conselho Internacional para a Cincia (ICSU).

17

Nome IUPAC - (2R,4S,5R)-5-(Hydroxymethyl)tetrahydrofuran-2,4-diol - Outros nomesD-Deoxyribose 2-Deoxy-D-ribose Thyminose

A desoxirribose, tambm denominada D-Desixirribose ou 2-desoxirribose, uma aldopentose que contm cinco tomos de carbono inclundo um grupo funcional aldedo. derivada da ribose foi substituio do grupo hidroxila na posio 2 por hidrognio, resultando na perda de uma tomo de oxignio. Participa na composio do ADN (cido desoxirribonucleico).

18 3. Descreva a funo dos seguintes tipos de RNA: RNA de transferncia ou tRNA; RNA mensageiro ou mRNA; RNA ribossmico ou rRNA. Rna De Transferncia(RNA de Transferncia Supressor; tRNA; RNA Transportador). Pequenas molculas de rna, com 73-93 nucleotdeos, que ocorre nas clulas em 20 ou mais variedades e funcionam em traduo; cada variedade carrega um aminocido especfico para um local especificado por um cdon de rna, ligando-se a aminocido, ribossomo e ao cdon por meio de uma regio anticdon. Todos possuem numerosas bases modificadas e estrutura secundria extensa (Dicionrio Mdico Ilustrado - Dorland 28 Ed. So Paulo)

Esquema da estrutura molecular tpica de mRNA de protena humana.

RNAm, ou RNA mensageiro o intermedirio chave na expresso gnica atua na traduo do DNA em aminocidos para "fazer" as proteinas de todos os seres vivos da terra. O RNA. responsvel pela transferncia de informao do ADN at ao local de sntese de protenas, na clula. Durante a transcrio, uma enzima, designada RNApolimerase faz a cpia de um gene do DNA para o RNA-m. Nos procariotas o RNAm no sofre, geralmente, qualquer processo de modificao - alis, a sntese das protenas chega a ocorrer enquanto a transcrio ainda est a acontecer. Nos eucariotas, por outro lado, a transcrio e a traduo ocorrem em locais distintos da clula: no ncleo e no citoplasma,pela ao conjunta do ribossomo e do RNA Transportador respectivamente. A sntese protica (traduo) nos eucariotas, conta tambm com a ajuda do Retculo endoplasmtico granular (REG), que tem como funo levar a protena produzida para o meio extra-celular ou serem armazenadas no complexo golgiense para serem utilizadas mais tarde pela clula. Lembramos que a molcula do RNAm no espao, se apresenta como uma fita simples. As bases pricas (purinas) e pirimdicas (pirimidinas) do RNA so: A (Adenina), C (Citosina), G (Guanina) e U (Uracila). O RNA ribossmico (RNAr), ou RNA ribossomais, so os mais abundantes produzidos pela clula e, tambm passam para o citoplasma, depois de um certo perodo de acmulo no nuclolo, vo participar da construo dos ribossomos, que so minsculas estruturas

19 citoplasmticas de papel decisivo no mecanismo de sntese protica. Cada ribossomo constitudo de duas subunidades de tamanhos e densidades distintos, porm ambas formadas de protenas associadas com o RNAr. A presena de ons Mg2+ essencial para a manuteno das duas subunidades ligadas entre si. A carncia de magnsio na clula provoca a dissociao dessas subunidades (Biologia Jos Luiz Soares. Editora Scipione.
Vol. nico).

RNA ribossmico(RNAr -no Brasil) ou ARN ribossmico (ARNr - em

Portugal) o componente primrio dos ribossomos. Ribossomos so as organelas produtoras de protenas das clulas e existem no citoplasma. O RNAr transcrito do DNA, como todo RNA. As protenas ribossmicas so transportadas para o interior do ncleo e juntadas ao RNAr antes de serem transportadas por meio do envoltrio nuclear. Este tipo de RNA constitui a maioria do RNA encontrado em uma clula tpica. Embora as protenas estejam presentes tambm nos ribossomos, apenas o RNAr capaz de gerar peptdeos. Por isso, freqentemente o ribossomo chamado de ribozima.

RNAi (RNA interferente, ou RNA de interferncia) um mecanismo exercido por molculas de RNA complementares a RNAs mensageiros, o qual inibe a expresso gnica na fase de traduo ou dificulta a transcrio de genes especficos. Dois tipos de pequenas molculas de RNA podem estar envolvidas em mecanismos de RNA interferente, so elas: miRNA (microRNA) e siRNA (do ingls, small interfering RNA). Os miRNA so produtos da transcrio de genes presentes em muitos eucariotos. Eles se originam de RNAs precursores, com cerca de 70 nucleotdeos de comprimento, que possuem regies internas autocomplementares, capazes de se parear e formas estruturas do tipo hairpin ("grampo de cabelo"). Os siRNA so derivados de longas molculas de RNA dupla fita de origem exgena (como aquelas provenientes de vrus de RNA). Mediante clivagem pela

20 ao da enzima Dicer, estas pequenas molculas de RNA dupla fita so geradas e se associam a um complexo protico, formando um complexo ribonucleoprotico conhecido como RISC (sigla do ingls: RNA-induced silencing complex). Aps esta associao, uma das fitas do RNA eliminada e a outra serve de guia para que o complexo RISC encontre fitas complementares de mRNA especficos, as quais sero alvo da ao de silenciamento gnico. Quando o pareamento entre a fita guia e o mRNA envolve diversas bases, gerando um pareamento efetivo, este mRNA ser degradado pela ao cataltica de uma das subunidades de RISC: a enzima denominada Argonauta. Quando o pareamento entre a fita guia e o mRNA alvo ocorre de maneira parcial, RISC no promove a clivagem do mRNA, mas atua inibindo o processo de traduo deste. Nesta condio, o mRNA desestabilizado pode ser conduzido aos chamados corpos de processamento (corpos-P), estruturas citoslicas responsveis pela degradao de mRNA. A RNA de interferncia tem um papel importante na defesa do patrimnio gentico celular contra genes parasticos vrus e transposes mas tambm no desenvolvimento e expresso gentica em geral. (Hammond S, Bernstein E, Beach D, Hannon G. (2000). "An RNA-directed nuclease mediates post-transcriptional gene
silencing in Drosophila cells". Nature 404 (6775): 2936. DOI:10.1038/35005107. PMID 10749213; ALBERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P.. Molecular Biology of the Cell. 5 ed. New York: Garland science, Taylor & Francis Group, 2008. 1268 p. ISBN 9780815341062; BECKAGE, N. E.. Insect Immunology. San Diego: Elsevier, 2008. 360 p. ISBN 9780123739766; NELSON, D. L.; COX, M. M.. Lehninger Principles of Biochemistry. 4 ed. W.H. Freeman & Co, 2004. 1100 p. ISBN 9780716764380)

4. Explique em que consiste a desnaturao do DNA. A desnaturao do DNA o processo atravs do qual o cido desoxirribonucleico de dupla cadeia se desenrola e separa-se em duas cadeias simples, atravs da quebra de

21 ligaes de hidrognio entre as bases. O termo utilizado para referir ao processo que ocorre quando uma mistura aquecida, apesar de "desnaturao" tambm poder referir a separao das cadeias de ADN induzidas por qumicos como a ureia. Para mltiplas cpias de molculas de DNA, a temperatura de desnaturao (Tm) definida como a temperatura na qual metade das cadeias de ADN esto no estado de dupla hlice e a outras metade estados de "random coils". A temperatura de desnaturao depende do comprimento da molcula e da composio especfica da sequncia de nucleotdeos. A desnaturao um processo que se d em molculas biolgicas, principalmente nas protenas, expostas a condies diferentes quelas em que foram produzidas, como variaes de temperatura, mudanas de pH, fora inica, entre outras. A protena perde a sua estrutura tridimensional e, portanto, as suas propriedades. Este processo irreversvel. Dois exemplos simples de desnaturao ocorrem: Ao pingar gotas de limo no leite, o pH alterado, causando a desnaturao das protenas, que se precipitam na forma de coalho (Cf.queijo). Ao cozinhar um ovo. O calor modifica irreversivelmente a clara, que formada pela protena albumina e gua. A desnaturao tambm atinge enzimas, que realizam funes vitais no corpo. Por isso que os mdicos preocupam-se antes em baixar a febre do que descobrir a causa, pois a alta temperatura pode destruir enzimas de funoes vitais, como as enzimas que auxiliam no processo respirtorio (transporte de substncia via hemoglobina).

5. Explique como acontecem as ligaes entre os nucleotdeos para formar uma molcula de acido nuclico. A ligao entre a base nitrogenada e a pentose: Esta ligao feita covalentemente

22 atravs de uma ligao N-glicosdica com a hidroxila ligada ao carbono-1 da pentose.

A ligao entre o grupo fosfato e a pentose: Esta ligao feita atravs de uma ligao fosfoster com a hidroxila ligada ao carbono-5 da pentose.

Para a formao da molcula de DNA necessrio que ocorra a ligao entre os nucleotdeos. Os nucleotdeos esto ligados covalentemente por ligaes fosfodister formando entre si pontes de fosfato. O grupo hidroxila do carbono-3 da pentose do primeiro nucleotdeo se liga ao grupo fosfato ligado a hidroxila do carbono-5 da pentose do segundo nucleotdeo atravs de uma ligao fosfodister.

23

Devido a esta formao a cadeia de DNA fica com uma direo determinada, isto , em uma extremidade temos livre a hidroxila do carbono-5 da primeira pentose e na outra temos livre a hidroxila do carbono-3 da ltima pentose. Isto determina que o crescimento do DNA se faa na direo de 5'para 3'.

Sabendo-se como so feitas as ligaes entre os nucleotdeos, formando assim a fita de DNA, podemos analisar a estrutura tridimensional do DNA. James Watson e Francis Crick postularam um modelo tridimensional para a estrutura do DNA baseando-se em estudos de difrao de raio-X. O DNA consiste de duas cadeias helicoidais de DNA, enroladas ao longo de um mesmo eixo, formando uma dupla hlice de sentido rotacional direita.

24

Ainda com base nestes estudos, concluiu-se que na dupla hlice as duas fitas de DNA esto em direo opostas, isto significa que so anti-paralelas. O termo antiparalelas deve-se ao fato de que uma das fitas tem a direo exata da sua sntese (5'---3') enquanto que a outra est invertida (3'----5'). Esta conformao em fitas anti-paralelas levar necessidade de mecanismos especiais para a replicao do DNA.

25 Com base na estrutura de dupla hlice do DNA e nas caractersticas de hidrofobicidade das molculas, a estrutura do DNA fica da seguinte forma: O grupo fosfato e o acar (parte hidroflica) - esto localizados na parte externa da molcula. As bases nitrogenadas (parte hidrofbica) - esto localizadas na parte interna da molcula.

A relao espacial entre as duas fitas cria um sulco principal e um sulco secundrio.

26 O pareamento das bases de cada fita se d de maneira padronizada, sempre uma purina com uma pirimidina, especificamente: adenina com timina e citosina com guanina. A proximidade destas bases possibilita a formao de pontes de hidrognio, sendo que adenina forma duas pontes de hidrognio com a timina e a citosina forma trs pontes com a guanina.

A dupla hlice mantida unida por duas foras: Por pontes de hidrognio formadas pelas bases complementares. Por interaes hidrofbicas, que foram as bases a se "esconderem" dentro da dupla hlice. Estudos recentes mostram que existem duas formas de DNA com a hlice girando para a direita, chamadas A-DNA e BDNA, e uma forma que gira para a esquerda chamada Z-DNA. A diferena entre as duas formas que giram para a direita est na distncia necessria para fazer uma volta completa da hlice e no ngulo que as bases fazem com o eixo da hlice. B-DNA: Tem a dupla hlice mais longa e mais fina. Para completar uma volta na hlice so necessrios 10 pares de bases.

27 A-DNA: Tem a forma mais curta e mais grossa. Para completar uma volta na hlice so necessrios 11 pares de bases.

Em soluo, geralmente o DNA assume a conformao B. Quando h pouca gua disponvel para interagir com a dupla hlice, o DNA assume a conformao ADNA. Existe uma terceira forma de DNA que difere das duas anteriores, pois seu sentido de rotao para a esquerda, este tipo de DNA chamado de ZDNA. Esta conformao mais alongada e mais fina do que o B-DNA. Para completar uma volta na hlice so necessrios 12 pares de bases. O DNA, em soluo com altas concentraes de ctions, assume a conformao Z-DNA.

Em eucariotos o DNA tende a assumir a conformao Z-DNA devido a metilao do DNA.

28
BIBLIOGRAFIA DE REFERENCIA.

1. Thieme Chemistry (Hrsg.): RMPP Online - Version 3.5. Georg Thieme Verlag KG, Stuttgart Predefinio:Datum. 2. Sicherheitsdatenblatt fr Adenin Sigma-Aldrich 18. Dezember 2007 3. Definition of Adenine from the Genetics Home Reference - National Institutes of Health 4. Vera Reader. (1930). "The assay of vitamin B4". Biochem J. 24 (6): 182731.. 5. SHAPIRO, Robert. (June, 1995). "The prebiotic role of adenine: A critical analysis". Origins of Life and Evolution of Biospheres 25: 83-98. DOI:10.1007/BF01581575. 6. "Double Helix" by Sndor Kabai, The Wolfram Demonstrations Project, 2007. 7. Double Helix by George Kakaris, Biologist MSc in Applied Genetics and Biotechnology 8. FELTRE, Ricardo - Fundamentos da Qumica (4 edio), So Paulo - 2005 (Ed. Moderna) 9. K. Ozeki, N. Sakabe, J. Tanaka: 'The crystal structure of thymine' in Acta Cryst. B25 (1969)1038 DOI:10.1107/S0567740869003505 10. Herstellerangaben der Firma Alfa Aesar 11. Jun. 2007 11. S. Tornaletti and G. P. Pfeiffer (1996) UV damage and repair mechanisms in mammalian cells. Bioessays 18, 221228. 12. Merck Index, 11th Edition, 8205. 13. (em alemo) Dr. Jrg Hunziker, (16 Juin 1999). Kohlenhydratchemie. 2.1.3. Konformation. http://dcb-server.unibe.ch.+Pgina visitada em 5 de junho de 2008.. 14. Dhanoa TS, Housner JA.Ribose: more than a simple sugar?Curr Sports Med Rep. 2007 Jul;6(4):254-7. 15. Merck Index, 11th Edition, 2890. 16. Hammond S, Bernstein E, Beach D, Hannon G. (2000). "An RNA-directed nuclease mediates post-transcriptional gene silencing in Drosophila cells". Nature 404 (6775): 2936. DOI:10.1038/35005107. PMID 10749213. 17. ALBERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P.. Molecular Biology of the Cell. 5 ed. New York: Garland science, Taylor & Francis Group, 2008. 1268 p. ISBN 9780815341062 18. BECKAGE, N. E.. Insect Immunology. San Diego: Elsevier, 2008. 360 p. ISBN 9780123739766 19. NELSON, D. L.; COX, M. M.. Lehninger Principles of Biochemistry. 4 ed. W.H. Freeman & Co, 2004. 1100 p. ISBN 9780716764380

29 Johann Friedrich Miescher (Basileia, 1844 - 1895) foi um bioqumico suo que descobriu o cido desoxirribonucleico em 1869. Seu objetivo era identificar os componentes qumicos do ncleo celular. Miescher descobriu ento no ncleo celular uma substncia desconhecida dos qumicos, rica em tomos de fsforo e de nitrognio, que foi denominada nuclena, e depois cido nuclico. Por volta de 1920 j sabia que os cidos nucleicos eram constitudos por trs tipos de substncias qumicas: acares, cido fosfrico e bases nitrogenadas. E foi descoberto o RNA (cido ribonuclico). Na poca a descoberta causou um certo impacto na populao e na Igreja.

http://www.uni-tuebingen.de/ziegler/history/friedrich_miescher/friedrich_miescher.htm

30

CIDOS NUCLEICOS BASES NITROGENADAS: ADENINA - TIMINA - URACILO - GUANINA - CITOSINA PURINA - PIRIMIDINA NUCLEOSDEOS: ADENOSINA - URIDINA - GUANOSINA - CITIDINA DESOXIADENOSINA - TIMIDINA - DESOXIGUANOSINA - DESOXICITIDINA - INOSINA NUCLEOTDEOS: AMP - UMP - GMP - CMP - ADP - UDP - GDP - CDP - ATP - UTP - GTP CTP - AMPC - GMPC DESOXINUCLEOTDEOS: DAMP - DTMP - DUMP - DGMP - DCMP - DADP - DTDP - DUDP - DGDP - DCDP - DATP - DTTP - DUTP - DGTP - DCTP CIDOS NUCLEICOS: DNA - RNA - PNA - RNAM - MIRNA - RNAR - RNAT - DNAMT OLIGONUCLEOTDEO

Professor Csar Augusto Venncio da Silva Licena Creative Commons Alike 2.5 Registro INPI 06589-1 Attributions-Share

Das könnte Ihnen auch gefallen