Sie sind auf Seite 1von 14

Ovi Mapas para celular

Edio 1

Contedo
Viso geral do aplicativo Mapas Minha posio Ver sua localizao e o mapa Exibio do mapa Alterar a aparncia do mapa Download e atualizao de mapas Usar a bssola Sobre os mtodos de posicionamento Encontrar locais Encontrar um local Ver detalhes do local Favoritos Salvar locais e rotas Ver e organizar locais ou rotas Enviar locais para os amigos Sincronizar seus Favoritos Compartilhar localizao Dirigir e caminhar Obter orientao por voz Dirigir at seu destino Exibio de navegao Obter informaes sobre trfego e segurana Caminhar at seu destino
2

Planejar uma rota 3 3 3 4 4 4 5 5 6 6 7 7 7 7 8 8 8 9 9 10 10 11 11 Atalhos de Mapas

11 13

2010 Nokia. Todos os direitos reservados.

Viso geral do aplicativo Mapas


Selecione Menu > Mapas. Nota: Essa funo no est disponvel em todos os pases ou regies. Consulte sua operadora local para saber sobre a disponibilidade dessa funo. Bem-vindo ao aplicativo Mapas. O aplicativo Mapas mostra o que est nas proximidades, ajuda a planejar sua rota e o orienta at o local aonde deseja ir. Encontre cidades, ruas e servios. Encontre seu caminho com instrues curva-a-curva. Sincronize seus locais e rotas favoritos entre o celular e o servio de Internet Ovi Mapas. Consulte previses meteorolgicas e outras informaes locais, se disponveis.

At certo ponto, a cartografia digital geralmente inexata e incompleta. Nunca dependa exclusivamente da cartografia transferida por download para uso neste dispositivo. Contedo como imagens de satlite, guias, informaes meteorolgicas e de trfego e servios relacionados so gerados por terceiros independentes da Nokia. At certo ponto, o contedo pode ser impreciso e incompleto e est sujeito disponibilidade. Nunca dependa exclusivamente do contedo mencionado anteriormente e dos servios relacionados a ele.

Minha posio
Ver sua localizao e o mapa Veja a sua localizao atual e navegue nos mapas de diferentes cidades e pases. Selecione Menu > Mapas e Minha posio. marca sua localizao Quando a conexo GPS est ativa, atual ou a ltima localizao conhecida no mapa. Se as cores do cone estiverem esmaecidas, isso significa que no h sinal GPS disponvel. Se apenas o posicionamento baseado em ID celular estiver disponvel, um halo vermelho em torno do cone de posicionamento indicar a rea geral onde voc pode estar. A preciso da estimativa aumenta em reas densamente povoadas.

Nota: O download de contedo como mapas, imagens de satlite, arquivos de voz, guias ou informaes de trfego pode envolver a transmisso de grandes quantidades de dados (servio de rede). Talvez alguns servios no estejam disponveis em todos os pases e sejam fornecidos apenas em idiomas selecionados. Os servios podem exigir conexo rede. Para obter mais informaes, entre em contato com sua operadora.

2010 Nokia. Todos os direitos reservados.

Mover-se no mapa Use a tecla de navegao. Por padro, o mapa orientado no sentido norte. Ver sua localizao atual ou a ltima posio conhecida Pressione 0. Se voc for at uma rea que no esteja coberta pelos mapas armazenados no dispositivo e tiver uma conexo de dados ativa, novos mapas sero baixados automaticamente. A cobertura dos mapas varia por pas e regio. Exibio do mapa

3 4

Ponto de interesse (por exemplo, uma estao ferroviria ou um museu) rea de informaes

Alterar a aparncia do mapa Veja o mapa de modos diferentes para identificar facilmente o local onde voc se encontra. Selecione Menu > Mapas e Minha posio. Pressione 1 e selecione uma destas opes: Mapa Na exibio de mapa padro, detalhes como nomes de locais ou nmeros de estradas so fceis de ler. Satlite Para uma exibio detalhada, use as imagens de satlite. Terreno Veja imediatamente o tipo de solo e a altitude, por exemplo, quando estiver viajando em terrenos sem estradas pavimentadas. Alternar entre as visualizaes 2D e 3D Pressione 3. Download e atualizao de mapas Para evitar os custos de transferncia de dados para o celular, faa download dos mapas e arquivos de orientao por voz mais recentes para o computador usando o aplicativo Nokia Map Loader e depois transfira-os e salve-os no seu dispositivo.

1 2
4

Local selecionado rea do indicador

2010 Nokia. Todos os direitos reservados.

Para fazer download e instalar o Nokia Map Loader em seu computador compatvel, v para www.nokia.com/maps (em ingls) e siga as instrues. Dica: Salve os novos mapas no seu dispositivo antes de uma viagem, para que voc possa navegar nos mapas sem conexo com a Internet durante viagens ao exterior. Antes de usar o Nokia Map Loader, voc precisa navegar nos mapas do aplicativo Mapas no dispositivo pelo menos uma vez. Fazer download de mapas com o Nokia Map Loader 1 Conecte o dispositivo ao seu computador compatvel com um cabo de dados USB compatvel ou via conexo Bluetooth. Se usar um cabo de dados, selecione PC Suite como mtodo de conexo USB. 2 Abra o Nokia Map Loader no computador. 3 Se houver uma nova verso de mapa ou novos arquivos de voz disponveis para o dispositivo, ser solicitado que voc atualize os dados. 4 Selecione um continente e um pas. Os pases maiores podem ter vrios submapas, permitindo fazer download apenas dos mapas relevantes para voc. 5 Selecione os mapas, faa download e instale-os no dispositivo. Usar a bssola Se seu dispositivo possuir uma bssola, quando ela for ativada, tanto a seta da bssola quanto o mapa giraro automaticamente na direo para a qual a parte superior do dispositivo estiver apontando.
2010 Nokia. Todos os direitos reservados.

Selecione Menu > Mapas e Minha posio. Ativar a bssola Pressione 5. Desativar a bssola Pressione 5 novamente. O mapa direcionado para o norte. Um contorno verde indica que a bssola est ativa. Se a bssola precisar ser calibrada, o contorno estar vermelho ou amarelo. Para calibrar a bssola, gire o dispositivo em torno de todos os eixos em um movimento contnuo. A preciso da bssola limitada. Campos eletromagnticos, objetos de metal ou outras circunstncias externas tambm podem afetar a preciso da bssola. A bssola sempre deve ser calibrada corretamente. Sobre os mtodos de posicionamento O aplicativo Mapas exibe a sua localizao no mapa usando GPS, A-GPS ou posicionamento baseado em ID celular. O Sistema de Posicionamento Global, GPS (Global Positioning System) um sistema de navegao baseado em satlite usado para calcular sua localizao. O GPS Assistido, A-GPS (Assisted GPS) um servio de rede que envia seus dados de GPS, aumentando a velocidade e a preciso do posicionamento. Quando voc usar o aplicativo Mapas pela primeira vez, ser solicitado que defina um ponto de acesso Internet para fazer download de informaes de mapas ou usar o A-GPS.
5

indica a disponibilidade dos sinais de satlite. Uma barra um satlite. Quando o dispositivo est procurando sinais de satlite, a barra fica amarela. Quando h dados suficientes disponveis para calcular sua localizao, a barra fica verde. Quanto mais barras verdes, mais confivel o clculo da localizao. O governo dos Estados Unidos opera o Sistema de Posicionamento Global, GPS (Global Positioning System), sendo responsvel exclusivamente pela preciso e manuteno do sistema. A preciso dos dados de localizao pode ser afetada devido aos ajustes feitos nos satlites GPS pelo governo dos Estados Unidos e est sujeita a mudanas que seguem a poltica civil de GPS do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e o Plano Federal de Radionavegao. A preciso tambm poder ser afetada por uma geometria inadequada do satlite. A sua localizao, bem como prdios, obstculos naturais e condies climticas podem afetar a disponibilidade e a qualidade dos sinais GPS. Os sinais de GPS talvez no estejam disponveis nas reas internas de instalaes ou em reas subterrneas e podem ser afetados por materiais como concreto e metal. No utilize o sistema GPS para obter medidas precisas de localizao nem dependa exclusivamente dos dados de localizao provenientes do receptor GPS e de redes de rdio celular para se posicionar ou navegar. O medidor de distncia tem preciso limitada e podem ocorrer erros de arredondamento. A preciso tambm pode ser afetada pela disponibilidade e qualidade dos sinais GPS.

Com o posicionamento baseado em ID celular, a posio determinada de acordo com a torre de antena qual seu celular est conectado no momento. Dependendo do mtodo de posicionamento disponvel, a preciso pode variar de alguns metros a vrios quilmetros.

Encontrar locais
Encontrar um local O aplicativo Mapas ajuda a encontrar locais e tipos de empresas especficos que voc esteja procurando. Selecione Menu > Mapas e Encontrar lugares. 1 2 3 Digite termos de busca, como um endereo ou CEP. Para limpar o campo de busca, selecione Apagar. Selecione Ir. Na lista de correspondncias propostas, v at o item desejado. Para exibir o local no mapa, selecione Mapa. Para ver os outros locais da lista de resultados da busca no mapa, v para cima e para baixo com a tecla de navegao.

Retornar lista de correspondncias propostas Selecione Lista. Buscar diferentes tipos de locais nas proximidades Selecione Navegar por categorias e escolha uma categoria, como compras, hospedagem ou transporte.

2010 Nokia. Todos os direitos reservados.

Se no for encontrado nenhum resultado de busca, verifique se a grafia dos termos de busca est correta. Problemas na sua conexo com a Internet tambm podem afetar os resultados das buscas on-line. Para evitar os custos da transferncia de dados, voc tambm pode obter resultados de busca sem uma conexo ativa com a Internet, se tiver mapas da rea pesquisada armazenados no dispositivo. Ver detalhes do local Veja mais informaes sobre uma localizao ou um local especfico, como um hotel ou restaurante, se disponveis. Selecione Menu > Mapas e Minha posio. Ver os detalhes de um local Selecione um local, pressione a tecla de navegao e selecione Mostrar detalhes.

Selecione Salvar local.

Salvar uma rota 1 Na exibio do mapa, v para o local. Para procurar um endereo ou local, selecione Pesquisar. 2 Para adicionar outro ponto da rota, selecione Opes > Adicionar rota. 3 Selecione Adic. novo ponto rota e a opo apropriada. 4 Selecione Ver rota > Opes > Salvar rota. Ver seus locais e rotas salvos Selecione Favoritos > Locais ou Rotas. Ver e organizar locais ou rotas Use seus Favoritos para acessar rapidamente os locais e as rotas que voc salvou. Agrupe os locais e as rotas em uma coleo, por exemplo, ao planejar uma viagem. Selecione Menu > Mapas e Favoritos. Ver um local salvo no mapa 1 Selecione Locais. 2 V at o local. 3 Selecione Mapa. Para retornar lista de locais salvos, selecione Lista.

Favoritos
Salvar locais e rotas Salve endereos, pontos de interesse e rotas, de forma que possam ser usados posteriormente com rapidez. Selecione Menu > Mapas. Salvar um local 1 Na exibio do mapa, v para o local. Para procurar um endereo ou local, selecione Pesquisar. 2 Pressione a tecla de navegao.
2010 Nokia. Todos os direitos reservados.

Criar uma coleo Selecione Criar nova coleo e digite um nome para a coleo. Adicionar um local salvo a uma coleo 1 Selecione Locais e o local desejado. 2 Selecione Organizar colees. 3 Selecione Nova coleo ou uma coleo j existente. Se precisar excluir locais ou rotas, ou ento adicionar uma rota a uma coleo, v para o servio de Internet Ovi Mapas em www.ovi.com. Enviar locais para os amigos Quando voc desejar compartilhar informaes sobre um local com os amigos, envie os dados diretamente para seus dispositivos. Enviar um local para o dispositivo compatvel de um amigo Selecione um local no mapa, pressione a tecla de navegao e selecione Enviar. Sincronizar seus Favoritos Planeje uma viagem no computador, no site do Ovi Mapas, sincronize os locais, as rotas e as colees salvas com seu celular e acesse o plano quando estiver a caminho. Para sincronizar locais, rotas ou colees entre o celular e o servio de Internet Ovi Mapas, voc precisar de uma conta
8

Nokia. Caso no tenha uma conta, na tela principal, selecione Opes > Conta > Conta Nokia > Criar nova conta. Sincronizar locais, rotas e colees salvos Selecione Favoritos > Sincronizar com o Ovi. Se voc no tiver uma conta Nokia, ser solicitado que crie uma. Configurar o dispositivo para sincronizar os Favoritos automaticamente Selecione Opes > Configuraes > Sincronizao > Alterar > Na inicializ. e no desl.. A sincronizao exige uma conexo ativa com a Internet e pode envolver a transmisso de grandes volumes de dados pela rede da sua operadora. Entre em contato com a operadora para obter informaes sobre as tarifas de transmisso de dados. Para usar o servio de Internet Ovi Mapas, v para www.ovi.com.

Compartilhar localizao
Publique sua localizao atual no Facebook, junto com texto e uma foto. Seus amigos no Facebook podero ver sua localizao em um mapa. Selecione Menu > Mapas e Compartilhamento de local. Para compartilhar sua localizao, voc precisar ter uma conta Nokia e uma conta no Facebook. 1 Selecione Compartilhamento de local.
2010 Nokia. Todos os direitos reservados.

2 3 4 5 6 7

Entre na sua conta Nokia ou, se ainda no tiver uma, selecione Criar nova conta. Entre na sua conta no Facebook. Selecione sua localizao atual. Insira sua atualizao de status. Para anexar uma foto ao seu post, selecione Adicionar uma foto. Selecione Compartilhamento de local.

compartilhar sua localizao com um grande grupo de pessoas.

Dirigir e caminhar
Obter orientao por voz A orientao por voz, se estiver disponvel no seu idioma, ir ajud-lo a encontrar seu caminho at um destino, deixando-o livre para aproveitar a viagem. Selecione Menu > Mapas e Dirigir ou Caminhar. Quando usar a navegao em automvel ou para pedestres pela primeira vez, voc receber uma solicitao para selecionar o idioma da orientao por voz e fazer download dos arquivos apropriados. Se voc selecionar um idioma que inclua nomes de ruas, os nomes das ruas tambm sero falados em voz alta. Talvez a orientao por voz no esteja disponvel no seu idioma. Alterar o idioma da orientao por voz Na tela principal, selecione Opes > Configuraes > Navegao > Orientao para direo ou Orientao para caminhada e a opo apropriada. Quando voc estiver caminhando, alm da orientao por voz, seu dispositivo poder orient-lo com bipes e vibraes. Usar bipes e vibraes Na tela principal, selecione Opes > Conf. > Navegao > Orientao para caminhada > Bipes e vibraes.
9

Gerenciar sua conta no Facebook Na tela principal, selecione Opes > Conta > Configuraes de Compartilhamento de local > Facebook. O compartilhamento da sua localizao e a exibio da localizao de outras pessoas requer uma conexo com a Internet. Isso pode envolver a transmisso de grandes volumes de dados e custos de trfego de dados relacionados. Os termos de uso aplicveis do Facebook se aplicam ao compartilhamento da sua localizao no Facebook. Familiarize-se com os termos de uso e as prticas de privacidade do Facebook e faa uma avaliao cautelosa antes de divulgar seus dados de localizao para outras pessoas ou ver a localizao de outras pessoas. Antes de compartilhar sua localizao, sempre avalie com cautela as pessoas com as quais essas informaes sero compartilhadas. Verifique as configuraes de privacidade da rede social que voc est usando, pois voc poder
2010 Nokia. Todos os direitos reservados.

Repetir a orientao por voz para navegao em automvel Na exibio de navegao, selecione Opes > Repetir. Ajustar o volume da orientao por voz para navegao em automvel Na exibio de navegao, selecione Opes > Volume. Dirigir at seu destino Quando voc precisar de instrues curva-a-curva ao dirigir, o aplicativo Mapas o ajudar a chegar ao seu destino. Selecione Menu > Mapas e Dirigir. Dirigir at um destino Selecione Definir destino e a opo apropriada. Dirigir para casa Selecione Dirigir para casa. Quando voc seleciona Dirigir para casa ou Caminhar para casa pela primeira vez, solicitado que defina a localizao da sua casa. Para alterar posteriormente a localizao da sua casa, faa o seguinte: 1 2 Na tela principal, selecione Opes > Configuraes > Navegao > Localizao > Alterar > Redefinir. Selecione a opo apropriada.

Dica: Para dirigir sem um destino definido, selecione Mapa. Sua localizao exibida no centro do mapa conforme voc se movimenta. Alterar exibies durante a navegao Pressione a tecla de navegao e selecione Visualizao 2D, Visualizao 3D, Exibio de seta ou Viso geral da rota. Respeite todas as leis locais aplicveis. Sempre mantenha as mos desocupadas para operar o veculo enquanto estiver dirigindo. Ao dirigir, a segurana ao volante deve ser sempre a sua primeira preocupao. Exibio de navegao

1 2 3

Rota Seu local e direo Bssola


2010 Nokia. Todos os direitos reservados.

10

Barra de informaes (velocidade, distncia, tempo)

Obter informaes sobre trfego e segurana Tenha uma experincia melhor na direo com informaes em tempo real sobre eventos de trfego, assistncia na escolha da rota e avisos de limite de velocidade, se disponveis no seu pas ou regio. Selecione Menu > Mapas e Dirigir. Ver eventos de trfego no mapa Durante a navegao em automvel, selecione Opes > Inf. trfego. Os eventos so exibidos como tringulos e linhas. Atualizar informaes sobre trfego Selecione Opes > Inf. trfego > Atualizar inf. trfego. Ao planejar uma rota, voc pode configurar o dispositivo para evitar eventos de trfego como engarrafamentos ou obras em estradas. Evitar eventos de trfego Na tela principal, selecione Opes > Configuraes > Navegao > Refazer rota dev. trfego. A localizao de cmeras de velocidade poder ser exibida em sua rota durante a navegao se esse recurso estiver habilitado. Algumas jurisdies probem ou regulamentam o uso de dados de locais de alertas de radar. A Nokia no responsvel pela preciso ou pelas conseqncias do uso de dados de localizao de cmeras de velocidade.
2010 Nokia. Todos os direitos reservados.

Caminhar at seu destino Quando voc precisar de orientao para seguir uma rota a p, o aplicativo Mapas o orientar, passando por praas, parques, reas para pedestres e at shopping centers. Selecione Menu > Mapas. Caminhar at um destino Selecione Definir destino e a opo apropriada. Caminhar para casa Selecione Caminhar para casa. Quando voc seleciona Dirigir para casa ou Caminhar para casa pela primeira vez, solicitado que defina a localizao da sua casa. Para alterar posteriormente a localizao da sua casa, faa o seguinte: 1 2 Na tela principal, selecione Opes > Configuraes > Navegao > Localizao > Alterar > Redefinir. Selecione a opo apropriada.

Dica: Para caminhar sem um destino definido, selecione Mapa. Sua localizao exibida no centro do mapa conforme voc se movimenta. Planejar uma rota Planeje sua viagem, crie sua rota e veja-a no mapa antes de partir. Selecione Menu > Mapas.
11

Criar uma rota 1 Na exibio do mapa, v at o seu ponto de partida. 2 Pressione a tecla de navegao e selecione Adicionar rota. 3 Para adicionar outro ponto da rota, selecione Adic. novo ponto rota e a opo apropriada. Alterar a ordem dos pontos da rota 1 V at um ponto da rota. 2 Pressione a tecla de navegao e selecione Mover. 3 V at o local para o qual deseja mover o ponto da rota e selecione OK. Editar a localizao de um ponto da rota V at o ponto da rota, pressione a tecla de navegao, selecione Editar e a opo apropriada. Ver a rota no mapa Selecione Ver rota. Navegar at o destino Selecione Ver rota > Opes > Comear a dirigir ou Comear a caminhar. Alterar as configuraes de uma rota As configuraes de rota afetam a orientao da navegao e a forma como a rota exibida no mapa. 1 Na exibio do planejador de rotas, abra a guia Configuraes. Para chegar exibio do planejador de

rotas a partir da exibio de navegao, selecione Opes > Pts. da rota ou Lista de pontos da rota. Defina o meio de transporte como Dirigir ou Caminhar. Se voc selecionar Caminhar, ruas de mo nica sero consideradas ruas normais e passarelas e rotas atravessando, por exemplo, parques e shopping centers podero ser usadas. Selecione a opo desejada.

Selecionar o modo de caminhada Abra a guia Configuraes e selecione Caminhar > Rota preferida > Ruas ou Linha reta. Linha reta til em terrenos sem estradas pavimentadas, pois indica a direo para onde se deve caminhar. Usar a rota mais rpida ou mais curta para dirigir Abra a guia Configuraes e selecione Dirigir > Seleo de rota > Rota mais rpida ou Rota mais curta. Usar a rota otimizada para dirigir Abra a guia Configuraes e selecione Dirigir > Seleo de rota > Otimizada. A rota otimizada para dirigir combina as vantagens das rotas mais curta e mais rpida. Voc tambm pode escolher entre permitir e evitar o uso, por exemplo, de auto-estradas, rodovias com pedgio ou balsas.

12

2010 Nokia. Todos os direitos reservados.

Atalhos de Mapas
Atalhos gerais Para retornar ao local atual, pressione 0. Para alterar o tipo de mapa, pressione 1. Para inclinar o mapa, pressione 2 ou 8. Para girar o mapa, pressione 4 ou 6. Para fazer com que o mapa retorne posio com o norte para cima, pressione 5. Atalhos de navegao de pedestres Para salvar um local, pressione 2. Para buscar locais por categorias, pressione 3. Para ajustar o volume da orientao na navegao de pedestres, pressione 6. Para ver a lista de pontos da rota, pressione 7. Para ajustar o mapa para uso noturno, pressione 8. Para ver o painel, pressione 9.

Atalhos de navegao em automvel Para ajustar o mapa para uso diurno ou noturno, pressione 1. Para salvar o local atual, pressione 2. Para buscar locais por categorias, pressione 3. Para repetir a orientao por voz, pressione 4. Para encontrar uma rota diferente, pressione 5. Para ajustar o volume da orientao por voz, pressione 6. Para adicionar uma parada rota, pressione 7. Para ver informaes sobre o trfego, pressione 8. Para ver o painel, pressione 9.

2010 Nokia. Todos os direitos reservados.

13

Nokia e Nokia Connecting People so marcas comerciais ou marcas registradas da Nokia Corporation. Outros nomes de produto e empresa, mencionados neste manual, podem ser marcas comerciais ou nomes comerciais de seus respectivos proprietrios. proibida a reproduo, transferncia, distribuio ou armazenamento, no todo ou em parte, do contedo deste documento, de qualquer forma, sem a prvia autorizao por escrito da Nokia. A Nokia adota uma poltica de desenvolvimento contnuo. A Nokia reserva-se o direito de fazer alteraes e melhorias em qualquer um dos produtos descritos neste documento sem aviso prvio. Partes do software Nokia Maps so 1996-2009 The FreeType Project. Todos os direitos reservados. Bluetooth uma marca registrada da Bluetooth SIG, Inc. NO LIMITE PERMITIDO PELA LEI APLICVEL, NEM A NOKIA NEM QUALQUER DE SEUS LICENCIANTES PODERO SER, EM HIPTESE ALGUMA, RESPONSABILIZADOS POR QUAISQUER PERDAS DE DADOS, LUCROS OU LUCROS CESSANTES, NEM POR DANOS EXTRAORDINRIOS, INCIDENTAIS, CONSEQENTES OU INDIRETOS, SEJA QUAL FOR A CAUSA. O CONTEDO DESTE DOCUMENTO FORNECIDO "NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA" E DEVE SER INTERPRETADO DE MANEIRA LITERAL. SALVO NOS CASOS EM QUE A LEI EM VIGOR O EXIJA, NENHUMA GARANTIA DE QUALQUER ESPCIE, SEJA EXPRESSA OU IMPLCITA, INCLUINDO, ENTRE OUTRAS, AS GARANTIAS IMPLCITAS DE COMERCIALIZAO E ADEQUAO PARA UMA FINALIDADE ESPECFICA, SER OFERECIDA EM RELAO PRECISO, CONFIABILIDADE OU AO CONTEDO DESTE DOCUMENTO. A NOKIA RESERVA-SE O DIREITO DE REVISAR ESTE DOCUMENTO OU DE EXCLU-LO A QUALQUER MOMENTO, SEM AVISO PRVIO. A disponibilidade de determinados recursos pode variar conforme a regio. Consulte a sua operadora para obter mais detalhes. Algumas operaes e recursos so dependentes do carto SIM ou da rede, dependentes de MMS ou dependentes da compatibilidade entre dispositivos e os formatos de contedo suportados. Alguns servios podero ser cobrados separadamente. 2010 Nokia. Todos os direitos reservados. /Edio 1 PT-BR

Das könnte Ihnen auch gefallen