Sie sind auf Seite 1von 12

www.concursosnobrasil.com.

br

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 150 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam Noes de Informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras e que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
Como nasce uma histria (fragmento)
1

10

13

16

19

22

25

Quando cheguei ao edifcio, tomei o elevador que serve do primeiro ao dcimo quarto andar. Era pelo menos o que dizia a tabuleta no alto da porta. Stimo pedi. A porta se fechou e comeamos a subir. Minha ateno se fixou num aviso que dizia: expressamente proibido os funcionrios, no ato da subida, utilizarem os elevadores para descerem. Desde o meu tempo de ginsio sei que se trata de problema complicado, este do infinito pessoal. Prevaleciam ento duas regras mestras que deveriam ser rigorosamente obedecidas. Uma afirmava que o sujeito, sendo o mesmo, impedia que o verbo se flexionasse. Da outra infelizmente j no me lembrava. Mas no foi o emprego pouco castio do infinito pessoal que me intrigou no tal aviso: foi estar ele concebido de maneira chocante aos delicados ouvidos de um escritor que se preza. Qualquer um, no sendo irremediavelmente burro, entenderia o que se pretende dizer neste aviso. Pois um tijolo de burrice me baixou na compreenso, fazendo com que eu ficasse revirando a frase na cabea: descerem, no ato da subida? Que quer dizer isto? E buscava uma forma simples e correta de formular a proibio: proibido subir para depois descer. proibido subir no elevador com inteno de descer. proibido ficar no elevador com inteno de descer, quando ele estiver subindo. Se quiser descer, no tome o elevador que esteja subindo. Mais simples ainda: Se quiser descer, s tome o elevador que estiver descendo. De tanta simplicidade, atingi a sntese perfeita do que Nelson Rodrigues chamava de bvio ululante, ou seja, a enunciao de algo que no quer dizer absolutamente nada: Se quiser descer, no suba.
Fernando Sabino. A volta por cima. Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 137-140 (com adaptaes).

Acerca do gnero textual e das estruturas lingsticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
1

O trecho das linhas 5 e 6 pode ser reescrito, com correo gramatical, da seguinte maneira: expressamente proibido a utilizao dos elevadores que tiverem subindo pelos funcionrios que desejarem descer. A regra gramatical enunciada pelo autor em Uma afirmava que o sujeito, sendo o mesmo, impedia que o verbo se flexionasse (R.8-9) aplica-se aos verbos subir e descer no seguinte exemplo: Se os funcionrios querem subir, no devem descer. O gnero textual apresentado permite o emprego da linguagem coloquial, como ocorre, por exemplo, em Qualquer um, no sendo irremediavelmente burro (R.13) e um tijolo de burrice (R.14). O sentido do perodo seria mantido, mas a correo gramatical seria prejudicada, caso se substitusse atingi a sntese perfeita (R.23) por cheguei sntese perfeita.

UnB/CESPE INSS

Caderno BRANCO

Cargo 18: Tcnico do Seguro Social

www.concursosnobrasil.com.br

Um dos indicadores de sade comumente utilizados no Brasil a esperana de vida ao nascer, que corresponde ao nmero de anos que um indivduo vai viver, considerando-se a durao mdia da vida dos membros da populao. O valor desse ndice tem sofrido modificaes substanciais no decorrer do tempo, medida que as condies sociais melhoram e as conquistas da cincia e da tecnologia so colocadas a servio do homem. A julgar por estudos procedidos em achados fsseis e em stios arqueolgicos, a esperana de vida do homem pr-histrico ao nascer seria extremamente baixa, em torno de 18 anos; na Grcia e na Roma antigas, estaria entre 20 e 30 anos, pouco tendo se modificado na Idade Mdia e na Renascena. Mais recentemente, tm sido registrados valores progressivamente mais elevados para a esperana de vida ao nascer. Essa situao est ilustrada no grfico abaixo, que mostra a evoluo da esperana de vida do brasileiro ao nascer, de 1940 a 2000.
80,0 70,5 60,0 42,0 40,0 20,0

Acerca dos princpios da seguridade social, julgue os itens a seguir.


11

Um dos objetivos da seguridade social a universalidade da cobertura e do atendimento, meta cumprida em relao assistncia social e sade, mas no previdncia. A seguridade social, em respeito ao princpio da solidariedade, permite a incidncia de contribuio previdenciria sobre os valores pagos a ttulo de aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social. O Conselho Nacional da Previdncia Social um dos rgos de deliberao coletiva da estrutura do Ministrio da Previdncia Social, cuja composio, obrigatoriamente, deve incluir pessoas indicadas pelo governo, pelos empregadores, pelos trabalhadores e pelos aposentados.

12

13

Acerca da seguridade social no Brasil, de suas caractersticas, contribuies e atuao, julgue os itens a seguir.
14

A seguridade social brasileira, apesar de ser fortemente influenciada pelo modelo do Estado do bem-estar social, no abrange todas as polticas sociais do Estado brasileiro. A instituio de alquotas ou bases de clculos diferentes, em razo da atividade econmica ou do porte da empresa, entre outras situaes, apesar de, aparentemente, infringir o princpio tributrio da isonomia, de fato atende ao comando constitucional da eqidade na forma de participao no custeio da seguridade social. A grande preocupao com os hipossuficientes tem sido caracterstica marcante da seguridade social brasileira, como pode ser demonstrado pela recente alterao, no texto constitucional, de garantias para incluso dos trabalhadores de baixa renda, bem como daqueles que se dediquem, exclusivamente, ao trabalho domstico, sendo-lhes oferecido tempo de contribuio, alquotas e prazos de carncia inferiores. Em que pesem os inmeros avanos alcanados aps a promulgao da Constituio Federal de 1988, especialmente com a estruturao do modelo de seguridade social, o Brasil mantm, ainda, resqucios de desigualdade, que podem ser observados, por exemplo, pela existncia de benefcios distintos para os trabalhadores urbanos em detrimento dos rurais.

15

0 1940 1950 1960 1970 1980 1990 2000

16

M. Z. Rouquayrol e N. de Almeida Filho. In: Epidemiologia e sade. Rio de Janeiro: MEDSI, 2003, p. 68 (com adaptaes).

Com base nas informaes do texto e considerando os temas a que ele se reporta, julgue os itens seguintes.
5

Sabendo-se que, em 1910, a esperana de vida do brasileiro ao nascer era de 34 anos, conclui-se que o valor desse indicador aumentou em mais de 100% em 90 anos, isto , de 1910 a 2000. No Brasil, o fenmeno do aumento da esperana de vida ao nascer atinge de maneira uniforme todas as classes sociais, pois esse indicador no influenciado pela renda familiar. Se for mantida, durante o perodo de 2000-2020, a tendncia observada, no grfico mostrado, no perodo 1980-2000, a esperana de vida do brasileiro ao nascer ser, em 2020, superior a 85 anos. A esperana de vida ao nascer e indicadores de renda e de educao compem o ndice de desenvolvimento humano, usado para medir a qualidade de vida nos municpios e regies brasileiras e nos diversos pases do mundo. O termo Essa situao, empregado no ltimo perodo do texto, refere-se exclusivamente informao prestada no penltimo perodo. Se E representa a esperana de vida do brasileiro ao nascer e x representa o tempo, em anos, transcorrido desde 1940, infere-se das informaes apresentadas que, para 0 # x # 60, E(x) = 42x + 70,5.

17

RASCUNHO

10

UnB/CESPE INSS

Caderno BRANCO

Cargo 18: Tcnico do Seguro Social

www.concursosnobrasil.com.br

A tabela abaixo mostra, em porcentagens, a distribuio relativa da populao brasileira por grupos etrios, de acordo com dados dos censos demogrficos de 1940 a 2000.
censos 1940 1950 1960 1970 1980 1991 2000 grupos etrios at 14 anos 42,7 41,8 42,7 42,6 38,2 34,7 29,6 15 a 64 anos 54,9 55,6 54,6 54,3 57,8 60,5 64,6 65 anos ou mais 2,4 2,6

Texto I Envelhecimento, pobreza e proteo social na Amrica Latina


1

2,7 3,1 4,0 4,8 5,8


13 10

O processo de envelhecimento populacional, no seu primeiro estgio, resulta em um aumento, pelo menos relativo, da oferta da fora de trabalho. Nas etapas posteriores, a proporo desse grupo no total da populao diminui e, eventualmente, diminuir em termos absolutos, como a situao atual do Japo e de vrios pases europeus. Por outro lado, o segmento com idade avanada passa a ser o que mais cresce. Esse crescimento acentuado do segmento que demanda maiores recursos monetrios e cuidados humanos, afetivos e psicolgicos, em face da reduo do contingente populacional em idade ativa, fez com que o envelhecimento populacional entrasse na agenda das polticas pblicas pelo lado negativo, ou seja, ele visto como um problema.
A. A. Camarano e M.T. Pasinato. Texto para discusso. Braslia: IPEA, 2007.

IBGE. Censos demogrficos de 1940 a 2000.

Texto II
1

Os impactos sociais da velhice

Com base nos dados acerca da evoluo da populao brasileira apresentados na tabela acima, julgue os itens subseqentes.
18

Infere-se dos dados da tabela que, de 1940 a 1970, a populao brasileira apresentava-se distribuda uniformemente em relao aos trs grupos etrios. O envelhecimento da populao, representado pela relao entre a proporo de idosos (65 anos ou mais) e a proporo de crianas (at 14 anos), passou de 10,5%, em 1980, para 18,2%, em 2000. Essa relao indica que, em 2000, havia cerca de 18 idosos para cada 100 crianas. De acordo com os dados apresentados na tabela, os percentuais relativos populao brasileira com idade entre 15 e 64 anos formam uma progresso aritmtica de razo menor que 1. A populao com idade de 65 anos ou mais inclui a chamada populao economicamente ativa, composta de pessoas que esto trabalhando e que, portanto, so os principais contribuintes da previdncia social. O grfico a seguir ilustra corretamente as informaes apresentadas na tabela.
100

19

10

13

20

16

21

19

IdadeAtiva No caso da previdncia, os idosos so o grande problema? Ana Amlia Camarano Eu acho que esse outro engano. Claro que voc tem mais gente idosa e gente vivendo mais. Agora, o que acontece que o nosso modelo de previdncia o mesmo da Europa Ocidental, dos EUA, modelos desenhados no ps-guerra, quando havia emprego, as pessoas se aposentavam e ficavam pouco tempo aposentadas porque morriam logo. Ento, esse modelo est falido. Esse cenrio mudou. Ns no estamos mais no mundo do trabalho estvel, no temos mais o pleno emprego e as relaes de trabalho hoje passam pela flexibilizao. E a to falada flexibilizao significa informalizao. A nossa poltica social toda ligada ao trabalho. A Constituio de 1988 mudou um pouco, mas at ento s tinha direito ao benefcio da previdncia quem trabalhava. Era uma cidadania ligada ao trabalho e, no, ao benefcio do trabalhador. E isso no mais possvel. Ns estamos caminhando para um mundo sem trabalho.
Internet: <www.techway.com.br> (com adaptaes).

Com relao aos textos I e II, julgue os itens que se seguem. Se o trecho mudou um pouco (texto II, R.15) for substitudo por modificou-se pouco, preservam-se as relaes textuais e o sentido original do texto. 24 Como os textos tratam da mesma temtica, a resposta de Ana Amlia Camarano, no texto II, poderia dar continuidade ao texto I, sem prejuzo da estrutura textual e respeitando-se a linguagem utilizada, desde que a orao Eu acho que esse outro engano (R.3-4) fosse substituda por Essa percepo, entretanto, revela-se equivocada. 25 De acordo com o desenvolvimento e a organizao das idias do texto I, depreende-se que segmento que demanda maiores recursos monetrios e cuidados humanos, afetivos e psicolgicos (R.8-10) e segmento com idade avanada (R.7) referem-se ao mesmo conjunto de indivduos. 26 De acordo com o texto I, correto afirmar que h pases europeus em que a fora de trabalho, em relao ao total da populao, j se reduziu.
23

22

80

porcentagem

60

40

20

1940

1950

1960

1970 15 a 64 anos

1980

1991

2000

at 14 anos

65 anos ou mais

UnB/CESPE INSS

Caderno BRANCO

Cargo 18: Tcnico do Seguro Social

www.concursosnobrasil.com.br

Proposies so sentenas que podem ser julgadas como verdadeiras ou falsas, mas no admitem ambos os julgamentos. A esse respeito, considere que A represente a proposio simples dever do servidor apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exerccio da funo, e que B represente a proposio simples permitido ao servidor que presta atendimento ao pblico solicitar dos que o procuram ajuda financeira para realizar o cumprimento de sua misso. Considerando as proposies A e B acima, julgue os itens subseqentes, com respeito ao Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal e s regras inerentes ao raciocnio lgico. A proposio composta Se A ento B necessariamente verdadeira. 28 Represente-se por A a proposio composta que a negao da proposio A, isto , A falso quando A verdadeiro e A verdadeiro quando A falso. Desse modo, as proposies Se A ento B e Se A ento B tm valores lgicos iguais. 29 Sabe-se que uma proposio na forma Ou A ou B tem valor lgico falso quando A e B so ambos falsos; nos demais casos, a proposio verdadeira. Portanto, a proposio composta Ou A ou B, em que A e B so as proposies referidas acima, verdadeira. Considere a seguinte situao hipottica.
27

Analise a situao hipottica descrita no item a seguir e, de acordo com as regras de redao oficial, julgue a assertiva apresentada.
34

Ao participar de uma reunio da CEP, Snia foi encarregada de redigir documento em que registrou os nomes do presidente da reunio, dos funcionrios presentes, dos que foram convocados, mas que estavam ausentes, bem como as discusses, propostas, votaes e deliberaes ocorridas nesse encontro, tomando o devido cuidado para no rasurar nem emendar esse registro. Terminada a reunio, Snia datou e assinou o documento, solicitando aos presentes que tambm o assinassem. Nessa situao, conclui-se que o documento redigido por Snia um relatrio.

Com relao ao Word 2003 e a outros aplicativos utilizados em computadores pessoais, julgue os itens a seguir.
35

Natlia e sua equipe de servidores do setor de comunicao de um ministrio foram encarregadas de preparar folheto destinado a divulgar as atividades da Comisso de tica Pblica (CEP) e de explicar, em particular, as relaes entre o presidente da Repblica, os ministros de Estado e a referida Comisso. A partir dessa situao, julgue os prximos itens, de acordo com o disposto nos decretos n.os 6.029/2007 e 1.171/1994. Suponha-se ter havido um episdio, largamente noticiado pela imprensa, em que a votao de matria polmica houvesse terminado empatada e o presidente da CEP houvesse desempatado em favor de uma das partes. Nessa situao, seria correto a equipe de Natlia explicar que o presidente da CEP tem voto de qualidade nas deliberaes do colegiado. 31 Considere-se que, durante os trabalhos, Natlia tenha orientado sua equipe para traar um perfil do pblico que iria receber o folheto e, depois, selecionar diagramas e fotografias adequados para esse pblico. Considere-se, ainda, que um colega da equipe tenha argumentado, em conversa com Natlia, que a equipe no deveria gastar tempo e recursos nessa tarefa, a seu ver desnecessria. Nesse caso, a deciso de Natlia a mais adequada, pois dever do servidor pblico ter cuidado ao tratar os usurios do servio, aperfeioando os processos de comunicao e contato com o pblico. 32 Considere-se que a verso inicial do folheto preparado pela equipe de Natlia contivesse diagrama no qual a CEP e sua Secretaria-Executiva estivessem diretamente ligadas ao ministro da Justia, por ser esse ministrio o mais antigo. Nesse caso, o folheto deveria ser corrigido, pois a CEP e sua Secretaria-Executiva so vinculadas diretamente ao presidente da Repblica. 33 Suponha-se que o folheto preparado pela equipe de Natlia explicasse que as decises tomadas pela CEP no precisariam ser, necessariamente, seguidas pelo presidente da Repblica, visto que a Comisso se caracteriza apenas como um rgo de aconselhamento. Nesse caso, a informao do folheto estaria correta, pois, em matria de tica pblica, a CEP , de fato, instncia consultiva do presidente da Repblica e dos ministros de Estado.
30

Diversos programas de computador disponibilizam o menu denominado Ajuda, por meio do qual um usurio pode ter acesso a recursos que lhe permitem obter esclarecimentos sobre comandos e funcionalidades dos programas. Atualmente, h programas em que necessrio que o computador esteja conectado Internet para que funcionalidades do menu Ajuda possam ser usadas de forma efetiva. No Word 2003, ao se clicar o menu Editar, exibida uma lista de comandos, entre os quais se inclui o comando Dicionrio de Sinnimos , que possui funcionalidades que permitem ao usurio procurar por palavras sinnimas a uma palavra selecionada. O uso desse comando contribui, em muitos casos, para a melhoria da qualidade de um texto editado.

36

antes

depois
Com relao s imagens acima, julgue o item que se segue.
37

A frase A sade do povo objeto de inequvoca responsabilidade social constitui ttulo adequado para a mudana que, nessas imagens, se expressa.

UnB/CESPE INSS

Caderno BRANCO

Cargo 18: Tcnico do Seguro Social

www.concursosnobrasil.com.br

Em cada um dos itens a seguir, apresentada uma situao hipottica envolvendo servidores pblicos, seguida de uma assertiva a ser julgada com base na Lei n. 8.112/1990.
38

Em relao ao Instituto Nacional do Seguro Social, a seu histrico e estrutura, julgue os itens a seguir.
45

39

40

41

42

Joaquim, aps demanda judicial, obteve sentena favorvel ao recebimento de indenizao a qual, esperava ele, seria incorporada ao seu vencimento. Entretanto, no ms posterior publicao da sentena, verificou, no contracheque, no ter havido alterao em seu vencimento. Nessa situao, o setor de pagamentos agiu corretamente, pois verbas de natureza indenizatria no podem ser incorporadas ao vencimento. Decorridos cinco anos de sua posse, Mnica, com o intuito de aperfeioar sua qualificao profissional, solicitou licena para terminar curso de ps-graduao que deixara incompleto. Ao receber resposta negativa, Mnica decidiu apresentar recurso, alegando que a licena capacitao direito subjetivo do servidor e que, em situaes como a sua, dever da administrao conced-la. Nesse caso, a legislao apia todos os argumentos apresentados por Mnica. Renato, servidor de rgo pblico federal e estudante, constatou, no incio do ano letivo, incompatibilidade entre seu horrio escolar e o da repartio onde trabalha. Depois de explicar sua situao ao chefe, foi por este informado de que teria direito a horrio especial, desde que compensasse o tempo no trabalhado. Renato contra-argumentou dizendo que era impossvel compensar o tempo de afastamento do trabalho, pois, alm de assistir s aulas, precisava estudar muito e fazer as tarefas escolares. Nessa situao, os argumentos de Renato no tm amparo legal. Antnio, aps ter sido aposentado por invalidez, iniciou tratamento que implicou a cura da doena que o afastara do servio pblico. Aps avaliao da junta mdica oficial, que aprovou seu retorno s atividades das quais se afastara, Antnio requereu a readaptao ao cargo ocupado e o cmputo do tempo de afastamento para fins de promoo na carreira. Nessa situao, os pedidos de Antnio devem ser atendidos, por estarem amparados na legislao do servidor pblico. Mara, jornalista, dirigiu-se a determinada repartio pblica e solicitou, com o objetivo de preparar matria para o jornal do bairro onde trabalha, informaes sobre uma lista de itens, que inclua dados sobre o efetivo policial e nomes de policiais da rea de inteligncia que trabalham sem uniforme no bairro em questo. O servidor atendeu-a rpida e polidamente, mas negou-se a fornecer-lhe informaes sobre os referidos itens, pois tratava-se de dados sigilosos. Nessa situao, a atitude do servidor est correta, pois seu dever atender com presteza ao pblico em geral, prestando as informaes requeridas, ressalvadas aquelas protegidas por sigilo.

A fuso da Secretaria da Receita Federal com a Secretaria da Receita Previdenciria centralizou em apenas um rgo a arrecadao da maioria dos tributos federais. Contudo, a fiscalizao e a arrecadao das contribuies sociais destinadas aos chamados terceiros SESC, SENAC, SESI, SENAI e outros permanecem a cargo do INSS. O Instituto Nacional do Seguro Social, autarquia federal atualmente vinculada ao Ministrio da Previdncia Social, surgiu, em 1990, como resultado da fuso do Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social (INAMPS) e o Instituto de Administrao Financeira da Previdncia e Assistncia Social (IAPAS). As gerncias executivas so rgos descentralizados da estrutura administrativa do INSS; entretanto a escolha e a nomeao dos gerentes executivos so feitas diretamente pelo ministro da Previdncia Social sem necessidade de observao a critrios especiais de seleo.

46

47

Algumas sentenas so chamadas abertas porque so passveis de interpretao para que possam ser julgadas como verdadeiras (V) ou falsas (F). Se a sentena aberta for uma expresso da forma xP(x), lida como para todo x, P(x), em que x um elemento qualquer de um conjunto U, e P(x) uma propriedade a respeito dos elementos de U, ento preciso explicitar U e P para que seja possvel fazer o julgamento como V ou como F. A partir das definies acima, julgue os itens a seguir.
48

Se U for o conjunto de todos os funcionrios pblicos e P(x) for a propriedade x funcionrio do INSS, ento falsa a sentena xP(x). Considere-se que U seja o conjunto dos funcionrios do INSS, P(x) seja a propriedade x funcionrio do INSS e Q(x) seja a propriedade x tem mais de 35 anos de idade. Desse modo, correto afirmar que duas das formas apresentadas na lista abaixo simbolizam a proposio Todos os funcionrios do INSS tm mais de 35 anos de idade. (i) x(se Q(x) ento P(x)) (ii) x(P(x) ou Q(x)) (iii) x(se P(x) ento Q(x))

49

Com relao a mensagens de correio eletrnico e a conceitos relacionados a Internet e intranet, julgue os itens seguintes. Para se enviar uma mensagem confidencial de correio eletrnico, cujo contedo no deva ser decifrado caso essa mensagem seja interceptada antes de chegar ao destinatrio, suficiente que o computador a partir do qual a mensagem seja enviada tenha, instalados, um programa antivrus e um firewall e que esse computador no esteja conectado a uma intranet. 44 comum, mediante o uso de programas de computador que utilizam o Windows XP como sistema operacional, o recebimento de mensagens de texto por meio de correio eletrnico. Entretanto, possvel a realizao dessa mesma tarefa por meio de programas de computador adequados que utilizam o sistema operacional Linux.
43

Considere-se que, em uma planilha do Excel 2003 na qual todas as clulas estejam formatadas como nmeros, a clula B2 contenha o saldo de uma conta de poupana em determinado ms do ano. Considere-se, tambm, que, sobre esse saldo incidam juros compostos de 2% ao ms, e que o titular no realize, nessa conta, operaes de depsito ou retirada. Nessa situao, julgue o item seguinte.
50

O valor do saldo da referida conta de poupana, aps duas incidncias sucessivas de juros sobre o saldo mostrado na clula B2, pode ser calculado e apresentado na clula B4 por meio da seguinte seqncia de aes: clicar a clula
B4;

digitar =B2*1,02^2 e, em seguida, teclar

UnB/CESPE INSS

Caderno BRANCO

Cargo 18: Tcnico do Seguro Social

www.concursosnobrasil.com.br

CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES
A qualidade do servio de atendimento ao pblico, no contexto da realidade brasileira, tanto no mbito estatal quanto no da iniciativa privada, apresenta-se como um desafio institucional que parece exigir transformaes urgentes. Essa necessidade tem mltiplas facetas e a visibilidade de uma delas se expressa nas queixas freqentes de usurios-consumidores. Basta visitar os espaos dedicados aos leitores dos jornais para encontrar uma fonte emprica abundante de reclamaes concernentes aos servios de atendimento em instituies pblicas e privadas.
Mrio Csar Ferreira. Servio de atendimento ao pblico: o que ? Como analis-lo? Esboo de uma abordagem terico-metodolgica em ergonomia. Internet: <www.unb.br> (com adaptaes).

Acerca do processo administrativo, julgue os itens subseqentes.


59

Para que sejam efetivas, as funes administrativas de planejamento, direo, organizao e controle devem ser impessoais. Um plano que abranja o procedimento de recepo de segurados do INSS e as programaes de tempo de espera para cada caso, visando melhoria da qualidade do servio de atendimento, exemplo de planejamento estratgico. O balano e o relatrio financeiro so exemplos de controle estratgico. Suponha-se que Francisca, servidora do INSS, ao atender um segurado e receber dele um requerimento de benefcios, tenha constatado que ele no havia includo um item a que tinha direito. Suponha-se, ainda, que ela tenha decidido no lhe dizer nada a esse respeito. Nessa situao, a atitude de Francisca no pode ser reprovada, pois o servidor do INSS pode omitir de segurado a existncia de direito a verba de benefcio que no tenha sido explicitamente requerida.

60

61 62

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens a seguir.


51

52

53

54

55

Um procedimento que pode permitir a identificao de fatores crticos de sucesso para o atendimento ao pblico com qualidade descobrir o que distingue uma organizao bem-sucedida, no atendimento ao pblico, de uma mal-sucedida, nesse aspecto, e analisar as diferenas entre elas. O trabalho desenvolvido pelo funcionrio na situao de atendimento pode ser considerado atividade de mediao entre as finalidades da instituio e os objetivos do usurio. O bom estado de sade, a competncia profissional e o perfil adequado do atendente tornam o servio de atendimento mais eficiente e, desse modo, contribuem para aumentar a satisfao dos usurios dos produtos ou servios da instituio. Uma ao que pode ser efetiva no fomento ao melhor atendimento do usurio-consumidor a descentralizao da autoridade, visto que esta passa a ficar mais dispersa na base da organizao, o que possibilita maior agilidade no processo decisrio. Uma empresa que, no intuito de melhorar a qualidade do servio de atendimento ao pblico, encaminhe os clientes a setores especficos, em funo do tipo de produto/servio que buscam, utiliza uma abordagem de departamentalizao funcional.

Quem, nos dias de hoje, no teve de enfrentar uma fila no banco, em um supermercado, em uma repartio pblica? Quantas vezes no roeu as unhas na expectativa de que a fila andasse rpido, pois outro compromisso urgente estava a sua espera? E quantos, ao chegar o momento to esperado do atendimento, depararam-se com a informao do funcionrio: O senhor entrou na fila errada...? Mas, se tais situaes so fonte de irritao e de problemas para o usurio, a cada dia mais exigente, elas o so tambm para os sujeitos encarregados do atendimento ao pblico.
Idem. Ibidem (com adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens subseqentes.


63

Acerca de aspectos relacionados tica e cidadania, julgue os itens que se seguem. Suponha-se que uma empresa tenha conseguido a certificao SA 8.000, norma internacional que garante a responsabilidade trabalhista. Nesse caso, correto afirmar que esse fato no garante que a empresa seja tica, pois a tica no se limita a aspectos isolados da conduta empresarial. 57 Considere-se que uma empresa prestadora de servios na rea de turismo e hotelaria tenha includo, em seu plano de expanso, o propsito de contratar pessoas portadoras de necessidades especiais e igual proporo de homens e mulheres. Nessa situao, ao oferecer igualdade de oportunidades de emprego, a empresa demonstra ter preocupaes ticas. 58 A responsabilidade social de uma corporao restringe-se aos funcionrios de suas empresas.
56

A atividade de atendimento implica um conjunto de aes rotineiras, que incluem solicitao, identificao, cotejamento, pesquisa, registro, emisso, orientao e arquivamento de informaes. O atendimento ao pblico pode ser visto como uma atividade rotineira complexa de tratamento de informaes, marcada por procedimentos administrativos habituais, que podem, em muitas situaes, ser estruturados em raciocnio do tipo Se... (tal situao ou evento se apresenta), ento... (executa-se tal procedimento). No atendimento ao pblico, o tratamento de informaes embasado predominantemente no diagnstico das exigncias da situao, com base em critrios prescritos pela instituio, que orientam a tomada de decises. Em virtude da variabilidade de opes, necessrio que o servidor que atende ao pblico seja preponderantemente um executor de rotinas, o que envolve identificar situaes e seguir instrues.

64

65

66

UnB/CESPE INSS

Caderno BRANCO

Cargo 18: Tcnico do Seguro Social

www.concursosnobrasil.com.br

Julgue os itens seguintes, que versam sobre reforma e revitalizao do Estado.


67

Ainda com relao responsabilidade socioambiental corporativa, julgue o item abaixo.


76

A reforma do Estado restringe-se ao ajuste fiscal, que dever devolver ao Estado a capacidade de definir e implementar polticas pblicas. Visando-se ao fortalecimento da regulao coordenada pelo Estado, importante reforar a governana, que diz respeito maneira pela qual o poder exercido no gerenciamento dos recursos sociais e econmicos de um pas, e que engloba, desse modo, as tcnicas de governo. Um aspecto importante para dar seguimento reforma do Estado a existncia de governabilidade, conceito que descreve as condies sistmicas de exerccio do poder em um sistema poltico. Desse modo, correto afirmar que uma nao governvel quando oferece aos seus representantes as circunstncias necessrias para o tranqilo desempenho de suas funes. Atualmente, o modelo vivenciado pelo Estado brasileiro o da administrao pblica patrimonialista.

68

69

Considere-se que a diretoria de uma empresa, ao receber do conselho de acionistas sugesto de criar e divulgar indicadores que mostrem o comportamento da empresa em temas socioambientais, reaja negativamente, explicando que a empresa no teria condies de, sozinha, atender a essa demanda e pondere que essas tarefas so de responsabilidade do IBGE. Nesse caso, a diretoria tem razo, pois cabe ao IBGE monitorar as atividades da empresa e divulgar os indicadores que sirvam para descrever sua situao.

Acerca dos direitos dos usurios de servios pblicos, julgue os itens subseqentes.
77

70

Acerca da comunicao institucional, julgue os itens a seguir.


71

Considere-se que uma empresa de guas e esgotos, em procedimento de cobrana de dvida, depois de fazer ameaas a um consumidor, decida deixar de recolher parte dos esgotos produzidos na moradia desse cidado. Nessa situao, o consumidor pode, com base no Cdigo de Defesa do Consumidor, alegar que foi exposto a constrangimento. Considere a seguinte situao hipottica. Joo, por ter constatado erros em sua ficha hospitalar, dirigiu-se ao setor de registros do hospital e solicitou ao atendente que lhe mostrasse a ficha. Inicialmente, o atendente dificultou-lhe o acesso aos dados e, somente depois de muita insistncia, Joo conseguiu convenc-lo da necessidade de alterar alguns dados no referido documento. Entretanto, passada uma semana, Joo constatou que as alteraes solicitadas no haviam sido efetuadas. Nessa situao, do ponto de vista do Cdigo de Defesa do Consumidor, Joo nada poder fazer, pois o cdigo omisso com relao a esse tipo de problema.

A comunicao institucional prope-se a tornar pblica a instituio, agregando valores e projetando-a junto ao pblico desejado, com o intuito direto e especfico de vender os produtos e servios existentes na organizao. A comunicao institucional utiliza tcnicas de relaes pblicas, marketing, publicidade, propaganda e jornalismo.

78

72

Em relao responsabilidade socioambiental corporativa, julgue os itens seguintes.


73

A noo de responsabilidade socioambiental relaciona-se ao propsito de maximizao dos lucros da corporao, que termina por beneficiar a sociedade na forma de empregos, salrios e impostos, parte dos quais pode ser empregada em conservao ambiental. Suponha-se que uma fbrica de roupas tenha distribudo um folheto que estimulava seus funcionrios a participar, em seus dias de descanso, em locais prximos s suas moradias, de mutires comunitrios destinados a produzir roupas de frio para serem distribudas para as famlias economicamente carentes. Nessa situao, ao interagir com a comunidade local e apoiar projetos de incluso social, a fbrica demonstra assumir suas responsabilidades com a sociedade. Considere-se que uma fbrica de brinquedos tenha decidido deixar de produzir um estojo de cosmticos que acompanhava bonecas, visando reduzir o risco de que as crianas ingerissem ou passassem nos olhos os produtos de beleza. Ao tomar essa iniciativa, a indstria demonstrou que respeita seus clientes e que no quer causar danos a eles.

74

O ambiente de trabalho, mesmo com diferentes modelos gerenciais de organizao, possui riscos inerentes aos processos. Com relao a esse tema, cada item a seguir apresenta uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada.
79

Cludio, que trabalha no setor de contabilidade de uma grande organizao, responsvel pela digitao e montagem de processos de licitao para aquisio de bens e servios. Ele tem reclamado, freqentemente, de fadiga e lombalgia. Nesse caso, a condio de Cludio pode estar relacionada a postura inadequada causada por erros ergonmicos do mobilirio do setor em que trabalha. Os empregados que trabalham no escritrio de uma grande indstria produtora de tintas e solventes tm reclamado, constantemente, de forte dor de cabea e ardncia nos olhos, durante o expediente. Nessa situao, correto que a empresa providencie, com urgncia, a inspeo no sistema de filtros e o aperfeioamento dos mecanismos de ventilao da sala, de modo a melhorar a qualidade do ar no escritrio.

75

80

UnB/CESPE INSS

Caderno BRANCO

Cargo 18: Tcnico do Seguro Social

www.concursosnobrasil.com.br

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Em cada um dos itens subseqentes, apresentada uma situao hipottica acerca da identificao dos segurados da previdncia social, seguida de uma assertiva a ser julgada.
81

Acerca de princpios da seguridade social, julgue os itens a seguir.


91

Miguel, civil, brasileiro nato que mora h muito tempo na Sua, foi contratado em Genebra para trabalhar na Organizao Mundial de Sade. Seu objetivo trabalhar nessa entidade por alguns anos e retornar ao Brasil, razo pela qual optou por no se filiar ao regime prprio daquela organizao. Nessa situao, Miguel segurado obrigatrio da previdncia social brasileira na qualidade de contribuinte individual. Claudionor tem uma pequena lavoura de feijo em seu stio e exerce sua atividade rural apenas com o auxlio da famlia. Dos seus filhos, somente Aparecida trabalha fora do stio. Embora ajude diariamente na manuteno da plantao, Aparecida tambm exerce atividade remunerada no grupo escolar prximo propriedade da famlia. Nessa situao, Claudionor e toda a sua famlia so segurados especiais da previdncia social. Nelson ocupa cargo em comisso, de livre nomeao e exonerao, na Secretaria de Sade de uma prefeitura que instituiu regime prprio de previdncia social. Nessa condio, apesar de trabalhar em municpio com regime prprio de previdncia, Nelson segurado empregado do regime geral. Beatriz trabalha, em Braslia, na sucursal da Organizao das Naes Unidas e no tem vinculao com regime de previdncia estrangeiro. Nessa situao, Beatriz segurada da previdncia social brasileira na condio de contribuinte individual. Otvio, contador, aposentado por regime prprio de previdncia social e comeou a prestar servios de contabilidade em sua residncia. Dada a qualidade de seus servios, logo foi contratado para dar expediente em uma grande empresa da cidade. Nessa situao, Otvio no segurado do regime geral, tanto por ter pertencido a um regime prprio, quanto por ser aposentado.

Pelo fato de serem concedidos independentemente de contribuio, os benefcios e servios prestados na rea de assistncia social prescindem da respectiva fonte de custeio prvio. De acordo com recentes alteraes constitucionais, as contribuies sociais que financiam a seguridade social somente podero ser exigidas depois de decorridos noventa dias da publicao da lei que as houver institudo ou modificado. Essas alteraes tambm acrescentaram, no que concerne a esse assunto, a exigncia da anterioridade do exerccio financeiro.

92

82

83

Em cada um dos itens que se seguem, apresentada uma situao hipottica, seguida de uma assertiva a ser julgada.
93

84

Clia, professora de uma universidade, eventualmente, presta servios de consultoria na rea de educao. Por isso, Clia segurada empregada pela atividade de docncia e contribuinte individual quando presta consultoria. Nessa situao, Clia tem uma filiao para cada atividade. Fernanda foi casada com Lucas, ambos segurados da previdncia social. H muito tempo separados, resolveram formalizar o divrcio e, pelo fato de ambos trabalharem, no foi necessria a prestao de alimentos entre eles. Nessa situao, Fernanda e Lucas, aps o divrcio, deixaro de ser dependentes um do outro junto previdncia social. Osvaldo cumpriu pena de recluso devido prtica de crime de fraude contra a empresa em que trabalhava. No perodo em que esteve na empresa, Osvaldo era segurado da previdncia social. Nessa situao, Osvaldo tem direito de continuar como segurado da previdncia social por at dezoito meses aps o seu livramento. Alzira, estudante, filiou-se facultativamente ao regime geral de previdncia social, passando a contribuir regularmente. Em razo de dificuldades financeiras, Alzira deixou de efetuar esse recolhimento por oito meses. Nessa situao, Alzira no deixou de ser segurada, uma vez que a condio de segurado permanece por at doze meses aps a cessao das contribuies. Ronaldo, afastado de suas atividades laborais, tem recebido auxlio doena. Nessa situao, a condio de segurado de Ronaldo ser mantida sem limite de prazo, enquanto estiver no gozo do benefcio, independentemente de contribuio para a previdncia social.

94

85

95

Ainda em relao identificao dos segurados da previdncia social, julgue os itens a seguir.
86

Um sndico de condomnio que resida no condomnio que administra e receba remunerao por essa atividade segurado da previdncia social na qualidade de empregado. Um cidado belga que seja domiciliado e contratado no Brasil por empresa nacional para trabalhar como engenheiro na construo de uma rodovia em Moambique segurado da previdncia social brasileira na qualidade de empregado. Um adolescente de 14 anos de idade, menor aprendiz, contratado de acordo com a Lei n.o 10.097/2000, apesar de ter menos de 16 anos de idade, que o piso para inscrio na previdncia social, segurado empregado do regime geral. Um tabelio que seja titular do cartrio de registro de imveis em determinado municpio vinculado ao respectivo regime de previdncia estadual, pois a atividade que exerce controlada pelo Poder Judicirio. Para a previdncia social, uma pessoa que administra a construo de uma casa, contratando pedreiros e auxiliares para edificao da obra, considerada contribuinte individual.
97 96

87

88

89

90

UnB/CESPE INSS

Caderno BRANCO

Cargo 18: Tcnico do Seguro Social

www.concursosnobrasil.com.br

Em cada um dos itens seguintes, apresenta-se uma situao hipottica referente aplicao do conceito de salrio-de-contribuio, seguida de uma assertiva a ser julgada.
98

apresentada, em cada um dos itens que se seguem, uma situao hipottica relacionada a dependentes e a perodo de carncia, seguida de uma assertiva a ser julgada.
108 Clio, segurado empregado da previdncia social, tem um

99

100

101

102

103

104

Maria, segurada empregada da previdncia social, encontra-se afastada de suas atividades profissionais devido ao nascimento de seu filho, mas recebe salrio-maternidade. Nessa situao, apesar de ser um benefcio previdencirio, o salrio-maternidade que Maria recebe considerado salrio-de-contribuio para efeito de incidncia. Mateus trabalha em uma empresa de informtica e recebe o vale-transporte junto s demais rubricas que compem sua remunerao, que devidamente depositada em sua conta bancria. Nessa situao, incide contribuio previdenciria sobre os valores recebidos por Mateus a ttulo de vale-transporte. Lus vendedor em uma grande empresa que comercializa eletrodomsticos. A ttulo de incentivo, essa empresa oferece aos empregados do setor de vendas um plano de previdncia privada. Nessa situao, incide contribuio previdenciria sobre os valores pagos, pela empresa, a ttulo de contribuio para a previdncia privada, a Lus. Tendo sido demitido sem justa causa da empresa em que trabalhava, Vagner recebeu o aviso prvio indenizado, entre outras rubricas. Nessa situao, no incide contribuio previdenciria sobre o valor da indenizao paga, pela empresa, a Vagner. Claudionor recebe da empresa onde trabalha alguns valores a ttulo de dcimo-terceiro salrio. Nessa situao, os valores recebidos por Claudionor no so considerados para efeito do clculo do salrio-benefcio, integrando-se apenas o clculo do salrio-de-contribuio. A empresa em que Maurcio trabalha paga a ele, a cada ms, um valor referente participao nos lucros, que apurado mensalmente. Nessa situao, incide contribuio previdenciria sobre o valor recebido mensalmente por Maurcio a ttulo de participao nos lucros. Rodrigo trabalha na gerncia comercial de uma grande rede de supermercados e visita regularmente cada uma das lojas da rede. Para atendimento a necessidades do trabalho que faz durante as viagens, Rodrigo recebe dirias que excedem, todos os meses, 50% de sua remunerao normal. Nessa situao, no incide contribuio previdenciria sobre os valores recebidos por Rodrigo a ttulo dessas dirias.

109

110

111

112

113

114

filho, com 28 anos de idade, que sofre de doena degenerativa em estgio avanado, sendo, portanto, invlido. Nessa condio, o filho de Clio considerado seu dependente, mesmo tendo idade superior a dezoito anos. Paulo , de forma comprovada, dependente economicamente de seu filho, Juliano, que, em viagem a trabalho, sofreu um acidente e veio a falecer. Juliano poca do acidente era casado com Raquel. Nessa situao, Paulo e Raquel podero requerer o benefcio de penso por morte, que dever ser rateado entre ambos. Csar, segurado da previdncia social, vive com seus pais e com seu irmo, Getlio, de 15 anos idade. Nessa situao, o falecimento de Csar somente determina o pagamento de benefcios previdencirios a seus pais e a seu irmo se estes comprovarem dependncia econmica com relao a Csar. Edson menor de idade sob guarda de Coutinho, segurado da previdncia social. Nessa situao, Coutinho no pode requerer o pagamento do salrio-famlia em relao a Edson, j que este no seu dependente. Gilmar, invlido, e Solange so comprovadamente dependentes econmicos do filho Gilberto, segurado da previdncia social, que, por sua vez, tem um filho. Nessa situao, Gilmar e Solange concorrem em igualdade de condies com o filho de Gilberto para efeito de recebimento eventual de benefcios. Roberto, produtor rural, segurado especial e no faz recolhimento para a previdncia social como contribuinte individual. Nessa situao, para recebimento dos benefcios a que Roberto tem direito, no necessrio o recolhimento para a contagem dos prazos de carncia, sendo suficiente a comprovao da atividade rural por igual perodo. Como ficou desempregado por mais de quatro anos, Mauro perdeu a qualidade de segurado. Recentemente, conseguiu emprego em um supermercado, mas ficou impossibilitado de receber o salrio-famlia pelo fato de no poder contar com as contribuies anteriores para efeito de contagem do tempo de carncia, que, para este benefcio, de doze meses. Nessa situao, Mauro poder contar o prazo anterior perda da qualidade de segurado depois de contribuir por quatro meses no novo emprego, prazo exigido pela legislao.

Com relao a perodo de carncia, julgue os itens a seguir.


105 Uma profissional liberal que seja segurada contribuinte

Julgue a assertiva que se segue a cada uma das situaes hipotticas referentes ao salrio-famlia apresentadas em cada um dos itens subseqentes.
115 Rubens e sua esposa Amlia tm, juntos, dois filhos,

individual da previdncia social h trs meses e esteja grvida de seis meses ter direito ao salrio-maternidade, caso recolha antecipadamente as sete contribuies que faltam para completar a carncia. 106 Uma segurada empregada do regime de previdncia social que tenha conseguido seu primeiro emprego e, logo na primeira semana, sofra um grave acidente que determine seu afastamento do trabalho por quatro meses no ter direito ao auxlio-doena pelo fato de no ter cumprido a carncia de doze contribuies. 107 Se uma empregada domstica estiver devidamente inscrita na previdncia social, ser considerado, para efeito do incio da contagem do perodo de carncia dessa segurada, o dia em que sua carteira de trabalho tenha sido assinada.

trabalham e so segurados do regime geral da previdncia social, alm de serem considerados trabalhadores de baixa renda. Nessa situao, o salrio-famlia somente ser pago a um dos cnjuges. 116 Dalila, que empregada domstica e segurada do regime geral da previdncia social, tem trs filhos, mas no recebe salrio-famlia. Nessa situao, apesar de ser considerada trabalhadora de baixa renda, Dalila no tem o direito de receber esse benefcio. 117 Carmen segurada do regime geral da previdncia social e est em gozo de auxlio-doena. Nessa situao, Carmen tambm tem direito de receber o salrio-famlia pago diretamente pela previdncia social.

UnB/CESPE INSS

Caderno BRANCO

Cargo 18: Tcnico do Seguro Social

www.concursosnobrasil.com.br

Em cada um dos itens subseqentes, apresentada uma situao hipottica a respeito da aposentadoria por tempo de contribuio, seguida de uma assertiva a ser julgada.
118 Renato era servidor municipal vinculado a regime prprio

Em cada um dos itens seguintes, apresentada uma situao hipottica acerca do salrio-maternidade, seguida de uma assertiva a ser julgada. em duas empresas de telemarketing. Nessa situao, Helena ter direito ao salrio-maternidade em relao a cada uma das empresas, mesmo que a soma desses valores seja superior ao teto dos benefcios da previdncia social. 126 H oito meses, Edna, profissional liberal, fez sua inscrio na previdncia social, na qualidade de contribuinte individual, passando a recolher regularmente as suas contribuies mensais. Dois meses depois da inscrio, descobriu que estava grvida de 1 ms, vindo seu filho a nascer, prematuramente, com sete meses. Nessa situao, no h nada que impea Edna de receber o salrio-maternidade, pois a carncia do benefcio ser reduzida na quantidade de meses em que o parto foi antecipado. 127 Cludia est grvida e exerce atividade rural, sendo segurada especial da previdncia. Nessa situao, ela tem direito ao salrio-maternidade desde que comprove o exerccio da atividade rural nos ltimos dez meses imediatamente anteriores data do parto ou do requerimento do benefcio, quando solicitado antes do parto, mesmo que a atividade tenha sido realizada de forma descontnua. 128 Adriana, segurada da previdncia, adotou Paula, uma menina de 9 anos de idade. Nessa situao, Adriana no tem direito ao salrio-maternidade. 129 Rute, professora em uma escola particular, impossibilitada de ter filhos, adotou gmeas recm-nascidas cuja me falecera logo aps o parto e que no tinham parentes que pudessem cuidar delas. Nessa situao, Rute ter direito a dois salrios-maternidade. Em cada um dos itens que se seguem, apresenta-se uma situao hipottica relacionada aposentadoria por invalidez, seguida de uma assertiva a ser julgada.
130 Daniel, aposentado por invalidez, retornou sua atividade 125 Helena, grvida de nove meses de seu primeiro filho, trabalha

de previdncia social havia 16 anos, quando resolveu trabalhar na iniciativa privada, em 1999. Nessa situao, o tempo de servio prestado por Renato em outro regime contado como tempo de contribuio, desde que haja a devida comprovao, certificada pelo ente pblico instituidor do regime prprio.
119 Durval, inscrito na previdncia social na qualidade de

contribuinte individual, trabalha por conta prpria, recolhendo 11% do valor mnimo mensal do salrio de contribuio. Nessa situao, para Durval fazer jus ao benefcio de aposentadoria por tempo de contribuio, dever recolher mais 9% daquele valor, acrescidos de juros.
120 Mrio, segurado inscrito na previdncia social desde 1972,

requereu sua aposentadoria por tempo de contribuio. Nessa situao, a renda inicial da aposentadoria de Mrio corresponder mdia aritmtica simples dos salrios-de-contribuio desde 1972, multiplicada pelo fator previdencirio.
121 Leonardo, segurado empregado, trabalhou em uma

empresa cujo prdio foi destrudo por um incndio na dcada de 80 do sculo XX, situao evidenciada por meio de registro junto autoridade policial que acompanhou os fatos. Nessa situao, Leonardo poder comprovar, com auxlio de testemunhas, o tempo trabalhado na empresa cujo prdio foi destrudo, averbando esse perodo em pedido de aposentadoria por tempo de contribuio.
122 Firmino foi professor do ensino fundamental durante

vinte anos e trabalhou mais doze anos como gerente financeiro em uma empresa de exportao. Nessa situao, excluindo-se as regras de transio, Firmino pode requerer o benefcio integral de aposentadoria por tempo de contribuio, haja vista a possibilidade de computar o tempo em sala de aula em quantidade superior ao efetivamente trabalhado, dada a natureza especial da prestao de servio. Em cada um dos prximos itens, apresentada uma situao hipottica a respeito do auxlio-acidente, seguida de uma assertiva a ser julgada.
123 Toms, segurado empregado do regime geral da

131

132

previdncia social, teve sua capacidade laborativa reduzida por seqelas decorrentes de grave acidente. Nessa situao, se no tiver cumprido a carncia de doze meses, Toms no poder receber o auxlio-acidente.
124 Marcela, empregada domstica, aps ter sofrido grave

133

acidente enquanto limpava a vidraa da casa de sua patroa, recebeu auxlio-doena por trs meses. Depois desse perodo, foi comprovadamente constatada a reduo de sua capacidade laborativa. Nessa situao, Marcela ter direito ao auxlio-acidente correspondente a 50% do valor que recebia a ttulo de auxlio-doena.

134

laboral voluntariamente. Nessa situao, o benefcio da aposentadoria por invalidez ser cassado a partir da data desse retorno. Rui sofreu grave acidente que o deixou incapaz para o trabalho, no havendo qualquer condio de reabilitao, conforme exame mdico pericial realizado pela previdncia social. Nessa situao, Rui no poder receber imediatamente o benefcio de aposentadoria por invalidez, pois esta somente lhe ser concedida aps o perodo de doze meses relativo ao auxlio-doena que Rui j esteja recebendo. Tom j havia contribudo para a previdncia social durante 28 anos quando foi acometido de uma doena profissional que determinou sua aposentadoria por invalidez, aps ter recebido o auxlio-doena por quatro anos. Nessa situao, depois de receber por trs anos a aposentadoria por invalidez, Tom poder requerer a converso do beneficio em aposentadoria por tempo de contribuio. Jos perdeu a mo direita em grave acidente ocorrido na fbrica em que trabalhava, e, por isso, foi aposentado por invalidez. Nessa situao, Jos no tem o direito de receber o adicional de 25% pago aos segurados que necessitam de assistncia permanente, j que ele pode cuidar de si apenas com uma das mos. Moacir, aposentado por invalidez pelo regime geral de previdncia social, recusa-se a submeter-se a tratamento cirrgico por meio do qual poder recuperar sua capacidade laborativa. Nessa situao, devido recusa, Moacir ter seu benefcio cancelado imediatamente.
Caderno BRANCO

UnB/CESPE INSS

Cargo 18: Tcnico do Seguro Social

10

www.concursosnobrasil.com.br

Em cada um dos itens que se seguem, apresentada uma situao hipottica acerca da aposentadoria especial, seguida de uma assertiva a ser julgada.
135 Leandro, segurado da previdncia social, recebe adicional

Com relao ao auxlio-doena, julgue os prximos itens.


141 Uma segurada empregada que tenha ficado afastada do servio

de periculosidade da empresa em que trabalha. Nessa situao, a condio de Leandro suficiente para que ele esteja habilitado ao recebimento de aposentadoria especial, cujo tempo de contribuio mitigado.
136 Joo

trabalha, h dez anos, exposto, de forma no-ocasional nem intermitente, a agentes qumicos nocivos. Nessa situao, Joo ter direito a requerer, no futuro, aposentadoria especial, sendo-lhe possvel, a fim de completar a carncia, converter tempo comum trabalhado anteriormente, isto , tempo em que no esteve exposto aos agentes nocivos, em tempo de contribuio para a aposentadoria do tipo especial. especial. Nessa situao, ele dever instruir seu pedido com o perfil profissiogrfico previdencirio, documento emitido pela empresa em que trabalha e embasado no laudo tcnico das condies ambientais do trabalho que comprove as condies para habilitao de benefcios previdencirios especiais.

durante dezoito meses em virtude de um acidente de trabalho no pode ser demitida durante os primeiros doze meses aps seu retorno s atividades laborais. 142 Uma segurada da previdncia que esteja recebendo auxlio-doena obrigada a submeter-se a exame pelo mdico perito da previdncia social e a realizar o processo de reabilitao profissional para desenvolver novas competncias. 143 Uma segurada contribuinte individual que tenha sofrido algum acidente que tenha determinado sua incapacidade temporria para a atividade laboral tem direito a receber auxlio-doena, cujo termo inicial deve corresponder data do incio da incapacidade, desde que o requerimento seja apresentado junto previdncia antes de se esgotar o prazo de 30 dias. 144 Um segurado empregado do regime geral que tenha sofrido acidente no trajeto de sua casa para o trabalho tem direito ao recebimento do auxlio-doena pela previdncia social a partir do primeiro dia de afastamento do trabalho. Em cada um dos itens seguintes, apresentada uma situao hipottica acerca do auxlio-recluso, seguida de uma assertiva a ser julgada.
145 Hugo, segurado do regime geral de previdncia h menos de

137 Getlio julga-se na condio de requerer aposentadoria

Em cada um dos itens seguintes, apresentada uma situao hipottica relacionada penso por morte, seguida de uma assertiva a ser julgada.
138 Ernani, segurado do regime geral da previdncia social,

faleceu, e sua esposa requereu penso 60 dias aps o bito. Nessa situao, esse benefcio ser iniciado na data do requerimento apresentado pela esposa de Ernani, visto que o pedido foi feito aps o prazo definido pela legislao que d direito a esse benefcio.
139 Jos tem 20 anos de idade e recebe a penso decorrente do

10 anos, desempregado h seis meses, envolveu-se em atividades ilcitas, o que determinou sua priso em flagrante. Nessa condio, caso Hugo seja casado, sua esposa faz jus ao auxlio-recluso junto previdncia social. 146 Fabiano, segurado do regime geral de previdncia, encontra-se preso e participa de atividades laborais na priso, fato que lhe permite manter suas contribuies para a previdncia social na qualidade de contribuinte individual. Sua esposa, Catarina, recebe auxlio-recluso, por serem, Fabiano e ela, considerados, respectivamente, segurado e dependente de baixa renda. Nessa situao, enquanto Catarina receber o auxlio-recluso, Fabiano no ter direito a nenhum tipo de aposentadoria nem a auxlio-doena. Em cada um dos itens subseqentes, apresentada uma situao hipottica que trata de cumulao de benefcios, seguida de uma assertiva a ser julgada.
147 Tereza encontra-se afastada de suas atividades laborais e

falecimento de seu pai, Silas, de quem filho nico. Nessa situao, quando Jos completar a idade de 21 anos, o benefcio ser extinto, haja vista a inexistncia de outros dependentes da mesma classe.
140 Alexandre, caminhoneiro, sempre trabalhou por conta

prpria e jamais se inscreveu no regime geral da previdncia social. Aps sofrer um grave acidente, resolveu filiar-se previdncia. Seis meses depois, sofreu novo acidente e veio a falecer, deixando esposa e trs filhos. Nessa situao, os filhos e a esposa de Alexandre no recebero a penso por morte pelo fato de no ter sido cumprida a carncia de doze meses.

recebe o auxlio-doena. Nessa situao, caso engravide e tenha um filho, Tereza no poder receber, ao mesmo tempo, o auxlio-doena e o salrio-maternidade. 148 Sofia, pensionista da previdncia social em decorrncia da morte de seu primeiro marido, Joo, resolveu casar-se com Eduardo, segurado empregado. Seis meses aps o casamento, Eduardo faleceu em trgico acidente. Nessa situao, Sofia poder acumular as duas penses, caso o total recebido no ultrapasse o teto determinado pela previdncia social. 149 Pedro recebe auxlio-acidente decorrente da consolidao de leses que o deixaram com seqelas definitivas. Nessa condio, Pedro no poder cumular o benefcio que atualmente recebe com o de aposentadoria por invalidez que eventualmente venha a receber. 150 Fbio recebe auxlio-acidente decorrente da consolidao de leses que o deixaram com seqelas definitivas. Nessa situao, Fbio poder cumular o benefcio que atualmente recebe com o auxlio-doena decorrente de outro evento.

UnB/CESPE INSS

Caderno BRANCO

Cargo 18: Tcnico do Seguro Social

11

www.concursosnobrasil.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen