Sie sind auf Seite 1von 2

Sade e Qualidade de Vida no Trabalho Vivemos numa sociedade em mudanas e num momento excitante para as organizaes.

A sociedade percebe que a Qualidade de Vida e a Sade so ativos importantes, envolvendo dimenses fsica, intelectual, emocional, profissional, espiritual e social. Prticas inadequadas no ambiente de trabalho geram impacto negativo na sade fsica e emocional dos empregados e na sade financeira das empresas. Baixa motivao, falta de ateno, diminuio da produtividade e alta rotatividade criam uma energia negativa que repercute na famlia, na sociedade e no sistema mdico. Segundo Domenico de Masi, vivemos e trabalhamos numa sociedade do futuro, mas continuamos a usar os instrumentos do passado. Felizmente, para algumas empresas inovadoras e conscientes, este cenrio no faz parte de sua realidade atual. As dez melhores empresas para se trabalhar (Guia Exame 2001) transformaram o ambiente de trabalho e a Sade emocional e fsica em vantagem competitiva, tendo plena convico estratgica de que quanto mais eliciar satisfao, mais retorno tero em produtividade, criando assim a viso de uma organizao mais privilegiada, competitiva e equilibrada. Definio: Segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS), Qualidade de Vida um conjunto de percepes individuais de vida no contexto dos sistemas de cultura e de valores de cada grupo social em relao a suas metas, expectativas, padres e preocupaes. Objetivos: Programas de sade nas empresas tem por objetivo: 1. Ajudar os colaboradores a modificar seu estilo de vida em direo a um timo estado de sade, sendo esta compreendida como o balano entre a sade fsica, emocional, mental, social e espiritual. (American Journal, 1989). 2. Facilitar mudanas no estilo de vida, combinando aes e campanhas para conscincia, comportamento e envolvimento, que suportem suas prticas de sade e previna doenas. Em suma, o propsito de um programa de Qualidade de Vida ou Promoo da Sade nas Organizaes encorajar e apoiar hbitos e estilos de vida que promovam sade e bem estar entre todos os funcionrios e famlias durante toda a sua vida profissional; Esses programas se utilizam de vrias estratgias com o intuito de promover um ambiente que estimule e d suporte ao indivduo e empresa, conscientizando sobre como sua sade est diretamente relacionada sua qualidade e produtividade. No suficiente mudar totalmente o estado de sade dos profissionais, mas tambm encoraj-los a cuidarem e gerenciarem sua prpria sade, adquirindo um ganho substancial na sua satisfao e crescimento, assim como no aumento de produo e reduo dos custos para a empresa. Os benefcios gerados pelos Programas de sade e Qualidade de Vida no trabalho so: Melhoria da produtividade Empregados mais alertas e motivados Melhoria da imagem corporativa Menos absentesmo Melhoria das relaes humanas e industriais Baixas taxas de enfermidade Melhoria da moral dos trabalhadores Reduo em letargia e fadiga Reduo de turnover

Misso Estratgica: A misso estratgica de um Programa de Sade e Qualidade de Vida que canaliza seus esforos para alcanar os seguintes resultados: Aumentar os nveis de SATISFAO E SADE do colaborador/ consumidor/ comunidade. (Fora de trabalho mais saudvel)

Melhorar o CLIMA ORGANIZACIONAL (ambiente, relaes e aes saudveis) Afetar beneficamente no processo de FORMAO E DESENVOLVIMENTO humano, agregando competncias (capacidade e atributos) Influenciar na diminuio da PRESSO NO TRABALHO e do DISTRESSE individual e organizacional (Menor absentesmo/rotatividade; Menor nmero de acidentes. Melhorar a capacidade de DESEMPENHO das atividades do dia-a-dia. (Maior produtividade)

Estudo de Caso: De acordo com o texto: Sade e Qualidade de Vida no trabalho, elabore algumas estratgias para sanar as dificuldades apresentadas em cada caso. 1- Um determinado empregado acidentado quando no exerccio de suas atividades. Ao ser readaptado em outra funo, so-lhe dadas tarefas bastante simples. Apesar disso, no h correspondncia da parte incapacitado, que se mostra aptico e indiferente com respeito s novas obrigaes. Acresce ainda estar ressentido com a leso que o acometeu. Eis a uma situao que caminha a passos largos para a neurose. Antes que esse funcionrio fique psicologicamente doente, aponte solues, de acordo com o texto, para o caso.

2- Joo trabalha em uma Empresa e se destaca como bom funcionrio. Entretanto, nos ltimos tempos, sua produo decaiu. A nica alterao ocorrida na empresa foi o deslocamento do gerente do Departamento A para o Departamento B, onde Joo trabalha. Joo no tem um bom relacionamento com esse gerente. Para solucionar o problema de Joo, aponte algumas estratgias para esse caso.

Das könnte Ihnen auch gefallen