Sie sind auf Seite 1von 5

EDUCAO GREGA

A Civilizao Grega: Surgiu por volta de 2000 a.C entre os mares Egeu, Jnico e Mediterrneo aps migrao de tribos nmades de origem indo-europeias Aqueus, Jnios, Elios e Drios. Para facilitar o estudo da civilizao grega, a histria da civilizao grega foi dividida em perodos:

Perodo Homrico entre 1200 e 800 a.C narrado por Homero na Ilada e Odisseia quando os aqueus, os jnios e os drios conquistaram e dominaram Micenas, Troia e Creta, trazendo para as costas do Mar Egeu um regime patriarcal e pastoril, passando no decorrer de quatrocentos anos, economia domstica e agrcola e, em seguida, economia urbana e comercial, quando comearam a visitar pases distantes.

Perodo da Grcia Arcaica finais do sculo VIII a.C ao incio do sculo V a.C. Nesse perodo os agrupamentos constroem cidadelas ou fortalezas para sua defesa e, sua volta, comeam a surgir as cidades como sedes dos governos e comunidades surgem Atenas, Tebas, Megara, Esparta, Corinto, Mileto. Passando da monarquia agrria Oligarquia urbana, economicamente predominam o artesanato e o comercio e, dessa maneira, os gregos se espalham por toda a orla do Mediterrneo.

Perodo Clssico Sculo V ao IV a.C Quando Atenas se coloca frente de toda a Grcia : desenvolve-se a democracia e surge o imprio martimo ateniense. O porto de Atenas onde chegam e partem (em todas as direes) ideias e produtos, no apogeu da vida urbana, intelectual e artstica. Acirram-se as rivalidades entre as cidades.

Perodo Helenstico Compreende o perodo 323 146 a.C. Quando a Grcia passou para o domnio da Macednia e, depois, para o domnio de Roma.

A Educao Centrada na formao integral do indivduo corpo e esprito a nfase se deslocava ora mais para o preparo esportivo, ora para o debate intelectual, conforme a poca ou o lugar. Nos primeiros tempos, quando ainda no existia escrita, a educao era ministrada pela prpria famlia conforme a tradio religiosa. Quando se constituiu a aristocracia e os senhores de terras, de formao guerreira, os jovens da elite eram confiados a preceptores. Apenas com o surgimento das pleis (cidades) apareceram as primeiras escolas, visando atender demanda por educao. No perodo clssico, sobretudo em Atenas, a instituio escolar j se encontrava instituda. Mesmo que essa ampliao escolar representasse uma democratizao da cultura, a educao ainda permanecia elitizada, atendendo principalmente os jovens de famlias tradicionais da antiga nobreza ou pertencentes a famlias de comerciantes enriquecidos. Alis, na sociedade escravagista grega, o chamado cio digno significava a disponibilidade de gozar o tempo livre, privilgio daqueles que no precisavam cuidar da prpria subsistncia o cio digno refere-se ao ocupar-se com as funes nobres de pensar, governar, guerrear. A educao fsica, antes predominantemente guerreira, militar, passou a ser orientada sobretudo para os esportes. Nas escolas voltadas mais para a formao esportiva que para a intelectual, o ensino das letras e clculos demorou um pouco para se difundir. Como aspecto comum cidades gregas, a transmisso da cultura mo era prerrogativa apenas da famlia ou das escolas nascentes, sendo as tradies tambm aprendidas nas inmeras atividades coletivas. Convm destacar, nessa comunidade pedaggica a importncia do teatro, acessvel ao povo, que assistia s tragdias e as comdias, bem como dos festivais panhelnicos, que congregavam visitantes de todas as partes do mundo grego. Dentre os mais concorridos destacavam-se os Jogos Olmpicos, que reuniam desde o sculo VIII a,C as cidades gregas evento to valorizado que os conflitos cessavam durante sua realizao. A Paidia (educao dos meninos pai, paids, criana) O conceito de paidia, entre os gregos, abrangia a formao integral do ser humano. bem verdade que se tratava de uma formao aristocrtica, j que os bem formados no se ocupavam com as artes servis, ofcio de escravos. As origens: Homero, educador da Grcia

No perodo homrico, a educao visava a formao militar do nobre. O conceito virtude possui, nesse perodo, o sentido de fora, coragem, atributo do guerreiro belo e bom, aos quais se acrescentavam a prudncia, a lealdade, a hospitalidade, bem como a honra, a glria e o desafio morte. Eram esses os valores de uma sociedade aristocrtica que justificava aos privilgios de uma linhagem nobre, de origem divina. A criana nobre permanecia em casa at os 7 anos, quando era enviada aos palcios de outros nobres afim de aprender, como escudeiro, o ideal cavalheiresco.

Dois modelos de educao: Esparta e Atenas Como as pleis eram autnomas politicamente, tambm o modo de educar variou entre elas. Por questes didticas, so citadas somente as duas cidades de modelos radicalmente diferentes: o de Esparta, cidade militarizada, e o de Atenas, iniciadora do ideal democrtico. Esparta: De formao guerreira, Esparta desenvolveu uma educao severa, orientada para a formao militar. Os cuidados com o corpo comeavam com a poltica da eugenia prtica de melhoramento da espcie que recomendava fortalecer as mulheres para gerarem filhos robustos e sadios, bem como abandonar as crianas deficientes ou frgeis demais. Aps permanecerem com a famlia at os 7 anos, as crianas recebiam do Estado uma educao pblica e obrigatria. Viviam em comunidades constitudas por grupos de acordo com a idade e supervisionados pelos que se distinguiam no desempenho das tarefas exigidas. Como todos os gregos, os espartamos tambm estudavam msica, canto e dana coletiva. At os 12 anos as atividades ldicas predominavam. Depois aumentava o rigor da aprendizagem e a educao fsica se transformava em verdadeiro treino militar. Ao contrrio dos atenienses, os espartanos no eram dados a refinamentos intelectuais, nem apreciavam ao debate e os discursos longos. Atenas: Ao lado da educao fsica, destacava-se a formao intelectual para que melhor se pudesse participar dos destinos da cidade. A educao no era obrigatria e nem gratuita, predominando a iniciativa particular.

A educao se iniciava aos 7 anos. A criana do sexo feminino permanecia em casa e aprendiam os afazeres domsticos. Os meninos desligavam-se da autoridade materna para iniciar a alfabetizao e a educao fsica e musical. Era sempre acompanhado de um escravo, conhecido como pedagogo. A palavra paidagogos significa literalmente aquele que conduz a criana O ensino elementar de leitura e escrita, permaneceu por muito tempo merecendo menor ateno e cuidados do que as prticas esportivas e musicais. Com o tempo, medida que aumentou a exigncia de melhor formao intelectual, delinearam-se trs nveis de educao: elementar, secundria e superior. A educao elementar completava-se aos 13 anos. As crianas mais pobres saiam em busca de um ofcio, enquanto a de famlias mais ricas prosseguiam os estudos. A educao superior eram ministradas pelos Sofistas, por Scrates e seus discpulos: Plato e Aristteles. Scrates Scrates foi um dos maiores filsofos de toda a histria da humanidade. Esse grande filsofo no deixou nada escrito tudo o que sabemos de Scrates atravs de seu discpulo Plato. A vida de Scrates foi inteiramente dedicada educao e ele considerado o fundador do mtodo em Filosofia. Sofista O termos sofista significa sbio. Os sofistas eram professores viajantes que, por determinado preo vendiam ensinamentos prticos de filosofia argumentao, habilidade de discurso, porm, vazios de contedo. Os sofistas consideravam o interesses dos alunos. Diferenas entre o ensino de Scrates e dos Sofistas

O sofista um professor ambulante. Scrates algum ligado aos destinos de sua cidade. O sofista cobrava para ensinar. A vida de Scrates confunde-se com a vida filosfica dizia que Filosofar no profisso, atividade do homem livre. O sofista transmite um saber pronto. Scrates diz saber nada e, colocando-se ao nvel de seu interlocutor, buscam juntos o conhecimento, passo a passo.

O sofista discute para ganhar a disputa verbal. Scrates para purificar a alma de sua ignorncia.

Concluso: ao discutir os fins da paidia, os gregos esboaram as primeiras linhas conscientes da ao pedaggica e assim influenciaram por sculos a cultura ocidental. As questes: o que melhor ensinar? Como melhor ensinar? Para que ensinar? Enriqueceram as reflexes dos filsofos e marcaram as diversas tendncias at hoje essas perguntas so fundamentais para a pedagogia.

Das könnte Ihnen auch gefallen