Sie sind auf Seite 1von 3

Ilha Solteira, 08 de Abril 2003 Palestra do Prof. Mervin Jones - Universidade de Wales, Inglaterra.

Tema: "Equipamentos utilizados em laboratrios de anlise de lubrificantes" 1. Introduo O professor ressalta que existem vrias tcnicas e equipamentos para a anlise da qualidade dos lubrificantes, porm nenhuma tcnica isolada completa e isenta de erros. Os equipamentos mais modernos e caros podem parecer melhores, o que realmente um equvoco. Se as tcnicas simples forem procedidas com critrio, obtm-se resultados muito satisfatrios. Volta a lembrar que um lubrificante de qualidade diminui em 80% o nmero de falhas em equipamentos hidrulicos.

2. Equipamentos de Laboratrio

Viscosidade, particulado e oxidao (envelhecimento) so as principais caractersticas que devem ser controladas. 2.1 Instrumentos Viscosmetro cinemtico: Num sistema tubular em forma de U colocada a amostra a ser analisada. O leo passa por um capilar situado numa das pernas deste U. Mede-se o tempo de escoamento de um volume determinado, a 40 C. O resultado um nmero em CentiStokes |Cst|. Viscosmetro Dinmico: Uma membrana movimentada dentro da amostra. Mede-se a fora necessria para este arraste. Resultados em CentiPoise |Cp|. Espectrmetros: Mede a concentrao dos elementos qumicos formadores da substncia em questo. Equipamento muito sofisticado e por isso caro. Porm obtm-se resultados muito detalhados, o que no significa que so fceis de interpretar. H vrios tipos de espectrmetro;

o Espectrmetros Queimadores: Queima a amostra em chama de acetileno ou plasma (este ltimo nos mais modernos). A colorao da chama analisada, posto que diferentes elementos produzem chamas com colorao diferenciada. Como exemplo, o sal que cai na brasa da churrasqueira produz uma chama amarelada, devido ao sdio. o Espectrmetro de Emisso ptica: So equipamentos de alta tecnologia e extremamente versteis, por isso muito utilizado nas foras armadas americanas. A amostra queimada em um asco eltrico e a luz resultante dessa queima decomposta atravs de dispositivos pticos (prismas). Um feixe de fibras pticas conduz cada componente decomposto at um circuito que mede a intensidade dessa luz. o Espectrmetros Infravermelhos: So os mais sensveis e precisos. Pode-se verificar com profundidade a formulao do material, chegando-se a determinar at o trao caracterstico de cada fabricante de lubrificante. Medidor de umidade: Usado para determinar a quantidade de gua dissolvida na amostra, em ppm (partes por milho).

3. Anlises Prticas Umidade no leo: Pode-se verificar a umidade no leo pingando algumas gotas da amostra em uma chapa aquecida a 110 120 C. se houver concentrao de gua superior a 10.000 ppm, notar-se- a exploso destas micro bolhas de gua. Anlise do material filtrado : Como dito na palestra anterior, um mtodo muito simples e eficaz a anlise, em microscpio com aumento de 100x, do material obtido atravs da filtragem do lubrificante. o Partculas de metais amarelos (bronze, cobre, lato) so imediatamente identificadas, podendo-se localizar no sistema a pea origem deste contaminante. o Partculas de slicas (areias) apresentar-se-o como pequenos fragmentos de vidro, em forma de lasca. o Partculas brilhantes so provenientes de metais ferrosos, cromo ou alumnio. Para a correta classificao, separa-se o material ferroso atravs de im. Amostras brilhantes no magnticas devem ser aquecidas at 320 340 C, sendo que se forem de ao inoxidvel,

mantero o brilho, caso contrrio ficaro azuladas. Para testar de a partcula de alumnio, basta mergulha-la em soluo de soda custica, observando no microscpio se aparece um efeito efervescente. 3. Anlise de lubrificantes em Geradores Hidreltricos Perguntado sobre este assunto, o professor comenta que quando lidamos com grandes quantidades de leo devemos controlar o nvel de oxidao, que em outros termos o nvel de envelhecimento do lubrificante. A inobservncia desta caracterstica pode acarretar a perda das caractersticas vitais para o correto funcionamento do circuito. Esta anlise requer instrumentao especial; uma cmara onde colocado o lubrificante e injetado oxignio. Em seguida a cmara pressurizada e aquecida. Mede-se o tempo de descompresso, sinal que o lubrificante est absorvendo oxignio, ou seja, oxidando, envelhecendo. Outra atitude preventiva muito conveniente a instalao de secadores de slica gel nos respiros dos reservatrios, uma vez que grande parte da contaminao por gua proveniente do ar. Comenta tambm que a contagem das partculas, que realizada atualmente em nossas instalaes, uma excelente maneira de controle, sendo um dos melhores mtodos de identificar falhas nos equipamentos.

Alessandro Cassoli - OOIIM

Das könnte Ihnen auch gefallen