Sie sind auf Seite 1von 8

A construo da personagem infantil em Luandino Vieira

por Darville Lizis Souza Moreth Aluno do curso de Ps Graduao Lato Sensu em Literaturas Portuguesa e Africanas

Trabalho entregue prof Teresa Salgado na disciplina Literaturas Africanas

UFRJ/Faculdade de Letras 1 semestre /2011

Partindo do princpio que as personagens so baseadas em seres humanos e como tal encontram-se integradas num denso tecido de valores de ordem cognoscitiva, religiosa, moral, poltico-social e tomam determinadas atitudes oriundas desses valores (ROSENFELD, 2007, p.45), traaremos um esboo das principais caractersticas dos personagens infantis na obra do escritor, de nacionalidade angolana, Luandino Vieira. O material analisado ser trs contos Vav Xixi e seu neto Zeca Santos, Estria da galinha e do ovo e A fronteira do asfalto. Focaremos nossa ateno, como nos sugere Anatol Rosenfeld, no modo pelo qual o autor dirige o nosso olhar, atravs da aparncia fsica, do comportamento e por meio de aspectos da intimidade das personagens. Como, por exemplo, a forma com que as criaturas da fico se debatem nas chamadas situaes limite, que segundo o autor supracitado fazem aflorar traos profundos da personalidade, baseados, logicamente, no tecido social com todas as implicaes ideolgicas pertinentes. Como nos lembra Anatol:

importante observar que no poder apreender esteticamente a totalidade e plenitude de uma obra ficcional, quem no for capaz de sentir vivamente todas as nuanas dos valores no-estticos_ religiosos, morais, polticos-sociais, vitais, hedonsticos etc. (p.46)

Visto que a nossa viso do ser humano fragmentria e limitada, os seres criados no fogem a regra. Porm, sua caracterizao por intermdio de palavras faz com que possamos de certa maneira circunscrever-lhes a totalmente a personalidade. J que o universo diegtico restrito, e se encerra nele prprio.

Segundo Antonio Candido, o enredo existe atravs das personagens que vivem no enredo. A aceitabilidade de verossimilhana da trama depende, primordialmente, da aceitao da verdade por parte do leitor (CANDIDO, 2007, p.54). Na fico a verdade criada por meio de uma srie de emaranhados de escolhas, que delimitam a personalidade da criao. Escolhas no gratuitas, de gestos, de frases e de objetos significativos, marcando/caracterizando a personagem para a identificao com o leitor (p.58). de suma importncia ressaltar que a realidade na qual as personagens esto inseridas somadas as relaes que o real ficcional trava com a criao, podero ser

inventadas, modificadas, elaboradas e/ou ressaltadas, conforme

a concepo

esttica/filosfica/ideolgica do autor, e o respectivo efeito narrativo que logra atingir.

Levando em considerao Candido, no artigo A Personagem de Fico, dentre os diversos mecanismos que o autor aponta como sendo os vetores principais na criao. Podemos inferir que todas as formas de elaborao convergem para um termo geral: as personagens so criadas atravs de um modelo existente no meio na qual o narrador est inserido, o que no quer dizer que, s podero ser criados tipos, se o narrador conhec-los pessoalmente, vide as criaes indgenas de Jos de Alencar como O Guarani, Iracema, Ubirajara. O prprio autor relata que nunca teve contato com ndios, nem com a vida cotidiana nas tribos. Antonio Candido nos leva a concluir que os seres so criados via tipos j existentes, sendo passveis de sofrerem alteraes, segundo as intenes do autor.

Iremos abordar os respectivos contos separadamente, para melhor organizarmos a presente comunicao.

Vav Xixi e seu neto Zeca Santos

Apesar do foco deste trabalho ser o personagem infantil, no poderemos deixar de explanar que alm da natureza to bem descrita, como as personagens, Vav Xixi e Zeca Santos, a narrativa tem outro componente bem marcado e marcante em toda a trama: a fome. Zeca vive com a av em uma habitao pobre, localizada num musseque, em Luanda. A constituio fsica no neto de Vav Xixi feita de maneira sorrateira no decorrer no conto: o mido tem orelhas de abano, magro e tem carapinha.

A interao com Vav Xixi constitui uma linha delimitadora entre duas geraes, dos mais novos, portadores de imaturidades e dos mais velhos. Percebemos no transcorrer da estria que a linguagem oral privilegiada por Luandino Viera, assim como o

respeito sabedoria dos mais velhos, o que nos remete a ancestralidade, to viva na cultura angolana.

Zeca Santos tem como trao marcante, na personalidade, a vaidade. Prefere adquirir uma blusa amarela bonita, ao invs de utilizar o dinheiro para comprar alimentos. Alm de utilizar de maneira imprevidente os ganhos reclama com sua velha av doente da falta de comida. Xixi com sabedoria repreende o neto e o responsabiliza pela falta de comida. Em dado momento oferecido a Zeca razes de dlia que a vav diz ser mandiocas pequeninas. O horror de Santos tamanho que sai desorientado correndo pelas ruas.

Ao longo da novela nosso heri comete vrias pequenas mentiras, que no podemos tomar juzo perante tais deslizes, j que, as mentirinhas so uma forma de preservar sua imagem, logo seu ego, e lidar com a violncia social na qual est submetido. Por exemplo, ele no tem coragem de contar para Delfina a espcie de emprego que conseguiu (carregar sacos de cimento), mente para a av sobre a tapa aplicada por Fina.

O estranhamento causado pelas atitudes de Zeca, no se deve ao fato do guri ter vaidade e comportamentos compatveis com a sua idade. O que nos causa angstia a completa inadequao que a personagem tem perante a sua realidade de pobreza e privaes. A situao econmica de Santos, de certa maneira exigia que o mesmo se portasse de maneira diferente. O comportamento, visivelmente, comum da criana neste caso nos questionado. Por que nos causa sensao de distanciamento atos to corriqueiros da infncia? A pobreza o elemento causador do estranhamento? Ou seja, a criana pouco favorecida obrigada a amadurecer de maneira diferente?

A situao limite do conto a fome, elemento to presente no tear na narrativa, chegando a se constituir quase uma personagem. Nos momentos de angstia tanto de Xixi quanto de seu neto a fome torna-se mais grave. A vlvula de escape de Zeca Delfina, sua paixo por Fina que o leva a vaidade, a querer blusa nova e consertar os

sapatos solapados, em compensao ela torna-se um alvio da pobreza extrema. interessante frisar, que o riso tem um papel fundamental em Xixi, entrando com contraposio com a misria. Nos momentos de maior mngua, o riso se caracteriza por ser um elemento renovador. Mesmo com extrema fome, e o efeito de humor causado pela histria de nga Tita, vav encontrou a sua coragem antiga, sua alegria de sempre. No final da

O narrador em nenhum momento revela a idade do pequeno. Luandino nos induz na crena de que Zeca Santos teria mais idade do que parece ter, devido as atitudes e preocupaes um tanto fora de tempo, como o trabalho. Somente no fim da estria de ao se desesperar pela fome ele nos ombros de Vav Xixi, desatou a chorar um choro de grandes solues, parecia era monandengue, a chorar lgrimas compridas e quentes que comearam a correr nos riscos teimosos as fomes j tinham posto na cara dele, de criana ainda (p.51)

A estria da galinha e do ovo

As personagens infantis figuram neste conto como coadjuvantes de uma enredo que gira em torno de um quiproqu entre adultos. As crianas so representadas por Beto e Xico. Vale ressaltar novamente que o espao ficcional, novamente, um musseque, como no conto Vav Xixi e seu neto Zeca Santos. Temos aqui os meninos como piv e testemunha de confuso estabelecida sobre a propriedade de um ovo, que Cabri colocou na casa da vizinha.

Diferente no conto analisado anteriormente, no h descrio ou pistas sobre a composio fsica de Xico e de Beto. O narrador, tambm, no perfaz a personalidade dos monandengue, somente nos oferece pistas. Pela confiana dada nos relatos das crianas podemos deduzir que seus relatos so de confiana, e de que elas portam um papel no meio social relevante. A autoridade de mais peso, na trama, da vav Bebeca: Ento, vav?!...Fala, ento, a senhora que a mais velha.. Bebeca transfere

a autoridade para o dono da quitanda, provavelmente portugus: O melhor perguntamos anda no s Z...Ele branco. Contudo, logo, a autoridade de s Z destituda, por querer o ovo pra si.

Os guris, em A estria da galinha e do ovo, so portadores do riso e da alegria. A todo instante eles zombam da confuso, e so os nicos que se preocupam com o conforto da galinha. Pois so os nicos ali que tem o poder de entender a linguagem dos animais, somado a sensibilidade no relacionamento com Cabri? Foi Beto, com sua tcnica, que tirou o ovo sem assustar a Cabri, que gostava de bica quando faziam isso. Em dado momento vav indaga se a galinha est a dizer sobre a pertena do ovo. A pergunta tem uma inteno de provocar o riso, j que o riso constituiu uma espcie de vlvula de escape em momentos tensos: Vav Bebeca sorri, os seus olhos brilharam e, para afastar um pouco essa zanga que estava em todas as caras, continuou a provocar o mona.

A todo instante h interferncia de Beto e Xico, que comumente aparecem ligados, quase nunca desprendidos um do outro, seja como pedintes de tostes ao Vitalino, ou na zombaria com o s Lemos. No fim do conto, com a iminncia da galinha ser levada pelos soldados, a unio da dupla de amigos festejada, eles representam no s Beto e Xico, mas toda uma coletividade dos midos do musseque: Beto e Xico miraram-se calados. E se as pessoas tivessem dado ateno nesse olhar tinham visto logo nem os soldados que podiam assustar ou derrotar os meninos do musseque.

Os guris so responsveis pelo desfecho, um tanto fantstico, do conto, causando confuso entre os soldados e a maioria dos adultos. A galinha devido o emaranhado de vozes de galos cantando (feita pelos meninos) ala vo e escapa na direo do sol, s viram, de repente, o bicho ficar num corpo preto no meio, vermelho dos lados e, depois desaparecer na fogueira dos raios de sol... Seriam Beto e Xico mais espertos e astuciosos do que a gente grande?

A fronteira de asfalto

No tenso conto A fronteira de asfalto, os dois protagonistas so as crianas Marina e Ricardo. A caracterizao fsica das personagens feita de maneira fragmentria no

conto, da mesma forma que a psicolgica. Marina tem as tranas loiras, olhos azuis, pele branca, muito branca como a neve, segundo Ricardo. Em toda a trama as tranas/cabelos/caracis loiros de Marina so ressaltados para, assim fixarmos uma imagem concreta de definitiva de Nina. De Ricardo sabemos somente da negritude de sua cor e da carapinha preta na sua cabea.

A relao entre os midos se circunscreve numa amizade profunda e recproca, ambos tem sentem um intenso carinho pelo outro. Diferente dos contos acima analisados, em A fronteira de asfalto, no h elemento de escape, como o riso. Em nenhum momento a graa aparece na trama. Nesta narrativa h um conflito assumido entre os amigos e o mundo. Lembremos que este mundo se caracteriza por ser alm de racista, segregacionista. No cabia nos parmetros da sociedade angolana a amizade entre uma branca de lindos cabelos loiros e um negro, morador do musseque (espao privilegiado por Luandino Vieira, nos trs contos desta comunicao).

Vale notar que na infncia primeira, a amizade entre os dois no causava nenhum estranhamento entre os adultos, o prprio Ricardo afirma: Quando eu era o teu amigo Ricardo, um pretinho muito limpo e educado. O embate surge ento quando ambos atingem certa idade entre a infncia e a pr-adolescncia, a sociedade no perdoa a amizade entre os dois, a presso do meio direcionada aos dois grande, tanto para Nina que sofre represso em todos os espaos: escolar, familiar, etc. Quanto para Ricardo, que tem a alma dilacerada pela situao desconfortvel.

Apesar do ttulo do conto ser A fronteira de asfalto, a maior marca limitadora de suas relaes no o asfalto e sim a cor negra do menino pobre do musseque. Limite violento e destroador na vida das crianas. Podemos afirmar que as crianas sofrem violncia psicossocial no decorrer de toda a estria (estria?). O asfalto (negro)

separar inevitavelmente os dois. Afinal, segundo a me de Nina um preto um preto.... No fim do conto, com a trgica morte de Ricardo, o narrador transfere uma caracterstica imanentemente fsica, a cor, para o grito desesperado de Nina: Luzes acenderam-se em todas as janelas. O Toni ladrava. Na noite ficou o grito loiro da menina de tranas.

Bibliografia:

CANDIDO, A. et al. A personagem de fico . So Paulo: Perspectiva, 1972. (textos de Antonio Candido, Anatol Rosenfeld, Dcio de Almeida Prado e Paulo Emlio Salles Gomes)

VIEIRA, Luandino. A cidade e a infncia. So Paulo: Companhia das Letras, 2007

LUANDINO, Jos Vieira. Luuanda. So Paulo: Editora tica, 1982

ROSENFELD, Anatol. Texto e Contexto I So Paulo: Perspectiva, 2005

Das könnte Ihnen auch gefallen