Sie sind auf Seite 1von 3

CENTRO UNIVERSITRIO DE BRASLIA UniCEUB CURSO DE RELAES INTERNACIONAIS DISCIPLINA: SOCIOLOGIA PROFESSOR: ALINE MARIA THOM ARRUDA

Estudo dirigido para 1 avaliao 1- Sobre o contexto de surgimento da Sociologia, caracterize as mudanas e crises trazidas pelos trs principais eventos histricos que propiciaram a ascenso de uma cincia da sociedade: Iluminismo/surgimento da cincia; Revoluo Francesa e Revoluo Industrial. (Ref. texto O que sociologia?) A Revoluo Industrial muda os meios e as relaes de trabalho, se tornando um exploratrio, emerge a classe proletria. As cidades crescem vertiginosamente e sem nenhuma estrutura o que desencadeia um colapso, muitas doenas, elevada prostituio, suicdios, violncia, dente outros. Surgem as manifestaes de revolta e a classe proletria se organiza em associaes livres para enfrentar os proprietrios dos meios de trabalho. O desenvolvimento do ocidente europeu provoca modificaes na maneira de conhecer a natureza e a cultura desde o sculo XVI. A partir de ento o pensamento vai renunciando a uma viso sobrenatural, por uma indagao racional para explicar os fatos, surge ento a aplicao da observao e da experimentao, a cincia. Surgem diversos pensadores, filsofos, que contribuem para popularizar os avanos do pensamento cientfico. Dentre os pensadores da poca, temos os Iluministas, idelogos da burguesia que se posicionam de forma revolucionria procurando transformar as formas de conhecimento e a prpria sociedade, pautados no modelo das cincias da natureza. A burguesia baseada nos ideais iluministas promove a Revoluo Francesa, toma o poder e liquida com a velha estrutura feudal e o Estado monrquico. Transforma a estrutura do Estado, acaba com antigas instituies e grmios, limita poderes patriarcais e da igreja, promovem profundas inovaes na economia, poltica e na vida cultural. 2- A primeira escola sociolgica a surgir, no contexto acima citado, foi o Positivismo. Antes mesmo de estabelecer-se como um referencial cientfico, o Positivismo teve origem no pensamento filosfico de Auguste Comte. Cite e explique as trs idias bsicas de uma cincia da sociedade de acordo com a concepo positivista. (Ref. texto O Positivismo) De acordo com a concepo positivista a cincia da sociedade se divide em trs estados ou estgios: 1-Estado Teolgico O homem explica as coisas, atribuindo-as a seres, foras sobrenaturais. 2-Estado Metafsico Atribuir a explicao de coisas a foras abstratas, verdadeiras entidades inerentes aos diversos seres do mundo. 3-Estado Positivo No qual o homem procura, atravs da observao e do raciocnio, aprender relaes entre coisas e acontecimentos e explica-los pela formulao de leis.

3- Disserte acerca do conceito Durkheimeano de fato social. Explique-o como objeto de estudo da sociologia e apresente suas trs principais caractersticas: generalidade, exterioridade e coero. (Ref. texto Emile Durkheim, o pensamento sociolgico de mile Durkheim) Fato Social como objeto de estudo da sociologia se caracteriza por condutas inerentes e coercitivas ao indivduo. Suas principais caractersticas: Generalidade: Caracteriza-se por crenas, tendncias e prticas de um grupo dentro de uma sociedade. Exterioridade: Os fatos sociais existem fora do indivduo, j existiam antes do seu nascimento e atuam sobre ele independente da sua vontade ou adeso. Coero: Fora que os fatos exercem sobre os indivduos, levando-os a agirem de acordo com as regras estabelecidas pela sociedade. 4- De que forma os supostos positivistas influenciaram nas discusses de Durkheim sobre o mtodo na Sociologia ? (Ref. texto Emile Durkheim, o pensamento sociolgico de mile Durkheim) Durkheim cria uma metodologia prpria, delimita o campo de investigao e define o objeto de estudo da sociologia, que se torna uma cincia autnoma e objetiva em meio a outras cincias positivas. Essa postura denota a influncia do positivista Augusto Comte. 5- O que a conscincia coletiva, segundo Durkheim? Cite exemplos de como essa conscincia coletiva manifesta-se e age na sociedade. (Ref. texto Emile Durkheim, o pensamento sociolgico de mile Durkheim) Conscincia coletiva ou comum uma regra moral, ou seja, conjunto de crenas e de sentimentos comuns mdia dos membros de uma mesma sociedade. Manifesta-se nos sistemas jurdicos, nos cdigos legais, na arte, na religio nas crenas, nas aes humanas, nos modos de sentir. Existe difundido na sociedade e interiorizada pelos indivduos. 6- Diferencie a solidariedade mecnica da solidariedade orgnica. Explique em quais contextos histricos cada uma delas se manifestam. (Ref. texto Emile Durkheim, o pensamento sociolgico de mile Durkheim) Solidariedade mecnica integra os indivduos pelas semelhanas, presente nas sociedades simples, tradicionais, no diversificadas, com semelhanas das funes sociais, com grande coeso social, sendo diferenciadas apenas pelo sexo e idade. Solidariedade orgnica integra os indivduos pela complementaridade das funes, presente nas sociedades complexas, diversificadas, industriais, baseada nas semelhanas e especializao das funes.

7- Caracterize a sociologia compreensiva originada no pensamento de Max Weber. (Ref. texto: Max Weber, o pensamento sociolgico de Max Weber)

A sociologia compreensiva se caracteriza pelo estudo da sociedade dando importncia a conduta individual, ou seja, o indivduo como fonte do conhecimento (Influencia da psicanlise de Freud que via no comportamento individual a chave para compreender as relaes sociais).Para Weber, mais importante do que explicar a causa, compreender o que levou o indivduo ou conjunto de indivduos a se comportarem de determinada maneira. Utiliza o conceito de ao social, ou seja, para ser social, uma ao deve repercutir ou influenciar de alguma maneira nos outros indivduos. 8- Explique o que o tipo ideal para Weber e de que forma isso instrumentaliza a anlise social. (Ref. texto: Max Weber, o pensamento sociolgico de Max Weber) Tipo ideal um instrumento metodolgico criado por Weber onde coloca diversos sentidos nos atos dos indivduos, para que o socilogo possa classificar essas condutas em tipos, para poder analis-las e compar-las. Com a modernidade, diferentes culturas fortalecem um mesmo tipo de comportamento especfico, a racionalidade, instrumentalizando a anlise social, pois a vontade do indivduo deixa de ser relevante e sim os seus resultados. 9- Defina e discuta os tipos de ao social para Weber: tradicional, afetiva, racional orientada por valores e tradicional orientada para fins. (Ref. texto: Max Weber, o pensamento sociolgico de Max Weber) 1-Ao tradicional: Assentada no costume, em prticas aprendidas e transmitidas pelas diferentes instituies. Ex. chocolate na pscoa. 2-Ao afetiva: Baseada nos sentimentos e emotividade. No h um fundamento racional. Ex. torcer por um time de futebol. 3-Ao racional voltada para valores: baseada em uma disposio entre metas e expectativas antecipadas, sendo importante independente dos resultados obtidos. Ex. trabalho voluntrio. 4-Ao racional voltada para fins: Definida de acordo com objetivos esperados. Clculos e planejamentos so essenciais. Ex. empresa capitalista. 10- Caracterize os trs tipos puros de dominao definidos por Weber: tradicional, carismtica e racional-legal. (Ref. texto: Max Weber, o pensamento sociolgico de Max Weber) Dominao tradicional se caracteriza pelo respeito aos costumes e regras cristalizadas no tempo. Hereditariedade e os rituais transmitidos pelas geraes estabelecem as normas de dominao e controle social. Ex. monarquia medieval. A dominao carismtica significa a capacidade excepcional, de liderana e comando de um heri ou fundador de uma nova ordem social. Surge geralmente por romper uma tradio e criar novas modalidades de domnio. Ex. Lula. E a dominao racional-legal assentada na noo de direito que se liga a aspectos racionais e tcnicos de administrao. Baseada em estatuto e normas escritas. Ex. Senador suplente.

Das könnte Ihnen auch gefallen