Sie sind auf Seite 1von 3

Tem gente que, mesmo vivendo sob dieta, est sempre gordo; outros, comem muito, mas nunca

engordam (dizem que so "magros de ruim"). Aobesidade, entretanto, um mal que afeta grande parte da populao e diretamente responsvel por vrias doenas fatais. Haveria uma causa gentica para a obesidade? QMCWEB
apresenta um artigo de 3 estudantes de ps graduao do departamento de Bioqumica da UNICAMP: Daniele Arajo, Jos Antnio da Silva, eLeonardo Fernandes Fraceto, sobre a"Leptina, o hormnio da obesidade" A leptina um hormnio protico especfico produzido e secretado pelo tecido adiposo, que funciona como um "adipostato", referindo-se Teoria Liposttica, que prediz que a composio e o peso corporais em humanos so determinados por interaes entre fatores genticos, ambientais, comportamentais e sociais e da resposta a um sinal perifrico produzido em quantidades proporcionais ao tecido adiposo no organismo. A existncia desse fator circulante, que aumenta com os estoques de energia e age no crebro para inibir a ingesto de alimentos e as reservas no tecido adiposo, foi descoberta apsmutaes genticas (Figura 1) denominadas por obese (ob) e diabetes (db). Baseado nesses estudos foi sugerido que a mutao ob estava relacionada produo de um fator circulante e a db com a resposta a esse mesmo fator. Assim, o fator circulante, produto do gene ob, foi chamado leptina (do grego leptos que significa magro), porque este mostrou ser capaz de diminuir o peso corporal e a massa de tecido adiposo quando injetado em camundongos.

A descoberta da leptina tem ajudado a esclarecer o papel dos adipcitos como sistema endcrino e de que modo ocorre a sinalizao para a ingesto ou no de alimentos, bem como, a regulao do metabolismo energtico. Assim, a coordenao do balano energtico e do peso corporal envolve uma regulao entre a ingesto de alimentos e gasto de energia em resposta a sinais agudos (insulina, catecolaminas como a adrenalina) e rnicos (gravidez, desnutrio, inflamaes, caquexia e leptina).

Figura 1: Os dois camundongos apresentam a mesma idade, sendo que o da esquerda apresenta deficincia na produo do hormnio leptina.

A leptina sintetizada como um peptdeo de 167 aminocidos (aa), transportada para a circulao sangunea com apenas 146 aa e uma massa molecular de 14-16 kDa. A cristalografia revela quatro hlices com estruturas semelhantes s das citoquinas, tais como as interleucinas (Figura 2).

SNTESE E REGULAO
A leptina produzida principalmente no tecido adiposo, embora tambm possa ser encontrada (em poucas quantidades) no epitlio intestinal, placenta (funcionando com um fator de crescimento para o feto, por sinalizar o estado nutricional da me), leite materno, msculo esqueltico, gstrico e crebro. codificada por um gene que tem trs exons e dois ntrons(Figura 3). A regio promotora tem elementos como TATA box, C/EBP (regio de ligao protenas), GRE (elemento Figura 2: A leptina apresenta-se como responsivo a glicocorticides) e CREB (elemento de ligao um feixe de quatro -hlices (A a D). protenas responsivo ao AMPc). A transcrio e a traduo ocorrem no tecido adiposo, placenta e trato gastrintestinal, onde a razo de produo diretamente relacionada massa de tecido adiposo. Em um indivduo com peso corporal normal, a leptina est mais correlacionada com a massa de gordura absoluta do que com o ndice de massa corprea (BMI) ou percentagem de gordura corporal. Os nveis de leptina circulantes parecem estar diretamente relacionados com a quantidade de RNAm para leptina no tecido adiposo. Alm disso, vrios fatores metablicos e endcrinos contribuem para regular a transcrio dos genes da leptina em adipcitos. Por exemplo, ocorre diminuio de leptina em resposta a baixos nveis de insulina, havendo uma relao diretamente proporcional entre as concentraes desses hormnios. Glicocorticides (como o cortisol), infeces agudas e citoquinas inflamatrias; aumentam os nveis de leptina mas, baixas temperaturas, estimulao adrenrgica, hormnio do crescimento (GH), hormnios tireoidianos, melatonina, e fumo tm a propriedade de diminuir os nveis de leptina, como observado na Tabela 1.

Figura 3: Sntese da leptina. O gene da leptina consiste de trs exons e dois introns. O gene transcrito por RNAm que codifica um pr-hormnio de 167 aa. A sequncia sinal contm 21 aa e removida para a liberao da leptina na corrente sangunea.

H tambm o efeito do sexo, pois com a mesma quantidade de gordura corporal mulheres secretam duas vezes mais leptina que homens. A leptina humana tem uma meia-vida de aproximadamente 25 min e a mesma em indivduos obesos e com peso corporal normal. Essa meia-vida curta na circulao determinada pelo clearence renal mediado por filtrao glomerular.
Tabela 1: Influncia de fatores orgnicos e ambientais nos nveis de leptina.

Ingesto de alimentos x gasto de energia


O papel da leptina como hormnio antiobesidade essencialmente derivado de suas aes como diminuidor do apetite e estimulador do gasto de energia. A propriedade inibidora do apetite deve-se ao mecanismo de sinalizao desta no hipotlamo, estimulando a sntese de neuropeptdeos anorexignicos comoPOMC (Proopiomelanocortina), aMSH (Hormnio Estimulante de a-Melancitos), CRH (Hormnio Liberador de Corticotropina) e CART (Transcrito Regulado por Cocana e Anfetamina) que diminuem a ingesto de alimentos pela sensao de saciedade. Os neuropeptdeos anorexignicos, por sua vez, inibem a sntese de neuropeptdeo Y (NPY), que estimula a ingesto de alimentos, inibe a termognese (liberao de energia na forma de calor sem produo de ATP) e diminuido por altos nveis sricos de insulina, promovendo aumento da lipognese, sntese proteica e armazenamento de glicose. A propriedade de alterar o gasto de energia, deve-se ao fato da leptina estimular as aes da norepinefrina (NOR) e a liplise no tecido adiposo, levando termognese. Por estimulao do sistema nervoso simptico, a leptina causa aumento na liberao de NOR que age em adipcitos por sinalizao via AMPcclico e protena quinase A (PKA), estimulando a transcrio do gene para protenas desacopladoras da fosforilao oxidativa (UCPs). As UCPs formam canais que permitem a entrada de prtons na matriz mitocondrial sem passar atravs do complexo ATP sintase, permitindo a oxidao contnua de cidos graxos sem sntese de ATP, com dissipao de energia na forma de calor. Isto leva a um aumento no gasto de energia no tecido adiposo, com estmulo da liplise. Bibliografia
ASHIMA, R. S., FLIER, J. S. Adipose tissue as an endocrine organ. TEM, v.11, n.8, p.327-332, 2000. CEDDIA, R. B., Jr. W. N. W., LIMA, F. B., CARPINELLI, A.R., CURI, R. Pivotal role of leptin in insulin effects. Braz. J. of Med. and Biol. Res., v.31, p.715-722,1998. CONSIDINE, R. V., CARO, J. F. Leptin and the regulation of body weight. Int. J. Biochem. Cell Biol., v.29, n.11, p.1255-1272, 1997. DEVLIN, T.M. Textbook of Biochemistry with clinical correlations, 1997, 4 ed., John Wiley & Sons, New York. HOUSEKNECHT K. L., PORTOCARRERO, C. P. Leptin and its receptors: regulators of whole-body energy homeostasis, v.15, n.6, p.457-475, 1998. LEHNINGER, A. L., NELSON, D.L., COX, M.M., Princpios de Bioqumica. 1995, 2 ed., Sarvier, So Paulo. MARZOCCO, A., TORRES, B.B., Bioqumica Bsica. 2 ed., 1999, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. PERRONE, L., Del GIUDICE, E. M. Genetic regulation of appetite and fatness:current knowledge and future prospectives. Nutr. Res., v.18, n.9, p.1631-1648, 1998. PROLO, P., WONG, M. L., LICINIO, J. Leptin. Int. J. of Biochem. & Cell Biol., v.30,p.1285-1290,1998. SCHUBRING, C., BLUM, W. F., KRATZSCH, J., DEUTSCHER,J., KIESS, W. Leptin, the ob gene product, in female health and disease. Eur. J. of Obs. & Gin., v.88, p.121-127, 2000

Os autores:
Este artigo foi uma colaborao de: > Daniele Arajo, Formada em Farmcia e Bioqumica/ UFMA; atualmente Mestranda no departamento de Bioqumica, Instituto de Biologia, Unicamp; >Jos Antnio da Silva, Formado em Biologia/ UFMS, atualmente Doutorando no departamento de Bioqumica, Instituto de Biologia, Unicamp. >Leonardo Fernandes Fraceto, Qumico/ UNICAMP; atualmente Doutorando no departamento de Bioqumica, Instituto de Biologia, Unicamp.

Das könnte Ihnen auch gefallen