Sie sind auf Seite 1von 13

1) (FUNCAB SES GOIS 2010) Aps a Reforma Sanitria, diversas mudanas nos modelos

de enfrentamento de problemas de sade no Brasil vm ocorrendo. O modelo sanitarista, correspondente Sade Pblica institucionalizada no pas no sculo passado, tem como caracterstica: a) abranger aspectos biopsicossociais. b) contemplar a integralidade da ateno sade. c) apresentar cunho predominantemente curativo. d) ser universal e estar voltado para o atendimento da demanda espontnea. e) estar baseado na realizao de campanhas e em programas especiais.

2) (FUNCAB SES GOIS 2010) As instituies privadas podem participar de forma


complementar do Sistema nico de Sade (SUS). No que se refere a essa participao, assinale a alternativa INCORRETA. a) O SUS poder recorrer aos servios ofertados pela iniciativa privada, quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial populao de uma determinada rea. b) A participao complementar dos servios privados ser formalizada mediante contrato ou convnio, observadas, a respeito, as normas de direito pblico. c) As entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos tero preferncia para participar do SUS. d) Os servios contratados submeter-se-o s normas tcnicas e administrativas e aos princpios e diretrizes do SUS, mantido o equilbrio econmico e financeiro do contrato. e) Aos proprietrios, administradores e dirigentes de entidades ou servios contratados permitido o exercer cargo de chefia ou funo de confiana no SUS.

3) (FUNCAB SES GOIS 2010) A definio de Distritos de Sade em municpios de grande


densidade populacional e/ou extenso territorial uma ferramenta que est relacionada que diretriz do Sistema nico de Sade? a) Participao social. b) Equidade. c) Regionalizao. d) Intersetorialidade. e) Integrao.

4) (FUNCAB SES GOIS 2010) A participao da comunidade na gesto do SUS se d por


meio dos Conselhos de Sade e das Conferncias de Sade. Com relao aos Conselhos de Sade, podemos afirmar que: a) so rgos colegiados deliberativos. b) renem-se a cada quatro anos. c) avaliam a situao de sade.

d) contam com a representao das indstrias de tecnologias da sade. e) a representao dos usurios corresponde a 25% do conjunto de participantes.

5) (FUNCAB SES GOIS 2010) Em relao ao Sistema nico de Sade (SUS), atribuio
comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: a) formar consrcios administrativos intermunicipais. b) definir e coordenar o sistema de vigilncia epidemiolgica. c) elaborar e atualizar periodicamente o plano de sade. d) estabelecer normas e executar a vigilncia sanitria de portos
e) executar

servios de sade do trabalhador.

6) (FUNCAB SES GOIS 2010) A Conferncia Estadual de Sade tem como um de seus
objetivos: a) controlar a execuo da poltica de sade no Estado. b) disseminar as definies do Ministrio da Sade. c) auditar os relatrios financeiros da Secretaria Estadual de Sade. d) propor as diretrizes para a formulao da poltica de sade para o Estado. e) formular estratgias para atuao da Secretaria Estadual de Sade.

7) (FUNCAB SES GOIS 2010) Segundo o modelo da Histria Natural da Doena de Leavell
e Clark (1976), uma ao de promoo da sade: a) a vacinao contra rubola. b) o tratamento antimicrobiano para pneumonia. c) o tratamento fisioterpico aps Acidente Vascular Enceflico (AVE). d) a alimentao saudvel. e) a realizao de mamografia em mulheres a partir de 40 anos.

8) (FUNCAB SES GOIS 2010) O acompanhamento pr-natal tem como objetivo verificar e
diagnosticar doenas e alteraes que possam comprometer a sade materna e fetal. Diversos estudos brasileiros constataram que o nmero de consultas realizadas no pr-natal tem relao direta com o grau de escolaridade das mes. Com relao a estes estudos, as variveis analisadas foram obtidas de que sistema de informao? a) SINASC. b) SI-PNI. c) SINAN. d) SIM. e) SIH/SUS.

9) (FUNCAB SES GOIS 2010) A freqncia de casos novos de uma determinada doena,
ou problema de sade, oriundos de uma populao sob risco de adoecimento, ao longo de um determinado perodo de tempo, denomina-se: a) morbidade.

b) incidncia. c) letalidade. d) prevalncia. e) transmissibilidade.

10) (FUNCAB SES GOIS 2010) Uma caracterstica de um sistema de informaes em


sade : a) fornecer resultados de natureza administrativa. b) ser alimentado pelos prestadores de servios. c) ter metodologia de anlise complexa. d) ser capaz de facilitar o planejamento de aes e servios. e) utilizar apenas informaes quantitativas.

11) (FUNCAB SES GOIS 2010) Um medicamento, assim como um procedimento,


apresenta determinadas caractersticas em suas capacidades. Aquela que define o resultado observado quando esse medicamento utilizado em condies reais denominada: a) efetividade. b) eficincia. c) otimizao. d) eficcia. e) estabilidade.

12) (FUNCAB SES GOIS 2010) Indicadores de sade podem ser utilizados de vrias
formas. Os dados no trabalhados, designados como valores absolutos, podem ser utilizados para: a) avaliar o impacto de uma interveno sem sade. b) comparar a situao de sade de diferentes populaes. c) analisar a evoluo dos coeficientes. d) estimar o nmero de leitos necessrios para atender determinada populao. e) determinar a eficincia de um servio.

13) (FUNCAB SES GOIS 2010) So diretrizes para a Gesto do Trabalho no Sistema
nico de Sade, EXCETO: a) a poltica de recursos humanos para o SUS um eixo estruturante. b) a poltica de recursos humanos para o SUS deve buscar a valorizao do trabalho e a humanizao das relaes de trabalho. c) as contrataes devem ser definidas segundo os conceitos de eficincia financeira e de Estado mnimo. d) os processos de negociao entre gestores e trabalhadores atravs da instalao de Mesas de Negociao devem ser estimulados.

e) as Secretarias Municipais e Estaduais de Sade devem envidar esforos para a criao ou fortalecimento de estruturas de recursos humanos.

14) (FUNCAB SES GOIS 2010) O Pacto pela Vida o compromisso entre os gestores do
Sistema nico de Sade em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situao de sade da populao brasileira. Esto entre as prioridades pactuadas, EXCETO: a) sade do idoso. b) controle do cncer do colo de tero e da mama. c) fortalecimento da ateno bsica. d) promoo da sade. e) reduo da mortalidade por acidentes de trnsito.

15) (FUNCAB SES GOIS 2010) De acordo com o Caderno de Informaes de Sade do
DATASUS, o grupo de agravos responsvel pela maioria dos bitos na faixa etria entre 15 e 19 anos no territrio nacional, no ano de 2006, foi o referente s: a) doenas infecciosas e parasitrias. b) causas externas. c) doenas do aparelho respiratrio. d) doenas do aparelho digestivo. e) neoplasias.

16) (FUNCAB PREF. SERRA ES 2011) As instituies privadas podem participar de


forma complementar do Sistema nico de Sade. Considerando essa participao, analise as afirmativas a seguir. I. No se faz necessria a celebrao de contrato ou convnio para a participao dessas instituies no SUS. II. Dentre as instituies privadas, as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos tm Preferncia em participar do SUS. III. vedada a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com fins lucrativos. Assinale a alternativa correta. a) Somente I est correta. b) Somente II est correta. c) Somente III est correta. d) Somente I e II esto corretas. e) Somente II e III esto corretas.

17) (FUNCAB PREF. SERRA ES 2011) Acerca da Lei n 8.080, de 19/09/90, e suas
atualizaes correto afirmar que: a) dispe sobre as instncias de participao da comunidade na gesto do SUS. b) define os valores a serem praticados na compra de servios.

c) institui o subsistema de ateno sade indgena. d) estabelece o percentual do oramento municipal a ser aplicado na sade. e) permite a participao direta de empresas estrangeiras na assistncia sade.

18) (FUNCAB PREF. SERRA ES 2011) direo municipal do Sistema nico de Sade
NO compete: a) participar da execuo, controle e avaliao das aes referentes s condies de trabalho. b) formar consrcios administrativos intermunicipais. c) colaborar na fiscalizao das agresses ao meio ambiente que repercutam sobre a sade. d) estabelecer normas para a vigilncia sanitria de portos, aeroportos e fronteiras. e) gerir laboratrios pblicos de sade e hemocentros.

19) (FUNCAB PREF. SERRA ES 2011) O nmero de casos existentes de uma


determinada doena, em uma determinada populao e em um dado momento, denomina-se: a) endemia. b) prevalncia. c) epidemia. d) incidncia. e) letalidade.

20) (FUNCAB PREF. SERRA ES 2011) Indicadores positivos de sade so aqueles


que, de forma ampla, se relacionam ao que a Organizao das Naes Unidas denominou ndice de vida. Assinale a alternativa que NO apresenta um indicador positivo de sade. a) Razo de mortalidade proporcional. b) Taxa de alfabetizao. c) Proporo de domiclios com rede de esgoto. d) Produto Interno Bruto (PIB) . e) Taxa de desemprego.

21) (FUNCAB PREF. SERRA ES 2011) Segundo a Portaria n 104, de 25/01/11, do


Ministrio da Sade, fazem parte da lista de doenas, agravos e eventos em sade pblica de notificao compulsria em todo o territrio nacional: a) acidentes por animais peonhentos e pneumonia. b) eventos adversos ps-vacinao e tuberculose. c) dengue e varicela. d) atendimento anti-rbico e doena de Chagas crnica.

e) malria e toxocarase.

22) (FUNCAB PREF. SERRA ES 2011) As doenas e agravos que constam da lista
nacional de doenas de notificao compulsria sero notificados e registrados no sistema representado pela sigla: a) SIAB. b) SISVAN c) SIM. d) SINAN. e) SINASC.

23) (FUNCAB PREF. SERRA ES 2011) Para receberem os recursos do Fundo Nacional
de Sade (FNS) para a cobertura das aes e servios de sade a serem implementados, os municpios devem contar com: I. Fundo de Sade. II. Conselho de Sade, com composio de acordo com o Decreto n 99.438, de 07/08/90. III. Contrapartida de recursos para a sade no respectivo oramento. Assinale a alternativa correta. a) Somente I est correta. b) Somente II est correta. c) Somente I e II esto corretas. d) Somente I e III esto corretas. e) Todas as afirmativas esto corretas.

24) (FUNCAB PREF. SERRA ES 2011) Acerca da Conferncia de Sade, podemos


afirmar que: a) prope as diretrizes para a formulao da poltica de sade. b) rene-se a cada ano. c) convocada apenas pelo Conselho de Sade. d) no necessita de regimento prprio. e) no conta com a representao dos usurios.

25) (FUNCAB PREF. SERRA ES 2011) O Pacto pela Vida o compromisso entre os
gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situao de sade da populao brasileira. Para o binio 2010-2011 foram acrescidas outras prioridades s 6 (seis) inicialmente definidas no ano de 2006. Entre elas podemos citar: a) sade do adolescente. b) controle do cncer colorretal. c) sade mental. d) reabilitao social.

e) fortalecimento da ateno hospitalar.

26) (FUNCAB VITRIA 2010) A participao da sociedade na gesto do SUS foi instituda
atravs da Lei n: a) 8.080/90. b) 9.961/00. c) 8.142/90. d) 9.656/98. e) 8.689/93.

27) (FUNCAB VITRIA 2010) NO faz parte das atribuies do Sistema nico de Sade:
a) incrementar em sua rea de atuao o desenvolvimento cientfico e tecnolgico. b) proteger o trabalhador e a gestante em situao de desemprego. c) colaborar na proteo do meio ambiente. d) executar aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica. e) controlar e fiscalizar produtos e substncias de interesse para a sade.

28) (FUNCAB VITRIA 2010) Na construo dos indicadores de sade, os coeficientes


representam o risco de determinado evento ocorrer na populao. No que se refere ao coeficiente de prevalncia correto afirmar que: a) representa o n de casos presentes em uma determinada comunidade num perodo de tempo especifico. b) a proporo de bitos entre os casos de uma doena. c) representa o risco de bito na comunidade. d) o risco de ocorrncia de casos novos de uma doena na populao. e) estima o risco de novos casos da doena em uma populao

29) (FUNCAB VITRIA 2010) No estudo da Histria Natural da Doena, a preveno engloba um conjunto de procedimentos que visam proteger e melhorar a sade de uma populao e, portanto, sua qualidade de vida. So caractersticas do nvel secundrio de preveno:
a) aes educativas. b) aes saneadoras. c) proteo especfica. d) promoo da sade. e) interveno imediata.

30) (FUNCAB VITRIA 2010) Define que todo municpio seria responsvel pela gesto do
sistema municipal de sade na organizao e na execuo das aes de ateno bsica: a) Lei n 8.142/90. b) Lei n 9.961/00.

c) Portaria n 399/07. d) Lei n 8.689/93. e) Portaria n 2.023/04.

31) (FUNCAB VITRIA 2010) A mortalidade infantil um indicador de sade que pode ser
classificada de acordo com a idade do bito. A alternativa que apresenta essa classificao de maneira correta : a) Mortalidade infantil - bitos de 0 a 25 dias. b) Mortalidade ps-neonatal - bitos de 25 a 364 dias. c) Mortalidade neonatal precoce - bitos de 0 a 10 dias d) Mortalidade infantil tardia - bitos de 28 dias a 364 dias. e) Mortalidade neonatal - bitos de 0 a 15 dias.

32) (FUNCAB VITRIA 2010) Apoiar os conselhos de sade, as conferncias de sade


populao. e os movimentos sociais que atuam no campo da sade, com vistas ao seu fortalecimento para que os mesmos possam exercer plenamente os seus papeis, uma das aes que visa fortalecer o processo de participao social no SUS e est prevista no(a): a) pacto de gesto do SUS. b) programao pactuada integrada. c) pacto pela vida. d) gesto do trabalho na sade. e) Pacto em defesa do SUS.

33) (FUNCAB VITRIA 2010) O Bloco de Investimentos na Rede de Servios de Sade foi
inserido na composio dos blocos de financiamento relativos transferncia de recursos federais para as aes e servios de sade no mbito do SUS, atravs da: a) Portaria n 204/07. b) Portaria n 837/09. c) Resoluo n 399/06. d) Portaria n 373/02. e) Resoluo n 333/03.

34) (FUNCAB VITRIA 2010) De acordo com a Constituio Federal, vedada a destinao
de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s: a) instituies privadas sem fins lucrativos. b) instituies com fins lucrativos e filantrpicas. c) instituies filantrpicas e privadas sem fins lucrativos. d) instituies filantrpicas. e) instituies com fins lucrativos.

35) (FUNCAB VITRIA 2010) Entendida como uma forma de pensar e agir, que tem como
objetivo a anlise permanente da situao de sade da populao e a organizao e execuo de prticas de sade adequadas ao enfrentamento dos problemas existentes: a) vigilncia epidemiolgica. b) sade ambiental. c) vigilncia sanitria. d) vigilncia em sade. e) sade do trabalhador.

36) (FUNCAB VITRIA 2010) Desencadeou o processo de municipalizao da gesto, habilitando os municpios como gestores do SUS e criou a transferncia regular e automtica dos recursos fundo a fundo.Tais caractersticas dizem respeito :
a) NOB-SUS/91. b) NOAS/01. c) NOAS/02. d) NOB- SUS/92. e) NOB-SUS/93.

37) (FUNCAB VITRIA 2010) Incidncia de uma doena refere-se (ao):


a) n de casos novos de uma doena, que iniciaram no mesmo local e perodo. b) conjunto de indivduos que adquirem doenas, num dado intervalo de tempo e em uma determinada populao. c) n total de casos de uma doena, existentes num local e perodo. d) freqncia ou probabilidade de ocorrncia de casos novos de uma doena na populao. e) comportamento das doenas e dos agravos da sade na populao.

38) (FUNCAB VITRIA 2010) So caractersticas gerais do sistema de Vigilncia em Sade,


EXCETO: a) deve submeter-se a avaliaes freqentes, de forma a se adequar s caractersticas dos sistemas nacionais de sade,em cada momento. b) deve ser til para a identificao dos fatores de risco e das populaes vulnerveis exposio ao risco. c) deve prevenir e controlar a ocorrncia de eventos adversos sade. d) deve ser entendida como um pr-requisito para a elaborao de programas de sade e um instrumento para avaliao do seu impacto. e) a existncia de programas continuados de formao e treinamento de recursos humanos, especialmente de epidemiologistas.

39) (FUNCAB VITRIA 2010) O esquema da cadeia do processo infeccioso procura integrar e
detalhar os conceitos de estrutura epidemiolgica, de histria natural e de espectro clnico das doenas infecciosas. Nesse processo, os agentes infecciosos apresentam uma srie de caractersticas dentre as quais est a infectividade. No que diz respeito a essa caracterstica, correto afirmar que :

a) a capacidade de um agente biolgico causar doena em um hospedeiro suscetvel. b) a capacidade de um agente etiolgico alojar-se e multiplicar-se no organismo do hospedeiro e transmitir-se deste para um novo hospedeiro. c) a quantidade do agente que penetra no novo hospedeiro suscetvel. d) o grau de patogenicidade de um agente infeccioso que se expressa pela gravidade da doena. e) a capacidade do agente biolgico de estimular a resposta imune no hospedeiro.

40) (FUNCAB VITRIA 2010) parte integrante do Plano Estadual de Sade, pois por seu
intermdio que so efetuadas a organizao, regionalizao e hierarquizao da rede, de forma a garantir o acesso universal e integral da populao. A afirmao diz respeito (ao): a) agenda de sade. b) relatrio de gesto. c) plano de sade. d) programao pactuada e integrada. e) plano diretor de regionalizao.

41) (FUNCAB VITRIA 2010) Tero a finalidade de articular polticas e programas de


interesse para a sade, cuja execuo envolva reas no compreendidas no mbito do Sistema nico de Sade: a) conselhos estaduais de sade. b) comisses bipartites c) comisses intersetoriais. d) comisses tripartites. e) conselhos municipais de sade.

42) (FUNCAB VITRIA 2010) So doenas transmissveis, monitoradas pela Vigilncia


Epidemiolgica e que fazem parte da Lista Nacional de Agravos de Notificao Compulsria: a) catapora, raiva humana e malria. b) meningite, coqueluche e leptospirose. c) peste, doenas exantemticas e doena diarrica aguda. d) doenas transmitidas por alimentos, clera e catapora. e) botulismo, doenas exantemticas e dengue.

43) (FUNCAB VITRIA 2010) Regionalizao e hierarquizao da rede de servios de sade


so aes previstas no seguinte princpio: a) igualdade da assistncia b) universalidade de acesso. c) integralidade de assistncia. d) organizao dos servios pblicos.

e) descentralizao poltico-administrativa.

44) (FUNCAB VITRIA 2010) A Portaria n 2.669, de 3 de novembro de 2009 estabelece,


entre outras coisas, metas do Pacto pela Sade para o binio 2010-2011. No que se refere ao componente Pacto de Gesto, uma das metas estabelecidas para 2010 : a) 70% de municpios com pactuao de aes estratgicas de vigilncia sanitria b) reduo em 2% da taxa de internao hospitalar em pessoas idosas por fratura de fmur. c) reduzir a mortalidade infantil neonatalem3%. d) confirmao por sorologia de, no mnimo, 90% dos casos de hepatite B. e) reduzirem15% o n de casos de sfilis congnita.

45) (FUNCAB Enfermagem Anpolis 2011) O repasse direto e automtico de recursos para a
cobertura das aes e servios de sade a serem implementados pelos Municpios est condicionado ao cumprimento de algumas exigncias, entre elas: a) a celebrao de convnio entre os rgos executivos. b) o estabelecimento de acordo de compra e venda de servios. c) a existncia do Fundo Municipal de Sade. d) a identificao das diferenas entre as diversas regies. e) o comprovado crescimento de suas populaes.

46) (FUNCAB Enfermagem Anpolis 2011) O Pacto pela Vida o compromisso entre os
gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situao de sade da populao brasileira. Entre as prioridades pactuadas est a Sade do Idoso. O trabalho nesta rea deve seguir as seguintes diretrizes, EXCETO: a) promoo do envelhecimento ativo e saudvel. b) ateno integral e integrada sade da pessoa idosa. c) estmulo s aes intersetoriais, visando integralidade da ateno. d) a implantao de servios de ateno domiciliar. e) o acolhimento exclusivo pessoa idosa em unidades de sade.

47) (FUNCAB Enfermagem Anpolis 2011) A taxa de mortalidade materna pode ser
construda utilizando-se os seguintes Sistemas de Informaes em Sade: a) Sistema de Informao de Agravos de Notificao e Sistema de Informaes Hospitalares. b) Sistema de Informaes Ambulatoriais e Sistema de Informao da Ateno Bsica. c) Sistema de Informaes sobre Nascidos Vivos e Sistema de Informaes do Programa Nacional de Imunizao. d) Sistema de Informaes Hospitalares e Sistema de Informao sobre Mortalidade. e) Sistema de Informao sobre Mortalidade e Sistema de Informaes sobre Nascidos Vivos.

48) (FUNCAB Enfermagem Anpolis 2011) O Componente Piso da Ateno Bsica Varivel
PAB Varivel constitudo por recursos financeiros destinados ao financiamento de

estratgias, realizadas no mbito da Ateno Bsica em sade. As alternativas a seguir so estratgias financiadas no componente varivel do PAB, COM EXCEO de: a) Sade da Famlia. b) Agentes Comunitrios de Sade. c) Sade Bucal. d) Incentivo para a Ateno Sade no Sistema Penitencirio. e) Incentivo para a Ateno Integral Sade do Trabalhador.

49) (FUNCAB Enfermagem Anpolis 2011) Os recursos federais destinados s aes e aos
servios de sade so organizados e transferidos na forma de blocos de financiamento. O bloco da Ateno Bsica constitudo por dois componentes: Piso da Ateno Bsica Fixo PAB Fixo e Piso da Ateno Bsica Varivel PAB Varivel. Os valores anuais e mensais da parte fixa do Piso da Ateno Bsica (PAB) para cada Municpio so baseados: a) no nmero de unidades bsicas de sade. b) na sua populao total. c) nas taxas de mortalidade local. d) no percentual da populao dependente do SUS. e) no montante de recursos recolhidos em impostos.

50) (FUNCAB Enfermagem Anpolis 2011) Na composio da Conferncia de Sade, a


representao dos usurios em relao ao conjunto dos demais segmentos deve ser de: a) 75% b) 50% c) 25% d) 20% e) 15%

GABARITO
1 E 2 E 3 c 4 a 5 c 6 d 7 d 8- a 9- b 10- d 11- a 12- d 13 c 14 e 15 b 16 e 17-c 18 d 19 b 20 a 21 b 22 d 23 e 24 a 25 c 26-c 27 - b 28 a 29 e 30 e 31 d 32 a 33 b 34 e 35 d 36 -e 37 a 38 c 39 -b 40 e 41- c 42 b 43 e 44 a 45 c 46- e 47 e 48 e 49 b

Das könnte Ihnen auch gefallen