Sie sind auf Seite 1von 12

REDES DIGITAIS

DE COMUTAO

Nas centrais telefnicas digitais, a rede de comutao inteiramente eletrnica e destinada a comutar sinais na forma digital [Pir79] [McD83] {Ron86]. Os vrios sinais de voz so manipulados na forma de amostras codificadas em PCM. Uma vez que os acessos a essas centrais so normalmente constitudos por enlaces PCM multicanal, a comutao entre os canais telefnicos implica, na maioria dos casos, a necessidade de se proceder a uma troca de posio desses canais no tempo. Ou seja, existe sempre a necessidade de pelo menos um estgio de comutao temporal, razo pela qual as centrais digitais so comumente denominadas centrais temporais. Por questo de simplicidade, o que veremos a seguir baseia -se sempre nas caractersticas dos sistemas PCM de 30 canais, padro CCITI.

113.1. Estgios de comutao temporal


Para ilustrar o funcionamento de um estgio de comutao temporal, considere inicialmente o caso de uma rede de comutao simples, com apenas um enlace PCM de entrada e um de sada. Nesse caso, a comutao consiste simplesmente em uma reordenao na seqncia de chegada dos vrios canais. A Figura 13.1 ilustra esse procedimento. O estgio de comutao constitudo, basicamente, por uma memria com capacidade para armazenar 32 palavras de 8 bits e acessos para escrita e leitura independentes. Pelo lado da entrada, as amostras PCM recebidas so escritas seqencialmente nas vrias posies da memria e na mesma ordem de chegada (canal 1 na posio 1, canal 2 na posio 2 ete.). Pelo lado da sada, as mesmas amostras so lidas segundo uma ordem estabelecida de acordo com a comutao desejada. Tal seqncia fica armazenada na memria de controle, que lida cidicamente de acordo com a cadncia do enlace de sada. Deve-se observar que no existe, em princpio, necessidade de qualquer sincronismo entre entrada e sada, devendo-se, entretanto, garantir:

337

SISTEMAS

TELEFNICOS

no-simultaneidade dos instantes de escrita e leitura, em razo de problemas prticos de acesso memria; igualdade entre as freqncias dos dois enlaces, para evitar perdas ou duplicaes peridicas de amostras, provoca das pelo escorregamento de fase que ocorreria se essas freqncias fossem diferentes.

fcil ver que, mesmo utilizando memrias com menor capacidade, o estgio de comutao em questo permite acesso pleno, ou seja, qualquer canal de entrada por ser conectado a qualquer canal de sada. Entretanto, para que no haja bloqueio, a capacidade das memrias dever ser de pelo menos um quadro (32 palavras de 8 bits).

Contador
Endereo de Escrita

Memria de Comutao

Entrada Endereo de
j

Sada

Leitura O 1 2

30 31 r---4 Memria de Controle FIGURA13.1 Reordenao na seqncia de chegada dos vrios canais.

Segundo esse mesmo princpio de funcionamento, podem ser implementados estgios temporais com um nmero maior de enlaces de entrada e sada. Para tanto, acrescenta-se na entrada um novo bloco destinado a fazer uma no338

REDES

DE COMUTAO

DIGITAIS

va multiplexao, de fonna a serializar todos os canais de entrada em uma nica via que opere em freqncia proporcionalmente mais elevada. Alm disso, as memrias devero ter maior capacidade de armazenagem (pelo menos um quadro para cada enlace de entrada). Na sada, um bloco demultiplexador se encarrega da redistribuio entre os vrios enlaces de sada (Figura 13.2). Naturalmente a capacidade de um estgio temporal assim constitudo, por limitaes da tecnologia, no pode ser aumentada indefinidamente. O limite mximo fica determinado pela mxima freqncia de operao da via comum e pelos tempos de acesso das memrias. Apenas como exemplo, suponha a utilizao de memrias com um tempo de acesso da ordem de 60 ns. Uma vez que entre duas operaes de escrita deve haver uma de leitura, o mnimo intervalo de tempo entre escritas sucessivas dever ser de 120 ns. Considerando, ainda, que as vrias amostras PCM so manipuladas na fonna paralela, ou seja, atravs de oito vias independentes, uma para cada bit, o intervalo de tempo disponvel para a nova multiplexao ser de 3,9 I-ls(intervalo de tempo de um canal PCM). Com isso, o maior nmero possvel de enlaces fica determinado por: 3,9 I-ls/120ns = 32,5, ou seja, 32 enlaces. Alm disso, a freqncia de operao de qualquer das oito vias comuns ser 32 vezes maior do que a taxa de ocorrncia de canais de cada enlace, ou seja: 2.048 kbits/s X 32 = 8.192 kbits/s. Essesvalores so compatveiscom a tecnologia TIL, e as novas tecnologias disponveis permitem implementar estgios temporais com capacidades ainda mais elevadas.

3,9 J.IS

ti

3lDIOAIOBIOCIODIIAI

OA OB DC OD IA 18 IC 1D

A' B' C' D'

3IA 318 3IC 3lD

O 1 2

126 127 FIGURA 13.2 Bloco demultiplexador encarregado da redistribuio.

339

SISTEMAS

TELEFNICOS

Apesar disso, estgios temporais de grande capacidade costumam ser evitados tanto pela complexidade de se trabalhar no limite da tcnica como pela sua confiabilidade relativamente baixa. Este ltimo fator deve-se concentrao de todo o trfego em rgos e vias comuns. Na prtica, mais cmodo e seguro combinar estgios de comutao temporal com estgios espaciais, ambos de pequena capacidade, para se implementar estruturas de grande capacidade. No exemplo, por causa da nova multiplexao, necessrio que os enlaces de entrada estejam sincronizados pelo menos no mbito do canal. O exemplo apenas didtico, sendo, na prtica, mais comum a no-utilizao do estgio multiplexador de entrada; a memria de entrada e as operaes de escrita so realizadas simultnea e independentemente (Figura 13.3). Finalmente, sempre possvel implementar estgios temporais com ordem de funcionamento invertida, ou seja, com leitura seqencial e escrita controlada pela memria de controle. Para esses casos, valem exatamente as mesmas consideraes feitas at aqui.

MEMRIAS DE COMUTAO

ENLACEA

A'

B' ENLACEB

C'

ENLACE C

MEMRIAS

DE CONTROLE

FIGURA 13.3

Memria

de comutao.

340

REDES

DE COMUTAO

DIGITAIS

113.2. Estgios de comutao espacial


Um estgio de comutao espacial utilizado em redes de comutao digital nada mais que uma estrutura matricial de pontos cruzados (cross-point), na qual cada ponto de interconexo constitudo por chaves ou portas lgicas comandadas por uma memria de controle. Para ilustrar o funcionamento de tal estgio, considere o caso da Figura 13.4, que mostra uma matriz com trs enlaces PCM de entrada e trs de sada. Uma vez que esse estgio no permite comutao temporaL suponha que todos os enlaces de entrada estejam sincronizados entre si, no mbito do quadro, e que a comutao desejada seja apenas entre canais simultneos dos vrios enlaces (canal 1 do enlace A para canal 1 dos enlaces B' ou C', canal 7 do enlace B para canal 7 dos enlaces P: ou C', e assim por diante). A memria de controle da matriz formada por trs colunas com 32 posies de 2 bits, destinadas ao controle dos pontos de cada uma das linhas da matriz.

A ,31, O , 1 , 2 , 3 , B C 131, O , 1 , 2 I 3 , 131, O , 1 , 2 I 3 ,

?IC10B,IA,2C 13BI 1\ fOC,IC,2B 13CI B'

.?IB10A11B,2A13AI C

O 1 2 3

2 3 1 2

1 1 2 1

3 2 3 3

MEMRIA DE CONTROLE

30 31 FIGURA13.4

Matriz com trs enlaces PCM de entrada e trs de sada.

341

SISTEMAS

TELEFNICOS

A cada intervalo de tempo de canal, os vrios enlaces apresentam simultaneamente para a matriz as amostras PCM que devero ser transferidas para as sadas em ordem diferente, de acordo com a comutao desejada. Nesse mesmo tempo, a linha de memria de controle correspondente aos canais em questo lida, fornecendo os nmeros dos pontos da matriz que devem ser fechados (um ponto para cada linha e/ou coluna da matriz). Com isso, os canais presentes nas vrias entradas so transferidos para as vrias sadas, na ordem desejada. Deve-se observar que, para cada intervalo e tempo de canal, existe uma configurao especfica dos pontos a serem fechados na matriz. No exemplo existem 32 configuraes, especificadas nas 32 linhas da memria de controle, que se repetem ciclicamente a cada quadro (8 mil vezes por segundo). A condio de sincronismo entre os vrios enlaces, assumida no incio deste exemplo, no obrigatoriamente necessria. O sincronismo de canal j seria suficiente, desde que o controle tivesse conhecimento dos canais que ocorrem simultaneamente nos vrios enlaces. E mais, a operao desse estgio com enlaces de entrada sincronizados apenas em freqncia tambm seria possvel se as sadas da matriz fossem lidas somente durante um curto intervalo de tempo. Isso, entretanto, dificulta as tarefas dos rgos de controle e restringe a comodidade da operao com intervalos de tempo maiores. fcil verificar que um estgio espacial, como o descrito, permite acesso pleno. Porm, para que no haja bloqueio, necessrio que o nmero de posies de memria (nmero de linhas da memria de controle) seja pelo menos igual ao nmero de canais dos enlaces de entrada. Quanto capacidade mxima, o nico fator limitante diz respeito s dimenses fsicas e ao empacotamento, uma vez que a cada entrada ou sada corresponde um ponto de acesso fsico. Como dito anteriormente, a utilizao de estgios desse tipo em redes de comutao digital s possvel quando eles esto associados a estgios de comutao temporal. As configuraes mais comuns para redes de mdio porte so formadas por trs estgios, sendo dois estgios temporais interligados por um espacial (TST) ou dois estgios espaciais interligados por um temporal (STS). Em redes de pequena capacidade, utiliza-se apenas um estgio temporalou uma associao de um estgio temporal com um espacial (TS ou ST).

113.3. Redes TS e ST
Uma primeira verso de uma rede TS consiste em uma estrutura como a apresentada na Figura 13.3. Nessa configurao, as amostras de cada enlace de entrada so escritas seqencialmente nas respectivas memrias. O estgio espacial nada mais que um distribuidor ou demultiplexador semelhante ao utilizado em estgios temporais para mltiplos enlaces. A principal diferena 342

REDES

DE COMUTAO

DIGITAIS

reside no fato de que a distribuio das amostras controlada por uma memria de controle, no sendo, portanto, feita em ordem seqencial. Essa configurao apresenta as mesmas limitaes do estgio temporal descrito anteriormente, porm, apresenta maior flexibilidade de controle. O mesmo resultado pode ser obtido substituindo-se o estgio espacial por uma matriz de pontos cruzados, o que permitiria, em princpio, operao em freqncias mais baixas, uma vez que deixa de haver a multiplexao entre os vrios enlaces. Isso, entretanto, s verdade se for aceitvel a existncia de algum bloqueio na rede. Para exemplificar, suponha que os canais 1, 2 e 3 do enlace A devam ser transferidos para os canais 7 dos enlaces X, B', C', de sada, respectivamente. Nesse caso, durante o intervalo de tempo dos canais 7 de sada, devero ser feitas trs leituras consecutivas da memria corresponden.te ao enlace A, ou seja, a taxa de canais internos dever ser trs vezes maior que a taxa de canais dos vrios enlaces, resultando, assim, numa freqncia igual de operao da via comum do caso anterior.

113.4. Redes TST


Para ilustrar o funcionamento de uma rede TST- Temporal Espacial Temporal, considere o exemplo da Figura 13.5, que esquematiza uma rede com trs enlaces de entrada e trs de sada. Suponha, ainda, que se queira estabelecer uma conexo entre o canal 2 do enlace 1 de entrada e o canal 31 do enlace 3 de sada. Para tanto, determina-se um intervalo de tempo interno para estabelecer, atravs do estgio espacial, uma conexo entre a memria 1 de entrada e a memria 3 de sada. Durante esse intervalo de tempo, a amostra correspondente ao canal 2 lida da memria 1 de entrada e imediatamente escrita na posio 31 da memria 3 de sada. Todas as amostras dos canais de entrada so escritas seqencialmente nas memrias de entrada correspondentes. Da mesma forma, as amostras dos canais de sada so lidas seqencialmente das memrias de sada correspondentes. A busca do canal interno, alocado para essa conexo, feita por processamento nos rgos de controle da rede (marcadores). Uma vez encontrado um canal interno livre, por exemplo o de nmero 7, o controle se encarrega de anotar:

. .

na posio 7 da memria de controle da memria 1 de entrada, o nmero do canal que ser lido nesse intervalo de tempo, ou seja, nmero 2; na posio 7 da memria de controle da matriz de pontos, e na coluna correspondente entrada 1 da matriz, o nmero do ponto que deve ser fechado para conectar essa entrada sada 3 da matriz, ou seja, nmero 1; 343

SISTEMAS

TELEFNICOS

na posio 7 da memria de controle da memria de sada 3, o nmero da posio onde dever ser escrita a amostra transladada nesse intervalo de tempo, ou seja, nmero 31.

Uma vez estabelecida a conexo, as vrias memrias de controle so lidas simultnea e seqencialmente de forma que, tendo chegado ao intervalo de tempo nmero 7, o canal 2 lido na memria 1 de entrada, fechado o ponto nmero 1 na matriz espacial e o resultado da leitura escrito na posio 31 da memria 3 de sada. Deve-se observar que, a cada intervalo de tempo interno, trs operaes idnticas descrita so realizadas simultaneamente, promovendo as comutaes correspondentes a trs conexes distintas. Para o estabelecimento de uma determinada conexo, existe apenas um nico caminho fsico atravs do estgio espacial. Entretanto, existem 32 oportunidades, no exemplo, para que esse caminho seja estabelecido. Ou seja, apesar de a matriz espacial apresentar trs acessos de entrada e trs de sada, ela oferece, na realidade, 32 caminhos temporais diferentes que podem ser utilizados no estabelecimento de cada conexo. fcil verificar que bastaria apenas um desses caminhos, ou canais internos, para garantir acesso pleno a uma rede TST. Entretanto, para que no haja bloqueio, sero necessrios, no exemplo, 63 canais internos (2 x 32 - 1). A determinao desse nmero no imediata, o que ser justificado no item 13.7 - Consideraes sobre o bloqueio.

113.5. Redes STS


A Figura 13.6 ilustra uma estrutura STS - Espacial Temporal Espacial com a mesma capacidade de rede TSTanterior. Para ilustrar seu funcionamento, suponha que a conexo seja a mesma do item anterior, ou seja, canal 2 do enlace A de entrada para canal 31 do enlace C de sada. A transferncia dos canais de entrada para as sadas numa rede STS efetuada em duas etapas. Na primeira etapa, to logo as amostras se apresentam nas entradas do primeiro estgio espacial, so transferidas para posies convenientes da memria do estgio temporal intermedirio. Posteriormente, no momento de ocorrncia dos canais de sada, para onde devem ser transferidas, as amostras so lidas e encaminhadas atravs do segundo estgio espacial. Convm observar que uma determinada conexo pode ser estabelecida atravs de qualquer uma das trs memrias do estgio temporal. No estabelecimento da conexo, o controle determina uma posio vaga em uma das memrias e associa a ela os nmeros dos pontos que devem ser fechados, nos estgios espaciais, para conectar os correspondentes enlaces de entrada e sada referida memria. 344

RECEPO

TRANSMISSO

canais de entrada O 2 I deA/ 2 PCM-l Memria


de dados 31

canaisinternos O 1 Memriade 2 controle (blocoT de 7 entrada) Blocode comutao espacial

Memria de dados (sada) .--I I

Rl
I r----131

canaisde sada

PCMl

(entrada)

t:=:::I31

O I 2 PCM-2

L
I
controle

J
PCM2
::o

31 r----1

I I I
I
2 7 31 Memria de controle (bloco T de
sada)

I
.. canais internos ..-

r----131
I
O 1 2 PCM3

tT1 tJ tT1
VI

lR
PCM-3

I
I---J

M=riade 00 0

(bloco S)

O
I 2

I
31

I I I I
I 2 3

VJ
,j:>. VI

c==J

31

o 3: c: >-i .n -. o
tJ C1 >-i
VI

tJ tT1 n

31

para B

FIGURA 13.5

Estrutura de uma rede TST.

SISTEMAS

TELEFNICOS

No exemplo, suponha que tenha sido encontrada vaga a posio nmero 7 da memria C do estgio temporal. Nesse caso, o controle dever anotar:

na posio 2 da memria de controle do primeiro estgio espacial e na coluna correspondente linha C, o nmero do ponto que dever ser fechado durante intervalo de tempo correspondente ao canal 2, ou seja, nmero 3; na posio 2 da memria de controle de escrita da memria C do estgio temporal, o nmero da posio destinada a essa conexo, ou seja, nmero 7; na posio 31 da memria de controle de leitura da memria C do estgio temporal, o mesmo nmero da posio reservada para essa conexo, ou seja, nmero 7; na posio 31 da memria de controle do segundo estgio espacial e na coluna correspondente linha C, o nmero do ponto que dever ser fechado durante o intervalo de tempo correspondente ao canal 3L ou seja, nmero I.

Uma vez estabelecida a conexo, as vrias memrias de controle so lidas simultnea e seqencialmente de forma que, tendo chegado o intervalo de tempo nmero 2, correspondente entrada A, fechado o ponto nmero 3 da linha C do primeiro estgio espacial e a amostra escrita na posio 7.da memria C do estgio temporal. Posteriormente, durante o intervalo de tempo correspondente ao canal 31 do enlace de sada C, a mesma amostra lida e transferida para essa sada. Observe que, a cada intervalo de tempo de canal, so realizadas trs operaes de escrita e leitura, idnticas s descritas anteriormente, correspondentes a trs conexes distintas. Para o estabelecimento de uma determinada conexo, existem 96 caminhos fsicos possveis (32 em cada memria do estgio temporal), porm, apenas um caminho temporal, dividido em duas etapas. Apesar dessa multiplicidade de caminhos fsicos,justifica-se no item 13.7. - Consideraes sobre bloqueio - que, para que a rede deste exemplo seja estritamente no bloqueante, so necessrias 5 memrias no estgio temporal (2 X 3 - I).

113.6. Comparao entre as redes TST e STS


Dado que as caractersticas bsicas das redes TST e STS so semelhantes, a determinao da melhor estrutura depende de uma comparao mais cuidadosa, devendo-se considerar isoladamente cada um dos aspectos de interesse destacados a seguir:

346

o 1

31

A B C

31101131

" " MX

_I
__

BI
I

I?
I

A' B' C' T ,,3OUlo111

R
31 I / V / ,,/

CI

I?
;a

O 3

1'11

1'11 ti>

LEITURA

31
O 1 2 3 O 1 2 3

1 2 3

1'11

.()

n o 3: c:: '"" :I>


:1>.

o
o
VJ -...]

30a:::::E:I
31

30

?I

?I

31

p '"" :I>
ti>

FIGURA 13.6

Estrutura

de uma rede STS.

SISTEMAS

TELEFNICOS

a) Confiabilidade Em uma rede TST, as vrias rotas alternativas para uma determinada conexo so, na verdade, caminhos temporais. Com isso, uma falha em algum componente da rede prejudica sempre um grande nmero de conexes. Nas redes STS, entretanto, uma vez que as vrias rotas alternativas so constitudas por caminhos fsicos distintos, as conseqncias de alguma falha em componentes so menores, o que torna as redes STS, portanto, mais confiveis que as redes TST. b) Custo Em redes de comutao de baixa capacidade, o custo de configurao da TST,principalmente em razo do custo das memrias, tende a ser maior que o da STS.Por sua vez, em uma rede de grande capacidade, o custo da rede STS passa a ser maior por causa do custo das matrizes, que cresce rapidamente com o nmero de entradas e sadas. Assim sendo, a melhor soluo depender de cada rede em particular, de acordo com a relao entre os custos das memrias e das matrizes. c) Estabelecimento de rotas O processamento necessrio para o estabelecimento de uma rota numa rede TST relativamente simples, uma vez que se resume em determinar um intervalo de tempo vago em ambos os lados do estgio espacial. No caso da rede STS, esse procedimento mais complexo, assemelhando-se bastante seleo de rotas em redes eletromecnicas convencionais. d) Complexidade O desenvolvimento da tecnologia de memrias tornou possvel sua implementao em larga escala de integrao. As matrizes de pontos cruzados, entretanto, no permitem integrao em larga escala, dado o grande nmero de acessos fsicos necessrios, o que leva a uma maior complexidade e volume na implantao da rede. e) Sincronismo As redes TST permitem a operao sem necessidade de sincronismo entre os vrios enlaces de entrada. Por sua vez, as redes STS necessitam um estgio anterior destinado ao sincronismo dos vrios enlaces de entrada. Tal estgio constitudo por memrias que equivalem, em capacidade, ao primeiro estgio temporal das redes TST. A anlise desses itens aponta para um saldo positivo em favor das redes TST,pois o seu principal ponto negativo, que diz respeito confiabilidade, pode ser contornado atravs de processos de duplicao parcial ou total da rede. 348

Das könnte Ihnen auch gefallen