Sie sind auf Seite 1von 4

Sistema de aspirao contnua

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Este artigo sobre Medicina um esboo. Voc pode ajudar a Wikipdia expandindo-o.

O Sistema de aspirao contnua possui uma cmara de tranrmisso de presso negativa que regulvel por mecanismo de sifonagem reversa atravs de coluna dgua submersa. A cmara de transmisso de presso negativa possibilita uma transmisso de aspirao moderada (graduada) ao sistema de drenagem pleural ou mediastinal

O Sistema de aspirao contnua, tambm denominado de Sistema para regulagem de presso de aspirao, usado para asipirar de modo controlado, transmitindo e mantendo a presso negativa ao Sistema coletor de drenagem pleural ou mediastinal, que usado no ps-operatrio de Cirurgia torcica ou Cirurgia cardaca, e deste modo ajudar a manter o equilbrio da presso negativa intratorcica.
ndice
[esconder]

1 Aviso 2 Mecanismo de funcionamento 3 Componentes

4 Indicaes 5 Informaes tcnicas 6 Precaues 7 Borbulhamento excessivo 8 Cuidados na desconexo

[editar]Aviso
Nem todos os pacientes com drenagem torcica necessitam de aspirao contnua. Consulte a padronizao hospitalar para determinar se necessria uma solicitao mdica para a instalao e ou desconexo do Sistema de aspirao contnua. A utilizao de presso negativa por aspiradores de presso controlada, auxilia na evacuao dos lquidos pleurais ou pericdicos possibilitando a melhor reexpanso pulmonar.

[editar]Mecanismo

de funcionamento

A medida de presso negativa transmitida pelo Sistema de aspirao contnua relacionada aos centmetros de gua em que o tubo de sifonagem reversa est submerso. A entrada do ar pelo tubo de sifonagem reverso equaliza a presso na cmara de transmisso de vcuo de acordo com a quantidade de centmetros de gua submerso do tubo de sifonagem reverso.

O Sistema de aspirao contnua serve para regular e graduar o nvel de aspirao contnua que ser transmitida ao Sistema coletor de drenagem pleural ou mediastinal. Com este sistema, a presso de aspirao no ser dependente da fora do aspirador, mas sim do quanto o respiro se encontra mergulhado na gua. Portanto, o Sistema de aspirao contnua garante uma aspirao constante e programada, que depende exclusivamente da altura da coluna d'gua submersa e no do volume d'gua empregado. A medida de presso negativa utilizada , portanto, relacionada aos centmetros de gua em que o tubo de sifonagem reversa est submerso.

[editar]Componentes
1- reservatrio 2- tampa 3- tubo 4- conector tubular 5- ala 6- etiqueta centimetrada 7- tubo de sifonagem reversa 8- espiral

[editar]Indicaes
A aspirao do Sistema coletor de drenagem pleural ou mediastinal est formalmente indicada em pacientes que no conseguem aumentar a presso pleural atravs da tosse, ou seja, nos pacientes com neuropatias, tetraplgicos, portadores de doenas musculares, traqueostomizados, psoperatrio imediato de cirurgia torcica, etc. No ps-operatrio de cirurgia cardaca, a aspirao contnua facilita a mensurao horria das drenagens por manter a presso negativa da cavidade pericrdica reduzindo a incidncia de cogulo intrapedicdico e a possibilidade de tamponamento cardaco.

[editar]Informaes

tcnicas

O nvel de aspirao do Sistema de aspirao contnua recomendado variado. Para recm-nascidos de -5 cm de gua, com presses mximas de -10 cm de gua. Em crianas maiores e nos adultos recomenda-se presso negativa de -10 a -20 cm de gua

O nvel de aspirao recomendado para recm-nascidos de -5 cm de gua, com presses mximas de -10 cm de gua. Em crianas maiores e nos adultos recomenda-se presso negativa de -10 a -20 cm de gua.

[editar]Precaues
A fstula area brnquica de alto dbito requer ateno especial, e devemos ponderar entre a vantagem da aspirao pleural contnua e a sua possvel manuteno aberta devido ao "maior roubo de ar" principalmente quando so utilizadas presses negativas superiores a 25 cm de gua.

[editar]Borbulhamento

excessivo

O borbulhamento excessivo devido fstula area de alto dbito pode formar espuma em grande quantidade que transborda pelo suspiro da tampa do frasco coletor do Sistema coletor de drenagem pleural ou mediastinal. Este fenmeno pode ser evitado colocando-se substncia adstringente no lquido do frasco coletor, as mais usadas so:

soluo alcolica a 50% adio de dimeticona

[editar]Cuidados

na desconexo

O Sistema de aspirao contnua dever ser desconectado no transporte do paciente, e tambm dever ser desconectado 24 horas antes da remoo do dreno torcico. Se a aspirao contnua for descontinuada, o conector tubular (4) de conexo com a tampa do sistema coletor de drenagem pleural ou mediastinaldever ser obrigatoriamente desconectado, desta forma o suspiro da tampa do sistema coletor de drenagem pleural ou mediastinal ficar livre de obstrues de modo a permitir a sada dos gases, minimizando a possibilidade de pneumotrax hipertensivo.

Portal da sade

Das könnte Ihnen auch gefallen