Sie sind auf Seite 1von 5

Fundamentos da Metrologia Cientfica e Industrial Calibrao Direta de Voltmetro Digital

1.

Apresentao
Voltmetro digital a ser calibrado Fonte de tenso padro Calculadora estatstica.

Trs elementos esto disponveis no ambiente virtual:

1.1. Voltmetro digital


um voltmetro digital que mede e indica continuamente o valor da tenso eltrica aplicada sobre seus terminais. Est configurado para indicar tenses entre -20 V e +20 V. Apresenta erros sistemticos e aleatrios. A indicao digital no repete em funo da presena de erros aleatrios. A Figura 1 mostra seu aspecto.

Figura 1 Voltmetro digital.

1.2. Fonte de tenso padro


A fonte de tenso padro mostrada na Figura 2. Contm um teclado que permite aplicar qualquer valor de tenso entre -20,000 V e +20,000 V. Valores que excedem a estes limites so automaticamente truncados. A incerteza expandida da fonte de tenso padro da ordem de 0,001 V.

Figura 2 Fonte de tenso padro.

Alm das teclas numricas (0 a 9) e do separador decimal, que permitem introduzir o valor de tenso desejada, o teclado contm ainda: (a) Tecla +/- Quando pressionada inverte o sinal da tenso aplicada, alternando entre valores de tenso positivos e negativos. (b) Tecla C Limpa o valor da tenso gerada permitindo que novos valores sejam digitados.

1.3. Calculadora estatstica


A Figura 3 mostra os principais elementos da calculadora estatstica.

nmero de medies mdia rea de dados desvio padro zera tudo efetua nova medio
Figura 3 - Elementos da calculadora estatstica.

(a) Boto Mede Uma nova medio realizada cada vez que o boto Mede clicado com o mouse ou o Enter pressionado quando o foco est sobre o boto Mede. O correspondente valor da indicao ocupa a primeira linha da rea de dados, deslocando uma linha para baixo os demais dados anteriormente adquiridos. A contagem do nmero de medies efetuadas atualizada, bem como so calculadas estimativas para a mdia e desvio padro com base nos dados adquiridos.

(b) Boto Zera O boto Zera apaga todos os dados existentes e deixa a calculadora pronta para iniciar nova srie de medies. (c) rea de Dados Os dados da rea de dados podem ser selecionados e copiados atravs de <Ctrl> + C e transportados para outro programa atravs do clipboard. (d) Posicionamento da Calculadora A calculadora pode ser arrastada para qualquer lugar na tela para evitar ocluso de rea de interesse.

2.

Operao do Ambiente Virtual

O ambiente virtual mostrado na Figura 4. A fonte de tenso padro est conectada ao voltmetro digital. A tenso gerada pela fonte instantnea e repetidamente medida e indicada pelo voltmetro digital. Os valores indicados pelo voltmetro digital so adquiridos para a calculadora estatstica cada vez que o boto Mede clicado.

Figura 4 - Programa em operao.

3.

Atividades

3.1. Erro aleatrio


Ajuste a fonte de tenso padro para gerar 10,000 V. Mea repetidamente a tenso com o voltmetro digital pelo menos 100 vezes. Verifique que h variaes nas indicaes obtidas em funo do erro aleatrio. Com base no desvio padro das indicaes obtidas e

no respectivo coeficiente t de Student calcule a repetitividade para 95% de nvel de confiana.

3.2. Tendncia e correo


(a) Utilize o mesmo conjunto de pelo menos 100 indicaes resultantes da medio repetida da tenso de 10,000 V realizada na questo 3.1. Utilize o valor mdio e calcule a tendncia do voltmetro digital para a tenso de 10,000 V. Calcule tambm a correo. (b) Zere a calculadora e faa pelo menos 100 medies repetidas da tenso de -10,000 V. Calcule a tendncia e a correo. Compare com os valores obtidos para a tenso de +10.000 V. Por que so diferentes? (c) Neste item considere despresvel a incerteza da fonte de tenso. Para a tenso de 10,000 V determine a tendncia do voltmetro digital e sua incerteza quando: calculada a partir da mdia de 100 medies repetidas. calculada a partir da mdia de 16 medies repetidas. calculada a partir da mdia de 4 medies repetidas.

Verifique graficamente a consistncia dos valores obtidos. Sero consistes se as faixas obtidas para os valores das tendncias e suas respectivas incertezas resultarem em regies que se interceptam.

3.3. Calibrao do voltmetro digital


Faa uma calibrao do voltmetro digital com a inteno de compensar erros sistemticos em futuras medies. Planeje detalhadamente a calibrao seguindo os passos do roteiro abaixo: 1 - Identifique claramente os objetivos da calibrao. 2 - Caracterize o sistema de medio a calibrar. 3 - Selecione os padres a usar. 4 - Defina os pontos de calibrao e o nmero de repeties a serem realizadas para cada ponto de calibrao. Use pelo menos dez pontos de calibrao bem distribudos ao longo da faixa de medio. Planeje passo a passo o experimento. Prepare as planilhas que contero os dados brutos da calibrao. 5 - Execute a calibrao conforme o roteiro planejado. 6 - Processe e documente os resultados. Trace a curva de erros da balana contendo a linha da tendncia e as linhas que delimitam a regio dentro do qual o erro de medio esperado. 7 - Analise os resultados da calibrao e estime o erro mximo. 8 - Apresente tudo no relatrio de calibrao.

3.4. Determinao de uma tenso conhecida


Regule a fonte padro para uma tenso que no coincida com um dos pontos de calibrao da questo anterior. (a) Mea a tenso com o voltmetro digital apenas uma vez e determine o resultado da medio usando dados da curva de erros determinada na questo 3.3. Faa interpolaes se necessrio. Verifique se o valor de referncia (nominal) gerado pela fonte padro encontra-se dentro da faixa que representa o resultado da medio. (b) Mea a mesma tenso com o voltmetro digital pelo menos vinte vezes e determine o resultado da medio usando dados da curva de erros resultante da questo 3.3. Faa interpolaes se necessrio. Verifique se o valor de referncia (nominal) gerado pela fonte padro encontra-se dentro da faixa que representa o resultado da medio. (c) Mea a mesma tenso o nmero de vezes que voc quiser e determine o resultado da medio usando apenas o erro mximo encontrado na questo 3.3. Verifique se o valor de referncia (nominal) gerado pela fonte padro encontra-se dentro da faixa que representa o resultado da medio. (d) Compare graficamente os trs resultados anteriores. Os trs so consistentes?

3.5. Determinao da soma de tenses


(a) Regule a fonte de tenso para 6,350 V. Mea esta tenso com o voltmetro digital repetidas vezes e, usando a curva de calibrao, compense os erros sistemticos e determine o resultado da medio. (b) Regule a fonte de tenso para 3,650 V. Mea esta tenso com o voltmetro digital repetidas vezes e, usando a curva de calibrao, compense os erros sistemticos e determine o resultado da medio. (c) Com base nos resultados das questes (a) e (b), calcule analiticamente o resultado da medio da soma das duas tenses e sua respectiva incerteza. Como os erros sistemticos foram compensados, considere as medies estatisticamente independentes. (d) Regule a fonte de tenso para 10,000 V. Mea esta tenso com o voltmetro digital repetidas vezes e, usando a curva de calibrao, compense os erros sistemticos e determine o resultado da medio. Compare este resultado com o determinado no item (c).

Das könnte Ihnen auch gefallen