Sie sind auf Seite 1von 10

MEL46

TCNICO INDUSTRIAL DE ENGENHARIA I


Tcnico de Manuteno Eltrica

INSTRUES GERAIS
Voc recebeu do fiscal: Um caderno de questes contendo 60 (sessenta) questes de mltipla escolha da Prova Objetiva; Um carto de respostas personalizado para a Prova Objetiva; responsabilidade do candidato certificar-se de que o cdigo informado nesta capa de prova corresponde ao cdigo informado em seu carto de respostas. Ao ser autorizado o incio da prova, verifique, no caderno de questes se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Voc dispe de 4 (quatro) horas para fazer a Prova Objetiva. Faa-a com tranqilidade, mas controle o seu tempo. Este tempo inclui a marcao do carto de respostas . Aps o incio da prova, ser efetuada a coleta da impresso digital de cada candidato (Edital 14/2006 Item 8.11 alnea a). Somente aps decorrida uma hora do incio da prova, entregar o seu caderno de questes , e retirar-se da sala de prova (Edital 14/2006 Item 8.11 alnea c). Somente ser permitido levar seu caderno de questes ao final da prova, desde que o candidato permanea em sua sala at este momento (Edital 14/2006 Item 8.11 alnea d). No ser permitido ao candidato copiar seus assinalamentos feitos no carto de respostas (Edital 14/2006 Item 8.11 alnea e). Aps o trmino de sua prova, entregue obrigatoriamente ao fiscal o carto de respostas devidamente assinado e o caderno de respostas. Os 3 (trs) ltimos candidatos de cada sala s podero ser liberados juntos. Se voc precisar de algum esclarecimento, solicite a presena do responsvel pelo local.

INSTRUES - PROVA OBJETIVA


Verifique se os seus dados esto corretos no carto de respostas. Solicite ao fiscal para efetuar as correes na Ata de Aplicao de Prova. Leia atentamente cada questo e assinale no carto de respostas a alternativa que mais adequadamente a responde. O carto de respostas NO pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados s respostas. A maneira correta de assinalar a alternativa no carto de respostas cobrindo, fortemente, com caneta esferogrfica azul ou preta, o espao a ela correspondente, conforme o exemplo a seguir:

CRONOGRAMA PREVISTO
Atividade Divulgao do gabarito - Prova Objetiva (PO) Interposio de recursos contra o gabarito (RG) da PO Divulgao do resultado do julgamento dos recursos contra os RG da PO e o resultado final das PO Data 05/09/2006 06 e 07/09/2006 25/09/2006 Local www.nce.ufrj.br/concursos www.nce.ufrj.br/concursos ou fax at as 17 horas www.nce.ufrj.br/concursos

Demais atividades consultar Manual do Candidato ou pelo endereo eletrnico www.nce.ufrj.br/concursos

Concurso Pblico - 2006

LNGUA PORTUGUESA
TEXTO AVANO POSSVEL O Globo, 17-07-2006 Mais de cem vezes o presidente George W. Bush ameaou vetar projetos que fossem aprovados pelo Congresso americano, mas at agora ele nunca tinha cumprido a ameaa, ou precisado cumprir por ter sido ela suficiente para levar os parlamentares a recuar rapidamente. Mas ontem ele fez uso do veto, pela primeira vez, e justamente para derrubar um projeto que, como mostravam as informaes das pesquisas de opinio, tinha amplo apoio popular. Era a ampliao do financiamento federal s pesquisas com clulastronco embrionrias, aprovada por 63 votos a 37 no Senado, tera-feira, um ano depois de sua aprovao na Cmara dos Representantes. A argumentao de Bush, claramente dirigida a setores religiosos mais conservadores, que a investigao cientfica implica destruio dos embries, o que seria eticamente inaceitvel. uma viso confusa, para dizer o mnimo: os embries em questo, provenientes de clnicas de fertilizao, seriam descartados de qualquer forma. Mas esta observao simples igualmente descartada. Ainda assim, o saldo final , modestamente, positivo. O projeto, que h tempos seria impensvel, ficou apenas 4 votos abaixo da maioria de dois teros que tornaria impossvel o veto presidencial. E medida que outros pases, inclusive o Brasil, comearem a apresentar avanos significativos na terapia de males hoje incurveis, e em que as clulas-tronco se mostram extremamente promissoras, ser impossvel para o governo dos Estados Unidos (este governo ou os prximos) permanecer aferrado sua atual e retrgrada posio. 1 - o presidente George W. Bush ameaou vetar projetos que fossem aprovados pelo Congresso americano, mas at agora ele nunca tinha cumprido a ameaa; nesse segmento do texto ocorre a substituio de um termo por um cognato. A alternativa em que a substituio NO ocorre com o mesmo tipo de cognato : (A) O presidente criticou o Congresso, mas as crticas no surtiram efeito; (B) O ministro viajou para Paris e espera resolver o problema com a viagem; (C) A acusada diz arrepender-se, mas o arrependimento no comoveu o jri; (D) A candidata divorciou-se do Governo e espera que esse divrcio a auxilie na campanha; (E) A seleo trocou de patrocinador, mas a troca no ajudou seu futebol. 2 - Segundo o primeiro pargrafo do texto, o Congresso americano: (A) procura ajudar o presidente, fazendo-o no perder tempo; (B) teme que os vetos presidenciais construam uma pssima imagem do Legislativo; (C) mostra sempre uma posio covarde diante do Executivo; (D) demonstra uma viso pragmtica da atividade poltica; (E) denuncia a coao do Executivo sobre o Legislativo.

3 - No primeiro pargrafo do texto ocorrem repeties de termos anteriores; a alternativa em que os dois termos sublinhados NO so exatamente um exemplo de repetio por no possurem o mesmo referente : (A) o presidente George W. Bush ele; (B) projetos que; (C) ameaou vetar projetos a ameaa; (D) a ameaa ela; (E) Congresso americano ele. 4 - ameaou vetar projetos que fossem aprovados pelo Congresso americano; colocada na voz ativa, essa mesma frase teria como forma adequada: (A) ameaou vetar projetos que o Congresso americano aprovasse; (B) ameaou vetar projetos que o Congresso americano tivesse aprovado; (C) ameaou vetar projetos que se aprovassem no Congresso americano; (D) ameaou vetar projetos que se aprovasse no Congresso americano; (E) ameaou vetar projetos que o Congresso americano tinha aprovado. 5 - mas at agora nunca tinha cumprido a ameaa, ou precisado cumprir; infere-se desse segmento do primeiro pargrafo do texto que: (A) o presidente George W. Bush cumpriu a ameaa de vetar um projeto; (B) o presidente George W. Bush s cumpriu a ameaa poucas vezes; (C) as ameaas do presidente George W. Bush no foram consideradas; (D) o presidente George W. Bush mais uma vez no precisou cumprir a ameaa de veto; (E) na poltica americana o presidente tem um poder reduzido. 6 - e justamente para derrubar um projeto; nesse segmento do texto, o vocbulo sublinhado indica que o fato de derrubar o projeto aludido: (A) (B) (C) (D) (E) visto pelo jornalista como um ato de justia; considerado pela populao americana um ato necessrio; ocorre num momento em que no deveria ocorrer; mostra que o presidente americano atua com presteza; demonstra a coerncia das medidas tomadas pelo presidente americano.

7 - A alternativa em que NO h qualquer referncia ao momento de ocorrncia do fato comentado pela notcia do jornal : (A) (B) (C) (D) mas at agora nunca tinha cumprido a ameaa; Mas ontem ele fez uso do veto; aprovada por 63 votos a 37 no Senado, tera-feira; um ano depois de sua aprovao na Cmara dos Representantes; (E) O projeto, que h tempos seria impensvel.

Concurso Pblico - 2006

8 - Mas ontem ele fez uso do veto, pela primeira vez, e justamente para derrubar um projeto que, como mostravam as informaes das pesquisas de opinio, tinha amplo apoio popular. Era a ampliao do financiamento federal s pesquisas com clulastronco embrionrias, aprovada por 63 votos a 37 no Senado; observa-se, nesse segmento do texto, que o adjetivo aprovada: (A) est erradamente na forma feminina, j que se refere a projeto; (B) concorda com o substantivo ampliao; (C) deveria estar no plural, concordando com pesquisas; (D) deveria estar no plural, concordando com clulas-tronco; (E) deveria estar no masculino singular, concordando com financiamento. 9 - A alternativa que mostra uma alterao que muda o sentido do segmento inicial do texto : (A) tinha amplo apoio popular / tinha apoio popular amplo; (B) at agora nunca tinha cumprido a ameaa / nunca tinha, at agora, cumprido a ameaa; (C) Mas ontem ele fez uso do veto / embora ele ontem tenha feito uso do veto; (D) como mostravam as informaes das pesquisas de opinio / como as informaes das pesquisas de opinio mostravam; (E) um ano depois de sua aprovao na Cmara / um ano aps ter sido aprovada na Cmara. 10 - O raciocnio do jornalista contido no primeiro perodo do segundo pargrafo do texto que: (A) j que o projeto tinha amplo apoio popular ele deveria ter sido aprovado no Congresso; (B) apesar de o projeto ter amplo apoio popular, ele deveria ter sido vetado pelo presidente; (C) j que era um projeto de amplo apoio popular, o presidente no deveria t-lo vetado; (D) embora o projeto tivesse apoio popular, o veto do presidente era esperado; (E) a opinio pblica no deve, de fato, guiar os passos das autoridades do Estado. 11 - Sobre a argumentao do presidente Bush, a informao NO verdadeira a de que: (A) deve desagradar grupos religiosos conservadores; (B) contraria o ponto de vista defendido pelo autor do texto; (C) se apia em argumentos considerados fracos pelo jornalista autor do texto; (D) se fundamenta em princpios que consideram embries como seres vivos; (E) condena a destruio de embries. 12 - uma viso confusa, para dizer o mnimo; com a expresso para dizer o mnimo, o autor do texto quer dizer que: (A) (B) (C) (D) (E) no conveniente dizer mais do que isso; a viso de Bush muito mais do que confusa; s est abordando uma parte do problema; est deixando de lado o mais importante; o presidente quase nada declarou sobre o assunto. TEXTO

LNGUA INGLESA
LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA S PERGUNTAS 13 A 18:

ENERGY is the basis of modern civilisation. We have easier lives than our grandparents did because we use much more energy: electricity, gas and transport fuels.

Our energy use is equivalent to 40 slaves working for us in shifts, doing what slaves used to do: it produces our food, 5 transports us, washes our clothes, entertains us, fans us when we are hot and so on. Energy also has been used to ease other shortages. Cities without water have processed seawater using energy. We have increased food supply for our growing population by farming more intensively using energy. As we exhausted rich metal ores, we moved on to poorer deposits but that takes more energy. Without usable energy, our society literally would grind to a halt. We now face two serious problems. Experts disagree about whether we are approaching the peak of world oil production, or have actually passed it. Either way, we are near the end of the age of cheap petroleum fuels. The second problem is that the present use of fossil fuels coal, oil and gas is seriously changing the global climate. Both problems are compounded by huge inequalities. Australians use about half as much energy as US citizens, but about five times as much as Chinese and 50 times as much as people in the poorest parts of the world. This is unfair and creating tension.
(http://www.energybulletin.net/15629.html 1 June 2006) 10

15

20

13 O autor acredita que no futuro o combustvel ser mais: (A) (B) (C) (D) (E) caro; puro; barato; abundante; refinado.

14 Na ltima frase, o autor apresenta uma: (A) (B) (C) (D) (E) soluo; dvida; hiptese; avaliao; proposta.

15 A expresso sublinhada em when we are hot and so on (l.6-7) indica: (A) (B) (C) (D) (E) interrupo; acrscimo; comparao; finalidade; contraste.

Concurso Pblico - 2006

16 ease em to ease other shortages (l.7) significa: (A) (B) (C) (D) (E) dificultar; produzir; pressionar; encurtar; aliviar.

21 Dagoberto tem cinco filhos, todos de idades distintas. O mais velho tem 20 anos, o mais novo tem 13. A soma das idades dos cinco filhos de Dagoberto no mximo igual a: (A) (B) (C) (D) (E) 85; 86; 87; 88; 89.

17 A palavra shortages em other shortages (l.8) sugere: (A) (B) (C) (D) (E) abundncia; comprimento; escassez; altura; segurana.

22 Observe as somas a seguir: + + + + + + + + + + + + O valor de igual a: (A) (B) (C) (D) (E) 1; 2; 3; 6; 7. = = = = 22 21 24 16

18 Ao afirmar que our society literally would grind to a halt (l.13-14), o autor diz que nossa sociedade: (A) (B) (C) (D) (E) cresceria devagar; alteraria seus hbitos; investiria em plantaes; pararia de todo; criaria alternativas.

23 A sentena Social est para laicos assim como 231678 est para ... melhor completada por: (A) (B) (C) (D) (E) 326187; 876132; 286731; 827361; 218763.

RACIOCNIO LGICO
19 O Brasil tem 26 estados. Se quero reunir um certo nmero de brasileiros e ter certeza de que pelo menos dois nasceram num mesmo estado, ento devo reunir, no mnimo, o seguinte nmero de brasileiros: (A) (B) (C) (D) (E) 27; 52; 144; 1.024; 1.501.

24 Maricota saiu do trabalho e seguiu pela calada at chegar primeira rua perpendicular, na qual dobrou direita. Seguiu por essa rua e, num dado momento, dobrou esquerda numa rua perpendicular. Seguiu adiante e dobrou novamente esquerda, em outra perpendicular. Aps caminhar mais um pouco, chegou a seu destino. O percurso de Maricota est melhor representado por:

20 Nosso cdigo secreto usa o alfabeto ABCDEFGHIJLMNOPQRSTUVXZ do seguinte modo: cada letra substituda pela letra que ocupa a quarta posio depois dela. Ento, o A vira E, o B vira F, o C vira G e assim por diante. O cdigo circular, de modo que o U vira A e assim por diante. Recebi uma mensagem em cdigo que dizia: BSA HI EDAP Decifrei o cdigo e li: (A) (B) (C) (D) (E) FAZ AS DUAS; DIA DO LOBO; RIO ME QUER; VIM DA LOJA; VOU DE AZUL.

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

Concurso Pblico - 2006

CONHECIMENTOS GERAIS
25 - Sobre a Floresta Amaznica, correto afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) a floresta o pulmo do mundo; a exuberncia da floresta resulta da fertilidade dos solos; a floresta apresenta uma enorme diversidade de espcie; a floresta esteve vazia at meados do sculo XX; a floresta fruto dos contrastes das estaes do ano.

29 - Desfile de candangos, hora triunfal de Braslia. Um desfile triunfal de cinco mil soldados e dez mil candangos os trabalhadores de todos os pontos do Pas que ajudaram a construir Braslia coroou, s 17 horas de ontem, as festas de inaugurao da nova Capital.
Jornal do Brasil, 22 de abril de 1960.

A notcia acima marcava, historicamente, o governo do Presidente: (A) (B) (C) (D) (E) Getlio Vargas; Joo Goulart; Jnio Quadros; Juscelino Kubitschek; Garrastazu Mdici.

26 - Os seringueiros autnomos do Acre foram os primeiros a sair em defesa do extrativismo, organizando-se para impedir novos desmatamentos de reas extrativas. Esses movimentos sociais foram chamados de: (A) (B) (C) (D) (E) colocao; empate; estrada; defeso; barraco.

30 - O Brasil um pas com tantos recursos e, no entanto, possui uma enorme massa de gente excluda. uma profunda injustia.
Celso Furtado, 2003.

27 - Sobre as caractersticas do extrativismo da borracha, atividade que emprega ainda numerosa populao na Amaznia, INCORRETO afirmar que: (A) a disperso das espcies produtivas obriga o seringueiro a trabalhar isolado na estrada; (B) o seringueiro no tem vnculo empregatcio nem contrato de arrendamento; (C) o direito de praticar o extrativismo garante a propriedade da terra; (D) o seringueiro troca sua fora de trabalho pelo abastecimento de bens no existentes na floresta; (E) a renda monetria familiar corresponde renda do extrativismo. 28 - Atravessamos a dcada de 80 s cegas, sem perceber os problemas que nos atormentavam... Fernando Henrique Cardoso. 1994 Entre as principais questes enfrentadas pelo Brasil na dcada de 80 temos, EXCETO: (A) (B) (C) (D) (E) as conseqncias dos choques do petrleo; a elevao das taxas de juros internacionais; o impeachment de um presidente eleito; a ameaa de superinflao; a decadncia do regime autoritrio.

Entre os indicadores sociais e econmicos que atestam essa situao temos, EXCETO: (A) (B) (C) (D) (E) esperana de vida; ndices de escolaridade; distribuio de renda; consumo de calorias /dia; desemprego conjuntural.

Concurso Pblico - 2006

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
31 - Trs elementos, duas resistncias e uma fonte de 12V, esto todos conectados em paralelo. A potncia total consumida pelas resistncias igual a 72W. Sabendo-se que uma resistncia igual ao dobro da outra, pode-se afirmar que os seus valores so: (A) (B) (C) (D) (E) 1 e 2; 1,5 e 3; 2 e 4; 2,5 e 5; 3 e 6.

35 - Em um n de um circuito eltrico chegam trs correntes alternadas i1(t), i2(t) e i3(t). Sabendo-se as expresses de i1(t) = 2 3 cos(120t + 75)A e i2(t) = 2 3 cos(120t + 15)A, pode-se afirmar que a expresso de i3(t) : (A) (B) (C) (D) (E) 2 3 3 cos(120t + 135)A; 2 3 3 cos(120t + 45)A; 2 3 3 cos(120t - 135)A; 2 3 cos(120t + 225)A; 2 3 cos(120t + 45)A.

32 - Dois elementos, um resistor de 2 e um capacitor de 2F, esto ligados em paralelo. O conjunto est sendo alimentado h muito tempo por uma fonte DC, tambm em paralelo, de 12V. Pode-se afirmar que a corrente no elemento: (A) (B) (C) (D) (E) capacitor nula; capacitor igual a 6A; capacitor igual a 3A; resistor nula; resistor igual a 3A.

36 - Um circuito trifsico equilibrado com ligao estrela apresenta seqncia de fase abc. Se a tenso Vab igual a 110 3 45V, pode-se afirmar que a tenso Van igual a: (A) 110 3 15V; (B) 110 3 0V; (C) 11045V; (D) 11015V; (E) 1100V.

33 - Um resistor de 4 ligado em srie com um indutor de 0,03H. O conjunto alimentado por uma fonte de tenso CA com freqncia angular de 100rd/seg. Se o valor eficaz da amplitude da fonte de tenso 20V, o valor eficaz da corrente : (A) (B) (C) (D) (E) 5,037A; 5A; 4,962A; 4A; 2A.

37 - Uma carga trifsica equilibrada ligada em tringulo apresenta em cada fase uma impedncia igual a 1020. Se a tenso da rede de alimentao igual a 220V, o valor eficaz da corrente na linha de alimentao igual a: (A) 11A; (B) 11 3 A; (C) 12,7A; (D) 22A; (E) 22 3 A. 38 - Uma carga desequilibrada est ligada em tringulo. Se as correntes que chegam pelas linhas de alimentao a e b valem, respectivamente, 1060A e 10120A, a corrente que chega pela linha de alimentao c vale: (A) j10 3 A; (B) 1090A; (C) j10A; (D) 10-30A; (E) 10 3 -30A.

34 - A tenso e a corrente de um circuito monofsico CA apresentam as expresses v(t) = 2 100 cos(120t + 80)V e i(t) = 2 5 cos(120t + 20)A. Dessa forma, o circuito consome: (A) 250VAr e indutivo; (B) 250W e indutivo; (C) 500W e indutivo; (D) 250 3 VAr e capacitivo; (E) 250 3 W e capacitivo.

Concurso Pblico - 2006

39 - Uma carga trifsica equilibrada ligada em tringulo alimentada por uma rede tambm trifsica equilibrada. Essa carga consome uma potncia P, com fator de potncia cos1. Considere uma segunda carga trifsica equilibrada ligada em estrela e conectada na mesma rede, consumindo a mesma potncia P com o mesmo fator de potncia cos1. Em relao corrente de linha da primeira carga, pode-se afirmar que a corrente de linha da segunda carga : (A) 3 vezes menor; (B) 3 vezes maior; (C) igual; (D) 3 vezes maior; (E) 3 vezes menor.

44 - Se a corrente de campo de um motor sncrono superexcitado for aumentada, pode-se afirmar que a: (A) (B) (C) (D) (E) potncia mecnica aumenta; potncia mecnica diminui; potncia mecnica no se altera; velocidade aumenta; potncia reativa pode diminuir.

45 - Em um motor de CC com ligao independente e resistncia da armadura desprezvel, se aumentarmos a sua corrente de campo: (A) (B) (C) (D) (E) a velocidade aumenta; a velocidade diminui; a velocidade no se altera; a corrente da armadura aumenta; a corrente da armadura diminui.

40 - Uma instalao constituda por 3 cargas: Carga A: 40kW; cos = 0,8 ind Carga B: 9kW; cos = 0,6 cap Carga C: 5kVAr; cos nulo indutivo A quantidade de potncia reativa que corrige o fator de potncia total para o valor unitrio igual a: (A) (B) (C) (D) (E) 47kVAr capacitivos; 23kVAr indutivos; 36kVAr capacitivos; 5kVAr indutivos; 4kVAr capacitivos.

46 - A sada de um TC deve estar sempre: (A) (B) (C) (D) (E) em circuito aberto; em circuito fechado; aterrada por meio de uma impedncia; alimentando elementos altamente indutivos; alimentando elementos altamente capacitivos.

41 - Nos motores de induo monofsicos, o capacitor eletroltico usado: (A) (B) (C) (D) (E) em paralelo com o enrolamento auxiliar; em srie com o enrolamento principal; para aumentar o fator de potncia; para aumentar a eficincia; para aumentar o conjugado de partida.

47 - Um transformador trifsico de 150kVA e 13,8kV (em )/440V(em Y) alimentar uma carga trifsica de 440V, 150kVA, cos = 0,8 indutivo, ligao . Sabendo-se que a sua regulao de tenso para essa condio de carga igual a 1%, pode-se afirmar que a tenso fase-neutro do transformador em vazio : (A) 435,6V; (B) 435,6 / 3 V; (C) 444 / 3 V; (D) 444,4V; (E) 444,4 / 3 V.

42 - Nos motores de induo trifsicos de anis, as escovas no rotor destinam-se : (A) (B) (C) (D) (E) aplicao de tenses CC de excitao; aplicao de tenses CA de excitao; colocao de capacitores durante a partida; colocao de resistores durante a partida; colocao de indutores durante a partida.

48 - Permitindo-se a elevao de 40C na temperatura, a regulagem de uma chave magntica de proteo de um motor de induo trifsico de gaiola com corrente nominal igual a 20A : (A) (B) (C) (D) (E) 25A; 23A; 22A; 21A; 20A.

43 - Um motor de induo trifsico de gaiola aciona diretamente uma carga de 59kW, com velocidade de 1770rpm. O conjugado aplicado pelo motor no eixo da carga igual a: (A) 1000/ N.m; (B) 100/ N.m; (C) 10/ N.m; (D) 33,33 N.m; (E) 0,0333 N.m.

Concurso Pblico - 2006

49 - A corrente de partida com tenso plena de um motor de induo trifsico igual a 100A. Usando-se um autotransformador de partida no tap de 80%, a sua corrente de partida ser: (A) (B) (C) (D) (E) 180A; 100A; 80A; 64A; 20A.

54 - A vida til dos materiais isolantes Classe B diminui segundo uma: (A) (B) (C) (D) (E) reta; exponencial; senide amortecida; funo hiperblica; funo logartimica.

50 - As correntes nominais de trs motores que sero conectados em um nico alimentador so iguais a 30A, 20A e 10A. O valor da corrente a ser considerado para a determinao da seo mnima do alimentador : (A) (B) (C) (D) (E) 90A; 75A; 67,5A; 60A; 30A.

55 - Se um material isolante projetado para 130C for utilizado em um equipamento que operar em regime contnuo a 140C, a vida til desse material, em relao ao valor original, ser reduzida para: (A) (B) (C) (D) (E) um vinte avos; um dcimo; um quinto; um tero; a metade.

56 - Nas baterias chumbo-cido, o plo positivo formado por placas de: 51 - Se as potncias ativa e aparente em um material isolante submetido a um campo eltrico alternado apresentarem valores iguais a, respectivamente, 2W e 4VA, ento o seu fator de dissipao igual a: (A) 8; (B) 3; (C) 3 /2; (D) 0,5; (E) 2. (A) (B) (C) (D) (E) xido de chumbo; perxido de chumbo; chumbo esponjoso; chumbo alumnio; chumbo clcio.

57 - Nas baterias alcalinas, o eletrlito usado o: (A) (B) (C) (D) (E) hidrxido de clcio; hidrxido de potssio; cido sulfrico e gua; hidrxido de nquel; hidrxido de cdmio.

52 - Para um motor de tenso nominal 440V, o valor mnimo aceitvel para a resistncia de isolamento dos enrolamentos a 40C, quando o ensaio realizado durante 01 (um) minuto, : (A) (B) (C) (D) (E) 14,4M; 4,41M; 1,44M; 0,441M; 0,144M.

58 - Nos equipamentos eltricos, o grau de proteo mecnica caracterizado por 02 (dois) algarismos aps as letras: (A) (B) (C) (D) (E) GP; PM; IP; PI; MP.

53 - Estatisticamente, a maior ocorrncia de defeitos dos motores de induo trifsicos de gaiola ocorrem: (A) nos mancais e nos enrolamentos do estator; (B) nos enrolamentos do estator e do rotor; (C) no ventilador de refrigerao; (D) nos mancais e no material isolante; (E) na caixa de terminais.

Concurso Pblico - 2006

59 - O diagrama a seguir representa o esquema de uma chave:

(A) (B) (C) (D) (E)

estrela-tringulo; de reverso; magntica simples; magntica combinada; de partida automtica.

60 Para a partida de um motor, a seqncia de operaes para as chaves indicadas :

(A) primeiro chave 1 nos terminais K, segundo chave terminais L e terceiro chave 2 nos terminais M; (B) primeiro chave 2 nos terminais M, segundo chave terminais L e terceiro chave 1 nos terminais K; (C) primeiro chave 2 nos terminais L, segundo chave terminais K e terceiro chave 2 nos terminais M; (D) primeiro chave 2 nos terminais M, segundo chave terminais K e terceiro chave 2 nos terminais L; (E) primeiro chave 1 nos terminais K, segundo chave terminais M e terceiro chave 2 nos terminais L.

2 nos 2 nos 1 nos 1 nos 2 nos

INFORMAES ADICIONAIS

Ncleo de Computao Eletrnica Diviso de Concursos

Endereo: Prdio do CCMN, Bloco C Ilha do Fundo - Cidade Universitria - Rio de Janeiro/RJ Caixa Postal: 2324 - CEP 20010-974 Central de Atendimento: 0800 7273333 ou (21) 2598-3333 Informaes: Dias teis, de 9 h s 17 h (horrio de Braslia) Site: www.nce.ufrj.br/concursos

Das könnte Ihnen auch gefallen