Sie sind auf Seite 1von 5

O tomo Impossvel

Os problemas com o modelo do tomo de Rutherford foram resolvidos de uma forma surpreendente pelo jovem fsico dinamarqus Niels Bohr. Em 1912, Bohr determinou algumas leis para explicar o modelo pelo qual os eltrons giram em rbita ao redor do ncleo atmico. O que tornou sua abordagem especialmente interessante foi que ele no tentou justificar suas leis ou encontrar razes para elas. As leis faziam muito pouco sentido, quando comparadas com as teorias j bem estabelecidas da Fsica. Com efeito, Bohr dizia: "Aqui esto algumas leis que parecem impossveis, porm elas realmente correspondem ao modo como os sistemas atmicos parecem funcionar, de forma que vamos us-las. Bohr comeou por presumir que os eltrons em rbita no descreviam movimento em espiral em direo ao ncleo. Isto contradizia tudo que se conhecia de eletricidade e magnetismo, mas adaptava-se ao modo pelo qual as coisas aconteciam. Nesta ocasio Bohr determinou suas duas leis para o que realmente ocorre. Primeira Lei: os eltrons podem girar em rbita somente a determinadas distncias permitidas do ncleo. Considere o tomo de hidrognio, por exemplo, que possui apenas um eltron girando ao redor do ncleo. Os clculos de Bohr mostraram quais as rbitas possveis. A figura mostra as cinco primeiras destas rbitas permitidas. A primeira rbita situa-se um pouco alm de umngstron do ncleo (0,529 ngstron). A segunda rbita permitida situa-se em um pouco mais de que 2 ngstron do ncleo (2,116 ngstron). Embora a figura mostre apenas as cinco primeiras rbitas, no existe limite para o nmero de rbitas teoricamente possveis. Por exemplo, a centsima rbita de Bohr para o tomo de hidrognio estaria dez mil vezes mais afastada do ncleo do que a primeira rbita, a uma distncia de 5.290 ngstron.
rbitas de Bohr para o tomo de hidrognio:

Entretanto, as rbitas extremamente distantes, tais como a dcima, a vigsima ou a centsima rbita, so improvveis. bastante provvel que um eltron em uma rbita distante fosse perdido pelo tomo. Em outras palavras outro tomo o arrebataria, ou

uma onda de energia eletromagntica o deixaria a esmo como um "eltron livre" movendo-se atravs do espao entre os tomos. Por conseguinte, as rbitas mais importantes, aquelas que desempenham um papel principal na produo do espectro linear de um tomo, so as rbitas mais internas. uma lei bastante estranha esta de os eltrons poderem ocupar apenas determinadas rbitas fixas. Isto significa dizer que a maioria das rbitas seriam impossveis. Um eltron de hidrognio no poderia girar numa rbita a 0,250, 1,000 ou 2,150 ngstron; as nicas rbitas permitidas so as enumeradas na figura. Este um comportamento muito diferente daquele dos objetos que nos cercam. Suponha que uma bola arremessada de uma sala s pudesse seguir 2 ou 3 trajetos determinados, em vez das centenas de trajetos diferentes que ela realmente pode seguir. Seria como se a sala tivesse trajetos invisveis orientando a bola. Assim, a lei de Bohr afirma que os eltrons agem como se o espao ao redor do ncleo atmico possusse trajetos invisveis. Mas Bohr no deu justificativa para esta estranha situao.

Neste ponto chegamos Segunda lei de Bohr


Segunda Lei: um tomo irradia energia quando um eltron salta de uma rbita de maior energia para uma de menor energia. Alm disso, um tomo absorve energia quando um eltron deslocado de uma rbita de menor energia para uma rbita de maior energia. Em outras palavras, os eltrons saltam de uma rbita permitida para outra medida que os tomos irradiam ou absorve energia. As rbitas externas do tomo possuem mais energia do que as rbitas internas. Por conseguinte, se um eltron salta da rbita 2 para a rbita 1, h emisso de luz, por outro lado, se luz de energia adequada atingir o tomo, esta capaz de impelir um eltron da rbita 1 para a rbita 2. Neste processo, a luz absorvida.

A linha vermelha no espectro atmico causada por eltrons saltando da terceira rbita para a segunda rbita.

A linha verde-azulada no espectro atmico causada por eltrons saltando da quarta rbita para a segunda rbita.

linha azul no espectro atmico causada por eltrons saltando da quinta rbita para a segunda rbita.

A linha violeta mais brilhante no espectro atmico causada por eltrons saltando da sexta rbita para a segunda rbita. interessante notar que os comprimentos de onda da luz encontrada no espectro do hidrognio corresponde diferentes rbitas. (O comprimento de onda guarda relao com a energia. Os menores comprimentos de onda de luz significam vibraes mais rpidas e maior energia). Por exemplo, a linha verde-azulada no espectro linear do hidrognio causada por eltrons que saltam da Quarta rbita para a Segunda rbita. A figura mostra como cada linha no espectro resulta de um determinado salto de eltrons. Observe que todos os saltos na figura so de rbitas de maior nvel para a rbita 2. O salto de mais baixa energia o da terceira rbita para a segunda, e este salto produz a linha vermelha a 6,563 ngstron. Finalmente, existe uma srie de linhas na extremidade violeta do espectro, produzida por eltrons que saltam de rbitas externas distantes para a Segunda rbita.

No caso dos tomos de hidrognio, somente os saltos para a Segunda rbita produzem linhas espectrais na parte visvel do espectro. Os saltos para a primeira rbita produzem irradiao ultravioleta ondas mais curtas do que as luminosas, ao passo que os saltos para a Terceira, Quarta e Quinta rbita produzem irradiao infravermelha (ondas mais longas do que as luminosas). As rbitas determinadas por Bohr e a forma pela qual os eltrons saltam entre estas destruram a antiga imagem dos eltrons girando em espiral em direo do ncleo. Tambm anulara a existncia de radiao atmica ser um espectro luminoso contnuo, e responsvel pelo espectro linear. Era tudo muito estranho. As idias arrojadas e imaginativas de Bohr engendraram algo que funcionava muito bem. Mas nem Bohr nem ningum poderia compreender exatamente como funcionava.

Por que os fogos de artifcios so coloridos?


Veja como o modelo atmico proposto por Bohr pode ajud-lo a encontrar uma resposta. Clique nas linhas pontilhadas e veja o que acontece. Em seguida responda as questes apresentadas. Clique nas linhas pontilhadas e veja o que acontece.

O que acontece quando o eltron salta de um nvel mais interno para um mais externo? E quando ele salta de um nvel mais externo para um mais interno? Como se comporta a variao de energia do eltron, mostrada no grfico ao lado, em relao as sua posio nos nveis de energia na eletrosfera? Observe com ateno o que acontece quando o eltron salta do 6, 5, 4 e do 3 nvel para o 2 nvel de energia.

Todas as linhas espectrais mostradas no espectro apresentam a mesma cor? Que relao voc poder fazer entre a cor da linha espectral e a quantidade de energia liberada no salto eletrnico? Agora que voc j sabe como o espectro de um elemento formado e j conhece o espectro de alguns elementos, que resposta daria a uma pessoa que perguntasse por que os fogos de artifcios so coloridos?

Das könnte Ihnen auch gefallen