Sie sind auf Seite 1von 14

MDULO III MILE DURKHEIM

DISCIPLINA DE DIREITO E SOCIEDADE Curso de Direito/Unicuritiba Professor Jos Ricardo Martins

A SOCIOLOGIA DE MILE DURKHEIM


DAVID MILE DURKHEIM (1858-1917)

Contexto: Obras: A Diviso do Trabalho Social (1893) As Regras do Mtodo (1895) O Suicdio (1897) As Formas Elementares da Vida Religiosa (1912)
Obras Pstumas: Educao e Sociologia (1922) Sociologia e Filosofia (1924) A Educao Moral (1925) O Socialismo (1928) A Evoluo Pedaggica na Frana (1938) Lies de Sociologia (1950) Montesquieu e Rousseau: precursores da Sociologia (1953) Pragmatismo e Sociologia (1955) A Cincia Social e a Ao (1970)

DURKHEIM: INTRODUO
Sociologia como Cincia da Moral
Para Durkheim, moral so regras prticas de conduta, o certo e o errado. Sociologia seria a cincia que estuda o processo, a origem das regras, dos comportamentos sociais. Por que a Sociedade funciona de tal maneira? Por que as pessoas fizeram tais compromissos? O ser humano o nico que estabelece regras. Durkheim trabalha com a ideia subjacente de Contrato. Ele afirma que a fixao de regras no feita pelo indivduo, mas regras e condutas impostas pela sociedade. H regras, condutas e sociedades. Kant: H uma moral universal? Durkheim tambm herdeiro do objetivismo positivista: observa os fenmenos sociais como se fossem coisas. Ocorre uma coisificao/ objetivao das relaes sociais. Sujeito e objeto permanecem distintos e separados, como formulado pelos precursores. Os fenmenos sociais seriam objetos exteriores, exercendo sobre eles uma coao condicionante.

FATO SOCIAL
Delimitao da rea de estudo da Sociologia:
A Sociologia no estuda toda a Sociedade, mas os fatos sociais. No se trata de fatos naturais, como nascer, morrer, dar luz.

Definio:
um fato social toda a maneira de agir, fixa ou no, capaz de exercer sobre o indivduo uma coero exterior, ou, ainda, que geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existncia prpria, independente das suas manifestaes individuais. Maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivduo, dotadas de um poder de coero em virtude do qual se lhes impem. (DURKHEIM, 1895)

FATO SOCIAL
Metodologia (Regras do Mtodo Sociolgico, 1895): Objeto de estudo: fato social Observao: fato social como coisa (objetivao) Classificao dos fatos sociais: normal x patolgico Explicao: fatos sociais so explicados a partir de uma funo social.

FATO SOCIAL
Caractersticas do Fato Social:
Maneiras de agir: fatos sociais que podem ser menos consolidados ou mais fluidos. Ex. correntes de opinio - diferente segundo as pocas - que nos impelem, por exemplo, ao casamento, ao nvel de taxa de natalidade... Maneiras de ser: fatos que tm uma forma j cristalizada na sociedade. Ex. regras jurdicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, sentido das vias de comunicao, tipos de construes, vestimentas de um povo e suas inmeras formas de expresso que vo sendo estabelecidos pelas sucessivas geraes (modos de circulao de pessoas, mercadorias, de comunicar-se, de vestir-se, danar, negociar, rir, cantar, conversar, etc). Apesar de seu carter mais ou menos cristalizado, tanto as maneiras de ser quanto de agir so igualmente imperativas, coagem os membros das sociedades a adotar determinadas condutas e formas de sentir. Por encontrar-se fora dos indivduos e possuir ascendncia sobre eles, consistem em uma realidade objetiva, so fatos sociais. (QUINTANEIRO et al., p. 70)

FATO SOCIAL
Caractersticas do Fato Social:
Exterioridade Coercitividade Internalizao O comportamento social no procede do prprio indivduo, mas de algo exterior a ele, a sociedade, fora da conscincia individual. A sociedade que est fora comea, pela coero, a ser internalizada. Os fatos sociais so exteriores queles que nascem e somente traz as instituies para dentro de si (internaliza) fora, pela coero. Ou seja, so impostos pela sociedade ao indivduo. No percebemos a coero, nos acostumamos e acabamos por gostar da imposio, pois as leis nos protegem ou as detestamos s vezes, pois elas nos coagem/impelem a cumprir o que a lei prescreve. Internalizao: aceitamos as coeres/imposies e as reproduzimos. Assim, por meio de um processo educativo, reproduzimos a Sociedade. Ex. pais e filhos...

FATO SOCIAL
Caractersticas do Fato Social:
Exterioridade - Coercitividade - Internalizao
A crianas passam por uma socializao metdica Desde muito pequenas, as crianas so constrangidas (ou educadas) a seguir horrios, a desenvolver certos comportamentos e maneira de ser e, mais tarde, a trabalhar. (QUINTANEIRO, 2002, p. 70) uma iluso pensar que educamos nossos filhos como queremos. Somos obrigados a seguir regras estabelecidas no meio social em que vivemos. (DURKHEIM, Educao e Sociologia, p. 47)

As primeiras instituies
Religio Leis Educao Famlia

A SOCIOLOGIA DE MILE DURKHEIM


As Regras do Mtodo Sociolgico (1895)
No h sociedade sem: Crime: o que ofende a sociedade/grupo. Tem funo na sociedade. Hierarquia: estratificao social. Moral: regras de conduta. A funo do Estado combater a injustia e a desigualdade. Fornece a viso de Durkheim sobre o crime. O crime ofensa sociedade/ grupo. Tem reprimenda moral ou fsica (recluso/castigo). O crime tem uma funo na sociedade. Por isso, o crime bom. Quando o crime punido, a sociedade sai fortalecida. Quando se v um crime no punido, cria-se anomia. E a sociedade que no pune crimes, deixa de existir. A certeza de punio a coero inibe o crime.

A SOCIOLOGIA DE MILE DURKHEIM


O Suicdio (1897)
Durkheim no trabalha com o ato individual em si, mas com taxas de suicdio. Escolhe o tema do suicdio para falar da Solidariedade. Aquele que suicida-se quebra com os laos sociais. Se a taxa de suicdio aumenta, diminui a solidariedade. O que est em jogo no suicdio so as relaes sociais, a solidariedade. Se a Sociedade influencia at sobre o suicdio, ento ela influencia tudo! Das causas do suicdio, ele elimina as causas csmicas. O suicdio parece ser um ato de carter individual, mas essencialmente social. O significado do suicdio social: o suicida no aguenta mais o peso, a presso familiar, econmica, o insucesso... Assim, a origem social. Suicdio primitivo: quando suicida-se pelo grupo. Se retira para no atrapalhar o grupo.

ORIGENS DA SOCIOLOGIA
A SOCIOLOGIA DE MILE DURKHEIM (1858-1917)
O Suicdio (1897) Tipos de suicdio: Anmico: ausncia de lei; quando a lei/regra foi quebrada, no se percebe o Estado forte; quando a sociedade entra em crise (crise da Bolsa, alto nvel de desemprego) ou sem sentido social. Altrusta: pelos outros, por uma causa nobre (homem-bomba, kamikaze). Egosta: pensa-se somente em si; melancolia, depresso, desamparo, degradao social

ORIGENS DA SOCIOLOGIA
A SOCIOLOGIA DE MILE DURKHEIM (1858-1917)
Da Diviso do Trabalho Social (1917) A diviso do trabalho era pensada em termos econmicos (produtividade, vantagens). Adam Smith, David Ricardo. Marx escreveu: A Diviso Social do Trabalho. Durkheim quer dizer que o trabalho social ou coletivo. Na sua poca, a Sociedade vivia em estado de anomia social: disfuno social, mal funcionamento, havendo, segundo Durkheim, falta de regulamentao. Havendo leis, os conflitos sociais e do trabalho tenderiam a diminuir. Assim, o Estado deveria regular mais para evitar os conflitos. Durkheim era funcionalista: o Estado, a famlia, a escola, a religio todos tinham funo. Durkheim reconhece na diviso do trabalho uma solidariedade e mecanismo de coeso social. Diviso do trabalho gera especializao, que gera coeso social. Ex. O padeiro precisa do mdico, que precisa do pedreiro, que precisa..... A teoria de Parsons no que diz respeito ao funcionalismo, baseia-se em Durkheim.

ORIGENS DA SOCIOLOGIA
A SOCIOLOGIA DE MILE DURKHEIM (1858-1917)
Da Diviso do Trabalho Social (1917) Grupos sociais: famlia, cl, tribo, cidade, federao... No h sociologia sem grupo social. Solidariedade: mecnica e orgnica Por que os membros de uma sociedade ficam juntos? Porque h diviso do trabalho. Ou o indivduo se especializa ou emigra ou morre. A especializao ajuda na felicidade das pessoas, pois as deixa fazer o que querem. O conceito de conscincia coletiva vlido nas sociedades primitivas, mas no vlido para as sociedades modernas e complexas (fragmentadas). A funo social da Educao no transmitir conhecimentos, mas preparar os indivduos para aquilo que o Estado lhes reservou.

ORIGENS DA SOCIOLOGIA
A SOCIOLOGIA DE MILE DURKHEIM (1858-1917)
As Formas Elementares da Vida Religiosa (191) A religio um fato social. No h sociedade que no cria seu deus. Toda sociedade cria o profano e o sagrado; o que permitido e o proibido. A esfera do divino est sempre mediada: Moiss recebe as leis de Deus. A classificao entre o profano e o sagrado uma estrutura elementar nas sociedades. Fenmeno religioso. Efervecncia social: rituais, transe, grandes momentos.
Rituais: momentos de salvao da sociedade, catarse: transe coletivo nas religies primitivas.

O ato e a forma de classificar o profano e o sagrado dos primitivos igual nossa, da mesma inteligncia que a nossa.

Das könnte Ihnen auch gefallen