Sie sind auf Seite 1von 29

Esterilizao e Desinfeco

Os ferimentos eram lavados diariamente com uma esponja que servia a todos os pacientes. Todos esses ferimentos tornavam-se infectados. A mortalidade aps amputao era em torno de 60%. S as alas ocupadas pelas enfermarias de maternidade e cirurgia eram aquecidas e a gua que se bebia provinha diretamente do Sena. A ala da maternidade era localizada no poro e freqentemente enchentes do Sena levavam gua e lixo ao cho desta ala. A febre puerperal era comum e uma, epidmica, em 1746, matou 19 de 20 mulheres. 0 triunfo de Florence Nightingale na Crima foi bem documentado. Contra uma intrincada e hostil burocracia militar ela, convincentemente, mostrou que boas comida e gua e ambiente limpo podiam resultar em queda das taxas de mortalidade em um hospital militar Seu interesse em higiene hospitalar nunca decresceu... "Esterilizadores completaram a evoluo para uma abordagem verdadeiramente assptica - qualquer objeto a entrar em contato com o paciente deveria ser esterilizado... os dados disponveis sugeriam que cirurgias eletivas limpas poderiam ser realizadas com taxas de infeco ps-operatria entre 2 e 5%. (Trechos extrados do livro Prevention and Control of Nosocomial lnfections, Richard P. Wenzel 1987). Desde os primrdios das atividades referentes rea de sade, o ser humano tem-se batido com o fator infeco, sendo freqentemente derrotado. Essas derrotas, porm, vm, atravs da histria, diminuindo em nmero devido s atenes que gradualmente foram sendo dispensadas limpeza, higiene, s boas condies ambientais e alimentares, evoluindo para a desinfeco e a esterilizao de materiais hospitalares, entre outros fatores no menos importantes. Desinfeco, esterilizao e acondicionamento apropriado de lixo hospitalar tornaram-se fatores de importncia capital no tocante ao controle de infeco hospitalar, garantindo condies para a recuperao dos pacientes, bem como para a segurana dos mesmos e das equipes de profissionais de sade envolvidas nas atividades hospitalares. A primeira referncia de desinfetante que se tem notcia foi feita por Homero, em Odissia, onde citava o uso de enxofre (aprox. 800 anos A.C). Esta substncia ainda hoje empregada na preservao de frutas seca, sucos de frutas e vinhos. A cidade de Veneza foi uma das pioneiras em controle sanitrio. O holands Anton Van Leeuwnhoek (1676) inventor do microscpio, foi um marco na histria da microbiologia e desinfeco. Louis Pasteur (1822-1895), com seu trabalho criterioso, quem muito contribuiu para o desenvolvimento da microbiologia como cincia, oa demosntrar serem os microorganismos os responsveis por doenas infecciosas. Desenvolveu o mtodo fsico, denominado pasteurizao, ainda hoje utilizado na higienizao de produtos alimentcios e mdico odontolgicas. As solues anti-spticas tem sido empricamente utilizada durante sculos, mesmo antes de Pausteus e Koch demosntrarem a existencia de microorganismos O interesse de avaliaes de eficcia teraputica das solues anti-spticas tpicas diminuiu com o uso indiscriminado de antibiticos.

A legislao brasileira prev as solues anti-spticas adequadas para uso domiciliar e em reas da sade. Assim tambm, sugere as caractersticas minimas necessrias para um anti-sptico, quais sejam: Atividade germicida sobre a flora cutnea, sem causar irritaes a pele ou mucosa No provocar reaes alrgicas ou queimaduras Possuir baixo teor de toxidade

Limpeza escrupulosa e eficiente faz o sucesso da adequada utilizao de um ambiente domiciliar e nas reas de sade. O nmero de microorganismos no ambiente considerado esta relacionado a fatores como o nmero de pessoas, atividades em exercicio, teor de umidade, poluio area e presena de matria orgnica favorvel a proliferao bacteriana. Os microorganismos encontrados em paredes, pisos e outras superfcies, na maioria dos casos, podem estar asociados s infeces disseminadas por contaminao cruzada.

Definies Padres de reas e artigos em estabelecimentos de sade

A descontaminao de equipamentos mdicos envolve a destruio ou remoo de qualquer microorganismo, a fim de previnir a contaminao cruzada entre pacientes ou das pessoas que trabalham em contato com superfcies contaminadas. Microorganismos podem ser transmitidos de pessoas para pessoas, atravs de superfcies de qualquer equipamento de uso comum. As medidas preventivas so a lavagem das mos pelos profissionais de sade entre os procedimentos hospitalares, ambulatrios, realizados nos pacientes e a descontaminao do material e da rea utilizada ao final dos procedimentos. Microorganismos podem atingir o organismo por feridas abertas, inalao de substncias contaminadas ou ainda por contato direto com mucosas. O fenmeno de contaminao de uma pessoa para outra ou de uma pessoa por um objeto inanimado contaminado denominado contaminao cruzada. A legislao brasileira preconiza requisitos bsicos de descontaminao. Os procedimentos incluem a limpeza, desinfeco e/ou esterilizao de artigos e reas de estabelecimento de sade. As respectivas Comisses e Servios de Controle de Infeco do estabelecimento de sade devem escolher e supervisionar os produtos (natureza fsica e qumica) e auxiliares de limpeza a serem utilizados . Os proceidmentos bsicos de descontaminao so de fundamental importncia para a preveno na disseminao de doenas em geral, principalmente a nvel hospitalar, transmitidas por gua e por contato pessoal. Para obter-se um processo de desinfeco eficiente, necessrio que se submeta superfcie em questo, primeiramente limpeza mecnica (frico) associada qumica (soluo detergente, desincrostante ou enzimtico) para remoo de macro sujidade, pois a matria orgnica uma barreira ao dos desinfetantes assim como reduz a atividade dos mesmos, no momento de sua aplicao.

Limpar (lavar), desinfetar (sanitizar) e esterilizar so procedimento utilizados nos procedimentos de descontaminao. Esterilizao a eliminao ou destruio completa de todas as formas de vida microbiana, sendo executada no prprio hospital atravs de processos fsicos ou qumicos. Desinfeco o processo que elimina todos os microorganismos ou objetos inanimados patolgicos, com exceo dos endosporos bacterianos. Esse processo no deve ser confundido com a esterilizao, visto que no elimina totalmente todas as formas de vida microbiana. Por definio, os dois procedimentos diferem quanto capacidade para eliminao dos esporos, propriedade inerente esterilizao. Alguns desinfetantes, os quimioesterilizadores, podem eliminar esporos com tempo de exposio prolongado (seis a dez horas). Em concentraes similares, esses mesmos desinfetantes, em perodo de exposio

menor do que 30 minutos, por exemplo, podem eliminar microorganismos vivos, com exceo dos endosporos bacterianos, sendo ento denominados desinfetantes de alto nvel. Outros podem destruir bactrias vegetativas, fungos e vrus lipoflicos em aproximadamente dez minutos (desinfetantes de baixo nvel) e h os que destrem o bacilo da tuberculose e vrus hidroflicos em perodos algo superiores a 30 minutos (desinfetantes de nvel intermedirio). Feitas essas consideraes, pode-se concluir que os germicidas diferem entre si basicamente quanto ao espectro antimicrobiano e rapidez com que agem. Outro processo envolvido no controle da infeco hospitalar a limpeza, que consiste

em remoo de materiais estranhos aos objetos (como sangue, fragmentos de tecidos orgnicos, sujeira, etc.) com gua, podendo-se utilizar tambm algum tipo de detergente. A limpeza deve, obrigatoriamente, preceder a desinfeco e a esterilizao. A descontaminao o processo pelo qual um objeto tem removidos os microorganismos patolgicos, tornando se seguro para ser manuseado pelos profissionais competentes. Em 1968, Spaulding props uma abordagem racional desinfeco e esterilizao, dividindo o material usado nos cuidados aos pacientes em trs distintas categorias, baseando-se no grau de risco de infeco envolvido, a saber: artigos crticos, artigos semicrticos e artigos no crticos. Falaremos deles mais abaixo.

Desinfeco

o processo pelo qual se destroem particularmente os germes patognicos e/ou se inativa sua toxina ou se inibe o seu desenvolvimento. Os esporos no so necessariamente destrudos. Segundo o Center of Diseases Control and Prevention (CDC) os nveis de desinfeco podem ser classificados em:

Desinfeco de baixo nvel: onde os agentes utilizados apresentam atividade antibacteriana sobre a maioria das bactrias, alguns virus e fungos, porm no inativam microorganismos mais

resistentes ( microbactrias e esporos bacterianos)

Desinfeco de nvel intermedirio: onde os agentes aplicados so eficientes para destruir as bactrias vegetativas (incluindo microbactrias da tuberculose), a maioria dos vrus e fungos.

Desinfeco de alto nvel: onde os agentes aplicados so eficientes na destruio de todos os microorganismos presentes, com exceo de esporos bacterianos.

Desinfeco associada a esterilizao: onde os agentes utilizados socapazes de destruir e/ou eliminar todos os tipos de microorganismos, inclusive de esporos bacterianos. Cada instrumento, equipamento ou superficie do ambiente de sade que entra em contato com um paciente um disseminador em potencial de infeco. Baseando-se no risco de infeco relacionado ao tipo e uso de cada itemdesenvolveu-se uma classificao que divide os artuigos mdicohospitalares em trs categorias distintas:

Artigos crticos destinados a procedimentos invasivos na pele. Mucosas, tecidos subepiteliais e sistema vascular, bem como aqueles conectados a este sistema. Requerem esterilizao. Ex: agulhas reutilizveis, instrumentos cirrgicos.

Artigos semi-crticos entram em contato com a pele no ntegra ou mucosas ntegras. Requerem desinfeco de mdio ou de alto nvel ou esterilizao. Ex: equipamento respiratrio.

Artigos no crticos destinados ao contato com a pele ntegra e tambm aqueles que no entram em contato direto com o paciente. Ex: estetoscpico.

Na rotina, os termos antisspticos, desinfetantese germicidas so empregados como sinnimos, fazendo que no haja diferenas absolutas entre desinfetantes e antisspticos. Entretanto, caracterizamos como antissptico quando a empregamos em tecidos vivo e desinfetante quando a utilizamos em objetos inanimados. Sanitizao, neologismo do ingls sanitization, em que emprega sanitizer, tipo particular de desinfetante que reduz o nmero de bactrias contaminantes a nveis julgados seguros para as exigncias de sade pblica. Quando realizamos de modo adequado os processos de desinfeco e esterilizao garantem um nvel de segurana adequado na utilizao do arquivo invasivo (crtico) e no invasivo (semicrtico

e no crtico) no paciente. No entanto isso requer um programa de procedimentos validados para limpeza, desinfeco e esterilizao, previnindo a contaminao cruzada. Para que se possa diferenciar os procedimentos de limpeza e higienizao, as reas dos ambientes de manipulao da sade so classificadas e subdivididas segundo o risco potencial de transfernca de infeces como crticas, semicrticas e no crticas. Portanto a classificao dos artigos e reas de sade determinam o processo a ser utilizado, ou seja de desinfeco ou de esterilizao.

Fatores qumicos e fsicos

Diversos fatores quimicos e fsicos influenciam nos processos de desinfeco e esterilizao, sendo os mais importantes a temperatura, o pH, a dureza da gua e a umidade relativa. Temperatura: os desinfetantes so comumente utilizados temperatura ambient, porm o aumento da temperatura pode favorecer a atividade do agente desinfetante, como do formaldedo. Porm, a temperatura de aplicao do agente desinfetante depende da compatibilidade do artigo em questo.

Valor de pH: o efeito de valor de pH antimicrobiana depende do desinfetante, dos microorganismos, e do item submetido a desinfeco. Dureza da gua: os ons divalentes clcio e magnsio presentes na gua interagem com detergentes e outros componentes orgnicos, formando preciptaveis insolveis. Umidade relativa.: Esse fator afeta diretamente a atividade do composto na forma gasosa como perxido de hidrognio, xido de etileno e o folmaldedo.

Antissepsia

o conjunto de medidas propostas para inibir o crescimento de microorganismos ou removlos de um determinado ambiente, podendo ou no destru-los e para tal fim utilizamos antisspticos ou desinfetantes. A descontaminao de tecidos vivos depende da coordenao de dois processos: degermao e antissepsia.

Degermao

Vem do ingls degermation, ou desinquimao, e significa a diminuio do nmero de microorganismos patognicos ou no, aps a escovao da pele com gua e sabo. a remoo de detritos e impurezas depositados sobre a pele. Sabes e detergentes sintticos, graas a sua propriedade de umidificao, penetrao, emulsificao e disperso, removem mecanicamente a maior parte da flora microbiana existente nas camadas superficiais da pele, tambm chamada flora transitria, mas no conseguem remover aquela que coloniza as camadas mais profundas ou flora residente.

Antissepsia

a destruio de micro-organismos existentes nas camadas superficiais ou profundas da pele, mediante a aplicao de um agente germicida de baixa causticidade, hipoalergenico e passvel de ser aplicado em tecido vivo. Os detergentes sintticos no-inicos praticamente so destitudos de ao germicida. Sabes e detergentes sintticos aninicos exercem ao bactericida contra microorganismos muito frgeis como o Pneumococo, porm, so inativos para Stafilococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e outras bactrias Gram negativas. Consequentemente, sabes e detergentes sintticos (no inicos e aninicos) devem ser classificados como degermantes, e no como antisspticos

Antisspticos

Um antissptico adequado deve exercer a atividade gemicida sobre a flora cutneo-mucosa em presena de sangue, soro, muco ou pus, sem irritar a pele ou as mucosas. Muitos testes in vitro foram propostos para avaliar a ao de antissepticos, mas a avaliao definitiva desses germicidas s pode feita mediante testes in vivo. Os agentes que melhor satisfazem as exigncias para aplicao em tecidos vivos so os iodos, a cloro-hexidina, o lcool e o hexaclorofeno.

Para a desinfeco das mos temos Solues antisspticas com detergentes (degermantes) e se destinam degermao da pele, removendo detritos e impurezas e realizando anti-sepsia parcial.

Como exemplos citam: Soluo detergente de PVPI a 10% (1% de iodo ativo) Soluo detergente de clorhexidina a 4 %, com 4% de lcool etlico. Soluo alcolica para anti-sepsia das mos: Soluo de lcool iodado a 0,5 ou 1 % (lcool etlico a 70%, com ou sem 2 % de glicerina) lcool etlico a 70%, com ou sem 2% de glicerina.

Compostos de iodo

O iodo um halognio pouco solvel em gua, porm facilmente solvel em lcool e em solues aquosas de iodeto de potssio. O iodo livre mais bactericda do que bacteriosttico, e d um poder residual soluo. O iodo um agente bactericida com certa atividade esporicida. Esta, contudo, influenciada por condies ambientais como a quantidade de material orgnico e o grau de desidratao. Alm disso, o iodo fungicida e, de certo modo, ativo contra o vrus. O composto de iodo mais usado o lcool iodado a 0,5% ou 1 %. A soluo de iodo deve ser preparada semanalmente e condicionada em frasco mbar com tampa fechada, para evitar deteriorizao e evaporao e devidamente protegido da luz e calor. Em resumo: os compostos iodados tm ao bactericida, bacteriosttico e residual.

Iodforos

Shelanski & Shelanski, em 1953, descobriram que o iodo poderia ser dissolvido em polivinilpirrolidona (PVP), um polmero muito usado para detoxicar e prolongar a atividade farmacolgica de medicamentos e tambm como expansor plasmtico. Alm de conservar inalteradas as propriedades germicidas do iodo, apresenta as seguintes vantagens sobre as solues alcolicas e aquosas desse agente, pois no queima, no mancha tecidos, raramente provoca reaes alrgicas, no interfere no metabolismo e mantm ao germicida residual. So chamados de iodforos e liberam o iodo lentamente, permitindo uma estabilidade maior para a soluo. Os compostos de iodo tm ao residual, entretanto sua atividade diminuda em virtude da presena de substncias alcalinas em matrias orgnicas. A hipersensibilidade ao iodo contido no PVPI tem sido descrita na relao de 2: 5000. E com os outros compostos do tipo lcool iodado, essa relao maior. O iodforo mais usado para a anti-sepsia das mos a soluo degermante, de PVPI a 10% (1% de iodo ativo), em soluo etrica, que bactericida, tuberculicida, fungicida, virucida e

tricomonicida.

Essa soluo tem a seu favor, o fato de no ser irritante, ser facilmente removvel

pela gua e reagir com metais. Para as feridas abertas ou mucosas, (sondagem vesical), usamos o complexo dissolvido em soluo aquosa. Para a anti-sepsia da pele integra antes do ato cirrgico, usamos o complexo dissolvido em soluo alcolica. Em resumo: Os iodforos tm ao bactericida, fungicida, virucida e ao residual.

Cloro-hexedina ou clorhexedina

A cloro-hexedina (l, 6 di 4-clorofenil-diguanidohexano) um germicida do grupo das biguanidas, apresenta maior efetividade com um pH de 5 a 8, e age melhor contra bactrias Grampositivas do que Gram-negativas e fungos. Tem ao imediata e tem efeito residual. Apresenta baixo potencial de toxicidade e de fotossensibilidade ao contato, sendo pouco absorvida pela pele integra. Para casos de alergia ao iodo, pode-se fazer a degermao prvia com soluo detergente de clorohexidina a 4%. As formulaes para uso satisfatrio so: soluo de gluconato de clorhexedina a 0,5%, em lcool a 70% e soluo detergente no ionica de clorhexedina a 4%, contendo 4% de lcool isopropilico ou lcool etlico para evitar a contaminao com Proteus e Pseudomonas. Solues aquosas de clorhexedina em concentraes inferiores a 4% de lcool, com ou sem cetrimida, so mais facilmente contaminveis sendo considerados inadequados para uso hospitalar. Em resumo: A ao da clorohexedina germicida, melhor contra Gram-positivo e tem ao residual.

lcool

Os lcoois etlico e isoproplico, em concentraes de 70 a 92 % em peso (80 a 95% em volume a 25oC), exercem ao germicida quase imediata, porm sem nenhuma ao residual e ressecam a pele em repetidas aplicaes, o que pode ser evitado adicionando se glicerina a 2%. O lcool etlico bactericida, age coagulando a protena das bactrias, fungicida e virucida para alguns vrus, razo pela qual usado na composio de outros antisspticos. A ao bactericida dos lcoois primrios est relacionada como seu peso molecular, e pode ser aumentada atravs da lavagem das mos com gua e sabo.

Atividade Microbiana

So indicados para desinfeco de baixo nvel e de nvel internedirio. Os alcoois etlicos e isopropilicos apresentam atividade rpida sobre as bactrias na forma vegetativa.

Aplicaes

Os alcois possuem ampla aplicao. No laboratrio, so empregados na desinfeco e descontaminao de superfcies de bancadas, fluxos laminares, equipamentos de grande e mdio porte e para antissepsia das mos. Nos estabelecimentos de sade so utilizados para desinfeco e descontaminao de superfcies e artigos como: ampolas e vidros, termometro oral e retal, estetoscpios, cabo de otoscpios, equipamentos metlicos, macas, mesas de exmae entre outros. No so recomendados para limpeza de ambientes. Apresentam a desvantagem de danificar tubos plsticos, artigos de acrlico e de borracha.

Efeitos adversos

O etanol e o isopropanol so irritantes para olhos e so produtos txicos A frequente aplicao produz irritao e dessecao da pele.

Sabes e detergentes

Sabes so sais que se formam pela reao de cidos graxos, obtidos de gorduras vegetais e animais, com metais ou radicais bsicos (sdio, potssio, amnia etc), so detergentes ou surfactantes aninicos porque agem atravs de molculas de carga negativa. Existem vrios tipos e apresentao de sabo: em barra, p, lquido e escamas. Alguns sabes em barra so alcalinos (pH 9,5 a 10,5) em soluo. Sua qualidade pode ser melhorada atravs da adio de produtos qumicos. O sabonete um tipo de sabo em barra (composto de sais alcalinos de cidos graxos) destinado limpeza corporal, podendo conter outros agentes tensoativos, ser colorido e perfumado e apresentar formas e consistncias adequadas ao uso.

O sabo/sabonete antimicrobiano contm antisspticos em concentrao suficiente para ser desodorante, sendo usado para lavar as mos antes de procedimentos cirrgicos. Os sabes tm aes detergentes, que remove a sujidade, detritos e impurezas da pele ou outras superfcies. Determinados sabes apresentam formao de espuma que extrai e facilita a eliminao de partculas. A formao de espuma representa, alm da ao citada, um componente psicolgico de vital importncia para a aceitao do produto. Preconiza-se o uso de sabo lquido no hospital e unidades de sade e, como segunda opo, o sabo em barra ou sabonete, em tamanho pequeno. O cuidado maior que se deve ter no manuseio do sabo evitar seu contato com a mucosa ocular, contato prolongado com a pele, que pode produzir irritao local. Em resumo: Os sabes tm ao detergente ou degermante.

Cloro e derivados clorados

O cloro o mais potente dos germicidas que existem. Txico para todo tipo de matria viva, utilizado para desinfetar objetos, gua de abastecimento e, at certo ponto, tecidos. Pode ser usado sob forma de gs ou derivado clorados que desprendem cido hipocloroso, que no caso o agente germicida que interage com a matria orgnica e destri tecidos normais. A ao bacteriana do cloro anulada pela matria orgnica e pH alcalino. No recomendado para desinfetar instrumentos por ser corrosivo. Em medicina o derivado clorado mais usado a soluo de hipoclorito de sdio ou soluo de Dakin, a 0,5 %. A soluo a 5% um potente germicida indicado para desinfetar instrumentos e utenslios, muito irritante para os tecidos e no deve ser usado como antissptico. Em resumo: O cloro um potente germicida.

Compostos de prata

Sais de prata, solveis ou coloidais, j foram utilizados na anti-sepsia das mucosas, exercendo sua ao atravs da precipitao do ion Ag. O nitrato de prata, em aplicao tpica, bactericida para a maioria dos micrbios na concentrao de 1/1000 e se na concentrao de 1/10.000 bacteriosttica. A instilao de duas gotas de uma soluo a 1% de nitrato de prata no saco conjuntival dos recm nascidos evita a oftalmia neonatal.

Em resumo: Os sais de prata so bacteriostticos.

Desinfetantes oxidantes

Esses compostos se caracterizam pela produo de oxignio nascente, que germicida. A gua oxigenada ou perxido de hidrognio o prottipo dos perxidos, entre os quais ainda se contam os perxidos de sdio, zinco e benzila. A gua oxigenada se decompe rapidamente, e libera oxignio quando entra em contato com a catalase, enzima encontrada no sangue e maioria dos tecidos. Este efeito pode ser reduzido na presena de matria orgnica. til na remoo de material infectado atravs da ao mecnica do oxignio liberado, limpando a ferida muitas vezes melhor que soluo fisiolgica ou outros desinfetantes. No deve ser aplicada em cavidades fechadas ou abscessos de onde o oxignio no possa liberar-se. O permanganato de potssio um potente oxidante que se decompe quando em contato com matria orgnica. J teve grande uso no passado, mas hoje est ultrapassado como antissptico. Em resumo: Os desinfetantes oxidantes tm ao germicida.

Derivados fenlicos

Os fenis e derivados so conhecidos de longa data como venenos protoplasmticos gerais, precipitando e desnaturando as protenas. O fenol, em solues diludas, age como antissptico e desinfetante, com espectro anti-bacteriano que varia com a espcie do micrbio, no sendo esporocida. usado principalmente para desinfetar instrumentos e para cauterizar ulceras e reas infectadas da pele. O fenol, na concentrao de 1/500 a 1/800, bacteriosttico, e nas concentraes de 1/50 a 1/100 torna-se bactericida. Os cresis, derivados metlicos do fenol, so menos irritantes e menos txicos que o fenol e parecem possuir ao anti-sptica mais poderosa. Os derivados halogenados dos fenois so tambm antimicrobianos mais potentes que o fenol, como o hexilresorcinol, por exemplo. Os derivados fenlicos so usados principalmente para desinfetar objetos porque so custicos e txicos para os tecidos vivos. O fenol e os cresis no devem ser usados para desinfetar artigos de borracha, de plstico, ou tecidos que possam entrar em contato com a pele, de que podem resultar queimaduras. Atualmente no mais se usa fenol como antissptico ou desinfetante. Em resumo: O derivado fenlico tem ao bactericida e no esporocida, utilizados em

instrumental.

Aldedos

O aldedo frmico, tambm chamado formaldeido, formol, formalina ou oximetileno, resulta da oxidao parcial do lcool metlico. Sofre ao da luz, polimerizando e dando origem a paraformaldedo. O formol um lquido lmpido, incolor, picante, sabor caustico. Seus vapores so irritantes para as mucosas (nariz, faringe, olhos etc.), que podem ser combatidos usando-se amonaco diludo. desinfetante potente, com poder de penetrao relativamente alto e baixa toxicidade, seu poder de potente redutor, reage com substncias orgnicas e precipita as protenas, germicida por excelncia, age inclusive sobre os esporos. Desnatura as protenas, reagindo com os grupos aminos livres, e isso faz a transformao de toxina em toxide ou antoxina, conservando assim o poder de antigenicidade. O aldedo frmico, com sabo, forma o lisol. O lisoformio tem na sua composio alm de outros ingredientes , o aldedo frmico e sabo em soluo a 1% a 10%. O dialdedo frmico ou aldedo glutrico (Cidex) usado em solues aquosas a 2%, previamente alcalinizadas, menos irritante que o formaldeido, tem menor ndice de coagulao de protenas, no corrosivo, no altera artigos de borracha, de plstico, de metal ou os mais delicados instrumentos de corte e instrumentos pticos, no dissolve o cimento das lentes dos equipamentos pticos em exposies por perodos curtos. nocivo pele, mucosa (olhos) e alimentos.

Derivados furnicos

A nitrofurazona (furacin) tem amplo espectro antibacteriano, interferindo no sistema enzimtico dos microorganismos pela inibio do metabolismo dos hidratos de carbono, sendo usada apenas como tpico no tratamento de certas infeces assestadas na pele, feridas infectadas ou queimaduras, o uso continuo pode provocar intolerncia e sensibilizao. No afeta a cicatrizao, a fagocitose e a atividade celular e a sua eficcia persiste na presena de sangue, pus ou exsudato, diminui o mau cheiro e quantidade de secreo da ferida . Em resumo: Os derivados furanicos tm ao bactericida.

Esterilizao

processo de destruio de todas as formas de vida microbiana (bactrias nas formas vegetativas e esporuladas, fungos e vrus) mediante a aplicao de agentes fsicos e ou qumicos, Toda esterilizao deve ser precedida de lavagem e enxaguadura do artigo para remoo de detritos.

Esterilizantes:

So meios fsicos (calor, filtrao, radiaes, etc) capazes de matar os esporos e a forma vegetativa, isto , destruir todas as formas microscpicas de vida.

Tcnicas de Esterilizao

Esterilizao a destruio de todos os organismos vivos, mesmo os esporos bacterianos, de um objeto. Para isso dispomos de agentes fsicos e qumicos.

Meios de esterilizao: Fsico


Calor seco Estufa Flambagem Fulgurao Calor mido Fervura Autoclave Radiaes Raios alfa Raios gama Raios x

Qumico

Desinfetantes
Para conseguir-se a esterilizao, h vrios fatores importantes:

Das caractersticas dos microorganismos, o grau de resistncia das formas vegetativas; a resistncia das bactrias produtoras de esporos e o nmero de microorganismos e da caracterstica do agente empregado para a esterilizao.

Mtodos fsicos

Esterilizao pelo calor

A suscetibilidade dos organismos ao calor muito varivel e dependem de alguns fatores, e dentre eles citamos:

Variao individual de resistncia Capacidade de formao de esporos Quantidade de gua do meio ph do meio Composio do meio.

Esterilizao pelo calor seco

A incinerao afeta aos microorganismos de forma muito parecida a como afeta as demais protenas. Os microorganismos so carbonizados ou consumidos pelo calor (oxidao), assim, podemos usar a chama para esterilizar (flambagem) e a eletricidade (fulgurao). O aparelho mais comum para a esterilizao pelo calor seco a estufa, que consiste em uma caixa com paredes duplas, entre as quais circula ar quente, proveniente de uma chama de gs ou de uma resistncia eltrica. A temperatura interior controlada por um termostato. As estufas so usadas para esterilizar materiais secos, como vidraria, principalmente as de preciso, seringas, agulhas, ps, instrumentos cortantes, gases vaselinadas, gases furacinadas, leos, vaselina, etc. A esterilizao acontece quando a temperatura no interior da estufa atinge de 160 oC a 170oC, durante 2 horas, ocorrendo destruio de microorganismos, inclusive os esporos. Deve-se salientar que a temperatura precisa permanecer constante por todo esse tempo, evitando-se abrir a porta da estufa antes de vencer o tempo.

Esterilizao pelo calor mido

Podemos usar o calor das seguintes formas:

Fervura

Foi um mtodo correntemente usado na prtica diria, mas no oferece uma esterilizao completa, pois a temperatura mxima que pode atingir 100oC ao nvel do mar, e sabemos que os esporos, e alguns vrus, como o da hepatite, resistem a essa temperatura, alguns at por 45 h. Por outro lado, a temperatura de ebulio varia com a altitude do lugar.

Cuidados na esterilizao pela fervura

Devem-se eliminar as bolhas, pois estas protegem as bactrias - no interior da bolha impera o calor seco, e a temperatura de fervura (100oC), este calor insuficiente para a esterilizao Devem-se eliminar as substncias gordurosas e proticas dos instrumentos, pois estas impedem o contacto direto do calor mido com as bactrias.

Esterilizao pelo vapor sob presso

Autoclave

Age atravs da difuso do vapor d'gua para dentro da membrana celular (osmose), hidratando o protoplasma celular, produzindo alteraes qumicas (hidrlise) e coagulando mais facilmente o protoplasma, sob ao do calor. O autoclave uma caixa metlica de paredes duplas, delimitando assim duas cmaras; uma mais externa que a cmara de vapor, e uma interna, que a cmara de esterilizao ou de presso de vapor. A entrada de vapor na cmara de esterilizao se faz por uma abertura posterior e superior, e a

sada de vapor se fazem por uma abertura anterior e inferior, devido ao fato de ser o ar mais pesado que o vapor. O vapor admitido primeiramente na cmara externa com o objetivo de aquecer a cmara de

esterilizao, evitando assim a condensao de vapor em suas paredes internas. Sabe-se que 1 grama de vapor saturado sob presso, libera 524 calorias ao se condensar. Ao entrar em contacto com as superfcies frias o vapor saturado se condensa imediatamente, molhando e aquecendo o objeto, fornecendo assim dois fatores importantes para a destruio dos micro-organismos. O vapor d'gua, ao ser admitido na cmara de esterilizao menos denso que o ar, e portanto empurra este para baixo, at que sai da cmara, e atravs de correntes de conveco, retira todo o ar dos interstcios dos materiais colocados na cmara. Ao condensar-se, reduz de volume, surgindo assim reas de presso negativa, que atraem novas quantidades de vapor. Desse modo, as disposies dos materiais a serem esterilizados dentro da autoclave devem obedecer a certas regras, formando espaos entre eles e facilitando o escoamento do ar e vapor, tendo-se em mente a analogia com o escoamento de gua de um reservatrio, evitando assim a formao de bolses de ar seco (onde agiria apenas o calor seco, insuficiente para esterilizar nas temperaturas atingidas habitualmente pelo autoclave. A quantidade efetiva de gua sob a forma de vapor dentro da cmara de presso pode ser reduzida, de modo que, ao retirar-se os objetos esterilizados, estes estejam quase secos. A ao combinada de temperatura, presso e da umidade so suficientes para uma esterilizao rpida, de modo que vapor saturado a 750 mmHg e temperatura de 121C so suficientes para destruir os esporos mais resistentes, em 30 minutos. Essa a combinao mais usada, servindo para todos os objetos que no estragam com a umidade e temperatura alta como panos meios bacteriolgicos, solues salinas, instrumentais (no os de corte), agulhas, seringas, vidraria (no as de preciso ) etc. Usando-se vapor saturado a 1150 mmHg e 128 C, o tempo cai para 6 minutos, podendo se assim evitar a ao destruidora do calor sobre panos e borracha. Em casos de emergncia, usamos durante 2 minutos a temperatura de 132C e 1400 mmHg. Para testar a eficincia da esterilizao em autoclave lanamos mo de indicadores, que pode ser tintas que mudam de cor quando submetidas a determinada temperatura durante certo tempo, ou tiras de papel com esporos bacterianos, que so cultivados em caldos aps serem retirados do autoclave. Como exemplo citamos tubinho contendo cido benzico mais eosina, que tem ponto de fuso de 121C. Anidrido ftalico mais verde metila tem ponto de fuso de 132C. cido salicilico mais violeta de genciana em ponto de fuso de 156C.

Tipos de esterilizao a vapor

Gravitacional

O vapor injetado forando a sada do ar. A fase de secagem limitada uma vez que no possui capacidade para completa remoo do vapor. Desvantagem Pode apresentar umidade ao final pela dificuldade de remoo do ar. As autoclaves verticais so mais indicadas para laboratrios.

Venturi O ar removido atravs de uma bomba. A fase de secagem limitada uma vez que no possui capacidade para completa remoo do vapor.

Desvantagem Pode apresentar umidade pelas prprias limitaes do equipamento de remoo do ar.

Alto Vcuo: Introduz vapor na cmara interna sob alta presso com ambiente em vcuo. mais seguro que o gravitacional devido a alta capacidade de suco do ar realizada pela bomba de vcuo.

Vcuo nico O ar removido de uma nica vez em pequeno espao de tempo. Desvantagem Pode haver formao de bolsas de ar.

Vcuo fracionado (por pulso ou escalonado) Remoo do ar em perodos intermitentes, com injeo simultnea de vapor. Tambm funciona por gravidade. A formao de bolsas de ar menos provvel.

**** Adicionar Tabela******

Esterilizao rpida (Flash)

O ciclo pr programado para um tempo e temperatura especficos baseado no tipo de autoclave e no tipo de carga (para outros ciclos se assume que a carga contm materiais porosos). De forma geral o ciclo dividido em duas fases: remoo do ar e esterilizao. Embora possa ser programado uma fase de secagem esta fase no est includa no ciclo "flash". Os materiais em geral so esterilizados sem invlucros a menos que as instrues do fabricante permitam. Se assume que sempre estaro midos aps o processo de esterilizao. Devem, portanto, ser utilizados imediatamente aps o processamento, sem ser armazenados. Este ciclo no deve ser utilizado como primeira opo em hospitais. Indicadores qumicos, fsicos e biolgicos (B. stearothermophillus).

**** Adicionar Tabela******

Bioindicadores

Podemos usar ampolas contendo 2 ml de caldo de cultura com acares mais um indicador de pH e esporos de bacilo Stearo thermophilus (espcie no patognica), esporo estes que morrem quando submetidos a 121C por 15 minutos. Incuba-se por 24 a 48 horas a 55C, e se a esterilizao foi suficiente a cor violeta no se altera. Podemos tambm usar cadaros embebidos com suspenso salina de cultura de Bacilo subtilis (em esporulao acentuada) colocados no interior de um campo cirrgico dobrado, que ser colocado no centro dos pacotes, caixas ou tambores. Findo o prazo de esterilizao, o cadaro enviado para cultura no laboratrio. (o Bacilo subtilis no patognico e um dos mais resistentes ao calor)

Flambagem

O Ministrio da Sade, atravs da portaria 930 de 27 de agosto de 1992, relaciona a flambagem como meio possvel de esterilizao nas laboratrios de microbiologia para a manipulao de material biolgico ou transferencia de massa bacteriana pela ala bacteriolgica e para a esterilizao de agulhas, na vacina de BCG intradrmico.

Radiao

A radiao uma alternativa na esterilizao de artigos termossensveis, (seringa de plstico, agulha hipodrmicas, luvas, fios cirrgicos), por atuar em baixas temperaturas, um mtodo disponvel

em escala industrial devido aos elevados custos de implantao e controle.

Radiaes ionizantes: (raios beta, gama, (cobalto), X, alfa ). Tem boa penetrabilidade nos materiais mesmos j empacotados o que justifica a sal comodidade.

Radiaes no ionizantes: (raios ultravioleta, ondas curtas e raios infravermelhos) devido a sua baixa eficincia est vetado o seu uso pelo Ministrio da Sade desde 1992. Filtrao usada como controle ambiental, criando reas limpas e reas estreis, podendo inclusive lanar utilizar se do fluxo laminar.

Metodos Fsico qumicos

ter cclico - xido de etileno

um gs incolor, inflamvel, txico, altamente reativo, completamente solvel em gua, lcool, ter e muitos solventes orgnicos, borracha, couro e plsticos. bactericida esporicida e virucida. Eficaz em temperatura relativamente baixa, penetra em substncias porosas, no corroe ou danifica materiais, age rapidamente, removvel rapidamente.

Plasma de Perxido Indicao :


um processo indicado para esterilizao de superfcies.

Hidrognio Embalagem

Devem ser utilizadas embalagens compatveis com o processo do tipo polipropileno, poliolefina. No deve ser utilizada embalagem de celulose pela alta absoro do perxido por este tipo de material comprometento o trmino do ciclo.

No recomendado para os seguintes materiais pois podem ficar quebradios e terem problemas de absoro (a esterilizao eficaz mas o material degrada com o tempo): bisphenol e epoxy ou componentes feitos de polisulfonas ou poliuretano, nylon e celulose. Polymethyl-metacrylato, policarbonato e vinilacetato.

Contra indicao

Celulose, ps e lquidos e materiais de fundo cego. Indicao: pode ser utilizado para artigos termossensveis principalmente, bem como outros materiais inclusive Cateteres com no mnimo 1 mm de dimetro interno at 2 metros. Artigos metlicos e de corte. Equipamentos eltricos e de fora( com motor) Endoscpios Rgidos Equipamentos Pneumticos Aparelhos endoscpicos: requerem maiores estudos, principalmente pela sua estrutura. Matria orgnica: em estudo citado por KYI e colaboradores sobre a eficcia do equipamento comparado xido de Etileno , na presena de sangue de ovelha o gs plasma foi mais sensvel que o xido de etileno. No entanto, em mdia no houve diferena entre os dois sistemas. No entanto, no apenas pelas regras bsicas de esterilizao, mas pelas caractersticas da aparelhagem devem ser seguidas as recomendaes de uso.

Recomendaes de uso

Por se tratar de um aparelho extremamente sensvel fundamental seguir os seguintes passos para evitar abortamento do ciclo. Limpeza com remoo completa de resduos orgnicos. Secagem

Embalagem e selagem adequadas

Temperatura de funcionamento do equipamento: em torno de 45. Durao do ciclo de esterilizao: aproximadamente 70 minutos. Toxicidade: no requer aerao pois no deixa resduos txicos. seguro para o ambiente e profissionais. Indicadores: qumicos, mecnicos e biolgicos. O fabricante recomenda indicador qumico em todas as embalagens em todas as esterilizaes. Fitas colantes qumicas em todos os pacotes Indicador biolgico: Bacillus subtillis [10] manutenes preventivas e corretivas. Nome comercial: STERRAD
.

Teste no mnimo uma vez por semana e em todas as

5.7- Esterilizao pelo xido de etileno Autorizado pelo Ministrio da Sade como agente qumico para esterilizao, portaria 930/1992. Necessita de trs unidades: aparelho de autoclave combinado, gs e vapor; aparelho de comando que vai misturar o gs, e o freon na concentrao pr-estabelecida e o aparelho aerador

5.7.1- Condies Existem quatro condies que so primordiais e que guardam relao entre si para que o xido de etileno se torne um agente esterilizante: a) Tempo - o tempo de exposio ao gs varia de acordo com a temperatura do aparelho, b) Temperatura - Geralmente utiliza a temperatura de 55oC e a exposio em 2 horas. Em temperaturas mais baixas necessitamos de exposies maiores e vice-versa. c) Umidade relativa - usa de 20 a 40%, d) Concentrao do gs - usa a concentrao de 450 mg/L de espao da cmara esterilizadora. Por ser altamente inflamvel quando puro, usamos misturar com dixido de carbono (90%) ou freon (80%).

5.7.2- Tcnica a) Preparo do material - devero estar completamente limpos e secos. O material que os empacota deve manipulao normal do processo de esterilizao. Usar fitas adesivas para identificao e indicadores de xido de etileno dentro dos pacotes. b) No sobrecarregar o esterilizador para evitar bolses isoladores e tambm o rompimento e abertura dos pacotes durante o aumento de presso da cmara. c) Aerao - o objetivo ventilar para remover o gs contido no material esterilizado e sendo

executado a 50C, o tempo varia de acordo com o tipo de material, assim:

- Borracha e material plstico fino = 6 horas - Borracha e material plstico grosso = 24 horas - Marca passos internos = 4 dias - Luvas, cateteres e outros materiais em invlucros de plsticos = 7 dias - Qualquer tubo de cirurgia cardaca = 7 dias

5.7.3- Vantagens: - bactericida, esporocida e virucida - Agente esterilizante em temperatura relativamente baixa - Facilmente removvel - Fcil de obter, armazenar e manusear - Penetra em qualquer material permevel e poroso - Esteriliza uma grande variedade de instrumentos e equipamentos sem danificar a maioria - mtodo simples, eficaz econmico e seguro - O material esterilizado pode ser estocado por perodo prolongado

5.7.4- Desvantagens Necessita de controle cuidadoso da concentrao de gs, temperatura e umidade. A aparelhagem cara e requer superviso tcnica especializada. O gs etileno possui efeito txico. O processo demorado. A utilizao do aparelho limitada a estabelecimentos grandes.

5.10- Aldedo Agente qumico autorizado pelo Ministrio da Sade, (portaria 930/1992) . Glutaraldeido a 2%, associada a um antioxidante, por 8 a 12 horas, usado para esterilizar material de acrlica, cateteres, drenos, nylon, silicone, teflon, pvc, laringoscpicos e outros)

Formaldedo, usado tanto na forma lquida ou gasosa por 18 horas. Paraformaldedo, as pastilhas tem ao esterilizante na concentrao de 3 gramas por 100 centmetros cbico de volume do recipiente onde o material esterilizado por um perodo de 4 horas a 50C.

FORMALDEDO E VAPOR DE FORMALDEDO Formaldedo um monoaldedo que existe como um gs solvel em gua. Embora tenha sido usado durante muitos anos, seu uso foi reduzido com o aparecimento do Glutaraldedo. Suas desvantagens principais estavam relacionadas a menor rapidez de ao e carcinogenicidade. Embora tido como carcinognico, isto foi demonstrado a altas doses de exposio. Ao: ativo apenas na presena de umidade para formao do grupo metanol[14]. Interage com protena, DNA e RNA. No entanto difcil especificar acuradamente seu modo de ao na inativao bacteriana.[15] Espectro: amplo espectro de ao, inclusive contra esporos. Ativo na presena de protenas mas em testes realizados a adio de 40% de protena necessitou de concentrao dobrada de formaldedo. Exposio mxima no ambiente: 0,1 a 0,5 ppm. Biodegradabilidade: 1 a dois dias. Txico.

VAPOR DE FORMALDEDO[16] Gerado em mquina prpria a partir de formaldedo a 2%. mais utilizado na Inglaterra. Indicao: materiais termosensveis. Embalagens: papel grau cirrgico. Indicador biolgico: B. stearothermophillus Temperatura: 50 a 60.C conforme o ciclo a temperatura em que oferecido o aparelho atualmente no pas. No entanto, em outros locais as mquinas funcionam a 73+ ou- 2o.C. Tempo do ciclo: 3 horas e meia. Exposio do pessoal: como existe uma fase, chamada fase lquida, em que o formaldedo extrado no h exposio. No entanto, devem ser seguidas as normas de segurana j que tido como um produto que pertence a categoria de substncias perigosas. Observaes: as informaes na literatura so ainda escassas.

Em funo de sua toxidade e carter irritante, no recomendado para desinfeco rotineira de superfcies, equipamentos e vidrarias.

5.11- Outros, cido peractico cido peractico, usado como desinfetante e esterilizante para cateteres (portaria 15 de 23 de agosto de 1988 do Ministrio da Sade), tem a vantagem que ao se decompor origina cido actico, gua, oxignio e perxido de hidrognio. Em altas concentraes, o cido peractico, tem odor pungente e riscos de exploso e incndio. O mecanismo de ao desnaturao protica, perda da permeabilidade da membrana celular e oxidam o radical sulfidril e slfur das protenas, enzimas e outro metablitos. O perxido de hidrognio um agente qumico esterilizante tanto na sua forma lquida, gasosa e plasma, inativa bactrias, vrus, bacilos da tuberculose, fungos e alguns esporos. um agente altamente oxidante, txico, irritante em relao pele e aos olhos. Age produzindo radicais hidroxilas livres que atacam a membrana lpidica do DNA e outros elementos da clula microbiana. Novas tecnologias vm complementar os processos fsicos existentes, mas nunca a substituir e, em todas elas, a eficcia da esterilizao fica comprometida na presena de sujidade nos materiais processados.

CIDO PERACTIDO- LQUIDO Obs: ver tambm este tem em Desinfetantes Apresentao: lquida. Modo de uso: por submerso. Indicao: para uso em endoscpios, instrumentos de diagnstico e outros materiais submersveis. Concentrao: 35%, estabilizada que ser diluda ( a 0,2%) automaticamente em gua estril(mquina ainda no disponvel no pas). Disponvel tambm j diludo a 0,2% (STERILIFE) para uso atravs de imerso. Tempo de processamento: 12 minutos a 50 a 56.C ( em mquina apropriada- ainda no disponvel no Brasil STERIS SYSTEM 20 ) ou 10 minutos para desinfeco e 20 para esterilizao se o processo for imerso. Alternativa no pas: 0,2% Sterilife (ver desinfetantes neste site) e CIDEX PA ( a ser lanado no pas) com tempo de contato aproximado de uma hora.

CIDO PERACTICO- PLASMA Apresentao: so dois os agentes ativos. O primeiro o cido peractico (5%) com Perxido de Hidrognio (22%) e o segundo o cido Peractico com uma mistura de gs argnio com O2 e H2 do qual ir ser formado o plasma. As fases de plasma so alternadas com fases de vapor. A partir de 35% de cido peractico ocorre diluio em gua filtrada para 2% [5] Indicao: materiais termosensveis. Temperatura: 50.C Tempo do ciclo: 4 a 6 horas [11] . Aerao: no necessria. Limitaes: no processa lquidos, limitado a uso de materiais de ao. Ainda no disponvel no pas. Embalagens: preferir polipropileno e poliolefinas. No disponvel no Brasil.

INDICADORES Os indicadores que demonstram a eficcia dos mtodos de esterilizao podem ser mecnicos, qumicos e biolgicos. So utilizados mais frequentemente para mtodos automatizados. Indicadores mecnicos: monitores de tempo, temperatura, presso, relatrios impressos

computadorizados. Indicadores qumicos: existem diversos tipo de indicadores qumicos que sero descritos abaixo de acordo com a ISO 11.140-1: 1995. Indicadores biolgicos: indicam que a esterilizao foi efetiva atravs da inativao de indicadores com contagem prvia de esporos viveis conhecida. Classificao dos Indicadores Qumicos Classe 1 ou Indicadores de Processo: Indicadores de Processo- indicados para uso em pacotes, "containers" etc. individuais para demonstrar que houve exposio ao processo de esterilizao e distinguir unidades processadas das no-processadas.

Classe 2 ou Indicadores para uso em testes especficos: Designados para uso em procedimentos de testes especficos como definido nos padres para esterilizadores ou processos de esterilizao. Ex: Bowie e Dick. Classe 3 ou Indicadores Monoparamtricos: Um indicador de um nico parmetro pode ser designado para um dos parmetros crticos e pode indicar exposio a um ciclo de esterilizao a um valor especfico do parmetro escolhido. Classe 4 ou Indicadores Multiparamtricos: Um indicador multi-paramtrico pode ser designado para 2 ou mais dos parmetros crticos e pode indicar exposio a um ciclo de esterilizao aos valores especificados dos parmetros escolhidos. Classe 5 ou Indicadores Integradores: Indicadores integradores so designados para reagir a todos os parmetros crticos dentro de um intervalo especfico de ciclos de esterilizao. Os valores especificados so aqueles requeridos para atingir uma inativao especificada por um organismo teste especfico com valores D especificado e, se aplicvel, valores Z ( como descrito para indicadores biolgicos para esterilizao a vapor na ISO 11.138-3 ). Classe 6 ou Indicadores Emuladores ( indicadores de verificao de ciclos ): Indicadores emuladores so indicadores designados para reagir a todos os parmetros crticos dentro de um intervalo especfico de ciclos de esterilizao, para os quais os valores especificados so baseados nos ajustes dos ciclos de esterilizao selecionados.

Controles qumicos Externos- indicam que o vapor entrou em contato com a superfcie exposta. Devem ser colocadas em todos os pacotes em todos os processos. Interno- indicam que o vapor penetrou o interior da embalagem. -

Fitas ou etiquetas adesivas- impregnadas com substnci

de colorao. -

Impresso- tinta indicativa termosensvel impressa diretam

Tiras de papel - impregnadas com tinta em concentra

dever apresentar colorao de marrom a preto [17]. -

Integrador qumico- reagente qumico liberado gradat

exposio. Indicada a colocao em pacotes de difcil acesso do -

Bowie Dick 4 - pode ser elaborado com diversas fitas te

um desenho caracterstico concentrico. Sua utilizade detectar

Passos a serem seguidos para o teste de Bowie e Dick: 1- Montagem do pacote [2],[4] , [18] com 25 a 36 campos de 90X60cm recentemente lavados mas no passados, uns sobre os outros a uma altura entre 25 a 28 centmetros. No centro da pilha colocar uma folha de papel poroso com diversas fitas teste coladas sob forma de asterisco". Empacotar a pilha em papel, caixa metlica ou apenas amarr-la com fita de

autoclave. 2- O pacote com o teste deve ser colocado prximo ao dreno, diariamente, na primeira carga do dia, aps o aquecimento da autoclave. 3Pr aquecer a cmara vazia removendo o ar e vapor condensado das linhas atravs de um ciclo de aproximadamente 2 a 3 minutos. Caso o uso da autoclave seja initerrupto no h necessidade de pr aquecer. 4A alterao uniforme da cor em todo o papel- teste indica teste satisfatrio.

CONTROLES BIOLGICOS So testes utilizados para monitorizar o processo de esterilizao, consistindo em uma populao padronizada de microorganismos viveis (usualmente esporulados) conhecidos como resistentes ao modo de esterilizao a ser monitorizado[2],[4] . Podem ser : Tiras de papel- envelopes contendo tiras de papel impregnada com esporos dos bacilos. Autocontido ou completo[19]- ampolas contendo os bacilos e meio cultura lquido. Frequncia dos testes biolgicos [20], as recomendaes diferem de acordo com diferentes instituies ( APIC, AAMI, AORN etc) no que se refere frequncia. Pode ser diariamente, na primeira carga do dia, semanalmente ou com frequncia testada e definida pela poltica da instituio [21]. consenso sua utilizao na validao e ao trmino de todas as manutenes realizadas , sejam elas preventivas ou corretivas. aconselhvel o uso sempre que houver na carga prteses ou materiais implantveis. Tipos de bacilos utilizados: os mais utilizados so os B. subtillis para esterilizao a baixa temperatura e B. stearothermophillus para esterilizao a vapor.

QUAIS E QUANDO UTILIZAR OS DIFERENTES INDICADORES Cada carga ou dirio para "flash". Controle da carga Cada carga para xido de Etileno, Plasma de Perxido

Diariamente ou semanal para autoclaves a vapor com ciclos ma

parmentros estiverem controlados) Controle do pacote Cada pacote

Remoo do ar- no incio do dia Controle do equipamento Aps grandes reparos

Validao do equipamento Monitorizao mecnica- cada carga Controle da exposio Manuteno dos registros Cada pacote Cada pacote

INSTALAO DE UM EQUIPAMENTO 1)Os testes de instalao devem ser realizados com a indstria e com os profissionais que iro ser os responsveis pelo uso do equipamento. 2) Realizar trs testes consecutivos com a carga completa utilizando um indicador biolgico em um pacote teste. Deixar fora da esterilizadora um indicador biolgico- controle que ser incubado juntamente com o teste ao final do ciclo. PACOTE TESTE (no confundir com o teste de Bowie e Dick) - 16 campos recm lavados em bom estado de aproximadamente de 41 por 66 centmetros. Cada compressa ser dobrada longitudinalmente em 3 e depois dobradas ao meio e empilhadas. Um indicador (opcionalmente acompanhado de indicadores qumicos) ser colocado no meio geomtrico do pacote. Ao final amarrar com fita teste de modo a que fique com aproximadamente 15 centmetros de altura. 3) Repetir o teste com a cmara vazia. 4) Para autoclaves com pr-vcuo repetir trs vezes o ciclo utilizando o teste Bowie Dick com a cmara cheia. Obs: Embora de forma geral estas sejam as prticas para todos os tipos de equipamentos, existem especificaes de testes desafios para xido de Etileno [22] e outros pacotes podem ser utilizados desde que devidamente validados [4] . VALIDAO DE UM EQUIPAMENTO Os equipamentos devem ser validados para cada novo ciclo e novo tipo de carga a ser esterilizado. Para esta validao devem ser seguidos os seguintes passos: 1)Escolher um pacote que contenha o tipo mais caracterstico do tipo de carga. Este pacote dever ser, de preferncia o de maiores dimenses que se pretende esterilizar. Colocar o pacote no local do dreno. 2) Completar a carga da autoclave. 3) Os indicadores biolgicos e qumicos devem ser colocados nos locais onde haja maior dificuldade de penetrao do agente esterilizante de acordo com a configurao do equipamento. 4) 5) Dar incio ao ciclo de esterilizao. Registrar os parmetros dos indicadores mecnicos.

6) 7) 8) volta

Ao final do ciclo, observar e registrar o resultado dos indicadores qumicos. Colocar os indicadores biolgicos na incubadora e aps ler os resultados e registrar. Arquivar os resultados de todos os testes realizado

MANUTENO Manuteno preventiva: a indstria deve fornecer instrues por escrito para a manuteno preventiva da mquina. A manuteno dever ser feita por pessoal qualificado. Os registros de manuteno devem ser guardados. Calibrao: a indstria deve fornecer instrues por escrito dos instrumentos que necessitam calibrao ( termmetros, manmetros, termopares etc) Registros das cargas: cada carga deve ser registrada de acordo com os seguintes tens: contedo geral durao e temperatura da fase de exposio data e durao do ciclo total nome do responsvel pela carga identificao do nmero da mquina

Das könnte Ihnen auch gefallen