Sie sind auf Seite 1von 3

Motor

O motor a fonte de energia do automvel. Converte a energia calorfica produzida pela combusto da gasolina em energia mecnica, capaz de imprimir movimento nas rodas. O carburante, normalmente constitudo por uma mistura de gasolina e ar (a mistura gasosa), queimado no interior dos cilindros do motor. A mistura gasosa formada no carburador ou calculada pela injeo eletrnica, nos motores mais modernos, e admitida nas cmaras de exploso. Os pistes, que se deslocam dentro dos cilindros, comprimem a mistura que depois inflamada por uma vela de ignio. medida que a mistura se inflama, expande-se, empurrando o pisto para baixo.

O movimento dos pistes para cima e para baixo convertido em movimento rotativo pelo virabrequim ou eixo de manivelas o qual, por seu turno, o transmite s rodas atravs da embreagem, da caixa de cmbio, do eixo de transmisso e do diferencial. Os pistes esto ligados ao virabrequim pelas bielas. Uma rvore de cames, tambm conhecida por rvore de comando de vlvulas, movida pelo virabrequim, aciona as vlvulas de admisso e escapamento situadas geralmente na parte superior de cada cilindro. A energia inicial necessria para por o motor em movimento fornecida pelo motor de arranque. Este engrena numa cremalheira que envolve o volante do motor, constitudo por um disco pesado, fixado extremidade do virabrequim ou rvore de manivelas. Devido ao calor gerado por um motor de combusto interna, as peas metlicas que esto em contnuo atrito engripariam se no houvesse um sistema de arrefecimento. Para evitar desgastes e aquecimento excessivos, o motor inclui um sistema de lubrificao. O leo, armazenado no crter sob o bloco do motor, obrigado a circular sob presso atravs de todas as peas do motor que necessitam de lubrificao.

Alm de alojar os cilindros, onde se movimentam os pistes, o bloco motor suporta duas outras peas: a cabea do motor na parte superior e o crter na parte inferior. No interior do bloco existem tambm cavidades tubulares atravs das quais circula a gua de arrefecimento, bem como o leo de lubrificao cujo filtro tambm geralmente fixo estrutura. O bloco tem ligaes e aberturas atravs das quais vrios outros dispositivos so controlados atravs da rotao do eixo virabrequim, nomeadamente a bomba de gua, bomba de combustvel e distribuidor(nos veculos que os possuem). O eixo virabrequim o componente do motor para onde transferida a fora da exploso ou combusto do carburante por meio da cabea da biela (que, por sua vez, se liga com o mbolo), transformando a expanso de gs em energia mecnica.

Na extremidade anterior da cambota encontra-se uma roldana responsvel por fazer girar vrios dispositivos como por exemplo, bomba da direo hidrulica, bomba do ar condicionado,bomba de gua etc. Na outra extremidade encontra-se o volante do motor, que liga caixa de velocidades cuja fora-motriz ser transmitida ou no, consoante a presso da embreagem. O pisto ou mbolo de um motor uma pea cilndrica normalmente feita de alumnio ou liga de alumnio, que se move longitudinalmente no interior do cilindro dos motores de exploso. Constituio

O pisto tem a forma de um copo cilndrico invertido sendo a superfcie direcionada para a cmara de combusto denominada fundo ou cabea do pisto. A parte mdia, normalmente chamada de corpo, onde existem dois orifcios circulares alojar o eixo do pisto que o une biela. A parte mais afastada da cabea denominada a cala do pisto.

Fixao Os dois orifcios circulares que possui na parte mdia so reforados e opostos e destinam-se a possibilitar a sua fixao ao p da biela atravs de um eixo em ao conhecido como pino do pisto, eixo do mbolo ou passador. Para que este eixo no se desloque pelos orifcios desgastando e deteriorando o cilindro do motor, mantido em posio dentro do pisto atravs de retentores adequados(aneis travas) ou revestido de um material que no danifique a superfcie do cilindro durante o movimento do pisto. Devido fixao pisto-biela que oscila transversalmente ao motor, o pino do pisto tem um orientao longitudinal face ao motor, ou seja paralela cambota(virabrequim).

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=biela+motor+de+quatro+tempo&source=web&c d=10&ved=0CGkQFjAJ&url=http%3A%2F%2Fwww.garcia.xpg.com.br%2Faula12_motores.pdf& ei=QuWST9fzL8iX6AGQgIm0BA&usg=AFQjCNFxjtEXbACYz9IQM_On6nNGvleb3A

Das könnte Ihnen auch gefallen