Sie sind auf Seite 1von 20

1

Andrews Jos de Lucena Bacharel e Mestre em Geografia Doutorando em Engenharia Ambiental COPPE/UFRJ e-mail: lucenageo@yahoo.com.br Palavras-chave: Zona Oeste/RJ; Ilhas de calor e frescor; Unidades topoclimticas urbanas.

ILHAS DE CALOR E UNIDADES TOPOCLIMTICAS URBANAS NA ZONA OESTE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO1

1. Introduo: As cidades metropolitanas abrigam uma populao bastante numerosa e comportam, conforme sugere Santos (1981), vrias cidades. O surgimento de mais de uma cidade dentro da CIDADE deve-se a um conjunto de fatores em sua organizao espacial, como a forma de ocupao do stio, as atividades humanas engendradas neste espao e a criao de diferentes ambientes. Neste ambiente complexo do espao urbano, o estudo do clima urbano emergencial, haja vista que os diferentes espaos intra-urbanos oferecem respostas distintas aos elementos do clima. Conforme aponta Monteiro (1990:11) preciso penetrar na cidade, no seu interior e compreend-la como fator social produtor de uma acentuada gama de derivaes progressivas. Os diferentes momentos de ocupao da cidade do Rio de Janeiro, associado sua estrutura fsica (espreitada entre o mar, a floresta, a montanha e a baixada), condicionaram a configurao de diferentes espaos intra-urbanos, os quais representam um desafio ao planejamento e gesto da metrpole. A Zona Oeste da cidade (figura 1) , atualmente, a principal rea de expanso da mancha urbana, com os mais elevados ndices no aumento no nmero de habitantes e domiclios (figura 2), se identificando como uma rea de relevante importncia urbano-ambiental no contexto geogrfico da cidade do Rio de Janeiro. Conta com importantes sub-centros comerciais, Realengo, Bangu, Campo Grande e Santa Cruz, os quais abrigam uma expressiva rede de servios, transporte e estabelecimentos comerciais, bancrios, educacionais e de sade. Levando em conta estes aspectos, o uso do solo bem diversificado, com os mais diferentes padres nas formas urbanas, variando das casas residenciais e ruas no pavimentadas dos loteamentos mais distantes at a concentrao das

Texto parte da dissertao de mestrado O campo trmico na Zona Oeste do Rio de Janeiro/RJ: uma contribuio ao estudo do clima urbano. Andrews Jos de Lucena. Rio de Janeiro. UERJ. 2005. 154p.

construes, edifcios, ruas asfaltadas, baixo ndice de rea verde, intenso fluxo de veculos nas reas mais prximas do centro dos bairros.

Figura 1: Localizao da Zona Oeste na cidade do Rio de Janeiro

2.400.000 2.000.000 n de habitantes 1.600.000 1.200.000 800.000 400.000 0 1970 1980 1991 1996 Anos 2000 2010 693.912

2.064.233,00 1.787.855,00 1.556.505,00 1.390.505,00 1.292.179,00 1.015.595,00 AP-1 AP-2 AP-3 AP-4 AP-5

2020

Fonte: Censos demogrficos, 1970, 1980, 1990, 2000; IPP, 1998.

Elaborado por Andrew s J. Lucena.

Figura 2: Populao residente nas reas de Planejamento (AP) da cidade do Rio de Janeiro entre 1970 e 2000 e projeo para 2010 e 2020 (a AP-5 corresponde a Zona Oeste)

So identificados na Zona Oeste, pelo menos, trs tipos locais de clima, que esto intimamente ligados a sua fisiografia (figura 3): o clima de vale, situado na baixada de Bangu; o litorneo, identificado nas baixadas de Guaratiba e Santa Cruz e o clima de altitude, encontrado nas reas mais ngrimes dos macios.

Figura 3: Disposio das baixadas e macios na cidade do Rio de Janeiro:

Em articulao aos aspectos de ocupao do stio com suas variveis topogrficas e climticas a Zona Oeste est vulnervel a impactos ambientais, dentre os quais: as enchentes, a poluio atmosfrica e a formao de ilhas de calor. Todos estes aspectos que caracterizam a Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro justificam um estudo abrangente e detalhado do seu clima sob uma base urbana, isto , as relaes conspcuas entre o uso do solo e a atmosfera da cidade. Neste contexto, o objetivo principal do trabalho a elaborao de um mapasntese das unidades climticas urbanas da Zona Oeste que se dar atravs da anlise da variabilidade espao-temporal do campo trmico atravs de medies fixas, relacionando-os aos mais diferentes padres de uso do solo. 2. Metodologia O fundamento terico-metodolgico deste trabalho tem como suporte as bases do Sistema Clima Urbano (SCU), estruturado por Monteiro (1976) e as propostas de sntese climtica conforme Brando (1996), aplicada para a cidade do

Rio de Janeiro, Tarifa e Armani (2001) para a cidade de So Paulo e Fialho (2002) para a Ilha do Governador/RJ. De inicio, foram realizados experimentos de campo sazonais (vero 26/01/04 e inverno 29/07/04). Os experimentos de campo surgem como uma estratgia elementar de adentrar a cidade para sondar-lhe o clima, revelando as derivaes do ar no interior do organismo urbano (Monteiro, op. cit.). Os experimentos consistiram na utilizao de transetos2 em diferentes pontos amostrais da Zona Oeste. Estes experimentos procuraram contextualizar o campo trmico da Zona Oeste em escala topo (bairro) e microclimtica (ruas e/ou praas), buscando identificar as diferentes configuraes e intensidades da ilha de calor, considerando os sistemas atmosfricos atuantes e suas interaes com os componentes do clima, do ambiente e a morfologia e funes urbanas. Antes da espacializao dos transetos, buscou-se a compatibilizao de informaes sobre os aspectos do uso do solo urbano no intuito de caracterizar a rea de estudo, que serviu de base para a seleo dos pontos amostrais aos experimentos de campo. Para a seleo de cada ponto amostral foi necessria a compartimentao dos atributos naturais do stio (vegetao) e de seus componentes antrpicos (uso do solo, pavimentao, densidade construda etc). Para isso, realizou-se uma anlise detalhada do mapa de uso do solo da cidade do Rio de Janeiro (IPP, 1998), do Mapa de Zoneamento (SMU, 1988) na escala 1:10.000 e do Mapa de Gabarito (SMU, 1988), tambm na escala 1:10.000. E, por fim, foi aplicada uma pesquisa de campo para observar as caractersticas de cada ponto selecionado, onde na ocasio foram fotografados e devidamente referenciados em GPS (Global Position Systen) para a posterior plotagem em mapa. Buscando obter a maior quantidade de reas, de diferentes caractersticas fsicas e de uso do solo, foram selecionados 64 pontos amostrais, dos quais 18 correspondem aos pontos de medida fixa (transeto fixo) e 46 aos pontos de medida mvel (transeto mvel).

Segmento horizontal com diversos pontos de medida dos elementos climatolgicos (temperatura, umidade, vento) ao longo do espao urbano delimitado.

Apesar do n superior de pontos do transeto mvel, para a delimitao das unidades climticas foram utilizadas apenas do transeto fixo e, portanto, o que ser analisado neste trabalho. A tcnica de medidas fixas consiste na seleo de pontos amostrais que durante um perodo dirio (das 8 s 20h.) uma equipe realiza medies e observaes horrias dos elementos do clima (temperatura, umidade, vento). Para o transeto fixo foram selecionados trs pontos amostrais de medida (Ponto A, B e C) em cada bairro (Realengo, Bangu, Campo Grande, Barra de Guaratiba, Santa Cruz e Sepetiba), totalizando 18 pontos (figura 4). Dos trs pontos, o ponto A equivale a um ambiente aberto (de pouca ou nenhuma densidade construda e/ou baixo fluxo de atividades e veculos) e/ou arborizado (como uma praa); e os outros pontos (B e C)3 equivalem rua ou avenida com maior movimento (intenso fluxo de atividades) e de maior densidade construda. Em cada bairro, das 8h s 20h duas pessoas realizaram observaes horrias da temperatura e umidade do ar, atravs do Psicrmetro de Funda4, cobertura do cu, direo e intensidade do vento, fluxo de veculos e a situao do tempo presente (cu claro, nublado etc.) A delimitao das unidades espaciais teve como base os elementos do clima (urbano), obtidos durante a realizao dos transetos fixos (temperatura, umidade, vento e taxas de aquecimento-resfriamento), os componentes fsicos (stio, macios, baixadas, vales, vegetao) e antrpicos (uso do solo, corpos verdes, fluxo de atividades e aspectos demogrficos), que representam os atributos do ambiente urbano. Na delimitao destas unidades foi utilizado o Sistema de Informao Geogrfica (SIG) ARCGIS. O mapa da Zona Oeste na escala 1:50.000 foi escaneado (em um scanner de rolo) e transferido para o SIG, onde foi georeferenciado, vetorizado e dividido em polgonos, os quais foram preenchidos com uma tonalidade de cor que representa uma unidade e/ou sub-unidade topoclimtica.

Em Barra de Guaratiba os trs pontos corresponderam a trs ruas (estradas), devido aos poucos espaos de praas no bairro, porm estas ruas apresentam usos diferentes ao longo de suas extenses. Em Santa Cruz o ponto B tambm foi enquadrado em uma praa, devido ao bom n de praas que h neste setor do bairro, e pelo fato das praas A e B apresentarem dinmicas urbanas bem distintas. 4 Aparelho que apresenta dois termmetros com coluna de mercrio, um com o bulbo seco e outro coberto por uma musselina que quando umedecido se estabelece como o bulbo mido.

Figura 4: Distribuio dos transetos fixos e mveis na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro/RJ

3. Resultados e discusses: 3.1. A ilha de calor no episdio de vero (26/01/04) No dia 26 de janeiro uma isbara que variou entre 1014 e 1016 mb estabeleceu um sistema de baixa presso sobre a costa fluminense sendo a responsvel pelo alto ndice de nebulosidade observado neste dia na cidade do Rio de Janeiro. A nebulosidade esteve associada s ZCAS (Zona de Convergncia do Atlntico Sul). Ventos de nordeste, de muito fraca intensidade, e alto teor de umidade, proveniente do Atlntico Sul, tambm foram constantes durante o dia. A intensidade da ilha de calor variou durante o dia por quatro magnitudes: fraca (0,1 2,0C), moderada (2,1 4,0C), forte (4,1 6,0C) e muito forte (> 6,0C). At s 12h. a intensidade mxima (core) no ultrapassou a magnitude moderada enquanto tarde e noite oscilou entre forte e muito forte. O core da ilha de calor praticamente no apresentou mobilidade espacial, mantendo-se estacionria, quase que diariamente, em Campo Grande (figura 5).
HORAS 20.00 19.00 18.00 17.00 16.00 15.00 14.00 13.00 12.00 11.00 10.00 9.00 8.00 Sepetiba
0.0 3.0 6.0

5.0

4.0

2.0

1.0

Santa Cruz

Barra de Guaratiba

Campo Grande

Bangu

Realengo

Figura 5: Variao horria e intensidade da ilha de calor no transeto Realengo-Sepetiba no dia 26/01/2004

H uma mancha mais escura espacializada em Campo Grande. Em poucos momentos Bangu (13h e 14h) e Sepetiba (17h) se aproximam de Campo Grande, mas com intensidade que varia de moderada a forte. Quanto ilha de frescor (0,0C) ela se individualizou em Barra de Guaratiba, compartilhando-se em alguns horrios

com Santa Cruz (11, 12 e 13h.) e Realengo (10, 11 e 12h), este ltimo que nos primeiros dois horrios da manh concentrou a ilha de frescor matutina. O eixo Realengo, Bangu e Campo Grande alm de encaixado no vale da baixada de Bangu possuem os maiores ndices de urbanizao, tanto no que se refere densidade demogrfica quanto utilizao do uso do solo (figura 6). Estes fatores conjugados so determinantes para a elevao e persistncia de temperaturas mais altas, contribuindo para o incremento na intensidade da ilha de calor. Surpreende a hegemonia de Campo Grande sendo, de longe, o bairro mais quente, haja vista que o bairro no sustenta um histrico com temperaturas to altas na cidade (at porque no possui uma estao meteorolgica).

Figura 6: Uso do solo na Baixada de Bangu

Em Realengo sua ilha de calor no foi to intensa, como poderia se esperar. Esta expectativa se justifica pelo fato de que a temperatura coletada na estao meteorolgica do bairro, ao longo de seus registros, em muitos momentos ultrapassava a temperatura coletada na estao meteorolgica de Bangu, j que Realengo tambm se insere no domnio da baixada de Bangu. Barra de Guaratiba, localizado na baixada de Guaratiba e Santa Cruz e Sepetiba localizados na baixada de Santa Cruz, por suas situaes geogrficas e

pelos ndices de urbanizao mais baixos (figura 7) que da baixada de Bangu, configuraram intensidades da ilha de calor bem inferiores, sendo em Barra de Guaratiba o lcus permanente da ilha de frescor diurna e noturna. Em Sepetiba a ilha de calor diferencia-se bastante (em intensidade) de Santa Cruz e Barra de Guaratiba, estando em boa parte do dia com intensidades superiores a Realengo.

Figura 7: Uso do solo na Baixada de Santa Cruz e Guaratiba

A variao espacial da ilha trmica neste episdio de vero pode inferir novos conceitos acerca da espacializao da temperatura na Zona Oeste, como, por exemplo, de que o bolso de calor no exclusivo de Bangu, mas tambm de Campo Grande que parece at bem mais superior. 3.2. A ilha de calor no episdio de inverno (29/07/04) No dia 29, um sistema frontal atuou no interior das Regies Sul, Sudeste e Centro-Oeste e, pelo litoral, deslocando-se at o litoral do estado de So Paulo. Este sistema frontal no atingiu o estado do Rio de Janeiro no dia 29, favorecendo a situao de tempo bom, com cu claro e leve calmaria. O campo trmico apresenta semelhanas ao identificado no episdio de vero, tanto em relao espacializao da ilha de calor como tambm a sua

10

intensidade. Os ncleos mais quentes esto localizados em Campo Grande, com intensidade que varia de fraca a muito forte, e a ilha de frescor exclusividade de Barra de Guaratiba (figura 8).
Horas 20.00 19.00 18.00 17.00 16.00 15.00 14.00 13.00 12.00 11.00 10.00 9.00 8.00 Sepetiba
0.0 1.0 3.0 4.0 6.0

5.0

2.0

Santa Cruz

Barra de Guaratiba

Campo Grande

Bangu

Realengo

Figura 8: Variao horria e intensidade da ilha de calor no transeto Realengo-Sepetiba no dia 29/07/2004

Campo Grande concentra o core da ilha de calor matutina, diurna e noturna, mas no perodo entre as 12 e 15h. (salvo s 8h) que a intensidade oscila entre a magnitude forte e muito forte. Bangu e Realengo tem seus cores mais intensos no perodo diurno, mas, sem dvida, Realengo sobressai com os ncleos mais quentes. Em Bangu o core mximo da ilha trmica de 2,7C (intensidade moderada) s 14h e ainda abriga uma ilha de frescor s 10h, Realengo dispe de ncleos, tambm de magnitude moderada, mas acima dos 3C entre as 13 e 16h e concentra a intensidade mxima da ilha de calor s 20h (1,8C) com Campo Grande. No extremo oeste, Santa Cruz desenvolve os ncleos mais quentes. Se embora, em dois horrios do perodo matutino (8 e 10h.), Sepetiba tem ncleos bem acima, em Santa Cruz no perodo diurno e noturno prevalece a ilha de calor com maior intensidade. Das 11 s 16h a ilha de calor de moderada intensidade, porm s 13h o ncleo de forte intensidade (4,7C), tornando-se o segundo maior do horrio (inferior apenas para Campo Grande).

11

Em Barra de Guaratiba, com exceo apenas das 10h, onde seu ncleo foi de 0,7C, em todos os demais horrios foi identificada a ilha de frescor, revelando a situao de amenidade desta rea da Zona Oeste. Uma caracterstica marcante dos dois episdios (vero e inverno) a concentrao dos ncleos mais quentes da ilha de calor no perodo de maior aquecimento (entre 11 e 15h). No mapeamento do campo trmico na cidade do Rio de Janeiro, realizado por Brando (op. cit.), o core da ilha de calor (5C) s 15h se concentrou na Zona Oeste, em particular em Bangu. A autora leva em considerao as caractersticas do stio (distncia do mar, ausncia de corpos lquidos, orientao e gradiente dos macios) como o fator principal para a concentrao da ilha trmica configurada em Bangu. No entanto, s 21h, os ambientes de maior densidade construda, como Copacabana (Zona Sul) e Maracan (Zona Norte), sobrepujaram os atributos geoecologicos, registrando-se nestes bairros a ilha de calor noturna. Lee (1992) analisou a configurao da ilha de calor em Londres durante 19621989 e concluiu que a ilha de calor diurna tem sido menos intensa, enquanto noite tem sido acrescida. Para a cidade de Porto Alegre, Danni (1987) constatou ncleos mais quentes da ilha trmica noite, seguida do horrio diurno e matutino, concentrados sobre as reas mais edificadas e de uso industrial e em Campo Grande/MS Maitelli (1994) tambm constatou o core da ilha trmica noite, com intensidade de 5C. Na Ilha do Governador/RJ Fialho (op. cit.) encontrou, no vero e no inverno, os ncleos mais intensos da ilha trmica entre as 11 e 14h, mais especificamente s 11h, com um gradiente trmico de 4,9C no vero e de 6,1C no inverno. No bairro Mier/RJ, Frana (2003) detectou no horrio noturno os ncleos mais intensos da ilha de calor e associou reteno de calor da superfcie urbana. Estas diferenas horrias entre as cidades na espacializao das ilhas trmicas so comentadas por Sezerino e Monteiro (1990) quando mapearam o campo trmico na cidade de Florianpolis/SC. Segundo os autores embora seja o efeito ilha de calor um dos atributos dos climas urbanos, isto no significa que este efeito se manifeste de forma semelhante em todas as cidades, prevalecendo nelas diversos fatores, sejam os de ordem natural (stio, topografia, orientao das vertentes) ou de ordem do uso do solo urbano. A nebulosidade no foi determinante na intensidade da ilha de calor entre vero e inverno. Normalmente, espera-se em situaes de cu claro (como o

12

ocorrido no inverno) ncleos mais intensos, porm nos dois episdios sazonais o core foi semelhante (em torno dos 6C). Na rea Central da cidade do Rio de Janeiro, Brando e Lucena (2000) ao compararem episdios de primavera entre 1997 e 1998, concluram que em 1998 a ilha de calor atingiu sua intensidade mxima (de 9,5C contra 3,3C em 1997), e esteve associada s condies de cu claro e ar calmo. Situao semelhante foi encontrada por Park (1986) para a cidade de Seoul, na Coria, Lopez et. al. (1995) para Madrid na Espanha, por Alcoforado (1998) para Lisboa, em Portugal e por Ripley et al (1996) para a pequena cidade de Saskatoon no Canad. Os resultados conferidos neste episdio de inverno confirmam algumas consideraes j apontadas no episdio de vero. As principais so: Campo Grande o principal bolso de calor da Zona Oeste e Barra de Guaratiba o lcus das temperaturas mais amenas. Certamente, estes resultados esto relacionados situao geogrfica destes dois bairros e pelo uso do solo urbano. 3.3. As unidades topoclimticas urbanas da Zona Oeste/RJ As unidades climticas so uma proposta para gerar reas semelhantes (uma classificao). A classificao no uma tarefa simples, pois se trata de uma delimitao artificial e no de divises naturais do clima, sendo uma espacializao de complexa subjetividade. Nesta classificao as unidades climticas respeitaram a escala local do clima e suas diferenciaes topo e microclimticas. Para Brando (op. cit.) a cidade do Rio de Janeiro se insere na escala do local, subdividindo-se em unidades mesoclimticas. Suas unidades foram identificadas a partir da conjuno dos fatores naturais (orientao e localizao dos macios da cidade, influncia da direo do vento como a brisa martima) e antrpicos (a diversidade no uso do solo urbano). Para o objetivo deste trabalho, a Zona Oeste considerada como uma unidade mesoclimtica da cidade e se subdivide em unidades topoclimticas. As unidades topoclimticas da Zona Oeste so definidas a partir dos dados mdios dos experimentos de campo de medida fixa5 (temperatura e umidade relativa; direo e intensidade do vento; taxas de aquecimento e resfriamento) realizados nos
As medidas fixas embora englobem um menor nmero de pontos espacializa uma rea bem maior na Zona Oeste, sendo os experimentos fixos a mdia topoclimtica. Quanto s medidas mveis, apesar de incorporarem um nmero maior de pontos sua rea de abrangncia menor, limitando-se baixada de Bangu e Santa Cruz, haja vista que o objetivo das medidas mveis o mapeamento microclimtico entre estas duas reas da Zona Oeste, conferindo suas diferenas de stio e dinmica urbana.
5

13

episdios de vero e inverno, associado aos elementos do uso do solo (densidade demogrfica e construda e tipologia do uso do solo) e a partir das observaes dedutivas realizadas em campo, isto , o conhecimento e o envolvimento que o autor tem da (com a) rea de estudo. Estas unidades so de cunho especificamente urbano, pois levam em conta os elementos climticos tomados em campo os relacionado conjuntura espacial do uso do solo urbano, sem considerar medidas nos macios e na restinga da Marambaia. Ainda assim, no mapeamento, estes ambientes foram considerados (e para os macios foi respeitado suas cotas altimtricas) e logo se tornando em zonas especiais, no classificadas. As unidades topoclimticas urbanas da Zona Oeste esto representadas na figura 9 e so determinadas pela temperatura tomada em campo. As diferenciaes entre as unidades e sub-unidades so dadas a partir da temperatura e dos demais elementos do clima, tambm colhidos em campo (umidade, vento e taxas de aquecimento e resfriamento) e do uso do solo (densidade demogrfica e construda, tipologia do uso do solo e cobertura vegetal), que se individualizam em feies topoclimticas (quadro 1).

C1

Figura 9: Unidades topoclimticas urbanas da Zona Oeste/RJ

14

Quadro 1: Feies topoclimticas (de acordo com os elementos do clima e os padres de uso do solo)
Unidades Topoclimticas A c;Ta3; Tr2; S; 1d; 1c; Us1; Cp;M B Sub-unidades topoclimticas

C D a; Ta2; Tr3; L`; 3d; 3c; Us2

B1 (c; Ta3; Tr2; S; 1d; 1c; Us1; Cp) B2 (b; Ta2; Tr1; L`; 1d; 1c; Us2; Ac; Cp) B3 (b; Ta2; Tr3; L`; 3d; 3c; Us2) C1 (b; Ta2; Tr3; L`; 3d; 3c; Us2) C2 (c; Ta1; Tr1; L; 1d; 1c; Us2)

Legenda6:
Temperatura do ar: Densidade demogrfica: A - < 25C 1d - at 2000 hab/Km2 B - entre 25 e 26,5C 2d - entre 2001 e 4000 hab/Km2 C - entre 26,5 e 28C 3d - entre 4001 e 6000 hab/Km2 D - > 28C Umidade relativa do ar Densidade construda: a - 60-69% 1c - at 200 hab/Km2 b - 70-79% 2c - entre 201 e 400 hab/Km2 c - 80-89% 3c - entre 401 e 600 hab/Km2 Taxas de aquecimento: Uso do solo (tipologia) Ta1 - 0,51-0,8C Us1 - predominante casa/sobrado com at 2 pavimentos Ta2 - 0,81-1,1C Us2 - predominante casa/sobrado, seguido por favela Ta3 - 1,11 - 1,4C Ac - rea de cultivo Taxas de resfriamento Cobertura vegetal: Tr1 - 0,6-0,69C Cp - campo Tr2 - 0,7-0,79C M - mangue Tr3 - 0,8-0,9C Direo e velocidade do vento: S - direo predominante do quadrante Sul, com intensidade entre 0 e 2 (Escala Beaufort) N - direo predominante do quadrante Norte, comintensidade entre 0 e 2 (Escala Beaufort) L - direo predominante do quadrante Leste, com intensidade entre 0 e 2 (Escala Beaufort) L`- direo predominante do quadrante Leste, com intensidade entre 2 e 4 (Escala Beaufort)
Fonte: Dados do campo (26/01 e 29/07/04); Anurio estatstico da cidade do Rio de Janeiro, 2000. Elaborado por Andrews J. Lucena

Quatro so as unidades topoclimticas identificadas pelas letras A, B, C e D, que variam 1,5C entre elas. A unidade A compreende as temperaturas mais amenas, com valores abaixo de 25C, as letras B e C so unidades intermedirias,
A densidade demogrfica foi calculada tomando como referncia a populao absoluta da regio administrativa dividida por sua rea total. Para a densidade construda foi dividida o total da populao absoluta da regio administrativa por sua rea construda residencial. As taxas de aquecimento e resfriamento foram utilizadas inicialmente por Oke e Maxwell (1974) para as cidades de Quebec e Montreal no Canad e so calculadas a partir das frmulas: Taxa de aquecimento (TA): T(ma) T(mb)/ih: h(ma) h(mb) e Taxa de resfriamento (TR): T(ma) T (h(um))/ih: h(um) h(ma), onde: T a temperatura; ma temperatura mais alta; mb a temperatura mais baixa; Ih o intervalo de hora; h a hora, e h(um) a hora da ltima medio.
6

15

com valores entre 25 e 26,5C e 26,5 e 28C, respectivamente e a unidade D assume as temperaturas mais elevadas, acima de 28C. As unidades B e C se subdividem em sub-unidades (B1, B2 e B3; C1 e C2). Os macios e a restinga so zonas especiais (no classificadas), pois no foram realizados quaisquer tipos de medio. Os macios contemplados so o da Pedra Branca e Gericin-Mendanha, com cotas altimtricas acima de 100m podendo chegar at 1000m e so reas com vegetao de floresta intacta ou alterada. O ambiente de restinga contempla toda a restinga da Marambaia (sob domnio do Exrcito Brasileiro) e suas ilhas. A unidade A est situada na pequena faixa estreita oeste de Barra de Guaratiba que abriga as temperaturas mais baixas e a umidade relativa mais elevada. Sua taxa de aquecimento a mais elevada e a de resfriamento se enquadra em situao intermediria, sendo bem inferior a sua taxa de aquecimento. O vento tem direo predominante do quadrante Sul, e a intensidade variando at 2. Os aspectos concernentes dinmica urbana so bastante relevantes na diferenciao desta sub-unidade, pois possui a mais baixa densidade demogrfica e construda e a tipologia do uso do solo constituda exclusivamente de casa/sobrado, alm ainda de comportar uma densa cobertura vegetal (de campo e mangue). Certamente os aspectos do stio (brisa martima) e do uso do solo so os fatores determinantes na delimitao da unidade A1. A sub-unidade B1 abrange o limite administrativo das regies administrativas de Santa Cruz e Sepetiba e se estende por toda a baixada de Guaratiba at as encostas do macio da Pedra Branca, abrangendo os bairros da regio administrativa de Guaratiba e Campo Grande. Esta sub-unidade apresenta caractersticas semelhantes da unidade A quanto aos aspectos hgricos e de circulao do ar, s taxas de aquecimento e resfriamento e aos padres demogrficos e de uso do solo, no entanto, apresentam contraste trmico um pouco mais acentuado, sendo este o principal diferencial. As sub-unidades B2 e B3 apresentam contraste sob os aspectos demogrficos e de uso do solo urbano. Possuem porcentagem intermediria na umidade relativa (entre 70 e 79%), taxas de resfriamento, em mdia, proporcionais s suas taxas de aquecimento e predomina a direo de leste do vento, com intensidade variando entre 2 e 4.

16

A sub-unidade B2 est situada no extremo oeste da Zona Oeste, tomando a maior parte do bairro de Santa Cruz, onde predomina uma densidade demogrfica abaixo de 2.000 hab/Km2 e a densidade construda de at 200 hab/Km2, prevalecendo os casarios baixos, seguidos por proletariado (ou favelas). Esta rea ainda abriga uma relativa e extensa rea de campo e sustenta uma remanescente rea de cultivo, sendo praticamente a nica da cidade. A sub-unidade B3 se localiza no extremo leste da Zona Oeste, cruzando semelhanas do uso da terra com as das regies administrativas da rea de Planejamento 3 (AP-3). Sua densidade demogrfica se situa entre 4.001 e 6.000 hab/Km2, com uma densidade construda entre 4001 e 6000 hab/Km2, predominando a habitao em casas, seguido por favelas. As sub-unidades C1 e C2 so as que apresentam as maiores diferenas dentro da mesma unidade topoclimtica. A sub-unidade C1 se espraia por grande parte da baixada de Bangu e Santa Cruz e abarca os bairros de Realengo, Padre Miguel, Bangu, Santssimo, Inhoaba, Cosmos e parte dos bairros de Campo Grande e Santa Cruz. Nesta sub-unidade a umidade relativa varia entre 70 e 79%, a direo predominante do vento de leste variando sua intensidade entre 2 e 4. Sua taxa de resfriamento corresponde, em mdia, a mesma taxa de aquecimento. A urbanizao se consolidando aos poucos nos bairros da sub-unidade C1 reflete nos maiores ndices na densidade demogrfica e construda (entre 4001 e 6000 hab/Km2 e entre 401 e 600 hab/Km2, respectivamente). O uso do solo predominante so os casarios baixos, seguidos por favelas. A cobertura vegetal est praticamente desconfigurada, devendo-se s invases e assentamento de aglomeraes subnormais nas margens de rios e encostas, restando alguns enclaves de vegetao nas reas mais elevadas dos morros. A sub-unidade C2 abrange todo o bairro de Sepetiba. A densidade demogrfica e a densidade construda so da categoria 1d e 1c, respectivamente, e a tipologia do seu uso do solo predomina a casa/sobrado, seguido por aglomeraes subnormais. Sepetiba apresenta caractersticas de um bairro essencialmente residencial, mesmo na sua poro inicial prximo a Santa Cruz que apresenta as principais vias de acesso ao bairro e onde o comrcio um pouco mais dinmico. A presena da praia traz um ar buclico ao bairro, porm toda a sua orla se encontra assoreada sem qualquer tratamento paisagstico ou ambiental, denegrindo todas as

17

praias da regio (Sepetiba, Cardo e Recncavo). Os resqucios de manguezais atolados em lama tambm denotam a ausncia de tratamento de sua orla. A umidade relativa do bairro bem elevada (acima de 80%) e a direo predominante do vento de leste, revelando uma ao bem maior do ar continental, do que do ar ocenico, de intensidade bastante fraca (entre 0 e 2). A taxa de aquecimento e resfriamento da categoria Ta1 e Tr1, respectivamente, o que demonstra ser taxas bastante homogneas, isto , a taxa de resfriamento quase igual de aquecimento. Finalmente, a ltima unidade a D que contempla toda a rea central de Campo Grande. Alm das temperaturas mais altas entre todas as outras unidades, esta unidade apresenta a porcentagem de umidade mais baixa (entre 60 e 69%). A direo predominante do vento do quadrante leste, com intensidade entre 0 e 2 e sua densidade demogrfica e construda da categoria 2d e 2c, respectivamente, representando um nvel intermedirio de ocupao. A tipologia do uso do solo o padro observado em grande parte das outras unidades (us2). O bairro de Campo Grande encontra-se subdividido entre trs (sub) unidades (B1, C1 e D), revelando os diversos usos do bairro. As reas de ocupao mais rarefeita e com um certo predomnio de vegetao dando um ar buclico (figura 10) se concentraram na sub-unidade B1, enquanto as reas de ocupao um pouco mais densa, com uma maior diversidade nos servios se espacializaram na subunidade C1. A rea mais dinmica do bairro, com uma maior concentrao de servios, diversidade no uso do solo e ausncia de vegetao teve seu ncleo na unidade D. Certamente, a distribuio dessas unidades tem ntima relao com o uso do solo urbano, mas no se pode excluir o papel do stio nesta baixada que provavelmente foi um diferenciador na acentuao das mdias trmicas. Toda a extenso das baixadas de Bangu e Santa Cruz se enquadram nas unidades das temperaturas mais altas. O valor bem mais elevado deste corredor est relacionado ao papel do seu stio e associado aos padres demogrficos e do uso do solo. A unidade topoclimtica D um enclave mais quente situado entre as duas baixadas e denota o papel do bairro Campo Grande como um bolso de calor da Zona Oeste, antes apenas notificado para Bangu. Provavelmente, isto se deve a ausncia de uma estao meteorolgica em Campo Grande, que se houvesse no

18

bairro estaria dispondo de registros trmicos dirios dentro de uma srie histrica e, portanto, poderia apresentar as semelhanas e diferenas entre os dois bairros, inclusive revelando temperaturas mximas to elevadas (ou at mais elevadas) quanto em Bangu.
Foto tirada por Andrews J. Lucena, tomada da Estrada do Viegas em Senador Camar (mar/2005).

Figura 10: Bairro Rio da Prata em Campo Grande

Portanto, as unidades topoclimticas urbanas da Zona Oeste representam a interao espacial dos atributos do clima, do ambiente construdo e do ambiente natural e definem uma classificao (urbana) do clima para a Zona Oeste, sendo esta classificao uma sugesto de operao para a gesto e o planejamento. 4. Concluses: As ilhas de calor, produto do clima urbano, uma realidade na Zona Oeste e precisam, pelo menos, serem amenizadas ou controladas (de maneira que se configurem em intensidades mais amenas). Portanto, esta rea da cidade que desenvolve temperaturas bastante elevadas, em funo das condies naturais do stio, comporta a maior dimenso territorial da cidade, como tambm abriga a maior populao absoluta e os maiores ndices de crescimento, necessita de um tratamento que inspire cuidados na distribuio e alocao da populao. No vero e no inverno o core da ilha de calor se concentrou em Campo Grande com intensidades em torno dos 6C. No episdio de vero o tempo

19

predominante esteve sob ao das ZCAS o que favoreceu um alto ndice de nebulosidade durante todo o dia, enquanto que no inverno o Anticiclone do Atlntico Sul foi predominante proporcionando estabilidade atmosfrica, isto , cu claro e ar calmo. sugerida a repetio de novos experimentos, em maior quantidade e em situaes sinticas diversas, para investigar mais sistematicamente a ao dos tipos de tempo sobre o campo trmico. A proposta de sntese climtica a partir da definio de unidades topoclimticas urbanas uma pretenso de mapeamento do espao urbano tendo o clima como suporte ambiental. Consciente de que as unidades topoclimticas no so unidades fechadas, a classificao em unidades uma importante ferramenta para estabelecer diretrizes ao planejamento da Zona Oeste. Referncias bibliogrficas: ALCOFORADO, Maria J. O clima da regio de Lisboa: contrastes e ritmos trmicos. Lisboa: Tipografia Guerra-viseu, 1993. 347p; BRANDO, Ana Maria de Paiva Macedo. O Clima Urbano da Cidade do Rio de Janeiro.1996. 362f. Tese (Doutorado em Geografia) Departamento de Geografia, USP/FFLCH, So Paulo, 1996; BRANDO, Ana Maria de Paiva Macedo; LUCENA, Andrews Jos de (2000). O campo trmico na rea central da cidade do Rio de Janeiro em duas situaes sazonais de primavera (1997 e 1998). In: IV Simpsio Brasileiro de Climatologia Geogrfica. 2000, Rio de Janeiro. CD-ROM. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000; DANII, Ins Moresco. Aspectos tmporo-espaciais da temperatura e umidade relativa de Porto Alegre em Janeiro de 1982. 1987. 132 f. Dissertao (Mestrado em Geografia) - Departamento de Geografia, USP/FFLCH., So Paulo, 1987; FIALHO, Edson Soares. Anlise Tmporo-Espacial do Campo Trmico na Ilha do Governador/RJ em episdios de vero e inverno. 2002. 164f. Dissertao (Mestrado em Geografia). IGEO/UFRJ. Rio de Janeiro.2002; FRANA, Daniela de Azeredo. Clima e percepo no bairro Mier/RJ. 2003. 75p. Monografia (Bacharel em Geografia). UFRJ/IGEO. Rio de Janeiro. 2003; LEE, DEREK O. Urban warming? - an analysis of recente trends in London's heat island. Weather. Vol. 47. n 2. London. pp. 50-56. 1992;

20

LOPEZ, A. G., ALMENDROS, M. G.; GARCIA, F. Y. F. El clima urbano de Madrid: tipologias de la isl de calor. Climatology and air pllution. Mendonza/Argentina. 1995. pp. 19-36; LUCENA, Andrews Jos de. O campo trmico na Zona Oeste do Rio de Janeiro/RJ: uma contribuio ao estudo do clima urbano. 2005. 154f. Dissertao (Mestrado em Geografia). UERJ/PPGEO. Rio de Janeiro. 2005; MAITELLI, Gilda Tomasini Um estudo tridimensional de clima urbano em rea tropical continental: o exemplo de Cuiab-MT. 1994. 204p. Dissertao (mestrado em Geografia). FFLCH/USP. So Paulo. 1994; MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo. Teoria e Clima Urbano. So Paulo: Srie Teses e Monografias, 25, 1976. 181 p.; MONTEIRO, Carlos Augusto Figueiredo. Por um Suporte Terico e Prtico para estimular Estudos Geogrficos do Clima Urbano no Brasil. REVISTA GEOSUL, Florianpolis, n 9, p 4-19, ano 5, 1 semestre.1990; OKE, T. R. & MAXWELL, G. B. Urban heat island dynamics in Montreal and Vancouver. Journal of Climatology. USA, Vol. 9. Pp. 192-200. 1974; PARK, H. S. Features of the heat islands in Seoul and its surrouding cities. Elsevier Science. Atmospheric Enviromente. Vol. 20, n 10,1986. pp. 1859-1866; RIPLEY, E. A , ARCHIBOLD ,O W.; BRETELL, D. L. Temporal and spatial temperature patterns in Saskatoon. London Weather. Vol. 51, n 12, 1996. pp. 398-405.; SANTOS, Milton. Metamorfose do Espao Habitado. So Paulo: Hucitec, 1981.124p; SEZERINO, M. L.; MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo. O campo trmico na cidade de Florianpolis: primeiros experimentos. REVISTA GEOSUL, Florianpolis, n 9, p 20-60, ano 5, 1 semestre.1990; TARIFA, Jos Roberto; ARMANI, Gustavo. Os climas urbanos In: Os climas na cidade de So Paulo. Teoria e prtica. TARIFA, Jos Roberto; REZENDE, Tarik Resende. So Paulo. GEOUSP. Coleo Novos Caminhos, 4. 2001. Pp. 47-70.

Das könnte Ihnen auch gefallen