Sie sind auf Seite 1von 4

Sags e Swells Sag, ou dip, um afundamento de 0,1 a Sags de tenso esto relacionados a causa mais 0,9 pu em tenso ou corrente

e rms em comum de falhas no sistema de fora de uma durao de meio ciclo um minuto. computadores.Os efeitos de um swell geralmente so mais destrutivos que os efeitos de um sag. Swell um aumento de 1,1 a 1,8 pu em tenso ou corrente rms em uma durao A condio de sobretenso pode causar a queima de de meio a um minuto. componentes dos equipamentos, ou mesmo criar um defeito acumulativo que aumenta gradualmente. Equipamentos usados nas plantas industriais modernas ( controladores de O aumento de tenso em iluminao incandescente processos, controladores de pode ser notado se a durao do swel for maior que 3 programao lgica, mecanismos de ciclos. ajuste de velocidade, mecatrnicos) esto ficando cada vez mais sensveis Causas: aos sags de voltagem devido ao seu aumento de complexidade. As causas de sags so divididas em 3 reas: sistema de transmisso, sistema de distribuio e utilizao Na medida em que a velocidade dos pontual. Swells so tratados em um nica categoria. circuitos operacionais aumenta e sua Uma causa comum de sags e swells nas trs reas, tenso nominal diminui, a a mudana repentina de fluxo de corrente atravs da vulnerabilidade a tais distrbios fonte de impedncia. aumenta. No caso de um sag, um repentino grande aumento na Os efeitos de um sag geralmente so corrente requerida por um equipamento ir causar mais visveis do que os de swell. Um sag uma tenso maior a ser entregue na fonte de de durao maior que 3 ciclos impedncia. Isto ir resultar em uma reduo da geralmente visto como o piscar de tenso, no ponto de vista da carga. iluminao. Da mesma maneira como um surge uma reduo Sags comumente no so distinguveis repentina no fluxo de corrente ir causar um aumento de faltas de energia momentneas, na na tenso em impedncias indutivas ou capacitivas. medida que os efeitos em um equipamento podem ser os mesmos. Solicite agora mesmo um oramento para medio de Sags Swells atravs do Equipamentos mais sensveis, como contatoengenharia@electricservice.com.br computadores, podem travar ou mesmo perder informaes armazenadas em memria voltil. At mesmo rels e contatoras de starters de motores podem ser sensveis a sags de voltagem, resultando no interrupo de um processo quando a queda ocorre.

Flicker e Cintilao O que Flicker?

Impacto do Flicker nos equipamentos:Variaes de luminosidade de lmpadas incandescentes; Flicker uma impresso de instabilidade da Variaes de brilho em lmpadas de mercrio, Monitores de Computadores e Televisores; sensao visual, induzida por variao Possvel reduo de torque nos motores; Perda de dados luminosa ou flutuao da distribuio nos Computadores. espectral durante o tempo. Esta variao depende da freqncia e magnitude da mudana e da luz sobre o observador. Medies de Flicker Mtodos de Reduo do Flicker De uma forma mais tcnica, o flicker o Seguem abaixo algumas solues adotadas para mitigar e efeito visual causado em lmpadas corrigir os problemas de Flicker para sua instalao: incandescentes pela flutuao de tenso. Na freqncia de 8,8 Hz o olho humano Aumento da Icc Corrente de Curto Circuito; apresenta sua mxima sensibilidade, sendo capaz de identificar variaes na tenso de Instalao de Compensador de Flicker: 0,1%. Filtro Ativo; Compensadores Estticos Acima de um certo limite, o flicker torna-se Capacitores controlados por Tiristores; perturbador para os seres humanos. O flicker causado por oscilaes peridicas Com Engenheiros e Tcnicos capacitados, a Electric faz da tenso e geralmente no por variaes medies de Flicker com relatrios que so construdos instantneas (como Sags e Swells). conforme normas internacionais de tecnologia, sempre de Quem gera o Flicker? Normalmente os equipamentos que geram flutuaes de tenso so: Fornos a Arco, Sistemas de Solda a Arco, Grandes Conjuntos de Injetoras/Extrusoras, Moedores de Rochas e outras cargas eletrointensivas. Flutuaes de tenso so limitadas por normas como a IEC 61000-3-3. Procedimentos para medio de Cintilao luminosa (flicker) so estabelecidas pela IEC 61000-4-15. acordo com as normas do PRODIST e das Concessionrias de todo o Brasil. Com diferentes tipos de medidores e procedimentos de medio bem definidos, so feitas medies com qualidade certificada. Solicite agora mesmo um oramento para medio de RISE atravs do contatoengenharia@electricservice.com.br

Distores Harmnicas de Tenso e Corrente A qualidade da energia tem sido alvo de muito interesse e discusso e nos ltimos anos. Com o acrscimo cada vez maior de equipamentos no lineares, a preocupao com a qualidade da energia aumenta.

O monitoramento e medio das Harmnicas um item indispensvel para garantir melhor Com equipamentos de ltima gerao, apontamos confiabilidade na operao, e reduzir o tempo de com grficos da forma de onda, mostrando os parada dentro das empresas, alm de ser um forte efeitos das Harmnicas no sistema eltrico indicativo da qualidade da energia que fornecida medido. para a unidade que tem este controle. Como as harmnicas podem ser eliminadas? Uma instalao com elevado ndice de Distoro Normalmente, a soluo mais confivel e acessvel Harmnica provavelmente ter problemas como: feita com o uso de filtros de harmnicas. Os reduo da vida til de motores, capacitores e filtros de harmnicas so calculados pela Electric, transformadores. de modo a reduzir ou atenuar as distores harmnicas. Capacitores amplificam as distores harmnicas e so os equipamentos mais sensveis este tipo de problema, muitas vezes queimam entrando em ressonncia com o sistema queimando constantemente capacitores. Com este objetivo, a Electric faz medies de Distores Harmnicas de Tenso e Corrente onde so monitoradas todas as distores harmnicas at a 51 ordem.

Quaisquer variaes das Harmnicas de tenso ou corrente que estejam fora dos limites prestabelecidos pelas normas que regulam e fixam os limites mximos so apontadas com extrema preciso nos relatrios, trazendo segurana e confiabilidade para a instalao.

Quaisquer variaes das Harmnicas de tenso ou corrente que estejam fora dos limites prestabelecidos pelas normas que regulam e fixam os limites mximos so apontadas com extrema preciso nos relatrios, trazendo segurana e confiabilidade para a instalao.

Energia Reativa e Correo do Fator de Potncia O fator de potncia definido como sendo a relao entre a potncia ativa e a potncia aparente. Ele indica a eficincia do uso da energia. Um alto fator de potncia indica uma eficincia alta e um fator de potncia baixo indica uma eficincia baixa. As desvantagens de um sistema com baixo fator de potncia, no so apenas tcnicas, mas tambm financeiras. Um baixo fator de potncia resulta em multas que so cobradas na conta de energia. Muitas vezes o consumidor de energia paga multa por baixo fator de potncia mas por falta de um conhecimento tcnico especfico acaba ignorando isso. Dependendo da concessionria de energia a multa por baixo fator de potencia pode vir discriminada como FER ou Consumo Reativo Excedente. Este encargo cobrado para que o consumidor evite prejudicar os sistemas de transmisso e distribuio de energia controlados pelas concessionrias. Corrigindo o fator de potncia o consumidor aumenta a eficincia energtica de sua instalao, reduz corrente eltrica nos cabos, aumenta a vida til de seus equipamentos e, alm disso, reduz de maneira rpida e eficiente sua conta energia eltrica. Atravs de medies e anlises dos arquivos de leitura da instalao a Electric oferece de uma maneira gil e precisa a melhor soluo para corrigir o seu fator de potncia.

Das könnte Ihnen auch gefallen