Sie sind auf Seite 1von 1

Histrico O ano de 1879, data da criao do primeiro laboratrio de pesquisas em psicologia na Universidade de Leipzig, Alemanha, considerado um marco histrico

o importante na evoluo desta cincia: introduziu-se o mtodo cientfico caracterizado pela observao sistemtica, e testes objetivos e passveis de repetio. A nova era do conhecimento era definida como o estudo da experincia consciente, e o mtodo usado era a introspeco experimental: um observador treinado tentava descrever os vrios elementos de suas experincias conscientes. Na Europa caracterizou-se como experimental, evolucionista, introspectiva, associacionista e preocupada basicamente com o contedo da experincia consciente. Eram estudados fenmenos sensoriais e perceptuais, memria, pensamento diferenas individuais e funes mentais superiores. Em fins do sculo XIX, seguindo o modelo europeu, a psicologia comeou a desenvolver-se tambm nos Estados Unidos. Foram criados diversos laboratrios, entre os quais se destacam o de William James, S.Hall e J.Mckeen Cattell. A Psicologia institucionalizou-se com a fundao da Associao Psicolgica Americana.

unificado. No existe nem mesmo consenso quanto a definio de seu objeto de estudos. Enquanto para muitos ela considerada a "a cincia do comportamento", outros a vem como estudo da atividade mental das funes congnitivas; outros ainda consideram-na o estudo do funcionamento cerebral. Mas seja qual for a concepo as informaes so obtidas atravs do estudo do comportamento e seu objetivo compreender o homem.

Mtodos e tcnicas Os mtodos e tcnicas uilizados pela psicologia procuram identificar o comportamento e explicar como e quando ocorre, para poder predize-lo e control-lo. Em funo do tema que se pretende pesquisar e da lionha terica adotada, podem ser aplicados diversos mtodos e tcnicas que frequentemente se complementam e por vezes se superpem.

Aplicao da Psicologia A psicologia aplicada evoluiu separadamente da psicologia pura, dirigindo seus problemas para o trabalho, a educao e a clnica. Alguns cientistas acabaram engajando-se fora do campo acadmico, prestando servios profissionais de carter psiclogico. Aps a segunda guerra mundial estabeleceu-se definitivamente como cincia aplicada, tornando-se uma profisso atuante em diversas reas de sade e da vida profissional e educacional.

As escolas e seu declnio Durante as primeiras dcadas do sculo XX, os psiclogos aglutinaram-se em escolas coesas, cada uma com idias particulares a respeito do objeto e dos mtodos de estudo, funcionando como foco de pesquisas e controvrsias tericas. Em meados do sculo XX, o contexto das escolas sofreu grandes alteraes. A fase posterior das escolas caracterizou-se por determinadas tendncias, como por exemplo o uso cada vez mais intenso do mtodo emprico objetivo. O interesse foi reforado pelas subvenes fornecidas por fundaes e rgos governamentais para pesquisas sobre o comportamento, principalmente nos Estados Unidos. A quantificao tambm assumiu crescente importncia na psicologia e recebeu notvel impulso com o advento do computador eletrnico.

A profisso do psiclogo Por volta da segunda metade do sculo XX, a psicologia tornou-se firmamente estabelecida e foi organizada como profisso. Nos Estados Unidos, a Associao Psicolgica Americana formulou e adotou um cdigo de tica profissional em 1960. No Brasil, comearam a estruturar-se os cursos de formao em psicologia e regulamenta a profisso de psiclogo, ficou estabelecido o seguinte: a)diagnstico psicolgico; b)orientao e seleo profissional; c)orientao psicopedaggica; d)soluo de problemas de ajustamento.

Tendncias Modernas O trao distintivo da psicologia do sculo XX, em contraposio do XIX, seu carter global: o todo mais valorizado do que as partes, ou, pelo menos, as partes so avaliadas dentro do contexto que integram. Observa-se mais o comporamento geral do que os atos elementares; e o indivduo no estudado apenas por si mesmo, mas por sua interao com o meio social: focaliza-se o presente em suas relaes com o passado e em sua projeo para o futuro. Por ser uma cincia muito recente, a psicologia ainda no apresenta um corpo terico

Das könnte Ihnen auch gefallen