Sie sind auf Seite 1von 24

Cerca Eltrica ELC 2001 UN Intelbras Parabns, voc acaba de adquirir um produto desenvolvido com a tecnologia e a segurana Intelbras.

A cerca eltrica ELC 2001 UN (universal) compacta, de fcil instalao e microprocessada para aumentar a confiabilidade contra falsos disparos. Possui mdulo de alta tenso separado para facilitar a instalao. Compatvel com qualquer central de alarme convencional ou monitorada. Recomendase o uso conjunto com centrais de alarme Intelbras (com setor 24 h) para que a cerca fique ativa mesmo com a central desativada.

ndice
Especificaes Tcnicas .....................................................................5 Caractersticas .....................................................................................6 O Produto .............................................................................................7
Mdulo de alta tenso .................................................................................... 7 Mdulo de controle ......................................................................................... 9

Cuidados e Segurana .......................................................................10 Instalao...........................................................................................11


Terra ............................................................................................................. 11 Cabos para alta tenso ................................................................................. 11 Hastes e isoladores ...................................................................................... 12 Fiao ........................................................................................................... 13 Novo aprendizado ........................................................................................ 14 Ativao/desativao do eletrificador ........................................................... 14 Funcionamento do eletrificador .................................................................... 15 Descrio dos LEDs ...................................................................................... 16 Programao ............................................................................................... 17 Reset da senha master ................................................................................. 17 Ajuste da tenso da cerca ............................................................................ 19 Teste da cerca sem choque .......................................................................... 20

Programao e Operao ..................................................................14

Finalizao da Instalao ..................................................................19

Termo de Garantia ..............................................................................21

Especificaes Tcnicas
Produto: Eletrificador pulsativo de permetro Tenso Mdia: Com o jumper ENERGIA na posio BAIXA = 8.000 V pulsativo 5% Com o jumper ENERGIA na posio ALTA = 9.000 V pulsativo 5% Alimentao DC: 12 a 16 V fornecido pela central de alarme. Potncia (energia aplicada): 0,110 joules (aprox.110 milijoules). Intervalos de pulsos eltricos: a cada 1 segundo. Durao dos pulsos eltricos: 0,000045 segundos (aprox. 45 microssegundos).

Caractersticas
A conexo entre a central de comando e o mdulo de alta tenso feita com cabo 4x26, podendo chegar distncia de 50 metros ou mais, dependendo da qualidade do cabo e seu dimetro. Economia de tempo, custo e trabalho com os cabos de alta isolao, pois ser usado somente o comprimento necessrio para interligar o mdulo de alta tenso cerca. A ELC 2001 UN utiliza bateria e sirene da central de alarme. O cabo 4x26 envia e recebe sinais de controle em baixa tenso, no oferecendo riscos s pessoas e poder ser colocado em tubulao junto com outras fiaes. A central de comando pode ser fixada em qualquer ponto dentro da residncia, pois no gera alta tenso, barulho ou interferncia.

O Produto
Ao abrir o eletrificador, tem-se acesso aos bornes para conexo dos fios. Para a passagem dos fios utilize os orifcios existentes na caixa, de acordo com a necessidade do local de instalao. O mdulo de controle dever ser instalado em local protegido de mudanas climticas e de difcil acesso a pessoas no autorizadas. A unidade do mdulo de alta tenso pode ser fixada em local discreto prximo cerca e a cu aberto.

Mdulo de alta tenso

Mdulo de alta tenso

AT: sada de alta tenso. RETORNO: retorno de alta tenso. 12 V +: ligao de 12 V a partir do mdulo de controle. 12 V -: ligao do negativo a partir do mdulo de controle. CONT: ligao do sinal de controle a partir do mdulo de controle. RET: ligao do sinal de retorno para o mdulo de controle. TERRA: ligao da barra de terra. JUMPER SENSIBILIDADE: sensibilidade para detectar fugas. Caso haja disparos falsos com pequenas fugas ocasionadas por cabos ou mesmo hastes, selecione o jumper para a posio BAIXA. JUMPER ENERGIA: ajusta a alta tenso. Ver item Finalizando a Instalao. Com o jumper ENERGIA na posio BAIXA = 8.000 V pulsativo 5% Com o jumper ENERGIA na posio ALTA = 9.000 V pulsativo 5%

Mdulo de controle

Mdulo de controle

12 V/MOD +: ligao da alimentao para o mdulo de alta tenso. 12 V/MOD -: ligao do negativo para o mdulo de alta tenso. CONT: sinal de controle para o mdulo de alta tenso. RET: sinal de retorno do mdulo de alta tenso. ALARME: sada de rel normalmente fechada, deve ser ligada no setor 24 h da central de alarme. 12 V +: ligao de 12 V da alimentao da cerca, deve ser ligado no positivo do auxiliar da central de alarme. 12 V -: ligao do negativo da cerca, ligar no negativo do borne auxiliar da central de alarme.

Cuidados e Segurana
Proteja a cerca com alguma espcie de anteparo ou telhado de uma eventual rede eltrica que esteja acima. No toque a cerca com ela ligada. Se instalar em locais com circulao de crianas, ative a cerca sem choque. Instale algumas placas de advertncia com o aviso: CUIDADO, CERCA ELTRICA. Instale sempre em altura superior a 2,10 m. imprescindvel o aterramento do borne TERRA. Desligue a cerca para eventuais podas de vegetao e/ou manuteno dos fios. Nunca ligue mais do que um eletrificador em uma mesma cerca. Alm de ser proibido, isso acarretar em mau funcionamento, desqualificando a segurana do produto.

10

Instalao
Seu eletrificador foi projetado para ser ligado em uma cerca com comprimento de at 1600 m de fio. Sendo que, normalmente, as cercas so compostas de 4 fios, portanto, o eletrificador cobrir um permetro de 400 m. Obs.: O comprimento da cerca depende do dimetro do fio, portanto, aumentando o comprimento se aumenta o dimetro.

Terra
Ao identificar o terra no mdulo de alta tenso (ver figura Mdulo de alta tenso), conecte esse terminal em um terra de boa qualidade. Para tal, finque no solo uma barra de cobre (haste de aterramento) especialmente destinada a este fim e de fcil aquisio no mercado e utilize fio com bitola mnima de 1,5 mm. Ateno: muito importante que se faa a conexo do terra para que seu eletrificador funcione perfeitamente, aumentando a sensao de choque a quem tocar nos fios da cerca e a proteo contra raios e sobrecarga pela rede eltrica e/ou fiao de sensores. Obs.: No use o neutro da rede eltrica como terra, perigoso e proibido por lei. A garantia no cobre possveis danos provocados por raios.

Cabos para alta tenso


So cabos especiais de alta isolao que fazem a ligao entre o eletrificador e a cerca a ser eletrificada. Podem ser adquiridos facilmente no mercado. Cabos Fly Back de televisores tambm podem ser utilizados. A distncia mnima entre eles de 2 cm. Ver figura Ligao de AT.
11

Podem ser embutidos em eletrodutos de PVC ou mesmo canaletas, respeitando a distncia mnima entre eles. No utilize eletrodutos de ferro. Evite ao mximo a umidade ou chuva para no ocorrer fugas (centelhamento) para o terra.

Hastes e isoladores
Desenvolvidos especialmente para a montagem de cercas eltricas, podem ser adquiridos facilmente no mercado. As hastes so de alumnio chato ou em forma de cantoneira para facilitar determinadas montagens e so feitas com uma determinada dureza que absorve impacto, como em portes e mnima flexibilidade ao vento. Se desejar, a haste tambm pode ser construda, por exemplo, de ferro, desde que essas caractersticas sejam observadas. Os isoladores so fabricados em larga escala de polipropileno, tambm sendo possvel fabric-los usando tarugos comprados em lojas especializadas. Devido alta tenso aplicada cerca, os isoladores devem ter excelente isolao eltrica entre fio e haste. No use isoladores de plstico utilizados em rede eltrica, pois estes no possuem isolao suficiente. Isoladores de porcelana tambm no so adequados, pois podero ocorrer trincas ou fissuras que comprometero a confiabilidade da cerca. As hastes para fixao dos fios devero ser presas com parafusos e buchas numa altura mnima de 2,10 m com espaamento de 3 m entre elas. Ver figura a seguir:

Ligao de AT

12

Fiao
Geralmente, a fiao utilizada na cerca de fio de ao inox com dimetro de 20 AWG, sendo o mais utilizado devido sua durabilidade, baixa resistncia eltrica por metro e resistncia tenso mecnica exigida pelo estiramento, a fim de evitar barrigas e balano que provocariam rompimentos. Ver figura a seguir:

Montagem de hastes

13

Programao e Operao
Na cerca eltrica ELC 2001 UN, todas as configuraes e modo de operao so programveis, aumentando a segurana, pois todos os parmetros estaro protegidos por senhas. H duas senhas para operar/programar o sistema: Senha master: programa o equipamento, ativa/desativa cerca com choque. Senha secundria: ativa/desativa cerca sem choque.

Novo aprendizado
Com a cerca desativada, pressione as teclas Com Choque + F1, o eletrificador realizar o aprendizado das condies da cerca. O aprendizado no ser realizado com a cerca aterrada ou cortada, neste caso a cerca emitir bipes de erro. Obs.: Sempre que houver necessidade de manuteno, troca de cabos, isoladores, poda de vegetao, troca de posio dos jumpers SENSIBILIDADE ou ENERGIA, etc., aconselhvel um novo aprendizado devido s novas condies. Esse novo aprendizado leva o tempo de dez segundos, 10 piscadas do LED Pulso (a cerca emitir um bip a cada pulso do LED, indicando que a funo Aprendizagem est em andamento).

Ativao/desativao do eletrificador
Ativar atravs das senhas: a senha master sempre ativa com choque e desativa a cerca (padro de fbrica: 1234). A senha secundria sempre ativa sem choque e desativa a cerca (padro de fbrica: 1010). Ou atravs de Arme Rpido, pressionando 2 teclas: Teclas Com Choque + 1: ativa a cerca com choque.
14

Teclas Sem Choque + 1: ativa a cerca sem choque. Obs.: necessrio habilitar esta funo, consulte o item Habilitar/ Desabilitar arme rpido. Desativar: digite a senha master ou secundria.

Funcionamento do eletrificador
Sem choque: a cerca no gera pulso de alta tenso, apenas monitora corte e aterramento como se fosse um setor de alarme normal. Com choque: a cerca gera pulso de alta tenso a cada um segundo e se estiver programada para deteco de fuga, alm de corte e aterramento, monitora tambm fuga (centelhamento) na cerca. Obs.: Quando a cerca est programada para no detectar fuga, ela somente envia o sinal de controle para gerar o pulso de alta tenso, mas no monitora se realmente ele foi gerado. Quantidade de pulso falho: quando programada para deteco de fuga, a cerca analisa o pulso de retorno. Caso este pulso retorne diferente do memorizado no aprendizado a cerca o considera como pulso falho. Quando a soma destes pulsos for igual quantidade programada, a cerca dispara o alarme. Quando se ativa o equipamento, ele s ir disparar caso ocorra N pulsos falhos num perodo de 240 pulsos ( 4 minutos). (N = quantidade de pulso falho programado). A quantidade de pulso falho programvel, mnimo 5 e mximo 36 pulsos. Se programado para 5 pulsos, a cerca ir disparar se 2,1% dos pulsos forem falhos. Se programado para 36 pulsos, a cerca s ir disparar se no mnimo 15% dos pulsos forem falhos. Aps o primeiro disparo, a cerca se auto-ajusta para disparar novamente somente se a taxa de pulsos falhos for 75%, com isto,
15

a ocorrncia de disparo contnuo ser reduzida. Ao desativar a cerca e reativ-la, a contagem de pulsos falhos ser zerada e uma nova contagem ser inciada em 240 pulsos. Se a cerca possui fugas (centelhamento) em uma taxa maior que 15% (36 pulsos), a manuteno do sistema deve ser feita, ou a funo de deteco de fuga deve ser desativada.

Descrio dos LEDs


LED ATIVADA LED PROGRAMA Aceso. Apagado. Piscando. Aceso. Aceso. Apagado. LED CERCA Piscando lento. Piscando lento e rpido. Piscando rpido. Aceso. Apagado. LED PULSO Piscando de acordo com o pulso gerado pela cerca. Piscando de acordo com o retorno do pulso. Cerca ativada. Cerca desativada. Modo de programao. Indica que a tecla Prog foi pressionada e aguarda a entrada de parmetros. Cerca cortada/aterrada. Funcionamento normal. Disparo por corte/aterramento da cerca sem deteco de fuga. Disparo por corte da cerca com deteco de fuga. Disparo por deteco de fuga. Ativada sem choque. Cerca desativada. Ativada com choque e sem deteco de fuga. Ativada com choque e com deteco de fuga. No pisca quando o pulso falho.

16

Programao
Para entrar no modo de programao, insira o comando Prog + Senha master. O LED ATIVADA fica piscando para indicar que est no modo de programao.

Alterar a senha
Digite Prog + 0 + quatro dgitos da nova senha master. Digite Prog + 1 + quatro dgitos da nova senha secundria.

Habilitar/Desabilitar arme rpido


Digite Prog + F1 + 1 = habilitar Arme rpido. Digite Prog + F1 + 0 = desabilitar Arme rpido. Padro de fbrica: Arme rpido habilitado.

Programar quantidade de pulso falho


Digite Prog + 5 + dois dgitos = quantidade de pulsos falhos (mnimo 05 e mximo 36 pulsos). Obs.: Digite sempre dois dgitos, ex. 06, 09... Sai de fbrica programado para 8 pulsos falhos.

Ativar/desativar deteco de fuga (centelhamento)


Digite Prog + Com Choque + 1 = ativa deteco de fuga. Digite Prog + Sem Choque + 1 = desativa deteco de fuga. Obs.: A deteco de fuga sai de fbrica desativada.

Reset da senha master


Caso tenha esquecido a senha master, no ser possvel entrar no modo de programao e ter acesso s configuraes da cerca. Caso
17

isso ocorra, h o Reset da senha master. Para realizar esse Reset: 1. Desligue a cerca; 2. Coloque um jumper nos pinos 3 e 4 do conector J5 conforme a figura a seguir;

3. Conecte a alimentao da cerca, ela emitir bipes indicando que a senha master foi restaurada para o padro de fbrica (1234); 4. Desligue a cerca e desconecte o jumper; 5. Religue a cerca, agora possvel entrar no modo de programao e alterar as programaes, bem como programar novamente a senha master.

18

Finalizao da Instalao
Ajuste da tenso da cerca
1. Para cerca inferior a 50 m (200 m de fio) ajuste o jumper ENERGIA do mdulo de alta tenso na posio baixa, a fim de evitar que a central fique centelhando e mantenha as mesmas caractersticas eltricas da cerca de 1600 m. 2. Depois de todos os fios conectados, percorra toda a extenso da cerca verificando o esticamento dos fios (sem barriga) e os pontos de emendas, inclusive fios dos sensores, se houver. 3. Ajuste o jumper SENSIBILIDADE do mdulo de alta tenso para a posio BAIXA ou ALTA, conforme a necessidade do local da cerca. 4. Certifique-se de que no h vegetao (galhos/folhas) muito prxima cerca, pois isso pode provocar fugas e o microprocessador realizar um aprendizado errado e provocar disparos indevidos. 5. Ative a cerca com choque atravs das teclas Com Choque + 1 e verifique em toda sua extenso a ocorrncia de possveis fugas (centelhamentos). 6. Desative a cerca utilizando a senha e elimine as causas. Pressione as teclas Com Choque + F1, o eletrificador far um novo aprendizado (reconhecimento do tamanho da cerca). Arme a cerca novamente. 7. Simule um rompimento da cerca, ligue-a e a sirene dever disparar; desligue-a. 8. Simule um curto-circuito com um fio, interligando a cerca ao terra, ligue-a e a sirene dever disparar; desligue-a. 9. Simule um ponto com fuga, ligue um fio na cerca e a outra extremidade, deixe bem prxima ao terra, por volta de alguns
19

milmetros, ligue-a e a sirene dever disparar aps transcorrer N pulso falho (padro de fbrica: 8 pulsos falhos); desligue-a. Obs.: Este teste s funciona se a cerca foi programada para detectar fugas.

Teste da cerca sem choque


1. Ative a cerca sem choque atravs das teclas Sem Choque + 1, a cerca no ter alta tenso. 2. Simule um rompimento da cerca, ligue-a e a sirene dever disparar; desligue-a. 3. Simule um curto-circuito com um fio, interligando a cerca ao terra, ligue-a e a sirene dever disparar, desligue-a. 4. Faa testes tambm sem energia eltrica e com a bateria. Obs.: A medio microprocessada torna o sistema muito mais confivel contra disparos falsos, pois o sinal digitalizado e processado.

20

Termo de Garantia
Para a sua comodidade, preencha os dados abaixo, pois, somente com a apresentao deste em conjunto com a nota fiscal de compra do produto, voc poder utilizar os benefcios que lhe so assegurados. ________________________________________________________________ Nome do cliente: Assinatura do cliente: N da nota fiscal: Data da compra: Modelo: Revendedor: ________________________________________________________________ Fica expresso que esta garantia contratual conferida mediante as seguintes condies: 1 Todas as partes, peas e componentes do produto so garantidas contra eventuais defeitos de fabricao que porventura venham a apresentar, pelo prazo de 1 (um) ano, sendo este prazo de 3 (trs) meses de garantia legal mais 9 (nove) meses de garantia contratual, contado a partir da data de entrega do produto ao Senhor Consumidor, conforme consta na nota fiscal de compra do produto, que parte integrante deste Termo em todo territrio nacional. Esta garantia contratual implica na troca gratuita das partes, peas e componentes que apresentarem defeito de fabricao, alm da mo-de-obra utilizada nesse reparo. Caso no seja constatado defeito de fabricao, e sim defeito(s) proveniente(s) de uso inadequado, o Senhor Consumidor arcar com estas despesas. 2 Constatado o defeito, o Senhor Consumidor dever imediatamente comunicar-se com o Servio Autorizado mais prximo que consta na relao oferecida pelo fabricante - somente estes esto autorizados a examinar e sanar o defeito durante o prazo de garantia aqui previsto. Se isto no for respeitado esta garantia perder sua validade, pois o produto ter sido violado. 21 N de srie:

3 Na eventualidade do Senhor Consumidor solicitar o atendimento domiciliar, dever encaminhar-se ao Servio Autorizado mais prximo para consulta da taxa de visita tcnica. Caso seja constatada a necessidade da retirada do produto, as despesas decorrentes, transporte, segurana de ida e volta do produto, ficam sob a responsabilidade do Senhor Consumidor. 4 A garantia perder totalmente sua validade se ocorrer qualquer das hipteses a seguir: a) se o defeito no for de fabricao, mas sim, ter sido causado pelo Senhor Consumidor ou terceiros estranhos ao fabricante; b) se os danos ao produto forem oriundos de acidentes, sinistros, agentes da natureza (raios, inundaes, desabamentos, etc.), umidade, tenso na rede eltrica (sobretenso provocada por acidentes ou flutuaes excessivas na rede), instalao/uso em desacordo com o Manual do Usurio ou decorrente do desgaste natural das partes, peas e componentes; c) se o produto tiver sofrido influncia de natureza qumica, eletromagntica, eltrica ou animal (insetos, etc.); d) se o nmero de srie do produto houver sido adulterado ou rasurado; e) se o aparelho houver sido violado. Sendo estas condies deste Termo de Garantia complementar, a Intelbras S/A se reserva o direito de alterar as caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos sem aviso prvio.

Intelbras S/A Indstria de Telecomunicao Eletrnica Brasileira Rodovia BR 101, km 210 - rea Industrial - So Jos - SC - 88104-800 Fone (48) 3281-9500 - Fax (48) 3281-9505 - www.intelbras.com.br 22

01/08

Das könnte Ihnen auch gefallen