Sie sind auf Seite 1von 16

Certificao ambiental empresarial e sustentabilidade: desafios da comunicao 1

Environmental Management Certification and Sustainability: challenges for communication


Demtrios Antnio Silva
Engenheiro. Mestre em Sade Pblica pela Universidade de So Paulo, consultor.

Resumo
Este trabalho foi realizado a partir da pesquisa feita entre as organizaes certificadas conforme a ISO 14001. Sua motivao foi a necessidade de identificao de aspectos a serem focalizados pelo requisito comunicao, a fim de atender s ansiedades das partes interessadas (moradores da vizinhana, consumidores, prestadores de servio), colaborando para a confiana e credibilidade da certificao conforme a NBR ISO 14001. Tal certificao se apresenta como um diferencial de mercado entre as organizaes e tambm um forte instrumento mercadolgico. No entanto, alguns acidentes industriais ampliados e a postura das empresas de reagir para controlar os danos ambientais, somente aps a ocorrncia destes episdios, tm sido obstculos para cativar a confiana da populao. Os resultados demonstram que as organizaes certificadas no esto sendo capazes de estabelecer com sucesso a comunicao com suas partes interessadas. Palavras-chave: Comunicao; Certificao; ISSO 14,000; Empresa; Sustentabilidade.

Helena Ribeiro
Gegrafa. Professora Titular do Departamento de Sade Ambiental da Faculdade de Sade Pblica da Universidade de So Paulo. E-mail: lena@usp.br 1 Parte de Dissertao de Mestrado defendida na Faculdade de Sade Pblica da USP em maro de 2004.

52 Sade e Sociedade v.14, n.1, p.52-67, jan-abr 2005

Abstract
This article is based on research done among enterprises that received ISO 14,001certification. Its aim was to verify the different aspects of communication, in order to answer to the anxieties of interested parties (residents in the neighborhood, consumers, workers and service providers), contributing to trust and credibility of the ISO 14,001 certificate. This certification represents a market instrument among enterprises and also a strong merchandise item. However, many amplified accidents that occurred and the posture of the enterprises that react to compensate for environmental damages only after those accidents happen have been obstacles to develop a relationship of trust with community. The results showed that certified enterprises have not been able to establish a successful communication with interested parties. Keywords: Communication; Certification; ISO 14,000; Enterprise; Sustentability.

Introduo
Gesto ambiental na indstria
Como a questo ambiental est, de forma definitiva, inserida no rol dos interesses da sociedade, sendo, cada dia, melhor entendida e mais discutida, as empresas no poderiam deixar de estar atentas a ela. Dotadas de agilidade nas respostas s presses da sociedade, as empresas incluram a preocupao com os impactos que geram sobre o meio ambiente em sua lista de diretrizes, cuidando para que tais impactos no venham a ser um fator de desgaste empresarial ao mesmo tempo em que vo estabelecendo mecanismos para que a sociedade tenha conhecimento desses esforos. A contaminao de rios, de solos e de guas subterrneas, devido disposio inadequada de resduos, e a contaminao do ar por emisses resultantes da queima de combustveis em fornos e caldeiras, so exemplos dos vrios tipos de impactos ambientais provocados pelas organizaes empresariais, principalmente as do ramo industrial. Tais modificaes podem ser causadas de forma pontual, como o caso de acidentes, ou de forma sistemtica como a poluio atmosfrica. Em ambos os casos, a remediao dos locais afetados, no curto e mdio prazos, pode no acontecer. No entanto, a reverso do processo de deteriorao do meio ambiente pode se dar com a adoo voluntria de Sistemas de Gesto Ambiental pelas organizaes. Com isto, iniciou-se um novo processo de relacionamento entre as organizaes e as partes interessadasem que o gerenciamento ambiental passou a ser considerado no planejamento estratgico das organizaes. As partes interessadas so definidas, pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas, como: indivduo ou grupo interessado ou afetado pelo desempenho ambiental de uma organizao (ABNT 1996a). A certificao pode ser considerada uma grande modificao na forma de gerenciamento empresarial, uma vez que, inicialmente, os investimentos direcionados a esta rea no contribuem para a gerao de lucro, s vezes nem mesmo so considerados como investimentos, mas despesas. Esta situao vem se modificando, paulatinamente, modificada pela demonstrao de que, alm do valor agregado decorrente da

Sade e Sociedade v.14, n.1, p.52-67, jan-abr 2005 53

adoo de aes de boa aceitao junto aos consumidores e vizinhos, muitas oportunidades de economia de recursos foram e so geradas com a implantao dos sistemas de gesto ambiental, principalmente reduo sistemtica de desperdcios e perdas. necessrio perceber que as metas econmicas e ecolgicas no so conflitantes, como se imaginava antigamente, e que os sistemas produtivos dependem, para sua sobrevivncia e crescimento, do desenvolvimento sustentvel, definido como aquele que atende s necessidades das presentes geraes, sem impedir que as geraes futuras tambm tenham possibilidade de atender s suas necessidades bsicas. Ou seja, a continuidade dos sistemas de produo e da prpria vida na terra depende da existncia dos recursos naturais, que no podem ser desperdiados. As organizaes so conduzidas em funo de estratgias estabelecidas por sua direo. No havendo uma estratgia para a gesto ambiental, no se pode ter certeza da alocao dos recursos necessrios, do gerenciamento dos processos e do retorno do investimento (Andrade e cols. 2000). Uma estratgia adotada partir de modelos estabelecidos, tais como o modelo de gesto ambiental da norma ISO 14.001, adaptando o modelo empresarial da organizao. A proposta de gesto ambiental da norma ISO 14.001 foi desenvolvida pela comunidade internacional em busca de um modelo que pudesse ser facilmente adotado pelas diversas organizaes ao redor do mundo e que tambm pudesse ser integrada a modelos de administrao j existentes e consagrados. Embora j houvessem proposies de normas semelhantes (como a British Standard- BS 7750 na Inglaterra), a ISO (International Organization for Standardization), uma federao mundial com sede em Genebra, na Suia, fundada em 1946 para promover o desenvolvimento de normas internacionais para indstria, comrcio e servios, veio a editar normas sobre o meio ambiente aps a Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992 Rio 92 (Tibor e Feldman, 1996). Foi criado, ento, no mbito da ISO, um Comit Tcnico Internacional para elaborao da Srie ISO 14000, com o propsito de fornecer, s organizaes, uma estrutura formalizada para gerenciar os impactos ambientais reais e potenciais gerados por suas atividades, produtos e servios. No Brasil, a edio e publicao da srie

de normas 14000 responsabilidade da ABNT- Associao Brasileira de Normas Tcnicas. A ISO 14001, editada no Brasil pela ABNT como NBR ISO 14001, a norma que contm as especificaes mnimas do que deve conter um Sistema de Gesto Ambiental (SGA) e a nica da srie que certificvel. Em seu escopo, a NBR 14001 (ABNT 1996a) clara quando informa que no exige que sejam estabelecidos critrios especficos de desempenho ambiental, mas exige que seja estabelecida e seguida uma poltica em que a preservao do meio ambiente, o atendimento legislao e a melhoria contnua do SGA seja encarada como prioridade, declarada por seu mais alto cargo de direo. Estava claro que deveria haver uma homogeneizao de conceitos e formas de gerenciar os assuntos ambientais de modo que as aes desencadeadas, principalmente pelas unidades industriais, considerassem o conceito de Desenvolvimento Sustentvel, contribuindo para no comprometer os recursos necessrios s futuras geraes. A institucionalizao de uma certificao ambiental voluntria tende a proporcionar confiana ao pblico sobre a garantia da qualidade ambiental de produtos, processos e servios nas organizaes. Entretanto, ainda persistem em setores menos confiantes da sociedade as discusses a respeito da efetividade da utilizao do sistema de gesto ambiental na implementao de mudanas tecnolgicas voltadas para os objetivos do desenvolvimento sustentvel, j que, segundo alguns crticos, os procedimentos adotados para a certificao no eliminam totalmente os riscos ambientais dos processos produtivos, sobretudo aqueles relacionados s indstrias que empregam produtos qumicos.

Certificao Ambiental e comunicao


A evoluo do conceito de qualidade para os produtos partiu da necessidade de evitar que estes produtos portassem defeitos que, nas situaes mais graves, expusessem a vida humana a riscos. Evoluiu-se, entendendo que necessrio evitar as falhas e que, para isto, toda uma sistemtica deve ser adotada: uma nova forma de gerenciar todo o processo. O sistema de certificao deste processo veio com a srie de normas ISO 9000, disseminando a cultura da sistematizao dos processos e a avaliao do sistema por uma terceira parte, a certificadora.

54 Sade e Sociedade v.14, n.1, p.52-67, jan-abr 2005

Alguns eventos desastrosos e a conscientizao das pessoas e empresrios sobre a importncia dos assuntos relacionados ao Meio Ambiente levaram as organizaes empresariais a despertar para estas questes, que tambm so matria de sua sobrevivncia econmico-financeira. Assim, na perspectiva da necessitva sistematizao internacional, foi desenvolvida a srie de normas ISO 14000 para a qualidade ambiental e a norma 14001 dedicada especificamente ao Sistema de Gesto Ambiental. Rapidamente, o apelo comercial envolvendo a certificao foi tambm percebido pelos empresrios. Principalmente nas primeiras discusses para o estabelecimento da srie de normas, havia uma percepo geral que relacionava a certificao com a inexistncia da poluio. Mas, assim como o certificado ISO 9000 no significa ausncia de defeitos, os encarregados da implantao e certificao dos Sistemas de Gesto nas empresas se encarregaram de desmistificar, neste aspecto, a certificao ISO 14001, ressaltando que obter a certificao no significa, obrigatoriamente no poluir, ou no sofrer acidentes. As normas ISO baseiam-se no princpio da melhoria contnua e no atendimento da legislao e normas existentes no local onde as empresas esto situadas. Busca-se, de modo voluntrio, diminuir os riscos ambientais daquela atividade certificada. Por esse motivo, freqentemente, as normas ISO so associadas idia de excelncia. Esta discusso pode ser acompanhada na imprensa especializada. Alfredo Lobo, representante do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial) (Certificao ISO, 2000), em mesa-redonda organizada em agosto/2000 pela Revista Saneamento Ambiental para debater o tema: Certificao ISO 14001 e acidentes ambientais: falha operacional ou fiscalizao negligente?, comenta que outro problema decorre do uso indevido da certificao por parte das empresas certificadoras, que fazem o marketing de suas atividades, assegurando, com a ISO, a qualidade do produto e excelncia de gesto. O que no corresponde verdade. Um dos requisitos da Norma NBR ISO 14001 a comunicao interna e externa. Para atender a este requisito necessrio que as empresas estejam abertas aos questionamentos de suas partes interessadas

internas e externas. A NBR ISO 14004 sugere que para as comunicaes e relatos ambientais internos e externos: seja encorajada a comunicao recproca; as informaes sejam compreensveis e adequadamente explicadas; as informaes sejam verificveis; a organizao apresente um retrato fiel do seu desempenho; as informaes sejam apresentadas de forma consistente (por exemplo: unidades de medida similares, para permitir comparao entre um perodo e outro) (ABNT 1996b). O que fcil de se verificar que o atendimento a este requisito leva implantao de um estratgia mercadolgica, e que esta algumas vezes desafiada por ocorrncias de acidentes que so divulgados na mdia por seus impactos negativos de grande monta. A sociedade, que de forma geral no reconhece as peculiaridades tcnicas do significado da obteno do Certificado, tende a relacion-lo a um selo verde ou prmio por no poluir o meio ambiente. Em geral, as pessoas responsveis pela conduo do Sistema de Gesto dentro das organizaes esto cientes desta situao, mas, normalmente, no divulgam ou explicam que a inteno da organizao manter uma boa conduta de gerenciamento das questes ambientais. Quando h ocorrncia de acidentes, as organizaes envolvidas so questionadas e podem demonstrar e defender suas atitudes, mantendo a certificao. No entanto, para o pblico em geral, quando h acidentes com impactos ambientais significativos, causados por uma empresa certificada, a certificao questionada e so lanadas dvidas sobre todo o processo de certificao. As certificadoras envolvidas certamente redobram os cuidados em seus trabalhos, o que tambm parte do conceito da melhoria contnua. No entanto, esta atitude no deveria ser tomada em funo de episdios que podem desgastar a imagem do processo de certificao. inegvel que existam diferenas entre os processos produtivos, dentro ou fora de um ramo de atividade industrial, mas espera-se rigor num patamar mnimo que atenda mesmo s expectativas da socieda-

Sade e Sociedade v.14, n.1, p.52-67, jan-abr 2005 55

de e que, independentemente do reconhecimento de peculiaridades tcnicas, um fator de grande importncia no processo. Tondovski (1999) aponta a frustrao dos responsveis pelos sistemas de gesto em empresas que vm adotando medidas meramente cosmticas no trato de suas questes ambientais. Aonde a fiscalizao ausente, existe a tentao de no atender aos requisitos bsicos. Estas empresas preparam-se para receber as auditorias, colocando sob suspeita o sistema. Quando ocorre um evento indesejvel, os danos imagem podero exigir investimentos que foram economizados em alguma fase anterior. Assim, importante saber se as organizaes esto comunicando s partes interessadas as informaes necessrias e suficientes para aumentar a confiana no compromisso da organizao com o meio ambiente, ou se elas esto apenas fazendo propaganda de seus produtos com os seus certificados.

Objetivos
Objetivos da pesquisa: a) avaliar o processo de comunicao das organizaes certificadas conforme a NBR ISO 14001 sob o ponto de vista de uma das partes interessada: a Universidade b) avaliar se o contedo da comunicao realizada pelas organizaes certificadas conforme a NBR ISO 14001 contribui para criar nas partes interessadas a confiana na determinao da organizao em preservar o meio ambiente. c) verificar se as organizaes esto sendo capazes de demonstrar a evoluo de seu sistema de gesto s partes interessadas, de modo a cumprir o preceito da melhoria contnua, conforme estabelecido na NBR ISO 14001.

vam disponveis na pgina do INMETRO na Internet, em agosto de 2002, e que permitiam contato de forma confivel e homognea. Um questionrio abordando os pontos principais do Sistema de Gesto Ambiental foi enviado s 211 organizaes certificadas. Na elaborao do questionrio, foram formuladas perguntas abertas (nas quais era necessrio que a organizao desenvolvesse o tema) e perguntas fechadas (com respostas pr-formatadas). Consideram-se que a prpria resposta a esta demanda inicial seria uma forma de avaliar o cumprimento do requisito certificao ou, pelo menos, da forma como ele entendido pela organizao. No questionrio, as organizaes pesquisadas foram solicitadas a informar sobre a forma de certificao de sua unidade (ou suas unidades), seu processo de comunicao, seus aspectos ambientais significativos, seus indicadores de desempenho, a evoluo do seu sistema de gesto ambiental e seus objetivos e metas. Obtidas as informaes solicitadas, os dados foram tratados de forma quali-quantitativa. A parte quantitativa se restringiu ao tratamento do volume de informaes recebidas no que se refere quantidade de questionrios respondidos e quantidade de questes que poderiam ser agrupadas, de forma a demonstrar a representatividade destas questes e as respectivas respostas. A anlise qualitativa foi feita sobre o contedo das respostas obtidas, visando obter a avaliao, que o objeto do trabalho.

Resultados
Dos 211 questionrios enviados, foram recebidos 55 questionrios respondidos. Uma vez que algumas destas organizaes utilizaram s um questionrio para responder por mais de uma unidade certificada, estes questionrios correspondem a 74 organizaes citadas na lista do INMETRO, ou seja, 35% do universo pesquisado. Considerando que o questionrio preenchido representava uma comunicao bem sucedida pela organizao citada na lista do INMETRO, a taxa de sucesso da pesquisa foi de trinta e cinco por cento 35%. Trinta e sete mensagens enviadas na primeira tentativa de comunicao resultaram em erro. Estes erros normalmente informavam da inexistncia do endereo.

Metodologia
Procurando atingir os objetivos propostos, verificouse a existncia de comunicao com as partes interessadas interna e externa s empresas certificadas, um dos requisitos exigidos pela certificao. A pesquisa foi realizada considerando, como universo, 211 organizaes certificadas no Brasil cujos dados esta-

56 Sade e Sociedade v.14, n.1, p.52-67, jan-abr 2005

Foi realizada uma segunda tentativa de contato com as organizaes para as quais houve erro na emisso da mensagem anterior e tambm para aquelas que no haviam respondido ao primeiro contato. Quarenta e cinco mensagens retornaram com erro de conexo. Adicionalmente, foram realizados 25 contatos com organizaes, por meio de sua pgina na internet, utilizando o link de comunicao. Destas, 12 organizaes responderam ao questionrio. Entretanto, quatro dos contatos tentados tambm retornaram com mensagem de erro. Surpreendentemente, as tentativas de contato com uma das organizaes resultaram em erro em todas as trs tentativas: pelo endereo na listagem do INMETRO, duas vezes, e pela pgina da empresa na internet, uma vez. De um total de 211 certificaes contidas na lista do INMETRO, trinta e seis (36) certificaes, correspondendo a 17% do total, estavam relacionadas a unidades da Petrobrs, estando includas neste cmputo dezoito (18) certificaes relacionadas Transpetro, uma Fronape e uma Distribuidora, empresas ligadas Petrobrs. A Transpetro decidiu por responder ao questionrio corporativamente, ou seja, preencheu somente um questionrio fazendo referncia a todas as suas 18 unidades (sites) certificadas, apresentadas na lista do INMETRO, o que corresponde a 8,5% do total de certificaes concedidas. A Transpetro enviou resposta somente ao questionrio, aps troca de vrias mensagens eletrnicas e a formalizao, por meio de uma carta, desta solicitao. No entanto, a mesma resposta no foi obtida da Petrobrs, entendendo como tal as unidades relacionadas s atividades de pesquisa, extrao e refino de petrleo. Somente uma das unidades de pesquisa da empresa respondeu ao questionrio. A avaliao realizada e os resultados estatsticos apresentados nesta seo levam em considerao os 55 questionrios recebidos, que formam uma amostra correspondente a 35% do universo pesquisado.

Qual a localizao da unidade (ou unidades) certificada e a condio da certificao (site ou multi-site - um local ou vrios locais), uma vez que uma empresa pode optar por certificar uma ou mais unidades dentro de um mesmo processo
A inteno era verificar a condio de certificao das organizaes. Esta pergunta foi gerada em funo da verificao da representatividade dos certificados para a sua contabilizao. No era claro se as organizaes haviam recebido seus certificados para cada um dos sites ou se um mesmo certificado atenderia vrios sites, sendo, neste caso, multi-site. Verificadas as respostas nos questionrios, no foi possvel dirimir a dvida. Somente em trs dos questionrios a resposta foi afirmativa para o certificado multi-site. Outros quatro no afirmam que sejam multi-site. No entanto, citam diversos endereos como estando certificados. A resposta da Transpetro informava possuir 85 unidades de Dutos e Terminais com certificao feita para um nico site; e 63 unidades de transporte Martimo certificadas na condio de multi-site. Ou seja, o nmero de certificaes pode ser inferior ao nmero de unidades certificadas. A pergunta partiu do pressuposto que o conhecimento do que seja uma certificao site ou multi-site fosse disseminado entre aqueles que lidam como a certificao dos Sistemas de Gesto Ambiental, o que parece no ser o caso. A listagem de divulgao do INMETRO, na qual informado o nmero do certificado parece ser a forma mais confivel de saber o nmero de unidades certificadas. Mesmo assim, podem ser identificados problemas, como, por exemplo: o terminal da Transpetro em Santos aparece na listagem como se tratando de dois sites diferentes, mas na realidade se refere mesma unidade. O Quadro 1, a seguir, retirado de pgina do INMETRO na internet mostra que uma organizao pode constar da listagem duas vezes, se houver duas unidades em logradouros diferentes certificadas com nmeros diferentes.

Sade e Sociedade v.14, n.1, p.52-67, jan-abr 2005 57

Quadro 1 - Comparativo entre informaes fornecidas pelo cadastro do INMETRO sobre uma organizao.
Empresa Unidade de negcio Logradouro Nmero Bairro Cidade CEP UF Telefone Fax Email Contato Internet CNPJ Certificado Emisso Validade Certificadora Ramo de atividade Escopo Transpetro Petrobras Transporte AS GESAN Rua Felipe Camaro 393 Vila Prosperidade So Caetano do Sul 09550-150 SP (11) 4228-9924 (11) 4228-9606 avasconcelos@petrobras.com.br Artur Carlos Vasconcelos Neto Transpetro.com.br 33.000.167/0956-50 SGA-003119-047/01 28-dez-01 27-dez-04 Fundao Carlos Alberto Vanzolini FCAV 60.30 - Transportes por dutos / 63.12 - Armazenagem Instalaes de armazenamento, transporte e transferncia de petrleo, derivados, gs natural e lcool Transpetro - DT/TA/Santos (ex-GESAN) TA- Santos com o Terminal de Cubato Rua Albert Schweitzer 197 Alemoa Santos 11095-520 SP (11)4228-9924 (11)4228-9606 avasconcelos@petrobras.com.br Artur Vasconcelos Neto transpetro.com.br 33.000.167/0956-50 SGA-003119-058/02 25-mar-02 27-dez-04 Fundao Carlos Alberto Vanzolini - FCAV 60.30 - Transportes por dutos / 63.12 - Armazenagem Instalaes de armazenamento, transporte e transferncia de petrleo, derivados e lcool

Fonte: www.inmetro.gov.br/gestao14001

As listagens publicadas nas revistas especializadas no possibilitam uma anlise mais profunda, pois a quantidade de informaes pequena e, freqentemente, repetidas. Assim, no foi atingida a inteno inicial de obter respostas a este item, um diferenciador das unidades dentro de uma organizao. Permanece a dvida quanto s estatsticas sobre o nmero real de empresas, ou unidades de empresas, certificadas no Brasil.

Quais so as atividades desenvolvidas pela unidade certificada


Quando foi feita a anlise preliminar dos dados na primeira lista disponibilizada pelo INMETRO, o ramo da atividade das organizaes apresentava discrepncias. Por exemplo: as 3 refinarias da Petrobrs estavam classificadas, cada uma em ramos diferentes: Petrleo, Petroqumico e Qumico, respectivamente. Na segunda listagem, houve um aprofundamento

na coleta destes dados, sendo que a variao ficou somente por conta do escopo da certificao, que , de fato, a descrio das atividades que esto sendo verificadas durante as auditorias. Uma vez que o universo total pesquisado de empresas certificadas abrangeu empresas que no tinham atividades industriais, foi possvel verificar que o interesse pela certificao conforme a NBR ISO 14001 ultrapassa o mbito dos empresrios industriais. Dentre as diversas organizaes que responderam aos questionrios, destacam-se organizaes que desenvolvem atividades como: uma organizao responsvel pelo servio de gerenciamento de um complexo rodovirio que liga dois importantes ncleos metropolitanos e industriais; um hospital; uma administrao de condomnios, venda e locao de imveis; um cemitrio; uma administradora de um condomnio residencial; uma empresa de turismo e um laboratrio de anlises clnicas.

58 Sade e Sociedade v.14, n.1, p.52-67, jan-abr 2005

A primeira certificao do Sistema de Gesto Ambiental


Uma quantidade expressiva de primeiras certificaes aconteceu entre os anos de 2000 e 2001, conforme

apresentado na Figura 1. Pode-se considerar que o processo de certificao ainda recente e a maioria ainda no passou pela auditoria de re-certificao, quando esperado que os Sistemas de Gesto demonstrem ter atingido relativa maturidade.

Figura 1 - Quantidade de organizaes certificadas conforme a ISO 14001 entre os anos de 1997 e 2003, Brasil.

Fonte: (Silva, 2004)

Divulgao da certificao conforme a NBR ISO 14001


Somente trs das cinqenta e cinco organizaes declararam no divulgar sua certificao. Com isto, observa-se que as organizaes procuram informar as partes interessadas desta sua realizao e que a quase totalidade busca melhorar sua imagem pblica em funo disto. Cabe aqui uma observao interessante. No caso das trs organizaes que, no questionrio, informaram no realizar a divulgao de sua certificao, elas puderam ser identificadas na listagem do INMETRO como tendo sido certificadas. Como requisitado num dos itens da certificao, as trs empresas responderam ao pesquisador, fornecendo as informaes pedidas. Ou seja, mesmo no tendo como prtica divulgar a obteno de sua certificao por meios de divulgao, portanto sem preocupao em dar visibilidade sua certificao, quando consultadas sobre seu sistema de gesto ambiental, responderam demanda, atendendo ao requisito da norma. De forma oposta, algumas empresas que divulgam sua certificao em meios de comunicao no responderam pesquisa, contrariando um requisito da norma, que exige a informao sobre seu sistema de gesto ambiental quando demandada.

Os assuntos que os interessados tm perguntado s empresas certificadas


Oito organizaes no informaram as questes que tm despertado o interesse das partes interessadas que as procuram. Os assuntos que mais geram interesse esto relacionados aos detalhes sobre o prprio sistema de gesto certificado, gesto de resduos, principalmente quando est envolvida a coleta seletiva, aos programas de treinamento e conscientizao, que so, sobretudo, os programas de educao ambiental desenvolvidos junto s escolas e operao dos sistemas de controle de poluentes, nas empresas que possuem tal tratamento e incentivam a visitao. Os riscos de acidentes ambientais no foram apontados por nenhuma das organizaes como sendo objeto de preocupao das partes interessadas.

Os canais ou veculos utilizados na comunicao com as partes interessadas


As respostas apresentadas pelas organizaes foram compiladas e apresentadas no Quadro 2. Uma vez que havia a possibilidade da organizao citar, sob a designao de outros, os veculos de comunicao utilizados que no constavam da listagem, para melhor entendimento, os exemplos apontados foram descritos.
Sade e Sociedade v.14, n.1, p.52-67, jan-abr 2005 59

Quadro 2 - Distribuio dos veculos de comunicao utilizados pelas organizaes certificadas conforme a ISO 14001.
Veculo Palestras Visitas unidade Internet Folhetos Jornais Cartas Vdeos Cartazes de propaganda Rdio Televiso Outros
Fonte: (Silva, 2004)

Quantidade de organizaes 43 38 30 29 25 20 15 14 7 4 4

Como outros veculos de comunicao foram citados: telefone, teatro interno, selos e revistas especializadas.

Partes interessadas alvo da comunicao


As respostas revelam a diversidade de exemplos do que pode ser considerada uma parte interessada. Algumas delas so ressaltadas pelo nmero de vezes que foram citadas pelas empresas que responderam ao questionrio: a comunidade foi citada 33 vezes, os clientes foram citados 22 vezes, outras empresas foram indicadas 14 vezes, e os empregados foram citados 11 vezes. Alm destas, que foram citadas por diversas vezes, outras partes interessadas foram citadas: escolas; imprensa; colaboradores; acionistas; Ministrio Pblico; Poder Legislativo; Poder Judicirio; rgos de fiscalizao; associaes comunitrias; fornecedores; parentes de funcionrios; entidades ambientais; ONG (Organizao No Governamental); entidades de classe; tcnicos e profissionais dos setores de saneamento, administrao e meio ambiente.

Onze das organizaes informaram no realizar a comunicao pr-ativa. No entanto, uma delas informou que, entre seus veculos de comunicao, eram utilizados catlogos e 6 delas utilizam a internet para sua comunicao. Por estes resultados possvel identificar a necessidade de uma definio mais clara do que seria a comunicao pr-ativa. Normalmente, entende-se que esta comunicao aquela feita por iniciativa da empresa, sem que tenha havido a demanda de uma parte interessada. Considerando desta forma, a elaborao de um catlogo contendo informaes sobre seu Sistema de Gesto uma comunicao prativa, uma vez que, dificilmente, uma parte interessada demandaria este tipo de comunicao. Considerando que a internet fosse utilizada somente como um veculo em que estivesse disponibilizado um endereo eletrnico, atravs do qual fossem realizadas as comunicaes, esta seria uma comunicao passiva ou reativa, e trs das organizaes estariam neste caso. No entanto, o que normalmente se verifica nas pginas das organizaes na internet a existncia de informaes sobre o seu Sistema de Gesto, podendo ser considerada uma comunicao pr-ativa, que seria o caso das outras trs. O importante neste aspecto a necessidade de que as informaes contidas neste tipo de comunicao tenham a sua existncia comprovada dentro do Sistema de Gesto Ambiental e que a deciso sobre a realizao desta comunicao tenha sido devidamente registrada, como estabelece o entendimento publicado pelo CB 38 da ABNT (ABNT, 2002).

Assuntos abordados na comunicao externa realizada


Duas das organizaes informaram ter realizado uma pesquisa para verificar os interesses da comunidade prxima, sendo que uma delas inclui em sua comunicao a informao dos resultados do monitoramento do efluente de suas estaes de tratamento. O plano de emergncia e os acidentes ambientais foram citados como contedo da comunicao somente uma vez cada um. Os assuntos, normalmente citados, esto relacionados aos programas de conscientizao desenvolvidos pelas organizaes, aos requisitos do Sistema de Gesto Ambiental, seus Indicadores de Desempenho e a utilizao de recursos naturais, sendo aqui includo o consumo de gua e de energia eltrica.

Comunicao pr-ativa (que parte da empresa e no de um questionamento da sociedade) sobre os assuntos de cunho ambiental com as partes interessadas, principalmente com a comunidade mais prxima.
60 Sade e Sociedade v.14, n.1, p.52-67, jan-abr 2005

Comunicao de aspectos ambientais significativos pela organizao


Onze organizaes informaram que no comunicam seus aspectos ambientais significativos, tais como emisses de poluentes, consumo de gua e energia, produo de resduos, nvel de presso sonora, dentre outros. Como j foi comentado, este no um requisito da norma NBR ISO 14001. Entende-se que esta seja uma deciso da alta administrao, de acordo com sua poltica de comunicao.

Comunicao de aspectos ambientais significativos relativos aos riscos ambientais


Das onze organizaes que informaram comunicar seus aspectos ambientais significativos, quatro disseram no comunicar os riscos ambientais. Duas das organizaes simplesmente responderam no questo. Uma das duas outras organizaes, que tambm informaram comunicar seus aspectos significativos, no respondeu a esta questo. A outra organizao informou que a questo no era pertinente. As respostas negativas a esta questo causam uma certa estranheza, pois, a princpio, parece ser uma incoerncia com o sistema de gesto. No entanto, seria necessria uma verificao mais criteriosa, pois uma das possibilidades que estas organizaes no tenham considerado riscos ambientais como um de seus aspectos ambientais e sim como um risco ao trabalhador ou ao patrimnio. Isto poderia explicar, por exemplo, a resposta de que a questo no era pertinente. As outras interpretaes seriam: o simples desconhecimento dos riscos ambientais causados pelas atividades da empresa; a insegurana da organizao em comunicar seus riscos desencadeando necessidade de gerenci-los prestando contas s partes interessadas; ou o ocultamento dos riscos. Nestes casos, em que a comunicao seria um instrumento do gerenciamento e da minimizao dos riscos, h uma falha grave por parte das empresas e dos responsveis por auditar a certificao.

Dezessete organizaes informaram quais so os seus aspectos ambientais relacionados aos riscos ambientais. Em sua maioria, estes aspectos estavam ligados a riscos de derramamentos ou vazamentos relacionados ao manuseio, utilizao, transporte, armazenamento e destinao de produtos qumicos, leos e resduos, vazamentos de leos e graxas, solventes e tintas; e incndios e exploses e emisses atmosfricas e efluentes provenientes de incndio. Tambm foram citados: emisso de VOC (volatile organic compounds compostos orgnicos volteis); lixiviao em reas de armazenamento; instalaes com cido sulfrico, soda custica, leo hidrulico; emisso de efluentes gasosos e lquidos fora de parmetro; destinao de resduos perigosos; poluio do mar; acidentes com feridos. Surpreendentemente, foram citados o stress da fauna relacionado com a presena humana em ambientes naturais e poluio sonora causada pelo uso de meios de transporte no regulados (o que pode acontecer em caso de emergncia). b) Informaram todos os aspectos significativos Doze organizaes no se limitaram a informar os aspectos relacionados aos riscos ambientais, mas citaram os tipos de aspectos ambientais significativos identificados por seus sistemas de gesto. Com alguma variao na nomenclatura, foram citados: efluentes atmosfricos, efluentes lquidos industriais, gerao de resduos slidos (reciclveis, no perigosos e perigosos), resduos patognicos, rudo e vibraes, utilizao de recursos naturais, consumo de gua e energia. c) Informaram a forma de controle Cinco das organizaes no informaram os aspectos como solicitado, elas se ativeram a informar como elas controlam e comunicam estes aspectos, principalmente s partes interessadas internas. Neste caso, creio que no h dvidas de entendimento sobre o teor da questo, ou seja, com esta resposta evitou-se informar os aspectos solicitados. d) No forneceram a informao Houve uma organizao que respondeu que informa seus aspectos significativos, no entanto, no informou nenhum deles. Outra, apesar de responder que informa seus aspectos significativos, alegou que a resposta questo no era pertinente.

Riscos Ambientais comunicados


As respostas a esta questo podem ser divididas em quatro grupos: a) Informaram os riscos ambientais

Sade e Sociedade v.14, n.1, p.52-67, jan-abr 2005 61

Os Objetivos e Metas atuais das organizaes


Nesta questo torna-se evidente a diferena de tratamento que dado comunicao dos objetivos e metas dentro das organizaes. Trs das organizaes no se propuseram a responder. Uma alegou que os objetivos e metas no poderiam ser divulgados por serem estratgicos e parte do Plano Industrial da Organizao; outra respondeu que eram confidenciais e a terceira respondeu no considerar a pergunta pertinente. A maioria dos objetivos e metas (citados em 30 questionrios 54%) est relacionada reduo da gerao de resduos ou disposio adequada dos resduos. A reduo no consumo de recursos naturais est centrada na reduo do consumo de gua (citada em 21 questionrios, 38%), na reduo do consumo de energia eltrica e na reduo do consumo de combustveis. Tambm foram citados: reduo de emisses de efluentes lquidos, reduo de emisses para a atmosfera, atendimento de comunicaes externas, reduo de incidentes e de riscos de acidentes, conscientizao dos empregados, recuperao de reas degradadas e melhoria na atuao em emergncia.

A NBR ISO 14004 recomenda que a identificao dos indicadores apropriados de desempenho ambiental para a organizao seja um processo contnuo. Recomenda que eles sejam objetivos, verificveis e reproduzveis. Recomenda, ainda, que eles sejam aplicveis s atividades da organizao, consistentes com sua poltica ambiental, prticos, e econmica e tecnologicamente exeqveis. Os indicadores mais citados foram: consumo de recursos naturais (representados principalmente pelo consumo de gua), consumo de energia e gerao de resduos. Os demais indicadores citados incluem a qualidade das emisses para o meio ambiente, treinamento da mo-de-obra, a comunicao com partes interessadas, a realizao das metas e a ocorrncia de acidentes. Tambm citado como indicador ambiental o nmero de no conformidades. Este um indicador polmico, pois as no conformidades devem ser consideradas como oportunidades de melhoria no sistema, principalmente se estas forem preventivas. Tambm surpreendente que uma das organizaes tenha informado no possuir indicadores ambientais.

Balano da realizao das metas desde a implantao e certificao do Sistema de Gesto Ambiental
Foi demonstrado haver um bom acompanhamento estatstico dos objetivos e metas, bem como o conhecimento de que o atendimento aos prazos no ocorre em sua maioria. As respostas demonstram que o atendimento aos objetivos e metas propostas muito tem contribudo para que a empresa reduza suas emisses no meio ambiente, e que, adicionalmente, tm sido obtidos ganhos econmicos significativos com as economias geradas.

reas a que se relacionam os indicadores ambientais das organizaes


As respostas apresentadas pelas organizaes foram compiladas e apresentadas no Quadro 3. Foram citados como outras reas: o treinamento de empregados e colaboradores; o plantio de rvores; e a reduo da toxicidade de efluentes. A reduo da toxicidade do efluente, embora citada em outros, poderia ser entendida como pertencente rea de reduo da carga poluidora dos efluentes lquidos. Verifica-se que os principais indicadores a serem melhorados dizem respeito reduo no consumo de energia e de gua e na gerao de resduos, que so aspectos ambientais, mas que tambm proporcionam economia de recursos financeiros ao empresrio. Comprova-se, assim, nossa afirmao inicial de que a sustentabilidade ambiental necessria para a continuidade e a eficincia dos processos produtivos. Ob-

Os indicadores de desempenho ambiental, adotados pelas organizaes


A NBR ISO 14001 define o desempenho ambiental como os resultados mensurveis do sistema de gesto ambiental, relativos ao controle de uma organizao sobre seus aspectos ambientais, com base na sua poltica, seus objetivos e metas ambientais.

62 Sade e Sociedade v.14, n.1, p.52-67, jan-abr 2005

Quadro 3 - Distribuio por rea de gerenciamento dos indicadores ambientais utilizados pelas organizaes certificadas conforme a ISO 14001, 2003.
rea de gerenciamento Reduo do consumo de energia Reduo na gerao de resduos Reduo do consumo de gua Destinao adequada de resduos gerados Reduo da carga poluidora dos efluentes lquidos Reduo na utilizao recursos naturais Reduo das emisses atmosfricas Influncia sobre fornecedores Reduo no volume de efluentes lquidos Reduo do nmero de incidentes ou acidentes ambientais Atendimento aos prazos das metas propostas Melhoria do relacionamento com a comunidade Recuperao de passivos ambientais Modificao no produto para torn-lo menos agressivo ao meio ambiente Outros
Fonte: (Silva, 2004)

Quantidade de organizaes 45 44 43 34 30 28 26 24 23 23 23 22 16 15 3

serva-se, tambm, que a certificao empresarial pode contribuir para a sustentabilidade do ambiente urbano como um todo, uma vez que tem propiciado melhoria dos indicadores ambientais.

Estratgias utilizadas visando melhorar o desempenho ambiental das organizaes


As respostas apresentadas pelas organizaes foram compiladas e apresentadas no Quadro 4.

Quadro 4 - Distribuio das estratgias utilizadas pelas organizaes certificadas conforme a ISO 14001 para melhorar o seu desempenho ambiental - Brasil, 2003.
Estratgia Treinamento e conscientizao de pessoal Segregao de resduos Instalao de equipamentos Melhoria nos processos de manuteno Recirculao e reutilizao (produtos, matrias primas, gua, etc.) Mudanas nas rotinas de trabalho Alterao no processo produtivo Modificao de instalaes Modificao de matria prima Automao de processos Orientao ao cliente para utilizao do produto Outros
Fonte (Silva, 2004)

Quantidade de organizaes 53 43 41 37 37 34 31 31 20 19 15 5

Sade e Sociedade v.14, n.1, p.52-67, jan-abr 2005 63

Como outras estratgias, foram citados: questionrio de auto-avaliao de fornecedores de produtos qumicos e lubrificantes; doao de recursos da reciclagem para o grupo de voluntrios; e avaliao do atendimento junto aos fornecedores. Observa-se que tanto estratgias administrativas, educativas, que desenvolvem o capital social da empresa, quanto aquelas que exigem maiores investimentos financeiros, como mudanas nos processos produtivos, tm sido adotadas. No entanto, aquelas que exigem mais recursos financeiros so menos mencionadas, denotando que anlises custobenefcio so feitas pelos empresrios.

Discusso
Como mencionado, uma das motivaes deste trabalho foi a percepo, pelos autores, da existncia, no pblico em geral, de um sentimento de que a certificao conforme a NBR ISO 14001 no seria garantia suficiente de credibilidade das organizaes em seus compromissos com a conservao do meio ambiente, principalmente quando h ocorrncia de um acidente ambiental. Atender aos anseios das partes interessadas, sobretudo de seus consumidores e vizinhos, um dos apelos mais fortes para que a alta direo da empresa decida pela certificao. Portanto, contribuir para que esta certificao tenha credibilidade , sem dvida, uma boa medida para as organizaes. Uma forma definitiva de contribuir para que isto acontea a boa comunicao de suas atitudes e aes relativas conservao do meio ambiente. A primeira constatao da pesquisa foi a dificuldade em estabelecer a comunicao com as organizaes certificadas, justamente por existirem poucos canais de contato com estas empresas. A lista das empresas certificadas, divulgada pelo INMETRO, que o organismo acreditador no Brasil, embora seja a que mais tenha informaes detalhadas e a que melhor possibilite chegar a um contato, pois indica endereo e endereo eletrnico, apresenta o menor nmero de organizaes certificadas dentre as fontes consultadas. Mesmo assim, a lista do INMETRO aparenta ter inconsistncia nas informaes, uma vez que foi enviada mensagem, por meio eletrnico, a todas as 211 empresas listadas e 45 mensagens retornaram com erro de conexo. Ou seja, vrios endereos eletrnicos, forma de contato mais gil e simples disponvel, estavam incorretos na listagem. Alm disto, a prpria lista do INMETRO somente fica acessvel ao interessado nas informaes aps o preenchimento de um formulrio especfico para tal propsito e o recebimento de uma senha enviada pelo INMETRO. Isto, certamente, no facilita a comunicao. As listas das empresas certificadas das outras fontes, como revistas especializadas da rea ambiental, apresentam um nmero maior de empresas certificadas, mas no indicavam endereo que propiciasse um fcil contato com as mesmas.

Balano da evoluo dos indicadores de desempenho ambiental das Organizaes


Os balanos da evoluo dos indicadores de meio ambiente apresentados demonstram que as organizaes esto conseguindo obter resultados positivos com a implementao do sistema de gesto ambiental. Dez das 41 respostas a esta questo apresentaram balano feito com base em indicadores de desempenho. As demais respostas so igualmente positivas. Algumas citam exemplos de resultados apresentados, embora sem citar valores, sendo que apenas cinco mencionam que esto sendo observadas melhorias. Alm do questionrio, foi solicitada a Poltica Ambiental da Organizao, pois um dos requisitos da NBR ISO 14001 que esta Poltica seja disponibilizada para as partes interessadas. Foram recebidas 26 Polticas Ambientais das organizaes, correspondentes a 47% dos questionrios respondidos. Seis das polticas so integradas, envolvendo qualidade do produto, meio ambiente, sade e segurana no trabalho. Uma delas integra os assuntos: meio ambiente, sade e segurana no trabalho, mas no menciona a qualidade dos produtos e duas das polticas so integradas, mas envolvendo somente meio ambiente e qualidade do produto, sem enfocar questes de sade e de segurana no trabalho. Em uma delas h a diretriz Minimizar os riscos ambientais, internos e externos, atravs da preveno e aplicao de planos eficientes de emergncias. Entretanto, no menciona outras aes de controle e melhoria ambiental alm dos planos de emergncia, portanto no atende ao requisito da norma de melhoria contnua de desempenho ambiental.

64 Sade e Sociedade v.14, n.1, p.52-67, jan-abr 2005

Estas dificuldades exigiram que os pesquisadores, no caso uma parte interessada, tivessem que trilhar um caminho mais rduo para conseguir informaes suficientes que permitissem entrar em contato com uma dada organizao certificada. De posse dos dados para contato, a pesquisa demonstrou que isto ainda no era suficiente para o estabelecimento da comunicao. Estudos demonstram que o nvel de retorno a pesquisas utilizando questionrios baixo. Entretanto, em se tratando de um universo em que a comunicao com uma parte interessada um requisito auditvel, no se pode considerar que o nvel de respostas tenha sido suficiente: 35% do universo pesquisado. Igualmente preocupante o fato de que tenha havido somente uma resposta de uma organizao empresarial que possui vrias unidades certificadas, e que representam 18% das unidades certificadas contidas na lista do INMETRO. Como cada unidade certificada tem o seu plano de gesto ambiental, o correto seria que cada unidade preenchesse um questionrio com suas informaes especficas, para que se pudesse conhecer seu desempenho ambiental. Cabe ressaltar que no foram recebidas respostas comunicando que o questionrio no seria respondido por deciso da alta administrao da organizao em relao ao assunto. Ou seja, mesmo que no tenha havido negativas por parte das empresas, muitas delas no retornaram o questionrio de volta, com as informaes solicitadas. O silncio correspondeu a recusa em prestar informaes. As respostas primeira parte do questionrio, que dizia respeito identificao da organizao, no foram suficientes para conhecer o nmero de unidades certificadas na empresa. Parece que no est bem entendida, por aqueles que responderam pesquisa, a condio de certificao de um site ou multi-site. At mesmo a forma de divulgao dos certificados obtidos pelas unidades de uma mesma organizao diferenciada. As respostas parte do questionrio que dizia respeito comunicao indicam que as organizaes tm interesse em divulgar sua certificao (95%). Tambm indicaram que as partes interessadas se manifestam a respeito de assuntos de visibilidade positiva, relacionados coleta seletiva, sistemas de controle de poluentes e programas de treinamento e conscienti-

zao. possvel que isto tenha relao com os principais meios de comunicao utilizados, que so tipicamente aqueles que a organizao fornece parte interessada de uma forma planejada, ou pr-ativa. Quando as organizaes responderam que no realizam a comunicao pr-ativa, pode indicar uma dificuldade em entender este tipo de comunicao. Neste caso, se a comunicao no estiver sendo entendida de forma adequada, muito possvel que o contedo de sua mensagem no seja controlada pelo Sistema de Gesto Ambiental e sim por empresa de comunicao. Os aspectos relacionados aos riscos ambientais indicam o maior problema dos programas de comunicao das empresas. Somente sete organizaes, dentre as 55 que responderam, afirmaram informar os aspectos ambientais relativos aos riscos ambientais. Ou seja, mesmo dentre as organizaes que estabeleceram uma comunicao em atendimento ao requisito da NBR ISO 14001, somente uma pequena parcela estaria comunicando seus riscos ambientais. Esta falta de informao que, no caso de um acidente, poderia gerar desconfiana quanto credibilidade da organizao e, conseqentemente, de sua certificao. As respostas fornecidas pelas organizaes para o balano de realizao das metas demonstram que aes concretas tm sido realizadas com o objetivo de conservar o meio ambiente. Foram relatadas redues das emisses de efluentes lquidos e de poluentes atmosfricos e a diminuio da gerao de resduos. Embora no sejam ganhos to imediatamente perceptveis pela comunidade, tambm foi relatada a reduo do consumo de gua e de energia, seja ela eltrica ou de combustveis fsseis. Naturalmente, estes resultados tambm geram reflexos no desempenho empresarial da organizao, pois contribuem para reduo do custo de produo. A obteno de licenas e permisses ambientais tambm foi citada como uma realizao advinda da certificao do Sistema de Gesto Ambiental. Tal afirmao pode causar estranheza, uma vez que a lei deve ser cumprida. No entanto, a realidade em algumas organizaes ter pendncias legais, at mesmo por desconhecimento de algum requisito legal. Assim, estar de posse de todas licenas e permisses ambientais representa muito para a organizao, embora no possa ser traduzida diretamente em valor monetrio.

Sade e Sociedade v.14, n.1, p.52-67, jan-abr 2005 65

Por fim, a evidncia da melhoria contnua do Sistema de Gesto Ambiental necessita de um perodo maior de vivncia. Como as certificaes de vrias organizaes so relativamente recentes, os resultados apresentados demonstram um bom caminho percorrido. O dado dissonante que uma das organizaes afirmou no possuir indicadores de desempenho ambiental, quando isso uma exigncia da certificao. preciso destacar o fato que, em nenhum ponto dentro do contedo das mensagens, foram feitas referncias excelncia, seja ela ambiental, empresarial ou do Sistema de Gesto Ambiental.

utilizados e assuntos abordados. Os meios de comunicao so, na sua maioria, de modalidades prformatadas com as mensagens que ela deseja transmitir e os assuntos abordados so aqueles nos quais houve o sucesso de uma iniciativa, tais como: coleta seletiva, programa de conscientizao, programas de educao ambiental e sistemas de controle de poluentes. compreensvel que isto ocorra e desejvel que existam bons resultados a serem mostrados. Entretanto, necessrio estar atento para que no esteja sendo mostrada somente uma das faces da situao, e a comunicao seja somente divulgao, ou propaganda.

Concluso
As organizaes certificadas conforme a NBR ISO 14001 no esto sendo capazes de estabelecer com sucesso a comunicao com suas partes interessadas. O que pode ser demonstrado com a pesquisa foi a dificuldade em identificar e estabelecer o contato com as organizaes. Mesmo aps ter sido estabelecido o contato, houve uma baixa taxa de resposta comunicao realizada. As organizaes estariam obtendo o sucesso na comunicao se houvesse o processo de troca de mensagens com as partes interessadas e, como resultado, o estabelecimento da confiana na determinao da organizao em conservar o meio ambiente. No h comunicao efetiva se a organizao s enviar mensagens, se no houver respostas aos questionamentos das partes interessadas, se no for verificado que as partes interessadas compreenderam a mensagem da forma como desejada pela organizao, e se a organizao no estiver disposta a reagir aos feedbacks gerados pelas partes interessadas. Quando adicionado comunicao o aspecto ambiental relacionado a riscos ambientais, ela tende a tornar-se menos consistente, pois este tema somente tratado na comunicao de poucas organizaes. Isto talvez seja suficiente para que a opinio das partes interessadas entenda a ocorrncia de um acidente ambiental em uma destas poucas organizaes, mas dificilmente ser suficiente para induzir confiana no processo de certificao como um todo. As organizaes apresentam suas informaes com maior facilidade quando se trata de suas realizaes. Isto demonstrado pelos meios de comunicao

Propostas
Verificado e discutido o contedo dos questionrios respondidos, possvel apresentar algumas propostas aos envolvidos no processo de certificao e manuteno do Sistema de Gesto Ambiental. Estar atentos s dificuldades que as partes interessadas podem estar tendo para realizar a comunicao, simplesmente porque as informaes podem no estar sendo recebidas de forma adequada. Evidenciar este fato pode ser uma dificuldade ainda maior do que evidenciar o tratamento inadequado a uma comunicao realizada. Estar atentos s diversas formas de comunicao. Elas podem at mesmo no estar sendo consideradas, por no terem sido previstas ou porque os canais utilizados no foram reconhecidos como tais dentro do Sistema de Gesto Ambiental. Verificar a consistncia da comunicao realizada sobre os aspectos ambientais significativos. Embora tal contedo no faa parte do requisito da NBR ISO 14001, a consistncia das atitudes dentro do Sistema de Gesto Ambiental deve existir. Seria necessria uma verificao mais criteriosa quanto deciso da alta administrao da empresa a respeito do assunto. Por fim, em funo das dificuldades apresentadas, sugerido que as organizaes envolvidas e interessadas no processo de certificao dos Sistemas de Gesto Ambiental estabeleam uma metodologia para catlogo e divulgao das certificaes conforme a NBR ISO 14001.

66 Sade e Sociedade v.14, n.1, p.52-67, jan-abr 2005

Referncias
[ABNT] Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Interpretao NBR ISO 14001, reviso Ob. Rio de Janeiro; 2002. [ABNT] Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR-ISO 14001: Sistemas de Gesto Ambiental: especificaes e diretrizes para uso. Rio de Janeiro; 1996a. [ABNT] Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR-ISO 14004: sistemas de Gesto Ambiental: Diretrizes gerais sobre princpios, sistemas e tcnicas de apoio. Rio de Janeiro; 1996b. ANDRADE R. O. B; TACHIZAWA T; CARVALHO A. B. Gesto Ambiental: enfoque estratgico aplicado ao desenvolvimento sustentvel, So Paulo: Makron Books, 2000.

CERTIFICAO ISO 14001 em debate mesa-redonda. Saneamento Ambiental. 69:18-23, 2000. SILVA, D. A Certificao conforme a NBR ISO 14001: Desafio da Comunicao para as Organizaes. So Paulo, 2004. (Mestrado em Sade Pblica) - Faculdade de Sade Pblica, Universidade de So Paulo. TIBOR T, FELDMAN I. ISO 14000: a guide to the new environmental management standards. New York: MacGraw-Hill, 1996. TONDOVSKI L. Gesto Ambiental: conceito em perigo? Revista gerenciamento ambiental. v.5 p.41, 1999.

Recebido em: 04/08/2004 Aprovado em: 05/10/2004


Sade e Sociedade v.14, n.1, p.52-67, jan-abr 2005 67

Das könnte Ihnen auch gefallen