Sie sind auf Seite 1von 5

FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) / Contedo / Home - Portal ...

http://www.portaldeconhecimentos.org.br/index.php/por/Conteudo/...

Registrar | Login | Busca:

Home

Sobre o portal

Contedo

Melhores prticas

Sinnimos de tipos de contedo | Mais visitados |

Home Contedo FMEA (Failure Mode and Effect Analysis)

FMEA (FAILURE MODE AND EFFECT ANALYSIS)


Visitas: 12459 Nota: 3/5 (262 votos)

Melhores Prticas

FMEA (Failure Mode and Effect Analysis)


Criado por sayuri tahara ( USP - NUMA ) em 17 de Dezembro de 2008 - 09:34. Atualizado por Henrique Rozenfeld em 03 de Outubro de 2011 - 09:29.

Sumrio:

Objetivos dessa pgina Definio Tipos de FMEA Mecanismos Quando se deve utilizar o FMEA Benefcios e informaes geradas pelo FMEA Limitaes e abusos do FMEA Como fazer um FMEA Informaes necessrias Geral Funo Modo de falha em potencial Efeitos potenciais de falha Severidade Causas potenciais/mecanismos de falha Ocorrncia Classe Controle atual de projeto Deteco RPN (nmero de prioridade de risco - risk priority number) Aes recomendadas Responsveis e data alvo de finalizao Resultado das aes

Descrio:

Objetivos dessa pgina


Fornecer uma viso ampla e superficial do FMEA, possibilitando ao usurio ter noes de como, quando e porqu aplicar o mtodo Fornecer informaes sobre as limitaes do mtodo e dicas para evitar erros na execuo do mesmo

Definio
FMEA (failure mode and effect analysis) uma ferramenta usada para aumentar a confiabilidade de um certo produto durante a fase de projeto ou processo. A ferramenta consiste basicamente em sistematizar um grupo de atividades para detectar possveis falhas e avaliar os efeitos das mesmas para o projeto/processo. A partir dessas possveis falhas, identificam-se aes a serem tomadas para eliminar ou reduzir a probabilidade de que as mesmas ocorram. Essas aes tambm podem objetivar aumentar a probabilidade de deteco dessas falhas, para que os produtos que apresentam inconformidades no cheguem ao cliente. Deste modo obtida uma lista de possveis falhas, organizada por ordem do risco que elas representam e com respectivas aes a serem tomadas para mitig-las. Essa lista auxilia na escolha de projetos alternativos com alta confiabilidade durante as etapas iniciais da fase de projeto. Assim garante-se que todas as possveis falhas de um projeto/processo sejam consideradas e suas probabilidades de ocorrncia minimizadas (quando se fizer necessrio).

Tipos de FMEA
Geralmente aceito que existem quatro tipos de FMEAs. As etapas e a maneira de realizao da anlise so as mesmas, diferenciando-se principalmente quanto ao objetivo. Desta maneira, temos: FMEA de design: So consideradas as falhas que podero ocorrer com o produto dentro das especificaes do projeto. O objetivo desta anlise evitar falhas no produto ou no processo decorrentes do projeto. comumente denominada tambm de FMEA de projeto ou produto FMEA de processos: So consideradas as falhas no planejamento e execuo do processo, ou seja, o objetivo desta anlise evitar falhas do processo, tendo como base as no conformidades do produto com as especificaes do projeto. FMEA de sistemas: So considerados sistemas e subsistemas nas fases conceituais e de projeto. O objetivo desta anlise focalizar nos modos de falhas entre funes do sistema. So inclusas as interaes entre sistemas e elementos dos sistemas.

1 de 5

25/4/2012 17:40

FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) / Contedo / Home - Portal ...

http://www.portaldeconhecimentos.org.br/index.php/por/Conteudo/...

FMEA de servios: So analisados os servios antes de eles atingirem o consumidor. usado para identificar tarefas crticas ou significantes para auxiliar a elaborao de planos de controle. Ajudam a eliminar gargalos nos processos e tarefas. Apesar de as etapas e a maneira de realizao da anlise serem as mesmas, existem pequenas variaes entre cada tipo de anlise. Um exemplo de diferena a defini dos ndices (sero descritos posteriormente) adotados na elaborao do FMEA. Portanto, neste trabalho sero focados dois tipos de FMEA por serem os mais utilizados e conhecidos: FMEA de design e FMEA de processos.

Mecanismos
Os mecanismos utilizados no FMEA so relativemente simples. O mtodo consiste basicamente em identificar e dispor todos os modos de falha em potencial em uma tabela que facilitar a sua interpretao. Aps os modos de falha estiverem sido dispostos na tabela, eles devero ser analisados e classificados em relao 3 aspectos: Severidade, detectabilidade e probabilidade. Pela multiplicao desses 3 ndices, tem-se disposio, os modos de falha ordenados de acordo com a sua importncia. Desta maneira, obtm-se uma tabela que auxilia na tomada de decises de mudanas (relacionadas com o aumento de confiabilidade) no projeto . Posteriormente, sero apresentadas explicaes mais detalhadas sobre o funcionamento e elaborao de um FMEA.

Quando se deve utilizar o FMEA


Inicialmente o FMEA foi desenvolvido para ser usado na fase de projetos para evitar, atravs de anlise de falhas em potencial e propostas de aes de melhoria, que ocorram falhas nos projetos de produtos/processos. Porm ela pode ser usada ao longo do ciclo de vida do produto para detectar poss­veis falhas medida que o sistema envelhece. importante ressaltar que o FMEA deve ser constantemente revisado e atualizado. Durante a fase de projeto do produto, recomenda-se que se aplique ou atualize o FMEA durante os seguintes estgios: Formulao do conceito Projeto preliminar Concluso do projeto detalhado Programas de melhoria do projeto Possivelmente, nas fases iniciais de projeto, as informaes sobre o produto estaro limitadas. Ainda assim, possvel desenvolver o FMEA respondendo a perguntas bsicas como por exemplo: Como cada parte do produto poderia falhar? Quais mecanismos poderiam produzir estes modos de falha? Quais seriam os efeitos se essas falhas ocorressem? Essas falhas poderiam acarretar em algum perigo? Como essa falha detectada? O que ser planejado durante a fase de projeto para compensar a falha? O FMEA tambm utilizado em produtos que j esto em operao. Neste caso busca-se achar a causa raiz das falhas do sistema para propor solues de melhoria. Assim, diferentemente do FMEA realizado na fase de projetos, no necessrio prever possveis falhas, pois neste caso trabalha-se com falhas que j esto ocorrendo no sistema.

Benefcios e informaes geradas pelo FMEA


O FMEA traz empresa um melhor conhecimento dos problemas nos produtos/processos. O mtodo gera uma forma sistemtica de se hierarquizar informaes sobre as falhas dos produtos/processos, estabelecendo-se, portanto, um sistema de prioridades de melhorias, investimento, desenvolvimento, anlises teste e validao. A aplicao da ferramenta gera arquivos que servem como uma referncia para o futuro ao nvel das evolues possveis, da documentao de erros do passado, do desenvolvimento de tcnicas avanadas de projeto e do incentivo para a necessidade constante de desenvolvimento. Desta maneira so geradas aes de melhoria no projeto do produto/processo, que devem ser devidamente monitoradas (melhoria contnua). Devido a essa documentao de riscos e preveno de ocorrncia de falhas, o tempo e o custo de desenvolvimento diminuem. Ao mesmo tempo a confiabilidade, qualidade e segurana do produto/processo aumentam. Esse mtodo ajuda a empresa a manter sempre o foco no cliente, garantindo sua satisfao e segurana. Assim, facilita a empresa a identificar caractersticas crticas para a qualidade. A anlise do FMEA pode ser um ponto inicial para vrios outros tipos de anlise, por exemplo: Anlise de sistema de segurana Anlise de planejamento de manuteno Planejamento da produo Anlise de nvel de reparos Planejamento de testes Anlise de apoio logstica Pode-se observar ento, que o FMEA pode ser um mtodo iterativo, pois medida que so feitas anlises adicionais, novas informaes, que podem aumentar a preciso do mtodo, surgem. H tambm o benefcio de incorporar dentro da organizao a atitude de preveno de falhas, a atitude de cooperao e trabalho em equipe. Este ltimo importante para, entre outros aspectos, capturar o conhecimento coletivo de um time.

Limitaes e abusos do FMEA


O FMEA uma ferramenta extremamente eficiente se aplicada de maneira correta. Porm observa-se na prtica muitos FMEAs que no apresentam resultados satisfatrios devido a extrapolao de seus limites pelos projetistas. A eficcia da ferramenta est muito ligada a percia do projetista, devido ao fato de que os modos de falha precisam ser previstos por ele. Algumas limitaes do FMEA esto listadas abaixo: O FMEA no pode ser feito at que o projeto tenha progredido a um certo ponto em que os elementos do sistema tenham sido selecionados at o nvel que a anlise deseja explorar Se o FMEA for executado muito tarde, ele pode no impactar o projeto de modo eficaz e pode no garantir a confiabilidade do dispositivo Freqentemente erros humanos e ambientes hostis so negligenciados Os efeitos combinados de falhas coexistentes no so considerados Se o sistema for muito complexo e a anlise se estender at o nvel de subsistema (ou mais detalhado), o processo pode ser extremamente tedioso e consumir muito tempo Probabilidades de falhas podem ser difceis de se obter. Obter, aplicar e interpretar esses dados a sistemas nicos, introduz incertezas que so difceis de se avaliar. Alm disso, a maioria dos sistemas se degradam ao decorrer do

2 de 5

25/4/2012 17:40

FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) / Contedo / Home - Portal ...

http://www.portaldeconhecimentos.org.br/index.php/por/Conteudo/...

tempo, portanto possuem status mltiplos. FMEA no analisa perigos ou problemas quando o sistema est operando devidamente causado um impacto inicial no cronograma do produto e de manufatura H uma necessidade de se compor um time com uma caracterstica interdisciplinar elevada e posteriormente trein-los devidamente, gerando custos. Deve-se tomar muito cuidado tambm para no se negligenciar alguns itens importantes, como por exemplo: utilitrios com Ex.: eletricidade, ar comprimido, gua de arrefecimento, leo lubrificante pressurizado, vapor, etc... Atividades humanas de suporte - Ex.: processo de controle... elementos de interface Para no tornar o FMEA extremamente tedioso, deve-se ignorar alguns itens que no auxiliam a anlise de falhas, como por exemplo: elementos passivos em ambientes no hostis com Ex.: fios eltricos

Como fazer um FMEA


Nesta seo ser descrito como fazer um FMEA passo a passo. Sero apresentadas, primeiramente, as informaes necessrias para se iniciar a elaborao do FMEA. Posteriormente, ser comentada cada coluna da tabela com dicas para a sua elaborao e exemplos.

Informaes necessrias
As unidades de anlise do FMEA so os sistemas, subsistemas e componentes, assim divididas a fim de sistematizar todo o projeto. Deve-se definir bem a abrangncia dessas unidades, no somente ao nvel de discretizao das funes e desempenhos individuais, mas tambm no nvel de interaes entre todas elas. Isso se faz necessrio porque alteraes em um subsistema podem vir a causar alteraes no funcionamento de outro subsistema. O fato de dois subsistemas no estarem contacto direto no significa que no possa haver interao entre eles. Primeiramente deve-se definir o sistema a ser analisado e obter os desenhos, minutas, descries, diagramas e listas de componentes. Defina bem o que est sendo analisado (uma rea, atividade, equipamento...). Depois defina se deve-se analisar o sistema inteiro ou partes dele, e quais so os alvos a serem considerados (pessoal, produto, etc..). Faa um WBS (Work Breakdown Structure ) at elementos convenientes e lgicos. Neste caso pode-se fazer tanto um WBS funcional (de acordo com as funes dos elementos do sistema) ou um de arquitetura. Pode-se considerar tambm a possibilidade de se fazer ambos. Somente ento deve realizar a anlise dos elementos (FMEA). Na seo "material para download" est disponvel um modelo de Tabela de FMEA para design.

Geral
Anexar na tabela todas as hipteses feitas durante a execuo do FMEA e tambm a definio de notas usadas. Incluir no cabealho da tabela a data de reviso do documento Todos os membros do time devem ser listados no cabealho da tabela Incluir nome e nmero do produto (parte do produto) para fcil identificao do mesmo posteriormente

Funo
Cada funo deve ter uma medida associada Cada funo deve ser escrita em um contexto de verbo-substantivo Exemplo: O sistema ABC deve desembaar vidros e aquecer ou esfriar a cabine at 20C em todas as condies de operao (de -20C 50C) No tempo de 3 a 5 minutos

Modo de falha em potencial


Cada funo deve ser escrita em um contexto de verbo-substantivo Cada funo deve ser escrita como uma antifuno Existem 5 tipos de modo de falhas: Falha completa Falha parcial Falha intermitente Falha devido ao excesso da funo Funo indesejada Exemplo: O sistema ABC no aquece o veculo nem desembaa o vidro O sistema ABC leva mais que 5 minutos para aquecer a cabine O sistema ABC no aquece o a cabine at 20C em temperaturas abaixo de 0C O sistema ABC esfria a cabine para a temperatura de 10C O sistema ABC liga o desembaador traseiro

Efeitos potenciais de falha


Os efeitos devem ser descritos do modo em que os clientes iriam descrev-los Efeitos devem incluir: segurana/ corpo regulador; cliente final; clientes internos - manufatura, montagem e servios Exemplo: No possvel ver alm da janela da frente O ar condicionado deixa a cabine muito fria No esquenta o suficiente Leva muito tempo para aquecer

Severidade
Os ndices de severidade devem corresponder, de preferncia, aos ndices pr-definidos na tabela 2 Caso opte-se por usar um critrio interno para os ndices de severidade, deve-se anexar ao FMEA uma referencia para as tabelas com os ndices e explicaes de como ela deve ser utilizada. Exemplo:

3 de 5

25/4/2012 17:40

FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) / Contedo / Home - Portal ...

http://www.portaldeconhecimentos.org.br/index.php/por/Conteudo/...

No possvel ver alm da janela da frente com severidade 9 O ar condicionado deixa a cabine muito fria com severidade 5 No esquenta o suficiente com severidade 5 Leva muito tempo para aquecer com severidade 4

Causas potenciais/mecanismos de falha


As falhas devem limitar-se aos interesses do projeto A anlise deve manter-se dentro do escopo definido (sistema que est sendo analisado e interface com outros sistemas) Causas em nvel de anlise de componentes devem ser identificadas como caractersticas do sistema (caractersticas que podem ser controladas no processo) Geralmente h mais de uma causa de falha para cada modo de falha As causas devem ser identificadas para um modo de falha, e no para um efeito individual Exemplo: Posicionamento incorreto das sadas de ar do desembaador Caminho incorreto percorrido pelas mangueiras das sadas de ar (provavelmente muito prximas s fontes de calor) Capacidade inadequada de resfriamento para a aplicao em questo

Ocorrncia
Os ndices de ocorrncia devem corresponder, de preferncia, aos ndices pr-definidos na tabela XXX Caso opte-se por usar um critrio interno para os ndices de ocorrncia, deve-se anexar ao FMEA uma referencia para as tabelas com os ndices e explicaes de como ela deve ser utilizada. Os ndices de ocorrncia para o FMEA de projeto so baseados na probabilidade que uma causa pode ocorrer, de acordo com falhas passadas, performances de sistemas similares em aplicaes similares. Valores 1 de ocorrncia devem ter dados que providenciam uma justificativa para tal valor. Esses dados, ou as fontes desses dados, devem ser includos na coluna de aes recomendadas. Exemplo: Posicionamento incorreto das sadas de ar do desembaador com ocorrncia 3 Caminho incorreto percorrido pelas mangueiras das sadas de ar (provavelmente muito prximas s fontes de calor) com ocorrncia 6 Capacidade inadequada de resfriamento para a aplicao em questo com ocorrncia 2

Classe
A classificao usada para definir caractersticas potencialmente crticas ou significantes Caractersticas crticas (sugere-se que se utilize para severidades 9 ou 10 com ocorrncia igual ou maior que 2) devem possuir uma ao recomendada associada Caractersticas significantes (sugere-se que se utilize para severidades entre 8 a 4 com ocorrncia igual ou maior que 4) devem possuir uma ao recomendada associada Deve-se ter um critrio bem definido para cada caso de aplicao caso opte-se por no usar a classificao sugerida Exemplo: No possvel ver alm da janela da frente com severidade 9 - Posicionamento incorreto das sadas de ar do desembaador com ocorrncia 3 - crtica

Controle atual de projeto


Controles preventivos so aqueles que ajudam a reduzir a probabilidade que um modo de falha ou causa de falha possa ocorrer com afetam o ndice da ocorrncia Controles de deteco so aqueles que identificam problemas na fabricao dos produto com ndice de deteco associado Se os controles preventivos e de deteco no forem listados em colunas separadas, eles devem incluir uma identificao do tipo de controle (P ou D) Exemplo: Especificaes de engenharia (P) com controle preventivo Dados de projetos antigos (P) com controle preventivo Teste funcional com controle de deteco Durabilidade geral de um produto (D) com controle de deteco

Deteco
Os ndices de deteco devem corresponder, de preferncia, aos ndices pr-definidos na tabela XXX Caso opte-se por usar um critrio interno para os ndices de deteco, deve-se anexar ao FMEA uma referencia para as tabelas com os ndices e explicaes de como ela deve ser utilizada. Deteco o valor associado a cada tipo de controle de deteco Valores de deteco igual a 1 devem eliminar o potencial para falha devido a deficincia de projeto Exemplo: Especificaes de engenharia (P) com sem valor de deteco Dados de projetos antigos (P) com sem valor de deteco Teste funcional com deteco 3 Durabilidade geral de um produto (D) com deteco 5

RPN (nmero de prioridade de risco - risk priority number)


RPN uma multiplicao dos ndices de severidade, ocorrncia e deteco. usado o ndice mais baixo de deteco parar calcular o RPN No deve-se usar um limite de RPN como principal elemento para a definir aes recomendadas Exemplo: No possvel ver alm da janela da frente com severidade 9 - Posicionamento incorreto das sadas de ar do desembaador com ocorrncia 3 com teste funcional com deteco 3 com RPN 81

Aes recomendadas
Todas caractersticas crticas ou significantes devem ter aes recomendadas associadas a elas

4 de 5

25/4/2012 17:40

FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) / Contedo / Home - Portal ...

http://www.portaldeconhecimentos.org.br/index.php/por/Conteudo/...

As aes recomendadas devem focar no projeto e devem ser dirigidas no sentido de mitigar a causa da falha ou eliminar o modo de falha Caso as aes recomendadas no consigam mitigar ou eliminar o potencial para falhas no projeto, as aes recomendadas devem forar as caractersticas a sofrerem uma mitigao de processo o quanto antes em um FMEA de processo.

Responsveis e data alvo de finalizao


Deve haver uma pessoa designada para assumir a responsabilidade pelo cumprimento de cada ao recomendada Deve-se colocar um nome e no um ttulo para assumir a responsabilidade por cada ao. Deve-se lembrar que somente pessoas listadas como membro do time podem ser listadas pela responsabilidade de uma ao Deve haver uma data alvo de cumprimento da ao para cada ao recomendada

Resultado das aes


O campo ao tomada deve detalhar quais aes ocorreram e quais os resultados de cada ao tomada As aes devem ser completadas at a data alvo de finalizao da ao Ao menos que o modo de falha tenha sido eliminado, a severidade no deve mudar. O ndice de ocorrncia pode ou no diminuir baseado nos resultados das aes O ndice de deteco pode ou no diminuir baseado nos resultados das aes Caso os ndices de severidade, ocorrncia ou deteco no tenham melhorado, devem ser definidas novas aes recomendadas.

Download: Palavras-chave: N:

FMEA.zip 328,97 kB FMEA, Failure Mode and Effect Analysis 9428

Conhecimentos relacionados

Xfmea - Software para Anlise de FMEA e FMECA Anlise dos Efeitos e Criticidades dos Modos de Falha - FMEA & FMECA e Xfmea FMEA - A Special Bibliography from the NASA Scientific and Technical Information (STI) Program Failure Mode and Effects Analysis of Software-Based Automation Systems APIS IQ-FMEA Proposta de anlise integrada de falhas potenciais de produto An Improved Method of Failure Mode Analysis for Design Changes Potential Failure Mode and Effects Analysis (FMEA) - Reference Manual, Fourth Edition Innovation and learning: exploring feedback from service to design Using causal reasoning for automated failure modes and effects analysis (FMEA)

Ver todos

Comentrios

Log in ou crie uma conta de usurio para comentar.


Copyright 2007 Portal de Conhecimentos

5 de 5

25/4/2012 17:40

Das könnte Ihnen auch gefallen