Sie sind auf Seite 1von 9

1

Gesto da Inovao e da Qualidade: Caso EP Engenharia LTDA.

Bruno Luis Caldas Muniz James Dean Ferreira Silva Paula Roberta Santos Oliveira

Resumo: Este trabalho busca evidenciar uma situao real da gesto de inovao e da qualidade dentro de uma empresa que vem conquistando sua credibilidade dentro do cenrio maranhense. Fora abordado suas principais estratgias quanto busca por conhecimento, agregao de valores, bem como atualizao de idias e inovaes entre funcionrios buscando o melhor desempenho dentro das suas funcionalidades. Colocamos tambm sobre as ferramentas da gesto da qualidade aplicadas na empresa como fator de valorizao do produto e principalmente atendimento as exigncias dos clientes como diferencial competitivo. Palavras-chave: Gesto, Inovao, Conhecimento e Qualidade. Abstract: This paper shows a real situation of the management of innovation and quality within a company that has gained credibility within the scenario of maranhense. Was approached its main strategies was to search for knowledge, aggregation of values and update ideas and innovations among officials seeking the best performance within its capabilities. Also put on the tools of quality management applied in business as a factor in upgrading the product and service primarily the needs of customers and competitive advantage. Keywords: Management, Innovation, Knowledge and Quality.

1 INTRODUO

Um dos desafios da administrao est em criar uma organizao que justamente acompanhe os balanos do mercado respondendo proativamente tecnologia ou s condies econmicas. Para isto necessrio criar uma cultura administrativa, baseada na aprendizagem contnua dos funcionrios, melhorando suas prprias habilidades e formando um clima inovador onde os funcionrios so encorajados a criar e expor novas idias. As empresas que desejam continuar competitivas necessitam estar preparadas para sofrer mudanas adaptando-se ao novo ambiente, e ao mesmo tempo aprendendo com os fracassos, que uma maneira importante de aprender e que pode ser vista como uma fonte de inspirao para futuras melhorias. Este trabalho visa anlise de uma empresa de porte mdio atuante no estado do Maranho e no Par e consta acerca do desenvolvimento do SGQSistema da Gesto da Qualidade, mais especificamente da certificao norma ISO 9001-2000 naquela empresa e de sua Gesto da Inovao e Conhecimento. A empresa escolhida pela nossa dupla foi a E.P Engenharia LTDA que j tem 14 anos no mercado maranhense, e conta com a colaborao de 465 funcionrios, podendo facilmente ser enquadrada como uma empresa de porte mdio desta capital. A E.P. Engenharia LTDA foi fundada em 24 de maio de 1994 pelo engenheiro Sr. Adauto de Sousa Lima Neto que hoje responde como Diretor Executivo do empreendimento. Por ser uma empresa genuinamente maranhense e possuir seus processos administrativos bem claros, que ns desenvolvemos essa analise de forma observar a gesto de inovao que se enquadra dentro da organizao, bem como os padres de qualidade empregados na empresa.

2 A EMPRESA: E.P. Engenharia LTDA. Uma empresa criada em 24 de maio de 1994 que se chama EP Engenharia Ltda. Nome este originado a partir das iniciais das duas pessoas que compunham o quadro societrio original. O nome surgiu meio que por acaso aps inmeras tentativas sem sucesso e assim permanece. Possui como principais caractersticas :

Misso: Ser reconhecida em seu mercado de atuao pela excelncia no

oferecimento de servios de instalao e manuteno eletromecnica e em telecomunicaes.

Viso: Prestar servios de instalao e manuteno eletromecnica e em Valores: A tica deve ser uma caracterstica comum dos colaboradores,

telecomunicaes, atendendo continuamente s necessidades dos nossos clientes.

devendo a mesma balizar os relacionamentos com todas as partes envolvidas, buscando continuamente um ambiente de trabalho franco e aberto, viabilizando o dilogo, a integrao e a valorizao dos nossos diversos colaboradores, o que entendemos ser um fator propiciador de sucesso profissional. Alm disso, de responsabilidade direta da Alta Direo assegurar o bem-estar dos colaboradores de modo a proporcionar-lhes segurana, individual ou coletiva, de modo que jamais poder ser comprometida em funo da produo e/ou lucratividade. Cada membro e/ou equipe da EP Engenharia responsvel pelos seus comportamentos, posturas aes e resultados. Cada rea da empresa tem a obrigao de elaborar relatrios com dados minuciosos acerca da sua atividade, dados que sero discutidos em reunies mensais que avaliaro tanto o desempenho como propostas para a soluo de problemas e para a explorao de novas oportunidades do negcio.

2.1 Organograma

De acordo com o exposto a empresa possui uma diviso hierrquica por cargos e no por funo e, no existem cargos de gerncia, mas coordenaes isoladas, no estando, portanto agrupadas por rea de atuao, tais como: financeira, administrativa, logstica, recursos humanos. Cada rea da empresa tem a obrigao de elaborar relatrios com dados minuciosos acerca da sua atividade, dados que sero discutidos em reunies mensais que avaliaro tanto o desempenho como propostas para a soluo de problemas e para a explorao de novas oportunidades do negcio.

3 GESTAO DO CONHECIMENTO E INOVACO A gesto do conhecimento e da inovao nas organizaes fundamental para a sobrevivncia organizacional e para a manuteno de uma vantagem competitiva sustentvel. A gesto, sob a perspectiva do conhecimento, demanda que a organizao reformule os pressupostos bsicos sobre sua atividade e explore as necessidades seus parceiros e colaboradores. Ento poder inovar, reinventar-se sempre, com base na aprendizagem organizacional e no conhecimento coletivo e individual de seus colaboradores e agentes internos e externos. Os empreendedores precisam aprender a praticar a inovao sistemtica, e no esperar a idia brilhante. A inovao sistemtica representa a busca deliberada e organizada por mudanas, e uma analise sistemtica das oportunidades que as mudanas podem trazer na organizao e na sociedade. Entretanto, a EP Engenharia como empresa inovadora, que se volta Gesto do Conhecimento, tem uma abordagem que v a organizao como uma comunidade humana, cujo conhecimento coletivo representa um diferencial competitivo em relao aos seus mais diretos concorrentes. O conhecimento coletivo valorizado, criando-se redes informais de pessoas que realizam trabalhos diversos com pessoas que eventualmente esto dispersas em diferentes unidades de negcio. Diante dessa realidade, a Gesto do Conhecimento tem uma importncia crescente para as organizaes em suas transformaes e estratgias. Como estratgia de gesto de inovao e conhecimento e que sejam amplamente difundidos pelo ambiente organizacional a EP Engenharia tem como principais ferramentas de interao e propagao do conhecimento: o 5S, que representa uma maneira de organizar e gerenciar o espao de trabalho com o propsito de melhorar a eficincia atravs da eliminao de materiais menos utilizados, melhorando o fluxo de trabalho e mitigando os processos desnecessrios; o Empowerment, dando oportunidade aos funcionrios para insero de novas idias e sugestes de melhoria para o dia-a-dia de trabalho; e os programas de treinamento, para que chegue aos resultados esperados (foco nos resultados).

4 GESTO DA QUALIDADE A EP Engenharia LTDA buscou ter um diferencial em seus processos garantindo a padronizao dos mesmos. Por isso seu processo de implantao da Gesto da Qualidade comeou a ser implantado em 2004 e para receber posteriormente a certificao da ISO 9001:2000 no inicio do ano de 2007. Alm desta, a EP Engenharia possui a certificao da PROCEM Programa de Certificao de Empresas que desenvolvido pela Secretaria de Estado da Indstria e Comrcio atravs do seu Programa de Desenvolvimento de Fornecedores; nesta certificao, o objetivo estimular e oferecer ferramentas de gesto para tornar o empreendimento melhor e mais competitivo. A certificao ISO 9001:2000 foi aprovada pela BVQI (Bureau Veritas Quality International) e est de acordo com a Associao Brasileira de Normas e Tcnicas (ANBT). Durante o perodo de trs meses os processos da Empresa foram auditados, com intuito de verificar se atendiam aos requisitos previamente estabelecidos pela ABNT; foi observado os processos pertinentes e essenciais a empresa como documentao, contratos, controle de projetos - via documentao, matrias-primas que atendem as especificaes, produtos registrados e qualidade durante o processo produtivo. A certificao da empresa pela ISO 9001:2000 j tem mais de dois anos e durante esse perodo, a EP Engenharia j passou por trs auditorias de manuteno, que objetiva dar continuidade ao SGQ para a manuteno dos padres, consequentemente da certificao. Os processos certificados pela ISO foram os setores de Operaes, Comercial e Compras. As principais mudanas ocorridas aps o processo de implantao do certificado da ISO 9001:2000 discriminados pela coordenadora de Qualidade Gleiciane Cristina Paz Sousa foram os processos da empresa que ficaram documentados e devidamente registrados; organizao e desenvolvimento dos processos e o envolvimento da liderana com as melhorias, estando mais ativa e preocupada no bom desenvolvimento das atividades, bem como houve a melhoria na comunicao interna, j que os processos e indicadores so, na atualidade, facilmente visualizados por todos, em decorrncia disso, observou-se tambm que houve uma maior integrao entre os departamentos.

5 CONCLUSO De forma geral e positiva, a empresa notoriamente possui uma poltica de gesto da qualidade bem consolidada e uma gesto de inovao em processo de andamento, haja vista que buscam um diferencial competitivo em relao aos seus concorrentes, padronizando seus processos e fazendo a manuteno dos seus procedimentos por meio de seus programas de melhoria e gesto, alm de se engajar para que os setores alcancem metas e consigam cada vez mais satisfazer os clientes. Observamos a seriedade que os funcionrios seguem a risca tudo o que eram solicitados bem como a execuo do que fora implementado. Vimos que a gesto da inovao aplicada por meio de treinamentos e reunies que visa atualizao dos conhecimentos dos prprios funcionrios e as alternativas a serem traadas. Enquanto que na gesto da qualidade a aplicabilidade da EP engenharia na norma ISO 9001:2000 e que possuem rgido cumprimento das atividades que depende da gesto da qualidade.

REFERNCIAS

Disponvel em: < www.epeng.com.br>. Acesso em: 28 de agosto de 2008. ISO 9001-200: Sistemas de Gesto da qualidade Requisitos; Edio: Jan-04. POSSOLLI, Gabriela Eyng. Gesto da Inovao e Conhecimento: teleaulas e materiais da disciplina. MBA em Planejamento e Gesto Estratgica: Facinter, 2009. SCHNEIDER, Elton Ivan. Gesto Estratgica da Qualidade: teleaulas e materiais da disciplina. MBA em Planejamento e Gesto Estratgica: Facinter, 2009.

Das könnte Ihnen auch gefallen