Sie sind auf Seite 1von 5

COEFICIENTE DE ADENSAMENTO (Cv) O coeficiente de adensamento representa o parmetro que estabelece a velocidade de dissipao dos excessos de poro-presso.

Este parmetro determinado a partir da evoluo dos deslocamentos verticais da amostra ao longo do tempo. Assim sendo, sua determinao feita para cada estgio de carga. Existem na literatura duas hipteses para clculo do coeficiente de adensamento: Mtodo de Taylor (Raiz do Tempo) e Mtodo de Casagrande (Logaritmo do Tempo).

MTODO DE TAYLOR O Mtodo de Taylor determina que o deslocamento vertical seja plotado em funo da raiz do tempo. Na figura 1 est plotado o modelo de uma curva teoricamente esperada.

Figura 1. Resultado Terico Mtodo de Taylor.

A curva terica uma reta at cerca de 60% de adensamento e apenas no final do adensamento os deslocamentos verticais tendem a ser nulos. Contudo, se levssemos em conta a prtica, iriamos observar diferena nos instantes iniciais e finais do ensaio. A curvatura inicial atribuda a eventual existncia de ar na montagem do ensaio e as deformaes medidas so relacionadas a ajustes do

equipamento. Dessa forma, o Mtodo de Taylor sugere uma correo do trecho inicial atravs da linearizao da curva nesta regio (de ho para hs):

Figura 2. Resultado Prtico Mtodo de Taylor.

Aps a correo, proposto o traado de uma segunda reta, que acaba por coincidir com a primeira no tempo zero e tendo todas as abscissas 1,15 vezes maior que as correspondentes primeira reta. O ponto de interseo entre a segunda reta e a curva de ensaio corresponde a um tempo associado a uma porcentagem de adensamento de 90% - t90. Conhecendo-se o tempo correspondente a 90% de adensamento - t90 - possvel determinar o fator tempo associado - t90. O coeficiente de adensamento fica ento calculado pela equao abaixo:

Figura 3. Equao para obteno do Coeficiente de Adensamento pelo Mtodo de Taylor.

Onde: Hd a espessura da camada de argila a ser adensada (determinada a cada estgio, como sendo metade do valor da espessura mdia no comeo e no fim de cada incremento).

MTODO DE CASAGRANDE O Mtodo de Casagrande determina que o deslocamento vertical seja plotado em funo de um grfico semi-logaritmo. Na figura 4 est plotado modelo de uma curva teoricamente esperada.

Figura 4. Resultado Terico Mtodo de Casagrande.

Teoricamente, a interseo da tangente e da assntota curva de adensamento corresponde condio de 100% de adensamento.

Figura 5. Resultado Prtico Mtodo de Casagrande.

Analisando o resultado prtico, Casagrande prope correo do trecho inicial. Como a primeira parte da curva aproximadamente uma parbola, o ponto h0 pode ser localizado com base no seguinte procedimento: I. No trecho inicial da curva de laboratrio, marcam-se os tempos t1 e t2 numa razo de 4:1 (t1 e t2 = 4t1); II. A distncia vertical medida entre esses dois instantes (delta h) somada leitura correspondente ao ponto (t1), determinando-se o valor de h0.

Depois de feita a correo, o mtodo prope a localizao do tempo correspondente a 100% de compresso primria - t100 -, definido pela interseo dos trechos linear e final da curva de adensamento. Conhecendo-se t100, determina-se a altura associada a 50% de adensamento e, consequentemente, o tempo - t50.

Figura 6. Equao para determinao da altura associada a 50% de adensamento.

Depois de descobrir o tempo correspondente a 50% de adensamento - t50 - possvel determinar o fator tempo associado - t50 - consultando a Figura 7. O coeficiente de adensamento fica ento calculado pela equao 6.4:

Figura 3. Equao para obteno do Coeficiente de Adensamento pelo Mtodo de Casagrande.

Onde: Hd a espessura da camada de argila a ser adensada (determinada a cada estgio, como sendo metade do valor da espessura mdia no comeo e no fim de cada incremento).

Das könnte Ihnen auch gefallen