Sie sind auf Seite 1von 4

As Clulas Constituem os Seres Vivos

Os seres vivos diferem da matria bruta porque so constitudos de clulas. Os vrus so seres que no possuem clulas, mas so capazes de se reproduzir e sofrer alteraes no seu material gentico. Esse um dos motivos pelos quais ainda se discute se eles so ou no seres vivos. A clula a menor parte dos seres vivos com forma e funo definidas. Por essa razo, afirmamos que a clula a unidade estrutural dos seres vivos. A clula - isolada ou junto com outras clulas - forma todo o ser vivo ou parte dele. Alm disso, ela tem todo o "material" necessrio para realizar as funes de um ser vivo, como nutrio, produo de energia e reproduo. Cada clula do nosso corpo tem uma funo especfica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitria", trabalhando de maneira integrada com as demais clulas do corpo. como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de clulas, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execuo das inmeras tarefas responsveis pela manuteno da vida. As clulas que formam o organismo da maioria dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo o seu ncleo, por isso, so chamadas de clulas eucariotas. A clula eucariota constituda de membrana celular, citoplasma e ncleo.

Nestas figuras voc pode comparar uma clula humana (animal) com uma clula vegetal. A clula vegetal possui parede celular e pode conter cloroplastos, duas estruturas que a clula animal no tem. Por outro lado, a clula vegetal no possui centrolos e geralmente no possui lisossomos, duas estruturas existentes em uma clula animal.

A membrana plasmtica
A membrana plasmtica uma pelcula muito fina, delicada e elstica, que envolve o contedo da clula. Mais do que um simples envoltrio, essa membrana tem participao marcante na vida celular, regulando a passagem e a troca de substancias entre a clula e o meio em que ela se encontra. Muitas substncias entram e saem das clulas de forma passiva. Isso significa que tais substncias se deslocam livremente, sem que a clula precise gastar energia. o caso do gs oxignio e do gs carbnico, por exemplo. Outras substncias entram e saem das clulas de forma ativa. Nesse caso, a clula gasta energia para promover o transporte delas atravs da membrana plasmtica. Nesse transporte h participao de substncias especiais, chamadas enzimas transportadoras. Nossas clulas nervosas, por exemplo, absorvem ons de potssio e eliminam ons de sdio por transporte ativo. Observe a membrana plasmtica. Ela formada por duas camadas de lipdios e por protenas de formas diferentes entre as duas camadas de lipdios. Dizemos, assim, que a membrana plasmtica tem permeabilidade seletiva, isto , capacidade de selecionar as substncias que entram ou saem de acordo com as necessidades da clula.

O citoplasma
O citoplasma , geralmente, a maior opo da clula. Compreende o material presente na regio entre a membrana plasmtica e o ncleo.

Ele constitudo por um material semifluido, gelatinoso chamado hialoplasma. No hialoplasma ficam imersas as organelas celulares, estruturas que desempenham funes vitais diversas, como digesto, respirao, excreo e circulao. A substncia mais abundante no hialoplasma a gua. Vamos, ento, estudar algumas das mais importantes organelas encontradas em nossas clulas: mitocndrias, ribossomos, retculo endoplasmtico, complexo de Golgi, lisossomos e centrolos. As mitocndrias e a produo de energia. As mitocndrias so organelas membranosas (envolvidas por membrana) e que tm a forma de basto. Elas so responsveis pela respirao celular, fenmeno que permite clula obter a energia qumica contida nos alimentos absorvidos. A energia assim obtida poder ento ser empregada no desempenho de atividades celulares diversas. Um dos "combustveis" mais comuns que as clulas utilizam na respirao celular o aucar glicose. Aps a "queima" da glicose, com participao do gs oxignio, a clula obtm energia e produz resduos, representados pelo gs carbnico e pela gua. O gs carbnico passa para o sangue e eliminado para o meio externo. A equao abaixo resume o processo da respirao celular: glicose + gs oxignio ---> gs carbnico + gua + energia

Organelas Celulares

Os ribossomos e a produo de protenas


As clulas produzem diversas substncias necessrias ao organismo. Entre essas substncias destacam-se as protenas. Os ribossomos so organelas no membranosas, responsveis pela produo (sntese) de protenas nas clulas. Eles tanto aparecem isolados no citoplasma, como aderidos ao retculo endoplasmtico.

O retculo endoplasmtico e a distribuio de substncias


Essa organela constituda por um sistema de canais e bolsas achatadas. Apresenta vrias funes, dentre as quais facilitar o transporte e a distribuio de substncias no interior da clula.

As membranas do retculo endoplasmtico podem ou no conter ribossomos aderidos em sua superfcie externa. A presena dos ribossomos confere membrana do retculo endoplasmtico uma aparncia granulosa; na ausncia dos ribossomos, a membrana exibe um aspecto liso ou no-granulosos.

Das könnte Ihnen auch gefallen