Sie sind auf Seite 1von 16

15/03/2012

Operaes Unitrias I Sistemas de bombeamento

Prof. Severino Rodrigues de Farias Neto Unidade Acadmica de Engenharia Qumica

Cavitao
Principais inconvenientes da cavitao: Barulho e vibrao provocadas pelas ondas de choque geradas pelo colapso das bolhas nas partes slidas da bomba; Alterao nas curvas caractersticas provocada pela diferena de volume especfico entre o lquido e o vapor, bem como pela turbulncia gerada pelas ondas de choque.

Cavitao
Principais inconvenientes da cavitao: Remoo de partculas provocada pelas ondas de choque, auxiliadas por um aumento da temperatura local do material, que altera as suas caractersticas estruturais, Algumas explicaes tem sido apresentadas para esclarecer essa ao destruidora. Alguns admitem que a alterao peridica e rapidssima das presses possa concorrer para o enfraquecimento da estrutura dos cristais do material.

Cavitao
A regio mais provvel para iniciar o processo de cavitao a entrada do rotor da bomba, pois nesta regio a quantidade de energia mnima. Aqui, o lquido ainda no recebeu nenhuma adio de energia por parte do rotor, bem como teve sua energia reduzida pelas perdas de carga na tubulao de suco na entrada da bomba.

Cavitao
Alm de iniciar corroso, desgastando e removendo partculas das paredes internas, provocando desgastes dos rotores e dos tubos de aspirao junto entrada da bomba, a cavitao se apresenta produzindo:

Queda de rendimento;
Vibrao pelo desbalanceamento que acarreta; Rudos provocados pela imploso das bolhas.

Cavitao
Causas da cavitao: Bomba operando fora do ponto de trabalho funcionando com uma vazo diferente da vazo projetada; Distrbio na suco da bomba provocada por matrias estranas depositadas na tubulao de suco, pelo bloqueamento parcial devido cristalizao do lquido ou pelo entupimento do filtro de suco por falta de limpeza; APLS ou NPSH disponvel menor do que o requerido qualquer alterao nos fatores influenciam no APLSdisp;

Cavitao
Maneiras de evitar a cavitao: Para se evitar necessrio que haja um saldo positivo de presso sobre a presso de vapor de lquido na temperatura de bombeamento. Para atingir este objetivo deve-se lanar mo dos seguintes expedientes, se necessrio: Diminuir a perda de carga na linha de suco; Aumentar a presso na superfcie livre do lquido na fonte de suprimento;

Cavitao
Resfriar o lquido na suco; Reduzir a velocidade da bomba; Reduzir a distncia vertical entre a bomba e o nvel do lquido no reservatrio de suprimento.

Cavitao
NPSH Net Positive Suction Head, ou APLS, ou CEPS Carga efetiva positiva na suco.
Corresponde ao valor pelo qual a presso absoluta na zona de suco da bomba, expressa em coluna de lquido a bombear, deve exceder a tenso de vapor do lquido.

Cavitao
Carga total no bocal de suco da bomba, menos a presso do vapor lquido expressa em metros de coluna do lquido a bombear temperatura de bombeamento.

NPSH H s H vapor (mCL)


Ps Pv NPSH (mCL) g g Ps Pv NPSH (mCL) g Ps Pv NPSH (mCL)

Cavitao
O NPSH, assim calculado, corresponde a quantidade de energia, em termos absolutos, existente na flange de suco da bomba, acima da presso de vapor do lquido na temperatura de bombeamento. O qual denominaremos de NPSH disponvel ou NPSHdisp.

NPSH disp.

Ps Pv

(mCL)

Cavitao
O NPSH requerido ou NPSHreq, corresponder a energia mnima em termos absolutos que deve existir na flange de suco da bomba, acima da presso de vapor do lquido na temperatura de bombeamento, para no provocar problema na operao da bomba. normalmente fornecida pelo fabricante, para cada tipo de bomba, por meio de curvas de NPSHreq versus vazo, que fazem parte dos catlogos de bombas.

Catalogo de Bombas

Catalogo de Bombas

Catalogo de Bombas

Das könnte Ihnen auch gefallen