Sie sind auf Seite 1von 19

CIRCULAR N 029 de 20 de dezembro de 1991

Aprova Normas para o Seguro de Acidentes Pessoais

O Superintendente da Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP), na forma do disposto no Art. 36, alnea "c", do Decreto-lei nmero 73, de 21 de novembro de 1966.

RESOLVE:

1 - Aprovar Normas para o Seguro de Acidentes Pessoais, na forma do anexo, que integra esta Circular. 2 - Esta circular entrar em vigor 180 (cento e oitenta) dias aps sua publicao, sendo porm facultada s Seguradoras, atravs de novos contratos, operar de acordo com estas normas antes daquele prazo. 3 - As normas estabelecidas na presente Circular se aplicam, no que couber, aos seguros contratados atravs de bilhetes, na forma do disposto na Resoluo CNSP 04/81. 4 - Revogam-se as circulares SUSEP nmeros 09/69, 12/69, 21/69, 04/70, 64/70, 27/71, 30/71, 45/71, 50/71, 25/73, 28/73, 41/73, 08/75, 40/75, 62/76, 15/78, 31/78, 10/79, 12/79, 69/80, 05/81, 13/81, 39/81, 48/81, 49/81, 59/81, 39/82, 41/83, 07/84, 43/84 e 11/87 e demais disposies em contrrio.

CARLOS PLINIO DE CASTRO CASADO SUPERINTENDENTE

* Este texto no substitui o publicado no DOU de 08/01/1992.

NORMAS DE ACIDENTES PESSOAIS

OBJETO Art. 1 - O seguro tem por objetivo garantir o pagamento de uma indenizao ao segurado ou a seus beneficirios, caso aquele venha a sofrer um acidente pessoal, observadas as condies contratuais. 1 - Considera-se acidente pessoal o evento com data caracterizada, exclusiva e diretamente externo, sbito, involuntrio e violento, causador de leso fsica que, por si s, e independentemente de toda e qualquer outra causa, tenha como conseqncia direta a morte ou invalidez permanente total ou parcial do segurado ou torne necessrio o tratamento mdico. 2 - Incluem-se, ainda, no conceito de acidente pessoal as leses decorrente de: I - ao da temperatura do ambiente ou influncia atmosfrica, quando a elas o segurado ficar sujeito em decorrncia de acidente coberto; II - escapamento acidental de gases e vapores; III - seqestros e tentativas de seqestros; e IV - alteraes anatmicas ou funcionais da coluna vertebral, de origem traumtica, causadas exclusivamente por fraturas ou luxaes radiolgicamente comprovadas. 3 - No se incluem no conceito de acidente pessoal: I - as doenas (includas as profissionais), quaisquer que sejam suas causas, ainda que provocadas, desencadeadas ou agravadas, direta ou indiretamente por acidente, ressalvadas as infeces, estados septicmicos e embolias, resultantes de ferimento visvel; II - as Intercorrncias ou complicaes conseqentes da realizao exames, tratamentos clnicos ou cirrgicos, quando no decorrentes de acidente coberto. RISCOS EXCLUDOS Art. 2 - Esto excludas da cobertura do seguro: I - os acidentes ocorridos em conseqncia: * Este texto no substitui o publicado no DOU de 08/01/1992.

a) do uso de material nuclear para quaisquer fins, incluindo a exploso nuclear provocada ou no, bem como a contaminao radioativa ou exposio a radiaes nucleares ou ionizantes. b) de atos ou operaes de guerra, declarada ou no, de guerra qumica ou bacteriolgica, de guerra civil, de guerrilha, de revoluo, agitao, motim, revolta, sedio, sublevao ou outras perturbaes da ordem pblica e delas decorrentes.

c) de competies em veculos, inclusive treinos preparatrios. d) direta ou indireta de quaisquer alteraes mentais conseqentes do uso do lcool, de drogas, de entorpecentes ou de substncias txicas;

e) de furaces, ciclones, terremotos, maremotos, erupes vulcnicas e outras convulses da natureza; f) de ato reconhecidamente perigoso que no seja motivado por necessidade justificada e a prtica, por parte do segurado, de atos ilcitos ou contrrios 'a lei. II - qualquer tipo de hrnia e suas conseqncias; III - o parto ou aborto e suas conseqncias; IV - as perturbaes e intoxicaes alimentares de qualquer espcie, bem como as intoxicaes decorrentes da ao de produtos qumicos, drogas ou medicamentos, salvo quando prescritos por mdico, em decorrncia de acidente coberto; V - o suicdio ou a tentativa de suicdio; e VI - o choque anafiltico e suas conseqncias.

GARANTIAS DO SEGURO Art. 3 - As garantias do seguro dividem-se em bsicas e adicionais.

1 - So garantias bsicas: I - MORTE; II - INVALIDEZ PERMANENTE, assim compreendida a perda, reduo ou impotncia funcional definitiva, total ou parcial, de membro ou rgo. * Este texto no substitui o publicado no DOU de 08/01/1992.

2 - So garantias adicionais: I - DESPESA MDICO - HOSPITALARES, efetuadas pelo segurado para seu tratamento, sob orientao mdica, iniciado nos trinta primeiros dias contados da data do acidente. II - DIRIAS DE INCAPACIDADE TEMPORRIA, caracterizada pela impossibilidade contnua e ininterrupta de o segurado exercer qualquer atividade relativa a sua profisso ou ocupao, durante o perodo em que se encontrar sob tratamento mdico. 3 - o seguro deve abranger pelo menos uma das garantias bsicas. Art. 4 - As indenizaes por morte e invalidez permanente no se acumulam. Se, depois de pagar uma indenizao por invalidez permanente, verifica-se a morte do segurado em conseqncia do mesmo acidente, da indenizao por morte deve ser deduzida a importncia j paga por invalidez permanente. Art. 5 - Aps concluso do tratamento (ou esgotados os recursos teraputicos para recuperao) e verificada a existncia de invalidez permanente avaliada quando da alta mdica definitiva, a seguradora deve pagar ao prprio segurado uma indenizao, de acordo com a seguinte tabela mnima:
TABELA PARA CLCULO DA INDENIZAO EM CASO DE INVALIDEZ PERMANENTE

INV. PERM.

DISCRIMINAO

% sobre importncia segurada 100 100 100 100 100 100 100 100

T O T A L

Perda total da viso de ambos os olhos Perda total do uso de ambos os membros superiores Perda total do uso de ambos os membros inferiores Perda total do uso de ambas as mos Perda total do uso de um membro superior e um membro inferior Perda total do uso de uma das mos e de um dos ps Perda total do uso de ambos os ps Alienao mental total e incurvel

Parcial Diversas

Perda total da viso de um olho Perda total da viso de um olho, quando o segurado j no tiver a outra vista Surdez total incurvel de ambos os ouvidos Surdez total incurvel de um dos ouvidos Mudez incurvel Fratura no consolidada do maxilar inferior Imobilidade do segmento cervical da coluna vertebral Imobilidade do segmento traco-lombo-sacro da coluna

30 70 40 20 50 20 20

vertebral

25

Perda total de uso de um dos membros superiores Perda total do uso de uma das mos Fratura no consolidada de um dos meros Fratura no consolidada de um dos segmentos rdio-ulnares Anquilose total de um dos ombros Anquilose total de um dos cotovelos Parcial Anquilose total de um dos punhos Membros Perda total do uso de um dos polegares, inclusive o Superiores metarcarpiano Perda total do uso de um dos polegares, exclusive o metacarpiano Perda total do uso da falange distal do polegar Perda total do uso de um dos dedos indicadores Perda total do uso de um dos dedos mnimos ou um dos dedos mdios Perda total do uso de um dos dedos anulares Perda total do uso de qualquer falange, excludas as do polegar: indenizao equivalente a 1/3 do valor do dedo respectivo.

70 60 50 30 25 25 20 25 18 9 15 12 9

Parcial Membros Inferiores

Perda total do uso de um dos membros inferiores Perda total do uso de um dos ps Fratura no consolidada de um fmur Fratura no consolidada de um dos segmentos tbioperoneiros Fratura no consolidada da rtula Fratura no consolidada de um p Aniquilose total de um dos joelhos Aniquilose total de um dos tornozelos Aniquilose total de um quadril Perda parcial de um dos ps, isto , perda de todos os dedos e de uma parte do mesmo p Amputao do 1 (primeiro) dedo Amputao de qualquer outro dedo Perda total do uso de uma falange do 1 dedo, indenizao equivalente 1/2, e dos demais dedos, equivalente a 1/3 do respectivo dedo Encurtamento de um dos membros inferiores - de 5 (cinco) centmetros ou mais - de 4 (quatro) centmetros - de 3 (trs) centmetros menos de 3 (trs) centmetros: sem indenizao.

70 50 50 25 20 20 20 20 20 25 10 3

15 10 6

* Este texto no substitui o publicado no DOU de 08/01/1992.

1 - No ficando abolidas por completo as funes do membro ou rgo lesado, a indenizao por perda parcial calculada pela aplicao, percentagem prevista na tabela para sua perda total, do grau de reduo funcional apresentado. Na falta de indicao da percentagem de reduo e, sendo informado apenas o grau dessa reduo (mximo, mdio ou mnimo), a indenizao ser calculada, respectivamente, na base das percentagens de 75%, 50% e 25%. 2 - Nos casos no especificados na tabela, a indenizao estabelecida tomando-se por base a diminuio permanente da capacidade fsica do segurado, independentemente de sua profisso. 3 - Quando do mesmo acidente resultar invalidez de mais de um membro ou rgo, a indenizao deve ser calculada somando-se as percentagens respectivas, cujo total no pode exceder a 100% (cem por cento). Da mesma forma, havendo duas ou mais leses em um mesmo membro ou rgo, a soma das percentagens correspondentes no pode exceder da indenizao prevista para sua perda total. 4 - Para efeito de indenizao, a perda ou maior reduo funcional de um membro ou rgo j defeituoso antes do acidente, deve ser deduzida do grau de invalidez definitiva. 5 - A perda de dentes e os danos estticos no do direito a indenizao por invalidez permanente. 6 - A invalidez permanente deve ser comprovada atravs de declarao mdica. (Pargrafo alterado pela Cir. 19/92) 7 - Divergncias sobre a causa, natureza ou extenso das leses, bem como a avaliao da incapacidade, devem ser submetidas a uma junta mdica constituda por 3 (trs) membros, sendo um nomeado pela seguradora, outro pelo segurado e um terceiro, desempatador, escolhido pelos dois nomeados. Cada uma das partes pagar os honorrios do mdico que tiver designado; os do terceiro sero pagos, em partes iguais, pelo segurador e pela seguradora. Art. 6 - Esto cobertas as despesas mdicas e dentrias, bem como dirias hospitalares incorridas a critrio mdico que o Segurado efetuar para seu restabelecimento, observados os pargrafos abaixo: 1 - No esto abrangidas as despesas decorrentes de: I - estados de convalescena (aps a alta mdica) e as despesas de acompanhantes. II - aparelhos que se referem a rteses de qualquer natureza e a prteses de carter permanente, salvo as prteses pela perda de dentes naturais.

2 - Cabe ao segurado a livre escolha dos prestadores de servios mdico-hospitalares e odontolgicos, desde que legalmente habilitados. 3 - A comprovao das despesas mdico-hospitalares dever ser feita mediante a apresentao dos comprovantes originais das despesas e dos relatrios do mdico assistente. * Este texto no substitui o publicado no DOU de 08/01/1992. 4 - As despesas efetuadas no exterior devem ser ressarcidas com base no cmbio oficial de venda da data do efetivo pagamento realizado pelo segurado (respeitando-se o limite de cobertura estabelecido), atualizadas monetariamente pela seguradora, quando da liquidao do sinistro. 5 - Desde que preservada a livre escolha, pode a seguradora estabelecer acordos ou convnios com prestadores de servios mdico-hospitalares e odontolgicos para facilitar a prestao da assistncia ao segurado. Art. 7 - Observado o limite contratual mximo de 360 (trezentos e sessenta), as dirias de incapacidade temporria so devidas a partir do 16 (dcimo sexto) dia da caracterizao da incapacidade. Pargrafo nico - Pelo mesmo acidente, o nmero de dirias indenizadas no pode superar a quantidade contratada. CAPITAIS SEGURADOS Art. 8 - Estende-se como capital segurado a importncia mxima a ser paga ou reembolsada em funo dos valores estabelecidos para cada garantia, vigentes na data do acidente. 1 - A reintegrao do capital segurado automtica aps cada acidente. 2 - O capital segurado pela garantia adicional de despesas mdico-hospitalares representa o limite mximo de reembolso pelo mesmo evento e no pode ser superior ao maior capital estabelecido para as garantias bsicas. 3 - O capital segurado de cada diria de incapacidade temporria no pode superior a 1/360 (um trezentos e sessenta avos) do maior capital estabelecido para as garantias bsicas. 4 - Os capitais segurados do componente dependente, em quaisquer garantias, no podem ser superiores ao do componente principal. ATUALIZAO DO CAPITAL SEGURADO Art. 9 - Os capitais segurados devem ser atualizados monetariamente ou segundo a variao do salrio/provento, ou outros fatores objetivos que dispuserem nas condies da aplice para fixao da escala de capitais. (Incluso de um novo artigo 9 e seus pargrafos pela Cir. 19/92, renumerando os demais)

1 - assegurada aos aposentados e afastados do servio ativo a aplicao do mesmo critrio de reajuste adotado para os componentes ativos. 2 - O critrio de atualizao deve constar das Condies Especiais da aplice.

* Este texto no substitui o publicado no DOU de 08/01/1992. FRANQUIAS Art. 10 - facultada a fixao de franquias para a garantia adicional de despesas mdicohospitalares, que devem ficar estabelecidas na aplice. Pargrafo nico - A fixao de franquias com reduo da taxa mnima preventiva no art. 25 est condicionada previa aprovao da SUSEP. Art. 11 - A garantia de morte, nos seguros de menores de 14 (quatorze) anos, destina-se apenas ao reembolso das despesas com o funeral, de que devem ser comprovadas mediante apresentao de contas originais especificadas, que podem ser substitudas, a critrio da seguradora, por outros comprovantes satisfatrios. 1 - Incluem-se entre as despesas com o funeral as havidas com o translado. 2 - No esto cobertas as despesas com aquisio de terrenos, jazigos ou carneiros. SEGURO DE PESSOAS PORTADORAS DE DEFICINCIA (Ttulo alterado pela Cir. 19/92) Art. 12 - As propostas devem ressalvar o grau de invalidez preexistente, para efeito de limitar a responsabilidade da seguradora. (Artigo alterado pela Cir. 19/92)

Pargrafo nico - A rejeio de proponente pela razo nica de ser portador de deficincia configurar discriminao e ser, por conseqente, passvel de punio nos termos da Lei. (Pargrafo alterado pela Cir. 19/92) VIGNCIA DO SEGURO Art. 13 - de 1 (um) ano, sendo facultada a contratao por perodo diferente (dias, meses e anos). 1 - No caso de seguros plurianuais, o limite mximo permitido de 5 (cinco) anos. 2 - Sendo o prazo de vigncia diferente de um ano, o prmio a cobrar no pode ser inferior ao calculado na base pro-rata-temporis, obedecidos os critrios estabelecidos no art. 25. CONTRATAO

Art. 14 - O seguro pode ser feito de duas formas: I - Individual - Destinada a garantir uma nica pessoa. II - Coletiva - Destinada a garantir duas ou mais pessoas sob estipulao de uma pessoa fsica ou jurdica. * Este texto no substitui o publicado no DOU de 08/01/1992. Art. 15 - A contratao de qualquer seguro individual deve ser realizada mediante apresentao obrigatria de proposta assinada pelo proponente e pelo corretor. Pargrafo nico - A proposta e a aplice devem conter os seguintes elementos mnimos: I - condies gerais e especiais do seguro; II - indicao das garantias e respectivos capitais segurados e o critrio de sua atualizao monetria; III - nome do corretor, n de registro e percentual de corretagem; IV - existncia de quaisquer outros carregamentos e seus percentuais; V - data de incio e trmino de vigncia do seguro; VI - campo para indicao dos beneficirios; e VII - indicao do grau de invalidez pr-existente. Art. 16 - A contratao de qualquer seguro coletivo deve ser realizada mediante apresentao obrigatria de proposta assinada pelo estipulante e pelo corretor. 1 - Estipulante a pessoa fsica ou jurdica que contrata o seguro, ficando investido dos poderes de representao dos segurados perante a seguradora. 2 - A proposta e a aplice devem conter os seguintes elementos mnimos: I - condies gerais e especiais do seguro; II - indicao, para cada grupo de componentes segurados, dos capitais segurados de cada garantia e os critrios de sua fixao e respectiva atualizao monetria; III - nome do corretor, n do registro e percentual de corretagem; IV - existncia de pro-labor e seu percentual; V - existncia de comisso de angariao e seu percentual; VI - existncia de quaisquer outros carregamentos e seus percentuais; e

VII - data de incio e trmino de vigncia do seguro e critrio de incio de vigncia do risco individual. 3 - O custeio do seguro coletivo pode ser: I - No contributrio, em que os componentes no pagam prmio; ou * Este texto no substitui o publicado no DOU de 08/01/1992. II - Contributrios, em que os componentes pagam prmio, total ou parcialmente. 4 - So segurveis nos seguros coletivos: I - componentes principais - aqueles que mantm vnculo com o estipulante . II - componentes dependentes - os cnjuges, os filhos, os pais, os irmos e os demais assim considerados pela legislao do imposto de renda e/ou da previdncia social, desde que no sejam segurveis como componentes principais. 5 - No extensiva aos componentes dependentes a garantia adicional de Dirias de Incapacidade Temporria. 6 - A incluso de componentes dependentes pode ser feita das seguintes formas: I - automtica - quando o seguro abranger exclusiva e compulsoriamente todos os cnjuges e/ou filhos dos componentes principais considerados dependentes pela legislao do IR. II - facultativa - quando, somente por autorizao do componente principal, o seguro abranger quaisquer dos componentes dependentes conceituados na alnea b) do 4 supra. 7 - Equiparam-se aos cnjuges as companheiras dos componentes principais, desde que haja concordncia com a anotao feita na carteira profissional. 8 - Os componentes pertencentes a categorias profissionais, para as quais no so expedidas Carteiras Profissionais podem incluir no seguro as companheiras, quando estas estiverem registradas de acordo com a regulamentao prpria. 9 - Quando os segurados principais tiverem dependentes comuns, estes somente podem ser includos uma nica vez, considerando-se, na forma de incluso automtica, como dependentes daquele de maior capital segurado na soma das garantias principais. 10 - A incluso dos componentes segurveis feita por adeso ao contrato coletivo, podendo ser exigido, para anlise de aceitao, o preenchimento de

carto-proposta ou outras exigncias, como declarao pessoal ou prova de sade. (Pargrafo alterado pela Cir. 19/92) 11 - A cada componente includo no seguro deve ser enviado um Certificado Individual, que deve conter os seguintes elementos mnimos: I - data de incio do seguro do componente principal e dos componentes dependentes; e * Este texto no substitui o publicado no DOU de 08/01/1992. II - capitais segurados de cada garantia relativamente ao componente principal e aos componentes dependentes. 12 - O Certificado Individual pode deixar de ser emitido por solicitao do estipulante, sendo, neste caso, compromisso deste transmitir os elementos mnimos mencionados no pargrafo anterior atravs de outros meios de comunicao (circulares internas, holleriths, etc.). 13 - Sob exclusiva responsabilidade da seguradora esta pode delegar ao estipulante a emisso do Certificado Individual. ALTERAES CONTRATUAIS Art. 17 - facultado, por meio de endosso, alterar capitais segurados, bem como incluir ou excluir qualquer garantia, obedecido o disposto no art. 8 e 2 do art. 12. Pargrafo nico - O segurado da aplice individual no pode ser substitudo. BENEFICIRIOS Art. 18 - So as pessoas designadas pelo segurado, a quem deve ser paga a indenizao em caso de morte. Pargrafo nico - A indenizao por morte do dependente, no caso de incluso automtica, devida ao componente principal. Art. 19 - Nos seguros coletivos em que no for exigida a apresentao do carto-proposta, deve ser includa no certificado individual informao de que cada segurado, a qualquer tempo, poder expressamente designar ou substituir os beneficirios do seguro. INCIO DE COBERTURA DE CADA SEGURADO Art. 20 - O critrio para o incio de vigncia do risco individual deve ser estabelecido nas condies especiais, atravs de clusula especfica. (Artigo alterado e supresso do pargrafo nico pela Cir. 19/92) CESSAO DA COBERTURA DE CADA SEGURADO Art. 21 - A cobertura de cada segurado cessa no final do prazo de vigncia da aplice, se esta no for renovada, observando-se, em qualquer caso, que se d automaticamente a

caducidade do seguro, sem restituio dos prmio, ficando a seguradora isenta de qualquer responsabilidade, se o segurado, seus prepostos ou seus beneficirios agirem com dolo, fraude, simulao ou culpa grave na contratao do seguro ou ainda para obter ou para majorar a indenizao. (Artigo alterado pela Cir. 19/92) Art. 22 - Respeitando o perodo correspondente ao prmio pago, a cobertura do componente principal cessa, ainda, nos seguros coletivos: (Artigo alterado pela Cir. 19/92) * Este texto no substitui o publicado no DOU de 08/01/1992. I - com o desaparecimento do vnculo entre o componente e o estipulante; e II - quando o componente solicitar sua excluso da aplice ou quando deixar de contribuir com sua parte no prmio. 1 - No caso do inciso I o componente pode optar por continuar com as mesmas coberturas e garantias, assumindo os custos do risco e de cobrana. (Pargrafo alterado pela Cir. 19/92)

2 - Alm das situaes mencionadas acima, a cobertura de cada componente dependente cessa: I - se o componente principal deixar o grupo segurado; II - com a morte do componente principal; III - no caso de cessao de condies de dependente; e IV - A pedido do componente principal. V - Com a incluso do dependente no grupo segurvel principal (Incluso do inciso pela Cir. 19/92) RENOVAO DA APLICE Art. 23 - feita automaticamente ao fim de cada perodo de vigncia do contrato, salvo se a se a seguradora, o estipulante (seguros coletivos) ou o segurado (seguros individuais), comunicar o desinteresse pela mesma, mediante aviso prvio de 30 (trinta) dias. Pargrafo nico - A automaticidade no se aplica aos seguros de prazos inferiores a 1 (um) ano, caso em que a renovao feita mediante apresentao de nova proposta. Art. 24 - O no pagamento do prmio por parte do segurado (seguros individuais) ou estipulante (seguros coletivos) nos prazos estipulados no contrato enseja o cancelamento da aplice ou certificado, a partir do primeiro dia de vigncia do perodo de cobertura a que se referir a cobrana.

1 - No caso de pagamento do prmio fora dos prazos estipulados no contrato qualquer indenizao depender de prova de que antes da ocorrncia do sinistro o mesmo foi efetuado. 2 - Quando houver parcelamento do prmio, a seguradora pode admitir clusula contratual permitindo a reabilitao da aplice ou certificado, o que se4 dar a partir do primeiro dia de cobertura a que se referir o prmio recebido, respondendo sempre por todos os sinistros ocorridos a partir daquela data. * Este texto no substitui o publicado no DOU de 08/01/1992. 3 - O pagamento dos prmios vencidos nestas circunstncias deve ser efetuado com atualizao monetria e juros legais, sendo facultado s seguradoras estabelecer multa contratual. 4 - Entretanto, nos seguros coletivos contributrios, se o estipulante deixar de recolher seguradora, , no prazo devido, os prmios recolhidos dos segurados, estes no podem ser prejudicados no direito cobertura do seguro, respondendo a seguradora pelo pagamento das indenizaes devidas. Art. 25 - O seguro pode ser rescindido a qualquer tempo mediante acordo entre as partes contratantes. Art. 26 - Os prmios devem ser calculados pela aplicao das seguintes anuais puras mnimas: GARANTIA MORTE INVALIDEZ DESPESAS DIRIAS DE PERMANENTE MDICO INCAPACIDADE HOSPITALARES TEMPORRIA

% SOBRE O CAPITAL SEGURADO DA GARANTIA TAXAS PURAS

% SOBRE O PRODUTO DO N DE DIRIAS SEGURADAS POR SEU VALOR UNITRIO

0,08*

0,05

3,00

0,70

* A taxa pura da garantia morte foi altera pela Cir. 19/92 1 - Nos seguros coletivos, para clculo dos prmios com a incluso de forma automtica dos componentes dependentes, conforme previsto no inciso I, do 6 do Art. 15 e desde que no se conhea o nmero exato de cnjuges filhos, devem ser adicionados os seguintes percentuais s taxas anuais puras mnimas acima, aplicados aos capitais segurados dos componentes dependentes e observados o 5 do Art. 15 - 60% quando o grupo abranger apenas os cnjuges ou apenas os filhos.

- 120% quando o grupo abranger os cnjuges e os filhos. 2 - Devem ser estabelecidas despesas administrativas e de comercializao, a critrio da seguradora. 3 - A contratao de seguro sem obedincia s base-tcnicas aqui estabelecidas constitui infrao tarifria, sujeita s sanes cabveis. * Este texto no substitui o publicado no DOU de 08/01/1992. CARREGAMENTOS Art. 27 - Podem ser estabelecidos carregamentos conforme abaixo. I - Comisso de Corretagem, fixada em determinada percentagem sobre o prmio lquido. II - Comisso de Angariao, fixada em determinada percentagem sobre o primeiro prmio individual dos seguros coletivos. III - Pr-labore, fixado em determinada percentagem sobre o prmio lquido, concedvel ao estipulante dos seguros coletivos ou a quem por ele indicado para administrar o seguro. IV - Outros carregamentos desde que estejam dimensionados na composio do prmio comercial. Pargrafo nico - quando a cobrana de prmios dos seguros coletivos for efetuada atravs de desconto ou consignao em folha, no sendo o empregador o estipulante do seguro, poder aquele receber o prolabore, sendo este deduzido da parcela devida ao estipulante. TARIFAO ESPECIAL Art. 28 - Pode ser concedida tarifao especial (TE) para aplices contratadas de forma coletiva sob estipulao de pessoas jurdicas. 1 - A TE obtida atravs de desconto (D) aplicvel s taxas puras anuais mnimas (tp) previstas no artigo 25 2 - Para obteno da TE o grupo em estudo deve apresentar as seguintes caractersticas: I - experincia mnima de 4 (quatro) anos; e II - sinistralidade (S/P) no superior a 70% (setenta por cento), apurada com base em 36 (trinta e seis) meses consecutivos, compreendidos entre os ltimos 42 (quarenta e dois) meses. 3 - Os descontos mximos a conceder so obtidos pelas frmulas:

I - Para grupos com mais de 1000 (mil) segurados ---------------------------D = 1 - (S / P) - 1,645. \ / [1-(S / P) . te] . S / P \/ N. tp * Este texto no substitui o publicado no DOU de 08/01/1992. II - Para grupos com menos de 1000 (mil) segurados ---------------------------1 - (S / P) - 1,645. \ / [1-(S / P) . te] . S / P \/ N. tp

D=

N 1000

onde: D = desconto mximo a conceder, observado o 5; (S / P) = total de sinistros (pagos e avisados) , sobre o total de prmios puros anuais do perodo de competncia considerado; esse indicador deve ser calculado considerando-se todas as garantias, observado o inciso II do 2; tp = taxas anuais puras mnimas previstas no artigo 25, consideradas todas as garantias; N = nmero de segurados existentes no grupo ao qual deve ser aplicada a TE. 4 - No clculo da sinistralidade (S/P) os prmios puros devem ser calculados em funo das taxas anuais puras mnimas (tp) previstas no artigo 25, no sendo levados em conta os prmios puros efetivamente cobrados no perodo observado. 5 - Se o clculo do desconto (D), conforme o 3 conduzir a percentuais superiores a 60% (sessenta por cento), o desconto estar limitado a este valor, para grupos de mais de mil segurados e, no caso de grupos menores, ao percentual obtido pela seguinte frmula:

N 1000

x 0,60, sendo N definido no 3.

6 - O prazo mximo de validade do desconto (D) estabelecido neste artigo de 1 (um) ano. 7 - A concesso da TE no fica prejudicada, observados os critrios previstos, se houver transferncia do grupo para outra seguradora, devendo a antiga detentora do seguro fornecer as informaes pertinentes.

FRACIONAMENTO DOS PRMIOS Art. 29 - Os prmios dos seguros podem ser fracionados em parcelas de perodos iguais e sucessivos.

* Este texto no substitui o publicado no DOU de 08/01/1992. RISCOS INDIVIDUAIS ESPECIAIS Art. 30 - permitida a ampliao ou extenso de cobertura a riscos de acidentes pessoais excludos e/ou no previstos nestas normas, mediante cobrana adicional de prmio. Pargrafo nico - Havendo excedente ressegurvel a concesso da cobertura condicionada aceitao prvia do IRB. PLANOS COLETIVOS ESPECIAS Art. 31 - facultada a contratao de planos coletivos elaborados com amplitude ou extenso de cobertura e/ou de seguros de acidentes pessoais diferentes dos previstos nestas normas, devendo a seguradora observar os critrios estabelecidos no art. 25 e 2 do art. 12. RESPONSABILIDADE PELOS CLCULOS Art. 32 - Nas folhas de clculo ou de recalculo dos seguros especiais previstos nos arts. 29 e 30, bem como dos seguros taxados pelos critrios estabelecidos no Art. 27 e os que prevem franquias (Art. 9), devem constar, obrigatoriamente, as assinaturas de um diretor e do aturio responsvel com a indicao do nmero de seu registro no Instituto Brasileiro de Aturia - IBA. 1 - de inteira responsabilidade da seguradora e do respectivo aturio o acompanhamento dos parmetros adotados durante toda a vigncia da aplice. 2 - A seguradora deve manter, em seus arquivos, devidamente classificadas, as folhas de clculo ou de recalculo disposio da SUSEP, por prazo de 5 (cinco) anos. 3 - Em caso de catstrofe envolvendo segurados cobertos atravs de planos elaborados segundo a faculdade concedida atravs do art. 30, o IRB pode ouvir parecer da SUSEP e recusar a participao no Consrcio Ressegurador de Catstrofe Acidentes Pessoais, se tiver havido grave transgresso s disposies e exigncias destas normas. 4 - Sempre que necessria ser solicitada ao Instituto Brasileiro de Aturia (IBA) a apurao da responsabilidade do aturio por quaisquer inadequaes verificadas na fixao das taxas.

COBRANA DOS PRMIOS Art. 33 - Qualquer indenizao somente passa a ser devida depois que o pagamento do prmio houver sido realizado pelo segurado ou estipulante, o que deve ser feito, no mximo, at a data limite prevista no respectivo documento de cobrana. * Este texto no substitui o publicado no DOU de 08/01/1992. Pargrafo nico - Entretanto, se o sinistro ocorrer dentro do prazo para pagamento do prmio, o direito indenizao no fica prejudicado se o mesmo for realizado ainda naquele prazo. Art. 34 - Quando a forma de cobrana do prmio dos seguros coletivos for o desconto ou consignao em folha, o empregador, salvo nos casos de cancelamento da aplice, somente pode interromper o recolhimento em caso de perda do vnculo empregatcio ou mediante pedido formal do segurado. Art. 35 - Na cobrana do prmio mediante carn, a seguradora deve providenciar para que o segurado receba o novo carn de pagamento at 30 dias antes de sua primeira parcela. 1 - Caso o segurado no perceba o novo carn at o prazo supra (e desde que no tenha havido cancelamento da aplice) seu direito efetuar o pagamento do prmio mediante depsito bancrio na conta indicada no carn anterior, o que deve ser feito antes do incio do novo perodo de cobertura. 2 - Devem constar dos carns dados que identifiquem a seguradora, o segurado e as caractersticas do seguro, bem como nmeros da agncia e conta onde devam ser depositados os pagamentos em caso de atraso na recepo do carn e respectivo favorecido (seguradora ou estipulante), alm de outros dados que a seguradora julgar conveniente. 3 - Devem constar, ainda, na capa ou sobrecapa do carn, indicao dos bancos recebedores, alm de informaes de como deve o segurado proceder nos casos previstos no 1 deste artigo e de que o no pagamento do prmio at o respectivo vencimento, ensejar o cancelamento da cobertura do risco individual. (Pargrafo alterado pela Cir. 19/92) 4 - Sob sua exclusiva responsabilidade, a seguradora pode delegar ao estipulante a confeco e emisso do carn. Art. 36 - A seguradora pode delegar ao estipulante, sob sua exclusiva responsabilidade perante os segurados, a cobrana dos prmios, ficando o estipulante responsvel pelo pagamento, nos prazos contratuais, das respectivas faturas e Notas de Seguro emitidas pela seguradora e apresentadas atravs da rede bancria. Art. 37 - Nos seguros coletivos vedado ao estipulante recolher dos segurados, a ttulos de prmio do seguro, a qualquer valor alm daquele fixado pela seguradora e a ela devido; caso o estipulante receba, juntamente com o prmio, qualquer quantia que lhe for devida, seja a que ttulo for, fica obrigado a destacar no documento utilizado na cobrana o valor do prmio de cada segurado.

Pargrafo nico - Fica vedada a cobrana ao segurado de taxa de inscrio ou de intermediao.

* Este texto no substitui o publicado no DOU de 08/01/1992. CLUSULA DE PAGAMENTO DOS PRMIOS Art. 38 - Na elaborao da Clusula de Pagamento dos Prmios, a seguradora deve levar em conta o disposto no pargrafo nico do art. 19, devendo incluir, obrigatoriamente, nos seguros coletivos, o contido no 4 do art. 23, no art. 33 e no art. 36 e seu pargrafo nico. TRANSFORMAO DE INDENIZAO EM RENDA Art. 39 - As indenizaes por morte ou invalidez total podem ser pagas integral ou parcialmente, sob a forma de renda certa, desde que tenha havido opo expressa do segurado neste sentido, devendo as partes estabelecerem, em contrato, o valor da renda mnima inicial. Pargrafo nico - O valor de cada parcela deve ser calculado utilizando-se juros reais de 6% (seis por cento) ao ano da Tabela Price e atualizado monetariamente de acordo com as normas em vigor. MATERIAL DE DIVULGAO Art. 40 - Nos seguros coletivos a propaganda e a promoo do seguro, por parte do estipulante e/ou corretor, somente podem ser feitas com autorizao expressa e superviso da seguradoras, respeitadas as condies da aplice e as normas do seguro, ficando a seguradora responsvel pela fidedignidade das informaes contidas nas divulgaes feitas. Pargrafo nico - Estas disposies devem constar como condio da aplice. DISPOSIES GERAIS E TRANSITRIAS Art. 41 - As condies gerais e as clusulas adicionais deve ser compatibilizadas com as disposies desta circular (Artigo alterado pela Cir. 09/92) Art. 42 - As disposies das presentes normas devem ser aplicadas de imediato s aplices que forem renovadas ou emitidas a partir da vigncia desta circular.

* Este texto no substitui o publicado no DOU de 08/01/1992.

Das könnte Ihnen auch gefallen