Sie sind auf Seite 1von 3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA Processo TC n 07.331/10 Objeto: Licitao Relator Cons. Umberto Silveira Porto Responsvel: Sr.

Antnio Medeiros Dantas PODER EXECUTIVO MUNICIPAL - ADMINISTRAO DIRETA LICITAO PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIT - APRECIAO DA MATRIA PARA FINS DE JULGAMENTO - ATRIBUIO DEFINIDA NO ART. 71, DA CONSTITUIO DO ESTADO DA PARAIBA, E NO ART. 1, INCISO I, DA LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL N 18/93.

Julgam-se regulares com ressalvas. Recomendaes.

ACRDO AC1 TC -1034/2.012


Vistos, relatados e discutidos os autos do Processo TC n 07.331/10, que trata de licitao na modalidade Tomada de Preos, n 06/06, tipo menor preo, realizada pela Prefeitura Municipal de Cuit, objetivando a contratao para locao de veculos durante o perodo de 12 (doze) meses para transportes de estudantes (I), equipe do PSF (II), gabinete da prefeitura (III) e caminho para coleta de lixo (IV), acordam os membros da 1 CMARA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, em sesso realizada nesta data, por unanimidade, na conformidade do voto do relator, em: 1. julgar regulares com ressalvas a licitao mencionada e os contratos dela decorrentes; recomendar ao atual gestora municipal a estrita observncia dos ditames da Lei de Licitaes e Contratos.

2.

Presente ao julgamento o (a) representante do Ministrio Pblico Especial. Publique-se e cumpra-se.

TC Sala das Sesses da 1 Cmara, em 19 de abril

de 2012.

ARTHUR PAREDES CUNHA LIMA CONS. PRESIDENTE DA 1 CMARA

UMBERTO SILVEIRA PORTO CONS. RELATOR

REPRESENTANTE DO MINISTRIO PBLICO ESPECIAL

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA Processo TC n 07.331/10 Objeto: Licitao Relator Cons. Umberto Silveira Porto Responsvel: Sr. Antnio Medeiros Dantas

RELATRIO Trata o presente processo de Licitao na modalidade Tomada de Preos n 06/06, tipo menor preo, realizada pela Prefeitura Municipal de Cuit, objetivando a contratao para locao de veculos durante o perodo de 12 (doze) meses para transportes de estudantes (I), equipe do PSF (II), gabinete da prefeitura (III) e caminho para coleta de lixo (IV). A Auditoria, em seu relatrio preliminar de fls. 143/145, aps examinar a documentao constante do processo, apontou a ocorrncia das seguintes irregularidades: 1) No comprovao da publicao do termo de homologao no rgo oficial de imprensa; 2) Ausncia das cpias dos contratos firmados com os vencedores com a comprovao da publicao do seu extrato no rgo oficial de imprensa. Apontou, ainda, que os veculos apresentados pelos vencedores para o atendimento do transporte escolar no atendem ao disposto na Resoluo TC n 06/06, pois contrariam as determinaes do Cdigo de Trnsito Brasileiro e das Resolues do CONTRAN para veculos destinados conduo coletiva de escolares;

Em tempo, a Comisso Permanente de Licitao efetuou o cancelamento dos contratos firmados com os vencedores do anexo I, destinados ao transporte de estudantes, conforme aviso de cancelamento publicado no DOE de 10/02/07 (fls. 279).
Devidamente notificado, documentos de fls. 290/314. o Sr. Antnio Medeiros Dantas apresentou

A Unidade de Instruo, em seu relatrio de anlise de defesa (fls. 320/321), no acatou os argumentos do responsvel, concluindo pela irregularidade da Tomada de Preos n 06/06. Instado a se manifestar, o rgo ministerial, atravs de Parecer n 268/11 (fls. 322/326), ressaltou que o termo de contrato celebrado entre o Municpio de Cuit e a Empresa VENNEZA LOCADORA DE VECULO LTDA encontra-se s fls. 303/306 e que os outros instrumentos de contrato no foram colacionados ao lbum, salientando-se, ainda, que as rescises contratuais (fls. 307 a 314) no excluem a regra da obrigatoriedade de apresentao dos contratos administrativos e suas decorrentes publicaes oficiais e, ainda, que a ausncia do termo de homologao do certame sugere recomendao autoridade responsvel, haja vista a mcula no contaminar a essncia das licitaes pblicas, pois o carter competitivo do procedimento no foi desrespeitado, pugnando, por fim, pela: a) regularidade com ressalva da Tomada de Preos n. 06/2006 na Origem, pelo fato de o ato de homologao no ter sido publicado no meio oficial;

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA Processo TC n 07.331/10 Objeto: Licitao Relator Cons. Umberto Silveira Porto Responsvel: Sr. Antnio Medeiros Dantas b) irregularidade dos contratos administrativos dela decorrentes, j que a legislao nacional exige a divulgao oficial dos contratos celebrados pela Administrao Pblica, tenham eles sido ou no posteriormente rescindidos pela Administrao; c) aplicao de multa pessoal ao Sr. Antnio Medeiros Dantas, autoridade homologadora do certame pblico e subscritor dos ajustes contratuais, com fulcro no artigo 56, inciso II da LOTC/PB; d) recomendao de praxe ao atual Prefeito de Cuit, no sentido de no incorrer, nem repetir, as omisses, falhas e no conformidades Lei de Licitaes e Contratos aqui detectadas. o relatrio, informando que foram expedidas as notificaes de praxe.

TC Sala das Sesses da 1 Cmara, em 19

de abril

de 2012.

Cons. UMBERTO SILVEIRA PORTO

Relator

VOTO Diante do que foi exposto,

VOTO para que os senhores Conselheiros, membros da 1 Cmara deste Tribunal do Estado da Paraba: 1. julguem regulares com ressalvas a licitao mencionada e os contratos dela decorrentes; recomendem ao atual gestora municipal a estrita observncia da Lei de Licitaes e Contratos.

2.

o Voto.

TC Sala das Sesses da 1 Cmara, em

19 de abril

de 2012.

Cons. UMBERTO SILVEIRA PORTO

Relator

Das könnte Ihnen auch gefallen