Sie sind auf Seite 1von 3

clorfitas

Diviso de algas, tambm conhecidas por algas verdes, com mais de7000 espcies. As clorfit as (Chlorophyta) so o grupo com maiordiversidade de algas. Com organizao unicelular ou pl uricelular, podemser clulas isoladas (ex.: Chlorella) ou agrupadas em colnias (ex.:Volvox), fi lamentos (ex.: Spirogyra), lminas ou ter uma estruturatridimensional. A dimenso das clorfitas varia entre microscpica (ex. Chlamydomonas,Gonium) e um taman ho considervel, em algumas formas marinhas (ex.:Codium), embora no atinjam dimenses t o elevadas como algumasfefitas. O habitat da maioria das clorfitas aqutico, essencialmente guadoce, embora algumas esp cies sejam exclusivamente marinhas. Asclorfitas ocorrem noutros tipos de habitats, como o solo e troncos dervores. Podem, ainda, formar associaes simbiticas com fungos(lquenes), protozorios e invertebrados. De todas as algas (rodfitas e fefitas), as clorfitas so as que mais seaproximam das plantas terrestres. Partilham caractersticas como, porexemplo, cloroplastos com clorofilas a e b, arma zenamento do amido,como fonte de energia, em plastdios. Em alguns gneros, as paredescelu lares tm como componente fundamental a celulose, tal como nasplantas terrestres. A estrutur a das clulas reprodutivas flageladas dasclorfitas assemelha-se dos anterozoides A presena de caractersticas comuns s clorfilas e s plantasterrestres, apontam para que es tas tero evoludo a partir das algasverdes. Alm das clorofilas a e b, possuem, como pigmentos acessrios,carotenoides. Algumas espcie s produzem grandes quantidades decarotenoides, o que lhes confere proteo contra a luz inte nsa. A diviso clorfita subdivide-se por vrias classes de algas,nomeadamente as Charophyceae, a s Trebouxiophyceae e asUlvophyceae.

rodfitas
Diviso de algas, tambm conhecidas por algas vermelhas, com cerca de6000 espcies. As rod fitas (Rhodophyta) so, geralmente, algasfilamentosas, embora possam ser unicelulares (Cya nidium). Na sua maioria marinha, as rodfitas ocorrem especialmente em guastropicais e tpidas, emb ora algumas se encontrem em regies temperadas.De gua doce conhecem-se menos de 100

espcies. As rodfitas crescem, normalmente, presas s rochas ou a outras algas.Sem vida flutuante pro longada, uma vez que o movimento das mars indispensvel para que realize a troca adequa da de gases. Poucas so asespcies de grande tamanho. A textura caracterstica das rodfitas flexvel e escorregadia, o que sedeve presena de sub stncias mucilaginosas, geralmente um polmero degalactose (ex.: gar-gar; carragina), nas suas paredes celulares. Noentanto, as rodfitas coralinceas (Corallinaceae), que contribuem p ara aconstruo de corais, tm uma textura mais resistente e dura, que se deve deposio de carbonato de clcio nas suas paredes celulares. Os cloroplastos das rodfitas possuem clorofila a e d, ficobilinas ecarotenoides. A cor vermelha tpica das rodfitas est relacionada com apresena de ficobilinas (ficocianina e ficoeritrina). Es tes pigmentosacessrios conferem s algas vermelhas a capacidade de absorverradiaes do e spetro azul, permitindo-lhes viver a grandes profundidades(mais de 100 metros), onde este tip o de luz consegue penetrar, aocontrrio de outros espetros de maior comprimento de onda. As rodfitas utilizam como substncia de reserva alimentar o amido. Ao contrrio dos restantes tipos de algas, as rodfitas no produzemclulas flageladas em nen huma fase do seu ciclo de vida. Algumas espcies so utilizadas, principalmente no Oriente, como alimento.O gar-gar extr ado de certas espcies de rodfitas e utilizado comobase de cultura de bactrias e outros mi cro-organismos.

fefitas
Diviso de algas, tambm designadas algas castanhas, que inclui cercade 2000 espcies. As fe fitas (Phaeophyta) so algas pluricelulares,muitas filamentosas e algumas muito largas, com especializao detecidos, embora mais simples que a das plantas superiores. As fefitas podem ter dimenses microscpicas ou atingir dimensesconsiderveis (cerca de 70 metros de comprimento). As maiores algasconhecidas so fefitas e pertencem ordem das L aminariales. Predominantemente marinhas, as fefitas so comuns em guastemperadas e em todas as reg ies frias do mundo. So abundantes nascostas rochosas e formam, frequentemente, massas f lutuantes nooceano. Algas do gnero Sargassum, por exemplo, formam macios queocupam r eas extensas, como o Mar de Sargao, que se estende desdeas Bahamas at prximo dos Aor es. Em algumas fefitas, o corpo da alga diferencia-se em rizoides, estipe elmina. Estas regies a ssemelham-se, funcionalmente, s razes, caule efolha, respetivamente. Os cloroplastos das fefitas possuem clorofilas a e c e carotenoides,nomeadamente uma grand e quantidade de fucoxantina, a qual mascaraa cor das clorofilas, conferindo a estas algas um t om acastanhadocaracterstico. As fefitas utilizam como reserva energtica um polissacardeo poucocomum, a laminarina. Por vezes, armazenam o alimento sobre a formade leo.

As formas mais evoludas so dos gneros Sargassum , Fucus eLaminaria. Diversas fefitas so utilizadas como alimento humano denominadoKombri. Os alginatos, extrados de algumas fefitas, so utilizados, por exemplo,como estabilizadores e emulsionantes para alimentos e tintas e nofabrico de sabes, champs, preparados farmacuti cos e clarificadoresde cerveja. Em algumas regies, utilizam-se as algas castanhas como fertilizantes e para a extrao de iodo.

Das könnte Ihnen auch gefallen