Sie sind auf Seite 1von 7

ROCOC

O Rococ teve incio na Frana, no sculo XVIII, espalhando-se por toda a Europa. Durante o reinado de Lus XIV (1643 1715), a Frana viveu sob um governo centralizador e autoritrio, que deu s artes uma feio clssica. Quando o Lus XIV morreu, em 1715, a corte mudou-se de Versalhes para Paris e a entraram em contato com os ricos e bem-sucedidos homens de negcios, financistas e banqueiros que, por nascimento, no pertenciam aristocracia. Mas, com a riqueza que possuam, tinham condies de proteger os artistas, atitude que lhes dava prestgio pessoal para serem aceitos na sociedade aristocrata. Por isso, tornaram-se os clientes preferidos dos artistas. O termo rococ vem do francs rocaille que significa concha, um dos elementos mais caracterstico desse estilo. Foi uma arte que se preocupou em expressar apenas sentimentos agradveis e que procurou dominar a tcnica de perfeio com leveza e delicadeza. Pode- se ver no Rococ um desenvolvimento natural do Barroco. Contudo, entre esses dois estilos algumas caractersticas so bem distintas. As cores fortes da pintura barroca, por exemplo, na pintura rococ foram substitudas por cores suaves e de tom pastel, como o verde-claro e o cor-de-rosa. Outras caractersticas do Rococ so: A representao da vida profana da aristocracia; Representao de alegorias; Estilo decorativo; Possui leveza na estrutura das construes; Texturas suaves; Unificao do espao interno, com maior graa e intimidade. A arte do Rococ espelhava-se nos valores de uma sociedade ftil que procurava nas obras de arte algo que lhe desse prazer e a levasse a esquecer seus problemas reais. Os assuntos explorados pelos artistas eram realizados de tal forma que refletisse em uma sensualidade sutil. Exemplo na tela abaixo, O Balano do pintor Frangonard.

O Balano de Frangonard

Na arquitetura, o rococ adquiriu importncia no sul da Alemanha e na Frana. O estilo marcado pela sensibilidade, percebida na distribuio dos ambientes interiores, destinados a valorizar um modo de vida individual e caprichoso. Manifestou-se principalmente na decorao dos espaos interiores, que se revestiram de abundante e delicada ornamentao. As salas e os sales tm, de preferncia, a forma oval e as paredes so cobertas com pinturas de cores claras e suaves, espelhos e ornamentos com motivos florais. Em oposio a esse interior rico em elementos decorativos, a fachada dos edifcios reflete em um barroco sem exageros. So exemplos dessa arquitetura o Htel de Soubise, construdo por Germain Boffrand e decorado por Nicolas Pineau, em Paris, entre os anos de 1736 e 1739, e o Petit Trianon, construdo por Jacques-Ange Gabriel, em Versalhes, entre 1762 e 1768. O Htel de Soubise, sobretudo o Salo da Princesa, um exemplo tpico do estilo rococ. Nicolas Pineau criou, com estuque, frisos que emolduram quadros e espelhos, guirlandas que se entrelaam em sucessivas linhas curvas, enfim, um ambiente to decorado que olhar do observador atrado sucessivamente para os mais diversos detalhes.

Salo da Princesa do Htel de Soubise

Em terras alems destaca-se o arquiteto Balthazar Neumann com o Palcio Episcopal, construdo em Wurzburg entre 1737 e 1742, e a Igreja de Vierzehnheiligen (Igreja dos Catorze Santos), erguida na Baviera entre 1743 e 1772. No Palcio Episcopal de Wurzburg, o visitante encanta-se, sobretudo com a pintura do teto, feita pelo artista italiano Giambatista Tiepolo, o mais importante dos decoradores rococs. Esse trabalho de Tiepolo, considerado sua obra-prima, ilustra plenamente o rococ como a manifestao de um puro deleite, uma celebrao deste mundo.

Petit Trianon - Jacques-Ange Gabriel

Palcio Episcopal Balthazar Neumann

Pintura de Giambatista Tiepolo

Na igreja de Vierzehnheiligen, o visitante envolvido pela cor dos painis pintados no teto e nos altares e pela luz que penetra no interior atravs das vrias janelas, multiplicando-se no branco das paredes. Alm disso, a decorao em estuque provoca no observador uma iluso quanto aos limites reais das paredes, como podemos ver na elaborada planta do edifcio. No centro da igreja, encontra-se o Altar dos Milagres, uma de J.J. Kuchel, considerada uma realizao completa dos valores do estilo rococ.

Igreja de Vierzehnheiligen Balthazar Neumann

Altar dos Milagres J. J. M. Kuchel

A expresso mxima do rococ na arquitetura palaciana so os pequenos pavilhes e abrigos de caa dos jardins. Construdas para o lazer dos membros da corte, essas edificaes, decoradas com molduras em forma de argolas e folhas transmitiam uma atmosfera de mundo ideal. Para completar essa imagem dissimulada, surgiam no teto, imitando o cu, cenas buclicas em tons pastel.

Palcio do Belvedere Viena

Kaisersaal Balthazar Neumann

O paradigma do salo rococ a Kaisersaal do Palcio de Wurzburg, aonde a ornamentao chega a um grau de extravagncia quase quebradia, tamanha a mincia. Atravs de ornatos ilusionistas e figuras escultricas que voam as paredes quase desaparecem, num efeito mgico de leveza.

Os mveis, importantssimo complemento da construo arquitetnica, assumem uma transcendncia particular. De um lado isto decorre da exigncia, de determinados arranjos. De outro lado a variedade cromtica, devido ao emprego de madeiras raras marchetadas, ornadas de frisos dourados, acompanhada pelo requinte de suas linhas. Acompanha tudo isso o gosto dos pelos bibels.

No Brasil, observa-se a passagem do rococ na arquitetura religiosa desde meados do sculo XVIII no Rio de Janeiro, em diversas cidades mineiras (Ouro Preto, So Joo Del Rey, Congonhas do Campo etc.), em Pernambuco, Paraba e Belm. Exemplo a Igreja So Francisco de Assis em Ouro Preto Minas Gerais construda por Aleijadinho.

Igreja So Francisco de Assis Aleijadinho

Das könnte Ihnen auch gefallen