Sie sind auf Seite 1von 8

Roteiro de Atividade em Sala | VALOR: 20pts.

____
Curso: Comunicao Social Habilitao em Publicidade e Propaganda Componente curricular: Esttica em Comunicao Visual Integrantes do Grupo: Perodo: 2 1 sem. 2012

Professor(a): Marcelo de Carvalho Borges

Ao final deste estudo, voc dever ser capaz de: Discutir qual o conceito da metodologia triangular criao, contexto e crtica a ser aplicado s artes visuais. Criao e anlise crtica. Receber noes de histria da arte. Valorizar a apreciao esttica e o julgamento crtico.

COMO ESTUDAR A IMAGEM ARTSTICA?


Os exerccios desta unidade so centrados em trs elementos que compem a Metodologia Triangular do ensino da arte:

Nesta aula, voc ser introduzido didtica do curso, que visa auxiliar na leitura de imagens modernas e contemporneas. Para isso, foi seguido o mtodo de arte-educao intitulado Disciplined Based Art Education DBAE (Arte-Educao Baseada na Disciplina), desenvolvido por: Ana Mae Barbosa in A Imagem no Ensino da Arte. S.P. Perspectiva, 2002. Para que voc analise as obras de arte apresentadas durante este curso, recomenda-se que voc busque aguar sua capacidade crtica atravs de:
Princpios Descrio Anlise Centrar-se no ato de ver associado a princpios estticos, ticos e histricos. Prestar ateno ao que v, ou seja, desenvolver o senso de descrio. Observar o comportamento do que se v, ou seja, desenvolver o senso de anlise. Dar significado obra de arte, ou seja, desenvolver o senso de interpretao. Decidir acerca do valor de um objeto de arte, ou seja, desenvolver o senso de

Interpretao Julgamento julgamento.

Exposio Propor critrios de avaliao de obras de arte moderna e contempornea para serem apropriados em produtos miditicos de Comunicao Social. Em outras palavras, significa aprender a expor suas idias e ser participativo ao criar produtos em jornalismo e publicidade.

Em seguida, sero apresentados alguns exerccios e aes para que voc desenvolva estas capacidades.
Pratique sempre que possvel cada exerccio apresentado, ao examinar uma obra.

1) EXERCCIO DE OLHAR: 1-a) Descreva claramente o objeto artstico, levando em conta que na histria da arte o objeto do passado ainda se faz presente, sendo que a cognio em arte derivada do envolvimento emocional, existencial e total do observador. 1-b) Identifique acuradamente a obra de arte, j que o fazer artstico moderno e contemporneo no enfatiza o produto final, mas sim seu processo criativo. 1-c) Interprete os detalhes visuais dos objetos artsticos, levando em conta um entendimento crtico de como conceitos visuais e formais aparecem nas obras de arte modernas e contemporneas.

2) EXERCCIO DE APRENDIZAGEM: 2-a) Tentar compreender com suas palavras as pinturas, esculturas, bem como as novas mdias, instalaes e happenings, grafites e arte digital. 2-b) Expressar julgamentos de valor sobre elas. 2-c) Exercitar habilidades de fantasia e de imaginao ao perceb-las. 2-d) Desenvolver conceitos espaciais em relao a elas. 2-e) Desenvolver o sentido de ordem visual ao analisa-las.

3) EXERCCIO DE CONTEXTO HISTRICO: 3-a) Relacionar a arte moderna e contempornea com seu meio ambiente, seu perodo histrico e suas ramificaes polticas. 3-b) Escrever criativamente sobre as obras de arte desses perodos. 3-c) fazer comparaes histricas entre obras de arte diferentes. 3-d) Analisar smbolos visuais e verbais nessas obras. 3-e) Investigar os fenmenos de luz e cor envolvidos em sua criao.

4) EXERCCIO DE CRIAO DE PRODUTO MIDITICO: 4-a) Investigar formas, texturas, cores e linhas, visando estabelecer critrios para a criao de produtos miditicos inspirados em obras de arte modernas ou contemporneas.

4-b) Exercitar habilidades para experimentar com representaes em trs dimenses nas obras de arte analisadas. 4-c) Desenvolver habilidades para experimentar com o espao positivo e com contraposies visuais como: em cima e embaixo; esquerdo e direito; plano de fundo e primeiro plano, nessas obras de arte. 4-d) Encorajar a atividade criadora grupal, a qual ser requerida no trabalho do profissional de comunicao social. AGORA VAMOS PR EM PRTICA TUDO O QUE FOI APRESENTADO! ANLISE DA PINTURA A SEGUIR:

Pablo Picasso. (Spanish, 1881-1973). Three Musicians. Fontainebleau, summer 1921. Oil on canvas, 200.7 x 222.9 cm

Sobre o artista: Picasso, pintor e escultor espanhol, considerado um dos artistas mais importantes do sculo vinte. Artista multifacetado, foi nico e genial em todas as atividades que exerceu: inventor de formas, criador de tcnicas e de estilos, artista grfico e escultor. Foi o artista mais produtivo e o mais constante revolucionrio do sculo passado. Do tratamento clssico e representacional dos temas ele evolui para as abstraes do cubismo (que, contudo, nunca chegou a ser completamente abstrato) e no seu desenvolvimento cria as tcnicas de colagem mais tarde utilizadas no dadasmo. Picasso empregou igualmente elementos de fantasia e imaginao, em suas cermicas e esculturas.

ATIVIDADE PROPOSTA
Responda mentalmente s questes a seguir (Essa parte da atividade no vale nota. Trata-se apenas de um exerccio de sensibilidade). Cabe a voc descrever e identificar os detalhes visuais dos Trs Msicos, com propsito interpretativo em relao ao ttulo. O que voc v nesta pintura?

Pablo Picasso, Trs Msicos, 1921, leo sobre tela, 200.7 x 222.9 cm. Coleo Gallatin, Museu de Arte da Filadlfia.

Atividade 1: Analise as formas, cores, texturas e padres e categorize-os como sendo colados ou pintados. Que cores ou formas tm texturas ou padres que parecem com pedaos de papel? Quais formas parecem coladas? Quais formas ou cores parecem pintadas? Neste contato com Picasso, o que voc sugere para a criao de uma colagem? Atividade 2: Analise a pintura, relacionando abstraes com a figura humana. Que artifcio o artista empregou para imprimir, em cada face, um desenho similar? Todas as faces tm mscaras? Como ele ao mesmo tempo pintou cada face diferente? Como ele representou os braos de cada figura diferentes da outra? O que os trajes acrescentam pintura? Como Picasso manteve as pernas dos homens e as pernas da mesa separados? Por que voc acha que Picasso adicionou formas geomtricas em torno dos trs homens?

EXERCCIO ESTTICO-CRIATIVO
(Essa parte da atividade vale nota. Trata-se da aplicao prtica e criativa do que foi aprendido no roteiro apresentado). Com referncia nos exerccios mostrados, faa uma pesquisa em websites de arte (sugiro, por exemplo, o website www.ocaiw.com. Selecione uma imagem artstica (pintura, escultura, objeto, fotografia etc) e crie um produto miditico (publicidade - anncio para campanha em mdia impressa digital, eletrnica ou outdoor), inspirando-se em alguma esttica moderna ou contempornea que voc tenha achado interessante (impressionista, cubista, surrealista, fauve, expressionista, dadasta, minimalista, op, pop). Use sua criatividade e considere o exerccio como uma preparao para suas futuras tarefas profissionais. A seguir, algumas informaes sobre o cubismo. Cubismo e imagtica moderna O movimento cubista comeou em 1907 e terminou em 1914 com a ecloso da 1 Guerra Mundial, tendo boa parte dos artistas desse movimento sido recrutada e partido para o campo de batalha. Seus principais focos de resistncia foram as artes decorativas e a arquitetura do sculo 20. Considerado como um ato de percepo individual, o movimento inspirou-se na arte africana e na geometrizao das figuras, que resultou em uma arte intuitiva e bastante abstrata, derivada da experincia visual baseada na luz e na sombra. O cubismo rompeu com o conceito de arte como imitao da natureza, que vinha desde o renascimento, bem como com os principais cnones clssicos de pintura tradicional: A perspectiva, consistindo na iluso de profundidade em uma superfcie plana, base da pintura europia por mais de 500 anos seguinte renascena. O chiaroscuro (claro-escuro) ou luz-e-sombra, indicando uma nova tcnica criada no renascimento para criar a iluso de relevo escultural no plano. A pirmide ou configurao piramidal e tridimensional do espao da tela, tendo como clmax uma imagem central que substituiu os retratos em perfil e o agrupamento de figuras em grade horizontal tpicas das artes bizantina e medieval. Pablo Picasso definiu o cubismo como:

Uma arte que trata de formas, e quando uma forma realizada, ela a est para viver sua prpria vida.

Apesar da identificao imediata do movimento cubista figura de Pablo Picasso, vrios outros artistas deram grandes contribuies ao movimento, tais como:

Georges Braque (1882, 1963). Fernand Lger (1881 - 1908). Robert Delaunay (1885 - 1941). Francis Picabia (1879 - 1953). Juan Gris (1887 - 1927). Marcel Duchamp (1887 - 1968), fundador do dadasmo, entre outros.

O mexicano Diego Rivera (1886 - 1957), com seu figurativismo geometrizado, e Piet Mondrian (1872 1944), com sua abstrao geomtrica, tambm participaram do movimento cubista.

As fases definidoras do cubismo podem ser, assim, resumidas:


Fase 1 Protocubismo, em que a influncia da escultura africana revela-se atravs da pesquisa contnua das deformaes expressivas do corpo humano. Cubismo analtico, definido por representaes espaciais abstratas no plano do quadro. Cubismo sinttico policromtico, simbolizado pela incorporao de materiais estranhos s representaes pictricas, como as colagens.

Fase 2 Fase 3

O cubismo pode ser identificado com o esprito da arte moderna ao buscar deformar, efetivamente, um rosto verdadeiro, em lugar de s representar a imagem de um rosto deformado. No entanto, o cubismo, mesmo picassiano, no deixou de ser, na deformao da imagem ou da figura, uma arte da representao, enquanto na arte tribal o que era deformado era uma imagem dada ou a prpria realidade. As pinturas de Picasso, Braque, Lger e Gris (entre outros) apresentavam como seus elementos formais: Abandono da iluminao naturalista de suas telas e das relaes moduladas entre elementos formais. nfase nas formas planas de contornos bem marcados. nfase em relaes espaciais condicionadas por relaes de cor. nfase no contexto de uma composio, que permite a leitura de um espao consistente ou fechado. nfase no espao inteiramente ocupado por formas e planos (como em Lger). nfase em um espao real semelhante a uma caixa (como em Picasso ou Braque). nfase em um espao identificado com a prpria superfcie da tela, atravs da aplicao de uma base completamente pintada, suave e/ou opaca (como em Gris, Braque e Picasso).

Das könnte Ihnen auch gefallen