Sie sind auf Seite 1von 6

ARTE, INDSTRIA CULTURAL E EDUCAO

LUCI MARA BERTONI*

RESUMO: A necessidade, cada vez mais crescente, da busca de felicidade tem feito com que as pessoas se deixem influenciar pelo consumo desmedido dos produtos ofertados pela Indstria Cultural, fazendo da arte, de modo especial, da msica, um meio de tornar-se igual sem perceber que esto se colocando margem de sua prpria cultura. Neste sentido, necessrio repensar quais so as contribuies da educao no intuito de formar para a emancipao e para a resistncia, segundo as concepes adornianas. Palavras-chave: Arte, Indstria Cultural, Educao, Cultura, Msica

As reflexes sobre as influncias da Indstria Cultural na educao tm permeado as discusses entre os pesquisadores que procuram compreender a mudana de valores e de prticas socioculturais entre os indivduos, em grande parte promovida pela mdia. Esta mudana de valores tambm vem ocorrendo nas Artes (dana, msica, artes plsticas). Com relao msica, Adorno (1986), usando categorias marxistas, destaca que a mudana se d quanto ao valor de troca e no quanto ao de uso, ou seja, trata-se de um significado de explorao atravs da Indstria Cultural. Explorao esta que perpassa as ondas de violncia fsica, mental e social que repercutem nas atitudes dos que se deixam iludir pelo apelo de felicidade veiculado pelos meios de comunicao de massa. Adorno (op. cit., p. 114) chega a afirmar que
o cinema e o rdio no precisam mais se apresentar como arte. A verdade que no passam de um negcio, sendo utilizados como veculos ideolgicos destinados a legitimar o lixo que propositadamente produzem. Eles definem a si mesmos como indstrias e as cifras publicadas dos rendimentos de seus diretores gerais suprimem toda dvida quanto necessidade social de seus produtos.

* Aluna do Programa de Ps-Graduao em Educao Escolar na FCL/Unesp/Araraquara; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: Indstria Cultural e Educao. E-mail: lumabertoni@hotmail.com

76

Cadernos Cedes, ano XXI, n 54, agosto/2001

Esta necessidade social destacada por Adorno seria a busca de uma identidade coletiva, pela qual o indivduo precisa consumir ARTIGOS os produtos da Indstria Cultural para se sentir parte de um todo. Porm, um todo ilusrio, porque esta busca do coletivo, do sentir-se igual acaba por reforar a marginalidade cultural a que est destinada a maioria da populao j marginalizada economicamente.
Quando a Indstria Cultural privilegia um produto pseudo-artstico padronizado, calculado tecnicamente para surtir efeitos determinados de modo a serem por todos desejados e repetidos, na forma e na medida adequados a garantir o poder e o lucro do sistema dominante, gera uma necessidade compulsiva generalizada que afasta o no-idntico como extico, indesejado, incmodo ou doente. Tal repetio vem camuflada com outros produtos que, no obstante a variao aparente, repetem os mesmos modelos, esquemas ou caractersticas impostas, tendendo a manter o pblico sob controle, cada vez mais massificado, inconsciente e compulsivamente preso corrente de produo. (Reis, 1996, p. 44-45)

Como conseqncia dessa massificao, podemos considerar que o fato de se ter acesso somente cultura de massa acaba por no permitir ao indivduo a aquisio do conhecimento de outros aspectos culturais que expressam a cultura do povo, seus valores e suas lutas. Em nosso entender, a msica a expresso do pensar e do sentir das pessoas de uma determinada poca. Alm de proporcionar prazer, ela tambm pode informar e conscientizar. Portanto, para ns, esta postura de consumo significa estar margem da cultura como um todo. O indivduo sente-se marginalizado por no compartilhar da aquisio dos produtos ofertados pela Indstria Cultural e, ao mesmo tempo, passa a ser discriminado por no se sentir idntico. Ele no percebe que partilhando da cultura de massa que est se colocando margem do entendimento de sua prpria cultura. Adorno (apud Reis, 1996, p. 45), em seu ensaio Sobre msica popular, considera que a Indstria Cultural prostitui os valores estticos da arte, dando-lhe uma falsa imagem. Ele destaca, tambm, que a msica tornou-se um fundo convencionalmente necessrio e repetitivo. O pblico a escuta de forma infantil ou no a escuta. Vemos que essa crtica muito atual quando sintonizamos qualquer emissora de rdio ou de televiso preocupadas, to somente, com o sentido mercadolgico da arte musical. Os ritmos e as letras das msicas so sempre idnticos, no acrescentando absolutamente nada nossa formao cultural e como pessoa. Esta mercantilizao da msica revela, tambm, que muitos msicos so escravos das gravadoras, at por questes de sobrevivncia.

Cadernos Cedes, ano XXI, n 54, agosto/2001

77

No Brasil, somente msicos de sucesso ainda tm a liberdade ou a iniciativa de lanarem suas msicas, nadando contra a corrente do fazer msica somente por interesse de vender um produto. Porque a mediocridade vigente em matria de msica, como nos outros campos da arte e da cultura, tem revelado as caractersticas da lgica de consumo que visa subordinar a difuso cultural lei de mercado. Estes msicos, porm, com sua resistncia, podem desenvolver um trabalho de qualidade, estimulando a inteligncia, a imaginao e a criatividade das pessoas. As implicaes da chamada msica de mercado influenciam, tanto no aspecto cultural como no social, a formao das crianas. De maneira especial, seduzem-nas pela sensualidade das danas e das letras musicais, acarretando um desenvolvimento precoce de aspectos da sexualidade que atropelam, de alguma forma, seu desenvolvimento afetivo. Isso sem falar em outros aspectos, pois o vocabulrio pobre e equivocado de muitas msicas acaba por interferir, tambm, em seu processo de desenvolvimento cognitivo. No dizer de Adorno (1999, p. 67), a msica atual, ao invs de entreter, parece contribuir para o emudecimento dos homens, para a morte da linguagem como expresso, para a incapacidade de comunicao. Adorno continua:
A msica de entretenimento preenche os vazios do silncio que se instalam entre as pessoas deformadas pelo medo, pelo cansao e pela docilidade de escravos sem exigncias. Assume ela em toda parte, e sem que se perceba, o trgico papel que lhe competia ao tempo e na situao especfica do cinema mudo. A msica de entretenimento serve ainda e apenas como fundo. Se ningum mais capaz de falar realmente, bvio tambm que j ningum capaz de ouvir. (Ibidem)

Aos poucos, parece que estamos caminhando para a completa falta de comunicao entre as pessoas. Entretanto, no parece contraditrio pensar em perda de comunicao quando somos cada vez mais atingidos pelos novos instrumentais tecnolgicos, em que as distncias virtuais fazem-se menores a cada instante? Ser mesmo que tanto vai nos trabalhando o progresso, que dentro em pouco tempo, ficaremos barbarizados, como j temiam os deputados, no sculo passado (Anais da Cmara dos Deputados, 1838, apud Haidar, 1972 [?]). Como pensar em uma educao para emancipao, como nos prope Adorno (1995), quando a nossa cultura social e escolar nos remete a situaes de semiformao? O que pode fazer e o que tem feito a escola diante desta situao? Em uma breve reflexo sobre a educao formal e a arte, constatamos muitas mudanas nos currculos com relao a esta ltima. A msica, por

78

Cadernos Cedes, ano XXI, n 54, agosto/2001

exemplo, foi perdendo espao e importncia como contedo da chamada Educao Artstica. Pois as mudanas curriculares trazidas peloARTIGOS regime ps64 substituem as aulas de msica e desenho por Educao Artstica, partindose, talvez, da constatao de que a arte uma s e de que suas expresses se intercomunicam (Ramos-de-Oliveira, 1998, p. 39). O ensino de Educao Artstica torna-se parte obrigatria do currculo escolar a partir da lei n 5.692/71. Mais recentemente, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (lei n 9.394/96), no art. 26 2, dispe que o ensino da arte constituir componente curricular obrigatrio, nos diversos nveis da educao bsica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. Embora a arte ou a educao artstica faa parte das disciplinas obrigatrias dos currculos, na prtica, percebemos sua desvalorizao crescente, aliada s aulas de Educao Fsica, por exemplo. O ensino da arte que, segundo as diretrizes dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997), engloba o ensino das Artes Visuais, da Dana, da Msica e do Teatro, acaba ficando limitado a uma ou duas aulas semanais. Isto quando estas aulas so efetivamente ministradas, pois alguns professores, de maneira particular os dos Ciclos Iniciais do Ensino Fundamental, responsveis por todas as disciplinas, preferem trabalhar os contedos das matrias mais importantes e, simplesmente, registrar aulas de Arte que nunca foram dadas. Em suas concepes, este tipo de ensino no acrescenta nada ao aluno. Esta, evidentemente, no uma concepo de todos os professores e no podemos generalizar suas atitudes. H aqueles preocupados com o desenvolvimento da criticidade e da criatividade de seus alunos. Tais aspectos, entretanto, no parecem ser consensuais. Por isso, para pensarmos em uma educao voltada para a formao do aluno, preciso, tambm, pensarmos na formao de seus professores. Na concepo adorniana, a nica concretizao efetiva da emancipao consiste em que aquelas poucas pessoas interessadas nesta direo orientem toda a sua energia para que a educao seja uma educao para a contradio e para a resistncia (Adorno, 1995, p. 183). No se trata aqui de repensarmos a formao dos professores, pois no este nosso objetivo. Trata-se, contudo, de revermos nossas atitudes e conformismos diante dos inmeros apelos de busca de felicidade que nos so impostos, incitandonos ao consumo desmedido do que chamam de arte, sob o pretexto de convencer-nos de que somos iguais e usufrumos dos mesmos benefcios e da mesma cultura. Pois os professores so, do mesmo modo como seus alunos, consumidores, igualmente submetidos s sugestes da mdia e por ela influenciados.

Cadernos Cedes, ano XXI, n 54, agosto/2001

79

Para Adorno, as pessoas aceitam com maior ou menor resistncia aquilo que a existncia dominante apresenta sua vista e ainda por cima lhes inculca fora, como se aquilo que existe precisasse existir dessa forma (idem, p. 178). Resta-nos aceitar ou resistir manipulao feita atravs da Indstria Cultural para conquistarmos nossa emancipao na busca efetiva de nossa prpria cultura, procurando no nos deixar enganar pelos modismos e por uma falsa igualdade em nome da identificao com o coletivo.
ART, CULTURAL INDUSTRY AND EDUCATION
ABSTRACT: The increasing need for the search of happiness has made people become influenced by uncontrolled consuming of products offered by Cultural Industry, turning art, and specially music, a means of being equal. In this way they do not realize that they are placing themselves at the edge of their own culture. In this sense it is necessary to think again which are the contributions of education to prepare for emancipation and resistance according to adornian conceptions. Key words: Art, Cultural Industry, Education, Culture, Music.

Referncias bibliogrficas
ADORNO, Theodor W. & HORKHEIMER, Max. Dialtica do Esclarecimento: Fragmentos filosficos. Trad. de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. ADORNO, Theodor W. O fetichismo na msica e a regresso da audio. Trad. de Luiz Joo Barana. Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1999. . Educao e emancipao. Trad. de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. BRASIL. Lei Federal n 5.692, 11 de ago. 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o Ensino de 1 e 2 Graus. Braslia, 1971. BRASIL. Lei Federal n 9394, 20 dez. 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Braslia, 1996. HAIDAR, M. de L.M. O ensino secundrio no Imprio brasileiro. So Paulo: Gryallo/Edusp, 1972.

80

Cadernos Cedes, ano XXI, n 54, agosto/2001

PARMETROS Curriculares Nacionais: Arte. Vol. VI. Secretaria de ARTIGOS Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1997. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Reflexes sobre a educao danificada. In: ZUIN, A.A.S., PUCCI, Bruno & R AMOS-DE-OLIVEIRA, Newton (Orgs.). A Educao danificada: Contribuies Teoria Crtica da Educao. Petrpolis: Vozes/So Carlos: Universidade Federal de So Carlos, 1997. REIS, Sandra. Elementos de uma filosofia da educao musical em Theodor W. Adorno. Belo Horizonte: Mos Unidas, 1996.

Cadernos Cedes, ano XXI, n 54, agosto/2001

81

Das könnte Ihnen auch gefallen