Sie sind auf Seite 1von 2

Sociedade Profissional

AUTORIA: Maria Joo Bernardino FONTE: Expresso

Titulo Hipoteca voluntria: a incidncia a Imposto do Selo e os documentos necessrios Artigo I " Os documentos necessrios; devido. II " O Imposto do Selo devido

A hipoteca constitui uma forma real de garantia das obrigaes assumidas. Este direito real confere ao credor o direito de ser pago pelo valor de certas coisas imveis ou equiparadas (aquelas sujeitas a registo), pertencentes ao devedor ou a terceiro, com preferncia sobre os demais credores que no gozem de privilgios especiais ou de prioridade de registo, por fora do disposto no art. 686, n. 1 do Cdigo Civil (CC). 686 , n. A hipoteca voluntria aquela que nasce de contrato ou declarao unilateral, usual na compra e venda de imveis ou para garantia de uma dvida especfica, j constituda ou a constituir. A sua constituio, quando recaia sobre bens imveis, ter de constar de escritura pblica ou de testamento, conforme o art. 714 do CC. Ora, a hipoteca, para ser formalizada, implica determinadas obrigaes para quem a constitui, , p , p , p g p q , inerentes sobretudo celebrao da escritura pblica. O interessado deve dirigir-se a um Cartrio Notarial e, na data marcada para a escritura, apresentar os documentos seguintes: - Certido do teor da descrio predial e das inscries em vigor, passada pela conservatria do registo predial com antecedncia no superior a seis meses ou, quanto a prdios situados em concelho onde tenha vigorado o registo obrigatrio, a respectiva caderneta predial, actualizada; - Caderneta predial actualizada ou certido do teor da inscrio matricial passada com antecedncia no superior a um ano (esta pode ser obtida via Internet, atravs do site da DGCI, www.portaldasfinancas.gov.pt, desde que se trate de prdios urbanos inscritos na respectiva matriz); - Tratando-se de prdio omisso, duplicado da participao para a inscrio na matriz, que tenha aposto o recibo do servio de finanas, com antecedncia no superior a um ano, ou outro documento dela emanado, autenticado com o respectivo selo branco. O valor pelo qual a hipoteca ser efectuada e a favor de quem constituda sero declarados pelo interessado no acto da escritura, sem necessidade da presena do beneficirio da mesma (o credor). Esta situao determina o pagamento do Imposto do Selo devido, tanto pela celebrao da hipoteca, como pela celebrao da escritura pblica. Ora, vejamos o imposto devido. O Imposto do Selo (IS) incide sobre todos os actos, contratos, documentos, ttulos, livros, papis, e outros factos previstos na Tabela Geral.

Artigos
Abril

2009

Pela mera celebrao de uma escritura so devidos 25, de acordo com a verba 15.1 da Tabela Geral.

Sociedade Profissional

AUTORIA: Maria Joo Bernardino FONTE: Expresso

Artigo Por outro lado, a constituio de garantia de obrigaes, qualquer que seja a sua natureza ou forma (designadamente o aval, a cauo, a garantia bancria autnoma, a fiana, a hipoteca, o penhor e o seguro-cauo) est sujeita a imposto em funo do perodo temporal pelo qual for celebrada. As garantias apenas no estaro sujeitas a imposto se forem materialmente acessrias de contratos especialmente tributados nos termos da Tabela Geral e sejam constitudas simultaneamente com a obrigao garantida ainda que em instrumento ou ttulo diferente (cfr garantida, (cfr. verba 10). Encontram-se nesta situao de no incidncia, as garantias que sejam acessrias de um outro contrato tributado em Imposto do Selo, por exemplo um contrato de mtuo celebrado com uma entidade bancria e celebradas na mesma data. A hipoteca voluntria estar ento excluda de tributao pela verba 10 "se for materialmente acessria de contrato especialmente tributado na Tabela e (ii) for constituda simultaneamente com a obrigao garantida, ainda que em instrumento ou ttulo diferente". [1] Tem assim pleno cabimento na letra desta disposio, as escrituras pblicas que titulem um contrato de mtuo e a constituio de uma hipoteca voluntria para garantir esse emprstimo concedido. Mas j haver incidncia a imposto nos casos em que a hipoteca constituda em momento temporalmente diferente daquela obrigao. p q g So assim requisitos essenciais para afastar a incidncia a acessoriedade e a coincidncia temporal. Nas palavras da DGCI: "no existe acessoriedade quando a hipoteca vise garantir no s as responsabilidades emergentes de um contrato de emprstimo, mas tambm as responsabilidades j assumidas ou que venham a ser assumidas pelo mutuado junto da instituio de crdito e emergentes de quaisquer outras operaes bancrias". [2] Assim, uma hipoteca voluntria que no tenha esta conexo temporal com o contrato, ainda que acessrio do mesmo, apresenta-se como um contrato distinto e tributado enquanto tal. Nas garantias constitudas por prazo inferior a um ano, o imposto devido corresponde a 0,04% sobre o respectivo valor, por cada ms ou fraco, enquanto se o prazo for igual ou superior a um ano corresponde a 0,5% e 0,6% para garantias de prazo igual ou superior a cinco anos ou sem prazo. Aps a celebrao da escritura, a hipoteca dever ser registada na Conservatria do registo predial competente.

Artigos
Abril

Notas: [1] Oficio-Circulado n. 40091, de 17-09-2007, DSIMT [2] Ob. cit

2009

Das könnte Ihnen auch gefallen