Sie sind auf Seite 1von 15

Fluxo de energia e ciclo da matria

Todos os organismos necessitam de energia para realizar as suas funes vitais A energia necessria para a vida na Terra provm praticamente toda do sol. Contudo, nem todos os seres vivos tm capacidade para a utilizar. So os seres com clorofila, como as plantas, que transformam a energia solar emenergia qumica, num processo que j estudmos, a fotossntese. Assim, a fotossntese o processo atravs do qual alguns seres vivos produzem o seu prprio alimento a partir da energia solar. Durante a fotossntese, as plantas transformam a gua, os sais minerais e o dixido de carbono, que retiram do meio, em matria orgnica e oxignio. medida que ocorre a transformao de matria inorgnica em matria orgnica, parte da energia luminosa armazenada nos compostos orgnicos sob a forma deenergia qumica . A matria orgnica engloba um conjunto de molculas fabricadas pelos seres vivos, constitudas por carbono, hidrognio, oxignio, azoto e outros elementos qumicos. Com base na capacidade de produzirem ou no os compostos orgnicos a partir dos compostosinorgnicos, os seres vivos podem ser divididos em duas categorias: Autotrficos seres vivos capazes de produzir a sua prpria matria orgnica a partir dosconstituintes inorgnicos (matria mineral e dixido de carbono) que existem no meio ambiente,utilizando a energia luminosa como forma de energia externa. Heterotrficos seres vivos que precisam de consumir matria orgnica para obter energia enutrientes.

Cadeias alimentares
O conjunto de seres vivos de uma comunidade que se alimentam e servem de alimento uns aos outrosconstituem uma cadeia alimentar ou cadeia trfica. nas cadeias alimentares que ocorre a transferncia dematria orgnica de ser vivo para ser vivo.Numa cadeia alimentar, cada ser vivo ocupa uma determinada posio chamada nvel trfico, de acordo com a principal fonte de alimento. Nas diferentes cadeias alimentares podemos encontrar, normalmente, trs tipos de categorias de seresvivos: produtores, consumidores e decompositores. Produtores Os produtores so seres vivos capazes de produzir o seu prprio alimento. So tambm designados autotrficos. Ocupam o 1 nvel trfico. Consumidores Os consumidores so seres vivos heterotrficos que se alimentam directa ou indirectamente da matriaorgnica produzida pelos produtores. Consumidores primrios ou consumidores de 1 ordem so herbvoros e alimentam-se exclusivamente dos produtores. Ocupam o2 nvel trfico.

Consumidores secundrios ou de segunda ordem designam-se predadores ou carnvoros esubsistem custa dos herbvoros. Ocupam o 3 nvel trfico.

Existem ainda consumidores de 3 ordem, de 4 ordem e assim sucessivamente. Contudo, as cadeias alimentares so, de uma maneira geral, curtas, no contendo mais do que cinco ou seis nveis trficos.

Decompositores Os decompositores so seres vivos heterotroficos que transformam a materia organica, de que se alimentam (cadveres e produtos de excreao, como as fezes e a urina, dos organismos de todos os niveis troficos), em materia mineral, que devolvida ao solo. Importncia dos decompositores A decomposio um processo complexo. Normalmente, os decompositores contam ainda com o auxlio de outras espcies animais, como insectos, aranhas, minhocas, bichos-de-conta, centopeias e tantos outros, que vo contribuindo para a decomposio dos detritos, alterando-os e fragmentando-os cada vez mais..Os decompositores desempenham um papel fundamental nos ecossistemas, visto que, ao alimentarem-se, transformam a matria orgnica em matria mineral (inorgnica), que fica disponvel no solo.Esta matria inorgnica pode ento ser reutilizada pelos seres autotrficos no processo de produo dematria orgnica. Fazem assim a reciclagem das substncias simples inorgnicas que os produtores retiram do meio.

Teias alimentares
Numa teia alimentar, os mesmos seres vivos podem pertencer a vrias cadeias alimentares. Na realidade, o mesmo ser vivo pode ocupar diferentes nveis trficos. Os animais da mesma espcie podem pertencer a vrias cadeias alimentares, para garantirem alimento suficiente e a assegurar a sua sobrevivncia.

Fluxo de energia
O fluxo de energia, partindo do sol, atinge todos os nveis trficos de um ecossistema atravs das relaes alimentares. Contudo, apenas uma parte da energia disponvel num nvel trfico transferida para o nvel trfico seguinte. O que acontece que uma grande parte da energia contida nos alimentos gasta pelos seres vivos em actividades vitais, enquanto que outra desperdiada em excrees.

Deste modo, numa cadeia alimentar, medida que se passa de nvel trfico para nvel trfico, a quantidade de energia disponvel diminui, devido energia que dissipada. Calcula-se que apenas 10% da energia contida num nvel trfico passe para o nvel trfico seguinte. Por esta razo, as cadeias alimentares, geralmente, no ultrapassam o 5 nvel trfico, j que, a partir deste nvel, a energia disponivel mnima. O nmero de seres vivos por nvel trfico tambm diminui medida que ocupam nveis trficos superiores. Como a energia utilizada no reaproveitada pelos seres vivos, diz-se que o fluxo de energia num ecossistema unidireccional.

Ciclo da matria
Contrariamente energia, que se transfere num fluxo unidireccional, a matria circula nos ecossistemas de uma forma cclica e contnua. Nos ecossistemas, a matria orgnica circula dos produtores para os consumidores e regressa ao solo, sob a forma de matria mineral, pela aco dos decompositores. No solo, esta matria mineral fica disponvel para os produtores, ocorrendo um novo ciclo. A matria utilizada pelos seres vivos constituda por elementos qumicos principalmente hidrognio,carbono, oxignio e azoto que existem no meio ambiente. Estes elementos circulam na Natureza atravs de ciclos, onde existe uma forte interveno biolgica. Podemos, ento, concluir que ao longo das cadeias alimentares de um ecossistema ocorrem transferncias de matria e energia. No entanto, nos ecossistemas, enquanto a matria se conserva e constantemente reciclada a maior parte da energia que utilizada por todos os seres vivos perde-se para o meio.

Sucesses ecolgicas
Os ecossistemas so dinmicos e encontram-se em constante alterao. O ambiente fsicoqumico sofre mudanas provocadas e acompanhadas pela sucesso de diferentes comunidades. Sucesso ecolgica- processo de colonizao no qual as comunidades se vo substituindo umas s outras, num determinado local ao longo do tempo, at se atingir um equilbrio dinmico. Espcies pioneiras- so as primeiras a instalarem-se no local. Comunidade pioneira uma comunidade simples que vai sendo substituda por uma srie de comunidades mais complexas, at instalao de uma comunidade perfeitamente adaptada ao ambiente do local onde se insere. Esta comunidade, a ltima a instalar-se, caracterizada por uma organizao complexa e populaes estveis e equilibradas, designa-se comunidade clmax.

As sucesses ecolgicas podem ser de dois tipos: Sucesso ecolgica primria- ocorre quando o local colonizado estava anteriormente despromovido de Vida (como no caso da ilha de Surtsey) Sucesso ecolgica secundria- ocorre quando o local sofre novo povoamento, devido ao facto da comunidade anterior ter sido destruda, total ou parcialmente, por algum factor.

Catstrofes naturais
Qualquer acidente que ocorra sem interveno direta do Homem e que coloque em perigo a existncia da Vida.

Tempestades e Inundaes
Tempestades- Perturbaes da atmosfera caracterizadas por chuva intensa, vento e trovoada, podendo ocorrer a formao de tufes, tornados e furaces. Inundaes-Grande quantidade de gua acumulada pode causar graves danos, como, por exemplo, chuvas diluvianas e subida do nvel das guas dos grandes rios, que, transpondo as margens, tm grande poder destrutivo. Medidas de proteo das populaes Construo de barragens e diques; Evitar a urbanizao excessiva; Aumentar as reas naturais de prado e floresta ao longo das margens do rio.

Secas
Secas-Diminuio da gua das chuvas, da qual resulta, por exemplo, a desertificao. Medidas de proteo das populaes Gesto dos recursos locais, promovendo-se a regenerao da flora existente.

Sismos e vulces
Os sismos e vulces so manifestaes da atividade interna da Terra que, em fraes de segundos, podem alterar profundamente os ecossistemas. Medidas de proteo das populaes Devem ser respeitadas as regras internacionais a cumprir antes, durante e depois de um sismo.

Incndios
Incndios- provocados por descargas eltricas de trovoadas e combustes espontneas, afetam todo o ecossistema. Medidas de proteo das populaes Vigilncia eficaz; Projeto de florestao: Zonas de grande declive e/ou de difcil acesso no devem ser plantadas;

Devem evitar-se monoculturas florestais de eucaliptos e optar-se pela reinsero de espcies mais resistentes ao fogo; Devem construir-se pequenas barragens, assinalando-as; Os acessos devem ter margens limpas de mato num espao de, pelo menos, 10 metros.

Catstrofes diretamente provocadas pelo homem


A guerra e o terrorismo
Guerra- a maior das catstrofes, j que gera todo o tipo de sofrimento e morte. Terrorismo- um dramtico problema das sociedades modernas, tem mltiplas causas e consequncias, amplamente conhecidas e difundidas pela comunicao social. Medidas de proteo das populaes Ligar o 112; fundamental manter a calma, promovendo atitudes que ajudem a salvaguardar pessoas e bens; Obedecer s autoridades que comandam as operaes de salvamento; Evitar ficar a observar.

Poluio
Poluio- a contaminao do meio ambiente, independentemente da origem humana ou no dessa contaminao e revela-se neste momento, uma das principais causas de perturbao do equilbrio dos ecossistemas. Poluio do solo As principais causas da poluio do solo so os adubos, os herbicidas e os pesticidas nas exploraes agrcolas. Poluio da gua Uma das principais fontes de poluio dos oceanos so os derrames petrolferos. Poluio do ar Existe quando a presena de uma substancia estranha ou a variao importante na proporo dos seus constituintes suscetvel de provocar efeitos prejudiciais ou doenas. A atividade antrpica a principal causa de poluio atmosfrica. A ocorrncia de fenmenos como o aumento do efeito de estufa, o buraco da camada do ozono, as chuvas cidas e a desflorestao so consequncias da interferncia negativa do ser humano.

Efeito de estufa
um fenmeno resultante da reteno, na atmosfera, do calor refletido pela superfcie terrestre. Uma parte da radiao solar incidente na superfcie da Terra devolvida atmosfera, sob a forma de calor. O dixido de carbono, o metano, o vapor de gua, outras substncias gasosas e partculas solidas existentes na atmosfera absorvem grande quantidade desse calor, impedindo que se dissipe para o Espao. Por esta razo a atmosfera aquece. No entanto, nos ltimos anos, verificou-se um aumento da concentrao de poluentes na atmosfera e o efeito de estufa aumentou, provocando o aquecimento global ( o aumento da temperatura mdia da atmosfera). Causas: Principalmente o aumento da concentrao de dixido de carbono por causa do uso dos combustveis fosseis, os incndios e desbaste das florestas tropicais. Consequncias: Os gelos polares comearam a derreter e o nvel mdio das gua do mar subir, induzindo zonas costeiras onde se situam algumas cidades e a maioria das terras frteis do planeta; Algumas zonas do globo tero nveis de precipitao elevados, enquanto que outros tero longos perodos de seca; Inmeras espcies extinguir-se-o, em consequncia das alteraes climticas.

Buraco da camada de ozono


A camada de ozono situa-se na estratosfera, entre os 17 km e os 26 km de altitude, e protege os seres vivos das radiaes ultravioletas procedentes do Sol. Os CFCS (clorofluorcarbonetos) so os principais responsveis pela destruio da camada de ozono, j que, devido sua composio qumica, reagem facilmente com o ozono. No entanto, apesar dos CFCS serem os principais responsveis pela destruio da camada de ozono, existem outros produtos ou compostos que tambm contribuem para a sua eliminao, como os halo carbonetos, usados no fabrico de extintores, o clorofrmio de metilo e o tetracloreto de carbono, ambos solventes, e o brometo de metilo que um pesticida.

Chuvas cidas
As chuvas cidas tm origem no dixido de enxofre e nos xidos de azoto emitidos para a atmosfera. Esta emisso resulta da queima de combustveis fsseis. O dixido de enxofre e os xidos de azoto reagem na atmosfera com a gua da chuva e, por ao do vento e atravs da precipitao, a gua da chuva acidificada espalhada, podendo atingir zonas mais ou menos alargadas.

Desflorestao
As florestas so fundamentais na manuteno do equilbrio dinmico do nosso planeta: Suportam a biodiversidade; Evitam a eroso do solo; Contribuem para o armazenamento de gua no solo; Regularizam os cursos de gua; Mantm a qualidade do ar; Equilibram o efeito de estufa e, consequentemente, o clima a nvel mundial.

Toda esta destruio devida, sobretudo, agricultura, s monoculturas florestais, abertura de estradas, explorao de minrios, criao de novos aglomerados populacionais e aos fogos florestais.

Recursos naturais
Desde sempre, o Homem, tem vindo a precisar de retirar, da Natureza, recursos indispensveis sua sobrevivncia. O avano da cincia e da tecnologia, permitiu ao Homem ter uma qualidade de vida melhor. Mas, com a interveno Humana, temos vindo a assistir a profundas alteraes do equilbrio natural dos ecossistemas. Com tudo isto, necessrio fazer uma gesto sustentvel dos recursos que a Natureza nos d. Para conseguir essa gesto, temos de defender aquilo que ainda existe para garantirmos o direito a uma vida saudvel e produtiva em harmonia com o meio ambiente.

O que so recursos naturais?


Um Recurso Natural tudo o que existe na Natureza e serve para satisfazer as necessidades da Humanidade. Tendo em conta a sua natureza, os recursos naturais podem-se classificar como: Recursos Minerais Os recursos minerais so concentraes de rochas e minerais que constituem a crusta terrestre. Quando existe um interesse econmico rentvel para o Homem sobre estes recursos, designam-se jazidas minerais. Os recursos minerais classificam-se em metlicos e no metlicos. possvel conseguir extra-los da crusta terrestre atravs da atividade mineira. Consequncias: A explorao mineira a causadora de poluio ambiental, alterando profundamente a paisagem da regio onde est inserida. A extrao dos recursos minerais do subsolo deve ser feita em equilbrio com a Natureza, de forma a salvaguardar o meio ambiente para as geraes futuras. Recursos hdricos Os recursos hdricos constituem a quantidade de gua superficial e subterrnea que est disposio do Homem. A gua doce do planeta utilizada, com grande desperdcio, no consumo domstico (10%), na agricultura (70%) e nas atividades industriais (20%). Distribuio da gua no planeta Terra

Consequncias As guas residuais domsticas contm poluentes resultantes da utilizao exagerada de detergentes que circulam atravs dos esgotos; A agricultura espalha adubos artificiais que poluem os cursos de gua; Os resduos industriais so tambm responsveis pela contaminao das guas.

Recursos biolgicos Os recursos biolgicos englobam um conjunto de materiais e energia que o Homem pode obter a partir de outros seres vivos. A agricultura, a pecuria, a pesca, a piscicultura e a explorao florestal constituem, atualmente, as principais formas de obteno dos recursos biolgicos indispensveis nossa sobrevivncia. Consequncias Devido velocidade com que se renovam os recursos biolgicos so considerados recursos renovveis. No entanto, por causa de diversos fatores, entre os quais se salientam a exploso demogrfica e o hiperconsumo dos pases tecnologicamente desenvolvidos, que levam sobre-explorao destes recursos, torna-se cada vez mais difcil preservar algumas espcies e, consequentemente, o equilbrio dos ecossistemas.

Recursos energticos
So recursos de onde se pode obter energia. Os recursos energticos englobam uma grande variedade de fontes de energia que podem dividir-se em renovveis e no renovveis.

Recursos energticos no renovveis


A descoberta dos combustveis fsseis (carvo, petrleo e gs natural), alterou os padres de vida das sociedades humanas. Na Natureza, os combustveis fsseis formam-se na ausncia de oxignio a partir da decomposio de restos orgnicos, sujeitos a elevadas presso e temperaturas. Os Combustveis fsseis so a matria-prima para uma srie de materiais do nosso quotidiano. O tempo de formao dos combustveis fsseis muito longo (comparativamente escala da vida humana) da serem considerados recursos no renovveis porque a velocidade de consumo muito rpida, relativamente ao seu tempo de formao. Consequncias Derrame de hidrocarbonetos nos mares; Impacto ambiental resultante da explorao de jazidas fsseis; Alteraes climticas. Nota: Energia nuclear O combustvel nuclear consumido para a produo de energia nuclear um recurso energtico no renovvel. A partir de minerais radioativos, como o uranio e o trio, que se extraem da crusta terrestre, produz-se uma grande quantidade de calor destinado produo de energia eltrica. Embora a energia produzida nas centrais nucleares seja barata e permita uma menor dependncia dos combustveis fsseis, a construo de qualquer central nuclear ,

usualmente, encarada com grande preocupao devido aos riscos ambientais (os resduos radioativos ficam ativos durante milhes de anos) e de segurana inerentes sua atividade.

Recursos energticos renovveis


As energias renovveis so uma alternativa aos combustveis fsseis, porque constituem uma forma de energia inesgotvel escala da vida humana. Energia hidroeltrica A energia hidroeltrica a energia eltrica que se produz em barragens construdas em cursos de gua. Energia elica A energia elica a energia obtida pela ao do vento. Energia solar A energia solar a energia proveniente do Sol. A energia captada pelos mdulos dos painis solares e convertida em eletricidade ou calor. Energia geotrmica A energia geotrmica a energia proveniente do interior da terra. A geotermia consiste no aproveitamento das guas quentes e vapores para a produo de eletricidade e calor. Energia da biomassa A energia da biomassa a energia que se obtm durante a transformao de produtos de origem animal e vegetal para a produo de energia calorifica e eltrica. Nota Na transformao de resduos orgnicos tambm possvel obter biocombustveis, como o biogs (gs metano), o bio lcool e o biodiesel. Energia dos mares A energia dos mares a energia que se obtm a partir do movimento das ondas, das mars ou da diferena de temperatura entre os nveis da gua do mar. Energia do hidrognio A energia do hidrognio a energia que se obtm da combinao do hidrognio com o oxignio, em pilhas de combustvel, produzindo vapor de gua e libertando energia que convertida em eletricidade. O uso das energias renovveis tambm tem desvantagens: Tipo de energia Desvantagens
Hidreltrica -Alteraes nos ecossistemas. -Barreiras que impedem a migrao de certas espcies. -Barreiras que impedem o fluxo de matria mineral para os mares. -Impacto ambiental provocado pelas dimenses dos aerogeradores. -Interferncia nos sinais das televises. -Custo inicial das turbinas elevados. -Impacto ambiental provocado pelas dimenses dos

Elica

Solar

Geotrmica

Biomassa Mares

Hidrognio

painis solares. -Custos iniciais de instalao elevados. -Sensvel s alteraes de luz ao longo do dia e presena de condies climatricas desfavorveis. -Libertao de vapor de gua. -Existem poucos locais onde se possam construir centrais geotrmicas. -As centrais podem apresentar problemas de segurana. -Libertao de vapor de gua, metano e outros GEE. -Custos iniciais elevados. -Podem alterar o fluxo migratrio de certas espcies. -Interferem com a navegao e a pesca. -Custos iniciais elevados. -Libertao de vapor de gua. -Dificuldade de armazenamento de hidrognio lquido. -Apesar do hidrognio ser um gas muito abundante no Universo, encontra-se, geralmente combinado com outros elementos qumicos e, por isso, no existe isolado na Natureza.

Resduos
Resduos so todos os materiais inteis provenientes das atividades humana e animal. Os resduos podem ser qualificados quanto origem e perigosidade. Quanto origem podem classificar-se em: Resduos agrcolas- resduos provenientes da explorao agrcola e/ou pecuria; Resduos industriais- os resduos provenientes da atividade industrial e da produo e distribuio de eletricidade, gs e gua; Resduos slidos urbanos (RSU)- o lixo domestico ou outros resduos com caractersticas semelhantes; Resduos hospitalares- resduos provenientes de unidades de sade. Resduos agrcolas- so os objetos e materiais que foram utilizados na explorao ou resultantes de atividades agrcolas, florestais, agroindustriais e pecurias, sem utilizao posterior na prpria explorao.

Qual a localizao e a forma mais adequada para o armazenamento dos resduos?


As lixeiras a cu aberto As lixeiras so locais onde os resduos so depositados a cu aberto, sem qualquer tratamento prvio. As lixeiras provocam grandes desastres ambientais, a contaminao dos solos, das guas subterrneas e do ar, a libertao de gases e de odores desagradveis e ate a proliferao de organismos prejudiciais. Aterros sanitrios Aterros sanitrios so instalaes de eliminao, utilizadas para a deposio controlada de resduos acima ou abaixo do solo.

Unidades de incinerao A incinerao o processo de queima de resduos, a elevadas temperaturas, em fornos especficos. Este processo tem a vantagem de em simultneo destruir os resduos e produzir eletricidade. As cinzas resultantes deste processo de tratamento so colocadas em aterros sanitrios. Os gases provenientes deste processo so tratados antes de serem lanados na atmosfera. Centrais de compostagem A compostagem o processo biolgico de decomposio, na presena de oxignio, da meteria orgnica dos resduos empilhados, por ao de bactrias e fungos, produzindo uma substancia hmica designada composto.

ETAR A ETAR uma estao de tratamento de guas residuais provenientes de atividades urbanas, industriais e agrcolas, incluindo as guas lixiviantes produzidas nos aterros. O tratamento das guas residuais inclui processos: Fsicos, em que so efetuadas apenas operaes fsicas; Qumicos, onde so utilizados produtos qumicos; Biolgicos, que so caracterizados pela utilizao de microrganismos.

Politica dos 3 Rs
Reduzir consiste em evitar produzir resduos. Reutilizar consiste em utilizar novamente os bens e equipamentos antes de os inutilizar definitivamente. Reciclar consiste em transformar os bens e equipamentos que no podem der utilizados em novos materiais.

Centros de recolha seletiva


Deposio seletiva
Colocao de resduos em locais especificamente preparados para o efeito: Ecoponto- conjunto de estruturas onde se encontram vrios contentores, destinados recolha seletiva de vidro, papel, etc. Ecocentros- parques amplos com contentores destinados a receber, separadamente, os diversos materiais de grandes dimenses.

Recolha seletiva
Recolha e transporte de recipientes para a triagem.

Centrais de triagem
Instalaes onde ocorre a separao e limpeza dos materiais. Depois de enfardados e acondicionados, so encaminhados para as diversas industrias recicladoras.

Estaes de transferncia
Instalaes de armazenamento temporrio onde os resduos so descarregados, com o objetivo de os preparar para serem transportados para o local de valorizao ou eliminao.

reas protegidas
Parque nacional Parque natural Reserva natural Paisagem protegida Monumento natural

Nota

As inovaes cientficas e tecnolgicas melhoram significativamente a qualidade de vida das populaes. Nas sociedades industrializadas, o progresso contribui para a poluio e o aumento de doenas que lhe esto associadas. A sociedade da informao tambm uma sociedade que promove o isolamento e a falta de solidariedade. No so as inovaes cientficas e tecnolgicas que so boas ou ms para a humanidade: o uso que damos que pode ser til ou prejudicial.

Das könnte Ihnen auch gefallen