Sie sind auf Seite 1von 3

Cerimonial de Vestio de Cerimonirios

Antes da saudao, o celebrante fala comunidade sobre a cerimnia. Aps o Evangelho, o sacerdote faz a apresentao dos candidatos. Com. com muita alegria que hoje estamos reunidos em nome da Santssima Trindade para juntos celebrarmos a Vestio dos jovens que sero parte da Ordem dos Cerimonirios desta comunidade para exercerem o servio sagrada liturgia. Neste momento faz-se a chamada dos candidatos, um a um, ficando de frente ao altar e tomando a beno do sacerdote. Cer. Eis-me aqui! Homilia Aps a homilia, o celebrante de frente assembleia faz aos candidatos as seguintes perguntas, estando estes de p,com a mo ao peito, em frente ao celebrante. Desejais obedecer e honrar vossos pais e superiores, reconhecendo neles a autoridade do Senhor, realizando com responsabilidade e dedicao todas as vossas obrigaes na famlia, na Igreja e fora dela como um servio prestado ao prprio Senhor, falando e agindo conforme a verdade em todas as coisas, renunciando a toda mentira e ao demnio, que o pai da mentira? Desejo. Desejais viver sempre na graa do Senhor, buscando realizar o que do seu agrado, renunciando ao pecado e ao que de Deus vos afasta, dando ao Senhor um lugar de honra em vosso cotidiano, realizando com fidelidade vossa orao diria, servindo ao altar do Senhor com todo carinho, toda disponibilidade, ateno e dedicao? Desejo. Prometeis, ento, diante do Senhor e de sua Igreja, colaborar com a Graa divina, fazendo todo o possvel para viver conforme esses propsitos, obedientes s palavras de Cristo, s normas da Santa Igreja e s da solene liturgia? Prometo. Deus confirme e abenoe o vosso propsito, em nome de Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amm. Procisso das vestes Canto Beno das vestes P. O nosso auxilio est no nome do Senhor. T. Que fez o cu e a terra. P. Bendito seja o nome do Senhor. Agora e para sempre. Oremos. Cristo, Deus imortal e de sublime amor, que pela vossa imensa liberalidade nos permitis celebrar o memorial de vossa Paixo, abenoai + estas vestes, utilizadas na santa liturgia, a fim de que sejam empregadas para a glria de vosso Corpo e Sangue, na edificao de vosso Reino e no servio gratuito ao prximo. Vs que sois Deus com o Pai, na unidade do Esprito Santo.

Vestio Antes de serem vestidos, a comentarista explica o sentido de cada paramento. Com. O colarinho branco preso ao pescoo significa a pureza necessria para o servio a Deus. A batina vermelha lembra a renncia ao mundo e a si por amor a Cristo. A faixa, cingindo os rins, smbolo da castidade e do respeito s obras sagradas, tradio herdada do judasmo. A sobrepeliz branca relembra os cristos com as vestes brancas do Apocalipse. Canto P. Designados de modo especial para esse servio, esforai-vos por viver mais intensamente o sacrifcio do Senhor, procurai entender o sentido profundo e espiritual daquilo que fazeis, oferecendo-vos como oferendas perfeitas, agradveis a Jesus Cristo. Para bem desempenhar essa funo, bom lembrar-vos de que, participando de um mesmo po com vossos irmos, formais com eles um s corpo. Servi, portanto, com sincero amor, o Corpo mstico de Cristo, que o povo de Deus, e procedei de acordo com o mandamento que o Senhor deu aos apstolos na ultima ceia: Amai-vos uns aos outros como eu vou amei. (pausa) P. Recebereis a batina vermelha como sinal de vossa coragem na f, como os mrtires que deram a vida por Jesus, toda vez que vesti-la, lembrai-vos que deveis morrer para o mundo, abraando a cruz, para renascer em Cristo. Recebereis tambm a veste branca como sinal de pureza de vida que deveis alcanar, buscando uma vida nova, que encontrareis no Altar do Senhor, participando do Seu Mistrio Pascal. Os novos cerimonirios so auxiliados por seus familiares. P. Em nome do Deus Altssimo, eu vos recebo entre os membros da Ordem dos Cerimonirios desta parquia, sob a proteo do Arcanjo Miguel e de Santo Ambrsio. Que o Senhor vos guarde e vos conduza. Faais vossa consagrao: Ajoelhados, mo direita erguida. DIVINA MAJESTADE, AJOELHADOS AOS PS DO ALTAR ONDE IREI DESEMPENHAR MEU OFCIO DE CERIMONIRIO, EU VOS AGRADEO O IMENSO FAVOR QUE ME HAVEIS CONCEDIDO NESTE SUBLIME MINISTRIO, CIENTE DE QUE, NEM MESMO OS ANJOS SO DIGNOS DE APROXIMAREM DE VS. QUERO ESTAR SEMPRE NA VOSSA DIVINA PRESENA, COM O MAIS PROFUNDO RESPEITO. QUERO SERVIR A JESUS CRISTO, NA PESSOA DO SEU SACERDOTE, QUERO SERVIR A IGREJA, NA EXPRESSO DOS SINAIS MANIFESTADOS, SOBRETUDO, NO SANTO SACRIFCIO DA MISSA, QUERO EDIFICAR OS FIIS COM MINHA SERIEDADE NO ALTAR, COM MEU COMPORTAMENTO DENTRO E FORA DA IGREJA. QUERO DISTINGUIR-ME PELA OBEDINCIA, POR MINHA CARIDADE FRATERNA E PELA PUREZA DE CORPO E ALMA. COM FIRME CONFIANA, INVOCO A VIRGEM GLORIOSA, RAINHA DO CU E DA TERRA, DE

SANTO AMBRSIO, DEFENSOR DA SUBLIME LITURGIA E SO MIGUEL ARCANJO, PRINCIPE DOS ANJOS, A FIM DE QUE ME AUXILIEM A DAR TESTEMUNHO DO EVANGELHO. ASSIM SEJA. Recebem os cumprimentos do celebrante, dos outros membros, dos familiares e dos amigos. Retiram-se. Profisso de f Depois da orao ps-comunho, os cerimonirios fazem os devidos agradecimentos, se assim desejarem, logo aps, se ajoelham na frente do sacerdote (um a um) e pedem a bno, beijando sua mo; depois se retiram.

Das könnte Ihnen auch gefallen